Ir para conteúdo

Foto
* * * * - 5 votos

Código da pesca no mar

• Este tópico está fechado Este tópico está fechado
51 respostas neste tópico

#1 cavalski

cavalski

Caiaqueiro

• Pescadores
  • 660 posts
0
neutro
  • Nome Real:Marcos Paulo Cavalieri
  • Estilo de Pesca:de peixe

Postado 20 abril 2010 - 12:57

Caros amigos pecadores.

Estive ontem em uma loja de artigos de pesca no RJ e não tive opção a não ser escutar a conversa entre alguns pescadores que ali estavam, visto que falavam em voz alta, quase em tom de discussão. Como o assunto me chamou muito a atenção e me deixou intrigado, resolvi compartilhar o ocorrido aqui no fórum.

Sem dar nomes aos bois, a discussão que presenciei girava em torno de pontos de pesca no mar. Explico-me:

Um senhor alegava que numa pescaria (de lancha, longe da costa) do fds anterior havia sido hostilizado por pescadores de uma outra embarcação que se encontravam ancorados em um ponto de pesca que também lhe interessava. Ele relatou que ao aproximar-se desse ponto de pesca e constatar que já havia outro barco, deu algumas voltas no entorno para sinalizar que pretendia ficar por ali. Disse ainda que esperava que o outro barco "lhe desse licença" para que ele pescasse no local. Como ninguém do outro barco se manifestou, esse senhor ancorou por ali, quando foi alvo de críticas e reclamações (pra não dizer outra coisa).
Esse senhor que chegou ao local depois disse que "tinha direito de pescar ali, visto que também possuía o ponto em seu gps, e que portanto o ponto também era seu."
Completou ainda dizendo que frequentemente presenciou o "comércio" desses pontos entre donos de lanchas, e que ele mesmo já havia pagado para obter alguns, a valores bastante expressivos.

Outros pescadores que estavam no local retrucaram dizendo que "não toleravam" serem seguidos até um ponto de pesca "seu". E mais ainda, que se alguém resolvesse segui-los, responderiam com agressão ou danos ao barco "invasor". Um deles disse que já havia jogado chumbos no casco de outra lancha, e que para as próximas pescarias iria armado para dar tiros no barco de quem resolvesse segui-lo ou ocupar "seus" pontos.

Diante dessas posições aparentemente tão sérias, fiquei sem saber qual o código de conduta seguido nesse tipo de pescaria, da qual não possuo experiência alguma.
As pessoas que ali discutiam eram todas de boas condições financeiras, visto que todos possuíam lanchas grandes, equipamentos caros e participavam, organizavam pescarias longe da costa (algumas boas milhas pra fora). Ninguém ali pescava para viver.

Eu achava que havia um quê de camaradagem entre os adeptos da pescaria, seja em que local fosse. Pelo que observei por aqueles indivíduos, a pescaria "oceânica" não é bem assim. Ou existe algum tipo de código de ética próprio, meio bizarro para mim, baseado num extremado senso de "o meu primeiro e os demais que se lasquem".

Se alguém puder explicar isso direito, ficaria agradecido, até para que outros não se sintam surpreendidos com determinadas posturas, a meu ver egocentristas, de alguns barqueiros/lancheiros.

O mar parece bem grande pra mim.

Um forte abraço a todos.

#2 Fabio Lopes.

Fabio Lopes.

começando a responder

• Pescador
  • 799 posts
2
neutro
  • Nome Real:Fabio Lopes
  • Estilo de Pesca:Todas as modalidades

Postado 20 abril 2010 - 01:09

Fala Marcos, tranquilo?

Também já fiquei sabendo que existem pessoas que acham ser donos de certos pontos, no meu ponto de vista é um problema gravíssivo, já que o mar está ai pra todos, e violência gera violência, da mesma forma que voce é agredido a reação pode ser muito pior.

Abraço.

#3 Melinger

Melinger

Fischer Salzwasser

• Pescaki V.I.P
  • 8.430 posts
172
Ótima
  • Nome Real:Marcello Melinger
  • Estilo de Pesca:Esportiva com Artificiais

Postado 20 abril 2010 - 01:47

São todos uns imbecis Marcos. No mar deve haver parceria e camaradagem. Ninguém está isento do auxílio de outra pessoa (pescador) em um momento de dificuldade, o que não é difícil de acontecer.

Há espaço para todos e os que se apropriam do ponto são os que geralmente não pescam nada!

Respeito mútuo sempre!

Abraço.

#4 Marcelo Lanzara

Marcelo Lanzara

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 5.161 posts
133
Ótima
  • Estilo de Pesca:na água...

Postado 20 abril 2010 - 02:10

Quando estiver pescando no mar aberto, é muito comum lanchas passarem por perto e se aproximarem pra "marcar" o ponto que está pescando. Uns não dão bola, já outros não gostam disso, vez que no mar azul é muito difícil ter posições com estruturas no fundo como pedras, cascalhos, navios, etc. Esses pontos são guardados a 7 chaves porque já vi muitos outros pontos que são descobertos, não pegarem nem bagres e sequer um parguinho pra contar a história, tem lanchas que acabam com os pontos em pouco tempo. Agora daí atirar e dar briga, são imbecis mesmo. Quando não quero que descubram os pontos em que pesco, assim que percebo aproximação, mudo de local e aguardo o "invasor" ir embora. Sem crises.

#5 Gustavo Adelino

Gustavo Adelino

Guia de Pesca

• Parceiros
  • 1.635 posts
3
neutro
  • Nome Real:Gustavo
  • Estilo de Pesca:Oceânica - corrico e vertical

Postado 20 abril 2010 - 04:26

Cavalski,
lamentável, mas tal fato ocorre e, até certo ponto, com muita frequencia. Digo mais, esse dilema já vem de longe, mesmo entre os antigos jangadeiros, rústicos pescadores de barcos à vela, os quais guardavam em segredo seus pontos de pesca de outros colegas de profissão, como já tive oportunidade de ouvir várias vezes de alguns já bem velhos e aposentados, asseverando que muitas brigas ocorriam em pleno oceano.
Agora,realmente é difícil entender como pessoas supostamente civilizadas, urbanizadas e educadas agem de modo tão primitivo, chegando inclusive às vias de fato, em total desarmonia com a condição de amador e esportista.
Realmente não compreendo. No meu caso, no meu código de pescador, apenas tenho a dizer que em situações semelhantes sempre me comprometi, desde há muito tempo, a nunca me aproximar de outro barco de pesca para me "aproveitar" do pesqueiro alheio, principalmente do pescador artesanal (de anzol), a quem respeito muito, ainda que estejam em pesqueiros já do meu conhecimento e, como testemunhado por você, marcado no GPS.
De outro norte, numa situação inversa, se encostar algum barco próximo ao meu, darei as boas vindas e desejarei aos seus ocupantes ótimas pescarias.
Enfim, já estou no mar pra fugir da violência, do caos e das mazelas urbanas, então, por que levá-las comigo?
Ótimas pescarias a todos e paciência também.

#6 Vitinhow

Vitinhow

Snook Addicted

• Pescaki V.I.P
  • 3.712 posts
99
Ótima
  • Nome Real:Victor Coutinho
  • Estilo de Pesca:Bait, Fly

Postado 20 abril 2010 - 05:10

Cavalski, aqui no Rio de Janeiro é bem comum isso. Nós não temos a fartura da região Nordeste, e cada pescador tenta preservar ao máximo o ponto que tem. Aqui no Rio tem gente que aluga HELICÓPTERO pra seguir as lanchas quando as mesmas estão se dirigindo pro pesqueiro. Existem pontos de pesca que são negóciados a valores que chegam aos 5 zeros... papo de 200.000 mil reais pra fora... é absurdo, mas existe...

