Ir para conteúdo

Foto

Iniciando a cultura de traíras

• Por favor, faça o login para responder
144 respostas neste tópico

#1 Estanislau Jaworski Junior

Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro
  • Nome Real:Estanislau Jaworski Junior
  • Estilo de Pesca:Pesca de Arremesso em água doce.

Postado 29 janeiro 2009 - 10:09

Ae galera, ontem coloquei minhas primeiras 100 trairas no meu açude, onde este possui muitas carpas pequenas - pela desova desta época -. Gostaria de opniões sobre as dentuças, pois coloquei +- 460 lambaris junto com as traíras, e dois pintados grandinhos já (um de +- 18cm e outro de uns 13cm). Queria saber se possivelmente terei que por mais lambaris, ou se esta quantidade juntando com as carpas, as dentuças iriam ficar satisfeitas....
Também se há algum problema destes 2 pintados junto no mesmo lago. O lago é relativamente grande, este domingo irei lá arrumar a oxigenação da água que ta meia parada, pois o nível deu uma baixada em virtude da seca que está atingindo o sudoeste do paraná. No lado de baixo deste lago, possuo outro lago menor, +- 1/3 deste maior, onde larguei 4 dourados (lá tambem é insfestado de carpas pequenas da desova) para deixar eles crescendo separado ate um tamanho bom, depois vou colocá-los para o maior.

Entao gostaria de saber opnioes da galera ai, qq coisa é bem vinda, tendo em vista que sou leigo na cultura ainda....

abraçao....logo posto as fotos dos lagos....

#2 Vando

Vando

começando a responder

• Pescadores
  • 513 posts
0
neutro
  • Nome Real:Vando Mocellin

Postado 29 janeiro 2009 - 10:28

Olá Estanislau !!!
Que tamanho são as traíras ????? Alevinos ?????
A princípio a quantidade de lambarís é suficiente e além do mais dá pra contar as carpas pequenas que as traíras comem também, se são já crescidinhas !!!

#3 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.724 posts
407
Ótima
  • Nome Real:José Normando dos Santos
  • Estilo de Pesca:amadora

Postado 29 janeiro 2009 - 10:30

Se eu voce você, já que a intenção é alimentar as traíras, colocaria no lago tilápias não sexadas da espécie nilótica. As tilápias desovam durante o ano inteiro e seriam uma fonte segura de alimentos para os predadores. Alé disso, as traíras manteriam a população de tilápias sob controle.

#4 Eurivan

Eurivan

começando a responder

• Pescadores
  • 407 posts
1
neutro
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 29 janeiro 2009 - 10:34

Não em uma fotinho do açude aí pra gente ver...??? Só pra matar a curiosidade?.... assobiando.gif assobiando.gif

#5 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 29 janeiro 2009 - 12:17

as traíras sao de 4-8cm, umas 2 ou 3 tem uns 10cm....

Hoje eu vou lá arrumar umas coisas, e tiro as fotos e venho postar aqui

valeu pessoal, ate de noite!

#6 Gregory

Gregory

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 26 posts
0
neutro
  • Nome Real:Gregory Flores da Silva

Postado 29 janeiro 2009 - 01:12

meu ti fala traira ja grandinha como carpa de até uns 10 cm se bate fome mesmo nas dentuça capaix delas tentarem comer até os pintado só que pra elas chegarem a faze isso ja tem que ta com 1 kg +/- e dependendo do tempo que existe o seu açude pode ter trairas até maiores porque traira aparece em qualquer lugar e lambari também por causa das aves e se ja tem carpa grande la as trairas vao ser boas para não causar super população ja que trairas comem outras trairas menores se bate a fome e acho que a quantidade que vc boto de peixe esta bom só da tempo pra elas se criarem

e se eu fosse botaria mais pintado só que eu so suspeito porque adoro pescar pintado assobiando.gif

#7 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 29 janeiro 2009 - 01:29

Vou por sim, so vou esperar crescer mais as trairas, e os black Bass q vo por daqui uns meses, senao os pintado comem tudo meus bebes huahuuahadas

QUOTE(Gregory @ Jan 29 2009, 14:12 PM) <{POST_SNAPBACK}>
meu ti fala traira ja grandinha como carpa de até uns 10 cm se bate fome mesmo nas dentuça capaix delas tentarem comer até os pintado só que pra elas chegarem a faze isso ja tem que ta com 1 kg +/- e dependendo do tempo que existe o seu açude pode ter trairas até maiores porque traira aparece em qualquer lugar e lambari também por causa das aves e se ja tem carpa grande la as trairas vao ser boas para não causar super população ja que trairas comem outras trairas menores se bate a fome e acho que a quantidade que vc boto de peixe esta bom só da tempo pra elas se criarem

e se eu fosse botaria mais pintado só que eu so suspeito porque adoro pescar pintado assobiando.gif

#8 Nelson Estêvão

Nelson Estêvão

Gaúcho

• Pescaki V.I.P
  • 1.346 posts
79
Ótima
  • Nome Real:Nelson Estêvão
  • Estilo de Pesca:Esportiva com iscas artificiais

