Ir para conteúdo

Foto

Evinrude E-TEC...

• Por favor, faça o login para responder
45 respostas neste tópico

#1 Luciano Nogueira

Luciano Nogueira

começando a responder

• Pescaki V.I.P
  • 1.487 posts
0
neutro
  • Nome Real:Luciano O Nogueira
  • Estilo de Pesca:esportiva-baitcasting

Postado 14 abril 2009 - 12:31

Olá amigos. thumbsup.gif

Alguém aqui do fórum tem ou conhece os motores evinrude E-TEC?

Fiquei sabendo que eles operam somente com gasolina podium,é verdade?

Sábado levei meu motor para manuntenção,e os mecânicos lá da oficina me disseram que consideram os E-TEC melhores até que os 4T!

Estou perguntando porque no segundo semestre planejo comprar um conjunto novo.

#2 Cap. Tuba

Cap. Tuba

Administrador

• Administrador Geral
  • 19.821 posts
275
Ótima
  • Nome Real:Antonio Amaral
  • Estilo de Pesca:Pirangueiro profissional :-)

Postado 14 abril 2009 - 02:12

os e-tec funcionam com qualquer gasolina
são ótimos motores, particularmente prefiro os dois tempos injetados aos quatro tempos

abraços

#3 Marcelo Lanzara

Marcelo Lanzara

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 5.194 posts
142
Ótima
  • Estilo de Pesca:na água...

Postado 14 abril 2009 - 03:49

leia isso

Abração

#4 Luciano Nogueira

Luciano Nogueira

começando a responder

• Pescaki V.I.P
  • 1.487 posts
0
neutro

Postado 14 abril 2009 - 03:49

QUOTE(Cap. Tuba @ Apr 14 2009, 15:12 PM) <{POST_SNAPBACK}>
os e-tec funcionam com qualquer gasolina
são ótimos motores, particularmente prefiro os dois tempos injetados aos quatro tempos

abraços

thumbsup.gif thumbsup.gif thumbsup.gif thumbsup.gif thumbsup.gif thumbsup.gif

#5 Luciano Nogueira

Luciano Nogueira

começando a responder

• Pescaki V.I.P
  • 1.487 posts
0
neutro

Postado 15 abril 2009 - 01:19

QUOTE(Marcelo Lanzara @ Apr 14 2009, 16:49 PM) <{POST_SNAPBACK}>
leia isso

Abração

Bastante esclarecedor Marcelo!Valeu! thumbsup.gif

#6 Roberto Silva

Roberto Silva

Posso pescar por aqui?

• Usuário Comercial
  • 157 posts
0
neutro
  • Nome Real:Roberto Silva
  • Estilo de Pesca:esportiva

Postado 21 abril 2009 - 10:33

Quem é mais economico os E-TEC ou os 4 tempos?

#7 ASantiago

ASantiago

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 71 posts
0
neutro
  • Nome Real:Antonio santiago
  • Estilo de Pesca:Caça submarina

Postado 28 agosto 2009 - 02:20

Oi Roberto
A avaliação do consumo de um motor de popa/lancha é bem mais complexa que o de um carro.Existem fatores tais como: vento, correnteza, peso à bordo distribuição desse peso, maneira de pilotar,tipo de casco, etc.
Se forem colocados dois motores em duas lanchas exatamente iguais, nas mesmas condições( técnicas e climáticas )aí é que se poderia ter um idéia de diferença de consumo.
O que não pode é alguém colocar um 4 tempos numa lancha de um tipo e um 2 tempos em uma embarcação diferente e querer estabelecer um parâmetro de comparação. Um 150hp pode ser mais econômico do que um 75hp, dependendo do esforço que esses motores terão que fazer.
A revista Náutica, na edição n-219 fez um teste com 4 motores de 115hp(Evinrude E-Tec 2t, Mercury Optimax 2t, Suzuki DF 4t e Yamaha F 4t)em rigorosas condições de análise. Cada um dos motores teve pontos positivos e negativos. Ex:E-Tec é o mais rápido, mais foi o que mais consumiu e é o mais caro. Mercury Optimax é o mais barato, mas o que tem revisões mais caras. Suzuki é o que acelera mais, porém é o mais pesado de todos e a rede técnica deixa a desejar.Yamaha é o mais econômico de todos mas suas revisões tb são caras. Note portanto que não existe "o motor" perfeito em tudo. O que existe é a preferência, e o principal...o cuidado do dono.

Abraço e saúde

#8 JorgeParagon

JorgeParagon

começando a responder

• Pescadores
  • 345 posts
5
neutro
  • Nome Real:Jorge Aragão
  • Estilo de Pesca:todos

Postado 28 agosto 2009 - 07:20

Oi Roberto
A avaliação do consumo de um motor de popa/lancha é bem mais complexa que o de um carro.Existem fatores tais como: vento, correnteza, peso à bordo distribuição desse peso, maneira de pilotar,tipo de casco, etc.
Se forem colocados dois motores em duas lanchas exatamente iguais, nas mesmas condições( técnicas e climáticas )aí é que se poderia ter um idéia de diferença de consumo.
O que não pode é alguém colocar um 4 tempos numa lancha de um tipo e um 2 tempos em uma embarcação diferente e querer estabelecer um parâmetro de comparação. Um 150hp pode ser mais econômico do que um 75hp, dependendo do esforço que esses motores terão que fazer.
A revista Náutica, na edição n-219 fez um teste com 4 motores de 115hp(Evinrude E-Tec 2t, Mercury Optimax 2t, Suzuki DF 4t e Yamaha F 4t)em rigorosas condições de análise. Cada um dos motores teve pontos positivos e negativos. Ex:E-Tec é o mais rápido, mais foi o que mais consumiu e é o mais caro. Mercury Optimax é o mais barato, mas o que tem revisões mais caras. Suzuki é o que acelera mais, porém é o mais pesado de todos e a rede técnica deixa a desejar.Yamaha é o mais econômico de todos mas suas revisões tb são caras. Note portanto que não existe "o motor" perfeito em tudo. O que existe é a preferência, e o principal...o cuidado do dono.