#7 Carlos Zacca

Carlos Zacca

#NU STICKSSSS!

• Pescaki V.I.P
  • 1.074 posts
0
neutro
  • Nome Real:Antonio Carlos A Zacca
  • Estilo de Pesca:Bait & JJ

Postado 20 abril 2010 - 05:23

Cavalski, aqui no Rio de Janeiro é bem comum isso. Nós não temos a fartura da região Nordeste, e cada pescador tenta preservar ao máximo o ponto que tem. Aqui no Rio tem gente que aluga HELICÓPTERO pra seguir as lanchas quando as mesmas estão se dirigindo pro pesqueiro. Existem pontos de pesca que são negóciados a valores que chegam aos 5 zeros... papo de 200.000 mil reais pra fora... é absurdo, mas existe...

Falou tudo aqui no RJ, as pessoas são assim msm...

#8 J.barreto

J.barreto

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 215 posts
0
neutro
  • Nome Real:Joaquim Barreto Lins Neto
  • Estilo de Pesca:Esportiva / Oceânica

Postado 20 abril 2010 - 05:56

Acho que o problema aí se deve aos outros pensarem que o "invasor" estaria se beneficiando do ponto "deles"...

Aí fica difícil de saber que está certo ou não, mas daí a partir para agressão... Lamentável!

#9 Gregório Bisi

Gregório Bisi

começando a responder

• Pescadores
  • 553 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Todas

Postado 20 abril 2010 - 05:58

O fato é que apesar de serem pessoas de boas condições financeiras, as cabeças continuam pensando como verdadeiros homens da caverna...só querem saber de parar o barco e encher as urnas de peixe...a verdade é essa...

eu mesmo conheço alguns mergulhadores que mesmo não precisando disso para sobreviver, mataram, só no último feriado, dois meros na região onde moro, um de 40 kg e um de 75 kg...

outros sujeitos, também de ótima situação financeira, já me perguntaram sobre a exist~encia de meros no interior do estuário...apesar de saber da existência e até saber os locais mais propícios, fiquei com a boca fechada e neguei veementemente a presença de merotes no local...

infelizmente temos que tomar cuidado ao extremo ao parar num ponto, embarcar um bom peixe...tudo para que pessoas de má índole não destrua o lugar...

quanto as brigas no mar, não posso falar muito bem...minha experiência no mar é bem baixa, se comparada aos amigos que pescar todo o fim de semana...meu negócio mesmo é mangue...onde a incidência de redes e até bombas é infinitamente mais prejudicial para o ecosistema, devido a isso o cuidado com os pontos deve ser extremo!!!

abração

#10 cavalski

cavalski

Caiaqueiro

• Pescadores
  • 660 posts
0
neutro

Postado 20 abril 2010 - 05:59

Impressionante é como tem gente que paga...

Sinceramente, pra mim pesca está longe disso aí que vocês estão me relatando. Pescaria é lazer e esporte, onde todo mundo deveria sair ganhando bem-estar e satisfação.

Disputar nesse nível a "propriedade" desse ou daquele ponto em um litoral tão vasto como o nosso me parece de um atraso sem tamanho.

Nenhum pescador de linha e anzol vai causar um "desequilíbrio ecológico" no mar, ainda que certos pontos sejam visitados com freqüência. O que acaba com o peixe é a pescaria de arrasto com redes, que cansei de ver na região do mar de angra.

O mar não é de ninguém, e é de todo mundo. Assim deve ser a meu ver.

Lamentável descobrir essa face da pescaria oceânica...talvez seja o dinheiro falando mais alto...

Forte abraço a todos.

#11 -Mauricio-

-Mauricio-

Saltwater Fisher

• Pescaki V.I.P
  • 1.342 posts
1
neutro
  • Nome Real:Mauricio Rocha
  • Estilo de Pesca:JJ,Pincho,Corrico,Iscas Vivas e Submarina

Postado 20 abril 2010 - 06:03

Ja tive problemas com canoas e traineiras por causa de pescaria,mas essas pessoa viviam da pesca eu ate entendo que keiram arranajar confusao com quem pesca de lancha pq n vive disso mas mata os peixes.Chegaram a ate pegar remos para bater na lancha tivemos ate q chamar a capitania dos portos pra ajud a controlar
E tb ja arrangei confusao por causa de pesqueiro e nessa eu q procurei pq estavamos pescando em local e pagando bastante peixe e veio uma barco com +de 10 pessoas e ancoraram bem no meio do pesqueiro sendo q eu n estava ancorado estava curricando rapala e lula,so q esse kra veio e ancoro no meio do pesqueiro atrapalhando quem ja estava primeiro no local
Nesse caso eu acho errado,vc ancorar num pesqueiro onde ninguem esta ancorado e sim pescando com motor ligado,se ele viesse e pescar igual a mim n tinha problema nem 1

Ja nesse caso q vc citou eu tb acho q o kra q chego depois esta errado,mas n precisava tacarr chumbo a nao ser se isso n tenha sido a primeira vez
O mar é tao grande pq o kra foi ancora do lado outro?existem varios cascalhos ou pedras no fundo pq logo aquele?
E esse kra q chego depois sabia q ninguem aprova isso,ja sabia q ia arranjar confusao,pra mim isso bem feito
Todo mundo q pesca sabe q é chato vc ta pescando em local e pegar peixe e logo depois vem 1 kra e pesca do seu lado e normalmente quando aconece isso os peixes somem,muito azar,o kra vem pra seca o seus peixes

Finalizando

O mar é tao grande n há necessidade de pescar do lado outro ainda mais em pesca oceanica,ja se foçe nas cagarras eu ate entendo mas no oceano pesca do lado dos outros é sacanagem
E quem faz isso ta pedindo pra toma chumbada msm,pq sabe q isso vai acontecer,e tenha sorte pro kra n ta armado,se foçe traineira ele ia toma um 10 tiros de espingarda

vlw

#12 JEF

JEF

Moderador

• Moderador
  • 352 posts
0
neutro
  • Nome Real:Jorge Eduardo Faria
  • Estilo de Pesca:Pesca com amigos.

Postado 21 abril 2010 - 07:56

Este assunto é daqueles que o debate nunca vai ter fim. Sabem porque ... porque ele toca na vaidade das pessoas.
Uma boa parte dessas lanchas que pescam em alto mar, ou são lanchas que participam de competições,ou são ditos "guias de pesca" que precisam de pontos produtivos para os seus clientes. Descobrir uma nova estrutura a 60 milhas de distância e a 120 metros de profundidade não acontece todo dia, e este segredo será guardado a sete chaves, seja para manter a exclusividade de pescar sozinho naquele ponto, seja para preservar o ponto para que o mesmo não seja exterminado, seja para faturar um boa grana, mesmo que o dono da lancha seja de bom poder aquisitivo, mas há de convir que cada saidinha desta tem um custo elevado (cerca de R$ 1500,00), sem contar o custo de manutenção da lancha.

Eu, se puder, vou sempre esconder minhas marcas. Poderia colocar aqui inúmeras marcas que, por cairem no conhecimento geral, hoje são um imenso deserto de peixes.
Infelizmente, pesco com um olho na sardinha e outro no gato.
E se vejo o gato se aproximar, eu deixo a lancha rolar pra longe do ponto, e se o gato insistir, deixo o ponto pra pescar depois e parto pra outro ponto.

Quanto ao demais, como já foi dito aqui, sempre foi assim e não acho que vá mudar. Existe sim piratas de marcas. Existe sim comercialização de marcas. Existe sim comandantes que jogam as suas lanchas em cima de outras só pra conseguir uma nova marca.
Só acho totalmente desnecessário e indescupavel qualquer tipo de violência.

Um ponto.
Gostaria de sabe se o Tuba, guia consciente de pesca, ficaria feliz de ver as suas melhores marcas caindo no conhecimento de todos.

