Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

A Influencia da Lua na pescaria

• Por favor, faça o login para responder
25 respostas neste tópico

#1 Marcos Garnica

Marcos Garnica

começando a responder

• Pescadores
  • 587 posts
0
neutro
  • Nome Real:Marcos Vinicius
  • Estilo de Pesca:Iscas artificiais e pesque-pagues

Postado 26 janeiro 2010 - 02:17

Ola
Gostaria de saber se a Lua influencia na pesca em rios e pesqueiros, ou se apenas influencia nas marés.
Valeu! :)

#2 Carlos Zacca

Carlos Zacca

#NU STICKSSSS!

• Pescaki V.I.P
  • 1.074 posts
0
neutro
  • Nome Real:Antonio Carlos A Zacca
  • Estilo de Pesca:Bait & JJ

Postado 26 janeiro 2010 - 02:24

Acredito fortemente que a lua é importante nas pescarias pq esta diretamente ligado as Marés... Sendo assim acredito que em pesqueiros ela n faça tanto a diferença... ja Em rios que sofrem influencia do Mar elas são bem validas e as melhores luas para pesca em rios(mangues) são as luas de quarto...

#3 Melinger

Melinger

Fischer Salzwasser

• Pescaki V.I.P
  • 8.326 posts
146
Ótima
  • Nome Real:Marcello Melinger
  • Estilo de Pesca:Esportiva com Artificiais

Postado 26 janeiro 2010 - 02:24

Somente na água salgada.

Abraço.

#4 Law Huei

Law Huei

**Casteando**

• Pescaki V.I.P
  • 2.997 posts
26
Ótima
  • Nome Real:Law Huei
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 26 janeiro 2010 - 02:25

Do meu pto de vista influencia mais na pesca maritima. Mas ouvi dizer que nos rios e lagos geralmente a lua cheia tem mais atividade pois melhora a luminosidade do lago, permitindo que os predadores visualizem melhor os insetos que por ventura estão no lago. Dizem que a lua influencia tudo...aí já viu neh...é nascimento de bebê..crescimento para cabelo...deve ter um mínimo de verdade destes mitos...he,he,he.

abraços

Law

#5 Itamar Cipriano

Itamar Cipriano

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 24 posts
0
neutro
  • Nome Real:itamar
  • Estilo de Pesca:rios e lagos

Postado 26 janeiro 2010 - 03:25

Como o Law disse a lua influencia em tudo pois no mar que desemboca nos rios lagos sao os menos afetados mais a pressao gravitacional que a lua exerce sobre a terra muda e a pressao de rios e lagos.

#6 Jean Carlos

Jean Carlos

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 39 posts
0
neutro
  • Nome Real:Jean Carlos
  • Estilo de Pesca:Costão, rios e prais.

Postado 26 janeiro 2010 - 03:45

Já ouvi falar e pesquisei muito sobre o assunto de forma a não perder muita viagem. Aqui em Florianópolis fala-se também do vento... vento norte é ruim, vento sul é bom, mas acredito que isso se deva a posição geografica da ilha, resumindo, acho que isso pode ser o inverso em se tratando de pontos diferentes. Já ouvi falar que os peixes tendem a apresentar mais atividade de acordo com esse ponto de vista...

Lua Nova - Neutra
Lua Crescente - Regular
Lua Minguante - Boa
Lua Cheia - Ótima

Não sei até que ponto isto é verdade... afinal, já fiz pescarias em dias ditos "ruins" e fui bem, e o contrário também já aconteceu. Uma coisa a qual acredito bastante (como costumo pescar bastante no mar), é a pressão atmosférica. Pressão constante e acima de 1012 costuma ser boa... exemplo:

Pressão hoje:

1009 1008 1006 1009 1010 - Pressão baixa e incosntante - ruim

1012 1013 1013 1012 1012 - Pressão alta e constante - ótimo

O Peixe costuma ser muito sensível a pressão e isso influência diretamente na ativade do mesmo, isso já pude perceber ao acompanhar os dias de pesca com pressões diferentes.

Espero ter ajudado.