Postado 29 janeiro 2009 - 11:12

Oi amigo.
Trabalho com piscicultura desde o inicio deste ano (faço estagio na area) e acho que posso te ajudar.
Quanto as quantidades será muito complicado explicar pois sao inumeros os fatores a serem considerdos (tamanho do lago, clima da regiao, periodo chuvoso, alimentação natural, insetos, ...) mas acho que tu deve ter as seguintes informações. E com elas tirar tuas proprias conclusoes.
Tilapias sao pragas! reproduzem sem parar o ano todo e sao extremamente vorazes, vao destruir teu lago!
lambaris reproduzem de 3 a 4 vezes ao ano e sao onivoros comem de tudo, inclusive ovas de outros peixes. ou seja uma super população de lambaris ira presionar o numero de ovos que irao "sobrevier". O lambari é presa garantida de trairas, pintados, dourados e black's. entao alimentação nao será o problema.
trairas sao caçadoras preguiçosas, nao tem o habito de investir em perseguiçoes atras de presas,, o pessoal confunde o mau humor delas com voracidade. so por curiosodade, em geral quem cria tilapia sempre tem no tanque algumas trairas, pois elas fazem uma certa seleção natural da produção predando em regra as tilapias que nao nadem bem (doentes, com ma formação, deficienfia,...).
uma coisa que tu pode fazer é um certo monitoramento da população do teu lago.
sempre que tu pescar observe a frequencia e a abundancia dos peixes que tu pega e depois compara com o tamanho medio da populaçao. com isso tu ira ter todos os dados que tu precisa para saber, que peixes por, quando por, e se presisa por...kkkkk
O tamanho medio tu faz da seguinte maneira, sempre que tu pescar mede o tamanho dos peixes que tu pegou ai tu pode: pegar o menor e o maior somar os tamanhos e dividir por 2, ou somar todos os tamanhos e dividir pelo numero de peixes pescado, este bem mais preciso e real. faz isso a cada 3 ou 4 meses por um ano e depois 1x ou 2x por ano estará otimo. assim tu vai poder comparar se antes tinha mais traira, mais pintados, mais lambari,... se estavam crescendo e agora nao estao mais... mas nao esquece de descontar os abatidos caso algum sera abatido...kkkkkkk
e fazer o peixamento de manutenção, so isso.
espero ter dado alguma ajuda, mas caso tu tenha mais alguma duvida estamos ai.
abração e valeu!!!

#9 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 30 janeiro 2009 - 07:55

Oo valeu pelas dicas, pensei mesmo em daqui alguns meses começar a pescar as bocudas pra ver como estão. Quanto as tilápias acho que nao vou por mesmo, se tem alguem que odeia tilapia na terra acho que sou eu huahuahuahuuahuha kkk

mas se falamos, hoje eu venho postar as fotos dos 3 lagos que tem lá no sitio, ai voces dão umas ideias....

ps: eu pensei em jogar alguns tocos de arvores nos cantos, para tentar " reproduzir" um habit delas....

aquele abraço!

QUOTE(Nelson Estêvão @ Jan 30 2009, 00:12 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Oi amigo.
Trabalho com piscicultura desde o inicio deste ano (faço estagio na area) e acho que posso te ajudar.
Quanto as quantidades será muito complicado explicar pois sao inumeros os fatores a serem considerdos (tamanho do lago, clima da regiao, periodo chuvoso, alimentação natural, insetos, ...) mas acho que tu deve ter as seguintes informações. E com elas tirar tuas proprias conclusoes.
Tilapias sao pragas! reproduzem sem parar o ano todo e sao extremamente vorazes, vao destruir teu lago!
lambaris reproduzem de 3 a 4 vezes ao ano e sao onivoros comem de tudo, inclusive ovas de outros peixes. ou seja uma super população de lambaris ira presionar o numero de ovos que irao "sobrevier". O lambari é presa garantida de trairas, pintados, dourados e black's. entao alimentação nao será o problema.
trairas sao caçadoras preguiçosas, nao tem o habito de investir em perseguiçoes atras de presas,, o pessoal confunde o mau humor delas com voracidade. so por curiosodade, em geral quem cria tilapia sempre tem no tanque algumas trairas, pois elas fazem uma certa seleção natural da produção predando em regra as tilapias que nao nadem bem (doentes, com ma formação, deficienfia,...).
uma coisa que tu pode fazer é um certo monitoramento da população do teu lago.
sempre que tu pescar observe a frequencia e a abundancia dos peixes que tu pega e depois compara com o tamanho medio da populaçao. com isso tu ira ter todos os dados que tu precisa para saber, que peixes por, quando por, e se presisa por...kkkkk
O tamanho medio tu faz da seguinte maneira, sempre que tu pescar mede o tamanho dos peixes que tu pegou ai tu pode: pegar o menor e o maior somar os tamanhos e dividir por 2, ou somar todos os tamanhos e dividir pelo numero de peixes pescado, este bem mais preciso e real. faz isso a cada 3 ou 4 meses por um ano e depois 1x ou 2x por ano estará otimo. assim tu vai poder comparar se antes tinha mais traira, mais pintados, mais lambari,... se estavam crescendo e agora nao estao mais... mas nao esquece de descontar os abatidos caso algum sera abatido...kkkkkkk
e fazer o peixamento de manutenção, so isso.
espero ter dado alguma ajuda, mas caso tu tenha mais alguma duvida estamos ai.
abração e valeu!!!

