Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

A fase da lua influencia na pesca do Tucunaré?

• Por favor, faça o login para responder
31 respostas neste tópico

#1 Diógenes

Diógenes

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 201 posts
2
neutro
  • Nome Real:Diógenes Cordeiro Braga
  • Estilo de Pesca:Iscas Artificiais

Postado 13 abril 2009 - 03:37

Sabemos que o Tucunaré é um peixe cheio de artimanhas e que quanto mais sabemos delas mais fácil acharmos eles. Já ouvi falar muita coisa a respeito da interferência da Lua na atividade dos peixes. No mar por exemplo, a fase da Lua determina meus horários e locais de pesca. Gostaria de saber a opinião dos companheiros do Pescaki a respeito da interferência da Lua no comportamento dos Tucunas. Quais os mitos e as verdades a respeito?

#2 Albert Lourenco

Albert Lourenco

começando a responder

• Pescadores
  • 326 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Esportiva , que me chamarem, essa que vc ta imaginando tb...bom, acho q gosto de todas...menos rede!!! : p

Postado 13 abril 2009 - 05:30

Oia companheiro,

Lá pras banda de minas gerais...passou um esperto de outro estado (não vamos falar para não gerar conflito), e perguntou assim pro mineiro:
_ O minero, vc sabe qual é a melhor lua pra se pescar?
_ O mineiro disse: sei não , sim senhor!!!
O do outro estado pergunta novamente:
_Ora , como assim vc não sabe mineiro?
E o mineiro responde sigelamente:
_ Uai sô, eu não sei não senhor pois eu nunca pesquei em nenhuma delas!!! assobiando.gif

#3 Vinicius Bonfim

Vinicius Bonfim

começando a responder

• Pescadores
  • 454 posts
1
neutro
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 13 abril 2009 - 05:41

No mar tem influencia devido as marés, em lagos somente influencia na claridade. No caso do Tucunaré como ele tem somente se alimenta durante o dia, acredito que não vai ter qualquer influência.

#4 Domingos Bomediano

Domingos Bomediano

Cosquentão

• Administração
  • 22.391 posts
1.419
Ótima
  • Nome Real:Domingos F. Bomediano
  • Estilo de Pesca:Basses, tucunas e um montão de outros peixes

Postado 13 abril 2009 - 06:00

Nunca percebi qualquer mudança na pesca dos diabinhos amarelos que possa estar diretamente relacionada com a fase da lua. coolio.gif

#5 Luciano Nogueira

Luciano Nogueira

começando a responder

• Pescaki V.I.P
  • 1.487 posts
0
neutro
  • Nome Real:Luciano O Nogueira
  • Estilo de Pesca:esportiva-baitcasting

Postado 13 abril 2009 - 06:52

QUOTE(Albert Lourenco @ Apr 13 2009, 17:30 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Oia companheiro,

Lá pras banda de minas gerais...passou um esperto de outro estado (não vamos falar para não gerar conflito), e perguntou assim pro mineiro:
_ Uai sô, eu não sei não senhor pois eu nunca pesquei em nenhuma delas!!! assobiando.gif

sweatdrop.gif sweatdrop.gif sweatdrop.gif sweatdrop.gif sweatdrop.gif sweatdrop.gif sweatdrop.gif

#6 Robson Martins

Robson Martins

começando a responder

• Pescadores
  • 384 posts
12
Boa
  • Nome Real:Robson Martins
  • Estilo de Pesca:Na agua

Postado 13 abril 2009 - 07:13

nunca percebi nenhuma influencia tambem.

#7 Jonas Cavarzzan

Jonas Cavarzzan

começando a responder

• Pescadores
  • 346 posts
0
neutro
  • Nome Real:Jonas Cavarzzan
  • Estilo de Pesca:Corrico, Pincho com Artificiais e Naturais

Postado 13 abril 2009 - 08:14

Oia companheiro,

yahoo.gif yahoo.gif yahoo.gif yahoo.gif yahoo.gif yahoo.gif yahoo.gif

#8 Diógenes

Diógenes

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 201 posts
2
neutro

Postado 13 abril 2009 - 08:19

Oia companheiro,

Tá certo véio!! RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS

#9 Diógenes

Diógenes

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 201 posts
2
neutro

Postado 13 abril 2009 - 08:24

Pensei que poderia ter interferência quanto à pressão atmosférica, ou outro fator climático. Alguns calendários que já vi trazem a lua cheia como a melhor para pesca e a nova como a pior. Levando-se em conta que a lua cheia nada mais é do que a maior aproximação da lua e a lua nova o contrário, acho que é salutar levantar a discursão.

