Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

Duvidas para criaçao de peixes em açude

• Por favor, faça o login para responder
18 respostas neste tópico

#1 Peu Pescador

Peu Pescador

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 14 posts
0
neutro
  • Nome Real:pedro lucas bersani
  • Estilo de Pesca:esportiva

Postado 31 agosto 2009 - 05:07

Ola pessoal!!!
sou novo por aki e novo no ramo de criaçao de peixes tbm...
Gostaria da ajuda de vcs para saber quais especies de peixe eu posso colcar em um mesmo açude, sendo q nesse açude ja existe camarao, lambari, cara, traira e tucunare...
O local e bem grande e muito profundo, deve dar aproximadamente 80x500 (40.000m2)e alguns pontos chega a 6m de profundidade...
gostaria de soltar la o maior numero de especies possivel, levando em consideraçao a reproduçao, crescimento e o convivio das especies entre si...
grande abraço pesoal e otima pescaria...

#2 Estanislau Jaworski Junior

Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro
  • Nome Real:Estanislau Jaworski Junior
  • Estilo de Pesca:Pesca de Arremesso em água doce.

Postado 31 agosto 2009 - 05:40

fala guri, bem vindo ao forum.

Também sou novo nesse aspecto, porém comecei em janeiro deste ano, colocando 100 trairas, uns 500 lambaris, e 2 pintados(estes com +- 14cm cada) no mesmo açude. Em outro coloquei uns 100 lambaris e mais 4 dourados. Pretendo no fim desse ano transportar os dourados para o mesmo açude das trairas. Por enquanto comigo esta tudo normal, vejo os dourados dando uns botes na superficie as vezes, e as trairas estao crescendo de boa. Acho que voce pode colocar uns dourados e pintados, porém sobre o tucunaré nao sei nada a respeito, se ele nao vai se dar bem com os outros ou etc. O ideal é voce deixar esses outros predadores que vai por (pintado e dourado)crescerem em algum outro ambiente ate atingir uma tamanho bom, para q possa se defender desses bocudos e das trairas...depois eles se viram..

logo alguem te fala algo mais técnico ae....

abraços!

#3 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 31 agosto 2009 - 05:40

.

#4 Arnaldo Rampado

Arnaldo Rampado

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.245 posts
0
neutro
  • Nome Real:Arnaldo Rampado Neto
  • Estilo de Pesca:Fly / Jigging / Caiaque

Postado 31 agosto 2009 - 05:48

seja bem vindo amigo...

Pra um açude grande como o seu, vc vai precisar investir alto, se não nem vai ver os peixes...

Pra um projeto desses, evite achismos e procure uma psicultura legal pra fazer o peixamento ideal... com projeto e td mais... um biologo da area tbm pode te ajudar muito nisso...

#5 Peu Pescador

Peu Pescador

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 14 posts
0
neutro

Postado 31 agosto 2009 - 11:29

ola pessoal..

valeu pela ajuda... em relaçao ao tamanha eu acho q posso ter exagerado um pouco... mas de toda forma la e bem grande mesmo...
eu ate pensei em cercar um pedaço la pra soltar os peixes.. mas nao sei cmo posso fazer isso...
eu vou postar a foto de la pra vcs terem uma ideia do local...
eu so nao sei postar hehehehe... vou tentar
valeu galera...
kem puder ajudar com dicas e sugestoes por favor ajudem...
t mais...

#6 Arnaldo Rampado

Arnaldo Rampado

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.245 posts
0
neutro

Postado 31 agosto 2009 - 11:59

se quiser, manda as fotos pra arnaldobcc@gmail.com q eu posto pra vc =)

#7 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 01 setembro 2009 - 08:38

é, se tiver grana pra isso, o que é meio caro, vale a pena ver com um engenheiro da pesca ou afim, porém se não tiver afim de gastar uma grana com isso, bota os peixes num porte médio já que não tem erro...

#8 Joaodemarchi

Joaodemarchi

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.078 posts
0
neutro
  • Nome Real:João Angelo de Marchi Junior
  • Estilo de Pesca:Pesque e pague

Postado 01 setembro 2009 - 09:02

Qual região do Brasil vc fica...pq dependendo da temperatura tem alguns peixes que vc nao pode soltar!?

#9 Peu Pescador

Peu Pescador

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 14 posts
0
neutro

Postado 01 setembro 2009 - 04:54

Qual região do Brasil vc fica...pq dependendo da temperatura tem alguns peixes que vc nao pode soltar!?

blz cara...
o açude fica na regiao sul da Bahia, proxomo do litoral... clima quente umido.
valeu...

#10 Arnaldo Rampado

Arnaldo Rampado

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.245 posts
0
neutro

Postado 01 setembro 2009 - 06:30

foto do açude de nosso amigo:

Imagem Postada

abraços!

