Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

Como transportar iscas vivas (piabas) para lugares distantes?

• Por favor, faça o login para responder
59 respostas neste tópico

#1 Reinaldo

Reinaldo

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 60 posts
0
neutro
  • Nome Real:Reinaldo Ataíde
  • Estilo de Pesca:amadora

Postado 17 agosto 2008 - 10:41

Pessoal, onde moro tem muito lambari e no rio onde costumo pescar há 600km de distância, um lambari lá é gual a um tucunaré. Neste rio praticamente não existe lambaris. Pergunto: Qual a melhor maneira de transportar uma boa quantidade de lambaris até este rio em uma caminhonete?

#2 Cap. Tuba

Cap. Tuba

Administrador

• Administrador Geral
  • 19.802 posts
255
Ótima
  • Nome Real:Antonio Amaral
  • Estilo de Pesca:Pirangueiro profissional :-)

Postado 18 agosto 2008 - 12:08

QUOTE(Reinaldo @ Aug 17 2008, 22:41 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pessoal, onde moro tem muito lambari e no rio onde costumo pescar há 600km de distância, um lambari lá é gual a um tucunaré. Neste rio praticamente não existe lambaris. Pergunto: Qual a melhor maneira de transportar uma boa quantidade de lambaris até este rio em uma caminhonete?

embala em um saco plastico e coloca oxigênio, qualquer loja de aquário pode embalar com oxigênio para vc

abraxxx

#3 Shima

Shima

começando a responder

• Dados Incompletos
  • 369 posts
0
neutro
  • Nome Real:Allyson Camargo

Postado 18 agosto 2008 - 01:26

Existem os viveiros com Aerador, procure uma marca que seja mais confiável (que não vaze água).
Escolha o tamanho que vai servir para atender suas necessidades.... (quantidade de iscas vivas etc).

aqui no Pantanal usa-se muito também o saco plástico com Oxigênio como o Cap. Tuba disse, porém para distâncias maiores como no seu caso por exemplo (600KM) corre o risco de enfraquecer os peixes, pois dentro do plástico não ocorre a renovação do ar e os lambarís são muito vulneráveis.

Abraços

#4 RSergio001

RSergio001

começando a responder

• Pescadores
  • 394 posts
2
neutro
  • Nome Real:Roberto Sérgio
  • Estilo de Pesca:VJ e Pincho

Postado 18 agosto 2008 - 02:04

Quando pesco c/ iscas vivas,uso 1 oxigenador à pilha e 1 balde de 20 litros com tampa para tranportá-las.O melhor é aquele de gordura hidrogenada que as padarias usam e depois descartam,pois a tampa tem uma excelente vedação(seja ele rosca ou pressão).
É só fazer 1 furo da espessura da mangueira do oxigenador na tampa do balde e pronto.
Quando levo muita isca,uso 2 ou 3 baldes(1 oxigenador para cada balde).
*Obs:Uso p/ tranporte de tainhas vivas que também são muito vulneráveis.

#5 Reinaldo

Reinaldo

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 60 posts
0
neutro

Postado 18 agosto 2008 - 10:14

QUOTE(shima @ Aug 18 2008, 13:26 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Existem os viveiros com Aerador, procure uma marca que seja mais confiável (que não vaze água).
Escolha o tamanho que vai servir para atender suas necessidades.... (quantidade de iscas vivas etc).

aqui no Pantanal usa-se muito também o saco plástico com Oxigênio como o Cap. Tuba disse, porém para distâncias maiores como no seu caso por exemplo (600KM) corre o risco de enfraquecer os peixes, pois dentro do plástico não ocorre a renovação do ar e os lambarís são muito vulneráveis.

Abraços

Valeu Shima, já vou providenciar um viveiro com aerodor.Obrigado.

#6 Reinaldo

Reinaldo

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 60 posts
0
neutro

Postado 18 agosto 2008 - 10:15

QUOTE(rsergio001 @ Aug 18 2008, 14:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Quando pesco c/ iscas vivas,uso 1 oxigenador à pilha e 1 balde de 20 litros com tampa para tranportá-las.O melhor é aquele de gordura hidrogenada que as padarias usam e depois descartam,pois a tampa tem uma excelente vedação(seja ele rosca ou pressão).
É só fazer 1 furo da espessura da mangueira do oxigenador na tampa do balde e pronto.
Quando levo muita isca,uso 2 ou 3 baldes(1 oxigenador para cada balde).
*Obs:Uso p/ tranporte de tainhas vivas que também são muito vulneráveis.

Valeu Sérgio. Obrigado.