#10 Albert Lourenco

Albert Lourenco

começando a responder

• Pescadores
  • 326 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Esportiva , que me chamarem, essa que vc ta imaginando tb...bom, acho q gosto de todas...menos rede!!! : p

Postado 15 abril 2009 - 09:17

QUOTE(Diógenes @ Apr 13 2009, 20:19 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Tá certo véio!! RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS

Brincadeira clarus....

Grande abraço

#11 Adriano Andrade

Adriano Andrade

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 197 posts
0
neutro
  • Nome Real:Adriano Andrade

Postado 16 abril 2009 - 02:44

Na edição de fev ou março, não lembro bem, da revista pesca & cia, o pescador Nelson Nakamura, diz que talvez a única influência para os tucunarés está no fato que os mesmos têm hábitos diurnos, alimentando-se e movendo-se de dia e dormindo à noite, ocorre que em luas claras ele dorme pouco e acaba se movimentando e alimentando-se á noite e consequentemente está mais cansado/preguiçoso e quem sabe, com menos fome, durante o percorrer do dia.

Abraços,

Adriano
Guarapuava-pr

#12 Melinger

Melinger

Fischer Salzwasser

• Pescaki V.I.P
  • 8.579 posts
237
Ótima
  • Nome Real:Marcello Melinger
  • Estilo de Pesca:Esportiva com Artificiais

Postado 16 abril 2009 - 04:08

Não influencia... oscilações na PA sim!

Abraços.

#13 Diógenes

Diógenes

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 201 posts
2
neutro

Postado 16 abril 2009 - 09:11

QUOTE(Melinger @ Apr 16 2009, 16:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Não influencia... oscilações na PA sim!

Abraços.

Ok amigo, valeu pela informação. Você pode detalhar um pouco mais a respeito? Isto ajudaria muito a entender certas variações de atividade que percebo constantemente. Desde já agradeço.

#14 Ramon Paz

Ramon Paz

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.052 posts
5
neutro
  • Nome Real:Ramon Paz
  • Estilo de Pesca:pesca esportiva,arremesso/carretilha

Postado 16 abril 2009 - 09:27

QUOTE(Domingos Bomediano @ Apr 13 2009, 18:00 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Nunca percebi qualquer mudança na pesca dos diabinhos amarelos que possa estar diretamente relacionada com a fase da lua. coolio.gif

Eu tambem nunca percebi nada. yes.gif

#15 Diego SM

Diego SM

->Pesca Evolution Team <-

• Pescaki V.I.P
  • 7.667 posts
187
Ótima
  • Nome Real:Diego da Silva Manoel
  • Estilo de Pesca:Fly Fishing, Tenkara, Bait Casting, Spinning e Pesca Caipira

Postado 16 abril 2009 - 09:29

QUOTE(Ramon Paz @ Apr 16 2009, 21:27 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu tambem nunca percebi nada. yes.gif

nunca reparei nada, embora em alguns peixes de agua doce como traíras, tem pessoas que afirmam que influenciam.....

#16 D'Aquila

D'Aquila

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 11 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Eportiva,lagoas,rios e P&P

Postado 03 fevereiro 2010 - 04:24

Sabemos que o Tucunaré é um peixe cheio de artimanhas e que quanto mais sabemos delas mais fácil acharmos eles. Já ouvi falar muita coisa a respeito da interferência da Lua na atividade dos peixes. No mar por exemplo, a fase da Lua determina meus horários e locais de pesca. Gostaria de saber a opinião dos companheiros do Pescaki a respeito da interferência da Lua no comportamento dos Tucunas. Quais os mitos e as verdades a respeito?