#13 Nelson Mi

Nelson Mi

começando a responder

• Pescadores
  • 321 posts
0
neutro
  • Nome Real:Nelson Neto
  • Estilo de Pesca:Agua Salgada - Embarcada

Postado 21 abril 2010 - 08:25

Embora seja conciente do custo de cada pescaria, e do prazer em descobrir um novo ponto, sempre parto do principio que a pesca é um momento unico para descarga de stress.

Temos que ser inteligentes e esquecer “ os pontos” e presevervar o esporte.

Em minha vida procuro sempre compartilhar informações, pois acredito que ninguem evolui sozinho e quem tem a capacidade de descobrir um ponto , uma solução, etc... sempre encontrará novos.

Vamos ter menos ganancia, somente assim teremos um futuro melhor.

#14 Milton.

Milton.

Posso pescar por aqui?

• Usuário Comercial
  • 50 posts
0
neutro
  • Nome Real:Milton
  • Estilo de Pesca:Costeira e Oceanica

Postado 23 abril 2010 - 07:56

Caros amigos pecadores.

Estive ontem em uma loja de artigos de pesca no RJ e não tive opção a não ser escutar a conversa entre alguns pescadores que ali estavam, visto que falavam em voz alta, quase em tom de discussão. Como o assunto me chamou muito a atenção e me deixou intrigado, resolvi compartilhar o ocorrido aqui no fórum.

Sem dar nomes aos bois, a discussão que presenciei girava em torno de pontos de pesca no mar. Explico-me:

Um senhor alegava que numa pescaria (de lancha, longe da costa) do fds anterior havia sido hostilizado por pescadores de uma outra embarcação que se encontravam ancorados em um ponto de pesca que também lhe interessava. Ele relatou que ao aproximar-se desse ponto de pesca e constatar que já havia outro barco, deu algumas voltas no entorno para sinalizar que pretendia ficar por ali. Disse ainda que esperava que o outro barco "lhe desse licença" para que ele pescasse no local. Como ninguém do outro barco se manifestou, esse senhor ancorou por ali, quando foi alvo de críticas e reclamações (pra não dizer outra coisa).
Esse senhor que chegou ao local depois disse que "tinha direito de pescar ali, visto que também possuía o ponto em seu gps, e que portanto o ponto também era seu."
Completou ainda dizendo que frequentemente presenciou o "comércio" desses pontos entre donos de lanchas, e que ele mesmo já havia pagado para obter alguns, a valores bastante expressivos.

Outros pescadores que estavam no local retrucaram dizendo que "não toleravam" serem seguidos até um ponto de pesca "seu". E mais ainda, que se alguém resolvesse segui-los, responderiam com agressão ou danos ao barco "invasor". Um deles disse que já havia jogado chumbos no casco de outra lancha, e que para as próximas pescarias iria armado para dar tiros no barco de quem resolvesse segui-lo ou ocupar "seus" pontos.

Diante dessas posições aparentemente tão sérias, fiquei sem saber qual o código de conduta seguido nesse tipo de pescaria, da qual não possuo experiência alguma.
As pessoas que ali discutiam eram todas de boas condições financeiras, visto que todos possuíam lanchas grandes, equipamentos caros e participavam, organizavam pescarias longe da costa (algumas boas milhas pra fora). Ninguém ali pescava para viver.

Eu achava que havia um quê de camaradagem entre os adeptos da pescaria, seja em que local fosse. Pelo que observei por aqueles indivíduos, a pescaria "oceânica" não é bem assim. Ou existe algum tipo de código de ética próprio, meio bizarro para mim, baseado num extremado senso de "o meu primeiro e os demais que se lasquem".

Se alguém puder explicar isso direito, ficaria agradecido, até para que outros não se sintam surpreendidos com determinadas posturas, a meu ver egocentristas, de alguns barqueiros/lancheiros.

O mar parece bem grande pra mim.

Um forte abraço a todos.

Aqui no sul é a mesma coisa,o que é pior guando você monta um atrator ou varios, e chega lá, esta um infeliz amarrado no atrator,e você pede para sair e o animal diz ter achado o ponto,não estava perdido como achou?
Realmente ninguem gosta de dividir pesqueiros lá fora, isso de repassar pontos e acabarem com tudo,já aconteceu comigo varias vezes,agora chega, não mais.
È bom lembrar que as propriedades em terra são reconhecidas por cercas, muros etc. No mar uma boia,uma bandeira de rede, espinhel,são marcas de propriedades sim,não do mar, mas do material que ali esta,portanto quando encontrarem umas boias de atratores,não amarrem seu barco, pois aquilo tem dono sim,custou tempo e dinheiro de outro pescador esportivo, como você,a diferença é que tem gente que faz e outros que seguem-nos,como CHOPINS.
Pesco a 20 anos no mar fiz mais de (3000 tres mil)pescarias,sempre ajudo os amigos,o unico problema que tive foi com os Chopins.
Gostaria muito da opinião do CAP. TUBA sobre isto.
Abraços e boas pescarias.

CAP.Milton

#15 Cap. Tuba

Cap. Tuba

Administrador

• Administrador Geral
  • 19.821 posts
272
Ótima
  • Nome Real:Antonio Amaral
  • Estilo de Pesca:Pirangueiro profissional :-)

Postado 23 abril 2010 - 08:19

Olá Milton, eu procuro sempre compartilhar alguns pontos principalmente os mais antigos, já postei várias coordenadas no pescaki todas de ótimos pesqueiros, porém tenho pontos que preservo, isso é normal.

Inocente é quem acha que se deve compartilhar pontos que se conseguiu depois de muitas horas de navegação, muito investimento em equipamento eletrônico e muito diesel queimado, eu também jamáis fui em cima de ninguém para marcar o ponto, tenho competência suficiente para encontrar meus próprios pesqueiros.

abraços
Tuba

#16 Vizzinho_RJ

Vizzinho_RJ

começando a responder

• Pescadores
  • 599 posts
0
neutro
  • Nome Real:Rafael
  • Estilo de Pesca:Arremesso & Jumping Jig

Postado 23 abril 2010 - 10:10

Só o machado pra abrir a mente de certas pessoas.

#17 Milton.

Milton.

Posso pescar por aqui?

• Usuário Comercial
  • 50 posts
0
neutro

Postado 24 abril 2010 - 04:37

Só o machado pra abrir a mente de certas pessoas.

Olá Vizzinho.
Não entendi,para quem é o machado.
Abraços boas pescarias.

CAP Milton

#18 Cap. Tuba

Cap. Tuba

Administrador

• Administrador Geral
  • 19.821 posts
272
Ótima

Postado 24 abril 2010 - 08:30

Nesse tópico http://www.pescaki.c..._1

eu dei várias coordenadas de ótimos pesqueiros em Ilhabela sp

#19 Vizzinho_RJ

Vizzinho_RJ

começando a responder

• Pescadores
  • 599 posts
0
neutro
  • Nome Real:Rafael
  • Estilo de Pesca:Arremesso & Jumping Jig

Postado 24 abril 2010 - 08:40

Olá Vizzinho.
Não entendi,para quem é o machado.
Abraços boas pescarias.

CAP Milton

O Machado é pra abrir a mente dessas pessoas que faltam pouco chegar as vias de fato em pleno alto mar num momento de lazer, pessoas que vivem numa sociedade e agem como se estivesse na pre historia, então só uma machado pra abrir a mente e colocar as coisa lá dentro. "Digo isso em relação ao cara que atirou chumbadas e ameacou"

#20 Milton.

Milton.

Posso pescar por aqui?

