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Operação de duas baterias no barco


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23 respostas neste tópico

#1 Henrique Sat

Henrique Sat

    Já estou me enturmando!

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Postado 11 setembro 2009 - 04:43

Pessoal,

To fazendo uma reforma na parte elétrica do barco e gostaria de algumas orientações. Hoje a minha bateria 1, é utilizada para a partida do motor e para bomba de porão, luzes, etc. Já a minha bateria numero 2, eu ligo o sonar e o radio. As duas "conversam" por meio de uma chave seletora 1, 2 ou 1+2.

A pergunta é: está correta a minha ligação? Caso negativo como deve ser feito? Ligar todos os acessórios na saida da chave geral para ter controle, ou deixar o radio e o sonar/gps na bateria 2 (como está atualmente)?

Obrigado

#2 Pesca_floripa

Pesca_floripa

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Postado 11 setembro 2009 - 05:13

Bom, não sou bem entendido no assunto, mas creio que o correto é como já está, uma para P.E, bombas, luzes e outra para os eletronicos. Também era bom sempre colocar mais um fúsivel em cada eletronico, para evitar acidentes que podem acabar com final de semana.

me corrijam se estiver errado

Abraços
Ricardo Floripa

#3 Luciano

Luciano

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Postado 11 setembro 2009 - 05:53

Esse esquema abaixo é o melhor, com ele voce pode usar qualquer uma das baterias para o que quiser...
Imagem Postada

#4 Henrique Sat

Henrique Sat

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Postado 14 setembro 2009 - 09:10

Obrigado Luciano, sem dúvida o seu esquema é o melhor de todos.

Abraços

#5 JorgeParagon

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Postado 14 setembro 2009 - 09:21

Lembre-se ,nunca use as baterias em ALL quando o motor estiver desligado ,é impressionante a quantidade de marinheiros que deixam a lancha em ALL ,quando se vai verificar qualquer item tambem precisam ser informados ,pois senão quem fica na mão é o dono,aliás o correto é ir em uma bateria e voltar na outra . e por favor chave faca não!

Abraços

#6 Citus

Citus

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Postado 14 setembro 2009 - 10:02

Na minha opinião, já que vc está fazendo reforma, o melhor seria vc colocar um pathmaker e deixar as duas baterias apenas com duas posições: ON ou OFF. Além deste equipamento equilibrar as cargas durante o funcionamento dos alternadores ele é auto gerenciável, ele mesmo envia mais ou menos carga aos bancos de bateria se houver queda de tensão. Ele também isola os dois bancos de baterias e se um entrar em curto ele tem uma fusível de disparo rápido interno que corta a carga. Eu já tive muitos problemas elétricos no meu barco, depois que instalei este equipamento nunca mais aconteceu nada. Espero ter contribuído.

#7 Cesar Tuna

Cesar Tuna

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Postado 14 setembro 2009 - 01:10

Eu liguei as BP diretas na BAT2, pois se o barco ficar na água elas vão funcionar sempre. logicamente coloquei um fusível e fiz a ligação em um painel com as tres BP.
Também utilizo um isolador de bateria como descrito acima, pois as mesmas tem capacidade difeentes, e ele me possibilita carregar as duas ao mesmo tempo. Abra

#8 Eduardo A. Adami

Eduardo A. Adami

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Postado 14 setembro 2009 - 06:04

Não entendi uma coisa, voce usa 2 chaves seletoras, ou seja, uma para cada bateria ?

#9 Cap. Alexandre Ito

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Postado 16 setembro 2009 - 09:46

Não entendi uma coisa, voce usa 2 chaves seletoras, ou seja, uma para cada bateria ?



Grande Dudão,

Não a necessidade de duas chaves geral para sua lancha, basta apenas que ela tenha três posições 1, 2 e "ALL", uma para cada bateria e outra posição para ambas. No caso da minha lancha eu coloquei uma bateria apenas para o motor e outra para os acessórios, assim eu não corro o risco de ficar sem bateria e consequentemente não conseguir ligar minha lancha. Mas na ultilização normal eu sempre posiciono na posição "ALL" pois assim enquanto o motor estiver ligado a carga vai para as duas baterias, se vc deixar na posição 1 somente ela vai receber a carga para carregar.