#11 Peu Pescador

Peu Pescador

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 14 posts
0
neutro

Postado 01 setembro 2009 - 07:16

ola pessoal...
primeiro agradecer aki ao Arnaldo q me ajudou ai com a foto... brigadao!!!

pessoal... estou limpando o açude q tenho e logo logo vou precisar de uns alevinos...limpando q eu falo e pq to retitrando uns lirios e uns capins altos q creceram no interios do açude, essa vegetaçao ocupa cerca de 30% do açude... acho q retirar isso nao sera ruim pros peixes nao ne?
que peixes posso soltar nesse açude tendo a garantia q vai ter como pesca-los... pq como eu disse la ja tem peixe, acredito q em grande quantidade, porem os tucunares mesmo e dificil demais de pegar... as trairas te q nao eu ja peguei bastante, mas nao sao grandes.. outra coisa q nao entendo muito pq elas nao crecem, se la tem muita comida...(depois peço meu amigo Arnaldo pra portar uma foto de algumas trairas).
meu medo e essa dificuldade de pescar os tucunares ta ligada ao tamanho do local... ai vou ter mesmo q tentar limitar um espaço menor e soltar os peixes la ne... (pensei em limitar com tela pregada em uns pontaletes de madeira... oq acham?)
mas eu acredito q por la ter muito alimento e ta muito sujo, muita vegetaçao, os peixes se esocndem e nao correm muito atras de comida, eu imagico...valeu pessoal qualquer ajuda e valida..

obrigado!!!
abraços...

#12 Capt. Matias

Capt. Matias

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.613 posts
139
Ótima
  • Nome Real:Matias Gomes
  • Estilo de Pesca:Marinha

Postado 01 setembro 2009 - 08:03

solta umas cabeças de cobra ai rsss depois quero ver alguem tomar banho rss

#13 Arnaldo Rampado

Arnaldo Rampado

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.245 posts
0
neutro

Postado 01 setembro 2009 - 09:18

nuss, snakeheads é muito legal mesmo... o dificil é achar alevino deles...

quanto as trairas serem pequenas, pode ser alguma variedde q num cresça muito mesmo... solta uns trairões pra ver o q acontece...

#14 André Moura A. Moron

André Moura A. Moron

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 147 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Pesca com mosca e artificiais.

Postado 01 setembro 2009 - 09:35

nuss, snakeheads é muito legal mesmo... o dificil é achar alevino deles...

quanto as trairas serem pequenas, pode ser alguma variedde q num cresça muito mesmo... solta uns trairões pra ver o q acontece...

Fala Pedro,

Num lago com clima quente como o seu eu soltaria tucunarés e trairas. Quanto a limpar o lago eu não o faria, as galhadas e todo esse mato podem servir de abrigo aos peixes que vc pretende soltar, e tbm servir de abrigo aos forrageiros mantendo um ambiente legal, além do que traira e tucunaré gostam de paulera e vão se sentir muito bem nesse ambiente. Do mais te aconselho a buscar um biólogo e fazer algum projeto para o povoamento da lagoa, uma pessoa especializada vai te ajudar muito em relação as espécies e quantidade de peixes. E pelo preço dos alevinos acho que vale muito a pena fazer um projeto com alguém que entenda do assunto, assim vc vai evitar decepções e não vai gastar dinheiro a toa, muita gente atola o lago de alevino e o mesmo não suporta tantos peixes, ai é dinheiro jogado fora, além do que existe uma proporção certa que deve ser seguida entre peixes predadores e peixes forrageiros.E outro ponto e ver os predadores que habitam o lago, dependendo do tamanho dos peixes que irá soltar sobra pouca coisa.

Espero ter ajudado um pouco,

Abrçs

#15 Antônio Sérgio

Antônio Sérgio

começando a responder

• Pescadores
  • 556 posts
27
Ótima
  • Nome Real:Antonio Sergio Calixto
  • Estilo de Pesca:Artificiais

Postado 02 setembro 2009 - 05:05

Arnaldo falou tudo, solta trairões. Crescem bem.

#16 Murilo Mantovani

Murilo Mantovani

começando a responder

• Pescadores
  • 321 posts
1
neutro
  • Nome Real:Murilo Mantovani
  • Estilo de Pesca:Pesca Esportiva

Postado 02 setembro 2009 - 10:09

Amigo, não sou Engenheiro de Pesca mas sou Engenheiro Civil e vou te falar uma coisa:

Contrate um técnico da área e faça um projeto, ou pelo menos consulte algum e peça algumas dicas, com certeza é melhor gastar um pouco a mais e ter CERTEZA que não está fazendo bobagens!

É como na construção civil, tem gente que economiza tanto na fase de projeto que depois se lasca todo quando as construções, trincam, recalcam, desabam, etc. Daí se lamentam por não ter gastado só um pouquinho a mais!!!

Fica meu conselho.
Abçs
Murilo

#17 Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro

Postado 03 setembro 2009 - 09:28

muito bonito o local heim????

