Ir para conteúdo

Foto

Mercury Sea Pro 25hp ou 30hp

• Por favor, faça o login para responder
30 respostas neste tópico

#1 Fabiano Barrio

Fabiano Barrio

começando a responder

• Pescadores
  • 449 posts
1
neutro
  • Estilo de Pesca:pesca esportiva

Postado 23 fevereiro 2010 - 03:33

Caríssimos entendedores de motores de popa, li muito e muitos vendendores me falaram queo Sea Pro da Mercury de 25hp na verdade tem potência de 30hp. Porém, todavia, contudo, entretando.... :blink: eu li em algum lugar (não me lembro aonde) que o Sea Pro era de 25hp, mas que com a troca de algum componente (não me lembro qual) do motor ele ficaria com potência de 30hp.

Afinal, alguém saberia informar corretamento qual é a potência deste motor? Ele já é 30hp??? :huh: ou ele pode ser transformado em 30hp :plamas: sem problemas para a sua estrutura ou danificação de peças???

Aguardo informações dos "experts"... hehehehehe

Abraços

#2 RonaldoBraga

RonaldoBraga

começando a responder

• Pescador
  • 437 posts
2
neutro
  • Nome Real:Ronaldo Braga
  • Estilo de Pesca:Pesca Esportiva

Postado 23 fevereiro 2010 - 06:48

Fabiano tenho um deste, para fazer isto é só trocar a junta do carburador e tirar a limitação do acelerador que vem no motor.

#3 Alexandre Campos

Alexandre Campos

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.065 posts
104
Ótima
  • Nome Real:Alexandre Campos
  • Estilo de Pesca:todas

Postado 23 fevereiro 2010 - 07:06

Exatamente, é um 30 HP estrangulado para render apenas 25 hps. Troca ajunta do carburador e regula ele novamente.

#4 Aristeu Dorner

Aristeu Dorner

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 253 posts
0
neutro
  • Nome Real:Aristeu Dorner
  • Estilo de Pesca:embarcada e costão

Postado 24 fevereiro 2010 - 09:20

Pessoal o 25hp sea pro da mercury não é o 30hp da toihatsu? segundo o que as lojas náuticas que pesquisei dizem ser.
:huh:

#5 Alexandre Campos

Alexandre Campos

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.065 posts
104
Ótima

Postado 24 fevereiro 2010 - 11:01

Pelo que me consta, o 30 tohatsu tem DOIS CARBURADORES. Agora se usa o mesmo bloco eu não sei.

#6 RonaldoBraga

RonaldoBraga

começando a responder

• Pescador
  • 437 posts
2
neutro
  • Nome Real:Ronaldo Braga
  • Estilo de Pesca:Pesca Esportiva

Postado 25 fevereiro 2010 - 09:28

É o mesmo!

#7 João Cecilio

João Cecilio

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 186 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Embarcado

Postado 27 fevereiro 2010 - 12:36

Fabiano, o Mercury 25 sea pro (sou dono de um) passou a ser fabricado pela Tohatsu no Japão. Ele vem montado com a potência de 25hp. Na hora do recebimento ou da revisão (meu caso) retira-se uma junta de passagem estrangulada do carburador e coloca-se uma normal (que é fornecida junto com os apetrechos do motor) e assim ele vai para a sua potência correta de 30hp. Nesse motor não é necessário que se altere mais nada. No Mercury 15hp sea pro acontece o mesmo, trocando-se a junta ele vai para 18hp mas é necessário um ajuste no avanço da ignição.

#8 Fabiano Barrio

Fabiano Barrio

começando a responder

• Pescadores
  • 449 posts
1
neutro

Postado 27 fevereiro 2010 - 06:22

Valeu pessoal pelas dicas....

Essa junta eu não vi junto com os apetrechos. Eu comprei este motor usado (6 meses de uso), o dono trocou por outro com maior ou menor potência, não sei o motivo ao certo.

Existe uma forma de ver (facilmente) se este up já foi realizado??? sem necessidade de mandar em uma autorizada. Vou tentar entrar em contato com o pessoal da empresa que me vendeu, mas se tiver uma forma fácil e garantida de saber, melhor ainda!!!

Abraços a todos.

to na torcida que não tenham feito esse up... hehehehehe... uma potenciazinha a mais vai ser bem vinda!!!!