A vantagem de se ter duas baterias é com relação a segurança caso uma apresente defeito ou então vc esqueça algo ligado por muito tempo. O esquema é basicamente este, qdo estiver navegando vc deixa a chave geral na posição "ALL" para que as duas baterias recebam carga e ao parar a lancha vc muda a chave ou para posição 1 ou então para posição 2, para que apenas uma bateria seja utilizada preservando a outra intacta.

Qto a ligação recomendo que vc consulte seu eletricista de confiança para que ele possa tbm dimensionar a espessura do fio, etc, pois um fio fino demais pode fazer vc perder energia e superaquecê-lo.

Grande abraço,

#10 Luciano

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Postado 16 setembro 2009 - 10:13

Grande Dudão,

Não a necessidade de duas chaves geral para sua lancha, basta apenas que ela tenha três posições 1, 2 e "ALL", uma para cada bateria e outra posição para ambas. No caso da minha lancha eu coloquei uma bateria apenas para o motor e outra para os acessórios, assim eu não corro o risco de ficar sem bateria e consequentemente não conseguir ligar minha lancha. Mas na ultilização normal eu sempre posiciono na posição "ALL" pois assim enquanto o motor estiver ligado a carga vai para as duas baterias, se vc deixar na posição 1 somente ela vai receber a carga para carregar.

A vantagem de se ter duas baterias é com relação a segurança caso uma apresente defeito ou então vc esqueça algo ligado por muito tempo. O esquema é basicamente este, qdo estiver navegando vc deixa a chave geral na posição "ALL" para que as duas baterias recebam carga e ao parar a lancha vc muda a chave ou para posição 1 ou então para posição 2, para que apenas uma bateria seja utilizada preservando a outra intacta.

Qto a ligação recomendo que vc consulte seu eletricista de confiança para que ele possa tbm dimensionar a espessura do fio, etc, pois um fio fino demais pode fazer vc perder energia e superaquecê-lo.

Grande abraço,


Ito, voce usa algum gerenciador de carga ou isolador de bateria?

#11 Eduardo A. Adami

Eduardo A. Adami

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Postado 16 setembro 2009 - 05:23

Grande Dudão,

Não a necessidade de duas chaves geral para sua lancha, basta apenas que ela tenha três posições 1, 2 e "ALL", uma para cada bateria e outra posição para ambas. No caso da minha lancha eu coloquei uma bateria apenas para o motor e outra para os acessórios, assim eu não corro o risco de ficar sem bateria e consequentemente não conseguir ligar minha lancha. Mas na ultilização normal eu sempre posiciono na posição "ALL" pois assim enquanto o motor estiver ligado a carga vai para as duas baterias, se vc deixar na posição 1 somente ela vai receber a carga para carregar.

A vantagem de se ter duas baterias é com relação a segurança caso uma apresente defeito ou então vc esqueça algo ligado por muito tempo. O esquema é basicamente este, qdo estiver navegando vc deixa a chave geral na posição "ALL" para que as duas baterias recebam carga e ao parar a lancha vc muda a chave ou para posição 1 ou então para posição 2, para que apenas uma bateria seja utilizada preservando a outra intacta.

Qto a ligação recomendo que vc consulte seu eletricista de confiança para que ele possa tbm dimensionar a espessura do fio, etc, pois um fio fino demais pode fazer vc perder energia e superaquecê-lo.

Grande abraço,


Isso eu sei Ito, é que no esquema do Luciano tem 2 chaves desenhadas, então fiquei na dúvida :wacko:

Mas obrigado pela sua resposta, acredito que ajudou muita gente.

