Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

carrinho pra caiaque- minha construção

• Por favor, faça o login para responder
44 respostas neste tópico

#1 Baiano

Baiano

Marcio Medeiros

• Pescadores
  • 595 posts
0
neutro
  • Nome Real:Marcio Medeiros
  • Estilo de Pesca:pesca com caiaque

Postado 02 abril 2009 - 01:57

olá pessoal ..vendo os carrinhos do pessoal resolvi construir o meu...
utilizei com base duas rodas aro 12 (essas são maciças, não tem risco de furar) e uma armação em madeira e aluminio...

vejam que ficou um pouco retangular e a uma altura boa do solo...coloquei então duas ripas de madeira no sentido do comprimento e coloquei espaguete de piscina para apoiar o caiaque..

depois foi só fazer o teste com o caiaque no meu caso um lontras..utilizei o de marco cabral pois os meus estão em canavieiras..pedi pra meu sobrinho segurar o caiaque ...afinal só tiro foto com meu caiaque...ehehehe

vejam que ficou a uma boa distancia do solo..
aí tem uma visão lateral :

e uma posterior..
nesse caso abaixei a proa do caiaque pra voces observarem melhor o apoio do espaguete no caiaque

utilizei parafusos de aço inox..custo do carrinho:
rodas 32 reais
parafusos 1,5 reais
as madeiras e o pedaço de aluminio eu tinha em casa..
utilizei esses materiais porque aqui é fim de mundo..um perfil de alumino aqui é muito caro..mas pode ser feito todo em aluminio também

espero que sirva de inspiração pra outros caiaquistas e se alguém quiser as medidas ou tirar duvidas..estou as ordens
abraços da Bahia

#2 Cassio-1

Cassio-1

Correspondente Estrangeiro

• Colaboradores
  • 695 posts
0
neutro
  • Nome Real:Cassio Cavour
  • Estilo de Pesca:Kayak fishing

Postado 02 abril 2009 - 10:32

Meu Rei ele ficou muito legal bs-aplauder.gif bs-aplauder.gif bs-aplauder.gif bs-aplauder.gif

#3 Domingos Bomediano

Domingos Bomediano

Cosquentão

• Administração
  • 20.311 posts
629
Ótima
  • Nome Real:Domingos F. Bomediano
  • Estilo de Pesca:Basses, tucunas e um montão de outros peixes

Postado 02 abril 2009 - 11:27

Grande Baiano,

Ficou muito bom, sim senhor! thumbsup.gif bs-aplauder.gif bs-aplauder.gif bs-aplauder.gif bs-aplauder.gif

#4 Melinger

Melinger

Fischer Salzwasser

• Pescaki V.I.P
  • 8.318 posts
144
Ótima
  • Nome Real:Marcello Melinger
  • Estilo de Pesca:Esportiva com Artificiais

Postado 03 abril 2009 - 08:34

Muito bom e bem simples! thumbsup.gif

Um abraço.

#5 Marcelo Lanzara

Marcelo Lanzara

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 5.124 posts
119
Ótima
  • Estilo de Pesca:na água...

Postado 03 abril 2009 - 08:51

Não gostei thumbsdownsmileyanim.gif foi o carrinho mais "baiano" que já vi!!! poke.gif

#6 Alexandre Zaidan

Alexandre Zaidan

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 3.596 posts
3
neutro
  • Nome Real:Alexandre Zaidan
  • Estilo de Pesca:Bait

Postado 03 abril 2009 - 09:36

Baiano,
Antes mesmo de comprar meu caiaque (tô quase lá...rs) já estou providenciando um forma de fazer meu carrinho.
As rodas e base é moleza de fazer, porém o eixo que estou encontrando maiores dificuldades.
Dá pra passar uma nocão de como você fez isso?
Eu tava pensando em fazer a minha base de PVC (tenho alsguns tubos aqui em casa), o que você acha?
Abração,

#7 José Luiz

José Luiz

..::F!sh!ng 4 L!fe::..

• Pescaki V.I.P
  • 3.626 posts
0
neutro
  • Nome Real:Jose Luiz Guandelini de Oliveira
  • Estilo de Pesca:Iscas Artificiais e Fly

Postado 03 abril 2009 - 09:42

Opa Marcio... ficou muito legal mesmo...
Chic...

#8 André Tatagiba

André Tatagiba

começando a responder

• Colaboradores
  • 557 posts
0
neutro
  • Nome Real:André Tatagiba Lannes
  • Estilo de Pesca:caiaque

Postado 03 abril 2009 - 09:51

Show de bola Baianno!Este é bem simples de fazer,mas eu gostei mesmo das rodinhas cor sim cornão kkkkkkkk!!! Grande abraço!

