Ir para conteúdo

Foto

Problema com Linha no Molinete

• Por favor, faça o login para responder
18 respostas neste tópico

#1 Leonardo

Leonardo

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.868 posts
34
Ótima
  • Nome Real:Leonardo Willrich
  • Estilo de Pesca:Iscas Artificiais - Plugs, JJ e Trolling

Postado 25 abril 2009 - 09:19

Olá!

Recentemente comprei dois molinetes, um Symetre e outro Sedona, ambos 4000. Surgiu uma dúvida, no Symetre a linha ficou de maneira parelha e reta, já no Sedona ficou um formato concavo no meio do carretal, está certo isso? O que pode ser? Tem como arrumar? Ou é pela caracteristica do molinete mesmo? Em ambos coloquei a mesma linha e usei o mesmo método para colocar a linha...

Abaixo segue uma foto para exemplificar o caso:

Symetre:

Sedona:

Sei que isso já foi comentado em algum tópico, mas não consegui encontrar... Também aproveitei para abrir um novo para exemplificar com as imagens!

Valeu!

#2 Claudio GP

Claudio GP

começando a responder

• Pescadores
  • 676 posts
0
neutro
  • Nome Real:Cláudio Giron Portugal
  • Estilo de Pesca:esportiva rio (Tucunaré) e fundo(baia)

Postado 25 abril 2009 - 10:25

Com o meu Sienna apareceu isto. resultado, deixei com menos linha!!!
Procurar pelo sistema de busca aqui é tentar achar agulha em palheiro.
Melhor sempre perguntar de novo que os entendidos logo aparecem!!!
Especulo excesso de linha no carretel, um é maior q outro, acontece!!!
assobiando.gif assobiando.gif assobiando.gif
Tambem reforço a pergunta!

#3 Celio

Celio

Capitão Caroço

• Moderador
  • 5.238 posts
2
neutro
  • Nome Real:Celio Kelab
  • Estilo de Pesca:Vertical, bait e mosca

Postado 25 abril 2009 - 10:56

amigos, o problema está no sistema de enrolamento, que é ditado pelos cortes/sulcos existentes no eixo sem-fim. É uma questão de projeto e não de defeito. A linha passa muito rápido e enrola pouco perto dos extremos, depois dá umas voltas sobre si mesma perto mas já descolada do extremo, depois passa rápido demais pelo meio, e repete tudo no outro extremo. O ideal mesmo é o sistema de duas velocidades, em que o rotor dá várias voltas bem paralelas para subir e poucas voltas diagonais para descer

Em certos modelos, como nos que enrolam mais perto de um extremo que do outro, é possível corrigir isso com a colocação ou retirada de discos, mas esse não é o caso

Porém, é possível minimizar isso. Vc tem que tirar toda a linha e fazer uma cama manualmente, enrolando a linha para ficar no formato oposto a esse e depois enrolar a linha de pesca normalemente sobre a cama.

E tira um pouco de linha, pois o carretel ficou muito cheio

#4 Jonas Cavarzzan

Jonas Cavarzzan

começando a responder

• Pescadores
  • 346 posts
0
neutro
  • Nome Real:Jonas Cavarzzan
  • Estilo de Pesca:Corrico, Pincho com Artificiais e Naturais

Postado 25 abril 2009 - 12:29

Caramba, exagero na dose de linha. Tira um pouco da linha do sedona ai thumbsup.gif

#5 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.734 posts
414
Ótima
  • Nome Real:José Normando dos Santos
  • Estilo de Pesca:amadora

Postado 25 abril 2009 - 09:05

QUOTE(Celio @ Apr 25 2009, 10:56 AM) <{POST_SNAPBACK}>
amigos, o problema está no sistema de enrolamento, que é ditado pelos cortes/sulcos existentes no eixo sem-fim. É uma questão de projeto e não de defeito. A linha passa muito rápido e enrola pouco perto dos extremos, depois dá umas voltas sobre si mesma perto mas já descolada do extremo, depois passa rápido demais pelo meio, e repete tudo no outro extremo. O ideal mesmo é o sistema de duas velocidades, em que o rotor dá várias voltas bem paralelas para subir e poucas voltas diagonais para descer