#10 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 02 fevereiro 2009 - 08:40

Conforme o prometido, estou postando as fotos dos 2 açudes.

açude maior

açude menor

abraços.....

#11 Romano

Romano

Amo Muito Tudo Isso

• Pescaki V.I.P
  • 3.783 posts
169
Ótima
  • Nome Real:Romano
  • Estilo de Pesca:Com Iscas Artificiais

Postado 04 fevereiro 2009 - 11:23

Parabéns Estanislau, em breve terá um lugarzinho show de bola pra pinxar!!!
Abraaxxx

#12 Eurivan

Eurivan

começando a responder

• Pescadores
  • 407 posts
1
neutro

Postado 05 fevereiro 2009 - 11:16

Legal as fotos. clap.gif clap.gif Imagina, um lugarzinho só teu pra brincar com as pré-históricas

#13 Joe Morales

Joe Morales

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 132 posts
0
neutro
  • Nome Real:Valdir José Schwarz Júnior
  • Estilo de Pesca:Artificial

Postado 05 fevereiro 2009 - 12:26

o/ Buenas Comancha,

Meu pai tem um sítio também, com 03 lagoas, e nas 03 temos traíras para controlar a superpopulação de tilápias.
Creio que a quantidade de traíras que você colocou nas lagoas está mais do que boa, sendo que elas se reproduzem rápido e com bastante sucesso em lagoas.
Uma boa idéia sua jogar uns troncos dentro d'água. Tente pedras também. No nosso sítio tem uma traíra chocando bem na beira. Vou ver se consigo tirar uma foto dela pra postar aqui.
Só acho que a quantidade de lambaris não é suficiente para elas. Numa lagoa com cerca de 300 lambaris eu soltei 6 traíras, e em cerca de 1 mês elas haviam acabado com praticamente todos os lambaris, e não consegui criar mais lambaris. Quando soltei a lagoa, 1 ano depois, havia mais de 40 traíras acima de 600g.

Então capricha na dose de lambari que a Jurássica gosta!!

Valeu!

#14 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 05 fevereiro 2009 - 01:04

Valeu galera, espero ter um local bom pra pescar mesmo...e quem quizer vir pro paraná ta convidado daqui 1 ano por ai smile.gif

é verdade, pensei nisso tbm, vou por mais lambaris logo logo, não coloquei mais pois as trairas que peguei sao pequenas, e a grana tava no fim hehehe, mas logo irei colocar mais lambas para as bichas comerem legal...
outra coisa que venho fazendo para o controle das carpas, é ir la pescar e limpar os peixes la mesmo, ja jogo a buchada e cabeças devolta para elas comerem legal já....acho q deve ajudar, nao manjo muito....mas acredito q ajude neh!!!

abraçao galera, assim que tiver novidades, volto a prozar aki ca galera

T+

PS: o fim de semana passado quando fui la pescar umas carpas para ajudar na diminuição da população delas, notei que peguei uma bem pequena, do tamanho de um lambari, e notei que o rabo dela tinha sido comido uns 40%, entao acredito que elas devem estar atacando as carpas....

QUOTE(Joe Morales @ Feb 5 2009, 13:26 PM) <{POST_SNAPBACK}>
o/ Buenas Comancha,

Meu pai tem um sítio também, com 03 lagoas, e nas 03 temos traíras para controlar a superpopulação de tilápias.
Creio que a quantidade de traíras que você colocou nas lagoas está mais do que boa, sendo que elas se reproduzem rápido e com bastante sucesso em lagoas.
Uma boa idéia sua jogar uns troncos dentro d'água. Tente pedras também. No nosso sítio tem uma traíra chocando bem na beira. Vou ver se consigo tirar uma foto dela pra postar aqui.
Só acho que a quantidade de lambaris não é suficiente para elas. Numa lagoa com cerca de 300 lambaris eu soltei 6 traíras, e em cerca de 1 mês elas haviam acabado com praticamente todos os lambaris, e não consegui criar mais lambaris. Quando soltei a lagoa, 1 ano depois, havia mais de 40 traíras acima de 600g.

Então capricha na dose de lambari que a Jurássica gosta!!

Valeu!

#15 guilherme W

guilherme W

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 17 posts
0
neutro
  • Nome Real:guilherme

Postado 17 março 2009 - 06:21

fala galera. tb vou iniciar a cultura so que ao invez de traira vou usar trairoes.
so que estou na duvida de qtos trairoes botar,
possuo um açude com espelho d´agua de +- 4 mil m² e mais ou menos 1,2 metros de profundidade.

possuo outro açude cheio de lambari e um outro cheio de carpa...

o que vcs acham?
sou de santa cruz do sul RS. obrigado desde já; abraços

#16 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 21 março 2009 - 11:37

Guilherme: Bota logo uns 200 trairões neste açude infestado da lambari e seja feliz!!!

o pexinho bom de pescar e comer heim!!!

abraço!