#9 Baiano

Baiano

Marcio Medeiros

• Pescadores
  • 595 posts
0
neutro

Postado 03 abril 2009 - 06:58

QUOTE(Alexandre Zaidan @ Apr 3 2009, 09:36 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Baiano,
Antes mesmo de comprar meu caiaque (tô quase lá...rs) já estou providenciando um forma de fazer meu carrinho.
As rodas e base é moleza de fazer, porém o eixo que estou encontrando maiores dificuldades.
Dá pra passar uma nocão de como você fez isso?
Eu tava pensando em fazer a minha base de PVC (tenho alsguns tubos aqui em casa), o que você acha?
Abração,

Zaidan meu rei..vamos lá..eu utilizei o proprio eixo das rodas, apoiado num pedaço de aluminio(dá pra ver na 1ª foto) ..num parece mas aguenta...
caso voce queira fazer um eixo inteiriço..voce vai precisar tirar o miolo das rodas e utilizar um tubo de aluminio de parede mais grossa e mandar fazer uma bucha de tecnil(um torneiro mecanico faz isso facil)
eu utilizei madeira porque ele ficou leve e compacto e eu levo dentro do caiaque ( as rodas se soltam)..dá pra fazer com pvc sim.,..porem utilize cano de agua(marrom) de 40mm pelo menos e prenda um pedaço de aluminio mais grosso na lateral pra encaixar nas rodas..
se tiver duvidas é só perguntar ...abraços meu rei

#10 Baiano

Baiano

Marcio Medeiros

• Pescadores
  • 595 posts
0
neutro

Postado 03 abril 2009 - 07:02

QUOTE(André Tatagiba @ Apr 3 2009, 09:51 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Show de bola Baianno!Este é bem simples de fazer,mas eu gostei mesmo das rodinhas cor sim cornão kkkkkkkk!!! Grande abraço!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
vou te confessar que eu namoro essas rodas desde novembro do ano passado...mas não tinha comprado ainda por causa da cor bag.gif bag.gif bag.gif
sabia que alguém iria me sacanear.... sweatdrop.gif sweatdrop.gif sweatdrop.gif sweatdrop.gif
tava demorando...ehehehehehe

#11 Antonio Toim

Antonio Toim

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 14 posts
0
neutro
  • Nome Real:Antonio Euter Gomes
  • Estilo de Pesca:esportiva

Postado 02 maio 2009 - 11:38

Diga aí meu Rei, quanto tempo demorou para montar o carrinho? Brincadeiras a parte, ficou muito legal, parabéns pela ideia, e ficou baratinho, não é?

Abraços

Toim

#12 Baiano

Baiano

Marcio Medeiros

• Pescadores
  • 595 posts
0
neutro

Postado 03 maio 2009 - 06:42

QUOTE(Antonio Toim @ May 2 2009, 23:38 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Diga aí meu Rei, quanto tempo demorou para montar o carrinho? Brincadeiras a parte, ficou muito legal, parabéns pela ideia, e ficou baratinho, não é?

Abraços

Toim

com todo o trabalho eheheheh
tres horas de relogio..parando pra tomar agua de coco, sorvete..eheheh
falando serio..se voce tiver a madeira toda cortada com uma hora voce monta o carrinho facil facil

#13 Romano

Romano

Amo Muito Tudo Isso

• Pescaki V.I.P
  • 3.646 posts
148
Ótima
  • Nome Real:Romano
  • Estilo de Pesca:Com Iscas Artificiais

Postado 03 maio 2009 - 09:42

Ficou muito legal, Márcio!!!
Abraaaxxx

#14 Alexandre Zaidan

Alexandre Zaidan

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 3.596 posts
3
neutro

Postado 04 maio 2009 - 10:15

Baiano,
Arrumei um eixo com rodas...daquelas que são utilizados em carrinhos de lixo...rss
Montei o corpo do carrinho com PVC branco mesmo, pois tinha alguns pedaços sobrando em casa.
Achei que ficou um pouco alto. Vi que seu carrinho é bem baixinho e assim que meu caiaque chegar farei novos testes e algumas adaptações.
Valeu pelas dicas!!!!
Abração,
QUOTE(baiano @ Apr 3 2009, 19:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Zaidan meu rei..vamos lá..eu utilizei o proprio eixo das rodas, apoiado num pedaço de aluminio(dá pra ver na 1ª foto) ..num parece mas aguenta...
caso voce queira fazer um eixo inteiriço..voce vai precisar tirar o miolo das rodas e utilizar um tubo de aluminio de parede mais grossa e mandar fazer uma bucha de tecnil(um torneiro mecanico faz isso facil)
eu utilizei madeira porque ele ficou leve e compacto e eu levo dentro do caiaque ( as rodas se soltam)..dá pra fazer com pvc sim.,..porem utilize cano de agua(marrom) de 40mm pelo menos e prenda um pedaço de aluminio mais grosso na lateral pra encaixar nas rodas..

