Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

Dicas para pescar tabarana

• Por favor, faça o login para responder
21 respostas neste tópico

#1 Lucas Padilha

Lucas Padilha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 57 posts
0
neutro
  • Nome Real:Lucas
  • Estilo de Pesca:Arremeço

Postado 10 agosto 2010 - 12:34

Fala galera, hoje navegando na internet achei uma matéria de uma revista falando das tabaranas no Rio Machado. Como nunca pesquei tabaranas, pensei em vir aqui no fórum perguntar, porque aqui eu consigo as respostas para todas as minhas dúvidas. :plamas: :joia: :plamas: :joia:
Eu estou em dúvida se uso uma vara de 17lbs, ou será q uma de 12lbs aguenta bem?
Quanto as iscas, acho q as mesmas q uso para tucuna e traíra servirão. Só não sei quanto ao seu trabalho,lento ou rápido, com toque de ponta de vara e paradas bruscas ou recolhimento contínuo? Mas se alguém tiver alguma dica vai ser de grande ajuda. :D
O leader de 1m estará de bom tamanho?
E quanto ao que pesquisei, a tabarana fica em corredeiras. O arremosso tem que ser na margem, perto de galhadas e pedras?

Obrigado.

#2 Domingos Bomediano

Domingos Bomediano

Cosquentão

• Administração
  • 20.833 posts
937
Ótima
  • Nome Real:Domingos F. Bomediano
  • Estilo de Pesca:Basses, tucunas e um montão de outros peixes

Postado 10 agosto 2010 - 01:00

Grande Lucas,

A pesca de tabaranas não exige material parrudo de sorte que uma vara de 14 libras será a ideal, muito embora esta sua de 12 libras possa vir a servir se for de ação mais rápida. Se for de ação lenta, você acabará perdendo fisgadas, vez que isso já acontecerá até mesmo com varas mais parrudas porque as diabas das tabaranas são artistas em escapar do anzol em razão de sua boca muito dura, puro osso e difícil de fisgar. Por outro lado é perfeitamente possível também pescá-las com varas de 17 libras!

Quanto aos locais de pesca, podem ser em corredeiras abertas, mas os locais onde sempre tive melhores resultados foram sempre aqueles onde a água seja rápida, porém entre estruturas de galhadas nas margens, quando então você vai deixando o barco descer ao sabor da correnteza enquanto vai arremessando nas margens com estruturas, tanto visíveis como submersas.

As iscas podem variar um bocado, mas prefira antes aquelas de tamanho menor, próximo a 5cm, não desprezando os spinners, que costumam render boas capturas deste peixe.

Por fim, não se esqueça de postar aqui os resultados, para que possamos ficar com inveja de quem pode pescar num rio abençoado com a presença destes formidáveis peixes! Imagem Postada

#3 Lucas Padilha

Lucas Padilha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 57 posts
0
neutro

Postado 10 agosto 2010 - 03:06

o Bomediano, sabia que você ia aparecer para dar essa aula. Imagem Postada
Pois é, eu tenho a vara de 17lbs, a de 12lbs eu irei adiquiri-la para ter uma melhor esportividade com as traíras e agora com as tabaranas.
Mas como vc disse dá de 14lbs, acho que atenderá perfeitamente a necessidade.
As iscas que pretendo usar são: INNA 70, Flat Crank 3D da Yo-Zuri e os Spinners.
Acho que em uma dessas terei bastante ações. Imagem Postada

Valeu Bomediano.

#4 Domingos Bomediano

Domingos Bomediano

Cosquentão

• Administração
  • 20.833 posts
937
Ótima
  • Nome Real:Domingos F. Bomediano
  • Estilo de Pesca:Basses, tucunas e um montão de outros peixes

Postado 10 agosto 2010 - 03:34

Ô caboclo, com estas iscas aí, cê tá armado! Imagem Postada Vai ser só alegria! Mas não se esqueça de mostrar os resultados pra nós! :ok:

#5 David_Father

David_Father

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 9 posts
0
neutro
  • Nome Real:Marcelo David
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 10 agosto 2010 - 05:14

Lucas espero que tenha sucesso, se elas aparecerem de notícias.

#6 Lucas Padilha

Lucas Padilha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 57 posts
0
neutro

Postado 10 agosto 2010 - 11:31

Pode deixar que eu relato tudo aqui. :joia: :joia: :joia:

#7 robertohq

robertohq

começando a responder

• Pescadores
  • 622 posts
1
neutro
  • Nome Real:Roberto de Melo Soares
  • Estilo de Pesca:artificial, natural e técnicas de professor pardal!

