Como os molinetes Aluma da Marine Sports são molinetes com um preço bem acessível muitos pescadores acabam comprando esse equipamento para pescar no mar e muitas dúvidas existem sobre sua qualidade e resistência.
No início da temporada de pesca em canavieiras em 2008 nós adquirimos 4 conjuntos compostos de molinetes Aluma 5000 e varas Aluma para serem usados pelos nossos clientes, hoje próximo do final da temporada 208/2009 eu desmontei totalmente os molinetes para uma revisão e verificação da integridade das peças, durante toda a temporada esses molinetes só deram problema no início, eles ficaram duros, na época bastou abrir e dar uma boa lubrificada para que funcionassem sem outros problemas até hoje.
vamos as características principais

corpo totalmente de aluminio o corpo do molinete em alumínio evita que as engrenagens se desalinhem momentaneamente acusando desgaste precoce, a transmissão de energia também é mais direta, principalmente na pesca vertical onde o equipamento é sujeito a grandes esforços
capacidade de 300 metros de PE4 . 250 de PE5 essa capacidade torna o molinete aluma 5.000 um molinete polivalente pois você pode pescar desde o sudeste do brasil até pescarias medias no nordeste
velocidade de 5.0/1 velocidade média, portanto ele serve tanto para jigar como para aremessar
6 rolamentos Inox os rolamentos resistiram bem aos rigores da agua salgada, dos 4 molinetes 3 tem que trocar o rolamento do pinhão que está roncando e os outros estão perfeitos
1 rolamento antireverse inox esse na minha opinião é ponto forte do Aluma, seu rolamento anti reverse é muito forte e bem feito, ainda por cima é totalmente desmontável permitindo uma manutenão, o sistema integrado ao chassis é relamente muito bom
fricção com regulagem ponto a ponto outo ponto forte dos Aluma, a fricção composta de vários discos mistos de carbono e fibra é muito macia e libera a linha sem trancos, isso permite que se trabalhe com regulagens pesadas de freio sem o risco da linha se romper devido a variação da pressão
freio de 15 kg o freio medido com o Drag Checker foi de 10KG, muito bom para um molinete dessa categoria, o ideal seria que o fabricante indicasse o freio real
manivela em alumínio a manivela do aluma tem ótima pegada e um comprimento adequado para a pesca vertical, com ela você consegue jigar sem esforço, porém o ideal seria que ela fosse rosqueda diretamente na coroa
embobinamento "super slow ocilation" outro ótimo ponto a favor do aluma, seu sistema de embobinamento é muito bom distribuindo a linha de uma maneira bastante uniforme, imprescindível para a pesca de arremesso
custo aproximado de R$ 280,00 imbatível , mlinetes com essas especificações e qualidade custam muito mais
Os Aluma da bahia pesca a bordo da Coyote

trabalhando duro

todo debulhado antes da lavagem com querosene

chassis, tampa e rotor totalmente de aluminio, muito bem feitos, guias para encaixe da tampa e bronze

coroa em liga de aluminio e pinhão de bronze . depois de uma temporada completa não existem marcas de desgaste nem na coroa e nem no pinhão, somente pequenas marcas da agua salgada que sempre acaba se infiltrando, de uma maneira geral a corrosão foi minima, fiquei realmente surpreso

dentes intactos, funcionamento bastante macio após a temoporada, isso indica que as engrenagens são bem feitas e com bom material ( duro)

antireverse desmontado, os roletes são superdimensionados

montado no chassis

esse rolamento que ficou roncando

sistema de embobinamento por engrenagem feito em liga d aluminio, foi essa peça que deixou o molinete duro nos primeiros dias, depois da lubrificação nunca mais ocorreu esse problema

os discos mistos com carbono, na hora da montagem eu impregnei os mesmos com graxa de silicone pura

o carretel é apoiado e um rolamento

o mais impressionante é que eu consegui montar depois e não sobrou nenhuma pecinha hahahahahahahaha

prós
preço
embobinamento perfeito
freio suave e sem trancos
totalmente em alumínio
velocidade
capacidade de linha
contras
a manivela é presa na coroa por um eixo sextavado com um parafuso na ponta
freio informado não é o real
[size="4"] conclusão
Os molinetes Aluma são imbatíveis no requisito custo benefício, nenhum outro molinete na mesma faixa de preço oferece o mesmo que eles. se bem cuidados vão durar muito tempo
Altamente Recomendado
com o tempo eu pretendo fazer outros posts como esse analisando outros produtos, que vocês acham???
abraxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Entrar
Cadastre-se
Ajuda