Abraço e saúde

Acho que hoje em dia o preço dos E_TEc's já esta bem mais proximo dos Mercurys e bem inferior aos Yamahas e o consumo do motor atual 2010 é inferior ao do teste 2007.

Abraços

#9 ASantiago

ASantiago

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 71 posts
0
neutro

Postado 28 agosto 2009 - 11:57

Oi Jorge
Antes de mais nada é uma honra ter vc aqui no fórum.
Nenhum dos motores utilizados no teste(2007) mudou pelo menos um parafuso.Os modelos 2008 e 2009 são exatamente os mesmos.

#10 Cap. Tuba

Cap. Tuba

Administrador

• Administrador Geral
  • 19.821 posts
275
Ótima

Postado 29 agosto 2009 - 01:25

Oi Jorge
Nenhum dos motores utilizados no teste(2007) mudou pelo menos um parafuso.Os modelos 2008 e 2009 são exatamente os mesmos.

pode ter mudado o mapeamento da EMM ( não sei o nome atual do módulo), mudanças de mapeamento tem influência muito grande no desempenho e no consumo de motores com injeção eletrônica

abraxxxxxxx

#11 JorgeParagon

JorgeParagon

começando a responder

• Pescadores
  • 345 posts
5
neutro

Postado 29 agosto 2009 - 11:14

Oi Jorge

Mudou muita coisa ,se não houvesse mudança não haveria um curso especifico para a linha 2008 ,a maior mudança ,dentre várias, é a do injetor( 2007 não tem escrito E-TEC no injetor) ,a segunda maior é a da bobina,que aumentou em 0,00005 segundos a resposta da ignição.

Abraços

#12 Squalo

Squalo

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 87 posts
0
neutro
  • Nome Real:Luiz Eduardo
  • Estilo de Pesca:submarina

Postado 29 agosto 2009 - 06:56

Jorge, Tuba e demais,

Hoje já se pode afirmar que a melhor compra é o ETEC?

#13 Cap. Tuba

Cap. Tuba

Administrador

• Administrador Geral
  • 19.821 posts
275
Ótima

Postado 29 agosto 2009 - 08:32

Jorge, Tuba e demais,

Eu começei a usar motores 2T com injeção direta em 1998 (FICHT), tive também yamaha HPDI e mercury Optmax, hoje se eu fosse usar novamente um barco com motor de popa ele sem sombra de dúvida seria com um motor E-TEC.

abbraxxxxxx

#14 Luciano Nogueira

Luciano Nogueira

começando a responder

• Pescaki V.I.P
  • 1.487 posts
0
neutro

Postado 30 agosto 2009 - 08:48

Jorge, Tuba e demais,

Luiz,pesquisei muito quando comprei o meu,MUITO MESMO....

cheguei a seguinte conclusão.....Motores carburados são confiáveis(mas bebem muito,poluem muito e fazem muito barulho)

Motores 4T são econômicos e silenciosos(mas são sensíveis à nossa gasolina,pesados e lhes falta torque)

Então decidi pelos 2T injetados(são também econômicos,limpos,mais leves,silenciosos,muito mesmo...!!!....se tomar certas precauções,toleram nosso gasoálcool...

Dentre eles,decidi pelo evinrude,pesquisando pela net,não sei se a informação é certa,a evinrude foi a primeira a patentear a injeção direta em 2T's no mundo,como foi a mesma a inventar os motores de popa...tive que levar isso em consideração.

#15 Cássio Arruda

Cássio Arruda

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 27 posts
0
neutro
  • Nome Real:Cássio M. de Noronha Arruda

Postado 30 agosto 2009 - 11:53

Luiz,pesquisei muito quando comprei o meu,MUITO MESMO....

cheguei a seguinte conclusão.....Motores carburados são confiáveis(mas bebem muito,poluem muito e fazem muito barulho)

Motores 4T são econômicos e silenciosos(mas são sensíveis à nossa gasolina,pesados e lhes falta torque)

Então decidi pelos 2T injetados(são também econômicos,limpos,mais leves,silenciosos,muito mesmo...!!!....se tomar certas precauções,toleram nosso gasoálcool...

Dentre eles,decidi pelo evinrude,pesquisando pela net,não sei se a informação é certa,a evinrude foi a primeira a patentear a injeção direta em 2T's no mundo,como foi a mesma a inventar os motores de popa...tive que levar isso em consideração.

Luiz, tô nesse mesmo barco... pesquisei bastante, desde dezembro/08, e agora, encomendei um Evinrude E-TEC 60 HP pelos motivos abaixo:
- Economia (em relação aos carburados)
- Manutenção ( aquela história das 300 horas sem revisão...)
- Boa potência ( em relação 4 tempos )
- Baixa emissão de poluentes ( em relação aos carburados)
- Baixa emissão de ruído (em relação aos carburados)
- Preço (em relação aos 4 Tempos Yamaha)
- Evinrude é um produto da BOMBARDIER
- Outros detalhes interessantes:
---------------------------------
- - dá partida mesmo sem bateria...
- - possui procedimento simples de armazenamento por longo período (winterization)
- - possui mecanismo suporte do motor para transporte inclinado na carretinha
- - vem com 5 instrumentos
- - possui um absorvedor de impacto, para o caso de o hélice atingir algum obstáculo embaixo d'água
- - navega 5 horas depois que o óleo lubrificante acaba (não que eu pretenda deixar isso acontecer (:>) )
- - possui alerta de falta de óleo aproximadamente 5 horas antes de o mesmo acabar
- - em caso de sobreaquecimento, dá um alerta e limita o giro a 1200 rpms

#16 ASantiago

ASantiago

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 71 posts
0
neutro

Postado 01 setembro 2009 - 10:10

Se bem que essa história de primeira revisão só com 300 horas de uso,duvido e quero que alguém me prove o contrário.