Valewwwwww

#12 Luciano

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Postado 16 setembro 2009 - 06:15

Isso eu sei Ito, é que no esquema do Luciano tem 2 chaves desenhadas, então fiquei na dúvida :wacko:

Mas obrigado pela sua resposta, acredito que ajudou muita gente.

Valewwwwww


Dudão,

Não sou especialista nisso, aprendi fazendo besteira nos meu barcos e ficando no mar sem partida ao longo da vida. Se eu estiver errado me corrijam, o meu ponto de vista é esse:

Alternador é projetado para carregar 1 bateria inclusive tem que ser uma bateria compativel com o tamanho do alternador (leia no manual do seu motor).
Se voce simplesmente ligar duas baterias no motor (chave em all), a carga não será suficiente para ambas e nunca voce terá duas baterias completamente carregadas. Pensando nesta situação existem os isoladores de bateria que simplesmente são relês eletronicos que quando a bateria do motor está carregada liberam a carga para a segunda bateria.
Se voce não quiser colocar um isolador de bateria, pode ou fazer o esquema das 2 chaves ou simplesmente colocar uma chave de 2 posições, ligar tudo nela, e deixar uma das baterias de backup. Só vai ter que tomar o cuidado de desligar todos os eletronicos antes da partida pois os picos de energia durante a partida pode danifica-los.
Se voce usar o esquema das duas chaves estará isolando manualmente a bateria dos eletronicos da bateria do motor portanto estará protegendo os eletronicos de picos de energia.
Não tem muita complicação, voce tem que sempre partir do pressuposto que 1 motor carrega 1 bateria.
Outro detalhe é não economizar em bateria recauchutada ou de marca desconhecida...

#13 Nelson Mi

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Postado 16 setembro 2009 - 10:55

Olá, vou aproveitar o assunto e perguntar:

Comprei um ETEC 130, e estou na dúvida se preciso trocar a bateria, alguem saberia me informar qual bateria é indicada para este motor?

Eu tinha um motor Evinrude 115. ano 91.

brigadãoooo

#14 Eduardo A. Adami

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Postado 17 setembro 2009 - 12:15

Dudão,

Não sou especialista nisso, aprendi fazendo besteira nos meu barcos e ficando no mar sem partida ao longo da vida. Se eu estiver errado me corrijam, o meu ponto de vista é esse:

Alternador é projetado para carregar 1 bateria inclusive tem que ser uma bateria compativel com o tamanho do alternador (leia no manual do seu motor).
Se voce simplesmente ligar duas baterias no motor (chave em all), a carga não será suficiente para ambas e nunca voce terá duas baterias completamente carregadas. Pensando nesta situação existem os isoladores de bateria que simplesmente são relês eletronicos que quando a bateria do motor está carregada liberam a carga para a segunda bateria.
Se voce não quiser colocar um isolador de bateria, pode ou fazer o esquema das 2 chaves ou simplesmente colocar uma chave de 2 posições, ligar tudo nela, e deixar uma das baterias de backup. Só vai ter que tomar o cuidado de desligar todos os eletronicos antes da partida pois os picos de energia durante a partida pode danifica-los.
Se voce usar o esquema das duas chaves estará isolando manualmente a bateria dos eletronicos da bateria do motor portanto estará protegendo os eletronicos de picos de energia.
Não tem muita complicação, voce tem que sempre partir do pressuposto que 1 motor carrega 1 bateria.
Outro detalhe é não economizar em bateria recauchutada ou de marca desconhecida...


Também não sou especialista no assunto Luciano, mas acho que o que voce diz tem fundamento sim.
Acho que quem poderia tirar essa dúvida é o Ricardo Paragon ou o Jorge Paragon.
Vamos ver se eles veêm esse tópico.

Abs

#15 Henrique Sat

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Postado 17 setembro 2009 - 08:53

Luciano,

O alternador não é projetado para carregar uma bateria especificamente, ele é projetado para gerar uma "carga" que normalmente é coerente com o tamanho do motor e consumo da embarcação. Por exemplo, um motor que tem um alternador de 60A/h pode carregar na teoria uma bateria de 60A em 1 hora ou consequentemente 2 baterias de 60A ligadas em paralela em 2 horas. A única diferença é que se você tiver um alternador menor que a sua bateria, ele precisará de mais tempo para carregar. Para isso usar a sua ligação acima é interessante, pois se uma das baterias estiver com menos carga que a outra, vc pode chavear e dar prioridade para ela.

