Ir para conteúdo

Foto

Dicas para pesca de matrinxã e Pintado

• Por favor, faça o login para responder
13 respostas neste tópico

#1 Duduu

Duduu

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 11 posts
0
neutro
  • Nome Real:Edaurdo
  • Estilo de Pesca:Pesqueiro

Postado 23 janeiro 2009 - 10:52

Olá galera blz... bom sou novo aqui no fórum e adoro pescar.....sempre vou a pesqueiros mais nunca tenho sorte em pegar matrinxã e pintado .....bom eu já ouvi dizer q para matrinxã o melhor tipo é isca de superfície....eu gostaria de saber dicas das melhores iscas de superfície ....mais eu queria as naturais exemplo (salsicha e figado) e o pintado também gostaria de saber dicas de como pescá-lo com iscas naturais , bom eu vi um tópico q ensine fazer uma isca de superfície mais teve um item de lá q não sei o que é a tal Eva q faz o anzol boiar se alguém poder me explicar eu aceito rsrsrs vlw é isso aí.

#2 Rogerio Stick

Rogerio Stick

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.259 posts
13
Boa
  • Nome Real:Rogerio
  • Estilo de Pesca:artificiais

Postado 23 janeiro 2009 - 11:10

Amigo EVA é um material semelhante a espuma só que é mais rigida e flutua, vende em varias lojas de materiais de pesca, voce pode colocar salsisha ( rodelas ) ou filézinho de tilapia (tirinha) no anzol e a EVA no olhal do mesmo e com uma distancia de uns 15 cm uma bóia de lambari, e pesque com bóia torpedo e boa pescaria.

#3 Duduu

Duduu

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 11 posts
0
neutro
  • Nome Real:Edaurdo
  • Estilo de Pesca:Pesqueiro

Postado 23 janeiro 2009 - 11:45

Obrigado Rogerio pela dica ....vlw

#4 Salviati

Salviati

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 31 posts
0
neutro
  • Nome Real:Kleber Salviati
  • Estilo de Pesca:TODOS

Postado 23 janeiro 2009 - 02:00

EVA é uma sigla (Etil, Vinil e Acetato) de um tipo de borracha sintética, que possui capacidade de flutuação, por isso é utilizadana pesca. Você já deve ter visto EVA em outras aplicações, como embalagens, aqueles tapetinho de criança, etc...tecnicamente existem muitos tipos de EVA, com variações de densidade, memória...mas para a pesca o importante é que flutue.

Sobre pintados em pesqueiros as iscas variam muito, em geral filés de tilápia, tilapinhas, salsicha e já peguei cachara com guabi na pinga

Mas matrinxã, as iscas que eu já peguei foram guabi na pinga e com miçanga (que não é natural). A miçanga imita a ração do peixe, em geral utilizo a cor café com leite, ou se preferir, bege.
Como faço:
Utilizo uma vara da 1,80m, com linha 0,30 a 0,35, molinete, bóia cevadeira, bóia lambari e anzol chinu nº 7 ou 8 ou anzol de robalo, conforme o seguinte esquema:

Anzol ---> encastoador ---> bóia lambari ---> bóia cevadeira (ou torpedo) ---> linha --->molinete

Se for utilizar miçanga a coloque pelo olho do anzol, ou seja, por cima, para ela não escapar. A bóia de lambari serve para regular a altura da isca. Comece com ela a 4 dedos da bóia e vá variando até uns 40cm, abaixo disso é mais difícil pegá-las. Sempre tente arremessar no meio do lago, onde as matrinxãs geralmente ficam. É mais eficiente utilizar miçanga nesses horário. Ou ração na pinga, que acaba atraindo outros peixes.
Quando você pegar uma matrinxã vai se viciar, com os pulos e a briga dela. Uma matrinxã de 2 Kg dá muito mais emoção que um tambaqui de 10Kg, pelo menos para mim.

Espero ter ajudado e boa sorte,

#5 Diego SM

Diego SM

->Pesca Evolution Team <-

• Pescaki V.I.P
  • 7.525 posts
63
Ótima
  • Nome Real:Diego da Silva Manoel
  • Estilo de Pesca:Diversas modalidades.

Postado 23 janeiro 2009 - 06:38

QUOTE(Duduu @ Jan 23 2009, 11:52 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Olá galera blz... bom sou novo aqui no fórum e adoro pescar.....sempre vou a pesqueiros mais nunca tenho sorte em pegar matrinxã e pintado .....bom eu já ouvi dizer q para matrinxã o melhor tipo é isca de superfície....eu gostaria de saber dicas das melhores iscas de superfície ....mais eu queria as naturais exemplo (salsicha e figado) e o pintado também gostaria de saber dicas de como pescá-lo com iscas naturais , bom eu vi um tópico q ensine fazer uma isca de superfície mais teve um item de lá q não sei o que é a tal Eva q faz o anzol boiar se alguém poder me explicar eu aceito rsrsrs vlw é isso aí.

seguinte não rpecisa usar o EVA, simplesmente comrpa salsicha de frango divida ela em 2 ou em 3 poedaços iguais , isca e rende com macarrão, ela flutua naturalmente

#6 GeraldoFerreira

GeraldoFerreira

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 12 posts
0
neutro
  • Nome Real:Geraldo P. Ferreira
  • Estilo de Pesca:Caiaque - esportiva - água doce

Postado 26 janeiro 2009 - 04:09

Quer comprar EVA?