• Usuário Comercial
  • 50 posts
0
neutro

Postado 24 abril 2010 - 09:40

Nesse tópico http://www.pescaki.c..._1

eu dei várias coordenadas de ótimos pesqueiros em Ilhabela sp

Olá CAP. TUBA.
Temos pescadores comuns,o Felipe e a Luciana de SP pescam aqui a muitos anos,são muito gente boa,trouxeram fotos,filmes da pescaria com você, gostaram muito,vi o material que usas, é muito bom, parabens.
Olha Tuba, aqui guando saio, sempre sou seguido por barcos de turistas,a maioria amigos que por segurança,pesqueiros e até material, ficam por perto,não me importo,tem peixes para todos,com um pouco de respeito vai tudo bem.
Abraços boas navegaçoes e pescarias.

CAP Milton

#21 Cap. Tuba

Cap. Tuba

Administrador

• Administrador Geral
  • 19.821 posts
272
Ótima

Postado 24 abril 2010 - 10:26

Olá CAP. TUBA.
Temos pescadores comuns,o Felipe e a Luciana de SP pescam aqui a muitos anos,são muito gente boa,trouxeram fotos,filmes da pescaria com você, gostaram muito,vi o material que usas, é muito bom, parabens.
Olha Tuba, aqui guando saio, sempre sou seguido por barcos de turistas,a maioria amigos que por segurança,pesqueiros e até material, ficam por perto,não me importo,tem peixes para todos,com um pouco de respeito vai tudo bem.
Abraços boas navegaçoes e pescarias.

CAP Milton

Eu também deixava alguns amigos acompanharem as minhas pescarias com as lanchas próprias na época em que eu trabalhava em ilhabela, aqui na Bahia infelizmente não tenho amigos com lanchas.
O problema é quando alguém vai em cima de onde vc está pescando só para "roubar" o seu ponto, muitas vezes explorando o pesqueiro até a extinção do mesmo!

abraxxxxx

#22 Acrisio

Acrisio

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 218 posts
0
neutro
  • Nome Real:Acrisio Pozzatti Junior
  • Estilo de Pesca:pesca e mergulho esportivo

Postado 25 abril 2010 - 11:26

Olá Milton, eu procuro sempre compartilhar alguns pontos principalmente os mais antigos, já postei várias coordenadas no Pescaki todas de ótimos pesqueiros, porém tenho pontos que preservo, isso é normal.

Inocente é quem acha que se deve compartilhar pontos que se conseguiu depois de muitas horas de navegação, muito investimento em equipamento eletrônico e muito diesel queimado, eu também jamáis fui em cima de ninguém para marcar o ponto, tenho competência suficiente para encontrar meus próprios pesqueiros.

tambem penso assim ,adoro o mar porque odeio confusao, se chego num ponto e ja tem alguem la , vou embora para outro a nao ser que seja algum amigo,proximo.
e se estou em cima do peixe ,aguem se aproxima saio fora ,gastei milhares de litros de podium para descobrir algumas pedrinhas.o pior nao e outros pescarem e como vao pescarem, se colocam uma rede emcima de um ponto de jig ja era. a rede agarra , rasga no fundo some os peixes e ainda agarra as iscas,ja aconteceu isso outro dia agarei e perdi 3 jigs num possivel rede ou espinhel em meia agua em um ponto excelente de obs.
malditos prefecionais,nao sabem pescar e ainda destroem os pesqueiros.

#23 cavalski

cavalski

Caiaqueiro

• Pescadores
  • 660 posts
0
neutro

Postado 03 maio 2010 - 07:59

Pois é meus amigos, acredito que entendi o recado.

Entendo que os desbravadores e descobridores de novos pontos de pesca sintam-se "usados" por terem seus tesouros explorados por outros.

Porém, pelas palavras que vi aqui, o que mais chama a atenção não é outra coisa que não o egoísmo (ou individualismo). Peço desculpas pela sinceridade, e também àqueles para quem não serve a carapuça.

O mar é de todos, e não é de ninguém, como já dito. A pesca é um esporte de integração, e não de discórdia.

Concordo que a colocação de redes é realmente predatória, e julgo que deveríamos colaborar com os órgãos de fiscalização no trabalho de coibir esse tipo de prática nos locais e épocas em que é proibido.

Nada justifica a intimidação de outros pescadores....se não está confortável no local, quando um não quer dois não brigam.

Nada se leva desse mundo.

Muita paz e um forte abraço.

#24 Olavo Theodoro

Olavo Theodoro

começando a responder

• Pescadores
  • 394 posts
1
neutro
  • Nome Real:Olavo
  • Estilo de Pesca:vadeio

Postado 31 maio 2010 - 02:18

são dois os meus pensamentos:
1- típico de mentes colonialistas de almas pobres, quanto mais divulgarmos os pontos na net menos se chamarão de donos disso ou daquilo pois mais e mais pessoas irão aos pontos e restará somente compartilha-los. quando muitos têm do mesmo, poucos o quererão.
2- mas, se vc encontrou um bom ponto e quer mante-lo pois dele depende seu sustento e ao voltar alguém te segue, começe a corricar e não lance a linha no local, disfarce, discimule mas, não enfrente, não dê bandeira, não mostre o local, não dê o ouro ao bandido vá para outro ponto. seja mais esperto, quando pegar um peixe, solte e não faça muita festa, não chame a atenção para si.

agora, comprar ponto no GPS? isso é coisa de.... de... de quem tem dinheiro pra jogar fora.

falando nisso, se alguém quiser, tenho uns pontos ótimos, nunca esplorados, nunca mapeados, nunca pescados, nunca achados, com muitos peixes, todas as espécies, perto do litoral, com sombra, água fresca, bar, piscina e deck, sem vizinhos, nem curiosos mas, espere...não compre ainda, os primeiros 10 que responderem ganharão inteiramente grátis um cetificado de esclusividade de uso, mais um título de propriedade de terreno no céu e mais 5 coordenadas exclusivas fora dos mapas e tudo isso poderá ser seu por apenas .....entenderam né?

abraços

Pronto amigos, veio a solução aqui mesmo no forum
Clique aqui

Divirtam-se
Abraços

Editado por Olavo Theodoro, 01 junho 2010 - 01:49 .

#25 Igor Assad

Igor Assad

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.734 posts
7
neutro
  • Estilo de Pesca:Todas!

Postado 13 junho 2010 - 04:10

Fala meu amigo!
Tudo bom?
Tb presenciei essa conversa e acho vc exagerou bastante!
Quem estava na conversa eram conhecidos, aconteceu um probleminha entre eles no mar... como ninguem pensa igual, interpretaram de formas distintas!
Conversaram da forma que conhecidos conversam....aumentam (alguns falam que vao dar tiro, rss), falam mais alto, as vezes falam palavrao...igual em qualquer lugar onde conhecidos estao reunidos! Quem nao conhece e esta fora do assunto n entende!
Resolveram o probleminha da melhor forma...com dialogo...um com outro...sem falar por tras.
Tem aquele ditado: Quem conta um conto...aumenta um ponto!

Como o capitao Tuba falou abaixo:

Olá Milton, eu procuro sempre compartilhar alguns pontos principalmente os mais antigos, já postei várias coordenadas no Pescaki todas de ótimos pesqueiros, porém tenho pontos que preservo, isso é normal.

