essa 500FE foi a segunda carretilha elétrica que eu tive e está trabalhando desde as gravações do DVD Roteiros da Pesca da revista pesca e companhia, ela é muito rodada somente teve problemas duas vezes desde que eu comecei a usa-la, o primeiro problema foi em Fernando de Noronha e foi causado por uma bobeada minha, durante uma manutenção de rotina para lubrificação e limpeza eu acabei perdendo uma das molas que mantém o pinhão no lugar, como eu tinha que pescar de qualquer maneira pois estávamos fazendo uma reportagem para a revista montei a carretilha só com uma das molas e isso acabou danificando pinhão. depois que eu recebi ( da kingfisher) outro pinhão, o engate do carretel e duas molas novas isso nunca mais se repetiu. o segundo problema que é um problema relativamente comum em carretilhas elétricas foi a quebra de dois dentes da engrenagem plástica que transmite o movimento para o distribuidor de linha, eu tentei fabricar uma de resina acrílica porém não agüentou muito tempo, a solução foi fazer outra engrenagem em bronze que funcionou perfeitamente.
Essa carretilha já me trouxe muita alegria sendo que o primeiro olho de boi que eu peguei em um jig no nordeste do Brasil foi com ela, atualmente ela é usada por mim e pelos clientes aqui da Bahia pesca.
500 FE ao Lado da 500 MT

em acão

Pitangola (25kg)

dados técnicos
Daiwa Seaborg 500 FE
Capacidade de linha 300 metros de PE 6
11 Rolamentos CRBB
Velocidade 200 metros por minuto sem peso , 170 metros por minuto com 1kg
Recolhimento manual 2,9/1
recolhimento por volta da manivela 48,5 cm
tração 25kg
Drag (freio) 8kg
Peso 760 gramas
preço médio R$ 2.500,00
Toda desmontada

Esse rasgo nos parafusos eu fiz co uma micro retífica para facilitar a desmontagem , com uma chave de fenda você desmonta a carretilha

para desmontar é só soltar a manivela e remover os dois parafusos mostrados acima

sem a tampa ela é assim

Pinhão reforçado de bronze, não apresenta nenhuma marca de desgaste

Idem para a coroa

A coroa como em todas as carretilhas abriga o ótimo sistema de freio da 500FE, ele é um sistema composto de multidiscos de fibra intercalados com discos de inox e é vedado tanto no eixo da manivela com dois anéis tipo O'Ring como na parte superior dos discos por um retentor de borracha
componentes da fricção

O'Rings do eixo

eu dei uma leve lixada nos discos com uma lixa d'agua gramatura 600 para remover qualquer espelhamento causado pelo atrito

e depois apliquei uma leve camada de graxa de teflon

os discos lubrificados e montados

abaixo da coroa fica o sistema de anti reverse, simples eficiente e forte, totalmente feito de inox

com a coroa montada no lugar

esse é o motor que impulsiona a 500 FE, ele tem um sistema de desmultiplicação na ponta

com o desmultiplicador removido, reparem na sujeira devido ao uso extremo

depois de limpo mostrando que está perfeito, sem qualquer desgaste

esse é o lado esquerdo da 500FE, essas engrenagens transmitem a força do motor para o carretel, para o distribuidor de linha e são responsáveis pela indicação da profundidade

essa placa cinza é responsável pelo controle eletrônico, a engrenagem assinalada tem um pequeno imã que ao passar pelo sensor dentro da placa conta as voltas e a carretilha calcula a quantidade de linha para fora assim como as paradas e movimento automático de jig.

essa engrenagem que foi substituída é a que movimenta o distribuidor de linha

o carretel também tem um sistema desmultiplicador

tudo encaixado, revisado e lubrificado

Positivo
Resistente
relativamente barata ( comparada com a 500MT)
mais silenciosa que a 500MT
boa capacidade de linha
rápida
Negativo
pouco freio, o ideal seria pelo menos 12 kg que uma medida comumente usda para a pesca de Olhos de boi com iscas vivas ou jigs
o cabo elétrico não é tão resistente como o da série MT
está fora de fabricação
Conclusão
a Daiwa Seaborg 500FE é
ALTAMENTE RECOMENDADA

Entrar
Cadastre-se
Ajuda