#15 Baiano

Baiano

Marcio Medeiros

• Pescadores
  • 595 posts
0
neutro

Postado 04 maio 2009 - 12:54

Zazá.. talvez o uncio problema que voce possa ter é o fato das rodas do carrinho de lixo serem maciças e duras( se for do modelo que eu estou pensando)..vai fazer o carrinho pular muito..então capriche no amaciamento ..talvez seja melhor usar borracha bem macia no lugar do espaguete..
abraços meu rei

#16 Alexandre Zaidan

Alexandre Zaidan

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 3.596 posts
3
neutro

Postado 04 maio 2009 - 12:57

Isso mesmo, o eixo e as rodas são maciços.
Vou esperar o caiaque chegar (Ô Elias, só dependo de você...rss) para dar os ultimos acertos no carrinho. Certamente irei colocar um espaguete no carrinho!!! thumbsup.gif
Abração,

#17 Daniel O C

Daniel O C

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 220 posts
0
neutro
  • Nome Real:Daniel Oliveira Cruz
  • Estilo de Pesca:pesca e solta, mar, rio, isca morta, artificial, margem e embarcada

Postado 08 junho 2009 - 11:54

saudações amigos,
que tipo de loja se comprar rodinhas assim (não necessariamente desta cor... hehehehe)???
preciso com urgência de um carrinho assim para deflagrar minha "independência ou morte" hehehehe
abraço a todos

#18 André Luiz

André Luiz

O Pescador 30 Horas!!!

• Pescaki V.I.P
  • 2.915 posts
2
neutro
  • Nome Real:André Luiz Oliveira
  • Estilo de Pesca:Rio, Represa, Pesqueiros, Molinete. Caiaque

Postado 08 junho 2009 - 01:23

QUOTE(baiano @ Apr 2 2009, 13:57 PM) <{POST_SNAPBACK}>
olá pessoal ..vendo os carrinhos do pessoal resolvi construir o meu...
utilizei com base duas rodas aro 12 (essas são maciças, não tem risco de furar) e uma armação em madeira e aluminio...

vejam que ficou um pouco retangular e a uma altura boa do solo...coloquei então duas ripas de madeira no sentido do comprimento e coloquei espaguete de piscina para apoiar o caiaque..

depois foi só fazer o teste com o caiaque no meu caso um lontras..utilizei o de marco cabral pois os meus estão em canavieiras..pedi pra meu sobrinho segurar o caiaque ...afinal só tiro foto com meu caiaque...ehehehe
vejam que ficou a uma boa distancia do solo..
aí tem uma visão lateral :

e uma posterior..
nesse caso abaixei a proa do caiaque pra voces observarem melhor o apoio do espaguete no caiaque

utilizei parafusos de aço inox..custo do carrinho:
rodas 32 reais
parafusos 1,5 reais
as madeiras e o pedaço de aluminio eu tinha em casa..
utilizei esses materiais porque aqui é fim de mundo..um perfil de alumino aqui é muito caro..mas pode ser feito todo em aluminio também

espero que sirva de inspiração pra outros caiaquistas e se alguém quiser as medidas ou tirar duvidas..estou as ordens
abraços da Bahia

Ae baiano, você gosta de frevo? assobiando.gif assobiando.gif assobiando.gif Porque as rodinhas lembram... rsrsrsrsrsrs

Ficou bem legal e colorido!!! Parabens! assobiando.gif sweatdrop.gif thumbsup.gif bs-aplauder.gif bs-aplauder.gif bs-aplauder.gif

Abração

#19 Luiz Reis

Luiz Reis

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 13 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:pesca esportiva

Postado 09 junho 2009 - 07:50

Boa noite...Baiano eu tava vendo a ultima foto, e parece que o carrinho ta querendo abrir as pernas( ops,as rodas) entao no meu caso é melhor um eixo inteiriço, acho que entre as tralhas+bateria e motor eletrico da uns 70 kg..será que aguenta.....abraços

#20 Baiano

Baiano

Marcio Medeiros

• Pescadores
  • 595 posts
0
neutro

Postado 09 junho 2009 - 08:56

Luiz é que foi o primeiro dia...estava faltando uma apara na roda..depois que coloquei não tive problemas
quanto ao peso. 70 kilos.acho que essas rodas não irão aguentar..
seria melhor fazer com aro 16...ou então colocar um suporte em U em cada roda..como garfo de bicicleta ...