Em certos modelos, como nos que enrolam mais perto de um extremo que do outro, é possível corrigir isso com a colocação ou retirada de discos, mas esse não é o caso

Porém, é possível minimizar isso. Vc tem que tirar toda a linha e fazer uma cama manualmente, enrolando a linha para ficar no formato oposto a esse e depois enrolar a linha de pesca normalemente sobre a cama.

O Célio disse tudo, neste caso o curso do eixo é muito curto em relação à largura do carretel. A solução é a que ele recomendou! thumbsup.gif thumbsup.gif thumbsup.gif

#6 Leonardo

Leonardo

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.868 posts
34
Ótima

Postado 26 abril 2009 - 11:37

Olá amigos!!!

Fiz o que o Celio sugeriu e ficou bom, já está com uma aparencia melhor! Com relação a quantidade de linha não se assustem, até eu conseguir fazer um bimini twiste decente já foi a metade da linha embora, hehehe...

Agora ficou outra dúvida, estava testando o equipamento simulando uma tomada de linha e, depois da brincadeira, percebi que a linha ficou frouxa em alguns pontos e em outros ficou encavalada... Será que abasteci o carretel com a linha muito folgada? Seria recomendado tirar a linha e colocar ela novamente com um pouco mais de pressão para evitar isso? Pior que essas alças que ficam prejudicam no arremesso e as vezes podem até mesmo enroscar nos passadores e acabar estourando a linha e a perda da isca...

Valeu!

#7 Celio

Celio

Capitão Caroço

• Moderador
  • 5.238 posts
2
neutro
  • Nome Real:Celio Kelab
  • Estilo de Pesca:Vertical, bait e mosca

Postado 26 abril 2009 - 11:53

QUOTE(Leonardo @ Apr 26 2009, 23:37 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Olá amigos!!!

Agora ficou outra dúvida, estava testando o equipamento simulando uma tomada de linha e, depois da brincadeira, percebi que a linha ficou frouxa em alguns pontos e em outros ficou encavalada... Será que abasteci o carretel com a linha muito folgada? Seria recomendado tirar a linha e colocar ela novamente com um pouco mais de pressão para evitar isso?
Valeu!

sim. provavelmente faltou pressão. e, sim, acho melhor enrolar novamente com boa pressão

#8 Leonardo

Leonardo

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.868 posts
34
Ótima

Postado 27 abril 2009 - 09:37

QUOTE(Celio @ Apr 26 2009, 23:53 PM) <{POST_SNAPBACK}>
sim. provavelmente faltou pressão. e, sim, acho melhor enrolar novamente com boa pressão

Valeu Célio!

Vou fazer conforme o indicado, vamos ver como irá ficar!!! Para carretilha eu já sabia que uma boa prática era primeiro tirar a linha do carretel e vir recolhendo com bastante tensão, dai dar um novo espaço para o carretel e voltar recolhendo, dá bastante trabalho e é bem demorado, mas na carretilha fica ótimo! Achei que no molinente não teria esse problema, mas vou tentar enrolar mais apertado!

#9 Mharatani

Mharatani

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 239 posts
0
neutro
  • Nome Real:Mario Haratani
  • Estilo de Pesca:Iscas Artificiais

Postado 27 abril 2009 - 10:02

Leonardo, além do que os companheiros disseram, o diâmetro da linha e do carretel vão influir (ainda que pouco). Conforme já dissream aí pra cima, o melhor é enrolar com mais pressão, pelo menos na parte mais interna, para diminuir o efeito nas últimas voltas.

