Ir para conteúdo

Foto

Gasolina com óleo 2 tempos.

• Por favor, faça o login para responder
21 respostas neste tópico

#1 Alessandro Bandeira

Alessandro Bandeira

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.069 posts
2
neutro
  • Nome Real:Alessandro Bandeira da Silva
  • Estilo de Pesca:A maioria, hehe!

Postado 28 fevereiro 2010 - 12:08

Estimados amigos, a gasolina que sobra nas pescarias pode ser utilizada normalmente a qualquer momento?

Existe algum procedimento a ser tomado com relação a combustivel velho?

Pesco pouco e entre uma pescaria e outra vai sempre acumulando uma boa quantidade de combustivel, e nunca sei o que fazer com ela.

Acho que vou comprar um carro 2 tempos, huahuahuahua.

Ajuda eu aê, valeu e ate mais.

#2 Melinger

Melinger

Fischer Salzwasser

• Pescaki V.I.P
  • 8.547 posts
225
Ótima
  • Nome Real:Marcello Melinger
  • Estilo de Pesca:Esportiva com Artificiais

Postado 28 fevereiro 2010 - 03:59

Pelo que sei Alessandro, com mais de duas semanas é considerada velha para uso.

Vamos ver a opinião dos amigos.

Abraço.

#3 Aristeu Dorner

Aristeu Dorner

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 253 posts
0
neutro
  • Nome Real:Aristeu Dorner
  • Estilo de Pesca:embarcada e costão

Postado 28 fevereiro 2010 - 04:06

Olá Alessandro eu também tenho este problema acredito que todos os que tem barco também tem, dependendo do tempo em que a gasolina fica guardado não há problema, eu consegui minimiza o problema comprando um tanque reserva, como as minhas pescarias são muito imprevisíveis pois gasto entre 10, 12 há 20 litros as vezes até mais. Bom eu abasteço de 10 há 15 litros e tempero, mais 10 litros no tanque reserva sem mistura, muitas vezes não levo o tanque reserva e sim 3 galão de 5 litros que acabou sendo melhor do que o tq reserva. No final a sobra de gasolina temperada fica em torno de 2 a 3 litros que deixo guardado no máximo três semanas e a gasolina sem tempero uso na moto,os três litros que sobrou não irá prejudicar o motor pois será reabastecido com a nova.
Espero ter ajudado
valeu!!!

#4 Aristeu Dorner

Aristeu Dorner

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 253 posts
0
neutro

Postado 28 fevereiro 2010 - 04:14

Mais um detalhe, levo sempre um sabão de coco para lava as mãos caso contrário os peixes passam longe do meu anzol!!!

#5 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 15.619 posts
2.582
Ótima
  • Nome Real:Maurício Hu
  • Estilo de Pesca:pedra, praia, canal

Postado 28 fevereiro 2010 - 05:27

15 dias. Até pode mais, mas não deve. Não pela gasolina em si, mas pela memória que falha e "esquece" da data e ela fica por mais de um mês se não nos preocupamos com isso.

#6 Petito

Petito

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 261 posts
0
neutro
  • Nome Real:Diego Petito
  • Estilo de Pesca:peixe na linha!

Postado 28 fevereiro 2010 - 05:38

concordo com o amigo melinger passou duas semanas temperada já era!
a ideia do aristeu é uma boa alternativa!

#7 Alessandro Bandeira

Alessandro Bandeira

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.069 posts
2
neutro

Postado 28 fevereiro 2010 - 06:06

Obrigado a todos pelas informações, foram muito uteis.

#8 Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

Deutschland Angler

• Pescaki V.I.P
  • 1.204 posts
3
neutro
  • Nome Real:Rafael Oliveira
  • Estilo de Pesca:Esportiva / Kayak Fishing

Postado 01 março 2010 - 08:20

mesmo a podium?

#9 Petito

Petito

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 261 posts
0
neutro

Postado 01 março 2010 - 11:47

mesmo a podium?

Li na revista nautica que a gasolina podium por ter aditivos dura um pouco mais que a comum , mas acredito que a gasolina ja temperada seja a mesma coisa que a gasolina comum temperada.

#10 Alessandro Bandeira

Alessandro Bandeira

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.069 posts
2
neutro

Postado 02 março 2010 - 06:15

Mas o que acontece?
O óleo perde a eficiencia?