#7 Marcio Fernando

Marcio Fernando

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 109 posts
0
neutro
  • Nome Real:Marcio Fernando Cornacini
  • Estilo de Pesca:embarcada e rodada (água doce)

Postado 18 agosto 2008 - 10:18

Reinaldo, se vc pesquisar o google "oxigenadores" logo no primeiro item tem uma loja q vende desde só oxigenador como também como reservatório, eu comprei um trans-isca com capacidade para 16 lts, pois aqui eu vou perto apenas 60km então esse vai suprir minhas necessidades. Como já foi dito os peixes num saco plástico com oxigênio eu acho que eles não aguentariam, então vale a pena investir num oxigenador se vc usar com frequencia. boa sorte.

#8 Reinaldo

Reinaldo

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 60 posts
0
neutro

Postado 18 agosto 2008 - 10:23

QUOTE(Marcio Fernando @ Aug 18 2008, 22:18 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Reinaldo, se vc pesquisar o google "oxigenadores" logo no primeiro item tem uma loja q vende desde só oxigenador como também como reservatório, eu comprei um trans-isca com capacidade para 16 lts, pois aqui eu vou perto apenas 60km então esse vai suprir minhas necessidades. Como já foi dito os peixes num saco plástico com oxigênio eu acho que eles não aguentariam, então vale a pena investir num oxigenador se vc usar com frequencia. boa sorte.

Valeu Márcio. Quando voltar da pescaria lhe digo o resultado. Obrigado.

#9 André Chiara

André Chiara

começando a responder

• Pescadores
  • 413 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Todas, mesno fly (ainda)

Postado 19 agosto 2008 - 06:21

Me desculpem, mas, esqueçam essas "porcarias" de aeradores a pilha. Não falo isso em tom ofensivo, mas, a durabilidade deles é muito pequena e acabam na verdade saturando a água aos poucos. Servem bem, para poucos peixes ou camarões e para uso imediato, onde você possa ir trocando a água de vez em quando. Não são para transporte longo.

Já utilizei de todas as marcas e nenhum deles vai funcionar por 600km.

Não gasto mais nada com pilhas. Ligo esse viveiro aqui abaixo direto na bateria do meu carro ou na bateria do barco ou traineira que for usar (quando não levo bateria reserva).

300 camarões ficam dentro de um de 50 litros (o das fotos), com uns 30 litros de água, durante 2 dias sem problema algum. Com bomba de 360 ou 500 galões. Tubos de 3/4".

Para um isopor de 200 litros é só colocar uma bomba de 1000 galões e tubos de 1".

Vista do isopor e da fiação. A tampa é utilizada inteira, com alguns furos feitos próximos ao centro para que não vaze água quando sacudir. A fiação tem 6 metros. As garras são comuns de 40 amperes (R$2,50 cada). Não utilize mais fraca por causa da oxidação e para que não solte. As de 10 amperes não seguram em nada e custam R$ 2,00.

vista superior do isopor com a bomba e a tubulação dentro.

Vista superior da tubulação.

Vista da tubulação deitada. Aqui se pode ver os furos feitos em toda a volta, com ângulo um pouquinho virados para o centro do isopor (cerca de 5 graus somente).

Aqui se vê a colocação de tela de mosquiteiro de nylon para impedir que os peixes ou os camarões e seus barbilhões entrem na bomba ou a obstruam.

O isopor é comum (reforçado) com dreno e a tubulação é feita de tubo roscável ou soldável, Tês, caps, niples (ou pequenos pedaços) e joelhos.

Dá para fazer um em 2 horas.

Custo total, incluíndo a bomba é de mais ou menos R$ 120,00 para o de 50 litros.

Obs: o tamanho do isopor fica do gosto de cada um. Só tem que colocar a armação de tubos uns 3 centimetros abaixo da borda do isopor para fechar a tampa e a água a uns 3 centimetros dos furos pelo menos.

#10 Edson Marq.

Edson Marq.

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 285 posts
0
neutro
  • Nome Real:Edson Marques
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 19 agosto 2008 - 08:04

joia.gif

#11 Reinaldo

Reinaldo

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 60 posts
0
neutro

Postado 19 agosto 2008 - 11:42

André Chiara, excelente sua explicação e com as imagens. Você tem razão, também não gosto de aparelhos que usam pilhas, ainda mais para transporte de longas distâncias. É exatamente o que estava precisando. Me veio a idéia agora de conectar as duas prizilhas á uma bateria conectada a uma placa de energia solar colocada sobre a capota da caminhonete e manter pelo tempo que for preciso no local do acampamento. O que você acha? Já salvei em meus documentos sua explicação com as imagens. Abraços.