#21 Claudio GP

Claudio GP

começando a responder

• Pescadores
  • 676 posts
0
neutro
  • Nome Real:Cláudio Giron Portugal
  • Estilo de Pesca:esportiva rio (Tucunaré) e fundo(baia)

Postado 10 junho 2009 - 05:42

QUOTE(baiano @ Apr 3 2009, 18:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
. . . .

Somos beira-mar. Estou pensando em utilizar uma cadeira de alumínio dobrável invertida, serrada as pernas logo acima da dobra, e inserindo um eixo maciço de alumínio, colocando essas tuas rodas no que seria parte inferior, e uma faixa na parte superior, como o carrinho da Brudem . Minha dúvida seria quanto ao tipo de bucha utilizar para que as rodas possam ser retiradas ou fixadas no carro sem ficar esse efeito "perna aberta" da última foto! O que seria essa bucha de Tecnil, e como fixar na roda?

#22 Luiz Reis

Luiz Reis

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 13 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:pesca esportiva

Postado 10 junho 2009 - 06:37

QUOTE(Claudio GP @ Jun 10 2009, 05:42 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Somos beira-mar. Estou pesando em utilizar uma cadeira de alumínio dobrável invertida, serrada as pernas logo acima da dobra, e inserindo um eixo maciço de alumínio, colocando essas tuas rodas no que seria parte inferior, e uma faixa na parte superior, como o carrinho da Brudem . Minha dúvida seria quanto ao tipo de bucha utilizar para que as rodas possam ser retiradas ou fixadas no carro sem ficar esse efeito "perna aberta" da última foto! O que seria essa bucha de Tecnil, e como fixar na roda?

Bom dia ....Baiano...Bom dia...Claudio foi exatamente isso que eu fiz, só que não usei cadeira de praia ao contrario, arrumei um cavalete usado em loja de troca de vidro de carros (deitam o vidro novo para ser trabalhado antes de colocar no carro) que é parecido com a cadeira invertida, tb ficou parecido com o carrinho da Bruden, mas não funcionou, dependendo do peso que vai carregar e do terreno onde anda ,desmunheca (entorta com facilidade) ..ai meu filho é arrastar a tralha ,mais o resto do carrinho que da vontade de jogar no mato....rsrsrsrs .
Tem que ser mais ou menos algo como o que o Baiano fez

da uma olhada neste aqui...
este me parece o carrinho ideal, mas como não se acha em lugar algum no Brasil, tava pensando em montar este, as rodas (igual da foto) e eixo ja tenho, o corpo seria de madeira, como não se acha madeira leve na expessura de 10 cm to pensando em colar umas 3 de 3 cm, acredito que fica bem robusto e sustenta os 60/70 kg que preciso...abraços

#23 Rotundo

Rotundo

Já estou me enturmando!

• Usuário Comercial
  • 224 posts
0
neutro
  • Nome Real:Marcos Capri
  • Estilo de Pesca:Pesca com Fly & Bait

Postado 10 junho 2009 - 09:39

Sérgio:

Esse carrinho é muito legal mesmo. Todos que eu já vi construidos artesanalmente funcionam bem porque se baseiam nessa lógica. O da Brudden funciona precariamente porque ele tem as barras em forma de tesoura. Isto é; a área de aderência ao caiaque é móvel, diferentemente do carrinho do Baiano e similares que tem o ponto de aderência fixo e com possibilidade de amarração direta no corpo do caiaque.

O Easy quando encontra um obstáculo tende a fechar a "tesoura" e perder a aderência ao caiaque. Sem falar que no Easy você não tem uma amarração segura. A amarração da cinta é diretamente na cinta que limita a abertura da tesoura. O carrinho feito com essa armação tende a fechar quando bate em um obstáculo e dependendo do obstáculo ele fica nele.

A Caiaker tem um carrinho que, cá entre nós; é meio brega mas funciona e é de polietileno, portanto não sofre os efeitos da corrosão. No meu limitado entendimento de engenhocas náuticas, um bom carrinho deve ter a estrutura de fixação em V para se ajustar bem à quilha do caiaque e ter as barras de aderência como o da imagem. O material: aluminio ou plástico mas com ferragens inox mais ou menos como esse da imagem.