#17 D'Aquila

D'Aquila

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 11 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Eportiva,lagoas,rios e P&P

Postado 03 fevereiro 2010 - 04:29

Nobre pescador,algumas vezes na transição da LUA os tucunas estavam menos ativos na serra da mesa,la tem muito mas nessa ocasião quanto esta havendo a mudança de uma para outra eles ficam menos ativos e percebi em outros lagos daqui de são paulo tambem ocorre o mesmo.

#18 Capina

Capina

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 150 posts
3
neutro
  • Nome Real:Luiz Alberto Pucka
  • Estilo de Pesca:Com iscas artificiais

Postado 01 março 2010 - 01:01

Meu amigo boa tarde, bem pretendo ser bem breve e objetivo:
Lua cheia se pega menos tucuna pois com a claridade da lua ele come muito camarão durante a noite e fica de dia praticamente só fazendo a cesta, na lua nova se pega mais tucunas pois praticamente ele não come nada durante a noite e fica faminto, nas pescarias de lua nova a produção da pesca de tucuna é muito maior. Em resumo quanto mais claridade durante a noite menos ação durante o dia e vice versa.
Isto foi baseado em muitos anos de pesca de tucuna.
Espero ter ajudado.
Sds.

#19 Diógenes

Diógenes

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 201 posts
2
neutro

Postado 04 março 2010 - 01:03

Meu amigo boa tarde, bem pretendo ser bem breve e objetivo:
Lua cheia se pega menos tucuna pois com a claridade da lua ele come muito camarão durante a noite e fica de dia praticamente só fazendo a cesta, na lua nova se pega mais tucunas pois praticamente ele não come nada durante a noite e fica faminto, nas pescarias de lua nova a produção da pesca de tucuna é muito maior. Em resumo quanto mais claridade durante a noite menos ação durante o dia e vice versa.
Isto foi baseado em muitos anos de pesca de tucuna.
Espero ter ajudado.
Sds.

Obrigado pela ajuda amigo. Bastante lógico, só não sabia que eram ativos à noite.

Abraço

#20 Dr Adauto Trute

Dr Adauto Trute

começando a responder

• Pescadores
  • 395 posts
49
Ótima
  • Nome Real:Adauto Trute
  • Estilo de Pesca:iscas artificiais e fly

Postado 15 junho 2010 - 10:33

Na edição de fev ou março, não lembro bem, da revista pesca & cia, o pescador Nelson Nakamura, diz que talvez a única influência para os tucunarés está no fato que os mesmos têm hábitos diurnos, alimentando-se e movendo-se de dia e dormindo à noite, ocorre que em luas claras ele dorme pouco e acaba se movimentando e alimentando-se á noite e consequentemente está mais cansado/preguiçoso e quem sabe, com menos fome, durante o percorrer do dia.

Abraços,

Adriano
Guarapuava-pr

Adriano: já ouvi de boca de piloteiros dos lagos das Usina de Itaipu, PR e da Serra da Mesa, GO, que quando há lua visivel no ceu durante o dia há diminuição na produtividade da pesca de tucunarés.... Creio que isso ocorra durante alguns dias de lua cheia. Já li tambem que os "dorados picam"(dourados atacam) menos nossos anzois iscados quando a lua é visivel no ceu durante o dia, isto segundo guias de pesca argentinos.
Tem logica, um abraço, ADAUTO>

#21 Vitinhow

Vitinhow

Snook Addicted

• Pescaki V.I.P
  • 3.738 posts
107
Ótima
  • Nome Real:Victor Coutinho
  • Estilo de Pesca:Bait, Fly

Postado 18 junho 2010 - 09:22

não entendi... Qual a lógica, então, Adauto?

#22 Agnaldo Nélio

Agnaldo Nélio

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 165 posts
0
neutro
  • Nome Real:Agnaldo Nélio da Silva
  • Estilo de Pesca:Pesca na água

Postado 18 junho 2010 - 10:24

:eek: + :eek: = :blink::blink::blink: Eu também não entendi

#23 Dr Adauto Trute

Dr Adauto Trute

começando a responder

• Pescadores
  • 395 posts
49
Ótima

Postado 18 junho 2010 - 05:17

Agnaldo/Victor: creio que me expressei mal..... como a maioria dos pescadores de agua doce quando saem para pescar não costumam consultar a fase da lua, assim como eu, se acaso olharmos para o ceu durante o dia e vermos a presença de lua com certeza essa lua deva ser a cheia e dai é só deduzir os afirmados anteriormente, entenderam?
Um abraço, ADAUTO.

