Ir para conteúdo

Foto

Molinete “Long Cast”

• Por favor, faça o login para responder
7 respostas neste tópico

#1 Lucas Machado

Lucas Machado

começando a responder

• Pescadores
  • 328 posts
1
neutro
  • Nome Real:Lucas Machado
  • Estilo de Pesca:Pesca Esportiva

Postado 31 julho 2009 - 05:48

Bom!
Sempre usei molinetes mas sem dar muita atnção a essa especificação...

O que define um molinete como um molinete de aremesso longo? Qual a fundamental diferença entre um “Long Cast” e um “Não Long cast”?! ;)

Molinetes com bobina menor e linha mais fina tendem a aremessar mais longe por causa da compensação do mov. aspiral da linha lançada?

Um Abraço!

#2 Sun

Sun

começando a responder

• Pescadores
  • 490 posts
1
neutro
  • Nome Real:Sun Yum
  • Estilo de Pesca:Surfcasting

Postado 31 julho 2009 - 07:38

O que define um molinete como um molinete de aremesso longo?

Não sou um expert em molinetes, mas já que ninguém respondeu...

Molinetes long cast tem carretel mais comprido a mais raso facilitando a saida da linha. Um molinete não long cast tem carretel curto e fundo, durante a saida de linha a borda causa atrito e atrapalha a saida de linha. Ainda tem modelos long cast com carretel em forma cônica para facilitar ainda mais a "soltura da linha".

Molinetes com bobina menor e linha mais fina tendem a aremessar mais longe por causa da compensação do mov. aspiral da linha lançada?

Não sei se o tamanho do carretel ou bobina influencia na distância de lançamento, mas sua hipótese sobre aspiral faz sentido. Agora a linha mais fina lança mais longe. Isso é um fato. A explicação seria menor arrasto do ar e menor peso para ser "puxada"pelo chumbo.

Bom, espero não ter falado muita bobagem

[ ]s

PS: este é um assunto que poderá ser melhor respondido no sub-forum Pesca de Praia

#3 Lucas Machado

Lucas Machado

começando a responder

• Pescadores
  • 328 posts
1
neutro

Postado 31 julho 2009 - 08:10

Sakei!

Deu pra esclarecer sim Sun! Obrigado

#4 Arnaldo Rampado

Arnaldo Rampado

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.245 posts
0
neutro
  • Nome Real:Arnaldo Rampado Neto
  • Estilo de Pesca:Fly / Jigging / Caiaque

Postado 31 julho 2009 - 09:37

Sun falou td =)

é o design do carretel =)

#5 Auro

Auro

começando a responder

• Pescadores
  • 962 posts
40
Ótima
  • Nome Real:Auro Nakatani
  • Estilo de Pesca:praia

Postado 31 julho 2009 - 09:53

Lucas é um pouco mais complicado que isto.
Vou dar uma procurada nas minhas fotos e posto para você.
Para adiantar as suas dúvidas, eu gostaria de considerar algumas coisas. Long casting significa que arremessa longe, para mim isso é no mínimo mais de 150m.
Neste tipo de situação. O diâmetro do carretel é importante. Carretéis largos, são como pessoas com passos largos. Andando o mesmo número de passos, ela vai mais longe. O recolhimento também é mais rápido.
Carretéis estreitos esvaziam o carretel mais rápido, e isso é prejudicial, pois o atrito da borda é um fator importante a ser considerado.
Atualmente a compensação da espiral da linha é compensada pelo posicionamento e formato dos passadores. E não pelo formato do carretel do molinete.
Outra coisa importante é a qualidade da distribuição da linha no recolhimento. Ela deve ser o mais perfeita possível.
Infelizmente o termo long casting tem sido usado por algums fábricas equivocadamente. Tem se confundido molinete grande ou pior ainda, cônico com long casting.

Auro

#6 Lucas Machado

Lucas Machado

começando a responder

• Pescadores
  • 328 posts
1
neutro

Postado 01 agosto 2009 - 01:29

Lucas é um pouco mais complicado que isto.
Vou dar uma procurada nas minhas fotos e posto para você.
Para adiantar as suas dúvidas, eu gostaria de considerar algumas coisas. Long casting significa que arremessa longe, para mim isso é no mínimo mais de 150m.
Neste tipo de situação. O diâmetro do carretel é importante. Carretéis largos, são como pessoas com passos largos. Andando o mesmo número de passos, ela vai mais longe. O recolhimento também é mais rápido.
Carretéis estreitos esvaziam o carretel mais rápido, e isso é prejudicial, pois o atrito da borda é um fator importante a ser considerado.
Atualmente a compensação da espiral da linha é compensada pelo posicionamento e formato dos passadores. E não pelo formato do carretel do molinete.
Outra coisa importante é a qualidade da distribuição da linha no recolhimento. Ela deve ser o mais perfeita possível.
Infelizmente o termo long casting tem sido usado por algums fábricas equivocadamente. Tem se confundido molinete grande ou pior ainda, cônico com long casting.

Auro

150 metros!?
Não sabia que um molinete era capaz disso (sou pescador de rio e lagos, hehe)

Muito Obrigado pelas infos. Auro!

#7 Auro

Auro

começando a responder

• Pescadores
  • 962 posts
40
Ótima
  • Nome Real:Auro Nakatani
  • Estilo de Pesca:praia

Postado 01 agosto 2009 - 09:36

Lucas, eu tenho 2 molinetes que tem a inscrição long casting neles.
Um é o Daiwa Emblem 5500.

Imagem Postada

Outro é o Daiwa Z-45 T

Imagem Postada

Muito mais do que ter algo escrito, eu sempre preferi considerar os molinetes como long casting pela sua capacidade de alcançar grandes distâncias no arremesso.
O primeiro carretel da esquerda para direita é de um Escualo Bacota 602-RS, um molinete com características únicas e grande capacidade de arremesso. O segundo é um carretel de um Daiwa Wisker SS-3000, o terceiro é um Daiwa Emblem 5500, e o quarto um Daiwa Z-45 T.

Imagem Postada

Imagem Postada

Todos molinetes que arremessam bem tem algumas caracteristicas em comum. Otima qualidade na distribuição de linha no carretel e diâmetro do carretel largo.
E algumas diferenças. Os molinetes da marca Daiwa tem carretéis mais altos, cônicos e recolhimento cruzado. Os da Shimano tem carretéis mais baixos, paralelos e recolhimento paralelo. O Escualo é algo único no mundo, com o seu carretel baixo, largo e cônico e recolhimento paralelo e cruzado. E a Ryobi tem o Proskier com carretel cônico e recolhimento paralelo.

A escolha de um modelo ou outro é muito mais uma questão de gosto pessoal do que de grandes vantagens de um modelo ou outro.

Eu estou bem desatualizado sobre distâncias de arremessos em competições, mas se não me engano o record de lançamento com molinete era superior a 260m.

Auro

#8 Lucas Machado

Lucas Machado

começando a responder

• Pescadores
  • 328 posts
1
neutro

Postado 01 agosto 2009 - 10:09

Maravilha Auro!
Interessante esse Escualo, se eu batesse o olho diria que ele não aremessa tão longe pelo formato achatado... Me lembrou até um paoli.

Mas peguei a indicação: "Otima qualidade na distribuição de linha no carretel e diâmetro do carretel largo".

Mais uma vez obrigado pela aula!
Desculpe o trabalho aí né! vc postou as fotos e tudo... hehe

Um Abraço!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)