#12 Reinaldo

Reinaldo

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 60 posts
0
neutro

Postado 13 abril 2009 - 10:02

Moro há 600 km de um rio onde costumo pescar tucunarés, pelo menos 03 vezes por ano. Neste rio a isca mais usada é a piaba, e o problema é a escassez dela neste rio. É a maior dificuldade pescá-las. Costumo dizer que uma piaba viva lá é igual a um tucunaré. Aqui, onde moro tem um rio, onde o que não falta são elas. Sendo assim, pergunto: Como transporta-las em quantidade (100 a 200) até este local? Obrigado. Abraços.

#13 Diego SM

Diego SM

->Pesca Evolution Team <-

• Pescaki V.I.P
  • 7.525 posts
63
Ótima
  • Nome Real:Diego da Silva Manoel
  • Estilo de Pesca:Diversas modalidades.

Postado 13 abril 2009 - 10:06

hã na boa , acho mais interessante utilizar artificiais?
. pois alem de tudo não adianta pescar tucunares e soltar a custa de outros peixes

#14 Reinaldo

Reinaldo

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 60 posts
0
neutro

Postado 13 abril 2009 - 10:13

Diego, já usei iscas artificiais, semelhantes a uma piaba, confeccionada em São Paulo por Heron, e não me dei bem. A isca mesmo é a piaba viva. Abraços.

#15 Diego SM

Diego SM

• Pescaki V.I.P
  • 7.525 posts
63
Ótima

Postado 13 abril 2009 - 10:17

caixa de isopor de 100 litros, com bombinha de ar
e uns galõs de agua, para trocas ao decorrer da viagem.

Mas ainda fico com as artificiais xD

#16 Reinaldo

Reinaldo

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 60 posts
0
neutro

Postado 13 abril 2009 - 10:27

Diego, preciso de resposta inteligente. Não tem outra sugestão?

#17 Diego SM

Diego SM

• Pescaki V.I.P
  • 7.525 posts
63
Ótima

Postado 13 abril 2009 - 10:33

QUOTE(Reinaldo @ Apr 13 2009, 22:27 PM) <{POST_SNAPBACK}>

seguinte
Vc esta transportando animais vivos, eles vão estar por horas num quadradinho de 100 litros pelo menos, alem do fato de no final vão morrer

lembre-se que eles vão soltar seus escrementos na agua, eles necessitam de oxigenio etc

então vc precisa de um viveiro para transportar eles, eles não podem ficar numa agua quente, então uma caixa de isopor cai bem.

Eles precisam de oxigenio então uma bomba de ar

eles vão soltar excrementos na agua, isso vai gerar amonia a doidado o que mata os peixes, então por isso aconselho levar galão com agua para trocar ao decorrer da viagem

agora infelizmente n sei outra solução mais pratica que vc quer, para transportar tantos peixes em uma distância de 600km

#18 Arnaldo Rampado

Arnaldo Rampado

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.245 posts
0
neutro
  • Nome Real:Arnaldo Rampado Neto
  • Estilo de Pesca:Fly / Jigging / Caiaque

Postado 13 abril 2009 - 10:42

pra quantidades grandes assim, só um viveirão mesmo... ou vários viveiros propios para transportes de iscas, mas ficaria bem cara a coisa...

com tuvira/pirambóia num pega la? pq tuvira e pirambóia elimina a necessidade de bombas de ar...

porem, se pega na piaba, pega na artificil... =)

#19 Luiz Felipefish

Luiz Felipefish

Luiz Felipe

• Pescaki V.I.P
  • 1.208 posts
0
neutro
  • Nome Real:Luiz Felipe Michelini
  • Estilo de Pesca:Pesca esportiva com isca artificial

Postado 13 abril 2009 - 10:46

QUOTE(Reinaldo @ Apr 13 2009, 22:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Diego, já usei iscas artificiais, semelhantes a uma piaba, confeccionada em São Paulo por Heron, e não me dei bem. A isca mesmo é a piaba viva. Abraços.

Reinaldo...
vc n deve ter insistido direito... ou o peixe n queria saber da sua isca...
ano passado eu quase peguei meu 1 tucunare...e olha q eram 2 casais...

joguei 5 iscas diferentes e nada do bicho abrir a boca ehehe

o segredo e a INSISTENCIA..
compre uma mini macetao da aicas...acho q o bocudo n vai resisti... ou uma Z90 da deconto...

abraço

#20 Melinger

Melinger

Fischer Salzwasser

• Pescaki V.I.P
  • 8.318 posts
144
Ótima
  • Nome Real:Marcello Melinger
  • Estilo de Pesca:Esportiva com Artificiais

Postado 14 abril 2009 - 09:48

QUOTE(Diego SM @ Apr 13 2009, 22:33 PM) <{POST_SNAPBACK}>
seguinte
Vc esta transportando animais vivos, eles vão estar por horas num quadradinho de 100 litros pelo menos, alem do fato de no final vão morrer

lembre-se que eles vão soltar seus escrementos na agua, eles necessitam de oxigenio etc

então vc precisa de um viveiro para transportar eles, eles não podem ficar numa agua quente, então uma caixa de isopor cai bem.