#7 Danilo Machado

Danilo Machado

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 170 posts
0
neutro
  • Nome Real:Danilo Machado
  • Estilo de Pesca:Pesque & Pague

Postado 26 janeiro 2010 - 03:49

Bom na verdade verdade mesmo a lua influencia apenas em 1 aspecto sobre a Terra! E esse aspecto é a gravidade! Relembrando lá no fundamental e colegial, um corpo menor é atraido por um corpo maior! Assim Lua é atraida pela terra que por vez é atraida pelo sol! As marés estão diretamente ligada a gravidade que por vez estão diretamente ligada a lua! mas no meu ponto de vista é errado dizer que somente o mar é influenciado, pois a "maré" do rio é a correnteza e também sabemos que a correnteza nem sempre é igual e nem sempre ocorre na mesma época! pode te rum padrão básico mas como na maré, as vezes a mãe natureza nos mostra que o ecosistema não é asism tão fácil de prever heheh!

Então pelo meu ponto de vista seguindo os conceitos da cência, a lua está ligada diretamente na gravidade que por vez está ligada diretamente nas aguas, tanto maré quanto correnteza!

Acredito que a Lua cheia seja benéfica para lagos E mares, pois quando está cheia, quer dizer que está muito mais próxima da Terra! e assim sendo a maré aumenta, aumentado a maré o nível do rio aumenta, aumentando o nível do rio a correnteza aumenta! aumentando a correnteza o fluxo de peixes é aumentado! E asim a chance de pegar é maior hehehe

Bom acho que é isso

Abraço
Danilo

#8 Danilo Machado

Danilo Machado

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 170 posts
0
neutro
  • Nome Real:Danilo Machado
  • Estilo de Pesca:Pesque & Pague

Postado 26 janeiro 2010 - 03:56

Pressão hoje:

1009 1008 1006 1009 1010 - Pressão baixa e incosntante - ruim

1012 1013 1013 1012 1012 - Pressão alta e constante - ótimo

O Peixe costuma ser muito sensível a pressão e isso influência diretamente na ativade do mesmo, isso já pude perceber ao acompanhar os dias de pesca com pressões diferentes.

Espero ter ajudado.

Jean, desculpe a pergunta, mas aonde você verifica a pressão atmosférica? usa barometro? ou em algum site mostra?

Abraço

Danilo

#9 Hiroshi Nuts

Hiroshi Nuts

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 236 posts
8
neutro
  • Nome Real:Rafael Hiroshi
  • Estilo de Pesca:esportiva

Postado 26 janeiro 2010 - 07:52

Jean, desculpe a pergunta, mas aonde você verifica a pressão atmosférica? usa barometro? ou em algum site mostra?

Abraço

Danilo

No clima tempo

www.climatempo.com.br

Abraço

#10 Carlos.Renato

Carlos.Renato

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 46 posts
0
neutro
  • Nome Real:Carlos Renato dos Santos
  • Estilo de Pesca:com artificial principalmente tucunarés e iniciando com o pé na areia.

Postado 26 janeiro 2010 - 09:06

Com ou sem influência da lua sempre sei que estou lá para desafiar as estatisticas,
não vai ser por causa de um daqueles calendários dados em lojas de pesca que deixarei de ir pescar,
por não apresentar uma boa lua rs
eu quero é estar na beira d'agua, sempre é bom conhecer a técnica, mas convenhamos, nós pescadores com
chuva , sol, nublado, nevando estaremos no rio , mar, quelquer lugar pescando. :comemorando:

boas pescarias a todos.

#11 Jean Carlos

Jean Carlos

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 39 posts
0
neutro

Postado 27 janeiro 2010 - 04:45

Como já foi respondido acima... eu verifico a pressão no www.climatempo.com.br

Verifico como esta na minha cidade... na haba "detalhes"

Mostra 05 pressões ao longo do dia com até uma semana de antecedência.

Grande abraço.