#24 Vitinhow

Vitinhow

Snook Addicted

• Pescaki V.I.P
  • 3.738 posts
107
Ótima
  • Nome Real:Victor Coutinho
  • Estilo de Pesca:Bait, Fly

Postado 18 junho 2010 - 06:50

bom, hoje a lua ficou o dia inteiro no céu... e não estamos em fase de lua cheia... continuo sem entender... kkkkkkkk

abraços!

#25 Dr Adauto Trute

Dr Adauto Trute

começando a responder

• Pescadores
  • 395 posts
49
Ótima

Postado 19 junho 2010 - 02:49

bom, hoje a lua ficou o dia inteiro no céu... e não estamos em fase de lua cheia... continuo sem entender... kkkkkkkk

abraços!

Victor: tambem pudera que voce ficou sem entender, assim como eu, é que a lua de hoje(crescente, e a anterior nova) está de "lua", entendeu?....... vamos fazer o seguinte: toda vez que formos pescar e caso esteja "ruim de peixe" vamos observar o ceu durante o dia para observarmos a lua e dai fazer nossas deduções?.... senão esse dessentendimento vai longe e meu poder de justificativas vai acabar se esgotando!!!!!!!!!!!
Um abraço e boas observações, ADAUTO.

#26 Pitanga

Pitanga

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 43 posts
0
neutro
  • Nome Real:Marcelo Pitanga
  • Estilo de Pesca:Mar, com artificiais e isca natural. Iniciando em agua doce...

Postado 19 junho 2010 - 06:07

Existe esse site que mostra as fases da lua e marca com qtd de peixes o melhor período: http://www.calendrie...rier-pecher.php

#27 Bruno rocha

Bruno rocha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 76 posts
0
neutro
  • Nome Real:Bruno Eduardo Pereira
  • Estilo de Pesca:esportiva (artificial)

Postado 23 julho 2010 - 10:06

Diógenes, pesco tucunas á 14 anos, não saio para pescar outra especie de peixe ( só com artificial), ao longo desse tempo não notei muita influencia das fases da lua em minhas pescaria, notei influencia das fases da lua em rios mas pouco acentuada, diminuindo a atividade do tucunas , mas onde notei muita difernça foi com PA, quando esta alta e diminue e quanto ta baixa sobe, outro fator seria o clima variando muito se ficamos com um clima estavel com variações de 0,5 a 1 graus tanto para menos quanto para mais ótimo mas se essa temperatura cair ou subir (Ex. 21 á 22 graus cair 17 graus)piora a pesca ou se ela subir tambem piora,oq acontece é que o tucuna é muito sensivel com essas variações de PA e temperatura, agora frio, calor, desde que essa temperatura fique estavel por um periodo não atrapalha a pesca, não pode ventar que dificulta muito a pescaria do bocudo, uma grande fatia de pescadores pensão que pescaria de tucunare se dá só no verão, que pensa assim esta errado, pequei meus maiores trofeus no meio do inverno, devido preção de pesca menor, sem ventos, nivel da agua baixo e clara........ enfim temos varios fatores positivos e negativos para pesca de tucunarés. espero ter colaborado.

grande abraço.