Eu tb com meus amigos, pessoas proxoimas tb compartilho algumas marcas...so que, so quem me conhece tem varios aqui no forum que ve o duro que e vc achar hj aqui no RJ um BBOOMM pesqueiro e preserva lo para sempre ter um local para tirar um peixe grande!
Como ja relatei vc n tem IDEIA do que as pessoas aqui fazem para tb te los!
Pagam..te seguem..te rastreiam pelo radar...etc e tal
Entao tem pescarias que somos obrigados as vezes a parar de pescar, pq se continuar vai perder o seu "tesouro"!
A pescaria deve ser feita para nos purificarmos dos estresses do dia a dia, sairmos com os amigos p se divertir, e fazer o que mais gostamos...e nao o que muita gente ai que nao pensa assim faz!
Nao entendo essa de comprar e vender ponto...se alguem comprar uma marca acha q o vendedor so vai vender p essa pessoa ou vai parar de pescar la...haahaaah...piadaaaa...
Como perguntou se exise um codigo, na minha opiniao e todo mundo se respeitar e se divertir (ir para o mar para se divertir)...se eu pescar em local q todo mundo conhece (Aqui nas ilhas...costa) todo mundo pesca junto...maior diversao, todo mundo se ajuda!
Agora, tem pescarias tipo a de fundo...que vc esta no meio do NADA, fulano vem para cima de vc (automaticamente ja plotou sua pedra) e ainda faz a mesma caida!
Eu respeito todo mundo pq tb quero respeito, n gosto...se ja existem problemas aqui no RJ com isso pq arrumar problema...curto o forum, torco pelos relatos e fotos das pescarias da galera...me preparo todo(material, eletronicos), me ferro as vezes em condicoes desfavoraveis, fico rodando igual a um louco atras de novas pedras oe procurando os peixes vou deixar alguem pegar o q investi isso tudo ? N acho q seja egoismo e nem condicao financeira, como falou...pq isso n muda o carater do cidadao...todos pensam e agem de formas diferentes, ate os indios deviam esconder seus melhores locais...olha os pescadores de robalos e outros peixes de costeira...mangue... q escondem e editam ate a foto p n mostrar o local...

Abracooo

#26 Alexandre Zaidan

Alexandre Zaidan

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 3.596 posts
5
neutro
  • Nome Real:Alexandre Zaidan
  • Estilo de Pesca:Bait

Postado 14 junho 2010 - 11:51

Minha rápida e singela opinião.
Acho que no mundo da pesca existem muitas pessoas incompetentes, incapazes de descobrir seus pesqueiros sozinhos. Têm que sempre que levar alguma vantagem e fazem questão de prejudicar alguém.
Sempre pesquei sozinho e a maioria das vezes em costeira, sempre buscando o peixe que sou apaixonado...o robalo.
Acreditem se quizer, certa vez já tiveram a audácia de me aguardarem passar de carro na Av. Brasil e me seguirem até um determinado pesqueiro. Os "sem vergonhas" fizeram questão de fotografar todo o pesqueiro e publicar na net... Achei uma covardia! Resultado? O pesqueiro está praticamente morto...
Pesqueirinhos fracos ou "cansados" todo mundo compartilha, isso é indiscutível. Mas aqueles "secret points" devem e sempre serão guardados às 7 chaves!!!!

#27 Alexandre Zaidan

Alexandre Zaidan

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 3.596 posts
5
neutro

Postado 14 junho 2010 - 01:26

Egoísmo???
Individualismo???
Fala sério meu amigo!
Cara, talvez você não faça idéia da quantidade de tempo, combustível, dentre outros materiais investidos para se achar um novo pesqueiro. acho que não.
Cada um tem o livre arbítrio para decidir o que é melhor para si.
Agora me responda uma coisa. Você daria de mão beijada uma super marca recém encontrada para qualquer pessoa depois de ter feito a melhor pescaria da sua vida neste lugar???
É óbio que você responderá que sim...claro que daria!
Acorda pra cuspir mano!!!!
Porque ao invés de ficar em lojas de pesca ouvindo a conversa alheia, você não abre um site de fofocas??? Quem sabe a Rede TV te contrata pra fazer parceria com o Nelson Rubens...
Fica pegando a conversa no ar e tirando suas próprias conclusões... A conversa que estava rolando na loja era entre amigos e em tom de cortesia. Tudo aconteceu porque estavam falando num tom mais alto e você acreditou que era discussão e tirou suas conclusões.
Antes de tornar público um assunto, procure saber com mais precisão do que se trata.
Abraços

Porém, pelas palavras que vi aqui, o que mais chama a atenção não é outra coisa que não o egoísmo (ou individualismo). Peço desculpas pela sinceridade, e também àqueles para quem não serve a carapuça.

#28 Vitinhow

Vitinhow

Snook Addicted

• Pescaki V.I.P
  • 3.712 posts
99
Ótima

Postado 14 junho 2010 - 02:18

galera tem é que parar de meter o bedelho nas conversas dos outros...

por isso que eu falo... quanto mais uma verdade se espalha, mais mentira ela se torna....

#29 Alexandre Zaidan

Alexandre Zaidan

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 3.596 posts
5
neutro

Postado 14 junho 2010 - 02:47

Boa...

galera tem é que parar de meter o bedelho nas conversas dos outros...

por isso que eu falo... quanto mais uma verdade se espalha, mais mentira ela se torna....

#30 Gui

Gui

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 4 posts
0
neutro
  • Nome Real:Guilherme Norato
  • Estilo de Pesca:Oceânica

Postado 14 junho 2010 - 03:19

Senhor Cavalski,

Eu estava na loja e participando da conversa que amigos e pescadores que pescam no mesmo lugar e se conhecem tem depois de uma pescaria.
Acho uma falta de bom senso do ******* da sua parte escutar uma conversa de amigos e vir aqui e relatar ela com detalhes como vc fez. Se quiser realmente saber como é a conduta na pesca Oceânica ou em qualquer outra, abra um fórum de discussão pergunto qual a melhor conduta e não vir aqui e expor em público uma situação na qual não lhe diz respeito.
Sou amigo pessoal e pesco todo final de semana com as pessoas que vc mesmo sem dar nome aos bois se referiu a fazer seu relato, e colocar em dúvida o caráter e a forma delas de agir no mar ou em qualquer lugar pelo fato de ter uma boa condição financeira ou ser proprietário de uma lancha grande é um absurdo por não estar inserido no contexto da discussão. Já presenciei varias vezes fatos como o da discussão, da gente estar arrebentando e vir uma lancha em cima da gente e pescar junto, ou seja, tirar a gente do ponto. A meu ver isso não é nada ético.

Sem mais!!!

#31 cavalski

cavalski

Caiaqueiro

• Pescadores
  • 660 posts
0
neutro

Postado 14 junho 2010 - 03:25

Mais alguém?

Em breve escreverei com calma a esse respeito, visto que obviamente muitos não entenderam o recado.

Mas se a idéia for discutir (na forma pejorativa do termo), então este será meu último post neste tópico.

Forte abraço e paz a todos.

#32 Mezadri

Mezadri

começando a responder

• Pescadores
  • 675 posts
0
neutro
  • Nome Real:Bruno Ghisi Mezadri
  • Estilo de Pesca:Várias

Postado 14 junho 2010 - 04:02

Será possível que meio mundo estava nessa loja de pesca e ouviu a conversa??????

#33 biglui

biglui

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 51 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:pesca

Postado 14 junho 2010 - 04:11

Caro Cavalski,

Em momento nenhum , estava discutindo, estávamos conversando de maneira civilizada e cordial, é que eu prefiro fazer (chegar para a pessoa e conversar cara a cara), com eu fiz.

Acho que você esta mais para Nelson Rubens( EU AUMENTO MAIS NÃO INVENTO.....NESSE CASO AUMENTO SIM!!!!)

Eu pesco a mais de trinta anos, desde que eu me entendo por gente....(com meu Pai).

Uma coisa que aprendi de pequeno é quando uma lancha está em um ponto à outra não chega nem perto.....(ISSO É ÉTICA NO MAR) a não ser que seja convidado. Não é porque o ponto é meu ou seu ou de quem quer que seja.

Este ponto de pesca já é conhecido de varias embarcações, eu sei de pelo menos umas dez lanchas tem essa marca.