Saudações

#24 Daniel O C

Daniel O C

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 220 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:pesca e solta, mar, rio, isca morta, artificial, margem e embarcada

Postado 10 junho 2009 - 05:24

valeu baiano, vou correr atrás de montar um.
as suas dicas com as dos colegas me direcionam à manda fazer uma.
bom feriado à todos

#25 Baiano

Baiano

Marcio Medeiros

• Pescadores
  • 595 posts
0
neutro

Postado 11 junho 2009 - 08:19

QUOTE(Claudio GP @ Jun 10 2009, 05:42 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Somos beira-mar. Estou pensando em utilizar uma cadeira de alumínio dobrável invertida, serrada as pernas logo acima da dobra, e inserindo um eixo maciço de alumínio, colocando essas tuas rodas no que seria parte inferior, e uma faixa na parte superior, como o carrinho da Brudem . Minha dúvida seria quanto ao tipo de bucha utilizar para que as rodas possam ser retiradas ou fixadas no carro sem ficar esse efeito "perna aberta" da última foto! O que seria essa bucha de Tecnil, e como fixar na roda?

Claudio...aí em salvador tem uma loja de ferragens ( Casa das Ferragens) que vende aluminio em tubos e por metro - compre um tubo com parede mais grossa que segura bem o peso...e aproveite e compre um pedaço de tecnil( é semelhante a um tubo de nylon-leve e resistente) e é vendido por peso..é bom levar a roda pra poder comprar com diferença minima de espessura ..leve num torneiro que ele tornea na espessura correta pra encaixar no miolo da roda..
espero ter tirado suas duvidas
qualquer coisa fale comigo

#26 Baiano

Baiano

Marcio Medeiros

• Pescadores
  • 595 posts
0
neutro

Postado 11 junho 2009 - 08:21

[este me parece o carrinho ideal, mas como não se acha em lugar algum no Brasil, tava pensando em montar este, as rodas (igual da foto) e eixo ja tenho, o corpo seria de madeira, como não se acha madeira leve na expessura de 10 cm to pensando em colar umas 3 de 3 cm, acredito que fica bem robusto e sustenta os 60/70 kg que preciso...abraços
[/quote]
LUiz uitlize massaranduba bastante leve e resistente

#27 Alexandre Zaidan

Alexandre Zaidan

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 3.596 posts
3
neutro

Postado 11 junho 2009 - 09:33

Baiano,
Massaranduba é a madeira mais pesada que existe!!!!!! assobiando.gif

#28 Claudio GP

Claudio GP

começando a responder

• Pescadores
  • 676 posts
0
neutro
  • Nome Real:Cláudio Giron Portugal
  • Estilo de Pesca:esportiva rio (Tucunaré) e fundo(baia)

Postado 12 junho 2009 - 04:21

QUOTE(Luiz Reis @ Jun 10 2009, 06:37 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Bom dia ....Baiano...Bom dia...Claudio foi exatamente isso que eu fiz, só que não usei cadeira de praia ao contrario, arrumei um cavalete usado em loja de troca de vidro de carros (deitam o vidro novo para ser trabalhado antes de colocar no carro) que é parecido com a cadeira invertida, tb ficou parecido com o carrinho da Bruden, mas não funcionou, dependendo do peso que vai carregar e do terreno onde anda ,desmunheca (entorta com facilidade) ..ai meu filho é arrastar a tralha ,mais o resto do carrinho que da vontade de jogar no mato....rsrsrsrs . . .

Acredito que utilizando duas traves com altura diferentes evite o "desmunhecamento" do carrinho.

QUOTE(Baiano @ Jun 11 2009, 20:19 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Claudio...aí em salvador tem uma loja de ferragens ( Casa das Ferragens) que vende aluminio em tubos e por metro - compre um tubo com parede mais grossa que segura bem o peso...e aproveite e compre um pedaço de tecnil( é semelhante a um tubo de nylon-leve e resistente) e é vendido por peso..é bom levar a roda pra poder comprar com diferença minima de espessura ..leve num torneiro que ele tornea na espessura correta pra encaixar no miolo da roda.. espero ter tirado suas duvidas
qualquer coisa fale comigo

Valeu a informação. talvez eu faça isso mesmo, compre os tubos e esse "tal" de tecnil. Por enquanto aguardo as rodas, que um fornecedor, que vende produtos Bandeirante, me prometeu de presente. Mas se demorar já sei aonde comprar!

#29 Baiano

Baiano

Marcio Medeiros

• Pescadores
  • 595 posts
0
neutro

Postado 12 junho 2009 - 06:20

QUOTE(Alexandre Zaidan @ Jun 11 2009, 21:33 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Baiano,
Massaranduba é a madeira mais pesada que existe!!!!!! assobiando.gif

Zazá..ela é muito resistente...portanto voce pode fazer com uma espessura minima que irá ficar bem leve...é pena que eu não achei por aqui..

