Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

Como montar lider de fly em pesqueiro??

• Por favor, faça o login para responder
26 respostas neste tópico

#1 Alexandre piri

Alexandre piri

começando a responder

• Pescadores
  • 338 posts
0
neutro
  • Nome Real:Alexandre Santos Costa
  • Estilo de Pesca:com peixe

Postado 07 outubro 2009 - 09:02

AE galera compreiuma vara para fly mais sou novo e quero testar nos pesqueiros como montar o lider ??
eu sei q da por que ja vi varias pessoas pescando com fly em pesqueiro mais nao sei como =(

obrigado

#2 Vergilio

Vergilio

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 53 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Eclético

Postado 07 outubro 2009 - 04:28

AE galera compreiuma vara para fly mais sou novo e quero testar nos pesqueiros como montar o lider ??
eu sei q da por que ja vi varias pessoas pescando com fly em pesqueiro mais nao sei como =(

obrigado

Olá, Alexandre.

Faltou vc postar qual o material de Fly comprado por vc....tipo qual a numeração da vara/conjunto #6 ou #4? Por exemplo se vc comprou um material #6 com linha floating #6 e vai usar iscas de ração de EVA, pode usar um líder pra redondos faça simplesmente de 60cm de linha 0,60mm + 80cm de 0,50mm + 60cm de 0,40mm + tippet de 60cm de 0,35mm. Atando os pedaços das linhas com nó de sangue....ou para tilápias um pedaço de 1m de linha 0,50mm + 60cm de 0,45mm + 30cm de 0,35mm + 60cm de 0,25mm

Isso é um exemplo de um líder fácil de se fazer mas tem fórmulas muiiito mais complicado de se fazer.

Abraços

#3 Alexandre piri

Alexandre piri

começando a responder

• Pescadores
  • 338 posts
0
neutro

Postado 08 outubro 2009 - 09:24

Obrigado intao eu n vi a numeração do meu equipamento mais esse lider usa boia?
ou eh atado o anzol no lider eu sou novo estou aprendendo.
vou pegar a numeração.

vlw

#4 Alexandre piri

Alexandre piri

começando a responder

• Pescadores
  • 338 posts
0
neutro

Postado 08 outubro 2009 - 09:25

Tem algum lugar que explique como dar esse nó de sangue e como dar o nó ou colocar o anzol na linha??

#5 Vergilio

Vergilio

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 53 posts
0
neutro

Postado 08 outubro 2009 - 10:46

Obrigado intao eu n vi a numeração do meu equipamento mais esse lider usa boia?
ou eh atado o anzol no lider eu sou novo estou aprendendo.
vou pegar a numeração.

vlw

Amigo,

A especificação da vara está estampada no corpo logo acima do cabo.

Líder de fly só usa uma pequena bóia ou indicator quando vc está pescando com moscas lastreadas ou que afundam e denunciam quando acontece a pegada do peixe.

Eu particularmente nunca usei iscas naturais em anzóis quando pesco de fly....mas gosto não se discute.

A mosca é atada diretamente no tippet que é a terminação final do líder ou a parte mais fina dele.

Nó de sangue é um nó básico de união de linhas...use a ferramenta "pesquisar" que vc o achará em algum tópico no fórum, ok?

Abraços

#6 Celio

Celio

Capitão Caroço

• Moderador
  • 5.238 posts
2
neutro
  • Nome Real:Celio Kelab
  • Estilo de Pesca:Vertical, bait e mosca

Postado 08 outubro 2009 - 11:06

Alexandre:

Recomendo a leitura do livro "Pescando com mosca" do Paulo Cesar Domingues. É uma leitura indispensável não apenas a quem está començando, mas aos praticantes da pesca com mosca em qualquer nível. E nele vc encontrará tudo o que precisa saber de forma extremamente clara e objetiva

Do contrário, e a não ser que vc consiga ter aulas com um bom instrutor ou um amigo já praticante da modalidade, creio que o aprendizado será extremamente complicado

Abraço e boa sorte

#7 Dr. Rodrigo

Dr. Rodrigo

começando a responder

• Pescadores
  • 721 posts
1
neutro
  • Nome Real:Rodrigo Rochelle
  • Estilo de Pesca:artificiais; UL