Postado 11 agosto 2010 - 09:34

Beleza Lucas?
O Bomediano já te deu uma aula.
Bom.. prefira sempre iscas de corpo alongado, flash minnow, original floater rapala enfim..
Comprei uma para usar este verão bem pequena que é a bit shad da MS, para tabaranas de ribeirão com 500, 600 gramas parece perfeita! Porém devido a minha falta de foco (quando ia pro rio queria pescar tabaranas e lambaris ao mesmo tempo) poucas foram as vezes que usei iscas artificiais, usava lambari vivo na espera, infalível por sinal :joia:
Este ano estou me armando para ir atrás das bichinhas na base do pincho! E esquecer um pouco os lambaris :bag:
Abraço e boa sorte!

#8 Antônio Sérgio

Antônio Sérgio

começando a responder

• Pescadores
  • 555 posts
27
Ótima
  • Nome Real:Antonio Sergio Calixto
  • Estilo de Pesca:Artificiais

Postado 11 agosto 2010 - 10:56

Shallow sahd rap 7cm, trabalhada rapida com toques, quanto mais limpa a agua mais rapido o trabalho. Varas rápidas e multi.

Valeu.

#9 Valter Moraes

Valter Moraes

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 225 posts
6
neutro
  • Nome Real:Valter Moraes
  • Estilo de Pesca:Arremessos com Iscas Artificiais

Postado 11 agosto 2010 - 12:08

Olá Lucas

A epoca mais certa para as tabaranas no rio Machado em Minas, são nos meses de Setembro a novembro antes de começas as Chuvas.

O Grande Bomediano deu uma Aula ai para para nos, ele como grande conhecedor pescador esta certinho...

Eu uso iscas de 5cm a 7cm para começar, vai variar a barbela para afundar um pouco, uso isca Sink que afudam para o trabalha no sistema KuntDown, Bomber long A 14 dão resultado quando estão saindo as grandes tarabaras, o recolhimento vc vai ter que ver na hora, podendo variar de lento ou ate mesmo muito rapido.

Quando estiver por aqui da uma ligada que vamos pescar juntos uai...

Abração

#10 Lucas Padilha

Lucas Padilha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 57 posts
0
neutro

Postado 11 agosto 2010 - 12:38

Beleza Lucas?
O Bomediano já te deu uma aula.
Bom.. prefira sempre iscas de corpo alongado, flash minnow, original floater rapala enfim..
Comprei uma para usar este verão bem pequena que é a bit shad da MS, para tabaranas de ribeirão com 500, 600 gramas parece perfeita! Porém devido a minha falta de foco (quando ia pro rio queria pescar tabaranas e lambaris ao mesmo tempo) poucas foram as vezes que usei iscas artificiais, usava lambari vivo na espera, infalível por sinal :joia:
Este ano estou me armando para ir atrás das bichinhas na base do pincho! E esquecer um pouco os lambaris :bag:
Abraço e boa sorte!

o Roberto, beleza?
Pois é, eu li em um tópico onde o Bomediano também indicou a Flash Minnow só que era para tucunaré. Eu vou procurar essa isca por aqui. A Bit Shad eu não conheço, vou procurar aqui na net.
Mais quanto a Flash Minnow, você indicaria alguma cor específica? :coolio:

#11 Lucas Padilha

Lucas Padilha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 57 posts
0
neutro

Postado 11 agosto 2010 - 12:40

Shallow sahd rap 7cm, trabalhada rapida com toques, quanto mais limpa a agua mais rapido o trabalho. Varas rápidas e multi.

Valeu.

O Antônio, essa isca pelo nome RAP deve ser da Rapala, é isso?

#12 Lucas Padilha

Lucas Padilha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 57 posts
0
neutro

Postado 11 agosto 2010 - 12:47

Olá Lucas

A epoca mais certa para as tabaranas no rio Machado em Minas, são nos meses de Setembro a novembro antes de começas as Chuvas.

O Grande Bomediano deu uma Aula ai para para nos, ele como grande conhecedor pescador esta certinho...

