Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

Pesca de Anchova

• Por favor, faça o login para responder
25 respostas neste tópico

#1 Gadernal Purin

Gadernal Purin

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 6 posts
0
neutro
  • Nome Real:Thiago
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 06 outubro 2009 - 10:44

AMIGOS, GOSTARIA DE UMA AJUDA NA PESCA DE ANCHOVA COM ISCAS ARTIFICIAIS:

COMO PREPARAR A ISCA? COLOCO UM ESTICADOR OU OUTRO ARTEFATO ENTRE A LINHA E A ISCA?

ATT,

#2 Ademar Couto

Ademar Couto

Posso pescar por aqui?

• Pescaki V.I.P
  • 1.399 posts
9
neutro
  • Nome Real:Ademar Couto
  • Estilo de Pesca:Quando tem peixe tá bom.

Postado 06 outubro 2009 - 10:55

COMO PREPARAR A ISCA? COLOCO UM ESTICADOR OU OUTRO ARTEFATO ENTRE A LINHA E A ISCA?

ATT,

Olá, amigo, apesar de estar muito ruim ontem, ainda assim vim com uma anchova na rapala x rap 10. Entre ela e a linha multi só um leader de 0,7 mm, pois há risco de vir peixe maior e com dentes, como as sororocas,mas aí, já vi o leader ir pro buraco assim mesmo.

Utilize fluorcarbono. 70 cm a 1,0 m de fluor grosso para evitar prejudicar nado de iscas.
Boa pescaria.

Anchova ou faça sol!

#3 Celio

Celio

Capitão Caroço

• Moderador
  • 5.238 posts
2
neutro
  • Nome Real:Celio Kelab
  • Estilo de Pesca:Vertical, bait e mosca

Postado 06 outubro 2009 - 11:57

enchova eu pego na superfície, com iscas como zara, maria miss carna, deconto Z90 ou 110, jumping minnow ou qualquer outra que venha no alto

não apenas para não prejudicar o arremesso, mas tb por sua flutuabilidade, uso líder de monofilamento de nylon na casa dos 0,60mm simples ou um líder torcido com nylon na casa dos 0,40mm. Não adianta colocar mais grosso que isso ou mesmo fluorcarbono, pq se a enchova chegar na linha vai cortar de qualquer jeito

#4 Melinger

Melinger

Fischer Salzwasser

• Pescaki V.I.P
  • 8.519 posts
203
Ótima
  • Nome Real:Marcello Melinger
  • Estilo de Pesca:Esportiva com Artificiais

Postado 06 outubro 2009 - 01:52

Esticador???? :eek: :eek: :eek:

#5 Marcelo Bazz

Marcelo Bazz

começando a responder

• Usuário Comercial
  • 799 posts
2
neutro
  • Nome Real:Marcelo Bazz

Postado 06 outubro 2009 - 02:18

.
sei não....

Imagem Postada

Imagem Postada

...tenho quase certeza que vai atrapalhar a ação da isca !!!! RRRSSSS

.

#6 Gadernal Purin

Gadernal Purin

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 6 posts
0
neutro
  • Nome Real:Thiago

Postado 06 outubro 2009 - 02:26

VALEU AMIGOS, MAIS ESTIVE VENDO AQUI E ESSE LEADER CUSTA UM POUCO CARO. NÃO TERIA OUTRA ALTERNATIVA COMO UM ESTICADOR??

NEM NO PARAGUAI É BARATO, OU SEJA, ESTA NA CASA DOS:

LINHA FLUOCARBONETO LEADER
Cód---Milímetros---- Libras----Largura--- U$
5624---0.45 mm------20 lbs----36 mt-----U$ 11,50
5625---0.50 mm------25 lbs----30 mt-----U$ 12,30
5626---0.55 mm------30 lbs----27 mt-----U$ 12,90
5627---0.60 mm------40 lbs----22 mt-----U$ 13,50
5628---0.66 mm-------50 lbs---22 mt-----U$ 13,85

SE COLOCAR NA LINHA PURA EU VOU PERDER A ISCA NÉ???