Eles precisam de oxigenio então uma bomba de ar

eles vão soltar excrementos na agua, isso vai gerar amonia a doidado o que mata os peixes, então por isso aconselho levar galão com agua para trocar ao decorrer da viagem

agora infelizmente n sei outra solução mais pratica que vc quer, para transportar tantos peixes em uma distância de 600km

Reinaldo,

Não há outro caminho, além de que você irá precisar praticamente de um veículo só para transportar isso, devido ao espaço que vai ocupar. yes.gif

Um abraço.

#21 Arnaldo Rampado

Arnaldo Rampado

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.245 posts
0
neutro

Postado 14 abril 2009 - 06:09

Melinger, o problema num é espaço não... numa pick up pequena, daria pra colocar uns 3 metros cubicos de agua facilmente...

o grande problema é que ela num aguenta a carga...

se vc colocar td isso em cima dela, arrebenta a suspensão =(

#22 Diego SM

Diego SM

• Pescaki V.I.P
  • 7.525 posts
63
Ótima

Postado 14 abril 2009 - 06:18

continuo com as artificiais xD

200 artificiais n ocupa tanto espaço sweatdrop.gif

#23 Robson Martins

Robson Martins

começando a responder

• Pescadores
  • 369 posts
5
neutro
  • Nome Real:Robson Martins
  • Estilo de Pesca:Na agua

Postado 14 abril 2009 - 07:16

existem caixas proprias para deslocamentos de iscas com aeradores específicos.
A ultima vez que vi foi no site www.juninhopesca.com.br

abraço

#24 Arnaldo Rampado

Arnaldo Rampado

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.245 posts
0
neutro

Postado 14 abril 2009 - 10:05

robson, o problema é que essas caixas cabem poucos peixes, se for por um tempo tão grande assim... e mesmo que tenha aerador, a quantidade de agua é pequena, então a amônia acaba matando do mesmo jeito... =(

pra situação do tópico, ou arruma piabas no local da pescaria! se pega tão bem nelas, o peixe deve estar acostumado a come-las então deve ter la sim... ou iscas artificais mesmo...

#25 Marcus Bertolino

Marcus Bertolino

começando a responder

• Pescadores
  • 318 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Pegando peixe tá bão! Se não pegar, valeu por ter ido! Mas que era bão ter pego, isso era!

Postado 14 abril 2009 - 10:07

QUOTE(Reinaldo @ Apr 13 2009, 22:27 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Acredito que a resposta que o Diego te forneceu seja a mais inteligente possível, mesmo parecendo ser a mais esdruxula!

Não existem outras opções mais plausíveis que não sejam tão caras, pois afinal de contas um viveiro de acrílico pequeno, que não comportaria muitas piabas, custa uma pequena fortuna.

Um grande isopor, uma pequena bomba elétrica e água para repor. E de preferência, esta água deve estar decantada por pelo menos 24 horas, pois o cloro usado no tratamento da água pode matar ou causar sérios danos aos peixes.

Abraços

#26 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.562 posts
293
Ótima
  • Nome Real:José Normando dos Santos

Postado 14 abril 2009 - 10:09

QUOTE(Reinaldo @ Apr 13 2009, 22:02 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Moro há 600 km de um rio onde costumo pescar tucunarés, pelo menos 03 vezes por ano. Neste rio a isca mais usada é a piaba, e o problema é a escassez dela neste rio. É a maior dificuldade pescá-las. Costumo dizer que uma piaba viva lá é igual a um tucunaré. Aqui, onde moro tem um rio, onde o que não falta são elas. Sendo assim, pergunto: Como transporta-las em quantidade (100 a 200) até este local? Obrigado. Abraços.

Só para me situar. Piaba a que você se refere é lambari?

#27 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.562 posts
293
Ótima

Postado 14 abril 2009 - 10:25

Veja este post aqui, creio que pode ajudá-lo...

http://www.pescaki.c...?showtopic=8033

Também já existe este equipamento "pronto"
http://www.martinell...php?id_prod=530

#28 Arnaldo Rampado

Arnaldo Rampado

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.245 posts
0
neutro

Postado 14 abril 2009 - 11:59

QUOTE(Marcus Bertolino @ Apr 14 2009, 22:07 PM) <{POST_SNAPBACK}>
E de preferência, esta água deve estar decantada por pelo menos 24 horas, pois o cloro usado no tratamento da água pode matar ou causar sérios danos aos peixes.