#9 Alexandre Campos

Alexandre Campos

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.065 posts
104
Ótima

Postado 27 fevereiro 2010 - 07:19

Lembre-se, potencia maior = consumo maior.

#10 Fabiano Barrio

Fabiano Barrio

começando a responder

• Pescadores
  • 449 posts
1
neutro

Postado 27 fevereiro 2010 - 10:40

Lembre-se, potencia maior = consumo maior.

SIM SIM.... mas pelo q pude observar nos tópicos e na primeira experiencia com nosso barco, este motor realmente é muito econômico.

Como não sabíamos qto iríamos gastar, enchemos o tanque!!! Pescamos dois dias, e ainda demos umas passeadas para sentir a embarcação... total de consumo, 1/2 tanque (10 litrinhos). Marchamos com 10 litros misturado no tanque.

Se consumir um pouco a mais, não há problemas, desde que o resultado final seja um pouco mais de velocidade.

Abraços e muito obrigado pelas dicas!!!!

#11 Alexandre Campos

Alexandre Campos

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.065 posts
104
Ótima

Postado 27 fevereiro 2010 - 11:28

Vc teria que retirar o carburador para verificar a junta. Acha que consegue?

#12 João Cecilio

João Cecilio

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 186 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Embarcado

Postado 28 fevereiro 2010 - 11:36

Normalmente o pessoal quando recebe já pede para trocar a junta. Ela fica logo na parte de entrada do carburador. Eu troquei agora por trocar!
Alugo sempre barco de alumínio de 6m e não se consegue aceleração máxima (risco de desequilibrar e virar o barco). Como sou novo na coisa (6 meses) levei um susto tentando acelerar bastante, no canal de São Vicente, próximo à ponte do mar pequeno, num dia de água super calma, parecia piscina, com o motor ainda com 25hp. Verdade que o levefort tinha pouca boca, +ou- 1,38m, mas valeu para ficar esperto.

#13 Aristeu Dorner

Aristeu Dorner

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 253 posts
0
neutro

Postado 28 fevereiro 2010 - 06:14

Eu também levei um susto parecido com este, tenho um barco miraguaia 5MT X 1.60MT de boca com motor de 25hp a potência recomendado é de 25hp a 50hp portanto estou usando o mínimo. Tenho um amigo que tem um barco Arte Forte e motor 15hp, motor recomendado 15hp a 25hp as medidas do barco segundo ele 5MT x 1.6MT de boca mas o barco é bem mais leve que o meu.
Decidimos ir pesca com o barco dele e levar o meu motor para ver como se comportava, já no final da tarde quando estávamos voltando da pescaria ele estava guiando o barco e acelerou tudo para ver a que velocidade chegava, eu percebi que o barco não estava firme então segurei-me firme no bordo, não demorou para o barco dar uma forte guinada quando passou por uma marola, nos deu um baita susto, mas não virou ufa!!!
conclusão, eu estava querendo troca o motor por um mais potente afinal uso a mínima potência recomendado para o meu barco pois as vezes vou pescar em três pessoas mais o viveiro cheio com agua para isca. Mas como não é sempre que o barco vai bem carregado vou continua com o conjunto motor 25hp e barco miraguaia.
Se eu colocá um motor mais potente lá uma vês ou outra não vou aguentá e acelera o máximo.
Valeu!!!

#14 Fabiano Barrio

Fabiano Barrio

começando a responder

• Pescadores
  • 449 posts
1
neutro

Postado 01 março 2010 - 10:19

Normalmente o pessoal quando recebe já pede para trocar a junta. Ela fica logo na parte de entrada do carburador. Eu troquei agora por trocar!
Alugo sempre barco de alumínio de 6m e não se consegue aceleração máxima (risco de desequilibrar e virar o barco). Como sou novo na coisa (6 meses) levei um susto tentando acelerar bastante, no canal de São Vicente, próximo à ponte do mar pequeno, num dia de água super calma, parecia piscina, com o motor ainda com 25hp. Verdade que o levefort tinha pouca boca, +ou- 1,38m, mas valeu para ficar esperto.

João

Nos temos um bigfish 5014, que tem 1,60 e mais uns centimetrozinhos a mais de boca, e ainda por cima tem uma plataforma que deixa ele um pouco mais pesado. Ainda ñão testamos a estabilidade do barco, estamos indo devagarzinho... aos poucos para saber o limite do bichano!!! Dizem que é bem estável, e realmente foi esta a primeira impressão... mas aos poucos vamos ver o comportamento para não por em risco o barco.