ABS

#7 -Mauricio-

-Mauricio-

Saltwater Fisher

• Pescaki V.I.P
  • 1.342 posts
1
neutro
  • Nome Real:Mauricio Rocha
  • Estilo de Pesca:JJ,Pincho,Corrico,Iscas Vivas e Submarina

Postado 06 outubro 2009 - 02:29

ATT,

Artefato entre a linha e a isca seria um snap
Iscas artificias:
Poppers,zaras e iscas meia agua
Ex;Popper-Big bob(Borbolota),Little bob(Borboleta),Skitter popper(rapala)o tamanho bom para eles é de 12cm ate 15
Ex;Zara-Zigzarinha(Nelson Nakamura) tamanho bom é 11 cm
Ex;Meia agua-Cristal minnow(Yozuri),Xrap 12(Rapala),Juana(Borboleta,Lola(Borboleta)Tamanho bom de 12 a 15 cm

Leader-eu aconcelharia a usa uma lider de fluorcarbone de 0.70mm e de no maximo 30 cm entre a isca e a linha normal,pq a pescaria de anchova é normalmente de arremeso e se o leader for muito grande ele irá ficar batendo nas passadeiras e isso poderia desfazer o nó do leader e danificar a passadeira
Vlw abraçoss..

#8 Eduardo A. Adami

Eduardo A. Adami

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.246 posts
10
Boa
  • Estilo de Pesca:Arremesso, corrico, JJ, embarcada no mar.

Postado 06 outubro 2009 - 03:23

Fluorcarbonato é o mais indicado, mas pode ser uma linha de nylon mesmo de preferência a mais transparente que encontrar.
Eu por exemplo costumo usar a de .60mm mesmo como o Celio disse, e se for arremesso também uso o lider torcido.

Boa sorte

#9 Ademar Couto

Ademar Couto

Posso pescar por aqui?

• Pescaki V.I.P
  • 1.399 posts
9
neutro

Postado 06 outubro 2009 - 06:17

Fluorcarbonato é o mais indicado, mas pode ser uma linha de nylon mesmo de preferência a mais transparente que encontrar.
Eu por exemplo costumo usar a de .60mm mesmo como o Celio disse, e se for arremesso também uso o lider torcido.

Boa sorte

Eduardo, que tal a gente chegar num meio termo e indicar uma linha fluor coated?

já é bem mais em conta e o retorno é mais garantido. o que vc acha? acho que a rayglon/raiglon é assim.

abraço

#10 AlexandreK

AlexandreK

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 68 posts
1
neutro
  • Nome Real:Alexandre Klug
  • Estilo de Pesca:Embarcada - Alto Mar / Desembarcada Costões

Postado 06 novembro 2009 - 02:46

Olá...

A pescaria de anchovas, na nossa opinião, se divide em duas modalidades;

Anchovas mariqueiras e Anchovetas...

As anchovetas, com pesos entre 1kg e 1,5kg, nadam em numerosos cardumes, normalmente no inverno. Utilizamos material leve a médio, sem leader, e iscas artificais diversas, com ação superfície e meia água. Normalmente usamos empate de aço encapado, pois as anchovetas atacam com muita voracidade quando estão em grandes cardumes... O empate tem aproximadamente 30 cms de comprimento e é dotado de giradores nas extremidades. Deve-se tomar cuidado de escolher o material adequado as linhas que utiliza, bem com as iscas artificias. Normalmente nos deparamos com anchovetas em alto mar, em pesca embarcada. Nas proximidades de ilhas e alguns costões, podemos encontrar grandes cardumes de anchovas pequenas. Normalmente onde existem pássaros marinhos voando em circulos e mergulhando sucessivamente, existem pequenos peixes, como a manjuba e a sardinha... Lá estão os predadores...

Anchovas marisqueiras são comuns próximas a costa, normalmente nadam solitárias ou em pequenos cardumes. São peixes de grande porte, entre 2 e 10kg de peso. O predomínio é no verão.
Para pesca de marisqueiras, normalmente pescamos desembarcados, no costão. Pode-se ter muito sucesso na pescaria embarcada, porém, deve ser realizada com o motor do barco ligado e com alguém controlando a máquina para uma pronta saída, caso seja necessário. Neste tipo de pescaria embarcada, com o barco relativamente próximo das pedras, temos de tomar extremo cuidado com as correntes marítimas e principalmente com as ondas. O ideal é pescar próximo a costões ou ilhas onde o barco fique parado sobre uma lâmina de água de pelo menos uns 4 ou 5 metros, onde é mais difícil a arrebentação de ondas... Em mares agitados, é extremamente desaconselhável e perigoso. Muitos foram os acidentes que já aconteceram e vidas perdidas. Portanto, todo cuidado é pouco.

