Ir para conteúdo

Foto

Qual o melhor material para tilápias?

• Por favor, faça o login para responder
3 respostas neste tópico

#1 Vicente

Vicente

Navegar é preciso... Pescar, muito mais.

• Pescaki V.I.P
  • 1.275 posts
4
neutro
  • Nome Real:Vicente Senna Jr
  • Estilo de Pesca:Qualquer tipo de pesca

Postado 17 março 2010 - 09:41

Amigos,

Na opinião de vocês, qual o melhor material par pegar tilápias (varas, iscas, linhas, etc)?

Abs

#2 Delgado

Delgado

Posso pescar por aqui?

• Pescaki V.I.P
  • 1.691 posts
17
Boa
  • Nome Real:Paulo E. Delgado
  • Estilo de Pesca:Barco, Caiaque, artificiais e aprendendo Fly

Postado 17 março 2010 - 01:10

Amigos,

Na opinião de vocês, qual o melhor material par pegar tilápias (varas, iscas, linhas, etc)?

Abs

vara de baixa potencia, linha fina e isca de EVA para pesqueiro.
tem vários tópicos do Melinger sobre o uso de artificiais para capturar tilápias, e lá tem a descricao do equipamento

#3 Fernando

Fernando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.342 posts
12
Boa
  • Nome Real:Fernando M Braga
  • Estilo de Pesca:Pesque Pague, Lagoa, Rio

Postado 17 março 2010 - 01:52

Gosto muito de pescar tilápias, mas a minha experiência é em pesque & pague, e o lago particular de um sítio.
Os equipamentos que uso no momento, e tem atendido bem são:

Varas telescópicas lisas:
Maruri Fanatic, 5,40m, 99% de carbono
Eagle Xuanfeng , 3,60m, 98%
Albatroz Kynnder 2,70m, 45%
Linha Asso SHT 0,18mm transparente, +- 1,00m mais comprida do que a vara
Anzol Gamakatsu Maruseigo 12 SEM FARPA
e como isca, a ração que o pesqueiro usa para alimentar os peixes (no lago uso ela também).
Às vezes monto sem chumbo e bóia (dá para arremessar bem após um pouco de treino)
Outras vezes, coloco um chumbinho “arroz” e uma bóia lambari 0 (zero) para regular a altura.

Varas para Molinete:
Shimano Sojourn 1,68m, 2 partes, carbono, 2 a 6lb, casting de 0,89 a 5,3gr, ultralight, rápida
Albatroz MicroMaster 1,00m, inteiriça, 4 a 8lb, ultralight, lenta (às vezes a mesma, mas 2 partes com 1,37m)
com Micromolinetes
MS CEO 600 220gr, 5.1:1, 6 Rolamentos, 2 carretéis, para 90m de linha 0,20
MS UL 300 Ultra Light 125g, 5.2:1, 3 Rolamentos, 2 carretéis, para 75m de linha 0,20
e Linhas
Sumax Super Strong 8lb, 0,20mm cor vinho
Mustad Thor 8lb, 0,28mm cinza claro
Trilon 10x 8,7lb, 0,23 laranja
Asso SHT 9lb, 0,16mm transparente
Estou experimentando 2 linhas de fluorcarbono de 8lb, para maior sensibilidade, mas ainda não me adaptei a elas.

Na ponta das linhas coloco girador Owner e snap Glico.

O anzol é o mesmo Gamakatsu com pernada de 30 a 40cm de linha Asso SHT 0,24mm transparente, com um microgirador na ponta para colocar no snap e ter um nó firme (não confio muito nos meus nós de laçada)

A isca é a mesma ração.
Estou começando a usar artificial, spinner pequeno funciona bem (também sem farpas nas garatéias), mas tenho outras que ainda vou testar.

Para pescar na superfície, ou próximo dela, uma bóia de arremesso pequena e leve (algo como 4 a 5gr)
Para pescar no fundo, coloco antes do girador da linha principal um chumbo oliva (4 a 5gr), com uma miçanga pequena entre o girador e o chumbo, para proteger o nó.
Para pescar em diferentes profundidades, coloco antes do chumbo uma bóia que suporte o peso, outra miçanga, e um nó de correr para regular a altura.

Vara para Spíncast:
Daiwa Triforce 1,83m, 2 partes, 8 a 17lb, casting de 1/4 a ¾, media (preciso trocar por outra ultralight)
com Spincast MS Apollo 3.3:1, para 100m de linha 0,20mm
e Linhas
Super Raiglon Tournament 0,19mm transparente
Ottoni Camou 0,20 camuflada
Asso SHT 0,20 transparente

Iscas, montagens e usos, são os mesmos dos micromolinetes

É importante regular fricção para liberar a linha com pouco esforço (para não arrebentar), mas com tensão suficiente para fisgar o peixe.
Também é importante usar um puçá para retirar o peixe da água, pois mesmo os pequenos podem arrebentar a linha com um tranco, estando a linha tensionada e sem a flexibilidade da vara.
A maioria das tilápias que já pesquei está na faixa de 0,7 a 1,0kg, e a maior pesou 2,3kg

Espero que Você, como eu, seja praticante do Pesque e Solte, e portanto, anzóis e garatéias sem farpas.

inté ...

#4 Clóvão

Clóvão

Peixe Doido Fishing Team

• Pescaki V.I.P
  • 2.033 posts
2
neutro
  • Nome Real:Clóvis dos Reis
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 17 março 2010 - 04:13

Amigos,

Abs

Depende muito do lugar para definir a isca.
A alimentação da tilápia é bem varias.Tem que ver onde ira pescar.
se for em P&P a melhor isca sera a ração pois são alimentadas com elas, principalmente no meio do lago, com boias e cevas em geral.Pode pegar na beirada com varinha telescópica ou bambu e booinha, usando ração, massa ou minhoca.
Em represas esqueça a ração, pois elas se alimenta de iscas naturais, como minhoca, bichinhos em geral, ou massas apropriadas tbem pode pegar, tanto na beirada como mais a frente... vixi depende de varios fatores.
Estão falando muito de uso de iscas artificiais, imitando cigarras principalmente.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)