Abraços

#15 Alexandre Campos

Alexandre Campos

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.065 posts
104
Ótima

Postado 03 março 2010 - 10:33

Eu também levei um susto parecido com este, tenho um barco miraguaia 5MT X 1.60MT de boca com motor de 25hp a potência recomendado é de 25hp a 50hp portanto estou usando o mínimo. Tenho um amigo que tem um barco Arte Forte e motor 15hp, motor recomendado 15hp a 25hp as medidas do barco segundo ele 5MT x 1.6MT de boca mas o barco é bem mais leve que o meu.
Decidimos ir pesca com o barco dele e levar o meu motor para ver como se comportava, já no final da tarde quando estávamos voltando da pescaria ele estava guiando o barco e acelerou tudo para ver a que velocidade chegava, eu percebi que o barco não estava firme então segurei-me firme no bordo, não demorou para o barco dar uma forte guinada quando passou por uma marola, nos deu um baita susto, mas não virou ufa!!!
conclusão, eu estava querendo troca o motor por um mais potente afinal uso a mínima potência recomendado para o meu barco pois as vezes vou pescar em três pessoas mais o viveiro cheio com agua para isca. Mas como não é sempre que o barco vai bem carregado vou continua com o conjunto motor 25hp e barco miraguaia.
Se eu colocá um motor mais potente lá uma vês ou outra não vou aguentá e acelera o máximo.
Valeu!!!

Amigo, tem duas coisas que posso te falar sobre este seu post.

1. O seu barco au acho que conheço ele. É da senter nautica não? Amigo é um barco MUITO ESTÀVEL. Devido a boca, O 25 com peso sofre mesmo. Pode colocar um 40 sem medo, e mais. Pode acelerar tudo, atente para a REGULAGEM DO TRIM e ode enrolar o cabo do 40 que vai ficar show.
2. O barco do seu amigo não deve ter 1,60 de boca não. Se não isso não ocorreria jamais. Não com um 25.

Agora não convem abusar não. Se vc não se sentir à vontade para acelerar tudo, vai com calma mesmo.

#16 Aristeu Dorner

Aristeu Dorner

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 253 posts
0
neutro

Postado 04 março 2010 - 10:59

Obrigado pela dica Alexadvo, fora a diferença de peso entre os dois barcos (miraguaia e arte forte)também há diferença na proa, é que o miraguaia tem a proa mais lançada enquanto arte forte tem a bochecha maior talvez para aproveitá melhor o espaço. Acredito que maior bochecha menor bico de proa = menor estabilidade corrija-me se eu estiver errado, eu não medi o barco do meu amigo (valdemir)mas tenho a impressão que não tem as medida que ele me passou. Quanto ao motor pesquisei o Sailor que esta bem mais barato que os outros e manutenção igual ao yamaha, a realidade é que eu pesquiso fico de olho mas vou aguarda mais uns três anos para troca pois o meu 25hp vai fecha um ano de uso agora em abril valeu!!! :)

#17 Alexandre Campos

Alexandre Campos

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.065 posts
104
Ótima

Postado 04 março 2010 - 11:42

O barco da arte forte é inteiro mais estreito, como eu disse não deve ter 1,60 de boca de jeito nenhum.
Qual a marca do seu motor? Curiosidade...

#18 Aristeu Dorner

Aristeu Dorner

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 253 posts
0
neutro

Postado 04 março 2010 - 12:56

O motor é yamaha!

#19 eduardosentone

eduardosentone

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 39 posts
12
Boa
  • Nome Real:Eduardo Straube Sentone
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 25 agosto 2014 - 11:54

Olá pessoal,

Alguém já usou um motor desse em uma barco de 4,2M. Tenho um Robalo 4201 da Senter e estava pensando em comprar ou um Mercury 15 Super ou um 25 Sea Pro.

Alguém com uma experiência parecida ?

Abraço

#20 Elizandro Mello

Elizandro Mello

começando a responder

• Pescadores
  • 908 posts
50
Ótima
  • Nome Real:Elizandro Mello
  • Estilo de Pesca:Só com isca de mentirinha...