O dia do acontecido:

Nesse dia eu estava navegando para este ponto, mais quando estava faltando umas 2 milhas para chegar lá, já tinha outra embarcação no ponto. ( o que eu fiz, foi pescar em outros pontos que tenho na mesma região ). Quando esta embarcação saiu desse ponto, fui para aonde ela estava, para começar a pescar de JIG. ( ISSO É ÉTICA NO MAR)

Pescamos por algum tempo nesse ponto, pegamos vários peixe no jig, como cherne, olhete, remero, olho de cão etc.

Quando nós olhamos percebemos uma lancha pescando em outro ponto próximo da aonde nos encontrávamos.....até ai não tinha problema algum. Mais quando essa lancha começa chegar mais perto e mais perto e mais perto, ficando a menos de 50 metros, portando pescando no mesmo ponto ( mesmo ela tendo o ponto de pesca) isso não acho que é legal ficar dividindo peixes.

Agora, eu navego duas horas e meio para pesca de fundo, nas cinqüenta milhas, eu tenho o custo de combustível, marinheiro, manutenção do barco, isca, material de pesca etc, e uma lancha vem pescar do meu lado........com o mar desse tamanho!!!!!!

Acho que você foi totalmente infeliz de fazer este relato, pois eu já tinha resolvido com a pessoa o ocorrido, de forma cordial e civilizada, cara a cara, sem fazer fofoca como você está fazendo.

At,

Luciano.

#34 Vitinhow

Vitinhow

Snook Addicted

• Pescaki V.I.P
  • 3.712 posts
99
Ótima

Postado 14 junho 2010 - 04:17

Será possível que meio mundo estava nessa loja de pesca e ouviu a conversa??????

nada... os envolvidos no lance são participantes do fórum, e amigos de muita gente daqui do rio... então, todo mundo sabe pela boca dos envolvidos mesmo....

abraços!

#35 Cavalieri

Cavalieri

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 107 posts
0
neutro
  • Nome Real:Sergio Cavalieri
  • Estilo de Pesca:Oceânica e Costão

Postado 14 junho 2010 - 04:43

nada... os envolvidos no lance são participantes do fórum, e amigos de muita gente daqui do rio... então, todo mundo sabe pela boca dos envolvidos mesmo....

abraços!

Eu acho que algumas pessoas tem dificuldades em interpretação de texto..
O relato em questão cita sobre conduta em pontos de pesca no mar, onde uns se acham mais "homens" do que outros, querendo se impôr através de violência e ameaças com o objetivo de se manterem num ponto "seu".
Não vejo nada de mais no tópico.. É uma dúvida e um questionamento legítimo; E não dá o direito de um ou outro ser mal educado e irônico com piadinhas de humor duvidoso.
Penso que o fórum deve servir para esclarecer, ajudar, trocar experiências e apóiar a pesca esportiva e não para ataques infatis e desnecessários, de quem quer que seja.
Conheço o cavalski e sei que se ele postou esse tópico foi com o intuito de troca de idéias sobre o fato, principalmente de ameaças dos ditos "machões". Pesco no mar há mais de 20 anos e sei que isso ocorre.
Alguns aqui deveriam ter como exemplo o Cap Tuba e o Bomediano, que conseguem se fazer entender sem usarem de falta de educação e ironia.
Abçs

#36 Ricardo Cunha

Ricardo Cunha

começando a responder

• Pescadores
  • 964 posts
7
neutro
  • Nome Real:Ricardo Cunha
  • Estilo de Pesca:Pesca com artificiais e de fundo

Postado 14 junho 2010 - 04:49

O fato é que apesar de serem pessoas de boas condições financeiras, as cabeças continuam pensando como verdadeiros homens da caverna...só querem saber de parar o barco e encher as urnas de peixe...a verdade é essa...

eu mesmo conheço alguns mergulhadores que mesmo não precisando disso para sobreviver, mataram, só no último feriado, dois meros na região onde moro, um de 40 kg e um de 75 kg...

outros sujeitos, também de ótima situação financeira, já me perguntaram sobre a exist~encia de meros no interior do estuário...apesar de saber da existência e até saber os locais mais propícios, fiquei com a boca fechada e neguei veementemente a presença de merotes no local...

infelizmente temos que tomar cuidado ao extremo ao parar num ponto, embarcar um bom peixe...tudo para que pessoas de má índole não destrua o lugar...

quanto as brigas no mar, não posso falar muito bem...minha experiência no mar é bem baixa, se comparada aos amigos que pescar todo o fim de semana...meu negócio mesmo é mangue...onde a incidência de redes e até bombas é infinitamente mais prejudicial para o ecosistema, devido a isso o cuidado com os pontos deve ser extremo!!!

abração

Não tem muito a ver com o assunto principal do tópico mas como o assunto surgiu é bom lembrar que a pesca do mero, qualquer que seja a modalidade, está proibida até setembro de 2012.

Sds,

#37 Vitinhow

Vitinhow

Snook Addicted

• Pescaki V.I.P
  • 3.712 posts
99
Ótima

Postado 14 junho 2010 - 04:57

O relato em questão cita sobre conduta em pontos de pesca no mar, onde uns se acham mais "homens" do que outros, querendo se impôr através de violência e ameaças com o objetivo de se manterem num ponto "seu".
Não vejo nada de mais no tópico.. É uma dúvida e um questionamento legítimo; E não dá o direito de um ou outro ser mal educado e irônico com piadinhas de humor duvidoso.
Penso que o fórum deve servir para esclarecer, ajudar, trocar experiências e apóiar a pesca esportiva e não para ataques infatis e desnecessários, de quem quer que seja.
Conheço o cavalski e sei que se ele postou esse tópico foi com o intuito de troca de idéias sobre o fato, principalmente de ameaças dos ditos "machões". Pesco no mar há mais de 20 anos e sei que isso ocorre.
Alguns aqui deveriam ter como exemplo o Cap Tuba e o Bomediano, que conseguem se fazer entender sem usarem de falta de educação e ironia.
Abçs

Sim, óbvio que você vai entender melhor o ponto de vista do seu irmão... ou estou errado?!

#38 Cavalieri

Cavalieri

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 107 posts
0
neutro

Postado 14 junho 2010 - 05:32

Sim, óbvio que você vai entender melhor o ponto de vista do seu irmão... ou estou errado?!

Está errado!
Inclusive sou contra o ponto de vista dele a respeito de "abrir" os pontos de pesca encontrados ..
Mas falta de educação e ironia não vai fazer com que cheguemos a lugar algum, vai?
Abçs

#39 Igor Assad

Igor Assad

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.734 posts
7
neutro

Postado 14 junho 2010 - 06:07

Eu acredito que o Cavalski n tenha experiencia nesse tipo de pescaria pq se tivesse n faria esses comentarios! Pelo contrario...seria mais um revoltado!
Pq so quem enfrenta isso sabe o que e!
Meu querido...a forma que escreveu aqui no Pescaki foi meio agressiva e vc em nenhum momento deve ter pensado que as pessoas que estavam na loja seriam membros do forum!
Juro que TODOS que participaram do acontecido nao gostaram!
Como falei...so quem fazia parte e quem ENTENDE o que acontece aqui no RJ e EM TODOS OS OUTROS LUGARES DO BRASIL vai compreender o assunto!
E cara...n e possivel que vc n participe de conversas entre amigos e n sabe o que acontece...e um bando de besteiraaaaaaa...so sai M!
Agora...como abordou um assunto da forma que escreveu e calhou da galera ser do forum...tem q aturar as interpretacoes de cada um!
Como isso aqui e um FORUM e existem milhares de pessoas...acredito que certas coisas devem ser pensadas e analisadas antes de escrever...e como escrever!
Agora...se tiver duvidas...pergunte...so que pensando como vai escrever...isso ate nos relatos de suas pescarias...pq novamente...como falei, milhares de pessoas estarao lendo isso e interpretando de formas diferentes!
Deve tomar muito cuidado!
Abraco