Na pesca da marisqueira, no costão, usamos equipamento médio a pesado,com varas de fibra de carbono com comprimentos entre 3,5 e 4,5 metros. Usamos molinetes grandes e linhas fortes...
As iscas são de superfície e meia água, com tamanhos entre 150 e 250mm e pesos entre 40 e 70 gramas. A dica é sempre arremessar o mais longe possível recolhendo em movimentos alternados, com a ponta da vara alinhada com o mar. Muito cuidado ao recolher próximo as pedras para não enroscar. Geralmente ali, na espuma branca, bem próximo as pedras é que as grandes anchovas estão. É muito comum capturarmos grandes exemplares bem na hora em que já vamos retirar a isca da água. Portanto, muita atenção...

Mais dicas? Estamos a disposição.

#11 Ademar Couto

Ademar Couto

Posso pescar por aqui?

• Pescaki V.I.P
  • 1.399 posts
9
neutro

Postado 11 novembro 2009 - 09:57

Alexandre, uma pergunta. Na pesca embarcado, dá pra utilizar 30 cm mono de 0,55 a 0,70 ? necessita de empate de aço? mesmo assim?

Excelente sua disposição de escrever. só não supera a visível experiência na pesca de anchova.
Meu muito obrigado pela aula, pois estou ficando meio anchovamaníaco (e por aqui só vejo robalomaníacos) e a informação é pouca. Acrescentou muito pra mim.
Gosto cada dia mais deste peixe. E do pessoal deste fórum.

#12 -Mauricio-

-Mauricio-

Saltwater Fisher

• Pescaki V.I.P
  • 1.342 posts
1
neutro
  • Nome Real:Mauricio Rocha
  • Estilo de Pesca:JJ,Pincho,Corrico,Iscas Vivas e Submarina

Postado 11 novembro 2009 - 04:20

Alexandre, uma pergunta. Na pesca embarcado, dá pra utilizar 30 cm mono de 0,55 a 0,70 ? necessita de empate de aço? mesmo assim?

Eu n uso empate de aço, n vejo necessidade
Sempre usei um mono normal dourado de 0.70 ou uso um flour de 0.60 e as anchovas n costumam cortar,pq as que dao aki no rio sao anchovas de no maximo 3k e normalmente boto uma isca de 12 a 15 cm e isso dificulta muito pra q ela chega ate a linha,ja se vc for pesca anchovas de grande porte aconcelho a usa um empate de aço pq elas costumam a engolir as iscas e tb conseguem corta legal o nylon

#13 André Moura A. Moron

André Moura A. Moron

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 147 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Pesca com mosca e artificiais.

Postado 11 novembro 2009 - 05:05

Ademar,

se pretende pescar anchovas no arremeço te aconselho usar o lider torcido, pra esse tipo de pesca é a melhor opção. A principio parece ser um pouco complicado mais é tranquilo fazer. Dá uma olhada nesse tópico onde o Tuba explica : http://www.pescaki.c...linha-de-multi/
Agora se for curricar pode usar um mono normal no lugar do fluor, não posso ajudar muito pois não costumo curricar, mais já teve muita coisa a respeito no forum, da uma pesquisada.

Abrçs.

#14 Ademar Couto

Ademar Couto

Posso pescar por aqui?

• Pescaki V.I.P
  • 1.399 posts
9
neutro

Postado 12 novembro 2009 - 09:54

Ademar,

se pretende pescar anchovas no arremeço te aconselho usar o lider torcido, pra esse tipo de pesca é a melhor opção. A principio parece ser um pouco complicado mais é tranquilo fazer. Dá uma olhada nesse tópico onde o Tuba explica : http://www.pescaki.c...linha-de-multi/
Agora se for curricar pode usar um mono normal no lugar do fluor, não posso ajudar muito pois não costumo curricar, mais já teve muita coisa a respeito no forum, da uma pesquisada.