Postado 25 agosto 2014 - 12:59

Olá pessoal,

Alguém já usou um motor desse em uma barco de 4,2M. Tenho um Robalo 4201 da Senter e estava pensando em comprar ou um Mercury 15 Super ou um 25 Sea Pro.

Abraço

Bem vindo amigo.

Acho que no seu caso, um 8HP ou mesmo um 5HP fica melhor.

[]´s

#21 guto pinto

guto pinto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.765 posts
458
Ótima
  • Nome Real:Carlos Augusto Pinto
  • Estilo de Pesca:Todos peixe de Rio do Brasil

Postado 25 agosto 2014 - 01:10

Olá pessoal,

Abraço

Depende do barco, qual largura, espessura da chapa, tamanho da borda, etc... Tem barco de 4.20m que um 15hp  tá de bom tamanho e tem uns que um 8 é muito.   Mas 30hp para um barco de 4.20 acho muito e desnecessário

#22 eduardosentone

eduardosentone

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 39 posts
12
Boa

Postado 26 agosto 2014 - 10:45

Olá pessoal,

Este barco tem borda alta, em torno de 40cm. O pontal dele é de 62 cm, boca de 1,5M pesa em torno de 84 Kg. Vale informar que uso ele na maioria das vezes na baia de Paranagua e canal da galheta, podendo me aventurar até a ilha das palmas, pegando um pouco de mar aberto em dias calmos.

Agradeço aos comentários.

Abraços

#23 guto pinto

guto pinto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.765 posts
458
Ótima

Postado 26 agosto 2014 - 10:58

Olá pessoal,

Este barco tem borda alta, em torno de 40cm. O pontal dele é de 62 cm, boca de 1,5M pesa em torno de 84 Kg. Vale informar que uso ele na maioria das vezes na baia de Paranagua e canal da galheta, podendo me aventurar até a ilha das palmas, pegando um pouco de mar aberto em dias calmos.

Abraços

Vai de Mercury Super então, vai andar bem e gastar pouco, o Seapro acho que fica demais, mas se vc for pescar em 3 e quiser voar pelas características ele aguenta sim

#24 Dado Miranda

Dado Miranda

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.034 posts
210
Ótima
  • Nome Real:Carlos Eduardo Miranda
  • Estilo de Pesca:Mar, embarcado

Postado 26 agosto 2014 - 10:59

Olá pessoal,

Abraços

Eduardo, para galheta e palmas, vai de Mercury 25hp, e abre ele pra 30hp.

#25 eduardosentone

eduardosentone

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 39 posts
12
Boa

Postado 26 agosto 2014 - 01:42

Dado, 

Conversando com o pessoal da fábrica que produzem o Robalo atualmente, questionei eles sobre o motor e ouvi uma conversa enrolada de que o barco de 4,2M podia não aguentar a força do motor e que podia soltar rebites entre outras coisas. Na minha concepção o material(chapas, rebites e etc) são os mesmos usados nos modelos maiores e não teria problema em usar um motor maior. Uma das minhas maiores preocupações é a estabilidade, percebi que alguns companheiros comentaram sobre alguns sustos que levaram quando tentaram acelerar muito. Algum comentário sobre essas coisas ? 

Obrigado pelas informações.

#26 Elizandro Mello

Elizandro Mello

começando a responder

• Pescadores
  • 908 posts
50
Ótima
  • Nome Real:Elizandro Mello
  • Estilo de Pesca:Só com isca de mentirinha...

Postado 26 agosto 2014 - 01:56

Na minha concepção o material(chapas, rebites e etc) são os mesmos usados nos modelos maiores e não teria problema em usar um motor maior.

O que diferencia, não são os rebites ou a espessura da chapa (salvo suas limitações) e sim o esqueleto do barco. Veja esses dois abaixo (ambos o mesmo modelo TIBAGI 600 da Beira Rio):

Barco-Beira-Rio-Tibagi-600-2014060711504

SAM_0806.jpg

#27 guto pinto

guto pinto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.765 posts
458
Ótima

Postado 26 agosto 2014 - 02:40

62cm de borda (pontal), 1.50m de boca e 84kg com 4.20 com certeza é um barco reforçado e aguenta o Seapro tranquilamente.  Eu tenho um Squalus com 4.8m boca de 1.30m e borda de 50cm  com otencia máxima de 15hp e ando no Seapro  tranquilo e já vi usarem o 40hp nesse barco tb.  Se esse seu barco for igual ou estilo o Robalo da Mogi-mirim fica tranquilo que aguenta pois tem as mesmas medidas mas lembre-se que a potencia máxima é de 15hp portanto não sei se terá  problemas com documentação.   Só questionei o motor pois na minha concepção quem tem uma barco de 4.20m  quer um conjunto leve e prático o que não é condizente com os 52kg do Seapro, sendo que tem o 18hp Super com 11kg mais leve e ótimo desempenho.  