#12 Clóvão

Clóvão

Peixe Doido Fishing Team

• Pescaki V.I.P
  • 2.033 posts
2
neutro
  • Nome Real:Clóvis dos Reis

Postado 29 janeiro 2010 - 07:27

Do meu pto de vista influencia mais na pesca maritima. Mas ouvi dizer que nos rios e lagos geralmente a lua cheia tem mais atividade pois melhora a luminosidade do lago, permitindo que os predadores visualizem melhor os insetos que por ventura estão no lago. Dizem que a lua influencia tudo...aí já viu neh...é nascimento de bebê..crescimento para cabelo...deve ter um mínimo de verdade destes mitos...he,he,he.

abraços

Law

Tem uma edição antiga da Pesca & Companhia que fala justamente isso.,
Vou procura=la e postar a edição.

abraço

#13 Bete.

Bete.

Marbele Pesca

• Pescadoras
  • 952 posts
0
neutro
  • Nome Real:Bete Marbele

Postado 29 janeiro 2010 - 08:27

Somente na água salgada.

Abraço.

Olha não concordo!

O Ano Passado fomos pescar no Cristalino, em um dia fomos no lago tentar umas Pirararas, a lua era grande, o lago tinha vida pra todo lado, até as ariranhas estão malucas.

Após 3 dias voltamos, o Piloto olho para o céu e disse Sra. não pegaremos nada, a lua é nova, os peixes estão quietos, e no dia seguinte no rio, pegavamos os mandubé tudo com a guela e o estomago quase saindo pela boca e o Piloto disse...nessa lua eles lavam o bucho, quase morri de rir, nesses 2 dias não pegamos nada só mandubé as Pirararas abocanhavam a isca e quando você fisgava soltavam.
Eles afirmavam na Pousada que era a lua.

Então eu entendo que a lua tem muito a ver sim. A Pressão atmosférica também tem muito a ver.

#14 Melinger

Melinger

Fischer Salzwasser

• Pescaki V.I.P
  • 8.326 posts
146
Ótima

Postado 29 janeiro 2010 - 08:58

Olha não concordo!

O Ano Passado fomos pescar no Cristalino, em um dia fomos no lago tentar umas Pirararas, a lua era grande, o lago tinha vida pra todo lado, até as ariranhas estão malucas.

Após 3 dias voltamos, o Piloto olho para o céu e disse Sra. não pegaremos nada, a lua é nova, os peixes estão quietos, e no dia seguinte no rio, pegavamos os mandubé tudo com a guela e o estomago quase saindo pela boca e o Piloto disse...nessa lua eles lavam o bucho, quase morri de rir, nesses 2 dias não pegamos nada só mandubé as Pirararas abocanhavam a isca e quando você fisgava soltavam.
Eles afirmavam na Pousada que era a lua.

Então eu entendo que a lua tem muito a ver sim. A Pressão atmosférica também tem muito a ver.

Nunca tive qualquer prova de que a lua influenciasse na água doce nestes meus singelos 34 anos de dedicação à pesca Bete, mas considero a sua observação e experiência. :ok:

Na água salgada sim, e muito. Mas não porque a lua é nova ou minguante o peixe come mais ou menos, e sim pela ação das marés.

Quanto a PA, concordo plenamente!

Valeu! Abração.

#15 Bete.

Bete.

Marbele Pesca

• Pescadoras
  • 952 posts
0
neutro

Postado 30 janeiro 2010 - 01:41

Nunca tive qualquer prova de que a lua influenciasse na água doce nestes meus singelos 34 anos de dedicação à pesca Bete, mas considero a sua observação e experiência. :ok:

Na água salgada sim, e muito. Mas não porque a lua é nova ou minguante o peixe come mais ou menos, e sim pela ação das marés.

Quanto a PA, concordo plenamente!

Valeu! Abração.

kkkkkkkkkkk a minha dedicação a Pesca é aprox. 30 anos e o Marco 48, ele não acreditava, mas passou uma situação muito ruim no Comandante Fontoura e o Piloteiro disse espere 3 dias, vai mudar a lua ai voês vão detonar. E eu passei várias vezes no Araguaia pois até abril de 2009 o meu peixe era os de couro, agora minha dedicação na época do peixe de couro é aos Apapa. Os Piloteiros afirmam que tem a ver. Agora é a experiência deles falando não simplesmente teoria de ser ou não. Tanto que quando eu ligo para marcar datas a primeira coisa que eles nos aconselham é olhar a lua.