#17 Luiz Felipefish

Luiz Felipefish

Luiz Felipe

• Pescaki V.I.P
  • 1.208 posts
0
neutro
  • Nome Real:Luiz Felipe Michelini
  • Estilo de Pesca:Pesca esportiva com isca artificial

Postado 21 março 2009 - 01:33

lembra de CONVIDAR viu?

se vc quiser, te ajudo ai a medir o tamanho medio dos peixes ta?
srrs

abraço e sucesso com seu lago biggrin.gif

#18 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 22 março 2009 - 09:55

QUOTE(Luiz Felipe_19 @ Mar 21 2009, 13:33 PM) <{POST_SNAPBACK}>
lembra de CONVIDAR viu?

se vc quiser, te ajudo ai a medir o tamanho medio dos peixes ta?
srrs

abraço e sucesso com seu lago biggrin.gif

ow bem lembrado, hehehe sou do paraná mas agente faz uns KM para pegar uns trairões wink.gif

abraçao!

#19 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 15.380 posts
2.216
Ótima
  • Nome Real:Maurício Hu
  • Estilo de Pesca:pedra, praia, canal

Postado 22 março 2009 - 11:22

Muito legal os laguinhos. Acho que você terá diversão garantida por um bom tempo aí no seu sítio. thumbsup.gif

#20 Ogaith

Ogaith

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 15 posts
0
neutro
  • Nome Real:Thiago

Postado 22 março 2009 - 01:25

Deixa eu tirar uma dúvida . você colocou 100 alevinos de trairas se eles se reproduzirem entre si é verdade que os futuros peixes vão ficar refinados? ( não vão crescer normalmente?) já ouvi muito falar sobre este fato. Costumo pescar em um tanque na cidade de Quatigua-PR que é infestado de trairas , mas não sei se é porque tem muitos peixes ou se é por este fato de refinamento , que raramente se consegue pegar traíras grandes.

Obrigado!!!!

#21 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 22 março 2009 - 08:44

QUOTE(Ogaith @ Mar 22 2009, 13:25 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Deixa eu tirar uma dúvida . você colocou 100 alevinos de trairas se eles se reproduzirem entre si é verdade que os futuros peixes vão ficar refinados? ( não vão crescer normalmente?) já ouvi muito falar sobre este fato. Costumo pescar em um tanque na cidade de Quatigua-PR que é infestado de trairas , mas não sei se é porque tem muitos peixes ou se é por este fato de refinamento , que raramente se consegue pegar traíras grandes.

Obrigado!!!!

Ai tu me pegou. pois sou totalmente leigo nisso, contanto que é minha primeira investida na cultura dos bixinhos em lago particular. Alguem ai que entende melhor já já vem falar pra ti!!
abraço!

#22 Jorge Ferronato

Jorge Ferronato

começando a responder

• Pescadores
  • 624 posts
3
neutro
  • Nome Real:Jorge Ferronato
  • Estilo de Pesca:Pesca esportiva com isca artificial

Postado 23 março 2009 - 06:53

Olá caros amigos.
Falei agora com o cara que vai fornecer alevinos, e ele confirmou, trata-se de peixes hibridos, consequentemente seus descendentes, não ficam do tamanho de seus pais.

Abraços

#23 Rodrigo Costella

Rodrigo Costella

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 98 posts
0
neutro
  • Nome Real:Rodrigo Dalla Libera Costella
  • Estilo de Pesca:Esportiva / Pesqueiros

Postado 23 março 2009 - 10:22

Tchê,

Assim, no inicio tá legal, mas logo vc vai ter que repor a comida pra essas trairas, elas se alimentam muito e conforme forem ficando maiores voce vai notar que os peixes menores vão desaparecer e se vc não repor os maiores tmb. vão... aconteceu isso em um açude de um tio meu, por fim pescamos umas 40 trairas todas do mesmo tamanho, em uma tarde, de 1,5 a 2 kg... secamos e tinhas poucas ainda... acredito que a voracidade delas foi por causa do pouco alimento, e note não encontramos nenhuma pequena, acho que maiores comeram as menores...

O lambari é peixe baratinho... vale a pena sempre repor, outra coisa que notei é que teu açude é bem limpo, o ideal pras elas é um pouco de mato, que vai servir de abrigo aos alevinos de todos os peixes inclusive das trairas. Outra dica boa é colocar uma lâmpada bem baixa no meio do lago, isso vai sempre fazer com que insetos caiam na agua durante a noite.

Boa sorte com os peixes!