Postado 08 outubro 2009 - 03:49

Sugiro que você de uma passeada no forum do Fly Fishing Brasil
o pessoal de lá é tão cordeal quanto o daqui (inclusive alguns daqui tambem frequentam lá) . . .
na boa ...pede pra alguem te dar umas dicas praticas ou faz umas aulas, pq. eu mesmo sendo ensinado to dando varias fisgadas na costa, na orelha, etc ...kkkk pra pesqueiro eu estou usando lider de 0,60 50cm + 0,45 50cm + 0,35 50cm, isso pras tilapias, para os redondos 60 cm de 0,60 + 60cm de 0,50 + 60cm de 0,50 pra isca de superficie como a imitação de ração eu uso linha nailon e pra isca não flutuante uso fluor . . .

estou emendando as linhas com nó 8 mesmo passando um arco por dentro do outro, mais simples e rapido, e segura bem, diga-se de passagem que é usado em alpinismo devido a sua capacidade de tração...

Não se esqueça de SEMPRE usar óculos !

boa sorte..

#8 Alexandre piri

Alexandre piri

começando a responder

• Pescadores
  • 338 posts
0
neutro

Postado 08 outubro 2009 - 04:08

vlw galera por me ajuda, mais intao eu vi um videozinho no youtube o cara pescando no pesqueiro com uma boinha com 10cm do anzol com miçanga é uma boa alternativa?
obrigado

#9 Dudumv

Dudumv

começando a responder

• Pescadores
  • 786 posts
0
neutro
  • Nome Real:Eduardo Veiga
  • Estilo de Pesca:Pesca Esportiva, com iscas artificiais

Postado 08 outubro 2009 - 09:06

Como disse o Dr. Rodrigo.. entra no forum Fly fishing brasil.. que la voce recebera tambem muitas informaçoes sobre FLy...

com relaçao aos nós...
da uma olhada ai...
http://videofishingk...hing-knots.html

abraço

#10 Alexandre piri

Alexandre piri

começando a responder

• Pescadores
  • 338 posts
0
neutro

Postado 13 outubro 2009 - 09:19

vlw ae galera peguei muitas tilapias no fly ^^ e um pacu de 2kg =) adrenalina total o pacu no fly .

#11 Dudumv

Dudumv

começando a responder

• Pescadores
  • 786 posts
0
neutro

Postado 14 outubro 2009 - 01:02

vlw ae galera peguei muitas tilapias no fly ^^ e um pacu de 2kg =) adrenalina total o pacu no fly .

Alexandre, que isca voce utilizou?
raçao artificial?

#12 Alexandre piri

Alexandre piri

começando a responder

• Pescadores
  • 338 posts
0
neutro

Postado 14 outubro 2009 - 05:40

+ - na verdade foi um anzol q eu comprei pronto q vinha com uma cortiça presa parecendo com a ração utilizada pára cevar o melhor de tudo é que essa cortiça flutua, ai eu jogava a ceva e essa isca em cima dava pra ve ateh o peixe subi para pegar ela xD

as tilapias era bom mais o melhor de tudo foi o pacu no fly n sei como ele n partiu a linha do lider no começo q era de 0,20.

#13 Dudumv

Dudumv

começando a responder

• Pescadores
  • 786 posts
0
neutro

Postado 15 outubro 2009 - 12:58

é isso ai.. essa imitaçao de raçao com cortiça funciona bem...

pacu da uma briga boa no fly.. é muito joia...

abraços

#14 Celio

Celio

Capitão Caroço

• Moderador
  • 5.238 posts
2
neutro

Postado 15 outubro 2009 - 02:10

a propósito desse assunto da ração artificial, nesse feriado fui num hotel fazenda aqui no RJ, em Barra do Piraí, onde há uma grande represa particular, realmente grande e com profundidades de até 20m, na qual não é permitido pescar, e dois lagos para pesca no sistema pesque-e-pague

Na represa os peixes vivem por conta própria, comendo insetos, outros peixes, frutos, flores e bichos. Há piraputangas enormes (~5kg) e tilápias gigantes (~2kg), além de poucos mas tb grandes dourados (~10kg). Disse-me o salva-vidas da represa que antes ainda havia traíras, que foram capturadas e mortas em razão de terem mordido alguns hóspedes, e pintados, que teriam morrido por falta de adaptação

Já nos lagos do pesqueiro, bem ao contrário, os peixes são alimentados com ração. Há tilápias não tão grandes como as da represa e tambacus ou tambaquis de tamanho normal, entre uns 3 a 10kg.