#11 Aristeu Dorner

Aristeu Dorner

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 253 posts
0
neutro

Postado 04 março 2010 - 12:51

Olá! não sei certo o que acontece, mas vou relatar o que aconteceu com o meu motor que não tinha nem dez horas de uso.
O motor estava sem ligar a mais ou menos um mês e meio, então marquei uma pescaria, e como de prach sempre o ligo antes de saí de casa só que desta vez o motor não funcionou corretamente, tinha que manter o afogado puxado e quando acelerava ele falhava até que morria, lembrei que a ultima vez que eu o usei sequei o carburado porem não esvaziei o filtro nem a mangueira com o bulbo e essa coisa toda foi para no carburado quando liguei o motor vi o resultado.
A sorte é que sou metido a mechanico rsrs! e o motor ser carburádo com uma chave 10 aquela que vem no kt do motor mesmo, eu retirei o carburado e o abri, nas paredes interno do carburado tinha uma nata esbranquiçada, eu a removi usando querosene e um pincel passei o ar nele montei e pronto foi só ligar, ficou dez! Talvez a nata esbranquiçada seja resultante ou um acumulado de outras vezes não tenho certeza.
Consultei um amigo meu que é mecânico de moto, segundo ele quando a gasolina fica muito tempo parada os produtos que nela estão misturado começam a se separa, nem todos é claro mas como tem álcool na nossa gasolina podemos prever o que acontece, ele ainda sugeriu fazer a seguinte experiência, em uma garrafa de pet transparente encher ou quase com gasolina e guarda-la por um mês e então poderemos ver o que vai parar nos motores e tirarmos nossa pro pia conclusão.
Também tenho um amigo estofador de auto (comprei meu primeiro barco dele)que usa gasolina velha para limpeza dos pincéis e espátula, lá pude ver realmente que a gasolina se separa,(gasolina tem bem pouco).
espero ter ajudado valeu!!!

#12 Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

Deutschland Angler

• Pescaki V.I.P
  • 1.204 posts
3
neutro
  • Nome Real:Rafael Oliveira
  • Estilo de Pesca:Esportiva / Kayak Fishing

Postado 04 março 2010 - 02:01

Quando guardo o motor a unica coisa que faço é funcionar ele sem a mangueira de combustivel para sair a gasolina do carburador como é esse esquema de esvaziar o filtro e mangueira com bulbo?

#13 Alessandro Bandeira

Alessandro Bandeira

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.069 posts
2
neutro

Postado 04 março 2010 - 03:16

Olá! não sei certo o que acontece, mas vou relatar o que aconteceu com o meu motor que não tinha nem dez horas de uso.
O motor estava sem ligar a mais ou menos um mês e meio, então marquei uma pescaria, e como de prach sempre o ligo antes de saí de casa só que desta vez o motor não funcionou corretamente, tinha que manter o afogado puxado e quando acelerava ele falhava até que morria, lembrei que a ultima vez que eu o usei sequei o carburado porem não esvaziei o filtro nem a mangueira com o bulbo e essa coisa toda foi para no carburado quando liguei o motor vi o resultado.
A sorte é que sou metido a mechanico rsrs! e o motor ser carburádo com uma chave 10 aquela que vem no kt do motor mesmo, eu retirei o carburado e o abri, nas paredes interno do carburado tinha uma nata esbranquiçada, eu a removi usando querosene e um pincel passei o ar nele montei e pronto foi só ligar, ficou dez! Talvez a nata esbranquiçada seja resultante ou um acumulado de outras vezes não tenho certeza.
Consultei um amigo meu que é mecânico de moto, segundo ele quando a gasolina fica muito tempo parada os produtos que nela estão misturado começam a se separa, nem todos é claro mas como tem álcool na nossa gasolina podemos prever o que acontece, ele ainda sugeriu fazer a seguinte experiência, em uma garrafa de pet transparente encher ou quase com gasolina e guarda-la por um mês e então poderemos ver o que vai parar nos motores e tirarmos nossa pro pia conclusão.
Também tenho um amigo estofador de auto (comprei meu primeiro barco dele)que usa gasolina velha para limpeza dos pincéis e espátula, lá pude ver realmente que a gasolina se separa,(gasolina tem bem pouco).
espero ter ajudado valeu!!!

Ae to fora, nata só no leite, gasolina velha vou dar pra galera do motosserra, muito obrigado pela atenção.