#17 Cássio Arruda

Cássio Arruda

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 27 posts
0
neutro

Postado 01 setembro 2009 - 10:42

Paragon, se você puder me tirar umas dúvidas sobre o Evinrude E-TEC:

1) O processo de "winterization" do E-TEC é recomendável para nós (que não temos temperaturas abaixo de zero no inverno) quando vamos deixar o motor parado por uns 2 meses, por exemplo?

2) Como é que faço para usar o tal "estabilizador de combustível"? Precisarei de um tanquinho de combustível portátil? Ele é misturado em que proporção à gasolina? Devo usá-lo somente quando for guardar o barco, ou é aconselhável usar sempre, a cada abastecimento?

Muito obrigado.

#18 Vitor na Boa

Vitor na Boa

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 204 posts
0
neutro

Postado 01 setembro 2009 - 11:35

É pessoal... Taí outro assunto pior que discussão de futebol e sistema operacional !!! Palmeiras x Corinthians... Windows x Linux... AMD x Intel... Honda x Toyota... E por ai vai... Mas darei minhas opiniões...

To pra ver algum teste Mercury x Evinrude que o responsável não puxe a sardinha para um dos lados !!! Acessem o site da Mercury, sempre comparam contra os ETECS e vencem, e depois acessem o site da Evinrude, comparam com os Mercurys e sempre vencem ! Assim eh fácil ! Eh engraçado, se pegar as especificações são praticamente iguais, então porque não usam o mesmo helice ???? São sempre diferentes, com diâmetros e passos diferentes (as vezes até MUITO diferentes)...

Gostaria muito de ler a posição de alguém que ja teve ambos (do mesmo "tamanho" é claro) sem diferença grande de tempo. Mas sem escrever opiniões de vendedores, mecanicos e demais envolvidos da area porque lá no fundo sempre tem alguma "coisinha" favorecendo um lado ou o outro... Enfim, um simples proprietário que usava o barco pra lazer.

Fiquei louco com o que li outro dia, não me recordo em que forum era mas... Falar que Mercury é ruim porque tem gente vendendo semi-novo com pouca hora de uso ???? ai ai ai hein ! Até pouco tempo atrás tinha Evinrude E-TEC 08/09 no MercadoLivre, com 14 horas de uso. Uma coisa não tem nada a ver com a outra !

E sobre a revisão com 300 horas ??? Não sei o que falar... Tem alguém por aqui "frio" o suficiente para não fazer absolutamente nada durante as 300 horas ??? Acho que eu não teria coragem !

#19 ASantiago

ASantiago

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 71 posts
0
neutro

Postado 02 setembro 2009 - 01:11

Concordo com vc Vitor.
Quero ver se alguém aqui no fórum já usou um E-TEC por pelo menos umas 100 horas sem ter que fazer nada. Nem uma velinha? nem uma limpezinha? nem um filtrozinho?... nada? Com esse combustível que a gente tem que usar? é ruim heim!!

#20 JorgeParagon

JorgeParagon

começando a responder

• Pescadores
  • 345 posts
5
neutro

Postado 02 setembro 2009 - 02:20

Concordo com vc Vitor.
Quero ver se alguém aqui no fórum já usou um E-TEC por pelo menos umas 100 horas sem ter que fazer nada. Nem uma velinha? nem uma limpezinha? nem um filtrozinho?... nada? Com esse combustível que a gente tem que usar? é ruim heim!!

Atenção é trezentas horas sem manutenção profissional,lógico que tem que lavar o motor ,passar spray ,etc se for usar em agua salgada tem que ter manutenção maior ,adoçar ,etc...
ta lá no manual! com relação as velas durarem ,são velas diferentes ,e a centelha é menor porque a queima é melhor controlada ,por isto gasta menos vela.agora se colocar gasolina batizada e não trocar o filtro ,vai ter problema antes das 300 horas ,se deixar gasolina ruim tambem ,com relação aos condicionadores de gasolina não tenho testes aqui no Brasil com nossa gasolina ,e sim pode usar a hibernação aqui mesmo com nossas temperaturas.
Todos os motores 4 ou 2 tempos apresentam consumo semelhante alguns melhores numa faixa e outros em outra ,a diferença é irrelevante ,é questão de Mkt ,o diferencial é peso ,torque em que os dois tempos tem vantagens sobre os quatro tempos ,de resto Opti x E-TEc ,eu acho que o E-TEC é mais moderno e com tecnologia melhor ,é só isto.
Abraços

#21 JorgeParagon

JorgeParagon

começando a responder

• Pescadores
  • 345 posts
5
neutro

Postado 02 setembro 2009 - 03:10

E-Tecs

Fatos ou mitos?

Após quatro anos de seu lançamento e de muita discussão na Internet, clubes, marinas e oficinas quer seja sobre a propaganda nos EUA (o infomercial onde uma lancha com E-tec afunda outra com Yamaha) quer seja sobre as trezentas horas entre revisões ou sobre seu funcionamento no Brasil (Álcool na gasolina), todos querem saber se realmente o motor da Evinrude é tudo aquilo se fala dele na propaganda ,nada como o tempo ,aliás ,dizem que o tempo é o senhor da verdade .Então Vamos aos fatos.

