Ir para conteúdo

Foto

Capacidade de linha da MS Brisa GTO 10.000

• Por favor, faça o login para responder
22 respostas neste tópico

#1 leonardo S. Amaral

leonardo S. Amaral

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 234 posts
14
Boa
  • Nome Real:leonardo s. amaral
  • Estilo de Pesca:tudo

Postado 19 março 2010 - 01:58

Olá pessoal,

Essa semana tive um problemao.

Comprei uma carretilha MS brisa GTO 10.000 capacidade de linha igual a 110m de 37mm
e 300m de linha multifilamento vexter 29mm 40lb.

Na hora de colocar a linha na carretilha, coube apenas 100m da linha multifilamento. Mesmo colocando a linha bem apertadinha sem sem torcer.
Não entendi por que coube tao pouca linha. Pior que na carretilha do meu pai (titan 10000 - 115m 37mm) coube so 100m tambem.

Fiquei meio bravo com isso, pois achei que conseguiria colocar pelomenos uns 150-160 metros de linha. Depois de perder um douradao no rio sucuriu-MT por falta de linha, passei a pensar que 100m de linha é muito pouco.

Pior que essa semana fui no mesmo rio (sucuriu) e realizando a pescaria de barbadinhos na rodada com a carretilha, me entrou um mostrooooo! de pelomenos uns 50 kilos (um jau ou um pintadao). levou os meus 100 metros de linha em um piscar de olhos! Se eu tivesse 150m de linha teria dado tempo de ligar o motor do barco e ir de encontro ao peixe e com um pouco de sorte ter tirado o trofeu.

Pergunto, a linha multifilamento o culpa mais espaço que uma fluorcarbono de mesma bitola?
ou a linha vexter tem bitola maior que a informada? ou a MS declara que a carretilha comportam mais linhas do que realmente comportam?

Desde já agradeço

Abraços

#2 Fernando Suto

Fernando Suto

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 159 posts
0
neutro
  • Nome Real:Fernando Suto
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 19 março 2010 - 04:12

E ai blz!!!

A solução é simples, Usa uma Carretilha de perfil redondo, ABU garcia por exemplo!!!

200 metros de multifilamentos fácil....

Abraços!!1

#3 Paulinho Marques

Paulinho Marques

Pescar é terapia para alma e a mente

• Pescaki V.I.P
  • 1.273 posts
5
neutro
  • Nome Real:Paulo Rogério Marques
  • Estilo de Pesca:Onde tenha peixe...kkkkkk

Postado 19 março 2010 - 04:41

Acho que seu equipamento tá subdimensionado para os
peixes em questão , já que estamos falando de peixes em seu
habitat natural , essas carretas usamos em pesqueiros ,
mas de toda forma , se as linhas tem a mesma bitola ,
como você citou , fatalmente caberá a mesma quantidade
de linha tanto de uma como de outra .
O Fernado deu a dica , assino embaixo ,
perfil redondo e multi 50 lbs no mínimo ,
use o fluorcabonato de líder e seja feliz.

#4 Carlos Alberto Lyra

Carlos Alberto Lyra

começando a responder

• Dados Incompletos
  • 803 posts
7
neutro
  • Nome Real:Carlos Alberto Lyra
  • Estilo de Pesca:Pesca de praia e peskpag

Postado 19 março 2010 - 04:43

Leonardo carretilha de perfil baixo é para pincho e peixes de médios a pequeno , peixe grande é como o Fernando falou , carretilha de perfil redondo , Abú , Shimano ou Daiwa , e a propria MS tem alguma também !!! Abrs

#5 leonardo S. Amaral

leonardo S. Amaral

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 234 posts
14
Boa

Postado 19 março 2010 - 05:27

Pessoal, eu Não estava pescando peixes grandes. estava pescando barbados de 2-4 kilos. Inclusive com varinha de 10-20LB.

