Ir para conteúdo

Foto

Desmontagem de carretilha - ajuda

• Por favor, faça o login para responder
10 respostas neste tópico

#1 Diego Romanny

Diego Romanny

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 130 posts
1
neutro
  • Nome Real:Diego Romanny
  • Estilo de Pesca:Esportiva em Água-Doce

Postado 16 agosto 2009 - 03:41

Amigos,

Recentemente levei minha carretilha para trocar a unha do devanador, que se encontrava bem gasta, porém depois que peguei ela de volta, percebi que o drag dela diminuiu consideravelmente. Mesmo fechando todo o freio, ela solta a linha com uma certa facilidade. Não tenho o drag checker, mas numa medida em balança comum verifiquei que o drag máximo foi de 2Kg. Ao abrir a carretilha vi que o local onde fica os discos de freio estavam impragnados de graxa. Tentei limpá-los, mas sem sucesso. Vi em outros tópicos que estão usando os tais discos de carbonex então resolvi trocar os meus. Aí surgiu um problema: quando desmonto minha carretilha não sei como retirar a coroa para trocar dos discos. elas estão presas por um anel que não consigo retirar. Segue foto:

Imagem Postada

Gostaria de saber de algum pescakiano mais experiente como posso retirar o anel marcado na foto para acessar a coroa e se existe algum jeito mais fácil de fazer essa troca.

P.S.: Na minha cidade não tem nenhuma assistência para este tipo de manutenção.

#2 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima
  • Nome Real:Henry Harada
  • Estilo de Pesca:com vara

Postado 16 agosto 2009 - 04:01

Puxa com jeitinho que sai. ;)
Não precisa de ferramenta pra isso.

#3 Auro

Auro

começando a responder

• Pescadores
  • 929 posts
20
Ótima
  • Nome Real:Auro Nakatani
  • Estilo de Pesca:praia

Postado 16 agosto 2009 - 04:34

Diego este anel é parte do rolamento antireverso da carretilha.
Puxe com cuidado que ele sairá.
Verifique se as arruelas de pressão do freio estão em posição correta. Elas são duas arruelas entortadas que ficam sobre esta peça que vc não consegue tirar. Elas devem ficar sem se encaixar. Caso vc monte as duas encaixadas, elas tendem a diminuir muito o drag da carretilha.

Auro

#4 Gwmuniz

Gwmuniz

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 7 posts
0
neutro
  • Nome Real:Gadner Welbi Muniz de Souza
  • Estilo de Pesca:agua doçe

Postado 16 agosto 2009 - 06:00

pelo o q vc disse a fricção está cheia de graxa, isso é um costume equivocado de algumas pessoas que dão manutenção em carretilhas, pois dependendo do tipo de graxa vai ocorrer o engripamento da carretilha e rolamentos com a perda de performance seja do arremesso como do drag.
Isto já ocorreu comigo, faça o seguinte:
na peça presa aplique um belo jato de WD40 e aguarde uns 10 minutos, após seque o excesso com pano e segure com os dedos e va puxando e forçando para os lados que ela sai sem problema. Depois retire a corra e os rolamentos e mergulhe no querosene para lipá-los, depois aplique wd e coloque sobre um jornal para retirar o excesso e se vc tiver um compresor aplique um jato de ar para secá-los. Quanto aos discos de fricção verifique se não foram trocados por discos de qualidade inferior de papalão que vão causar os indesejáveis soquinhos, caso não sejam de papelão, laveos junto com a coroa com sabão neutro para retirar a oleosidade, depois aplique wd apenas nos dentes da corroa (sem excesso) após monte o conjunto. lubrifique os rolamentos com óleo próprio vendido em lojas de pesca ou se não tiver nenhum use o óleo singer (apenas uma gota por rolamento e de uma sopradinha para sair o excesso), as demais engrenagens aplique graxa spray da whurt vendida em lojas de pesca (é um srpay pequeno branco e vermelho. CUIDADO, se não tiver prática va desmontando e separado as pessas na sequência em for desmontando sobre a mesa para depois seguir a sequência inversa na montagem e coloque as arruelas da frição (aquelas amassadinhas) na seguinte ordem )(, e mais, o disco de metal da frição com as marcas na lateral vai no meio do connjunto. não se esqueça discos de frição de boa qualidade como ceramica e carbono não precisão de graxa, as vezes colocam a graxa quando trocam os discos para papelão como forma de evitar soquinhoso que não adianta. Ufa. Espero ter te ajudado.

#5 Mauricio/Miracema

Mauricio/Miracema

Ébom ser importante,mas o importante é sermos bons

• Pescaki V.I.P
  • 1.329 posts
3
neutro
  • Nome Real:Maurício Jerônimo Bruno
  • Estilo de Pesca:Esportiva natural e artificial

Postado 16 agosto 2009 - 08:21

Aproveitando o tópico,Minha pinacle vision tem somente um disco de freio..será q se eu trocar por multidiscos,fica melhor???
desde já obrigado aos amigos!!!

#6 Arnaldo Rampado

Arnaldo Rampado

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.245 posts
0
neutro
  • Nome Real:Arnaldo Rampado Neto
  • Estilo de Pesca:Fly / Jigging / Caiaque

Postado 16 agosto 2009 - 09:00

se vc ir usando assim, com o tempo o drag vai voltando ao normal... anyway, só puxar mesmo q o disco sai...