Abrçs.

Valeu, André, valeu srs! espero que, semana que vem eu tenha o que falar sobre anchovas aqui.

abraço e meu muito obrigado a todos!

#15 AlexandreK

AlexandreK

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 68 posts
1
neutro

Postado 18 novembro 2009 - 02:41

Ola Ademar...

Olha, quanto ao empate de aço:

Nas pescarias de fundo, com sardinha, sem o empate de aço (60 a 75lbs) perde-se a ponta da linhada a cada 10 fisgadas... Elas cortam mesmo a linha (seja 0.50mm ou 0.80mm)...

No caso das iscas artificiais, o empate não é necessário na pescaria embarcada; Na verdade, ela atrapalha o nado da isca... Porém, nesta modalidade e arremessando contra as pedras em costões e ilhas, corremos o risco de fisgar um grande exemplar (> 5kg) e que acaba engolindo a isca e aí... muita reza para ela não cortar a linha...

Na pescaria de costão (Desembarcado) sempre usamos os empates de aço. Como precisamos lidar com o peixe (geralmente de 3,5kg a 7kg) próximo as pedras e ainda por cima, tendo que retirá-lo da água em meio a ondas e muita turbulência, o empate faz a diferença; Alguns amigos e eu próprio já perdi peixes por estar "testando" a pescaria sem o bendito empate;

Portanto, dependendo da situação e da modalidade de pesca, usamos ou não o empate...

Abraços

#16 AlexandreK

AlexandreK

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 68 posts
1
neutro

Postado 18 novembro 2009 - 03:12

Ah,

Mais uma informação muito importante na pesca da anchova;

Palavras de um biólogo marinho:

"Muito cuidado ao lidar com uma anchova recém capturada... Toda anchova tem dentes muito afiados, como navalhas... Qualquer exemplar com mais de 3kg tem força suficiente na mandíbula para amputar qualquer dedo do pescador descuidado".

Portanto, usem os alicates para retirar a garatéia ou anzol...

Outro perigo é a lingua do peixe. Extremamente áspera e microserrilhada, causa uma série de cortes na mão e nos dedos do pescador quando ele segura o peixe pela abertura das guelras...

Abraços

#17 Ademar Couto

Ademar Couto

Posso pescar por aqui?

• Pescaki V.I.P
  • 1.399 posts
9
neutro

Postado 03 dezembro 2009 - 07:15

Ah,

Mais uma informação muito importante na pesca da anchova;

Palavras de um biólogo marinho:

"Muito cuidado ao lidar com uma anchova recém capturada... Toda anchova tem dentes muito afiados, como navalhas... Qualquer exemplar com mais de 3kg tem força suficiente na mandíbula para amputar qualquer dedo do pescador descuidado".
Portanto, usem os alicates para retirar a garatéia ou anzol...

Outro perigo é a lingua do peixe. Extremamente áspera e microserrilhada, causa uma série de cortes na mão e nos dedos do pescador quando ele segura o peixe pela abertura das guelras...

Abraços

é. lembrei disso a um amigo na pescaria de ontem, qdo o vi gritando com o dedo preso. não imaginaria que iria tirar a garateia com a mão

#18 Marcelo Lanzara

Marcelo Lanzara

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 5.205 posts
146
Ótima
  • Estilo de Pesca:na água...

Postado 03 dezembro 2009 - 08:20

é. lembrei disso a um amigo na pescaria de ontem, qdo o vi gritando com o dedo preso. não imaginaria que iria tirar a garateia com a mão

:wacko: :wacko: :wacko:

Caraca, não arrisco tirar a garateia com a mão de nenhum peixe, já fe Ferrei.... :chuvaa:

#19 AlexandreK

AlexandreK

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 68 posts
1
neutro

Postado 03 dezembro 2009 - 03:13

Pois é...
Melhor usar sempre o alicate ao retirar o anzol ou garatéia...
Abs

#20 Ademar Couto

Ademar Couto

Posso pescar por aqui?