Estava com 3 pescadores experientes, inglusive um ribeirinho local.
É extremamente raro encontar peixes maiores que 10 kilos ali. O ribeirinho mesmo so viu uma jau ali nos 30 anos que mora no local (e faz muitooo tempo).

Por isso pescamos com carretilha de perfil baixo e nao alto. Usar uma carrretilha redonda ali não é a melhor opição, pois tira a esportividade de pegar os pequeninos barbados. E como existem milharres de enroscos, usar linah muito forte acaba atrapalhando mais do que ajudando.

talvez eu tenha me expressado mal, mas a questao que estou achando estranha é não caber mais de 100 metros de linha .29mm em uma carretilha que deveria caber 110m de .37mm.

Com voces acontecem o mesmo?? Ou so na minha carretilha q acontece isso?

Abraços

Leonardo carretilha de perfil baixo é para pincho e peixes de médios a pequeno , peixe grande é como o Fernando falou , carretilha de perfil redondo , Abú , Shimano ou Daiwa , e a propria MS tem alguma também !!! Abrs

#6 Zeviani

Zeviani

Pratique a TAMBATERAPIA!!!!!

• Pescaki V.I.P
  • 3.827 posts
32
Ótima
  • Nome Real:Guilherme Zeviani
  • Estilo de Pesca:esportiva

Postado 19 março 2010 - 05:42

Leonardo, tenho uma brisa 8000, ela tem as mesmas informações da sua carreta, 110 m de linha 0,37. Eu coloco tranquilamente 100 m de linha o,37 na minha carreta. Acho que deve estar algo de errado, pois se vc ta colocando uma linha 0,29 deveria caber mmmuuuiiitttooo mais do que apenas os 100m que vc está falando. Pode ser algum erro de fabricação que colocaram uma linha com bitola maior em um carretel de linha errado.... ou sei lá... rrsrsrsrs, vá na loja onde vc comprou a carreta e a linha e veja se eles podem te ajudar..
abraços

#7 Fernando_sk

Fernando_sk

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 101 posts
0
neutro
  • Nome Real:Fernando Seihei Kawahira

Postado 19 março 2010 - 10:05

Pessoal, eu Não estava pescando peixes grandes. estava pescando barbados de 2-4 kilos. Inclusive com varinha de 10-20LB.

Estava com 3 pescadores experientes, inglusive um ribeirinho local.
É extremamente raro encontar peixes maiores que 10 kilos ali. O ribeirinho mesmo so viu uma jau ali nos 30 anos que mora no local (e faz muitooo tempo).

Por isso pescamos com carretilha de perfil baixo e nao alto. Usar uma carrretilha redonda ali não é a melhor opição, pois tira a esportividade de pegar os pequeninos barbados. E como existem milharres de enroscos, usar linah muito forte acaba atrapalhando mais do que ajudando.

talvez eu tenha me expressado mal, mas a questao que estou achando estranha é não caber mais de 100 metros de linha .29mm em uma carretilha que deveria caber 110m de .37mm.

Com voces acontecem o mesmo?? Ou so na minha carretilha q acontece isso?

Abraços

KKKKKK.... Já aconteceu isso comigo tb, não tem nada de errado com sua carretilha ela cabe + ou - 100m de 0,37 (Mono). Uns 2 anos atrás fiz uma compra numa loja de pesca e ganhei um carretel de 100m de multi de uma marca barata como brinde e quando fui enrolar na carreta quase que não coube e no carretel marcava 0,26mm fiquei surpreso e quando coloquei ao lado de uma linha mono 0,35 a multi parecia mais grossa! E já vi que isso acontece com outras marcas baratas tb, ou ela não corresponde ao diametro informado se comparando com uma linha mono e tb o diametro da linha é irregular não mantendo o diametro em todo o carretel. Experimenta comprar uma multi do mesmo diametro dessa que vc está usando so que de uma marca melhor e vai ver a diferença. Já percebi tb que esse lance de diametro tb acontece com linhas mono de marcas diferentes mas no geral são menos perceptiveis.