1) Trezentas horas entre as revisões periódicas.

Entender o significado desta premissa dos motores Evinrude talvez tenha sido a maior dificuldade do usuário comum, alguns entendem que são trezentas horas sem manutenção, que o anodo vai durar às trezentas horas ou que até mesmo o óleo de rabeta usado em determinadas condições vai ter uma vida útil de trezentas horas.O manual do proprietário na programação de manutenção indica um total de trezentas horas entre as revisões periódicas e salienta que a manutenção de rotina é necessária para todos os produtos mecanizados.Ressalvando inclusive que: Para uso comercial ou pesado, deve-se fazer verificações mais freqüentes desses itens (recomenda-se verificações anuais) .Obviamente manuais também tem a premissa de invariavelmente não serem lidos,neste caso a ignorância custa caro seja para o proprietário ou para a Evinrude ,onde não são raros os casos em que mesmo que o usuário tenha sido negligente a peça em questão foi substituída em garantia.

Talvez algumas revendas não façam, mas deveria ser obrigatória a entrega técnica do motor.A grande maioria dos usuários tem uma opinião própria sobre como de ser feita a manutenção e operação do motor e às vezes algum antagonismo ou mesmo velhos hábitos, como dar um banho de vaselina no motor ainda são muito comuns.Lanchas que trafeguem em canais estreitos como o de Cabo Frio onde há um grande número de pescadores no costão devem ter o hélice retirado periodicamente para ver se não há linhas de pesca que possam deslocar os retentores da rabeta afim de não vazar óleo ou entrar água.A grande maioria dos "marinheiros ou lavadores de lancha" desconhece certos procedimentos que são ministrados na entrega técnica e mesmo assim como a rotatividade no setor é alta, principalmente nas grandes marinas, os conhecimentos se perdem na passagem do cargo.No nosso caso que é manutenção de motores em uso em água salgada, apenas na ultima página do manual diz-se que: O uso em água salgada exige inspeções e lubrificações mínimas adicionais.Com todos estes detalhes os motores monitorados por nós apresentaram um índice mínimo em relação a questões de garantia e de funcionamento insatisfatório e mesmo assim ligados a parte de mapeamento da ignição,em que não impede o uso do motor.

Consumo – a propaganda assegura que os motores E-tecs são os mais econômicos, na verdade após testes de diversas revistas o que se verifica é que os motores modernos querem sejam de dois tempos ou quatro tempos com injeção tem um consumo muito parecido diferenciando em determinadas rotações e velocidades, mas como todos tem torque e curva de potencia diferentes fica muito difícil fazer uma comparação direta entre dois e quatro tempos, na verdade a analise mais importante para o usuário final é quando compara o seu E-tec com relação ao seu motor anterior quer seja tenha sido carburado , ficht ,dois ou quatro tempos, em todos os casos a opinião foi unânime sobre como os E-Tecs são mais econômicos.

Todos os anunciantes de motores dizem que seus produtos são os mais rápidos e mais potentes do mercado. Neste caso a Legislação americana diz que a potencia declarada pelo fabricante não deve ser superior nem inferior a 10% da potencia anunciada. Neste caso nós gostariamos de saber qual a potência correta aqui no Brasil, com nossa gasolina batizada com vinte e cinco por cento de álcool somente testes no dinamômetro poderão dizer corretamente qual a verdadeira potencia, qual o torque em cada rotação e mesmo assim seriam necessárias umas amostras mínimas de cada motor para ser tirada a média, pois mesmo motores iguais tem diferenças na potência e torque.

Garantia. Aqui é o ponto forte da Evinrude, não apenas foram pouquíssimos casos de garantia, é bem verdade que nos primeiros motores apresentaram um número maior, hoje é quase desprezível e raro o procedimento de garantia, em quatro anos de E-tecs só vimos uma cabeça de força com problema.Sendo esta garantia incondicional, nunca vi nenhuma solicitação de garantia de um E-tec ser negada.

Valor de mercado. É difícil dizer qual o valor de revenda de um E-tec, somente agora alguns estão sendo revendidos e não sei qual a queda de preço em relação a um motor novo isto ainda vai demandar um tempo a mais.

Motores mais limpos. Este característica do motor que de acordo com a EPA (inclusive ganhou um prêmio dela) são os mais limpos, em muito pouco interessa ao consumidor brasileiro, na verdade ele quer ligar o motor e não ver aquela fumaça branca invadindo o píer, aliás, para muitos a fumaça branca é identificada como motores dois tempos e o fato de os motores Evinrude serem exclusivamente marítimos leva sempre a pergunta.

Mas os motores dois tempos não foram banidos? Não são coisas do passado?Porque as motos de dois tempos não são mais fabricadas?

E-tecs e a gasolina brasileira. Os grandes problemas causados pelo álcool em nossa gasolina são resultantes do contato de certas ligas metálicas e certos tipos de borrachas com o álcool ou o subproduto resultante da separação do álcool da gasolina por um excesso (mais de 5%) de água. A OMC teve diversos problemas nesta área nos anos 80 e 90 e aprendeu a lição que foi herdada pela BRP.Todos os componentes fabricados por ela são aprova de álcool, inclusive as caixas separadoras, que eram o calcanhar dos fichts.O grande problema da gasolina brasileiro é resultante do crime de falsificação de combustível e neste caso não existe motor nenhum que funcione satisfatoriamente com gasolina adulterada.Tivemos pouquíssimos casos de garantia, acho que um ou dois de problemas relacionados à gasolina e mesmo assim nos motores pré-série.Neste aspecto a dor de cabeça maior esta com a concorrência.