#7 Arnaldo Rampado

Arnaldo Rampado

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.245 posts
0
neutro
  • Nome Real:Arnaldo Rampado Neto
  • Estilo de Pesca:Fly / Jigging / Caiaque

Postado 16 agosto 2009 - 09:01

Aproveitando o tópico,Minha pinacle vision tem somente um disco de freio..será q se eu trocar por multidiscos,fica melhor???

acho q num da muito certo não... o q poderia fazer é trocar por um disco de melhor qualidade...

#8 Diego Romanny

Diego Romanny

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 130 posts
1
neutro
  • Nome Real:Diego Romanny
  • Estilo de Pesca:Esportiva em Água-Doce

Postado 18 agosto 2009 - 12:02

Puxa com jeitinho que sai. ;)
Não precisa de ferramenta pra isso.

Diego este anel é parte do rolamento antireverso da carretilha.
Puxe com cuidado que ele sairá.
Verifique se as arruelas de pressão do freio estão em posição correta. Elas são duas arruelas entortadas que ficam sobre esta peça que vc não consegue tirar. Elas devem ficar sem se encaixar. Caso vc monte as duas encaixadas, elas tendem a diminuir muito o drag da carretilha.

Auro

Auro e Henry, tentei puxar de todo jeito, mas ainda não consegui a 'manha' do negócio. O anel chega até a rosca e trava. talvez deva puxar com mais força :huh: :huh: :huh:

se vc ir usando assim, com o tempo o drag vai voltando ao normal...

:D :D :D

pelo o q vc disse a fricção está cheia de graxa, isso é um costume equivocado de algumas pessoas que dão manutenção em carretilhas, pois dependendo do tipo de graxa vai ocorrer o engripamento da carretilha e rolamentos com a perda de performance seja do arremesso como do drag.
Isto já ocorreu comigo, faça o seguinte:
na peça presa aplique um belo jato de WD40 e aguarde uns 10 minutos, após seque o excesso com pano e segure com os dedos e va puxando e forçando para os lados que ela sai sem problema. Depois retire a corra e os rolamentos e mergulhe no querosene para lipá-los, depois aplique wd e coloque sobre um jornal para retirar o excesso e se vc tiver um compresor aplique um jato de ar para secá-los. Quanto aos discos de fricção verifique se não foram trocados por discos de qualidade inferior de papalão que vão causar os indesejáveis soquinhos, caso não sejam de papelão, laveos junto com a coroa com sabão neutro para retirar a oleosidade, depois aplique wd apenas nos dentes da corroa (sem excesso) após monte o conjunto. lubrifique os rolamentos com óleo próprio vendido em lojas de pesca ou se não tiver nenhum use o óleo singer (apenas uma gota por rolamento e de uma sopradinha para sair o excesso), as demais engrenagens aplique graxa spray da whurt vendida em lojas de pesca (é um srpay pequeno branco e vermelho. CUIDADO, se não tiver prática va desmontando e separado as pessas na sequência em for desmontando sobre a mesa para depois seguir a sequência inversa na montagem e coloque as arruelas da frição (aquelas amassadinhas) na seguinte ordem )(, e mais, o disco de metal da frição com as marcas na lateral vai no meio do connjunto. não se esqueça discos de frição de boa qualidade como ceramica e carbono não precisão de graxa, as vezes colocam a graxa quando trocam os discos para papelão como forma de evitar soquinhoso que não adianta. Ufa. Espero ter te ajudado.

Gwmuniz,

ela realmente estava cheia de graxa, limpei o máximo que pude, mas como não consegui desmontá-la, acredito que a limpeza não foi suficiente. Vou tentar retirar o bendito anel usando o WD40. Notei que a carreta não possui as duas arruelas de fricção (não tem nenhuma arruela amassadinha) como você e o Auro disseram. talvez seja esse o maior problema do freio.
Uma pergunta: Sabe onde posso comprar as tais arruelas e um bom disco de freio aqui no Brasil ???

#9 Cap. Tuba

Cap. Tuba

Administrador

• Administrador Geral
  • 19.802 posts
255
Ótima
  • Nome Real:Antonio Amaral
  • Estilo de Pesca:Pirangueiro profissional :-)

Postado 18 agosto 2009 - 02:05

olha bem o eixo da manivela pois deve ter alguma rebarba que está impedindo o miolo do antireverse de sair, é muito comum isso.

para aumentar o freio basta colocar mais uma aruela, acontece que os discos váo ficando mais finos com o tempo e a regulagem não consegue mais apertar.

abraxxxxxxxxx

#10 Cap. Tuba

Cap. Tuba

Administrador

• Administrador Geral
  • 19.802 posts
255
Ótima
  • Nome Real:Antonio Amaral
  • Estilo de Pesca:Pirangueiro profissional :-)

Postado 18 agosto 2009 - 02:06

oi maurício, não é possível essa adaptação

abraços

#11 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima
  • Nome Real:Henry Harada
  • Estilo de Pesca:com vara

Postado 18 agosto 2009 - 03:12

Notei que a carreta não possui as duas arruelas de fricção (não tem nenhuma arruela amassadinha) como você e o Auro disseram. talvez seja esse o maior problema do freio

Essas arruelas costuma ficar do lado de FORA da carretilha, antes da estrela que regula a fricção.

Se a carretilha foi montada sem as arruelas, já está dada a explicação do drag ter diminuido.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)