A agua para repor deve ser retirada do proprio rio ou lago onde ele pegar as piabas... assim num tem erro... qualquer outra, vai prejudicar (ainda mais) os peixes)

QUOTE(Normando @ Apr 14 2009, 22:25 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Veja este post aqui, creio que pode ajudá-lo...

http://www.pescaki.c...?showtopic=8033

Também já existe este equipamento "pronto"
http://www.martinell...php?id_prod=530

pago pra ver colocar 200 piabas ai dentro... e mesmo que conseguisse, essas bombinhas a pilha não são suficientes pra td isso de isca... e tbm que a bombinha oxigena a agua, mas não remove a amônia, que vai ser a maior vilã por causa da duração da viagem...

#29 Reinaldo

Reinaldo

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 60 posts
0
neutro

Postado 15 abril 2009 - 12:24

Turma, acho que acabei criando uma polêmica se é possível este transporte a longa distância ou não. Já fiz esta mesma pergunta no ano passado no Fórum: " Materiais e Equipamentos para Pesca " : Ir para página 20 , no POST =9 respondido por André Chiara, onde esta foi a melhor resposta até o momento, na minha impressão. Já comprei todo o material necessário, mas ainda não coloquei em prática, antes de novamente me informar se não teria uma outra maneira. Continuarei aguardando novas idéias. Ah, não consegui colocar esta resposta do André Chiara neste tópico. Quem puder colocar, fico grato. Abraços.

#30 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.562 posts
293
Ótima

Postado 15 abril 2009 - 12:59

QUOTE(Reinaldo @ Apr 15 2009, 00:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Turma, acho que acabei criando uma polêmica se é possível este transporte a longa distância ou não. Já fiz esta mesma pergunta no ano passado no Fórum: " Materiais e Equipamentos para Pesca " : Ir para página 20 , no POST =9 respondido por André Chiara, onde esta foi a melhor resposta até o momento, na minha impressão. Já comprei todo o material necessário, mas ainda não coloquei em prática, antes de novamente me informar se não teria uma outra maneira. Continuarei aguardando novas idéias. Ah, não consegui colocar esta resposta do André Chiara neste tópico. Quem puder colocar, fico grato. Abraços.

http://www.pescaki.c...?showtopic=9331

#31 Reinaldo

Reinaldo

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 60 posts
0
neutro

Postado 15 abril 2009 - 01:14

Valeu Normando pela ajuda. Gostaria de ouvir agora a opinião do Arnaldobbc, Marcus Bertolino e Diego SM sobre o projeto do André Chiara. Abraços.

#32 Xandão

Xandão

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 67 posts
0
neutro
  • Nome Real:Alexandre S. Araujo
  • Estilo de Pesca:Bait com iscas naturais, Bait com iscas artificiais e fly

Postado 15 abril 2009 - 06:46

A resposta inteligente requisitada:

Aluga um caminhão pipa, poe 10 mil litros de agua do rio das piabas dentro (bobear ja vem ateh umas piabas clandestinas), poe as piabas e boa viagem!

É cada uma que me aparece.... o cara responde com a maior boa vontade e o outro vem e fala
... é dureza....

#33 Reinaldo

Reinaldo

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 60 posts
0
neutro

Postado 15 abril 2009 - 07:42

Xandão, quando referi ao Diego " Preciso de resposta inteligente", eu quis dizer à uma resposta como a do André Chiara, e não a resposta como esta sua, com tom de ironia. Se você pagar o aluguel do carro pipa toda vez que eu for pescar, a sua resposta passa a ser inteligente. " É cada uma que me aparece ".

#34 Joe Morales

Joe Morales

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 132 posts
0
neutro
  • Nome Real:Valdir José Schwarz Júnior
  • Estilo de Pesca:Artificial

Postado 15 abril 2009 - 08:30

QUOTE(Reinaldo @ Apr 15 2009, 07:42 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Xandão, quando referi ao Diego " Preciso de resposta inteligente", eu quis dizer à uma resposta como a do André Chiara, e não a resposta como esta sua, com tom de ironia. Se você pagar o aluguel do carro pipa toda vez que eu for pescar, a sua resposta passa a ser inteligente. " É cada uma que me aparece ".

Opa,

Também já precisei transportar piabas a uma longa distância...e além da bomba de oxigênio, da caixa térmica e de galões de água (pra trocar de vez em qndo) eu usei capim sobre a água e algumas pedras de gelo. Foi uma dica que me deram, e as piabas chegaram TODAS vivas e agitadas.

Vlw!