Vá em uma loja que vende brinquedos pedagógicos e procure pelo tal EVA. Em papelarias custumam vender somente uma folhas fininhas (3mm) (essa não serve).

Elas vem de vários tamanhos (40x40, 80x80), cores e espessura em torno de 4cm.

Eu utilizo bastante para confeccionar bóias e também para aplicá-la em conjunto com a salshisha.

#7 Gallardo

Gallardo

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 130 posts
0
neutro
  • Nome Real:Renan Gallardo
  • Estilo de Pesca:Esportiva e Respeitosa

Postado 27 janeiro 2009 - 04:28

EVA não é recomendável para a saude do peixe.

#8 Porva

Porva

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 162 posts
0
neutro
  • Nome Real:Elisandro Panisson
  • Estilo de Pesca:Pesca esportiva

Postado 27 janeiro 2009 - 04:44

QUOTE(Duduu @ Jan 23 2009, 11:52 AM) <{POST_SNAPBACK}>

pra matrinxã na salsicha... eu utilizo sempre um empate de aço rigido com uma garateia na ponta, tendo um snap para facilitar o trabalho, vou passando a isca pelo empate de aço ate introduzir a garateia na salsicha, assim fica mais firme na garateia... utilizo a garateia numero 6. conforme a marca da salsicha eu utilizo palito de dente entre os olhos dos anzois da garateia para fixar, algumas marcas nao precisa fixar com palito pois a carne é mais firme... artificial utilizo spinner da MS de 9 gramas... rosa e verde bate bem...

espero ter ajudado...

abraços...

#9 Orson

Orson

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 104 posts
1
neutro
  • Nome Real:Orson
  • Estilo de Pesca:esportiva

Postado 08 janeiro 2010 - 12:53

pra matrinxã na salsicha... eu utilizo sempre um empate de aço rigido com uma garateia na ponta, tendo um snap para facilitar o trabalho, vou passando a isca pelo empate de aço ate introduzir a garateia na salsicha, assim fica mais firme na garateia... utilizo a garateia numero 6. conforme a marca da salsicha eu utilizo palito de dente entre os olhos dos anzois da garateia para fixar, algumas marcas nao precisa fixar com palito pois a carne é mais firme... artificial utilizo spinner da MS de 9 gramas... rosa e verde bate bem...

espero ter ajudado...

abraços...

Nessa sua montagem vc deve machucar muito o peixe, garatéia e ainda prende a salsicha compalitos de dente. Fiquei morrendo de dó do peixe.
Abraço
Orson

#10 Marcos Garnica

Marcos Garnica

começando a responder

• Pescadores
  • 587 posts
0
neutro
  • Nome Real:Marcos Vinicius
  • Estilo de Pesca:Iscas artificiais e pesque-pagues

Postado 09 janeiro 2010 - 06:44

Fala Dudu!
Vou passar algumas dicas aqui:

*Matrinchã: Use linha mono 0,33 ou 0,35 + anzol com encastoador 2,5 cm(pq elas sao manhosas) + pedaços de sardinha como isca

*Pintado: iscas de salsicha ou pequenas tilapias

#11 Orson

Orson

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 104 posts
1
neutro
  • Nome Real:Orson
  • Estilo de Pesca:esportiva

Postado 09 janeiro 2010 - 07:17

Sei que os peixes são criados para o abate, mas devem ser tratados com dignidade, imagina engolir um palito de dente e depois ser devolvido ao lago.....será que isso não vai prejudicá-lo? Imagino que deve perfurar todo seu trato digestório......
Abraço
Orson

#12 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.555 posts
289
Ótima
  • Nome Real:José Normando dos Santos
  • Estilo de Pesca:amadora

Postado 09 janeiro 2010 - 08:48

Sei que os peixes são criados para o abate, mas devem ser tratados com dignidade, imagina engolir um palito de dente e depois ser devolvido ao lago.....será que isso não vai prejudicá-lo? Imagino que deve perfurar todo seu trato digestório......
Abraço
Orson

Realmente o palito pode provocar lesões, quando se pratica o pesque e solte o ideal é usar macarrão.

#13 fiSher88

fiSher88

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 130 posts
0
neutro
  • Nome Real:Pablo Abril Muraca
  • Estilo de Pesca:Esportiva,pesqueiros,represas!!

Postado 11 janeiro 2010 - 04:29

Pra pintado em pesqueiro a MELHOR isca é salsicha pena branca pois ea flutua vc coloca um anzol 5/0 direto na linha sem chumbada e sem boia e de preferencia uma linha invisivel na agua!!!

Pra matrinxã salsicha flutuante funciona bem também no mesmo eskema dos pintados so q em pedaços menores....mais vc pode usar pedacinhos de peixe no torpedo com um chicote de aprox 50 cm,ow salsicha no torpedo também....

abraços....

Obs:os pintados comem mais perto da margem jogue a salsicha e eskeça ela la!!!!

#14 Alberto Grimaldi

Alberto Grimaldi

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 122 posts
2
neutro
  • Nome Real:Alberto
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 01 agosto 2012 - 11:40

ressucito o topico pois quero mais informações...

qual a espessura do empate de aço pra matrinxa... pra pintado qual tamanho do anzol e da salsicha...a que distancia deixar da beira do lago, ou ainda se tiver ilhas no lago, qual distancia das ilhas ?

pra matrinxa no torpedo qual a distancia ideal do chicote ? precisa usar boia cagueta?

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)