como essa semana eu tirei para dar um rato nas tralhas resolvi fazer a mesma análize que fiz do aluma com um Quantum Cabo 30 PTs que eu tenho desde 2004, esse molinete já foi muito usado na pesca vertical de enchovas, já foi usado para arremesso e até para corrico de grandes enchovas, ele nunca teve problemas sérios a não ser o imã que mantém o aro na posição que enferruja e tem que ser limpo esporadicamente.
essa foto é de 2004

essa de 2006 na ilha da vitória em ilhabela

debulhado na bacia

o molinete não tem nenhum desgaste nas fortes engrenagens, seu pinhão é de aço inos e a coroa é formada por duas peças, sendo os dentes de bronze e o eixo de inox, o molinete é macio desde que chegou e nunca mudou, sempre foi assim
coroa e pinhão

detalhe dos dentes de bronze

pinhão de inox

só como curiosidade a coroa de bronze do Cabo 30/40 ao lado da coroa em inox endurecido do Vanstaal VS100 /150

um ponto bastante reforçado e apoiado sobre um rolamento inox é o sistema de distribuição de linha

o sistema de antireverse também é bem reforçado e totalmente desmontável para manutenção embora seja mais complicado que o do aluma
desmontado
suporte dos roletes

montado

montado a carcaça

esse rolamento que fica no pinhão, abaixo do antireverse teve que ser trocado porque estava roncando, a grande maioria dos molinetes que não usa rolamentos tipo ARB, CRBB, etc. estraga esse rolamento com certa freqüência.

alguns passos da montagem e lubrificação

coroa engraxada

no lugar

vocês podem notar alguma corrosão perto dos parafusos , isso acaba acontecendo porque quando você desmonta o molinete acaba arranhando a pintura e removendo as camadas de proteção, mas é bom lembrar que esse molinete está na ativa desde 2004 e já foi aberto dezenas de vezes para limpeza e lubrificação.

agora vamos falar de algo bem bacana nos cabos que é o sistema de freio, ele é apoiado em dois rolamentos que eliminam vibrações durante a tomada de linha de um peixe.

o sistema é composto de discos de fibra, intercalados com discos de inox e um disco superior de cerâmica para dissipar o calor gerado pelo atrito, esses discos vem lubrificados de fábrica com a graxa hot sauce de excepcional qualidade

rolamentos

disco inox

discos de fibra

eu também consegui montar de novo sem sobrar peças, estou ficando bom nisso heheheheheh

essas são as características técnicas do Cabo
8 Rolamento "HYBRID PT" inox + 1 rolamento inox antireverse
6 camadas de proteção anticorrosiva
corpo totalmente em alumínio
aro em titâneo
sistema magnético para manter o aro aberto/ fechado
manivela forjada em inox rosqueada diretamente na coroa
velocidade 5.2/1 - velocidade média, ou seja pau para toda obra
capacidade de 250 metros de PE4 (cabo 40) e 220 mts de PE3 Cabo 30
peso cabo 30 380gramas cabo 40 405gramas
freio segundo o fabricante 10,3kg
freio verificado 9kg