#10 Cap. Tuba

Cap. Tuba

Administrador

• Administrador Geral
  • 19.821 posts
275
Ótima
  • Nome Real:Antonio Amaral
  • Estilo de Pesca:Pirangueiro profissional :-)

Postado 27 abril 2009 - 10:13

QUOTE(Celio @ Apr 25 2009, 10:56 AM) <{POST_SNAPBACK}>

thumbsup.gif thumbsup.gif thumbsup.gif thumbsup.gif thumbsup.gif thumbsup.gif

#11 Beto Andrade

Beto Andrade

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 160 posts
0
neutro

Postado 27 abril 2009 - 10:18

Bom, por mais que vc tente nunca vai conseguir o mesmo bobinamento do Symetre no Sedona. O bobinamento do Symetre é um pouquinho diferente (melhor)...

Pra minimizar isso vc pode fazer o que o pessoal falou... Porém acho que no primeiro arremesso longo que vc fizer, ou na primeira tomada de linha de um peixe todo seu trabalho vai por água abaixo...

Quanto a força do bombinamento( sei que é importante) mas acho que não vai fazer tanta diferença... Tipo: "apertado" ou "muitíssimo apertado". Isso importa mais quando o arremesso é com carretilha pois a linha sai de forma diferente...

Acho que o mais importante de tudo, é vc diminuir um pouco da linha Principalmente do Sedona, pq se escapa uma alçada de linha da parte mais de baixo, um bolo de linha é levado aos passadores da vara causando uma grande cabeleira. E se vc tiver arremessando nessa hora uma isca pesada corre o risco até de quebrar a vara...

Isso que vc observou nos bobinamentos desses molinetes, pra pesca de costão(por exemplo) talvez não tenha tanta importancia, mas para o arremesso de iscas artificiais, principalmente as mais leves faz uma diferença danada.

#12 Armando Ito

Armando Ito

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 4.926 posts
923
Ótima
  • Nome Real:Armando
  • Estilo de Pesca:.

Postado 28 abril 2009 - 03:18

Leonardo... 3 coisas.....

O embobinamento do Symetre é Slow oscilation... ele enrola mais perfeito como o Célio falou...e o
Sedona é do comum....ou seja, tudo está normal....

Os molinetes tão com muita linha....principalmente o Sedona....cabeleira na certa..

Notei que a espessura da linha é grande....qual bitola vc tá usando?
pro 4000 , não usaria mais que 30 lbs.....

Abraço!

Ah! e multi tem que ser enrolado bem apertado....bem mesmo!

#13 Leonardo

Leonardo

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.868 posts
34
Ótima

Postado 28 abril 2009 - 07:41

QUOTE(Beto Andrade @ Apr 27 2009, 22:18 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Bom, por mais que vc tente nunca vai conseguir o mesmo bobinamento do Symetre no Sedona. O bobinamento do Symetre é um pouquinho diferente (melhor)...

Pra minimizar isso vc pode fazer o que o pessoal falou... Porém acho que no primeiro arremesso longo que vc fizer, ou na primeira tomada de linha de um peixe todo seu trabalho vai por água abaixo...

Quanto a força do bombinamento( sei que é importante) mas acho que não vai fazer tanta diferença... Tipo: "apertado" ou "muitíssimo apertado". Isso importa mais quando o arremesso é com carretilha pois a linha sai de forma diferente...

Acho que o mais importante de tudo, é vc diminuir um pouco da linha Principalmente do Sedona, pq se escapa uma alçada de linha da parte mais de baixo, um bolo de linha é levado aos passadores da vara causando uma grande cabeleira. E se vc tiver arremessando nessa hora uma isca pesada corre o risco até de quebrar a vara...

Isso que vc observou nos bobinamentos desses molinetes, pra pesca de costão(por exemplo) talvez não tenha tanta importancia, mas para o arremesso de iscas artificiais, principalmente as mais leves faz uma diferença danada.

Beleza Beto, obrigado pelas dicas!!!

#14 Leonardo

Leonardo

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.868 posts
34
Ótima

Postado 28 abril 2009 - 08:00

QUOTE(Armando Ito @ Apr 28 2009, 15:18 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Leonardo... 3 coisas.....