Abçs.

#8 leonardo S. Amaral

leonardo S. Amaral

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 234 posts
14
Boa

Postado 20 março 2010 - 08:19

Nossa! voce tem razão. Fui olhar os 5 metros q sobbraram da linha que o jauzao quebrou (quebrou no pé do carretel) e observei q ela tem uma bitola proxima a uma linha .40mm

A marca era uma MS vexter. Maldita linha.

Alguem sabe uma linha mult que tenha 40lb e realmente possua .29mm ??

Uma coisa que observei nos meus anos de pescaria é o seguinte: Quando você força a linha e ainda tem muita linha no carretel, ela quebra na ponta. Mas se você tiver soltado muitaaa linha, ela quebra no carretel. Alguem sabe o porque disso? Fisicamente nao sei dizer o porque disso.

KKKKKK.... Já aconteceu isso comigo tb, não tem nada de errado com sua carretilha ela cabe + ou - 100m de 0,37 (Mono). Uns 2 anos atrás fiz uma compra numa loja de pesca e ganhei um carretel de 100m de multi de uma marca barata como brinde e quando fui enrolar na carreta quase que não coube e no carretel marcava 0,26mm fiquei surpreso e quando coloquei ao lado de uma linha mono 0,35 a multi parecia mais grossa! E já vi que isso acontece com outras marcas baratas tb, ou ela não corresponde ao diametro informado se comparando com uma linha mono e tb o diametro da linha é irregular não mantendo o diametro em todo o carretel. Experimenta comprar uma multi do mesmo diametro dessa que vc está usando so que de uma marca melhor e vai ver a diferença. Já percebi tb que esse lance de diametro tb acontece com linhas mono de marcas diferentes mas no geral são menos perceptiveis.

Abçs.

#9 Éderson

Éderson

começando a responder

• Pescadores
  • 563 posts
5
neutro
  • Nome Real:Éderson Roberto Bartholomeu
  • Estilo de Pesca:pesca em geral

Postado 20 março 2010 - 08:22

Isso aconteceu comigo tambem. Comprei um molinete ALUMA 5000 que cabe 150mts de linha 0,52mm monofilamento e tambem comprei um carretel de linha multifilamento SUFIX GYRO 0,50mm e quando coloquei no molinete sobrou muita linha, tambem não entendi nada mas acho que a linha é mais grossa do que o informado no carretel.

#10 Alexandre Campos

Alexandre Campos

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.879 posts
72
Ótima
  • Nome Real:Alexandre Campos
  • Estilo de Pesca:todas

Postado 20 março 2010 - 09:50

Compra power pro. ou sumax 8x.

#11 leonardo S. Amaral

leonardo S. Amaral

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 234 posts
14
Boa

Postado 21 março 2010 - 12:10

Olá Alexadvo,

Essas linhas realmentem tem a bitola que informam ?

Compra power pro. ou sumax 8x.

#12 Zeviani

Zeviani

Pratique a TAMBATERAPIA!!!!!

• Pescaki V.I.P
  • 3.827 posts
32
Ótima
  • Nome Real:Guilherme Zeviani

Postado 22 março 2010 - 01:50

~çosKarakasss. para vcs verem como o barato sai caro..... mas eu ainda não consigo me acostumar com as mults.... srsrsrrs abra

#13 severo

severo

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 133 posts
1
neutro
  • Nome Real:Carlos Eduardo Soares de Souza
  • Estilo de Pesca:Pesca Esportiva

Postado 22 março 2010 - 07:35

Tenho uma caretilha shimano speedmaster e coloquei + ou - 120m de linha sumax scorpion brand 0.34 X8

#14 Clóvão

Clóvão

Peixe Doido Fishing Team

• Pescaki V.I.P
  • 2.033 posts
2
neutro
  • Nome Real:Clóvis dos Reis

Postado 22 março 2010 - 09:49

multifilamento ocupa mais espaço, é normal, a linha é bem mais macia.Não dá pra fazer milagre, ela se acomoda diferente no carretel, não fica justa como o monofilamento...Acho que independente da marca sempre sobra.Ja usei boas como a powerpro e toscas sem marca e deu na mesma... , quanto a carreta,afinal perfil baixo é pra pincho, a não ser que pegue uma curado 300, ai sim cabe linha....