#14 Aristeu Dorner

Aristeu Dorner

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 253 posts
0
neutro

Postado 04 março 2010 - 03:53

No meu caso (25hp yamaha) retiro o capo e visualizo o filtro que está ao lado do motor próximo a bomba de combustível, é fácil, é só gira o copo no sentido anti horário ou com uma chave de boca 12mm sotar a porca que segura o filtro, as vezes o copo esta muito apertado então solto a porca, não precisa desmonta nada, é que soltando a porca você manuseia melhor o filtro.
O bulbo é aquele que você aperta para bombear gasolina, esse também é fácil, nas extremidades da mangueira (conectores)tem uma esfera, com um palito de dentes você pressiona a esfera mas com cuidado para não danificá o anel óring de vedação e aperte o bulbo para sai a gasolina que está dentro, deixe o bulbo mais alto do que os conectores isso facilitará a saída do combustivel.
Uma forma que passei a fazer para eliminá esses dois trabalhos, é guarda-los sem esgotar e quando for usá novamente eu conecto a mangueira no tanque já abastecido e desconecto a mangueira de entrada no carburado (mangueira que liga a bomba e o carburado)pressiono o bulbo e com um copo coleto a gasolina que sai na mangueira retiro 150ml + - pronto esta feito a troca de combustível velho por novo. A vantagem deste procedimento é que você não guarda a mangueira seca (não há risco de dessecamento da mangueira)e quando bombeia a nova gas ela fica renovado no bulbo, filtro e bomba, o carburado não recebera nada de combustível velho.
Executo qualquer um dos dois conforme vontade. :)

#15 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 15.619 posts
2.582
Ótima
  • Nome Real:Maurício Hu
  • Estilo de Pesca:pedra, praia, canal

Postado 04 março 2010 - 06:18

Gasolina velha causa segregação dos componentes, inclusive o óleo pré misturado, e entope tudo no carburador. Sempre é bom também, ao esgotar a gasolina do carburador, apertar o pino de trava com o motor em funcionamento, de forma a que o ar entre e empurre a gasolina dos filtro e mangueira internos. A mangueira externa e a pera também precisam ser esgotados, a não ser que vá usar todo o conjunto em menos de um mês.

#16 RonaldoBraga

RonaldoBraga

começando a responder

• Pescador
  • 437 posts
2
neutro
  • Nome Real:Ronaldo Braga
  • Estilo de Pesca:Pesca Esportiva

Postado 04 março 2010 - 07:18

[quote name='Mauricio.' date='04 March 2010 - 07:18 PM' timestamp='1267737481' post='271232']
Gasolina velha causa segregação dos componentes, inclusive o óleo pré misturado, e entope tudo no carburador. Sempre é bom também, ao esgotar a gasolina do carburador, apertar o pino de trava com o motor em funcionamento, de forma a que o ar entre e empurre a gasolina dos filtro e mangueira internos. A mangueira externa e a pera também precisam ser esgotados, a não ser que vá usar todo o conjunto em menos de um mês.

Concordo com o Mauricio, mais se o motor for ficar parado muito tempo é melhor abrir o parafuso do fundo da cuba do carburador, pois mesmo funcionando ele ate para o motor parar ainda fica gasolina e assim criando uma gelatina e entupindo tudo.

OBS: Zerar a gasolina funcionando o motor é só para motor com um caburador, se fizer com mais de um,um deles acaba o gas primeiro e assim o motor pode ser danificado.

#17 Alessandro Bandeira

Alessandro Bandeira

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.069 posts
2
neutro

Postado 14 março 2010 - 08:14

Valeu galera, muito obrigado pelas dicas.

#18 AlexandreK

AlexandreK

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 68 posts
1
neutro
  • Nome Real:Alexandre Klug
  • Estilo de Pesca:Embarcada - Alto Mar / Desembarcada Costões

Postado 23 abril 2010 - 09:02

Valeu galera, muito obrigado pelas dicas.

Olá.

A gasolina brasileira não é pura, inclusive contando com a mistura razoável de etanol. Nossa gasolina, mesmo premium ou pódium etc, tem vida útil de aproximadamente 2 semanas para uso em motores dois tempos. Para motores quatro tempos a situação se modifica, mas é bom não abusar. A nossa gasolina, após duas semanas (Seja qual for o tipo de armazenamento) começa a formar goma... Isso, em injeção e carburação de motores dois tempos resulta em falhas e apagados.... Conforme já havia relatado anteriormente, por recomendação de um mecânico experiente do sul do pais e que tem treinamento na fábrica do Johnson/Evinrude, ele recomenda:

1. Usar de preferência gasolina aditivada e claro, de procedência.
2. Não misturar gasolina aditivada com comum e vice-versa.
3. A gasolina brasileira não deve ser usada em motores dois tempos se tiver mais de duas semanas... Use no carro.
4. Ao fazer a manutenção do motor, ligando uma ou duas vezes ao mês, usar a gasolina de aviação, a azul, que é 100% pura, não envelhece, não forma goma. Porém, não usem esta gasolina para navegar, somente para ligar o motor mensalmente.