#30 Daniel O C

Daniel O C

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 220 posts
0
neutro

Postado 15 junho 2009 - 12:45

saudações.
realmente, a massaramduba ou parajú é dura demais e duram muuuuuuito!!!
geralmente são empregadas em telhado, devido à sua resistência à água e ao cupim... é dura mesmo e bastante pesada.
mas vi um carrinho feito por uns capixabas daqui, com PVC, tubo. achei interessante pela leveza e facilidade de execução.
outro fator, claro, leveza.
abraço a todos

#31 Daniel O C

Daniel O C

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 220 posts
0
neutro

Postado 03 julho 2009 - 01:56

baiano, comprei as rodinhas aro 12 para fazer o meu carrinho de caiaque... IGUAIS AS SUAS!!! thumbsup.gif thumbsup.gif thumbsup.gif

fiquei com inveja!!! assobiando.gif assobiando.gif assobiando.gif

estou pensando em fazer um como o zaidan disse, com corpo e eixo em pvc. só não sei se utilizado como eixo, o pvc aguenta.

vc tem colocado a sua em água doce e salgada??? a rodinha está aguentando a maresia??

grande abraço

#32 Baiano

Baiano

Marcio Medeiros

• Pescadores
  • 595 posts
0
neutro

Postado 03 julho 2009 - 04:58

daniel..se voce tiver um pouco de curiosidade e abrir o eixo..verá que a lubrificação da rodas é extremamente facil de fazer , um pouco de graxa e está tudo certo..até agora não tive problemas..e detalhe : dá pra colocar o caiaque na agua sem que as rodas encostem na agua ...
quanto ao eixo..acho que voce pode ter duas opções...latão-inteiriço ou então um cano de aluminio com paredes mais grossas..
eu ficaria com a segunda opção..

#33 Daniel O C

Daniel O C

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 220 posts
0
neutro

Postado 03 julho 2009 - 07:08

QUOTE(Baiano @ Jul 3 2009, 16:57 PM) <{POST_SNAPBACK}>
daniel..se voce tiver um pouco de curiosidade e abrir o eixo..verá que a lubrificação da rodas é extremamente facil de fazer , um pouco de graxa e está tudo certo..até agora não tive problemas..e detalhe : dá pra colocar o caiaque na agua sem que as rodas encostem na agua ...
quanto ao eixo..acho que voce pode ter duas opções...latão-inteiriço ou então um cano de aluminio com paredes mais grossas..
eu ficaria com a segunda opção..

salve baiano,

espero que tudo esteja bem amigo.

bom, obrigado pelas dicas!!! bs-aplauder.gif bs-aplauder.gif bs-aplauder.gif

então, a minha idéia é de utilizar o máximo que puder de material que não reaja com o mar, sal, maresia, etc.

meio que na lógica da segunda opção de sua recomendação (cano de aluminio com paredes mais grossas), comprei um tudo de PVC branco, que possui uma parede super espessa e é muito resistente. para se ter uma noção, quando tento quebrá-lo apoiando com o joelho, ele nem chega a envergar, criando apenas uma barriga mínima, mínima mesmo.

o caiaque que tenho é o flying fishing da brudden. a minha ideia inicial era a de aproveitar o furo/dreno mais próximo à popa para encaixar o carrinho, por baixo do caiaque. o carrinho ficaria inicialmente da seguinte forma, para o meu flying fishing.

ele se resumiria à um T feito com o pvc de 3/4", nada mais.

mas depois reparei que esse desenho poderia permitir a rotação do carrinho no eixo de fixação, sem contar que a conexão do T com o pvc cria um ponto de fraquesa na estrutura.

vou insistir na idéia de usar o PVC... só tenho que arrumar uma forma de "ligar" as rodinhas ao tubo de PVC.

por enquato é só. continuo queimando fosfato. estou arreganhado à sugestões. coolio.gif coolio.gif coolio.gif

abraço a todos.

#34 Baiano

Baiano

Marcio Medeiros

• Pescadores
  • 595 posts
0
neutro

Postado 03 julho 2009 - 09:54

Daniel..aí vai minha sugestão:
utilize cano de agua marron de 40mm como eixo (acho mais resistente) e faça um apoio longitudinal como no caso do foto do carrinho abaixo

depois é so pasar a cinta e prender o caique que ele não escorregará pros lados

#35 André Vital

André Vital

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 72 posts
0
neutro
  • Nome Real:André Vital Simoni Wanderley
  • Estilo de Pesca:De praia

Postado 03 julho 2009 - 10:02

QUOTE(Daniel O C @ Jul 3 2009, 19:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
salve baiano,

espero que tudo esteja bem amigo.