Mas ta valendo!

#16 Melinger

Melinger

Fischer Salzwasser

• Pescaki V.I.P
  • 8.326 posts
146
Ótima

Postado 30 janeiro 2010 - 10:21

kkkkkkkkkkk a minha dedicação a Pesca é aprox. 30 anos e o Marco 48, ele não acreditava, mas passou uma situação muito ruim no Comandante Fontoura e o Piloteiro disse espere 3 dias, vai mudar a lua ai voês vão detonar. E eu passei várias vezes no Araguaia pois até abril de 2009 o meu peixe era os de couro, agora minha dedicação na época do peixe de couro é aos Apapa. Os Piloteiros afirmam que tem a ver. Agora é a experiência deles falando não simplesmente teoria de ser ou não. Tanto que quando eu ligo para marcar datas a primeira coisa que eles nos aconselham é olhar a lua.

Mas ta valendo!

Hehehehe! Imagino a situação... tem coisas que não tem explicação mesmo. Dizem que só se corta bambu no quarto minguante, porque fica mais resistente. Até o bambu tem acordo com a lua! rsrsrs!

Mas tudo bem...

Valeu! :ok:

#17 Bete.

Bete.

Marbele Pesca

• Pescadoras
  • 952 posts
0
neutro

Postado 30 janeiro 2010 - 11:04

Hehehehe! Imagino a situação... tem coisas que não tem explicação mesmo. Dizem que só se corta bambu no quarto minguante, porque fica mais resistente. Até o bambu tem acordo com a lua! rsrsrs!

Mas tudo bem...

Valeu! :ok:

Também já ouvi isso sobre o bambu kkkk, a lua tem influência em tudo.
Por exemplo em Salinas no Pará, só se pesca em uma Lua Minguante, a maré de Lua cheia e Lua nova, corre tanto que você não consegue controlar o barco é mole?

#18 Melinger

Melinger

Fischer Salzwasser

• Pescaki V.I.P
  • 8.326 posts
146
Ótima

Postado 31 janeiro 2010 - 09:21

Por exemplo em Salinas no Pará, só se pesca em uma Lua Minguante, a maré de Lua cheia e Lua nova, corre tanto que você não consegue controlar o barco é mole?

Nossa! :eek: Dependendo do local, mas luas grandes fica complicado mesmo. Aqui na saída da baía de Paranaguá, entre a Ilha do Mel, só é possível pescar nas luas pequenas também, pois corre tanto que nem uma chumbada de 1 Kg chega no fundo. O nogócio é aproveitar para fazer um rafting em vez de pescar! hehehe!

Abração!

#19 Vando

Vando

começando a responder

• Pescadores
  • 513 posts
0
neutro
  • Nome Real:Vando Mocellin

Postado 01 fevereiro 2010 - 09:43

Tinha uma pescaria de traíra marcada pra essa semana, mas em virtude da lua estar cheia, transferimos pra semana que vem que estará minguante. Eu pesco faz 13 anos e em todas eu observo a lua, disparado a lua cheia é a pior. Pelas minhas anotações a melhor é a nova, tudo escuro !!!! claro que outros fatores podem influenciar, tipo pressão atmosférica, vento, mudanças bruscas de temperatura e clima !!!
Abraço !!!!

#20 Jean Carlos

Jean Carlos

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 39 posts
0
neutro

Postado 01 fevereiro 2010 - 04:49

Quando se faz um estudo do tempo o que se procura são variáveis que podem contribuir ou afetar o resultado da pescaria... "porém", isso tudo é teoria, afinal como já citei acima mesmo o pior dia segundo estas "variáveis", pode trazer boas surpresas... Outro fator que não podemos desconsiderar é o estudo da espécie desejada na pescaria. Um exemplo é o caso do Vando, é sabido que a traira é uma espécie que costuma bater mais em dias escuros (quanto + escuro melhor), ou seja, as vezes é melhor esquecer estas coisas todas e só sair de casa pelo prazer do passa tempo rsrsrsrs.

#21 Bete.

Bete.