Utilizar um gerenciador de bateria seria perfeito, mas andei pesquisando e são realmente caros. Para a minha embarcação que é pequena, consigo gerenciar tudo com uma chave de 2 posições. Os acessórios são os básicos como radio/sonar/bomba e luzes, o que não gera muito consumo. Só ficar atento no voltímetro.

Se eu falei alguma besteira, por favor me corrijam.

Abs

#16 Claudio Amaral

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Postado 17 setembro 2009 - 10:00

O assunto está muito interssante e queria ver se podem me tirar umas dúvidas:

Meu caso é um pouco diferente do que expuseram. Uso a segunda bateria para motor elétrico. É uma bateria de ciclo profundo de capacidade maior do que a bateria principal. Nesse tipo de utilização o consumo da bateria é muito maior que o de sonar, rádio e outros acessórios que se usa nos barcos para mar.

No meu barco anterior usava a bateria do motor elétrico na posição 2 e a principal na posição 1. Como era um motor pequeno, 40 HP não navegava na posição “ambas” porque o alternador não gerava carga suficiente. Cheguei a comprar um gerenciados na West Marine mas nunca instalei por que não encontrei um eletricista que soubesse faze-lo.

Como era um motor pequeno, colocava na posição 2, dava partida manualmente e saia carregando a bateria do elétrico. Parecia perfeito... só que aconteceu duas vezes ter o retificador queimado. A explicação do fabricante é que a bateria usada motor elétrico fica com carga muito baixa e sobrecarrega o alternador e retificador. Assim disseram que o motor de popa é projetado para manter a carga e não para carregar uma bateria com carga muito baixa.

Agora estou com um Bass boat com um motor maior que teoricamente tem uma saída de carga compatível para carregar duas baterias. Pergunto, como instalar o gerenciador e se não irá acontecer o mesmo de sobrecarregar o sistema e queimar o retificador?

#17 JorgeParagon

JorgeParagon

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Postado 17 setembro 2009 - 10:10

Se o motor for E-TEC já vem instalado.


Abraços

#18 Doca

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Postado 21 setembro 2009 - 03:39

Esse esquema abaixo é o melhor, com ele voce pode usar qualquer uma das baterias para o que quiser...
Imagem Postada


Tirando uma duvida :ok:

Nesse sistema de conexão não corremos o risco de perdermos as duas, qquer pane em uma delas?

#19 Nelson Mi

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Postado 22 setembro 2009 - 05:41

Sou leigo, e estou tentando entender este diagrama.

Alguém saberia me informar como fica a polaridade das baterias?

#20 Henrique Sat

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Postado 22 setembro 2009 - 09:28

Nelson,

Este diagrama é somente para o positivo. O negativo é só juntar das duas baterias e distribuir para o barco.

Abs

#21 AlexandreK

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Postado 06 novembro 2009 - 03:34

Olá.

Eu sempre usei duas baterias e uma chave seletora que permite BAT1, BAT2 ou AMBAS. Ao usar o barco, durante a navegação deixava a chave sempre em AMBAS, para carregar as duas baterias. Quando desligava o motor em alto mar, deixava em BAT1 ou BAT2. Caso ocorresse algum problema e a bateria ativada descarregasse, poderia usar a outra para dar a partida e ir embora. Porém, deve-se tomar cuidado com a fiação elétrica usada que deve ser sempre superior a 16mm2 e com isolamento externo próprio para uso náutico e com terminais olhal nas extremidades. O uso da vaselina sólida é otimo para evitar oxidação nos terminais.

É importante tambpem que as bateriais sejam iguais em capacidade (Ah) e estejam em iguais condições de uso. Não misturar bateriais novas com velhas...