Abraço,
Rodrigo

#24 Jerry de Souza

Jerry de Souza

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 1 posts
0
neutro
  • Nome Real:Jerry de Souza

Postado 31 maio 2009 - 10:15

Estou procurando fornecedores de TRAIRA para restaurante.
Se voce tiver condicoes ou conhecer alguem, entre em contato.
Meu email é info@visualbureau.com.br

#25 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 09 junho 2009 - 08:56

QUOTE(Jerry de Souza @ May 31 2009, 10:15 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Eu não tenho condições pois estou colocando meus peixes somente para pesca esportiva, pretendo nao comer nenhum deles...mas procura na net cara, eu vi umas reportagens na TV de restaurantes de SP e MG(principalmente)....eles devem pegar ai de perto então....
da uma pesquisada no googlio que vc acha algo
abraço!!

ps: na minha ultima ida ao sítio ja percebi uns 2 ataques dos dourados na superficie biggrin.gif isso muito me animou hehehehehehehe

#26 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 15.380 posts
2.216
Ótima

Postado 09 junho 2009 - 09:46

Só uma coisa: caso seus laguinhos sejam do tipo "liso", ou seja, com muito pouco esconderijo para peixe pequeno, é possível que os predadores acabem com os lambarís e outras forragens em pouquíssimo tempo. Nesse caso, faça alguns "berçários". O formato deles é semelhante àquelas arapucas feitas de galhinhos, como caixas, só que em tamanho grande, de 1,5 por 1,5 m. Use a madeira disponível, e ancore com pedra, tijolo ou bloco. Elas permitirão que os peixes pequenos tenham algum esconderijo para se protegerem da predação intensiva. thumbsup.gif

#27 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 09 junho 2009 - 04:50

QUOTE(Mauricio. @ Jun 9 2009, 09:46 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Só uma coisa: caso seus laguinhos sejam do tipo "liso", ou seja, com muito pouco esconderijo para peixe pequeno, é possível que os predadores acabem com os lambarís e outras forragens em pouquíssimo tempo. Nesse caso, faça alguns "berçários". O formato deles é semelhante àquelas arapucas feitas de galhinhos, como caixas, só que em tamanho grande, de 1,5 por 1,5 m. Use a madeira disponível, e ancore com pedra, tijolo ou bloco. Elas permitirão que os peixes pequenos tenham algum esconderijo para se protegerem da predação intensiva. thumbsup.gif

hmmmmmmmmm boa ideia....
uma coisa que percebi lá, é que tem muito girino..muito mesmo, acho q eles vao se alimentar disso também né ? (traira dourado e pintado..)
traira me falaram q gostam muito desdes girinos...agora dourado e pintado eu não sei....

abraços!

#28 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 15.380 posts
2.216
Ótima

Postado 09 junho 2009 - 05:45

As traíras são conhecidas predadoras de anfíbios, em vários estágios de desenvolvimento. Quanto aos dourados e pintados, não sei se eles se dignariam a atacar iscas tão pequenas quanto girinos. Porém, indivíduos já desenvolvidos podem fazer parte do cardápio destes, bastando para isso passarem pela frente. thumbsup.gif

#29 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 12 junho 2009 - 10:31

QUOTE(Mauricio. @ Jun 9 2009, 17:45 PM) <{POST_SNAPBACK}>
As traíras são conhecidas predadoras de anfíbios, em vários estágios de desenvolvimento. Quanto aos dourados e pintados, não sei se eles se dignariam a atacar iscas tão pequenas quanto girinos. Porém, indivíduos já desenvolvidos podem fazer parte do cardápio destes, bastando para isso passarem pela frente. thumbsup.gif

kkkkk verdade....
mas eu vou colocar mais um poco de forrageiro, mas vo esperar esquentar um poco
vou por uns 20 tambaquis com 1.kg-1.5kg tbm...ai fecho..nao coloco mais nada, a nao ser mais un douradinhos, mas ai eu vou deixando eles separados..ate atinguirem um tamanho bom para ficar com as trairas e pintados!

#30 Adriano Andrade

Adriano Andrade

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 197 posts
0
neutro
  • Nome Real:Adriano Andrade

Postado 16 junho 2009 - 12:34

ps: na minha ultima ida ao sítio ja percebi uns 2 ataques dos dourados na superficie biggrin.gif isso muito me animou hehehehehehehe
[/quote]

Opa, então vamos ter que marcar uma ida até o sudoeste logo...rsss, aproveito e ja taga uns vinhos de barracão.

Estou com a revista pesca e cia do mês passado em casa, se não fosse do meu pai te enviaria, tem uma grande reportegem sobre criar peixes somente para lazer, se vc não viu ainda, procure alguma aí, ou me fale, que tento escanear e te enviar por e-mail.

Boa sorte com sua criação

Abraço.

#31 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 16 junho 2009 - 05:58

QUOTE(Adriano Andrade @ Jun 16 2009, 12:34 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Opa, então vamos ter que marcar uma ida até o sudoeste logo...rsss, aproveito e ja taga uns vinhos de barracão.

Estou com a revista pesca e cia do mês passado em casa, se não fosse do meu pai te enviaria, tem uma grande reportegem sobre criar peixes somente para lazer, se vc não viu ainda, procure alguma aí, ou me fale, que tento escanear e te enviar por e-mail.

Boa sorte com sua criação

Abraço.

oo ta convidado...so espera o bixao cresce kkkk

legal vou ver a revista sim, sabe o numero da edição certinho ??
em gorpa tem uns lugar bom pra pesca??? conheco um pessoal ai

abração!