Levei meu material de mosca e, evidentemente :tongue_smile: , fui pescar escondido na represa (claro que soltando todos os peixes), num local já longe das instalações do Hotel. Logo no primeiro cast perdi uma piraputanga realmente grande, que rompeu o tippet de menos de 0,20mm (acho que 0,16mm) e levou a única formiga que atei para as tilápias. Depois disso, fiz a festa nas tilápias com aranha de EVA, poppers pequenos e, a maioria, com moscas secas dessas usadas para trutas. Então coloquei a ração artificial pra testar e nada de peixe ... Pensei que era em razão do fato de os peixes dali não estarem acostumados com ração e voltei para as secas, aranhas e poppers, fazendo novamente a festa

Mais tarde levei os filhos pra pescar com spincast no lado do pesque-e-pague e coloquei a ração artificial no meu conjunto de mosca. Tentei de tudo e inclusive joquei ração na água, fazendo os peixes subirem com facilidade, mas nada deu certo ... Aí resolvi colocar as aranhas de EVA e as moscas secas e foi uma atrás da outra. Então, pelo menos comigo, essas rações artificiais não funcionaram

#15 Dudumv

Dudumv

começando a responder

• Pescadores
  • 786 posts
0
neutro

Postado 15 outubro 2009 - 08:08

Grande Célio...
Pelo jeito o lago ai que voce falou é dos bons mesmo... mas se fosse liberada a pesca com certeza nao teria essa quantidade de peixe.

Com relaçao a raçao artificial... me bati bastante no começo...
A minha conclusao, pelo menos no que eu percebi...
a raçao artificial tem que estar na cor, formato e tamanho identico a da raçao que os peixes estao se alimentando...
mesmo assim percebe-se que bastante peixes refuguem a raçao artificial, principalmente carpas e tilapias.
matutando bastante, cheguei a fazer uma raçao artificial com EVA branco e chenile. tive muito mais açoes do que com a raçao com cortiça.
acredito que pelo aspecto que o chenile fica na agua, se aproximando mais do aspecto da raçao que ficou um tempinho na agua, ficando mais mole e inchada...

essas sao apenas conclusoes minhas, mas que tiveram um bom resultado...

Abraço

#16 Celio

Celio

Capitão Caroço

• Moderador
  • 5.238 posts
2
neutro

Postado 15 outubro 2009 - 09:08

Faz sentido, Eduardo, mas nesse caso acho que vc apenas aproveitou um pouco do conceito da ração e a flutuabilidade do EVA, pois como o chenile é um material peludo, inclusive usado para algumas imitações de insetos, é possível que as tilápias tenham confundido a mosca com um bicho qualquer

Sei lá ... ainda sou muito cru nessa área, mas achei nas aranhas de EVA e, principalmente, nas moscas secas, uma efetividade impressionante com as tilápias nos dois ambientes em que as utilizei. Os únicos "contras" das secas são a necessidade de fazer uns 2 ou 3 false casts pra que a isca fique seca e volte a flutuar, e o fato de que com mosca seca em lugar sem correnteza ou vc deixa a mosca parada, ou dá uns toquinhos pra ela se mexer uns poucos centímetros, e aí ela logo se molha e afunda

#17 Dudumv

Dudumv

começando a responder

• Pescadores
  • 786 posts
0
neutro

Postado 15 outubro 2009 - 10:03

é... realmente pode ser isto, elas podem confundir com algum inseto...

eu sou iniciante tambem nessa area... mas é no dia a dia, pescando, pesquisando, trocando informaçoes que vamos aprendendo mais e nos aperfeiçoando...

sobre as moscas secas.. existe um produto para passar nelas que auxilia na flutuabilidade... eu nao tenho e nunca usei o produto..
voce usa? da bons resultados?