Marbele Pesca

• Pescadoras
  • 952 posts
0
neutro

Postado 01 fevereiro 2010 - 09:47

Tinha uma pescaria de traíra marcada pra essa semana, mas em virtude da lua estar cheia, transferimos pra semana que vem que estará minguante. Eu pesco faz 13 anos e em todas eu observo a lua, disparado a lua cheia é a pior. Pelas minhas anotações a melhor é a nova, tudo escuro !!!! claro que outros fatores podem influenciar, tipo pressão atmosférica, vento, mudanças bruscas de temperatura e clima !!!
Abraço !!!!

:ok: :ok:

#22 Penteado

Penteado

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 4 posts
0
neutro
  • Nome Real:Ulisses Penteado
  • Estilo de Pesca:Embarcada

Postado 02 fevereiro 2010 - 08:06

Bom dia, minha primeira resposta.

Tive algumas experiências que sai para pescar na lua cheia, (como indicava os calendários), porém só consegui pegar piranha!!
Todos os pescadores/pirangueiros que conheci no Pantanal, todos me disseram que a Lua Cheia é a pior para pesca, pois como o amigo disse acima, os predadores ficam mais ativos, porém as piranhas pegam primeiro.. complicando a pesca dos de couro...

#23 Clóvão

Clóvão

Peixe Doido Fishing Team

• Pescaki V.I.P
  • 2.033 posts
2
neutro

Postado 02 fevereiro 2010 - 10:07

Pelo visto em cada cituação a lua realmente exerce influencia sobre a pesca, de acordo com o local e espécies.
Seria um material muito interesante de sair do campo pratico para ser estudado cientificsmrente.
Sera que não existe nada sobre o assunto??

#24 Clóvão

Clóvão

Peixe Doido Fishing Team

• Pescaki V.I.P
  • 2.033 posts
2
neutro

Postado 02 fevereiro 2010 - 10:11

Raspo meu cabelo toda semana, e ja reparei que na crescente ele cresce mais rápido!!! Que cabelereiro explica isso!!?? :comemorando: :comemorando:

#25 wilsoncongonhas

wilsoncongonhas

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 14 posts
0
neutro
  • Nome Real:Wilson
  • Estilo de Pesca:Amadora

Postado 02 julho 2013 - 05:54

Pessoal, temos que aceitar que as fases da lua tem sim grande influencia no comportamento de todos os seres vivos, e ate mesmo na acomodação das placas tectonicas que é responsaveis pelos terremotos.

A ciencia mostra que terremotos aconteceram com maior frequencia em determinada fase da lua do que em outras.

Outro fato comprovado e que em determinada fase da lua acontece mais brigas e consequentemente mais internações hospitalares, mostrando que a agrecividade do homem aflora nesse periodo de duração da fase da lua.Tem ate um artigo que li em  que uma infermeira dizia assim :" Nossa essa noite vai ser barra pesada na infermaria porque hoje e sabado de lua cheia" ! 

Minha falecida vó so plantava sua roça em determinada fase de lua para garantir uma bôa colheita, Os bambus para confeccionar cercas só ge maior durabilidade se fossem apanhados na lua minguante ( demoravam a dar carunchos, bichinhos que comem o cerno do bambu)

Tente observar em seu aquario como os peixes se movimentam mais em determinada  fase de lua, principalmente os bagres.

Eu particularmente gosto de pescar trairas em noite de lua cheia. Por isses motivos acredito no poder da força das fasas de lua para o sucesso ou não na pesca.

Abração a todos

#26 Fatha

Fatha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 42 posts
3
neutro
  • Nome Real:Marcio
  • Estilo de Pesca:Esportivo,isca artificial e viva.Agua doce rios,lagos.

Postado 14 julho 2013 - 10:41

Eu acompanho a mais de 20 anos a questão da lua na pescaria,pesco em lago e rios de agua doce,e até hoje nunca fiz uma boa pescaria sequer com a lua cheia,já as melhores que fiz até hoje foram na lua nova, ou seja lua escura.

Tanto que nós pescamos até 3 dias antes da cheia e 3 dias depois da cheia,e nas luas subsequentes,mas na cheia mesmo só vamos para relaxar na beira do rio, que peixe que é bom já sabemos que não vai ser lá aquelas coisas.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)