Internet – A grande rede é hoje o melhor referencial de estudo para qualquer objeto que se queira comprar, seja um sapato ou até um automóvel, todos os proprietários dão sua opinião e a pesquisa diária nos fóruns transmite a segurança necessária em dissipar qualquer dúvida em relação a um item em que se queira adquirir, quer seja em relação ao motor, sua garantia, assistência técnica, problemas relacionados ao álcool na gasolina, satisfação entre proprietários, consumo, melhor ajuste de hélice, pequenas dúvidas em relação à manutenção, etc.neste ponto a pesquisa realizada no recente verão norte americano mostrou que a grande dúvida dos clientes é em relação a preço, longevidade, problemas causados na montagem do barco, comparações com motores anteriores querem sejam dois ou quatro tempos, neste quesito os E-tecs tem se mostrado bem superiores a media, principalmente quando perguntados sobre satisfação com o produto.

Conclusão. A propaganda do E-tec é exatamente o que ela é propaganda e o motor se for comparado as suas gerações anteriores e mesmo em relação a sua concorrência é um salto bem expressivo.O que realmente importa é a satisfação do cliente, esta é a melhor propaganda talvez o fato de não poder errar mais, já que a antiga OMC pecou em alguns aspectos dos finados Fichts, a campanha tenha sido bem agressiva, o que causou um certo furor entre os concorrentes para dizer o mínimo, criando até uma certa animosidade somente vista em relação a times de futebol, paixões por marca ou qualquer coisa no gênero, acho que neste aspecto polemico a BRP conseguiu criar uma "aura" em relação aos E-Tecs, criando o mito da indestrutibilidade, o que eventualmente causa uma ou outra frustração, mesmo que o defeito do motor

não tenha sido causada por erro de fabricação, a vasta maioria dos problemas encontrados são originados em erros de montagem, procedimentos errôneos do usuário, combustível adulterado e baterias descarregadas.Que venha agora a linha completa dos E-tecs dos 9.9 aos 300 hps, pois que a marca já se encontra consolidada e é sinônimo de qualidade.

PARAGON

#22 Eduardo A. Adami

Eduardo A. Adami

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.246 posts
10
Boa
  • Estilo de Pesca:Arremesso, corrico, JJ, embarcada no mar.

Postado 02 setembro 2009 - 03:55

Muito boa matéria :bs-aplauder:

A maioria dos usuários são assim, principalmente usuários esporádicos:

Se o motor nunca dá problema e ele faz revisões periódicas, ele vai sempre falar bem do motor.
Agora basta o motor dar um probleminha que o usuário vai botar no jornal que o motor não presta.
Eu não usaria 300 hs um motor sem nunca fazer nada nele, é contra meus princípios.

Abs

#23 Cap. Tuba

Cap. Tuba

Administrador

• Administrador Geral
  • 19.821 posts
275
Ótima

Postado 02 setembro 2009 - 04:48

Todos os componentes fabricados por ela são aprova de álcool, inclusive as caixas separadoras, que eram o calcanhar dos fichts

oi Jorge, os novos separadores de vapor são plasticos ou mudaram o sistema de pintura dos mesmos?

os raros problemas que eu tive com meus FICHT foram relacionados a pintura do separador de vapores que descolava e danificava a bomba elétrica

abraxxxxxxxxxx

#24 JorgeParagon

JorgeParagon

começando a responder

• Pescadores
  • 345 posts
5
neutro

Postado 02 setembro 2009 - 06:31

oi Jorge, os novos separadores de vapor são plasticos ou mudaram o sistema de pintura dos mesmos?

os raros problemas que eu tive com meus FICHT foram relacionados a pintura do separador de vapores que descolava e danificava a bomba elétrica

abraxxxxxxxxxx

Grande Tuba ,me lembro de vc no Salão do rio ,ha uns 3 ou 4 anos...

é a caixa separadora dos E-TEc's é de Plastico ,aliás tudo o que é de alumínio sem pintura o alcool corroi .

Abraços

#25 Cássio Arruda

Cássio Arruda

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 27 posts
0
neutro

Postado 02 setembro 2009 - 08:12

é a caixa separadora dos E-TEc's é de Plastico ,aliás tudo o que é de alumínio sem pintura o alcool corroi .

Abraços

Paragon, e quanto ao amaciamento, é verdade que posso já utilizar o E-TEC pela primeira vez como se já fosse um motor amaciado, ou é bom seguir algum procedimento de amaciamento?
Obrigado.

#26 Cesar

Cesar

começando a responder

• Pescadores
  • 832 posts
0
neutro
  • Nome Real:Cesar de Moura Valente
  • Estilo de Pesca:esportiva embarcada

Postado 02 setembro 2009 - 09:19

Agora temos mais um expert em motores, fiz um curso do paragon quando as feiras náuticas eram no rio centro, temos mais uma presença de peso (em todos os sentidos kkkkkkkk) na família Pescaki, bem vindo camarada.

#27 JorgeParagon

JorgeParagon

começando a responder

• Pescadores
  • 345 posts
5
neutro

Postado 03 setembro 2009 - 09:55

Pode baixar a bota desde o primeiro segundo!puxar esqui ,dar final ,etc .

Porque?

1) A liga dos pistões foi desenvolvida pela Nasa,aguentam 2.5 vezes mais calor do que uma liga de aluminio normal.
2)durante as primeiras duas horas,toda a vez que ultrapassar os dois mil giros ,o módulo enviará uma quantidade extra de óleo.
3)Anéis já temperados.