#35 Domingos Bomediano

Domingos Bomediano

Cosquentão

• Administração
  • 20.311 posts
629
Ótima
  • Nome Real:Domingos F. Bomediano
  • Estilo de Pesca:Basses, tucunas e um montão de outros peixes

Postado 15 abril 2009 - 08:47

Os tópicos foram juntados por tratarem do mesmo assunto! thumbsup.gif

#36 Arnaldo Rampado

Arnaldo Rampado

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.245 posts
0
neutro

Postado 15 abril 2009 - 08:49

Bom, a resposta do andré chiara é mesmo a melhor e mais pratica possivel... achei bem legal e resolve bem o problema do oxigenio... Só observado que para isopores maiores, é bom reforçar ele por fora, pode ser com alguma fita, pra que ele não rache com a pressão... os meus isopores de pesca eu faço umas caixas de madeira com alças pra servirem de case pra ele e, alem de ficar mais facil de carregar, o fundo não estoura caso vc exceda o limite de carga dele...

Mas atente-se ao fato de que ele usa para transporte de camarões, que liberam menos amônia que as piabas (acredito eu, posso estar enganado, afinal nunca medi, digo isso por experiencia em aquarismo)

a amonia num tem solução pratica alem de troca de agua ou filtro externo, o q ja complicaria muito o projeto, por isso, feito esse esquema do andré chiara, eu recomendo usar o maior isopor que seu veiculo consiga transportar (com mais agua, a amonia diluida vai afetar menos os peixes), viajar o mais rapido possivel e, chegando ao local pesqueiro, substituir gradualmente a agua em que os peixes vieram pela agua do rio em que vc ira pescar...

essa transição gradual da agua fara com que as piabas se acostumem melhor a transição de local, e assim ficaram mais tempo vivas no anzol durante a pescaria.

------------------------------------------------------

Quanto ao decorrer do tópico, reinaldo, acredito que não tenha sido essa sua intenção, mas sua resposta ao diego pareceu um pouco grosseira... Quando não se fala pessoalmente, e sim por escrito, muitas vezes a interpretação de outros leitores quanto ao "tom" de uma determinada frase pode ser muito diferente do nosso. =)

------------------------------------------------------

Abraços e boa pescaria =)

ps.: Ainda insisto, leve uma boa isquinha artificial, e tenta um poquinho rs...

#37 Arnaldo Rampado

Arnaldo Rampado

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.245 posts
0
neutro

Postado 15 abril 2009 - 08:52

QUOTE(Joe Morales @ Apr 15 2009, 08:30 AM) <{POST_SNAPBACK}>
usei capim sobre a água e algumas pedras de gelo. Foi uma dica que me deram, e as piabas chegaram TODAS vivas e agitadas.

excelente observação... havia me esquecido disso!

o gelo serve para diminuir o metabolismo delas, fazendo com que consumam menos oxigênio e produzm muito menos amônia! porem, se vc exagerar, pode acabar matando-as com o choque termico ou de frio, então, para não correr esse risco, existe um sal próprio para isso muito usado nas pisciculturas... Se vc procurar e conseguir adiquirir um pouco desse sal, vai ser um excelente incremento para seu transporte!
caso não consiga, mande gelo mesmo, mas com moderação!

#38 Diego SM

Diego SM

• Pescaki V.I.P
  • 7.525 posts
63
Ótima

Postado 15 abril 2009 - 09:10

salvo erro um tempo atras, em algum dos meus livros de aquarismo, citava que aquarios de agua ácida, que por sua vez era a maior parte dos meus aquarios ( exeto pelo marinho e pela bateria de criação), em aguas ácidas a amônia torna-se em forma iônica, o que a faz menos prejudicial aos peixes

Depois vou confirmar para ter certeza, mas se for este o caso é so "brincar" um pouco com a água que teremos maior probabilidade de não ocorrer perdas de peixes no transporte

#39 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.562 posts
293
Ótima

Postado 15 abril 2009 - 08:34

Não querendo ser chato e já sendo! Cuidado ao transportar iscas vivas constituídas de peixes, a lei ambiental proíbe. Se a polícia ambiental parar corre-se o risco de multa e aprensão do material. Em MG exige-se para transporte de peixe vivo,em qualquer situação e tamanho, além de nota fiscal, laudo sanitário do IMA.

#40 Bete.

Bete.

Marbele Pesca

• Pescadoras
  • 952 posts
0
neutro
  • Nome Real:Bete Marbele

Postado 15 abril 2009 - 09:29

Já é antigo, mas existe o Transisca, é muito legal vou postar a foto[

e vendo também uma bolsa que protege, vale a pena conferir, dura muito tempo o peixe vivo ai dentro.

#41 Bete.

Bete.

Marbele Pesca

• Pescadoras
  • 952 posts
0
neutro

Postado 15 abril 2009 - 09:33

O pessoal usa muito para camarão vivo, pois tem época que a água ta muito doce e os camarões morrem todos.

