Ir para conteúdo

Foto

Barco x Motor

• Por favor, faça o login para responder
10 respostas neste tópico

#1 Pescador do RJ

Pescador do RJ

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 2 posts
0
neutro
  • Nome Real:Eder Norris
  • Estilo de Pesca:pesca de praia

Postado 03 julho 2009 - 09:10

BOA NOITE AMIGOS DO FÓRUM GOSTARIA SE POSSIVEL DE UMA AJUDA.ESTOU COMPRANDO UM MOTOR DE POPA MERCURY 15 HP PARA PESCA NO MAR,
POREM O BARCO QUE EU DISPONHO TEM 3,80 METROS DE COMPRIMENTO DE FIBRA.FICA MUITO RUIM USAR ESTE CONJUNTO?ALGUM AMIGO DO GRUPO JÁ USOU UM CONJUNTO COMO ESTE?OBRIGADO E FIQUEM TODOS COM DEUS

#2 Mauricio Moreira

Mauricio Moreira

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 225 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:iscas artificiais, pesca de praia

Postado 03 julho 2009 - 10:13

Parece ser um barco pequeno demais para um 15hp não? Mas passa mais detalhes da embarcação...o fabricante deve informar qual a potência máxima recomendada...

#3 RonaldoBraga

RonaldoBraga

começando a responder

• Pescador
  • 437 posts
2
neutro
  • Nome Real:Ronaldo Braga
  • Estilo de Pesca:Pesca Esportiva

Postado 03 julho 2009 - 10:28

Como disse o Mauricio tem que saber dados do barco , o dado mais importante para dimencionar o motor é o peso do barco, já no que diz respeito a navegar no mar o que eu acho importante é seu formato de casco, e para este tamanho acho o item mais importante é se ele é auto-esgotavel e tem compartimento estanque, estou laminando um deste tamanho ( filhote do "Insano" uma DM 26 pés) pois não encontrei um no mercado com estes itens, e que fosse muito leve, simples sem frescura e com estrutura para aguentar porrada, em breve vou colocar umas fotos da construção

#4 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 14.686 posts
1.364
Ótima
  • Nome Real:Maurício Hu
  • Estilo de Pesca:pedra, praia, canal

Postado 04 julho 2009 - 07:15

Barquinho assim, só se for usar em águas muuuuito abrigadas. Motor de 15 é para barco de 5 metros, pode estar superdimensionado para um de menos de 4. Como disse o Ronaldo, o peso e formato do casco tem tudo a ver com eficiência, conforto e segurança para navegar no mar, mas mesmo assim, acho o tamanho do barco muito pequeno para encarar mar, de qualquer forma. wacko.gif Mas nada que uma boa foto não explique. yes.gif

#5 RonaldoBraga

RonaldoBraga

começando a responder

• Pescador
  • 437 posts
2
neutro

Postado 04 julho 2009 - 09:10

Mauricio concordo com a foto, mais eu acho que 15 hp para um barco de fibra deve ser ate pouco, pois barco de fibra é sempre mais pesado do que aluminio, outra coisa nos devemos deixar de lado este conceito de que para navegar no mar o que vale é só tamanho, logico que quanto maior mais conforto e navega melhor, isto comparando dois cascos com formatos iguais e tamanho diferente.
Antigamente fazia um em fibra deste tamanho para enfrentar mar grande, inclusive fui varias vezes do Rio para a Ilha Grande sem problemas, era um barco estanque, auto esgotavel, leve e com uma estrutura para aguentar muita porrada, e agora um antigo cliente e amigo me pediu para fazer outro para ele pois roubaram o dele, já entreguei o dele e aproveitei o embalo e estou fazendo outro para mim.

#6 Herbert-Tékinfin

Herbert-Tékinfin

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 210 posts
0
neutro
  • Nome Real:Herbert Kowalesky
  • Estilo de Pesca:pesca no mar

Postado 04 julho 2009 - 10:57

Amigos, há 3 aspectos a considerar:
-Técnico : qual é o peso do barco ? Formato do casco ? Via de regra 15 hp num barco de alumínio de 5 m vai bem, num de fibra de 3,80 m depende dos fatores anteriores e provavelmente é insuficiente. Vai "empurrar".
-Legal : Dependendo de onde vá navegar esse tipo de embarcação não estará de acordo com o NORMAM 3 e, portanto, sujeito a penalizações.
- Segurança : Quem está habituado a navegar no mar deve saber : um barco de 3,80 m pego num vento um pouco mais forte e ondulação curta, de apenas 0,80 m vai sofrer e estará correndo sério risco de acidente a sí próprio e demais acompanhantes. E no caso desse conjunto (barco de fibra com 3,80m + motor de 15 hp) a situação será crítica.

#7 Diego_SS

Diego_SS

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 10 posts
0
neutro
  • Nome Real:Diego Sant'Ana da Silva

Postado 04 julho 2009 - 06:55

to com o Hebert aí! thumbsup.gif

ha várias fatores pra que um conjunto "casco+motor" fique bom!

vê qual a motorização o fabricante recomenda!