Aliás na entrega técnica ,o técnico deve aprovar se o helice está de acordo com o giro do motor.

Abraços

#28 Cap. Tuba

Cap. Tuba

Administrador

• Administrador Geral
  • 19.821 posts
275
Ótima

Postado 03 setembro 2009 - 10:18

Abraços

Que bacana quando eu tinha um realcionamento póroximo do pesoal da OMC( BRP) eu sugerí que essa caixa fosse feita em plastico para evitar esse problema, faz tempo que e mudei para os diesel pelo tamanho das lanchas e estou um pouco dsatualizado sobre as mudanças.

hoje eu fosse comprar uma lancha com popa sem dúvida seria com E-Tec

abração

#29 Cássio Arruda

Cássio Arruda

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 27 posts
0
neutro

Postado 03 setembro 2009 - 09:47

Pode baixar a bota desde o primeiro segundo!puxar esqui ,dar final ,etc .

Porque?

1) A liga dos pistões foi desenvolvida pela Nasa,aguentam 2.5 vezes mais calor do que uma liga de aluminio normal.
2)durante as primeiras duas horas,toda a vez que ultrapassar os dois mil giros ,o módulo enviará uma quantidade extra de óleo.
3)Anéis já temperados.

Aliás na entrega técnica ,o técnico deve aprovar se o helice está de acordo com o giro do motor.

Abraços

Paragon, aproveitando de sua boa vontade, estou aguardando a construção de uma Malibu 16 na Levefort, com um E-TEC de 60 HP, e me disseram que a entrega técnica consiste apenas de passar as informações gerais e em ligar o motor para testá-lo. Então, queria saber de você se isso é suficiente e está dentro do que a BRP determina aos revendedores, ou se eles deveriam fazer essa entrega técnica em algum lago ou represa, até mesmo para verificar essa questão de adequação do Hélice, como você disse.
Obrigado.

#30 Marcello

Marcello

começando a responder

• Pescadores
  • 538 posts
1
neutro
  • Nome Real:Marcello Castro Faveret

Postado 04 setembro 2009 - 08:44

Paragon, aproveitando de sua boa vontade, estou aguardando a construção de uma Malibu 16 na Levefort, com um E-TEC de 60 HP, e me disseram que a entrega técnica consiste apenas de passar as informações gerais e em ligar o motor para testá-lo. Então, queria saber de você se isso é suficiente e está dentro do que a BRP determina aos revendedores, ou se eles deveriam fazer essa entrega técnica em algum lago ou represa, até mesmo para verificar essa questão de adequação do Hélice, como você disse.
Obrigado.

Caro Cassio,

tenho uma parelha de ETEC 150hp . A entrega técnica foi feita no ICRJ simplesmente acionando os motores e o tecnico verificando no computador os parametros. Curiosamente um dos motores na ocasião , não foi aprovado pois dois bicos não estavam operando a contento. Tive que aguardar mais uma semana e aí então sim deu tudo certo.
Hoje, passados 15 meses os motores já estão com 600 horas e funcionam maravilhosamente bem.
Fiz a revisão das 600 horas na semana passada e o técnico me assegurou que está tudo 100%.
Trocados todos os filtros, rotores das bombas e óleo de rabeta.
A unica coisa que não funciona bem é a indicação e o controle de combustível. Comprei o chip( R$350,00) para acrescentar no I Command mas marca muito menos do que realmente gasta. Talvez o Paragon possa me orientar nisto.

#31 JorgeParagon

JorgeParagon

começando a responder

• Pescadores
  • 345 posts
5
neutro

Postado 04 setembro 2009 - 08:38

Caro Cassio,

tenho uma parelha de ETEC 150hp . A entrega técnica foi feita no ICRJ simplesmente acionando os motores e o tecnico verificando no computador os parametros. Curiosamente um dos motores na ocasião , não foi aprovado pois dois bicos não estavam operando a contento. Tive que aguardar mais uma semana e aí então sim deu tudo certo.
Hoje, passados 15 meses os motores já estão com 600 horas e funcionam maravilhosamente bem.
Fiz a revisão das 600 horas na semana passada e o técnico me assegurou que está tudo 100%.
Trocados todos os filtros, rotores das bombas e óleo de rabeta.
A unica coisa que não funciona bem é a indicação e o controle de combustível. Comprei o chip( R$350,00) para acrescentar no I Command mas marca muito menos do que realmente gasta. Talvez o Paragon possa me orientar nisto.

Verificação de parametros não é entrega técnica , é a ativação do motor e se está montado de acordo com os padrões da BRP ,não necessita ser efetuada na frente do proprietário,entrega tecnica envolve o proprietário ou seu preposto e é feita em duas etapas ,uma em terra onde se demonstra os equipamentos do motor ,tanque de óleo ,configuração de painel,como manter e lavar o motor,e outros procedimentos , a segunda parte é na agua e onde é observado o comportamento da embarcação e ensinado qual a melhor solução de navegação ,alem de outros detalhes ,uma entrega técnica demora mais de duas horas e considero fundamental para a longevidade do motor e da alegria do proprietário.
Com relação ao chip do I-Command deve ser algum parametro errado na configuração ou programação

Abraços

#32 Paulo Moitha

Paulo Moitha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 37 posts
0
neutro
  • Nome Real:Paulo Antonio
  • Estilo de Pesca:Oceanica, corrico, rodada

Postado 03 agosto 2010 - 01:05

Se bem que essa história de primeira revisão só com 300 horas de uso,duvido e quero que alguém me prove o contrário.