#18 Peu Pescador

Peu Pescador

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 14 posts
0
neutro

Postado 03 setembro 2009 - 09:24

aki na minha cidade existe uma empresa q vende alevinos. entrei em contato com eles e como vou estar comprando deles os alevinos e eles mesmo irao me auxiliar...
mas pelas pesquisas na internet eu vi q realmente nao adianta querer fazer uma salada mista so pq o local e grande e tem alimentaçao q nao da certo... ate pq poucas sao as especies de peixe q podem se reproduzir naturalmente nesses ambientes...
eu ainda nao conversei pessoalmente com a equipe q vai me fornecer os alevinos, mas penso q eles vao memso me indicar trairoes, tucunares e talvez uns forrageiros...
eu vou da uma estudada no local pra ver se consigo criar uns poços menores onde posso ate criar peixes diferentes separados... to pensando nessa ideia... acho q ate ano q vem ja devo ter iniciado essa aventura...
kem souber de alguma maneira q eu possa ta criando esses poços me ajudem... inicialmente pensei em colocar uma tela fixada com uns pontaletes para limitar uma beirada do açude e ali soltar os bixos... mas nao sei se isso e viavel, ja me disseram q os peixes passariam por baixo da tela... entao fica ai mais uma discursao...
como posso "cercar" um espaço do açude para ter um espaço separado e com maior facilidade de pescar???
obrigado pelas dicas e outras sao sempre bem vindas...
abraços!!!

#19 Eduardo Biólogo

Eduardo Biólogo

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 11 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Praia

Postado 23 outubro 2009 - 06:25

Ola pessoal!!!
sou novo por aki e novo no ramo de criaçao de peixes tbm...
Gostaria da ajuda de vcs para saber quais especies de peixe eu posso colcar em um mesmo açude, sendo q nesse açude ja existe camarao, lambari, cara, traira e tucunare...
O local e bem grande e muito profundo, deve dar aproximadamente 80x500 (40.000m2)e alguns pontos chega a 6m de profundidade...
gostaria de soltar la o maior numero de especies possivel, levando em consideraçao a reproduçao, crescimento e o convivio das especies entre si...
grande abraço pesoal e otima pescaria...

Meu, pelo que tu tá falando ta tudo errado. Naõ me leve a mau tá, sou mestrando em aquicultura e acho que entendo um pouquinho do assunto. kkkk.
Cara tens muitas espécies em um lugar só. camarão não deves ter mais nenhum, pois tanto o lambari como trairas, tucunas e dourados consomem estes. outro problema é a sobreposição que estas fazendo com trairas, tucunas e dourados, por serem predadores muito vorazes que podem causar alta mortalidade devido ao seguinte: uma traira de 20cm pode predrar outra traira ou dourado ou tucunaré de 15cm ai acabam morrendo a que comeu, porque fica entalada e o que foi mordido devido aos ferimentos, o pintado é outro predador terrivel embora seja menos problemático por ter um habito alimentar diferente dos outros ele caça sobre o fundo enquanto trairas e tucunas são caçadores de emboscada e o dourado é um predador mais ativo indo atraz de suaas presas. Alem disso estas espécies são muito territorialistas o que dificulta a convivência entre elas. Estes peixes predadores normalmente crescem meio devagar mesmo, o crescimento de peixes é influenciado fortemente pela temperatura, alimentação, oxigêio dissolvido na água e densidade de estocagem, ou seja, o número de peixes por metro quadrado. Quanto a temperatura não tens maiores problemas, só com a traira comum (Hoplias malabaricus),que ao contrario do Trairão (Hoplias lacerdae)acho que se adapta melhor com temperaturas não tão altas, quanto a isso concordo com a amigo que falou no trairão. Mas pelo que tu fala teu maior problema em relação a estas caracteristicas são a alimentação que com estas quantidade de peixes deve ser súplementada (com alimento fresco) pois estes predadores presizam ser treinados a comer ração desde alevinos. A tua densidade de estocagem deve estar muito alta e por isso teus peixes não crescem, a densidade para açudes em que não há o uso de aeradores artificiais e sem alimentação é de 4 a 5 m2 por peixe. Como tens peixes adultos no teu açude, traíras, tucunas, dourados e até os lambaris maiores, não podes colocar alevinos pois serão trucidados, não sobrar nada. Quando as plantas se não tiverem em exesso podes deixar alguma coisa nas margens para servir de abrigo, as galhadas e outra estruturas inertes podes deixar que não tem problema. O maior pproblema do exesso de plantas é o consumo de oxigênio por partes delas.
Como maior conselho pra ti, te digo que procures algum orgão do estado como a EMATER aqui no RS, é orgão que cuida das atividades agropecuárias, que normalmente eles tem alguem que possa te ajudar e o melhor que é de graça.
Tem um livro com nome de: Técnicas de manejo para piscicultura dos autores Ostrensk, Jr. e Vinateia
Abração e qq dívida pode mandar

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)