#8 Pescador do RJ

Pescador do RJ

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 2 posts
0
neutro
  • Nome Real:Eder Norris
  • Estilo de Pesca:pesca de praia

Postado 05 julho 2009 - 11:13

AMIGOS MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE TODOS.EU NA VERDADE QUANDO MENCIONEI PESCA NO MAR FOI SÓ PARA OS AMIGOS NÃO PENSAREM QUE IRIA PESCAR EM RIO OU REPRESA NA VERDADE IREI PESCAR EM PRAIA COM AGUA ABRIGADA E O BARCO EU NÃO TENHO NA VERDADE AS DIMENSÕES E PESO POREM IREI ESTA SEMANA A LOJA E PODEREI DAR MAIORES INFORMAÇÕES AOS AMIGOS PARA QUE TENHAM UMA MELHOR IDEIA DO MEU PROBLEMA.FIQUEM TODOS COM DEUS

#9 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 14.686 posts
1.364
Ótima

Postado 05 julho 2009 - 11:42

QUOTE(RonaldoBraga @ Jul 4 2009, 09:10 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Mauricio concordo com a foto, mais eu acho que 15 hp para um barco de fibra deve ser ate pouco, pois barco de fibra é sempre mais pesado do que aluminio, outra coisa nos devemos deixar de lado este conceito de que para navegar no mar o que vale é só tamanho, logico que quanto maior mais conforto e navega melhor, isto comparando dois cascos com formatos iguais e tamanho diferente.
Antigamente fazia um em fibra deste tamanho para enfrentar mar grande, inclusive fui varias vezes do Rio para a Ilha Grande sem problemas, era um barco estanque, auto esgotavel, leve e com uma estrutura para aguentar muita porrada, e agora um antigo cliente e amigo me pediu para fazer outro para ele pois roubaram o dele, já entreguei o dele e aproveitei o embalo e estou fazendo outro para mim.

Ôpa, vivendo e aprendendo thumbsup.gif . Fiquei bitolado nos barcos de alumínio, foi por isso que achei o conjunto desproporcional.

#10 RonaldoBraga

RonaldoBraga

começando a responder

• Pescador
  • 437 posts
2
neutro

Postado 05 julho 2009 - 11:51

[quote name='Mauricio.' date='Jul 5 2009, 11:41 AM' post='198823']
Ôpa, vivendo e aprendendo thumbsup.gif . Fiquei bitolado nos barcos de alumínio, foi por isso que achei o conjunto desproporcional.

Mauricio porque se fala em borda alta num barco de aluminio como qualidade é por segurança? Para isto bastava ter um piso estanque e auto esgotavel, ia fica muito mais seguro

#11 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 14.686 posts
1.364
Ótima

Postado 05 julho 2009 - 12:58

QUOTE(Mauricio. @ Jul 5 2009, 11:41 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Mauricio porque se fala em borda alta num barco de aluminio como qualidade é por segurança? Para isto bastava ter um piso estanque e auto esgotavel, ia fica muito mais seguro

Eu acho isso muito relativo. Eu acho que borda alta é interessante no caso de marolas chatas, que cismam em borrifar água para dentro. Em caso de banzeiro em rio e canal também é interessante, pelo mesmo motivo, mas não que vai melhorar sobremaneira a hidrodinâmica do conjunto. Mas se as águas costumam ser calmas, não faz diferença, e borda baixa até ajuda a manter o conjunto com menos peso. Quanto menor o peso, mas fácil o motor empurra. thumbsup.gif

Eu acho que as principais razões que incentivam compra de um primeiro casco costumam ser a observação e o desejo. Como um sonho, o comprador imagina o prazer que terá usando o barco, seja passeando, seja pescando. Se ele não é rico como um nababo, o que permitiria comprar por capricho e enterrar rápido os erros, então ele parte para a luta, mas ele não conhece muito do assunto, apenas sabe que quer um barco, que no momento é o objeto maior de desejo dele.

Como ele não conhece o assunto, pergunta a quem acha que conhece. Primeiro a proprietários, que lhes dão as impressões e conselhos, mas costumam ser impressões e conselhos de quem tem seus próprio conceitos do que deve ser um barco. Isso nem sempre bate com a própria idéia que faz do assunto. Então, o futuro dono de barco pergunta aos proprietários que possuem algo parecido com o seu sonho. Faz muitas perguntas, tira suas conclusões, até dicas de possíveis vendedores.

Sabe agora que a marca tal é muito cotada, que o casco assim ou assado é melhor para ondas assim e assadas. Que para pesca é melhor um tipo, para passeio com a família outro tipo. Que o motor X é o mais econômico, que o Y tem manutenção mais barata e que o Z é o mais moderno.

Nisso, ele parte à luta. Vê os preços dos novos. Fica assustado. Então, achando que um barco usado de boa qualidade também é interessante, vê os classificados e pergunta nas marinas o que há à disposição. Fica assustado do mesmo jeito. Se não foi afobado e passou um tempo pesquisando, sabe então que tem de se fazer as seguintes perguntas:

- Qual exato ambiente em que vou utilizá-lo?
- Qual o prêço que estou disposto a pagar?
- Que tipo de caso tenho mais simpatia ou seria mais útil?
- Qual a manutenção e o seu custo?
- Qual o custo de Marina?
- Posso arcar com tudo isso?
- O sonho vai durar, ou é só fogo de palha?

Essa é a impressão de quem já teve alguma coisa no sentido thumbsup.gif , mas hoje tem só um casquinho e um motorzinho sweatdrop.gif (dos quais o Marcão só tira sarro).

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)