bom, obrigado pelas dicas!!! bs-aplauder.gif bs-aplauder.gif bs-aplauder.gif

então, a minha idéia é de utilizar o máximo que puder de material que não reaja com o mar, sal, maresia, etc.

meio que na lógica da segunda opção de sua recomendação (cano de aluminio com paredes mais grossas), comprei um tudo de PVC branco, que possui uma parede super espessa e é muito resistente. para se ter uma noção, quando tento quebrá-lo apoiando com o joelho, ele nem chega a envergar, criando apenas uma barriga mínima, mínima mesmo.

o caiaque que tenho é o flying fishing da brudden. a minha ideia inicial era a de aproveitar o furo/dreno mais próximo à popa para encaixar o carrinho, por baixo do caiaque. o carrinho ficaria inicialmente da seguinte forma, para o meu flying fishing.

ele se resumiria à um T feito com o pvc de 3/4", nada mais.

mas depois reparei que esse desenho poderia permitir a rotação do carrinho no eixo de fixação, sem contar que a conexão do T com o pvc cria um ponto de fraquesa na estrutura.

vou insistir na idéia de usar o PVC... só tenho que arrumar uma forma de "ligar" as rodinhas ao tubo de PVC.

por enquato é só. continuo queimando fosfato. estou arreganhado à sugestões. coolio.gif coolio.gif coolio.gif

abraço a todos.

Daniel

Como te falei, usei um parafuso de rosca inteira de aço inox (1,10m). Para evitar que a roda corresse para dentro, eu passei este parafuso por dentro de um tubo de aço que eu tinha em casa (1/2"). No teu caso não poderias usar um redutor de 3/4 para 1/2 e deixar a parte aberta voltada para as rodas? Acredito que o paerto que vais dar nas duas porcas externas das rodas vai prender. No meu caso fiz parecido e não está prendendo a movimentação das rodas.

#36 Daniel O C

Daniel O C

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 220 posts
0
neutro

Postado 04 julho 2009 - 12:25

QUOTE(André Vital @ Jul 3 2009, 22:02 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Daniel

Como te falei, usei um parafuso de rosca inteira de aço inox (1,10m). Para evitar que a roda corresse para dentro, eu passei este parafuso por dentro de um tubo de aço que eu tinha em casa (1/2"). No teu caso não poderias usar um redutor de 3/4 para 1/2 e deixar a parte aberta voltada para as rodas? Acredito que o paerto que vais dar nas duas porcas externas das rodas vai prender. No meu caso fiz parecido e não está prendendo a movimentação das rodas.

salve andré,
acabei não conseguindo ir na tua casa irmão, para ver tua construção.
eu, com minha (in) capacidade mental assobiando.gif assobiando.gif assobiando.gif , tenho que ver para entender. assobiando.gif assobiando.gif assobiando.gif
combinaremos esse fds irmão, vou ficar poraqui e quero pescar no domingo, SEM FALTA.
abraço meu velho

#37 Daniel O C

Daniel O C

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 220 posts
0
neutro

Postado 15 julho 2009 - 02:34

amigos,
finalmente acabei de construir o meu carinho!!!
utilizei o mínimo possível de peças e o máximo de peças que não enferrujam!!!
um tubo de pvc de 1 pol com 55 cm, duas rodas iguais às do baiano, 1 lata de massa plástica e dois tampões de 1 pol de pvc. NADAMÁS!!!
apliquei os conceitos da construção enxuta, com o mínimo de peças com o máximo de funcionalidade.
daquia pouco posto fotinhas da criança. não estou achando minha digital e meu celular tá tenso, sem comunicação com o compu.
até breve amigos,

#38 Daniel O C

Daniel O C

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 220 posts
0
neutro

Postado 15 julho 2009 - 05:00

saudações caiaqueiros,

tá aí o carrinho de desenvolvi pro meu flying fishing!!!

agora consegui decretar minha independência (nada de morte!!!) nas saídas de caiaque, já que apesar de morar a 70 metros do canal que deságua na baía de vitória/es, sempre dependi de um carro ou alguém pra levar o bicho até a água.

a lógica de funcionamento dele é a de se encaixar na parte posterior do caiaque, bem no baixo relevo inferior de popa onde se carrega o bicho.

eis algumas fotos
uma visão geral do bicho

estou apanhando pra postar as outras imagens, não sei o que tá rolando.

vou tomar um café e tento postar novamente daqui a pouco...