O embobinamento do Symetre é Slow oscilation... ele enrola mais perfeito como o Célio falou...e o
Sedona é do comum....ou seja, tudo está normal....

Os molinetes tão com muita linha....principalmente o Sedona....cabeleira na certa..

Notei que a espessura da linha é grande....qual bitola vc tá usando?
pro 4000 , não usaria mais que 30 lbs.....

Abraço!

Ah! e multi tem que ser enrolado bem apertado....bem mesmo!

Olá Armando,

Bem, pelo visto realmente tem diferença entre um e outro. Com relação a linha, está todo mundo me falando a mesma coisa... Eu sempre costumo colocar um pouco a mais pois a medida em que vamos pescando vai perdendo um pouco de linha!!! Também deixei um pouco mais para experimentar o Bimimi Twist, dessa linha toda já foi um pedaço e ainda não cheguei a perfeição do nó ainda!

Quanto a bitola, eu estou colocando uma 0,31. Acredito que ela bate nas 35 lbs. Acho que pro Sedona realmente é um pouco exagerado, mas como vou estar pescando em Floripa e sempre pode pintar um exageradinho, prefiro ter uma linha um pouco mais forte. A linha é uma Sumax Scorpion, sei que não é nenhuma brastemp, mas era a única que a loja tinha, então para não sair de mãos vazias... Logo troco por uma Power Pro 0,28 ou até mais fina!!!

Valeu!

#15 Leonardo

Leonardo

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.868 posts
34
Ótima

Postado 28 abril 2009 - 08:35

Pessoal,

Fiz o trabalho de tirar toda a linha e colocar a mesma novamente apertando ela mais e também fazendo uma cama para compensar o enrolamento em excesso nos extremos. Vejam se agora tem mais chance:

Valeu!

#16 Beto Andrade

Beto Andrade

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 160 posts
0
neutro

Postado 28 abril 2009 - 08:49

QUOTE(Leonardo @ Apr 28 2009, 20:35 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pessoal,

Fiz o trabalho de tirar toda a linha e colocar a mesma novamente apertando ela mais e também fazendo uma cama para compensar o enrolamento em excesso nos extremos. Vejam se agora tem mais chance:

Valeu!

Very good ! thumbsup.gif

bs-aplauder.gif

#17 Arnaldo Rampado

Arnaldo Rampado

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.245 posts
0
neutro
  • Nome Real:Arnaldo Rampado Neto
  • Estilo de Pesca:Fly / Jigging / Caiaque

Postado 28 abril 2009 - 08:53

ficou bem melhor... mas com o tempo vai formar a deformação novamente...

#18 Armando Ito

Armando Ito

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 4.926 posts
923
Ótima
  • Nome Real:Armando
  • Estilo de Pesca:.

Postado 28 abril 2009 - 09:40

QUOTE(Leonardo @ Apr 28 2009, 20:35 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pessoal,

Valeu!

Eu usaria 0,23 tranquilamente.....
Mas ainda tá com muita linha....
Deixo 2 mm de folga.....aí não tem nem 1 mm...

Pra fazer o bimini, eu uso um pedaço de madeira com 2 pregos sem cabeça...
Espaçados de acordo com o tamanho que eu quero que fique...

Eu só tiro depois que fiz o primeiro nó de acabamento...
Fica perfeito!

Abraço!

#19 Leonardo

Leonardo

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.868 posts
34
Ótima

Postado 28 abril 2009 - 09:43

QUOTE(arnaldobcc @ Apr 28 2009, 20:53 PM) <{POST_SNAPBACK}>
ficou bem melhor... mas com o tempo vai formar a deformação novamente...

Ah, sempre tem um estraga prazer!!! assobiando.gif

Não faz mal, dai arrumo denovo, hehehe!!!

O que me preocupa mais é essa nhaca dar cabeleira e estourar a linha porque prendeu no passador! Dai vai isca embora, é trampo pra fazer um novo empate e um grande tempo perdido...

Valeu!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)