#42 Arnaldo Rampado

Arnaldo Rampado

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.245 posts
0
neutro

Postado 15 abril 2009 - 09:42

Bete, o problema é que o cara quer transportar muita coisa... esses transisca prontos, num são feitos pra vc colocar 200 peixes dentro... =(

#43 Bete.

Bete.

Marbele Pesca

• Pescadoras
  • 952 posts
0
neutro

Postado 15 abril 2009 - 09:47

QUOTE(arnaldobcc @ Apr 15 2009, 21:42 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Bete, o problema é que o cara quer transportar muita coisa... esses transisca prontos, num são feitos pra vc colocar 200 peixes dentro... =(

MAS TEM UM QUE É BEM GRANDÃO VOU MANDAR A FOTO CABE MUITO PEIXE ESSE OUTRO ESPERA QUE VOU PEGAR A FOTO.

#44 Bete.

Bete.

Marbele Pesca

• Pescadoras
  • 952 posts
0
neutro

Postado 15 abril 2009 - 09:51

Descrição

Gran-Isca Dual 16 litros, com 2 aeradores ! Funciona com pilha ou bateria 12 volts !

Capacidade: 16 litros Consumo: 1 pilha alcalina (aprox.60 horas)-2 pilhas alcalinas (aprox.103 horas) Motor: 1,5 v e 12 volts Lubrificação: isento Acompanha kit aeração: caixa de transporte, mangueira, pedra porosa, borracha de vedação e 2 mini-aeradores Objetivo: O Gran Dual System é utilizado para transportar diversas iscas como: camarões, lambaris, tuviras, pitus. Indicado para pesca esportiva/lazer/profissional tanto para água doce ou salgada.

#45 Marcus Bertolino

Marcus Bertolino

começando a responder

• Pescadores
  • 318 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Pegando peixe tá bão! Se não pegar, valeu por ter ido! Mas que era bão ter pego, isso era!

Postado 15 abril 2009 - 11:11

QUOTE(Reinaldo @ Apr 15 2009, 01:14 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Valeu Normando pela ajuda. Gostaria de ouvir agora a opinião do Arnaldobbc, Marcus Bertolino e Diego SM sobre o projeto do André Chiara. Abraços.

Muito interessante o projeto apresentado pelo Andre Chiara! Realmente resolveu de forma muito oportuna o problema da oxigenação da água, porém, como eu disse, continua o problema do acúmulo de amônia na água, que realmente em peixes é produzida em quantidade muito maior do que em outras formas aquáticas, visto que é a principal forma de excreção.

Outro detalhe, como foi comentado, camarões precisam de muito menos oxigênio e espaço para sobreviverem do que os peixes que vc pretende transportar, e o normando ainda apresentou outro problema muito pertinente: nossa legislação ambiental. Não esqueça de que vc estará transportando animais silvestres oriundos de nossa fauna, e isso é crime, previsto em legislaçao própria.

Ainda acho o mais indicado a pesca com artificiais ou procurar na região em que vc irá pescar algo que substitua as piabas.

Abraços

#46 Diego SM

Diego SM

• Pescaki V.I.P
  • 7.525 posts
63
Ótima

Postado 15 abril 2009 - 11:57

olha jogando a real e tirando o quesito legislação

temos que analisar uma coisa, o quanto vc quer gastar, e acima de tudo se vc usa direto isso ae, pois se vc usa 1~2 vezes ao ano não adianta fazer um grande investimento

Seria o mesmo que comprar uma ferrari para sair da sua casa e ir até a esquina.

Se vc esta disposto a um projeto mesmo mais "top" então vc deve estar disposto a gastar um pouquinho mais, logo para um bom acondicionamento das iscas. Ou seja vai virar igual um aquario pelado, muito utilizado(eu usei muito assim) para criação de peixes, btw vamos para os processos

Primeiro de tudo, quanto mais espaço vc dispoem melhor, em uma quantidade menor de agua qualquer zica por mais pequena que seja pode ser fatal.
Por isso te recomendei se possivel uma caixa de 100 litros, acho que caixas de isopor é 30x40x80 o que da 96litros, deve ser do mesmo tamanho dos aquarios desta dimensão, levando em consideração que vc não vai colocar agua até a boca, alem dos equips etc vc vai perder uns 20% isso te daria pelo menos 19,2 litros a menos de agua, ficando com 76,8litros.

Bem agora quando vc colocar a bomba submersa, esta faz que com atraves do movimento da água ocorra uma troca emtre CO2 e O2, por isso não adianta vc querer vedar a tampa pois vai chegar um ponto que o ar dentro da caixa estara apenas CO2, ae a escolha sera sua ou deixa a caixa aberta, ou de tempos abre a tampa.
Embora que se vc abrir a tampa de tempos em tempos tem a vantagem, que ela ficara fechada boa parte da viagem e com isso em caso de freadas etc, o derramamento de agua é minimo.