• Pescaki V.I.P
  • 1.399 posts
9
neutro

Postado 04 dezembro 2009 - 07:40

Pois é...
Melhor usar sempre o alicate ao retirar o anzol ou garatéia...
Abs

agora vou levar meu porta agulhas que tem cabo longo, para este tipo de empreitada. é um porta agulhas mayo de 20 e poucos cm.

fica mais fácil assim.

#21 Lleao

Lleao

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 235 posts
2
neutro
  • Nome Real:Leonam Carneiro Leão
  • Estilo de Pesca:amadora, água doce e/ou salgada, exceto com fly

Postado 04 dezembro 2009 - 10:08

Excelente sua disposição de escrever. só não supera a visível experiência na pesca de anchova.
Meu muito obrigado pela aula, pois estou ficando meio anchovamaníaco (e por aqui só vejo robalomaníacos) e a informação é pouca. Acrescentou muito pra mim.
Gosto cada dia mais deste peixe. E do pessoal deste fórum.

Prezado,
Quando se trata de peixes extremamente esportivos a paixão e o desejo aumentam, é por causa disto que vc vê tantos debates, algumas brincadeiras e uma série de informações advindas da experiência da galera que foi "envenenada" pela mordida desses "brigadores de carteirinha", entre outros, o robalo e a anchova, mas se fossem menos raros, além dos robalomaníacos e anchovamaníacos, vc observaria os pampomaníacos...entre outros maníacos como os douradosmaníacos, piaumaníacos etc...e bota maníaco nisso...o importante é a paixão, o sonho e a esperança dos que não vão (e dos que vão) à pesca todos os dias e dela não fazem seus sustentos, de que no amanhã aquele brigador enorme bicará sua isca e ficará preso proporcionando a realização de todo pescador. Parabéns pela seleção e interesse por esse peixe brigador...e repetindo o refrão do amigo: "Antes anchova do que faça sol". Lembre-se com elas todo cuidado é pouco e arame de aço pequeno e bem fino entre a linha e o anzol, pra não perder o sonho...

#22 Ademar Couto

Ademar Couto

Posso pescar por aqui?

• Pescaki V.I.P
  • 1.399 posts
9
neutro

Postado 04 dezembro 2009 - 11:41

Prezado,
Quando se trata de peixes extremamente esportivos a paixão e o desejo aumentam, é por causa disto que vc vê tantos debates, algumas brincadeiras e uma série de informações advindas da experiência da galera que foi "envenenada" pela mordida desses "brigadores de carteirinha", entre outros, o robalo e a anchova, mas se fossem menos raros, além dos robalomaníacos e anchovamaníacos, vc observaria os pampomaníacos...entre outros maníacos como os douradosmaníacos, piaumaníacos etc...e bota maníaco nisso...o importante é a paixão, o sonho e a esperança dos que não vão (e dos que vão) à pesca todos os dias e dela não fazem seus sustentos, de que no amanhã aquele brigador enorme bicará sua isca e ficará preso proporcionando a realização de todo pescador. Parabéns pela seleção e interesse por esse peixe brigador...e repetindo o refrão do amigo: "Antes anchova do que faça sol". Lembre-se com elas todo cuidado é pouco e arame de aço pequeno e bem fino entre a linha e o anzol, pra não perder o sonho...

obrigado pela dica e pela boa recepção!

#23 Emmerson

Emmerson

começando a responder

• Pescadores
  • 559 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Iscas artificiais, caique e sempre consciente...

Postado 12 dezembro 2009 - 06:56

Olá...

A pescaria de anchovas, na nossa opinião, se divide em duas modalidades;

Anchovas mariqueiras e Anchovetas...

As anchovetas, com pesos entre 1kg e 1,5kg, nadam em numerosos cardumes, normalmente no inverno. Utilizamos material leve a médio, sem leader, e iscas artificais diversas, com ação superfície e meia água. Normalmente usamos empate de aço encapado, pois as anchovetas atacam com muita voracidade quando estão em grandes cardumes... O empate tem aproximadamente 30 cms de comprimento e é dotado de giradores nas extremidades. Deve-se tomar cuidado de escolher o material adequado as linhas que utiliza, bem com as iscas artificias. Normalmente nos deparamos com anchovetas em alto mar, em pesca embarcada. Nas proximidades de ilhas e alguns costões, podemos encontrar grandes cardumes de anchovas pequenas. Normalmente onde existem pássaros marinhos voando em circulos e mergulhando sucessivamente, existem pequenos peixes, como a manjuba e a sardinha... Lá estão os predadores...