Sempre segui estas recomendações, há mais de 15 anos, sem nunca ter tido qualquer problemas deste tipo...

#19 Ermoge SP

Ermoge SP

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 16 posts
0
neutro
  • Nome Real:Ermoge Laff
  • Estilo de Pesca:Oceânica

Postado 25 abril 2010 - 02:02

esistem treis tipos de gasolina comum até 30% de alcool e 10 ou 15% de solvente de borracha e 5% de colorante... deixando a gasolina no carburador por uma semana o alcool e a gasolina evaporam o resto incluso o oleo da mistura ..naõ evaporam formando uma gosma que impedem o funcionamento da agulha e intopem os orificios do gigleur e outra vias ficam com o diametro reduzido...até a gasolina nova diluir esta gosma vocé vae sofrer bastante e nem sempre o motor pega....eu primeiro solto a mangueira de alimentaçaõ do combustivel deixando o motor funcionando até ele consumir todo o combustivel...assim mesmo depois de um certo tempo sem funcionar o motor aquelo pouco combustivel que que ficou no circuito do carburador naõ deixa uma alimentaçaõ adequada....entaõ tire o filtro de ar e as velas, digo as velas porque na camera de esplosaõ cria se uma umidade que naõ deixa as velas produzir uma boa faisca..assim uma pequena limpeza nas velas para retirar o oleo que gruda ...recoloque as velas,porem para melhorar o desempenho,tenho sempre uma garrafinha ,esta igual a VEJA e pulverizo a camera com duas ou treis bombadas e coloco novamente as velas ...tambem na entrada de ar do carburador duas bombadinhas e o motor pega na ora.....esqueci de informar que a bombinha eu uso THINER que é mais inflamavel, se naõ tiver o thiner, pode ser usado o WD... este procedimento nunca falhou comigo...espero ter ajudado...naõ precisa usar gasolina podium...aditivada é igual..use oleo quick silver 2T ,é melhor. a gasolina velha naõ pode ser utilizada e nem misturada...pode ser aproveitada no proprio tanque do seu carro na proporçaõ de 10%..o carro vae andar até melhor.....espero ter ajudado ...só como comentario..a gasolina comum possue muito solvente de borracha que provoca a gosma,e tem aprox 50 octanas..a aditivada vae a 60 octanas e a podium a70 octanas a podium é mais retificada e provoca meno gosma., mas doe o bolso...pode misturar a com a aditivada 30 40 ou 50 %....abraço ermoge

#20 Aristeu Dorner

Aristeu Dorner

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 253 posts
0
neutro

Postado 25 abril 2010 - 10:29

É isso aí! mais uma dica para aliar ao conhecimento de todos. Mais a fundo, nada mais que manter o sistema limpo e isento de gasolina velha.

#21 Petito

Petito

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 261 posts
0
neutro

Postado 16 junho 2010 - 12:18

Galera a um mes mais ou menos , eu peguei minha lancha , estava parada a uns 2 meses , por teimosia ($$$) resolvi não jogar fora a gasolina , pois o tanque estava cheio (75 lts), liguei o motor na garagem ainda e ele funcionou bem , pensei " a gasolina esta boa ainda " pus a lancha na agua , liguei e o motor nem ai , sai em direção a boca da barra e quando cheguei la o motor começou a falhar , engasgar , até que morreu . continuei insistindo , de repente ligou , acelerava em neutro ele disparava , normal, engatava ele continuava ligado , se acelerasse um pouco morria. conclusão , voltei pra praia com o motor engatado , demorei 2 horas pra chegar (trajeto feito em 30 min). liguei pro mecanico, chegando la os 3 carburadores estavam com uma espécie de areia , cheios de borra , cheios de tudo de ruim , morri em 300 conto nessa brincadeira.

agora vms a matemática- 75lts de gasolina = + ou - 200,00
- visita do mecanico = 300,00

saldo total perdi 100,00

aprendizado: se a gasolina ficar velha , joga fora sem dó , o problema pode ser maior ainda!

#22 Rogervivan

Rogervivan

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 23 posts
0
neutro
  • Nome Real:Rogério D Vivan
  • Estilo de Pesca:todas

Postado 17 junho 2010 - 11:51

Pelo que eu pude comprender o problema não é o oleo mais sim a gasolina que ultilizamos!!!

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)