Bom pessoal, em resposta ao amigo Santiago e ao amigo Vitor e a todos que duvidam dos famosos E-tec's. Comprei um evinrude e-tec 60 em 2007 o qual faz conjunto com minha floripa 160. Ambos sao grandes guerreiros, esse barco me leva fazer pescarias no mar azul aqui em SC por volta dos 50 mts o que representa 20milhas nauticas para ir e 20 mn para voltar. Saio da marina com 50 lts da nossa famosa e tradicional gasolina "abencoada" por volta das 7 da matina, corrico o dia inteiro, e volto 3-4 hrs da tarde e ainda me sobra alguma gasolina no tanque. Em relacao a confiabilidade, em 3 anos o motor so nao ligou na primeira batida de chave 2 vezes, uma qndo o cabo da bateria estava desconectado e outra qndo o manete estava engrenado, portando as 2 foram minhas faltas e nao dele, ou seja, ele eh muito mais confiavel do que eu. E para terminar esta carta, sei que isso nao eh motivo de orgulho, muito pelo contrario, estou vendo nesta semana mesmo para fazer a minha primeira revisao, qndo o meu horimetro parou de funcionar o barco estava com 288 hrs de uso, depois disso peguei mais umas 2 temporadas de pesca no mar azul, fora todas as outras voltas por aqui. So ficarei sabendo qntas horas o motor realemnte esta qndo ligar o computador na revisao mas garanto a vcs que ja passou das 400 e ate agora nada, nada, e mais nada alem de poucas espirradas de WD-40 foram feitas neste motor. Portanto, repito.... sei que eh errado e nao eh motivo de orgulho, mas meu motor passou bonito das 400 hrs sem nenhuma revisao. Eles realmente funcionam!!!

#33 Alexandre Campos

Alexandre Campos

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.039 posts
102
Ótima
  • Nome Real:Alexandre Campos
  • Estilo de Pesca:todas

Postado 03 agosto 2010 - 10:43

Paulo, o WD NÂO É RECOMENDADO como anticorrosivo, pois é de base de petróleo e pode atacar as mangueiras e as peças plásticas.
Eu posso te dizer que vc teve sorte até agora, de não precisar de peças para seu motor, pois a maioria das reclamções sobre a BRP é quanto a falta de peças no Brasil.
O Paragon recomenda SILICONE INDUSTRIAL, e LUBRIFICANTES (white lub, qqer coisa LUB), como anticorrosivos, bem como o spray do marinheiro.

#34 Elder

Elder

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 277 posts
1
neutro
  • Nome Real:Elder Ivan Perez Brun
  • Estilo de Pesca:esportiva embarcado mar e costão

Postado 04 agosto 2010 - 11:40

Caro Paragon e demais colegas.
Bom dia !!
Qual a diferença entre os motores E-Tec da cor azul e da cor branca?.
Sem mais.
Big abração

#35 JorgeParagon

JorgeParagon

começando a responder

• Pescadores
  • 345 posts
5
neutro

Postado 04 agosto 2010 - 11:50

Caro Paragon e demais colegas.
Bom dia !!
Qual a diferença entre os motores E-Tec da cor azul e da cor branca?.
Sem mais.
Big abração

Hoje em dia ,é nenhuma,somente a cor!.

• A Lyfinite treatment – this is a trademarked process and Evinrude owns the trademark. It puts the first protective coating on the metal components.

• EDP – Electro Deposition Paint – this is based on the fundamental physics principle that opposites attract. The metal parts are charged with direct current and then immersed in a bath that has oppositely charged paint particles in it. This allows every corner, crack, and crevice to have a continuous even coating over the entire surface of the part.

• Primer is then added.

• Finally the finish coat.

Abraços

#36 Elder

Elder

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 277 posts
1
neutro
  • Nome Real:Elder Ivan Perez Brun
  • Estilo de Pesca:esportiva embarcado mar e costão

Postado 04 agosto 2010 - 12:40

Muito obrigado Jorge.
A duvida surgiu pois tenho observado que mesmo sendo motores com a mesma potencia
( no meu caso a pesquisa esta nos 115 HP)os motores com pintura branca são mais caros.
Sem mais.
Big abração

#37 JorgeParagon

JorgeParagon

começando a responder

• Pescadores
  • 345 posts
5
neutro

Postado 04 agosto 2010 - 02:49

Muito obrigado Jorge.
A duvida surgiu pois tenho observado que mesmo sendo motores com a mesma potencia
( no meu caso a pesquisa esta nos 115 HP)os motores com pintura branca são mais caros.
Sem mais.
Big abração

Atenção é preciso não confundir os 20 polegadas ,que no Brasil normalmente são azuis com os 25 polegadas ,que normalmente no Brasil são brancos ,acho que não trazem o 25 azul nem o 20 branco para o Brasil.

Abraços

#38 Paulo A. Ferreira

Paulo A. Ferreira

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 152 posts
6
neutro
  • Nome Real:Paulo A. Ferreira
  • Estilo de Pesca:Embarcada , praia , costão

Postado 02 fevereiro 2012 - 02:49

Passado um ano e cinco meses deste debate , será que existem novidades a respeito dos motores e-tec , quanto a sua durabilidade , manutenção , peças de reposicão , valor de revenda de usados etc..... ???

#39 Alexandre Campos

Alexandre Campos

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.039 posts
102
Ótima

Postado 03 fevereiro 2012 - 08:42

Tem um tópico aqui sobre uma parelha de 130 hps esquentando...
E já apareçeu relato de 115 tbm.