#15 Rodolpho Rocha

Rodolpho Rocha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 85 posts
1
neutro
  • Nome Real:Rodolpho Ribeiro Rocha
  • Estilo de Pesca:Esportiva / Cevadeira

Postado 24 março 2010 - 12:41

multifilamento ocupa mais espaço, é normal, a linha é bem mais macia.Não dá pra fazer milagre, ela se acomoda diferente no carretel, não fica justa como o monofilamento...Acho que independente da marca sempre sobra.Ja usei boas como a powerpro e toscas sem marca e deu na mesma... , quanto a carreta,afinal perfil baixo é pra pincho, a não ser que pegue uma curado 300, ai sim cabe linha....

Comprei uma GTO ontem, e fui colocar a linha 0.29mm VEXTER e tb ñ deu, comprei 150m, e acho q só foi uns 100 tb!!! =/ é o suficiente pra usar no Córrego das Antas c/ os tambas de lá?

#16 leonardo S. Amaral

leonardo S. Amaral

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 234 posts
14
Boa

Postado 24 março 2010 - 01:32

Rapaz, na minha aconteceu o mesmo.

Acabei por comprar uma carreta Daiwa millionaire classic pro 300. Acho que chega amanha.

Vou por 175 metros de linha .45mm.

Apesar de nao lançar tão bem como a brisa GTO, acho que voou ficar mais tranquilo quando pegar um tamba de 20 kilos! ou até uma pirarara lá no corrego das antas.

Comprei uma GTO ontem, e fui colocar a linha 0.29mm VEXTER e tb ñ deu, comprei 150m, e acho q só foi uns 100 tb!!! =/ é o suficiente pra usar no Córrego das Antas c/ os tambas de lá?

#17 Rodolpho Rocha

Rodolpho Rocha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 85 posts
1
neutro

Postado 25 março 2010 - 12:02

Rapaz, na minha aconteceu o mesmo.

Acabei por comprar uma carreta Daiwa millionaire classic pro 300. Acho que chega amanha.

Vou por 175 metros de linha .45mm.

Apesar de nao lançar tão bem como a brisa GTO, acho que voou ficar mais tranquilo quando pegar um tamba de 20 kilos! ou até uma pirarara lá no corrego das antas.

Então velho, conversei com o Edu Nakiri no MSN, ele disse q 100 metros são suficientes sim pros tambas de lá... a Daiwa eu tb tenho, como te falei, e vou usá-las nas pirararas, mas tb dá pra usar tranquilamente pra pega os tambas... vou acabar usando essa linha da Vexter nos pesqueiros aqui perto mesmo, os peixes ñ passam de 10kg, e pro Córrego qnd for vou comprar uma Power Pro mesmo.... hahahah tá fogo!!!

Abração

#18 leonardo S. Amaral

leonardo S. Amaral

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 234 posts
14
Boa

Postado 25 março 2010 - 12:59

Rodolpho,

Tudo joia?

Qual linha você tá usando na Daiwa para pirara??

.40 - 220m
.45mm - 175m
ou .50mm acho que deve dar uns 140m

qual a melhor opção?

Então velho, conversei com o Edu Nakiri no MSN, ele disse q 100 metros são suficientes sim pros tambas de lá... a Daiwa eu tb tenho, como te falei, e vou usá-las nas pirararas, mas tb dá pra usar tranquilamente pra pega os tambas... vou acabar usando essa linha da Vexter nos pesqueiros aqui perto mesmo, os peixes ñ passam de 10kg, e pro Córrego qnd for vou comprar uma Power Pro mesmo.... hahahah tá fogo!!!