#22 AlexandreK

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Postado 06 novembro 2009 - 03:40

Amigo,

Sempre conecte o cabo NEGATIVO da bateria no chassis (Se o barco for de casco metálico) ou una os negativos. Uma dica nesse caso é usar um cabo de cobre isolado de 16mm2 ou superior interconectando os pólos NEGATIVOS das bateriais e destes ao chassis, se for metálico. O pólo negativo do motor já fica diretamente conectado a uma das baterias. De cada pólo POSITIVO das baterias, usar um cabo de cobre isolado de 16mm2 ou superior para conexão até a chave elétrica de bateriais. Estas são recomendações para bateriais com capacidades entre 45 e 70Ah (Ampere hora). Para uso com bateriais maiores e cargas maiores, a fiação elétrica deverá ser alterada.

Vale a dica do uso dos terminais olhais nas conexões e uso de vaselina sólidas para evitar oxidação.



Sou leigo, e estou tentando entender este diagrama.

Alguém saberia me informar como fica a polaridade das baterias?



#23 D'Aquila

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Postado 07 dezembro 2009 - 01:57

Nobre amigo,o fabricante esta falando a verdade,uma bateria é como um resitor aberto comforme a bateria vai repondo sua carga a resistencia interna aumenta o seu retificador e alternador diminui a carga a ser enviada,ou seja "suga menos" do alternador logo uma bateria de ciclo profundo que pode ser descarrgada ate 80% de sua carga total,nesse estagio o alternador manda o maximo de carga que-lhe permite produzir por um periodo muito longo e por isso com o aquecimento frita seu alternador que eh projetado para apenas repor cargas perdidas de baterias em geral que sofram descargas de ate 20% como e´o caso das baterias automotivas.
Baterias de capacidades diferentes não devem ser ligadas para recarga em paralelo,pois, os aternadores recarregam de forma inteligente,ou seja, identifica quando a bateria de menor capacidade esta com a carga total e pára de recarregar,apenas flutua(para que não haja sobrecarga na bateria já carregada). Logo nunca a bateria maior ficará com carga total;se sua de ciclo profundo for selada ou valvulada vc terá uma bateria com 100% de carga na hora que ela estiver com 12,7v,pois,elas são constituidas por 6 vasos de 2,1v cada.sugiro a compra de um carregador portátil com até 10% da carga nominal,ou seja se sua bateria é de 100ah seu carregador devera ser de ate 10ah,carregadores de menor capacidade tambem recarregam,utilizarão maior tempo de carga,os melhores são do tipo inteligentes que fazem tudo sozinho sem risco de dano a bateria.
Abraço e bons ventos.

#24 Semionovas

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Postado 12 dezembro 2009 - 12:14

Satkunas ,
duas baterias ,com um unico alternador colocar a chave seletora em "all", esta idéia "parece boa" mas tem um erro que e dificil de se entender , o alternador do veiculo tem um sensor que limita a carga da bateria em 14 volts , quando você coloca duas baterias para carregar no mesmo alternador quando qualquer uma delas atingir este valor( 14 v ) o alternador para de enviar carga para as baterias , como as baterias tem uso e capacidade diferentes uma vai descaregar mais que a outra , e a mais descaregada nunca vai carregar totalmente pois a outra vai ativar o sensor do alternador antes disso.
quando se tem mais de uma bateria e nescessário se instalar um separador de baterias eletronico para se poder usar o alternador para carga.
falo com colhecimento de causa , pois já aconteceu comigo , no meu veleiro ,e cheguei a perder uma bateria por causa disso.
este separador só e encontrado em lojas de equipamento náutico , se tiver dificuldade em achar , me de um toque que eu lhe ajudo .
tem diversas configurações de separador , com uma ou duas entradas para quando se tem parelha de motores , e com duas ,tres ou quatro saidas para as baterias.
o asunto foi bastante discutido no site

http://caterva.com.b...opic.php?t=7169

Semionovas




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