#32 Adriano Andrade

Adriano Andrade

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 197 posts
0
neutro

Postado 17 junho 2009 - 03:14

QUOTE(Estanislau Jaworski Junior @ Jun 16 2009, 17:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
oo ta convidado...so espera o bixao cresce kkkk

legal vou ver a revista sim, sabe o numero da edição certinho ??
em gorpa tem uns lugar bom pra pesca??? conheco um pessoal ai

abração!

valeu mermão, deixa os bicho crescer antes...rsss
a revista a qual falei é a número 173 de maio. se não encontrar grite.
eu não sou de gorpa city, por isso, não conheço muita gente daqui, mas os que eu conheço pescam nos lagos de foz do areia, segredo e salto santiago, todos aproximadamente a 100km é lá que de vez enquando nos divertimos um pouco.

abraço,

#33 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 17 junho 2009 - 03:34

QUOTE(Adriano Andrade @ Jun 17 2009, 15:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>
valeu mermão, deixa os bicho crescer antes...rsss
a revista a qual falei é a número 173 de maio. se não encontrar grite.
eu não sou de gorpa city, por isso, não conheço muita gente daqui, mas os que eu conheço pescam nos lagos de foz do areia, segredo e salto santiago, todos aproximadamente a 100km é lá que de vez enquando nos divertimos um pouco.

abraço,

certo guri..vamo espera esqueta e marcar uma pesca nessas represas ai...foz do areia ouvi dizer que eh muito produtivo....mas nao conheco
santiago ja fui sim!

abraço!

#34 Adriano Andrade

Adriano Andrade

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 197 posts
0
neutro

Postado 17 junho 2009 - 03:58

pois é, nesse frio dá preguiça de pegar o vento no barco.
acho santiago melhor, maior variedade e quantidade, foz do areia é melhor para pegar lambaris.

abraço.

#35 Valbio Pescador

Valbio Pescador

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 5 posts
0
neutro
  • Nome Real:Valbio Messis da Silva
  • Estilo de Pesca:Molinete embarcada

Postado 29 setembro 2009 - 10:06

#36 Valbio Pescador

Valbio Pescador

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 5 posts
0
neutro
  • Nome Real:Valbio Messis da Silva
  • Estilo de Pesca:Molinete embarcada

Postado 29 setembro 2009 - 10:08

Por coincidência surgiu para mim uma oportunidade de assumir 08 lagos já preparados para criação de peixes no sul de Minas.
Estamos pensando (eu e meu irmão) se vale a pena.

Surgiram várias dúvidas:

1) Qual peixe explorar, ou quais peixes ?

1.1) Devido à variação elevada de temperatura entre o inverno e o verão, comum na região.
1.2) Devido ao mercado consumidor ?

2) Melhor explorar um peixe mais precoce ou um mais resistente para o clima ?

3) Você estava procurando um fornecedor ?

Caso possa nos ajudar nestas dúvidas, nos indicar quem possa nos orientar, ou quizer conversar sobre um possível fornecimento de peixes para você, gentileza nos responder, teremos prazer em conversar com você.

Deixamos o mesmo pedido aberto a todos da comunidade, teremos prazer em clicar com vocês.

Um abraço.

Valbio

31 3392-6500
valbio@ig.com.br

#37 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 13 novembro 2009 - 02:33

é isso ae tigrada, os bixinho tao crescendo. Fui la e peguei uma traira com cerca de uns 12 cm e um dourado com cerca de 14 cm. Ambos pegos com minhoca.Uma pena nao ter camera na hora, porém minha proxima ida vou emprestar alguma e posto as fotos para o pessoal. Agora vou tentar pegar um dos pintados pra ver como tao os bixinhos

aquele abraço!

#38 Adriano Andrade

Adriano Andrade

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 197 posts
0
neutro

Postado 13 novembro 2009 - 03:06

Vai engordando os bichinhos aí pra mor de nóis se diverti...hahahaha

Isso tire fotos do local e manda aí.

Abraços.

#39 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 13 novembro 2009 - 03:31

Vai engordando os bichinhos aí pra mor de nóis se diverti...hahahaha

Isso tire fotos do local e manda aí.

Abraços.

Certeza, to entrando em contato com um frigorifico aqui pra pegar o resto e jogar la 1x por semana nesse verao.
Ah, fotos do local já tem adriano..ta ali pra cima!...mas vou tirar mais, dessa vez com os bixin
abraço!

#40 robertohq

robertohq

começando a responder

• Pescadores
  • 622 posts
1
neutro
  • Nome Real:Roberto de Melo Soares
  • Estilo de Pesca:artificial, natural e técnicas de professor pardal!