Abração

#19 Rodolpho Rocha

Rodolpho Rocha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 85 posts
1
neutro

Postado 25 março 2010 - 11:59

Rodolpho,

Tudo joia?

Qual linha você tá usando na Daiwa para pirara??

.40 - 220m
.45mm - 175m
ou .50mm acho que deve dar uns 140m

qual a melhor opção?

Cara, to usando uma 0.43mm da Super Raiglon, deve caber uns 190m aproximadamente né...
Mas ainda não fui ao Córrego estreá-la, entendeu? Pretendo ir lá no meio do mês q vem!!! =)
Tem gente q usa linha mais grossa né, é mais seguro, pq lá no Córrego tem alguns enroscos e isso evita que quebre a linha... Mas acho q com uma 0.43mm trabalhando bem, dá pra tirar tranquilo! E tb depende do ponto onde vc tá do lago né, do lado oposto do restaurante tem mto enrosco, tronco de árvore, essas coisas...
Vi aqui no google maps, vc mora pertinho do Córrego ein.... uns 30,40 min né? uhauhauhauha

Vamo marca uma pescaria lá...
me add no msn aê caso vc use, rodolphorrocha@hotmail.com

Abraço!!!

#20 Clóvão

Clóvão

Peixe Doido Fishing Team

• Pescaki V.I.P
  • 2.033 posts
2
neutro
  • Nome Real:Clóvis dos Reis

Postado 28 março 2010 - 12:11

Carreguei ontem minha Curado 200 com uma linha meia boca que comprei no mercado livre pra esperimentar(pois tava de graça), a Mighty da Maruri, com bitola 0,25mm e coube facil os 150 metros + uns 4 metros de mono 0,50 que deixei por baixo para fazer a cama.

#21 Claudio GP

Claudio GP

começando a responder

• Pescadores
  • 676 posts
0
neutro
  • Nome Real:Cláudio Giron Portugal
  • Estilo de Pesca:esportiva rio (Tucunaré) e fundo(baia)

Postado 28 março 2010 - 07:37

Olá Alexadvo,
Essas linhas realmentem tem a bitola que informam ?