#28 eduardosentone

eduardosentone

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 39 posts
12
Boa

Postado 26 agosto 2014 - 02:56

Guto,

Valeu pela experiencia ! É bom saber que existem pessoas com conjunto muito parecido com o que tenho(montando ainda). Estou fazendo tudo com calma, pois se me precipitar posso me arrepender, eu mesmo reformei a carreta e o barco e foi uma experiencia no mínimo muito interessante, foi um grande aprendizado.

A marinha permite atualmente registrar o barco no item motor como “POT MAX 50HP” . sendo assim acho que não terei problemas.

Mesmo assim obrigado pela informação.

#29 Dado Miranda

Dado Miranda

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.034 posts
210
Ótima

Postado 26 agosto 2014 - 06:05

Dado, 

Conversando com o pessoal da fábrica que produzem o Robalo atualmente, questionei eles sobre o motor e ouvi uma conversa enrolada de que o barco de 4,2M podia não aguentar a força do motor e que podia soltar rebites entre outras coisas. Na minha concepção o material(chapas, rebites e etc) são os mesmos usados nos modelos maiores e não teria problema em usar um motor maior. Uma das minhas maiores preocupações é a estabilidade, percebi que alguns companheiros comentaram sobre alguns sustos que levaram quando tentaram acelerar muito. Algum comentário sobre essas coisas ? 

Obrigado pelas informações.

Eduardo,

Minha experiência com barco de alumínio é bastante limitada. Tive uma marajo 17 com yamaha 40hp. As demais lanchas, todas de fibra, e bem maiores.

Para a sua lancha, acho o 25/30 muito adequado. Não para andar no gás, mas para ter motor se precisar, já que na galheta e palmas as condições do mar viram de repente, e quem tem motor se safa melhor. 

Quanto a estabilidade, barcos de alumínio não são os líderes neste quesito, embora bastante seguros, nas mãos de pilotos competentes. No mar, ou na baia, se as condições não estiverem perfeitas, torcer o manete não é atitude segura, mas quem tem motor, enfrenta as adversidades com mais tranquilidade.

#30 Alexandre Campos

Alexandre Campos

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.065 posts
104
Ótima

Postado 26 agosto 2014 - 06:12

Eduardo, no verão costumo navegar por esta região, no barco de um amigo.

Antes era um SR 500 com 115.

Eu acho muito perigoso a saída do canal com o seu barco, já pegamos umas ondas nervosas por lá.

4,2 mts, alumínio com 15 ou 25 vai ser complicado.

No mar, tamanho é documento.

Se insistir, recomendo que vc coloque o 25, pois se o mar virar, vc conseguirá chegar mais perto da costa, rápidamente.

O barco vai ficar instável a alta velocidade, mas com uma boa regulagem do trim minimiza isso.

Quando era mais novo, coloquei um 25 yamaha%

#31 Dado Miranda

Dado Miranda

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.034 posts
210
Ótima

Postado 26 agosto 2014 - 07:15

Eduardo, no verão costumo navegar por esta região, no barco de um amigo.

Antes era um SR 500 com 115.

Eu acho muito perigoso a saída do canal com o seu barco, já pegamos umas ondas nervosas por lá.

4,2 mts, alumínio com 15 ou 25 vai ser complicado.

No mar, tamanho é documento.

Se insistir, recomendo que vc coloque o 25, pois se o mar virar, vc conseguirá chegar mais perto da costa, rápidamente.

O barco vai ficar instável a alta velocidade, mas com uma boa regulagem do trim minimiza isso.

Quando era mais novo, coloquei um 25 yamaha%

Concordo plenamente. Já peguei muito mar,  voltando das Palmas para a Galheta, por fora. Os baixios que tem por ali viram o mar sem avisar.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)