#40 Cavalieri

Cavalieri

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 107 posts
0
neutro

Postado 14 junho 2010 - 06:21

Eu acredito que o Cavalski n tenha experiencia nesse tipo de pescaria pq se tivesse n faria esses comentarios! Pelo contrario...seria mais um rervoltado!
Pq so que enfrenta isso sabe o que e!
Meu querido...a forma que escreveu aqui no Pescaki foi meio agressiva e vc em nenhum momento deve ter pensado que as pessoas que estavam na loja seriam membros do forum!
Juro que TODOS que participaram do acontecido nao gostaram!
Como falei...so quem fazia parte e quem ENTENDE o que acontece aqui no RJ e EM TODOS OS OUTROS LUGARES DO BRASIL vai compreender o assunto!
E cara...n e possivel que vc n participe de conversas entre amigos e n sabe o que acontece...e um bando de besteiraaaaaaa...so sai M!
Agora...como abordou um assunto da forma que escreveu e calhou da galera ser do forum...tem q aturar as interpretacoes de cada um!
Como isso aqui e um FORUM e existem milhares de pessoas...acredito que certas coisas devem ser pensadas e analisadas antes de escrever...e como escrever!
Agora...se tiver duvidas...pergunte...so que pensando como vai escrever...isso ate nos relatos de suas pescarias...pq novamente...como falei, milhares de pessoas estarao lendo isso e interpretando de formas diferentes!
Deve tomar muito cuidado!
Abraco

Viu só como é possível emitir uma opinião sem ser estúpido?
Concordo com sua opinião, Igor. A única coisa que sou explicitamente contra é violência de qualquer natureza. Acho que o mundo já está uma M.. graças a falta de tolerância de todo gênero.
Não ouvi a conversa em questão mas de qualquer forma fica a experiência pra todos.
Eu pesco pra me divertir, esquecer o stress do trabalho, reunir amigos. Esse tem que ser o espírito em qualquer situação.
Realmente temos que nos expressar de maneira a evitar ferir suscetibilidades.
Saudações

#41 Igor Assad

Igor Assad

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.734 posts
7
neutro

Postado 14 junho 2010 - 06:27

Sergio, vamos la pq esse topico daqui a pouco sera bloqueado...
Cara...acho q como ja falei...vc e seu irmao estao fazendo tempestade em um copo dagua!
Escutou conversa em libanes e quer tentar traduzir sem saber a lingua...e por ai!
Quem conhece essa "galera dos machoes" como vc falou, que pelo papo que foi...somos NOS!
Sabe que n tem nada disso...pessoas trabalhadoras, que so pescam pelo divertimento!
Te juro que n existe coisa pior do q vc passar a semana inteira em um escritorio, ralando duro, no meio do centro do rio torcendo p chegar o final de semana! Ai a gente vai p o mar no final de semana...tudo arrumado, material q vc guardou $, investiu uma boa grana, as melhores iscas, manutencao no barco (quem tem sabe o q e ter barco), muitas horas de navegacao pela frente, litros e litros de combustivel, fora as horas q gastou p achar uma pedrinha nova!
Ai vc la na maior PAZ com seus melhores amigos, matando peixe e ai vem um cidadao na sua direcao o obrigando a sair dali VOADOOOO, pq se n sair este passara a DETONAR sua pedra e automaticamente estragando a sua pescaria...pq normalmente na pesca de fundo os pontos um dos outros sao bem distantes!
Q q vc vai fazer?
Sair de cima sem fingir q nada esta acontecendo?
Eu n consigo ser assim...aviso uma vez...duas...tres...ai meu amigo, depois disso p mim e desrrespeito!
Pergunte ai a TODOS q fazem essa pescaria se n se estressam!
Pergunte aos guias de pesca tb e vai ver o q vao te falar!
Infelizmente e assim...tem gente q atropela ate a mae p se dar bem!
Infelizmente faz com que uma coisa que fazemos para o bem se transforme num ringue!
Att.

Abçs

#42 Vitinhow

Vitinhow

Snook Addicted

• Pescaki V.I.P
  • 3.712 posts
99
Ótima

Postado 14 junho 2010 - 06:47

Está errado!
Inclusive sou contra o ponto de vista dele a respeito de "abrir" os pontos de pesca encontrados ..
Mas falta de educação e ironia não vai fazer com que cheguemos a lugar algum, vai?
Abçs

e, sinceridade, eu gostaria de saber aonde eu fui ironico ou mal educado com o seu irmão...
só fui irônico uma vez aqui, e foi com você... ;)

#43 Cap. Tuba

Cap. Tuba

Administrador

• Administrador Geral
  • 19.821 posts
272
Ótima

Postado 14 junho 2010 - 06:48

por enquanto não, mas se descambar :cadeado: :cadeado: :cadeado: :cadeado: :cadeado: :cadeado:

#44 BoB rj

BoB rj

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 246 posts
0
neutro
  • Nome Real:Roberto Mello
  • Estilo de Pesca:Pesca com iscas artificiais

Postado 14 junho 2010 - 06:51

Eu estava na loja no momento do papo, me lembro de também estarem presentes o Igor, Marcelo, Pereirao e o dono da loja, havia tambem um homem alto que nao conheço. Cada um vai querer defender sempre seu ponto de vista, e eu defendo o ponto de vista de quem defende com unhas e dentes um ponto de pesca e explora esse ponto conscientemente. Sinceramente, presenciei a conversa e nao me lembro de ninguem dizendo que sairia armado na embarcação, o Igor chegou a dizer que sai com arbalete na embarcação e caso fosse necessario usaria para intimidar, mas ninguem falou em arma de fogo!

#45 Cavalieri

Cavalieri

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 107 posts
0
neutro

Postado 14 junho 2010 - 07:07

Cara...acho q como ja falei...vc e seu irmao estao fazendo tempestade em um copo dagua!
Escutou conversa em libanes e quer tentar traduzir sem saber a lingua...e por ai!
Quem conhece essa "galera dos machoes" como vc falou, que pelo papo que foi...somos NOS!
Sabe que n tem nada disso...pessoas trabalhadoras, que so pescam pelo divertimento!
Te juro que n existe coisa pior do q vc passar a semana inteira em um escritorio, ralando duro, no meio do centro do rio torcendo p chegar o final de semana! Ai a gente vai p o mar no final de semana...tudo arrumado, material q vc guardou $, investiu uma boa grana, as melhores iscas, manutencao no barco (quem tem sabe o q e ter barco), muitas horas de navegacao pela frente, litros e litros de combustivel, fora as horas q gastou p achar uma pedrinha nova!
Ai vc la na maior PAZ com seus melhores amigos, matando peixe e ai vem um cidadao na sua direcao o obrigando a sair dali VOADOOOO, pq se n sair este passara a DETONAR sua pedra e automaticamente estragando a sua pescaria...pq normalmente na pesca de fundo os pontos um dos outros sao bem distantes!
Q q vc vai fazer?
Sair de cima sem fingir q nada esta acontecendo?
Eu n consigo ser assim...aviso uma vez...duas...tres...ai meu amigo, depois disso p mim e desrrespeito!
Pergunte ai a TODOS q fazem essa pescaria se n se estressam!
Pergunte aos guias de pesca tb e vai ver o q vao te falar!
Infelizmente e assim...tem gente q atropela ate a mae p se dar bem!
Infelizmente faz com que uma coisa que fazemos para o bem se transforme num ringue!
Att.