Postado 13 novembro 2009 - 04:18

Graças ao bom Deus eu também tenho o meu laguinho, e até que tem uns peixinhos.. o problema é que tem também lagarto de monte e uma bendita urutu cruzeiro que volta e meia dá as caras e é só nego pulando!! (caso sério)
Cara vou te dizer, nesse açude tem muita Traíra e algumas tilápias na média de 1,5 kg que se reproduzem sempre, ha umas três semanas vi na beira do barranco uma nuvem de tilápias que eram +- do tamanho de uma unha, e isso me intriga bastante porque pesco por ali já a uns 7 8 anos e nunca peguei nem vi tilápias pequenas e lambari é raridade de se pegar, o que tem realmente é traíra, essas já peguei de todos os tamanhos inclusive as bitelas. Acho que elas não deixam outros peixes povoarem o açude, por isso as tilápias depois que nascem desaparecem misteriosamente e as lambaris são escassas..
Cuidado porque isso pode ser um problema, se quero lambari tenho que ir pro rio! :wacko:

#41 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 29 dezembro 2009 - 10:52

Bom galera, como de costume vou postando aqui a cada novidade que vejo ou que acontece nos açudes, para que alguem futuramente, possa tirar algum proveito deste tópico.
Desta vez, coloquei mais 8 dourados na faixa de 8-10cm, 20 matrinxãs na mesma faixa de tamanho, e 20 catfish com 6-8cm. Ainda não consegui colocar os tambacus devido ao fim de ano, e a correria la na piscicultura, porém, semana que vem vou inserir os bichão e ai já posto as fotos dos mesmos e uns videos.
Os lambaris estão incrivelmente grandes, e consegui ver um pintado na flor da agua no barranco, num porte bem bunito já, imagino que uns 30cm aproximadamente.
Qualquer novidade estarei postando sempre aqui
um abraço.

#42 Joaodemarchi

Joaodemarchi

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.078 posts
0
neutro
  • Nome Real:João Angelo de Marchi Junior
  • Estilo de Pesca:Pesque e pague

Postado 29 dezembro 2009 - 01:44

Opa...ótimas noticias!!!

Abrazo

#43 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 06 janeiro 2010 - 09:43

Salve pescadores.
Como de praxe, good news. Ontem, depois de muito lugar com a piscicultura para adiquirir os tambacus, ontem finalmente consegui levar os bichos no sítio. Foi complicado, nunca tinha feito um tranporte com tanto peso (cerca de 600L de água + 60 kg de peixe) em cima da pampa do meu querido véio. Isso ja serve de alerta para quem for fazer o mesmo transporte, tomar o máximo de cuidado possivel, não fazer paradas ou arrancadas bruscas, pois a água la dentro da "piscina" se torna forte e perigosa em cima da pick-up. Cerca de 1hr de viagem (para se fazer uns 35Km) mas foi tudo tranquilo. No meio do caminho soltamos um poco de água para dar uma oxigenada e uma olhada para ver se os mesmos estavam vivos, e foi tudo certo. Chegando lá para minha surpresa nenhum tambacu morreu, todos vivos e saudaveis para minha alegria. O melhor de tudo foi o tamanho dos bichos, apenas 1 de aproximadamente 1kg, a grande maioria (cerca de 23) com peso medio de 1.5kg e os 6 restantes já com seus 2kg pra cima. No total foram 32 tambacus que adentraram a nova casa jaworski rsssssss
Não consegui tirar fotos pois estava noitao quando chegamos lá, e queriamos fazer tudo rápido para nao se perder nenhum exemplar e acabei não tirando nenhuma foto. Porém, logo vou lá pescar os bixos e ai sim vou postando as fotos

um abraço a todos!
Ate+

#44 Túlio Porto

Túlio Porto

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 243 posts
0
neutro
  • Nome Real:Túlio Pinheiro Porto
  • Estilo de Pesca:praia , pesque-e -pague e artificiais

Postado 06 janeiro 2010 - 12:51

Beleza , deve ser muito bom ter seu proprio "canto" de pesca...

#45 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 06 janeiro 2010 - 02:09

POise tulio, de tanto me irritar por minha regiao ser fraca em pesca, acabei começando essa ideia do meu proprio canto a 1 ano atras. Espero muito em breve não precisar mais me stressar por nao ter onde pescar..
abraços!

#46 Joaodemarchi

Joaodemarchi

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.078 posts
0
neutro

Postado 06 janeiro 2010 - 02:19

Po que legal...boas noticias....solta uns pintados tbm que os bichos crescem rapidinho..vc pode comprar com uns 10cm e deixar eles em um cercado até chegar a umas 300gms e dps soltar no lago...e tambem seria uma boua vc soltar umas cabeçudas pois elas filtram a agua, nem que for umas 10, ja esta bom!!!!

Abrazo

#47 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 06 janeiro 2010 - 02:35

Po que legal...boas noticias....solta uns pintados tbm que os bichos crescem rapidinho..vc pode comprar com uns 10cm e deixar eles em um cercado até chegar a umas 300gms e dps soltar no lago...e tambem seria uma boua vc soltar umas cabeçudas pois elas filtram a agua, nem que for umas 10, ja esta bom!!!!

Abrazo

Então joao...soltei 2 pintados em janeiro de 2009, os dois ja meio bunitinhos, um devia estar com uns 16cm e o outro com uns 14cm..
Cabeçuda tem uma...velha de bigode já..mas n sei se vou por mais, pois ja tem carpa d+ la. O objetivo é deixar um com as carpas e lambaris para alguns amigos do meu pai ir la brincar..e o açude maior com os predadores e o resto de carpa que sobrar.
Mas sobre a cabeçuda...ela filtra a agua mesmo ? Deixa ela de melhro qualidade? não entendo patavinas disso...pode me explicar melhor??

abração.