#40 JorgeParagon

JorgeParagon

começando a responder

• Pescadores
  • 345 posts
5
neutro

Postado 03 fevereiro 2012 - 08:31

Passado um ano e cinco meses deste debate , será que existem novidades a respeito dos motores e-tec , quanto a sua durabilidade , manutenção , peças de reposicão , valor de revenda de usados etc..... ???

Ë sempre bom conversar com quem tem ,se no seu clube existe algumusuário ,pergunte a ele se esta satisfeito ou não.De um pulo nos grandes Clubes no Rio de janeiro (ICRJ,Marina Barra Clube,etc)ou Angra dos Reis ,faça uma pesquisa e voce saberá o resultado.

Abraços

#41 Paulo A. Ferreira

Paulo A. Ferreira

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 152 posts
6
neutro

Postado 04 fevereiro 2012 - 08:19

Ë sempre bom conversar com quem tem ,se no seu clube existe algumusuário ,pergunte a ele se esta satisfeito ou não.De um pulo nos grandes Clubes no Rio de janeiro (ICRJ,Marina Barra Clube,etc)ou Angra dos Reis ,faça uma pesquisa e voce saberá o resultado.

Abraços

Valeu Jorge , mas eu não sou sócio de nenhum clube , tenho um barco pequeno tipo desses que não precisa de marina , e quero partir para um maior , por isso a pergunta aqui no fórum. Grande abraço fique com Deus.

#42 Schmi

Schmi

Já estou me enturmando!

• Usuário Comercial
  • 109 posts
5
neutro
  • Nome Real:Thomas Schmidt
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 05 fevereiro 2012 - 08:46

Opa Paulo,

Tenho um Envirude E-tec 60hp há 1 ano e meio e estou muito satisfeito.
Bom desempenho, silencioso e muito, muito econômico...
Durante minhas pesquisas antes da compra ouvi de tudo, falta de peças, manutenção alta, etc...Hoje está com 360 horas de uso e perfeito...

O que eu ouço de todos os proprietários e de quem trabalha no ramo é..." motores injetados, você tem que usar..." Se deixa muito tempo parado, usando apenas na temporada e tals vai ter dor de cabeça devido a baixa qualidade de nosso combustível e acumulo de sujeira nos bicos", neste caso os carburados beberrões são mais vantajosos...

Não sei não, mas se hoje fosse comprar outro motor, compraria outro E-tec.

Abraços
Schmidt

#43 Paulo A. Ferreira

Paulo A. Ferreira

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 152 posts
6
neutro

Postado 05 fevereiro 2012 - 12:13

Opa Paulo,

Tenho um Envirude E-tec 60hp há 1 ano e meio e estou muito satisfeito.
Bom desempenho, silencioso e muito, muito econômico...
Durante minhas pesquisas antes da compra ouvi de tudo, falta de peças, manutenção alta, etc...Hoje está com 360 horas de uso e perfeito...

O que eu ouço de todos os proprietários e de quem trabalha no ramo é..." motores injetados, você tem que usar..." Se deixa muito tempo parado, usando apenas na temporada e tals vai ter dor de cabeça devido a baixa qualidade de nosso combustível e acumulo de sujeira nos bicos", neste caso os carburados beberrões são mais vantajosos...

Não sei não, mas se hoje fosse comprar outro motor, compraria outro E-tec.

Abraços
Schmidt

Obrigado pela dica amigo , agora se puder especificar em números a economia que tens conseguido com o motor eu agradeço , grande abraço.

#44 Acrisio

Acrisio

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 219 posts
0
neutro
  • Nome Real:Acrisio Pozzatti Junior
  • Estilo de Pesca:pesca e mergulho esportivo

Postado 03 março 2014 - 07:30

bom dia.

ótima colocação do Paulo, pois quando e zero km, tudo e ótimo.

tenho ETEC desde 2008, comprado zero, o indiquei a vários amigos que estavam  na duvida, mas com passar do uso as coisas mudaram,

tive já 2 bicos injetores substituídos, problemas com sensores, e agora por ultimo, em pleno verão problemas com lubrificação, um pistão travou,

(bateu motor), 40 dias para conseguir peças  e continua com problemas, péssima assistência técnica no meu estado.

, tenho máximo cuidado com uso, sempre aqueço bem antes de sair, adoço imediatamente ao voltar,uso óleo XD100(sintético)

gasolina podium, ligo 2 x por semana quando não saio. já devo ter gasto 50% do valor de um zero em manutenção e diferença de custo de gaz podium

não compraria outro ETEC .

" MELHOR MOTOR" e aquele que tem assistência técnica honesta e " realmente" capacitada, próximo de onde reside, não importa a marca !

#45 Alexandre Campos

Alexandre Campos

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.039 posts
102
Ótima

Postado 03 março 2014 - 07:41

Bom, um relato de quem tem. 

Problemas todos os motores dão, o importante é peças e, neste ponto a BRP falha muito.

A propósito, quantas horas tem seu motor?

#46 Richard Stender

Richard Stender

Descobrindo as artificiais...

• Pescaki V.I.P
  • 1.929 posts
111
Ótima
  • Nome Real:Richard Stender
  • Estilo de Pesca:No mar, embarcado c/ artificial e natural

Postado 09 março 2014 - 09:00

O meu, um 90, comprei em 2011. Esta com 230 hs e até agora só alegria!

Motor econômico, potente, silencioso. A contar por minha experiência até aqui,

também compraria outro ETEC.

Só gostaria de saber se foram solucionados os problemas de super aquecimento

nos 115/130 qua estão sendo entregues novos ultimamente... 

Seria bom se alguém que comprou esses motores recentemente, pudesse se manifestar por aqui...

Abraços!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)