Igor, sobre a Turma dos Machões não me dirigi a você não cara.
Eu concordo até a última vírgula com o que vc escreveu. Sei que o povo do fórum, os que tem lancha e os que não tem, se divertem pensando na preservação. E claro que sei o custo imenso, tempo, diesel, material, tralha eletrônica etc que vcs tem até encontrar um bom ponto de pesca. Que cada dia está mais escasso no RJ.
Não é essa a questão, não me entenda mal.
Penso exatamente como você a respeito do assunto. Quem descobre tem mais é que proteger daqueles que só querem explodir tudo e ter um lucro imediatista.
Meu irmão pensa diferente e essa é a opinião dele. Também entendo mas discordando.
A única coisa que tambem acho estranho é a que ponto se chega nessa disputa. Jogar chumbo no barco de outro? ameaçar? Entendeu? Se não foi esse o caso, amém. Fica a experiência.
Mas você, que tem experiência no mar, sabe a que ponto alguns,que se consideram donos, aí sim, machões, chegam.
Acho que a questão é essa..
É um assunto complicado. Também sou pavio curto e quando comprar minha lancha acho que vou reagir exatamente como você falou. Mesmo sabendo que agressões de qualquer natureza só geram M.. Se uma lancha qualquer te segue. dê uma de João sem braço, vá pra outro ponto, sei lá.. tudo isso é válido..
Nada contra o pessoal de lacha, muito pelo contrário
Estressa não, Abçs

#46 Cavalieri

Cavalieri

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 107 posts
0
neutro

Postado 14 junho 2010 - 07:08

e, sinceridade, eu gostaria de saber aonde eu fui ironico ou mal educado com o seu irmão...
só fui irônico uma vez aqui, e foi com você... ;)

Deu mole, porque não estava falando de você.
Mas tá valendo,
Abçs

#47 cavalski

cavalski

Caiaqueiro

• Pescadores
  • 660 posts
0
neutro

Postado 14 junho 2010 - 07:16

Caros colegas pescadores,

Paz.

Essa é minha palavra inicial. Não estou aqui para criar discórdia pois, afinal de contas, o que está em jogo aqui são tão somente palavras.

Eu poderia iniciar e terminar este post somente repetindo o que já havia dito anteriormente:

"Peço desculpas pela sinceridade, e também àqueles para quem não serve a carapuça."

Mas achei por bem aparar as arestas e tentar escrever sobre as impressões que tive do fato que presenciei e tentar traduzir melhor o que já foi postado.

Inicialmente foi dito que exagerei no relato que fiz da conversa. Será?

Honestamente, como A, B ou C podem ter certeza que presenciaram a conversa que eu relatei? Eu não falei onde estava, nem que hora foi o ocorrido, nem citei nomes. E digo com toda certeza e serenidade que não aumentei uma vírgula sequer do que os senhores ali presentes faziam questão (ainda que involuntariamente) que todos ouvissem, visto o tom de voz que empregavam. Se alguém achar que a história que eu relatei foi aumentada ou diferente do fato real, então é porque está tratando de outro episódio. Se realmente presenciaram (e isso é perfeitamente possível) e ainda assim acham que não foi aquilo, talvez não se lembrem bem de suas próprias palavras. Eu relatei apenas que discutiam. Não fiz nenhum juízo de valor a respeito de as pessoas envolvidas estarem "brigando" ou não, ou de seu caráter. Disse apenas que discutiam. Podiam (e pareciam) ser velhos conhecidos. Não conhecia as pessoas envolvidas, como não conheço até hoje. Não tenho nada com isso, nem contra essas pessoas.

Foi comentado sobre ética. Do acima exposto, nenhum comportamento me pareceu absurdo ou antiético. Se eu postasse que a história foi inventada seria mais ético? Alguma pessoa ou estabelecimento foi prejudicado pelo simples relato de um fato, sem nomes ou lugares? Creio que não.

Pra ilustrar o ocorrido, faça o seguinte exercício: dê 8(oito) passos para frente, e 3 (três) para o lado. Agora estique seu braço para cima, com as pontas dos dedos esticadas. As dimensões do estabelecimento onde estávamos não eram muito maiores do que essas. Inicialmente estavam apenas eu e uma pessoa no atendimento. Mesmo um cochicho não passaria despercebido, dado o silêncio que normalmente se faz quando se está sozinho olhando artigos de pesca. Que dirá então uma discussão à viva voz, por vários e vários minutos? Como não sou surdo, não fui o único a participar involuntária e indiretamente do evento, sem dar opinião sobre o que não me foi perguntado. Chegaram outros clientes nesse período. Então se para alguém isso é "meter o bedelho" ou querer ouvir a conversa dos outros, certamente temos conceitos diferentes. Como prefiro crer que quem emitiu estas opiniões estava desinformado, desconsiderarei sem nenhum trauma as piadinhas de gosto questionável.

Quando escrevi o relato do que ouvi o objetivo era tão somente entender que tipo de discussão era aquela, que não fazia sentido algum pra mim. De fato nunca fui (até hoje) nesse tipo de pescaria, e certamente muitas pessoas aqui do fórum também não. Quando saio para pescar embarcado (em traineiras) nas imediações de Angra dos Reis, dezenas de vezes vi o barqueiro que nos levava trocando informações com as demais embarcações na água a respeito de onde estava bom para pescar, de forma completamente natural. E não eram informações falsas. NUNCA ouvi qualquer conversa sobre comércio de pontos de pesca ou qualquer coisa do gênero. E quando ouvi os comentários sobre as hostilidades ou ameaças (até com armas de fogo), achei que se tratava de algo completamente alien. Daí o tópico.

Que tipo de adjetivo combina com o comportamento agressivo de uma pessoa devido à aproximação de outra que pretende pescar próximo à ela, passando do ponto das simples ameaças às vias de fato? Camaradagem não é. A rigor, tal comportamento pode perfeitamente ser enquadrado no código penal. Ressalto novamente que não sei quem estava no ponto pescando, nem quem chegou depois, nem quem disse que jogaria chumbadas ou atiraria no barco "invasor", mas minha opinião é que tal comportamento não combina com pescaria.

Sei (agora) que alguns pensarão que o barqueiro que se aproxima também não está sendo legal, apesar de não concordar plenamente com isso, direito meu. Mas não tem como razoavelmente justificar a hostilidade e a agressão, digam oque quiserem. Como diz o velho ditado, quando um não quer dois não brigam.

Concordo plenamente com a conservação dos pontos de pesca, principalmente quando se trata de protegê-los dos barcos que pescam com redes, ou dos pescadores nonsense que matam tudo, independente do tamanho.

Sendo assim, tenho certeza que as coisas continuarão como são. Agora sei como as pessoas daqui vêem esse tipo de atividade. Cada um faz as coisas como acha melhor, e respeito isso. Nada tenho com as pessoas envolvidas no episódio, ou com as opiniões aqui postadas (mesmo as do meu irmão, que não concorda comigo). Mas até aqui julgo que não tenha faltado com o respeito para com ninguém. Se assim foi, não houve intenção.

Fiquem em paz, e boas pescarias, seja lá onde for.

Forte abraço a todos.

#48 Vitinhow

Vitinhow

Snook Addicted

• Pescaki V.I.P
  • 3.712 posts
99
Ótima

Postado 14 junho 2010 - 07:16

uhAEOIUHaeiuhAEae
então eu me desculpo por ter sido ironico com você... mas realmente fui... uaehiuaehuiaeh

#49 Cavalieri

Cavalieri

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 107 posts
0
neutro

Postado 14 junho 2010 - 07:18

uhAEOIUHaeiuhAEae
então eu me desculpo por ter sido ironico com você... mas realmente fui... uaehiuaehuiaeh

Vamos marcar uma pescaria que tá na boa..
Vc me paga uma skol
Vlw Abçs

#50 Vitinhow

Vitinhow

Snook Addicted

• Pescaki V.I.P
  • 3.712 posts
99
Ótima

Postado 14 junho 2010 - 07:22

Vamos marcar uma pescaria que tá na boa..
Vc me paga uma skol
Vlw Abçs

Skol nããããão... se for antártica tá valendo...

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)