#18 Vergilio

Vergilio

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 53 posts
0
neutro

Postado 16 outubro 2009 - 10:22

eu sou iniciante tambem nessa area... mas é no dia a dia, pescando, pesquisando, trocando informaçoes que vamos aprendendo mais e nos aperfeiçoando...

sobre as moscas secas.. existe um produto para passar nelas que auxilia na flutuabilidade... eu nao tenho e nunca usei o produto..

Amigos,

Pode ser que no finzinho da tarde, haja eclosão de Mayflies brancas com uns 3cms de corpo que são da cor bege claro...a comedoria come solta...bom pelo menos para as tilapas e matrinxonas no pesqueiro em Valença onde costumava pescar, as wolly brancas são mortais e até os spin-glos...hehehehe.

Mas onde os peixes tem muito stress devido a pressão de pesca, o ideal para se pescar os maiores é ir bem cedo ou no final da tarde quando não há muito movimento e fazer arremessos com a "mosca" pousando beeem suave...é muito emocionante ver o peixe subir e abocanhar a isca!

Abraços

#19 Fausto

Fausto

Mosqueiros Do Rio

• Moderador
  • 381 posts
11
Boa
  • Estilo de Pesca:Pesca com mosca (fly fishing)

Postado 16 outubro 2009 - 10:56

Pode ser que no finzinho da tarde, haja eclosão de Mayflies brancas com uns 3cms de corpo que são da cor bege claro

Isso mesmo Virgulino, lembrou muito bem e me chamou a atenção, tanto minha quanto do Flybiano, esses acontecimentos no velho pesque e pague das Sendas quando chegava o início da noite.

Um abraço p/ todos! :)

#20 Edson RL

Edson RL

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 38 posts
0
neutro
  • Nome Real:Edson Rodrigues Leopoldino
  • Estilo de Pesca:bait, fly

Postado 17 outubro 2009 - 09:04

a propósito desse assunto da ração artificial, nesse feriado fui num hotel fazenda aqui no RJ, em Barra do Piraí, onde há uma grande represa particular, realmente grande e com profundidades de até 20m, na qual não é permitido pescar, e dois lagos para pesca no sistema pesque-e-pague

Na represa os peixes vivem por conta própria, comendo insetos, outros peixes, frutos, flores e bichos. Há piraputangas enormes (~5kg) e tilápias gigantes (~2kg), além de poucos mas tb grandes dourados (~10kg). Disse-me o salva-vidas da represa que antes ainda havia traíras, que foram capturadas e mortas em razão de terem mordido alguns hóspedes, e pintados, que teriam morrido por falta de adaptação

Já nos lagos do pesqueiro, bem ao contrário, os peixes são alimentados com ração. Há tilápias não tão grandes como as da represa e tambacus ou tambaquis de tamanho normal, entre uns 3 a 10kg.

Levei meu material de mosca e, evidentemente :tongue_smile: , fui pescar escondido na represa (claro que soltando todos os peixes), num local já longe das instalações do Hotel. Logo no primeiro cast perdi uma piraputanga realmente grande, que rompeu o tippet de menos de 0,20mm (acho que 0,16mm) e levou a única formiga que atei para as tilápias. Depois disso, fiz a festa nas tilápias com aranha de EVA, poppers pequenos e, a maioria, com moscas secas dessas usadas para trutas. Então coloquei a ração artificial pra testar e nada de peixe ... Pensei que era em razão do fato de os peixes dali não estarem acostumados com ração e voltei para as secas, aranhas e poppers, fazendo novamente a festa

Mais tarde levei os filhos pra pescar com spincast no lado do pesque-e-pague e coloquei a ração artificial no meu conjunto de mosca. Tentei de tudo e inclusive joquei ração na água, fazendo os peixes subirem com facilidade, mas nada deu certo ... Aí resolvi colocar as aranhas de EVA e as moscas secas e foi uma atrás da outra. Então, pelo menos comigo, essas rações artificiais não funcionaram

Grande Célio, a vantagem do mosqueiro é a criatividade, dá um jeitinho mesmo. Abraços. :simsim:

#21 Celio

Celio

Capitão Caroço

• Moderador
  • 5.238 posts
2
neutro

Postado 17 outubro 2009 - 04:09

Já vi desses líquidos sim ... Acho que o nome é floatant, mas pra te ser sincero eu iniciei na pesca com mosca sem pensar em usar moscas secas. Por acaso, eu tinha algumas aqui que nem sei de onde vieram. Aí eu coloquei três no estojo e levei para a viagem.