#28 Diógenes

Diógenes

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 201 posts
2
neutro

Postado 29 julho 2010 - 05:23

Diógenes, pesco tucunas á 14 anos, não saio para pescar outra especie de peixe ( só com artificial), ao longo desse tempo não notei muita influencia das fases da lua em minhas pescaria, notei influencia das fases da lua em rios mas pouco acentuada, diminuindo a atividade do tucunas , mas onde notei muita difernça foi com PA, quando esta alta e diminue e quanto ta baixa sobe, outro fator seria o clima variando muito se ficamos com um clima estavel com variações de 0,5 a 1 graus tanto para menos quanto para mais ótimo mas se essa temperatura cair ou subir (Ex. 21 á 22 graus cair 17 graus)piora a pesca ou se ela subir tambem piora,oq acontece é que o tucuna é muito sensivel com essas variações de PA e temperatura, agora frio, calor, desde que essa temperatura fique estavel por um periodo não atrapalha a pesca, não pode ventar que dificulta muito a pescaria do bocudo, uma grande fatia de pescadores pensão que pescaria de tucunare se dá só no verão, que pensa assim esta errado, pequei meus maiores trofeus no meio do inverno, devido preção de pesca menor, sem ventos, nivel da agua baixo e clara........ enfim temos varios fatores positivos e negativos para pesca de tucunarés. espero ter colaborado.

grande abraço.

Ajudou e muito. Excelentes informações. Quando alguém me fala que numa pescaria um pescador teve sorte porque pegou mais eu sempre discordo e falo que pescaria não é sorte, é tecnica e conhecimento. Valeu mesmo!!!

#29 Pesca Artificial

Pesca Artificial

Posso pescar por aqui?

• Dados Incompletos
  • 179 posts
0
neutro
  • Nome Real:Roberto

Postado 29 julho 2010 - 06:55

pelo q eu entendi de todo o conteudo. é que a maioria acha q num tem nada a ver. mas como o colega sitou, o nelson nakamura falou q na lua cheia o tucunaré fica menos ativo durante o dia.
Marquei a minha pesca, como em todas as outras na lua cheia.
Então me lasquei, devia ter marcado para quando estivesse chovendo ai num ia ter lua e o tucunare ia comer? mas se ele num comer como eu vou pegar?
Com lua num pega, sem lua sera que pega, to achando meio complicado.

Fica a pergunta.
Pega ou num pega?

abraços

#30 Bruno rocha

Bruno rocha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 76 posts
0
neutro
  • Nome Real:Bruno Eduardo Pereira
  • Estilo de Pesca:esportiva (artificial)

Postado 29 julho 2010 - 09:30

[quote name='Pesca Artificial' date='29 July 2010 - 07:55 PM' timestamp='1280440512' post='322918']
pelo q eu entendi de todo o conteudo. é que a maioria acha q num tem nada a ver. mas como o colega sitou, o nelson nakamura falou q na lua cheia o tucunaré fica menos ativo durante o dia.
Marquei a minha pesca, como em todas as outras na lua cheia.
Então me lasquei, devia ter marcado para quando estivesse chovendo ai num ia ter lua e o tucunare ia comer? mas se ele num comer como eu vou pegar?
Com lua num pega, sem lua sera que pega, to achando meio complicado.

Fica a pergunta.
Pega ou num pega?

abraços
[/quot

se vc for pescar em reservatorios não tem influencia,só pesco em represas e não noto diferença, pesco uma vez por cemana agora quando vou pescar em rios prefiro pescar com a lua cheia ou na trasição de cheia para minquante. apesar de que não tem aqua na lua né!lá não se pesca.rsrs.conclusão vai pescar "memo" sem lua ou com lua num esquenta não, se der vontade e oportunidade vai "memo"

abraços

#31 Evandro Paula

Evandro Paula

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 35 posts
0
neutro

Postado 30 abril 2012 - 09:39

Bom, pelo menos aqui na minha regiao é assim: lua cheia ou clara e PA alta, pode ir pra casa... Se a PA baixa ainda tem uns ataques. A melhor epoca é quando ha transição de lua clara para escura e PA baixa, ai sim o bicho pega. Assim podemos ver que é um somatorio de caracteristicas e nao so uma ou outra. Pode estar tudo perfeito se chego na represa e ela esta baixa demais, ja era.....

#32 Vitão!

Vitão!

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.031 posts
79
Ótima
  • Nome Real:Victor Hugo Robim Dutra
  • Estilo de Pesca:Arremesso com iscas artificiais

Postado 11 maio 2012 - 05:33

Outro fator que influencia e muito, na minha opinião, é a subida/descida súbita do nível do reservatório.

Já peguei uma Quinta-feira ótima em Pereira Barreto e uma sexta horrível devido as chuvas durante a noite que elevaram o nível da represa :4: !

[]´s
Vitão.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)