Bem sobre a bomba interna, independente de estar com canos em volta da caixa ou não, com a caixa fechada a quantidade de oxigênio disponivel é limitada, então seria uma montagem a toa, lamento te informar, porem com a caixa aberta traz até seus beneficios, fica a seu critério.

sobre a amônia querendo ou não isso vai se formar sem dó nem piedade, então sujiro que para vc ter mais tranquilidade alem de galão reserva, vc pode complementar a caixa com carvão ativado, o qual ajuda numa filtragem quimica da água.

Por fim vamos a uma montagem mais elaborada.

Caixa, o quanto maior vc poder utilizar melhor, alem do fato que se possivel utilizar no minimo uma de 96 litros.

A bomba interna existe nos mais variaveis tamanhos, então aconselho a no maximo uma de 150 litros/hora, e de preferência com regulagem em baixo dela para assim acertarmos um fluxo ideal.

No bico da bomba, colocamos uma meias calça, LIMPA sem detergente etc, de preferência uma nova, com uma quantidade de carvão ativado, nada muito grande, algo pelas suas 200g, e abertamos bem para que a meias não escape do bico da bomba com o fluxo.

Não se torna necessario o uso de canos.

PAra o problema da disponibilidade de oxigênio X derramar agua, aconselho a fazer 4~6 furos na tampa da caixa, do diamentro da uma mangueira de lavar quintal e nos mesmos buracos colocamos pedaços da mangueira, para que fique como um tubo, saindo da caixa, com eles esticados para cima, assim a chance de ficar respingando agua é minima.

E ainda para quebrar o balanço da água, pode se colocar capim, isopor etc.

#47 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.562 posts
293
Ótima

Postado 16 abril 2009 - 12:31

Transportamos alevinos(de 03 a 5 cm) em sacolas plásticas com oxigênio(1/3 de agua + 2/3 de oxigênio), buscamos a mais ou menos 300 km e depois distribuimos no meio rural. Ficam em média 18 hs nas sacolas sem nenhum problema. Alevinos grandes (5,0 cm prá cima) mantemos a proporção de 50 peixes para 10 litors dágua, alevinos menores 50 peixes para 03 litros dágua. Compramos também alevinos do Projeto Pacu no MS,(alevinos de pintado vem com +- 12 cm), vem de avião até BH. Fazemos este trabalho a mais de 15 anos e nunca perdemos peixes na sacola, trabalho simples, rotineiro, sem nenhum contratempo. Estou colocando estas informações para subsidiar alguma idéia.

#48 Diego SM

Diego SM

• Pescaki V.I.P
  • 7.525 posts
63
Ótima

Postado 16 abril 2009 - 12:35

QUOTE(Normando @ Apr 16 2009, 00:31 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Transportamos alevinos(de 03 a 5 cm) em sacolas plásticas com oxigênio(1/3 de agua + 2/3 de oxigênio), buscamos a mais ou menos 300 km e depois distribuimos no meio rural. Ficam em média 18 hs nas sacolas sem nenhum problema. Alevinos grandes (5,0 cm prá cima) mantemos a proporção de 50 peixes para 10 litors dágua, alevinos menores 50 peixes para 03 litros dágua. Compramos também alevinos do Projeto Pacu no MS,(alevinos de pintado vem com +- 12 cm), vem de avião até BH. Fazemos este trabalho a mais de 15 anos e nunca perdemos peixes na sacola, trabalho simples, rotineiro, sem nenhum contratempo. Estou colocando estas informações para subsidiar alguma idéia.

interessante, bem diferente da poporção de 1 litro por cm de peixe tomado como padrão para o bem estar, em um viveiro ja para a acomodação

btw, fica a critério de cada, pq no fim vão todos morrer mesmo >.<

#49 Diego SM

Diego SM

• Pescaki V.I.P
  • 7.525 posts
63
Ótima

Postado 16 abril 2009 - 12:37

ps: 1litro por cm usado como padrão em aquarios de agua doce

marinhos variam de 25 litros para cima, variando por tipo de peixe

#50 Arnaldo Rampado

Arnaldo Rampado

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.245 posts
0
neutro

Postado 16 abril 2009 - 07:29

diego, a idéia de fazer furos na tampa e colocar mangueiras neles, vai prejudicar bastante o fluxo de ar... seria preferivel fazer um monte de furinhos pequenos, concentrados na area central da tampa, e deixar sem mangueiras mesmo...

Bete, vc poderia checar com seu fornecedor se desses trans iscas existe alguma versão grandona, tipo 50 litros ou mais? (se tiver, vou ai te visitar rs)

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)