#48 Law Huei

Law Huei

**Casteando**

• Pescaki V.I.P
  • 3.019 posts
35
Ótima
  • Nome Real:Law Huei

Postado 06 janeiro 2010 - 03:45

Parabens pelo projeto Estanislau, sou aquarista e criei muitos peixes na vida, tive tbm um tanque de carpas ornamentais o que me deu muita experiencia na criação de peixes. Peço apenas que tenha muita atenção com a qualidade da água e oxigenação, muitas vezes é até mais importante do que a alimentação que como voce mesmo disse já se preocupou em fornecer com os lambaris e tilapias.
Vai devagar, não solte muitos peixes de uma vez, eles crescem exponencialmente, e existe sempre o risco de doenças que podem alastrar em qualquer lago.
meu pai teve uma chacara com um laguinho, porém tinha água corrente que vinha de um outro lago vizinho, portanto estava resolvido o problema de oxigenação. Tinhamos vários peixes: carás, lambaris, trairas, dojos, cascudos e tilapias era um lago razoalvelmente piscoso e estava bem harmonizado de peixes, pena que não pude usufruir muito, uma vez que a chacara foi vendida quando eu tinha 13 anos.Lembre que qualidade é melhor do que quantidade.

abraços

Law

#49 Joaodemarchi

Joaodemarchi

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.078 posts
0
neutro

Postado 06 janeiro 2010 - 03:49

Então joao...soltei 2 pintados em janeiro de 2009, os dois ja meio bunitinhos, um devia estar com uns 16cm e o outro com uns 14cm..
Cabeçuda tem uma...velha de bigode já..mas n sei se vou por mais, pois ja tem carpa d+ la. O objetivo é deixar um com as carpas e lambaris para alguns amigos do meu pai ir la brincar..e o açude maior com os predadores e o resto de carpa que sobrar.
Mas sobre a cabeçuda...ela filtra a agua mesmo ? Deixa ela de melhro qualidade? não entendo patavinas disso...pode me explicar melhor??

abração.

Que legal...então não sei direito como funciona o sistema de alimentação das carpas cabeçudas, mais sei que na maioria dos pesqueiros mesmo em alguns que não é divulgado que tem cabeçudas eles soltam mesmo assim pois ela ajudam a filtrar a agua, não sei exatamente como funciona seu organismo....sei q é sempre bom ter algumas no lago....e pirarara vai soltar alguma??

Abrazo

#50 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 07 janeiro 2010 - 09:09

Parabens pelo projeto Estanislau, sou aquarista e criei muitos peixes na vida, tive tbm um tanque de carpas ornamentais o que me deu muita experiencia na criação de peixes. Peço apenas que tenha muita atenção com a qualidade da água e oxigenação, muitas vezes é até mais importante do que a alimentação que como voce mesmo disse já se preocupou em fornecer com os lambaris e tilapias.
Vai devagar, não solte muitos peixes de uma vez, eles crescem exponencialmente, e existe sempre o risco de doenças que podem alastrar em qualquer lago.
meu pai teve uma chacara com um laguinho, porém tinha água corrente que vinha de um outro lago vizinho, portanto estava resolvido o problema de oxigenação. Tinhamos vários peixes: carás, lambaris, trairas, dojos, cascudos e tilapias era um lago razoalvelmente piscoso e estava bem harmonizado de peixes, pena que não pude usufruir muito, uma vez que a chacara foi vendida quando eu tinha 13 anos.Lembre que qualidade é melhor do que quantidade.

abraços

Law

Valeu Law. Poise, a oxigenação da água eu ACHO que está boa. O lago possui muitas nascentes, cerca de 10. Existe dentro dele um poço artesiano no qual meu pai retira a sua água de consumo. Como esta água vem por um cano - atravessando o lago - eu fiz um sistema de oxigenação da mesma (Emendei aqueles giradores que são usados para irrigar campos e lavouras). Assim quando meu pai está enxendo a caixa da água da casa, ao mesmo tempo a água recebe oxigenação. Então por cerca de 1hr todos os dias o lago recebe esta oxigenação artificial, não é um volume MUITO grande de água, mas acredito que esteja sendo útil. O lago possui também 1 saída de água, que também ajuda na oxigenação da água.
Sobre a alimentação eu vou usar somente os lambaris, restos mortais das carpas que eu pesco para consumo, e agora com os tambas estou pensando em jogar frutas que la tem (pessegos, araçás, guavirovas). As tilápias eu quero meio q distâncias delas, não vou por nenhuma lá não.
Já no assunto de por muitos peixes, confesso que também me deu um certo medo em inserir mais esses tambacus. Porém essa foi a ultima "carga". No máximo colocarei mais uns dourados, mas estes eu vou criar em um lago separado ate criar um porte bom e também ate os matrinxãs e dourados pequenos que coloquei crescerem para nao serem aniquilados.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)