Grande Célio, a vantagem do mosqueiro é a criatividade, dá um jeitinho mesmo. Abraços. :simsim:

com certeza, Edson ... Na pesca, especialmente nessa com mosca, a criatividade é o primeiro e maior recurso

#22 André Moura A. Moron

André Moura A. Moron

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 147 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Pesca com mosca e artificiais.

Postado 18 outubro 2009 - 05:16

Tive algumas experiências com ração em pesqueiros e sempre que tento usar o leader mais grosso param as ações, uso sempre o mais fino possível, pra tilápias no máximo 0.20. E quando os peixes estão manhosos pegando a ração muito devagar e refugando na imitação as vezes uma lã ball, que é uma imitação de lã que afunda devagar salva a pesca.

Célio e Dudu,

o produto chama floatant mesmo, existem diversos tipos, já usei um em pasta (não lembro a marca) e um líquido da marca Loon, esse líquido da loon achei muito melhor e nunca mais usei outro.Pra pesca com mosca seca é muito importante, ajuda d+ na flutuação.Agora com moscas de eva e outras que tem uma flutuabilidade muito boa não é necessário, e em moscas com cdc além de não ser necessário não é recomendado.

Abrçs

#23 Dudumv

Dudumv

começando a responder

• Pescadores
  • 786 posts
0
neutro

Postado 18 outubro 2009 - 11:38

André...
Valeu pela dica...
Muito valida...
Obrigado
Abraço

#24 Alexandre piri

Alexandre piri

começando a responder

• Pescadores
  • 338 posts
0
neutro

Postado 20 outubro 2009 - 04:11

oopa voltei e ae galera eu axo q vou em um peskeiro aki perto pra pescar no fly di novo, mas devo diser que a curtiça eh boa mais msm assim qdo o lago estava claro eu conseguia ve algumas tilapias xegando bem perto olhando e voltando.

Ai eu colokei a isca no saco de ração para poder pegar o cheiro da ração isso ajudou bastante.

espero te ajudado xD

almentei tambaqui 4kg no fly e subindo asuidhusda.

#25 Alexandre piri

Alexandre piri

começando a responder

• Pescadores
  • 338 posts
0
neutro

Postado 21 outubro 2009 - 09:52

Ou pessoal alguem ai conhece um pesqueiro bom perto de cotia tipoeu moro na raposo tavares aki tem um chamado lagoa azul mais ta mto fraco de peixe se alguem conhecer obrigado.
normalmente eu vo em pesqueiro em ibiuna mais um bom perto eh melhor neh obrigado.

#26 Alexandre piri

Alexandre piri

começando a responder

• Pescadores
  • 338 posts
0
neutro

Postado 05 novembro 2009 - 12:10

Alguem indica pesqueiro bom para pesca com fly ? SP

#27 Dr. Rodrigo

Dr. Rodrigo

começando a responder

• Pescadores
  • 721 posts
1
neutro
  • Nome Real:Rodrigo Rochelle
  • Estilo de Pesca:artificiais; UL

Postado 05 novembro 2009 - 12:44

Sp proximo a capital? ai nao conheço, mas aqui em piracicaba, no bem-te-vi, pega de tudo no fly . . . pacu, tambas, matrinxã, dourados, tilapias . . . da pra brincar bastante . . . ai vai depender da numeração de seu equipamento pra escolher o lago que vai pescar . . . eu estou indo com um #6 em um lago que sai matrinxã de ate 5kg, pacus de 3-4 kg, tilapias de 3kg , piaus, douradinhos de ate 2kg . . . é de "queimar" o dedão!!!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)