#39 Daniel O C

Daniel O C

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 220 posts
0
neutro

Postado 15 julho 2009 - 06:36

mais fotos

vista lateral. é muito importante na hora de executar a montagem, alinhar bem os pneus e eixo de pvc...

detalhe do encaixe. a sujeira é de massa plástica que preencheu parte do pvc pra dar sustentação ao eixo do pneu

vista geral

tá aí, sexta-feira cedo eu tô botando o caiaque nágua e testando o carrinho.

a, o carrinho me custou 55 reais, sem contar minha mão-de-obra (des)especializada... sem jeito mandou lembrança!!!

abraço a todos!!!

#40 Baiano

Baiano

Marcio Medeiros

• Pescadores
  • 595 posts
0
neutro

Postado 16 julho 2009 - 09:50

Daniel..olhando a roda acho que voce vai precisar colocar um anteparo pra aquele anel de nylon não sair(voce usou as rodas onde se encaixa a catraca)...eu tive que colocar no meu..
faça o teste num trajeto pequeno pra não ficar com a roda na mão no meio do caminho..
no mais gostei muito da construção..muito simples..

#41 Daniel O C

Daniel O C

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 220 posts
0
neutro

Postado 16 julho 2009 - 10:25

QUOTE(Baiano @ Jul 16 2009, 09:50 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Daniel..olhando a roda acho que voce vai precisar colocar um anteparo pra aquele anel de nylon não sair(voce usou as rodas onde se encaixa a catraca)...eu tive que colocar no meu..
faça o teste num trajeto pequeno pra não ficar com a roda na mão no meio do caminho..
no mais gostei muito da construção..muito simples..

salve baiano,

é rapá, isso aconteceu comigo ontem mesmo, no primeiro teste que fiz após secar a massa plástica, sem o caiaque em cima (SORTE!!!). o anel saiu e com ele, uma esfera do rolamento. consegui devolvê-la ao seu devido lugar. daí acabei metendo araldite no anel pra ele não sair. sei que vai me complicar a vida quando tiver que dar uma limpeza geral ou qq coisa assim. acho até que vou dar amarrar o bicho por fora só pra garantir. mas neste caso achei melhor ser ignorante que ignorado... hehehe!!!

a simplicidade foi minha maior preocupação. no meio do processo de planejamento eu me perdi e vi que o trem estava adquirindo uma complexidade e uma dimensão "felomenau" que parei e voltei à estaca zero, simplificando o máximo possível. não sei se exagerei e se chegará a comprometer a sua funcionalidade.

mas só poderei testar o bicho amanhã, sexta-feira, cedinho. assim que o fizer, vou tirar umas fotinhas e compartilhar aqui, além de relatar os defeitos e qualidades da invenção.

de qualquer forma, obrigado pela lembrança. sem fixar este anel, a roda desmonta msm. froidis!!!

grande abraço

#42 Baiano

Baiano

Marcio Medeiros

• Pescadores
  • 595 posts
0
neutro

Postado 17 julho 2009 - 06:35

vá em uma oficina usada e consiga duas catracas velhas..voce só precisará usar o anel rosqueado..só a cola não vai segurar..e ficará desmontavel pra limpeza..
abraços de itabuna
só não coloco a foto da roda do meu carrinho aqui pois ele está em canes

#43 Claudio

Claudio

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 29 posts
0
neutro
  • Nome Real:Claudio
  • Estilo de Pesca:caiaque

Postado 07 outubro 2009 - 06:33

Qual vocês acham que é melhor para levar o caiaque até a agua(levando em conta areia fofa), o carrinho da brudden ou da caiaker ? O da brudden serve para o barracuda ?

#44 Vergilio

Vergilio

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 53 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Eclético

Postado 08 outubro 2009 - 10:55

Baáno safado!!!

Destruiu o velotrol do seu filho!!! Fala sério, seu monstro desnaturado....kkkkk.

E aí? Tudo bem? Quando vai decidir vir nos visitar no RJ?

Grande abraço procê, amigo.

Vergilio

#45 Baiano

Baiano

Marcio Medeiros

• Pescadores
  • 595 posts
0
neutro

Postado 08 outubro 2009 - 06:52

Baáno safado!!!

Destruiu o velotrol do seu filho!!! Fala sério, seu monstro desnaturado....kkkkk.

E aí? Tudo bem? Quando vai decidir vir nos visitar no RJ?

Grande abraço procê, amigo.

Vergilio

eita japa retado..se perdeu aqui no Pescaki foi???...ehehehehehehe
seja muito bemvindo..quanto a visitar vcs está um pouco mais complicado..eu poquei a camisinha e a patroa tá gravida vai nascer mes que vem...agpora é só canavieiras mesmo..vnha me visitar..casa lá eu já tenho 0800
abração meu rei

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)