Normalmente tem! Tanto as de nylom e quanto as multi também, sendoque nesta última o que varia é a ótica.
Aqui no tópico nossa ótica é saber quanto cabe de linha no carretel, o dêles (fabricantes) é a relação diâmetro/resistência, que tambem é nosso na hora estamos com o peixão na linha, pois com o equipamento adequado, o que vale é a resistencia da mesma.
Justifico isto por algum conhecimento que tenho da área textil e pela dedução pura e simples do que pode ocorrer.
O nylon(monofilamento), que é injetado numa determinada bitola normalmente tem um formato redondo, portanto um diametro único e determinado, que deforma, mas apenas sob muito esforço de tensão.
O multifilamento, ao contrário é uma linha trançada, portanto varia conforme ao tipo de trança, tensão que é fabricada e outros fatores.
A bitola da linha é medida pela saida do filatório(maq. que fabrica o fio), trabalhando em alta tensão retorcendo os micros filamentos formando um único fio, que por sua vez são trançados na retorcedeira entre 4 a 8 fios, para formar a multifilamento (tudo sob determinada tensão, que não sei se é padrão) quando então é estabelecida o diametro final da bitola nem sempre perfeitamente redonda. Neste momento, a linha trançada (especie de mini-corda)para nós pescadores, recebe aquela cerinha colorida que nos encanta na loja e que nos desencanto após os primeiros usos quando começa a esbranquiçar, parecendo envelhecimento precoce. A cerinha é colocada na multi, não só paranos encatar, mas tambem e principamente para ajudar a estabilizar e manter o diâmetro da mesma quando em repouso.
Observe a diferença entre linhas de costura comum de algodão e poliéster? O algodão é bem mais estável so deforma o diâmetro na ponta do corte, enquanto que o poliester em repouso parece uma fita, ao exercer uma mínima tenção vira uma fio mais fino e cilídrico.
Caindo a ficha, tecnicamente ela não entra na medição ou detrminação da bitola da linha, é uma alegoria, pois logo logo não fará parte da linha que manterá sua propriedade de resistencia por muitos e muitos anos.
Daí o complicometro na determinação da bitola.
Acredito, tambem que até possa não existir concenso no critério da determinação da bitola pelas indústrias, podendo variar conforme fabricante ou legislaçao de cada país de origem.
Com isto, em tese existe a possibilidade de cada marca ter o seu. Uma pode adotar o criterio para determinar a bitola, somando diametro de cada filamento, outra da do diametro da trança, outra até do diametro da linha com a cera. Tudo isso aliada a tensão em que a linha é fabricada, e, ao tipo de polimero (c/ maior ou menor capac. de compressão)utilizado, somando-se ao fato da linha multi, não ser perfeitamente redonda, algumas tendem até a ser ovaladas (parecendo fitas).
Tudo isto junto, faz com que a acomodação varie conforme a marca, sem implicar que a linha não tenha realmente a bitola indicada. Afinal a bitola em questão é da linha, pois a cera é alegoria, logo sai.
Concluindo, varias multi medidas de mesma bitola medida em laboratório textil, pode não ter a mesma capacidade de volume no carretel, Numa linha de mesma bitola sob tensão diferente na hora em que é adicionada a cerinha, o numero de fios, o tipo de trançado, aliada a quantidade, densidade e qualidade da cerinha interferirá irremediavelmente na volumetria da mesma na hora em que for colocada no carretel.
Porisso deduso que a multi quanto mais duras tem mais cerinha, portanto maior diferença no diametro declarado(e real)!!! Mas como varia tambem a qualidade e variedade de cerinha?!.... :blink:
Entro em prafuso. Como pescador isto já foi encucação, e é um problema pra mim também.
Caindo a ficha agora, até então achava deswrespeito e desinteligencia das linhas americanas não colocar bitola nas multis (Japones e européias não), apenas a libragem> O que não se justifica quando isso acontece com as mono.

#22 Gabardo

Gabardo

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 49 posts
2
neutro
  • Nome Real:Cleberson Gabardo
  • Estilo de Pesca:Rio, Mar

Postado 29 abril 2012 - 01:52

Pessoal, comigo aconteceu a mesma coisa, comprei uma carreta lubina GTO JH, na caixa dela diz que cabe 110m de 0,37mm
Comprei um carretel de 150m multifilamento 0,29mm e pelo site http://www.naclinho....deCarretel.html deveria caber toda linha, mas isto não aconteceu acho que coube uns 110m, ai ja fiquei maluco tentando descobrir o problema pois enrolei bem apertado, mas vendo os comentarios acima percebi que é por causa do tipo da linha que não cabe tudo.
Sera que não existe uma forma de saber o quanto realmente cabe nas carretilhas

Abraço a todos.

#23 JPauloBap

JPauloBap

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 202 posts
8
neutro
  • Nome Real:João Paulo Baptista
  • Estilo de Pesca:Amadora e Esportiva

Postado 29 abril 2012 - 04:55

...comprei no mercado livre pra esperimentar(pois tava de graça), a Mighty da Maruri, com bitola 0,25mm...

Desculpe te desanimar Clovão, mas eu tinha no molinete a 0,28mm x 40lbs e, na minha opinião, não aguenta nem de longe isso, além de ser uma linha que perde a resistência muito rápido. A cada 3 pescarias, além de perder a cor, a linha parecia que apodrecia, pois quebrava mais fácil.

Torço para que seja a minha que esteja com defeito, poste relatos do uso depois pra comparar.

Boa sorte.

Abc.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)