Anchovas marisqueiras são comuns próximas a costa, normalmente nadam solitárias ou em pequenos cardumes. São peixes de grande porte, entre 2 e 10kg de peso. O predomínio é no verão.
Para pesca de marisqueiras, normalmente pescamos desembarcados, no costão. Pode-se ter muito sucesso na pescaria embarcada, porém, deve ser realizada com o motor do barco ligado e com alguém controlando a máquina para uma pronta saída, caso seja necessário. Neste tipo de pescaria embarcada, com o barco relativamente próximo das pedras, temos de tomar extremo cuidado com as correntes marítimas e principalmente com as ondas. O ideal é pescar próximo a costões ou ilhas onde o barco fique parado sobre uma lâmina de água de pelo menos uns 4 ou 5 metros, onde é mais difícil a arrebentação de ondas... Em mares agitados, é extremamente desaconselhável e perigoso. Muitos foram os acidentes que já aconteceram e vidas perdidas. Portanto, todo cuidado é pouco.

Na pesca da marisqueira, no costão, usamos equipamento médio a pesado,com varas de fibra de carbono com comprimentos entre 3,5 e 4,5 metros. Usamos molinetes grandes e linhas fortes...
As iscas são de superfície e meia água, com tamanhos entre 150 e 250mm e pesos entre 40 e 70 gramas. A dica é sempre arremessar o mais longe possível recolhendo em movimentos alternados, com a ponta da vara alinhada com o mar. Muito cuidado ao recolher próximo as pedras para não enroscar. Geralmente ali, na espuma branca, bem próximo as pedras é que as grandes anchovas estão. É muito comum capturarmos grandes exemplares bem na hora em que já vamos retirar a isca da água. Portanto, muita atenção...

Mais dicas? Estamos a disposição.

Amigo, ja vi que é professor na materia...rs...e queria aproveitar e pedir uma dica: em janeiro proximo irei passar uma semana na ilha de Santana, (no farol da marinha) e gostaria de saber se tem noticias das anchovas por lá. estou preparando um material pra pescar nos costões pq estaremos desembarcados todos os dias. Trasporte so ora chegar e sair da ilha.

Alguma dica??

Grande abraço e obrigado mesmo pela colaboração com dicas tão boas !!

#24 AlexandreK

AlexandreK

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 68 posts
1
neutro

Postado 13 dezembro 2009 - 04:19

Amigo, ja vi que é professor na materia...rs...e queria aproveitar e pedir uma dica: em janeiro proximo irei passar uma semana na ilha de Santana, (no farol da marinha) e gostaria de saber se tem noticias das anchovas por lá. estou preparando um material pra pescar nos costões pq estaremos desembarcados todos os dias. Trasporte so ora chegar e sair da ilha.

Alguma dica??

Grande abraço e obrigado mesmo pela colaboração com dicas tão boas !!

Olá...
Nós pescamos em Santa Catarina. Infelizmente não tenho informações sobre a pesca noutras localidades.
Na região do norte de Santa Catarina, sempre há colegas pescando...
Desculpe não poder ajudar.
Abraço

#25 Ilton-Angra RJ

Ilton-Angra RJ

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 36 posts
0
neutro
  • Nome Real:Ilton Geronimo Pereira
  • Estilo de Pesca:Currico Oceanico / J.JIG

Postado 13 dezembro 2009 - 07:13

O fda é que aqui em Angra nem dá anchova !!!!

...mas costumo usar o fluorcarbono 20cm e tiro as "interferências"... que podem espantar o peixe...
ex: destorcedor ,grampo...etc.

#26 João Luiz

João Luiz

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 199 posts
0
neutro
  • Nome Real:João Luiz Tenreiro
  • Estilo de Pesca:Pesca esportiva/artificiais

Postado 14 dezembro 2009 - 08:06

.
sei não....

Imagem Postada

Imagem Postada

...tenho quase certeza que vai atrapalhar a ação da isca !!!! RRRSSSS

.

CARACA!!!??? RRRSSS

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)