Eu uso iscas de 5cm a 7cm para começar, vai variar a barbela para afundar um pouco, uso isca Sink que afudam para o trabalha no sistema KuntDown, Bomber long A 14 dão resultado quando estão saindo as grandes tarabaras, o recolhimento vc vai ter que ver na hora, podendo variar de lento ou ate mesmo muito rapido.

Quando estiver por aqui da uma ligada que vamos pescar juntos uai...

Abração

Fala Valter, valeu pelas dicas.
Você mora do lado do rio, e no quintal tem a represa ainda. :D
Beleza, eu dou um toque quando eu for, é bom que eu vou aprendendo bastante. :joia:
Abraço

#13 robertohq

robertohq

começando a responder

• Pescadores
  • 622 posts
1
neutro

Postado 11 agosto 2010 - 06:09

o Roberto, beleza?
Pois é, eu li em um tópico onde o Bomediano também indicou a Flash Minnow só que era para tucunaré. Eu vou procurar essa isca por aqui. A Bit Shad eu não conheço, vou procurar aqui na net.
Mais quanto a Flash Minnow, você indicaria alguma cor específica? :coolio:

Cores claras, branco com cabeça vermelha, branco com cores citricas, fluorescentes.

A bit shad tem apenas 4 cm, é bem pequena mesmo, as garatéinhas dela não dão conta do recado se fisgar uma boa tabarana. Tem alguns ribeirões daqui que raramente saem boas, a maioria são de pequeno porte, pra isso a isquinha vai bem.
:ok:

Só não vá esquecer do empate de aço, uns dizem que tabarana não corta linha, pois digo que corta tanto gilete.. :furious:

(...) isca Sink que afudam para o trabalha no sistema KuntDown, (...)

Tudo bem Valter.
Acabei de adquiri minha primeira isca sinking que pretendo usar justamente para tabaranas.
Mas o que seria esse trabalho "KuntDown"?
Agradeço.
Grande abraço.

#14 Valter Moraes

Valter Moraes

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 225 posts
6
neutro

Postado 11 agosto 2010 - 10:57

Cores claras, branco com cabeça vermelha, branco com cores citricas, fluorescentes.

A bit shad tem apenas 4 cm, é bem pequena mesmo, as garatéinhas dela não dão conta do recado se fisgar uma boa tabarana. Tem alguns ribeirões daqui que raramente saem boas, a maioria são de pequeno porte, pra isso a isquinha vai bem.

Só não vá esquecer do empate de aço, uns dizem que tabarana não corta linha, pois digo que corta tanto gilete.. :furious:

Tudo bem Valter.
Acabei de adquiri minha primeira isca sinking que pretendo usar justamente para tabaranas.
Mas o que seria esse trabalho "KuntDown"?
Agradeço.
Grande abraço.

E a contagem que vc faz apos ter arremessado a isca, como afunda vc devera contar ate achar a profundidade que o peixe esta comendo, O rio Machado tem lugares muito fundo e lugares q vc passa tranquilamente caminhando.

As cores de iscas eu gosto das cores citricas. Vc imagina uma Flash Minnow verde limao com branco.. eita nois...

Espero ter ajudado

Abração

#15 Lucas Padilha

Lucas Padilha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 57 posts
0
neutro

Postado 12 agosto 2010 - 12:57

Valeu Roberto. :joia:
Eu tava pensando, em vez de usar o empate de aço usar um leader 0,40.
Será que aguenta?

#16 Lucas Padilha

Lucas Padilha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 57 posts
0
neutro

Postado 12 agosto 2010 - 01:08

As tabaranas atacam iscas de superfície?

#17 robertohq

robertohq

começando a responder

• Pescadores
  • 622 posts
1
neutro

Postado 12 agosto 2010 - 04:11

As tabaranas atacam iscas de superfície?

Olá companheiro.
Postei um tópico com a mesma dúvida tempos atrás.

dá uma olhada aqui

#18 Lucas Padilha

Lucas Padilha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 57 posts
0
neutro

Postado 12 agosto 2010 - 04:38

Olá companheiro.
Postei um tópico com a mesma dúvida tempos atrás.

dá uma olhada aqui

Valeu Roberto, se elas tiverem ativas eu tento as de superfície.

#19 robertohq

robertohq

começando a responder

• Pescadores
  • 622 posts
1
neutro

Postado 14 agosto 2010 - 09:51

Segundo um amigo, Gesualdo Baviera de Ituverava-SP pescador experiente de tabaranas com iscas artificiais com quem pego boas dicas, as tabaranas atacam sim iscas de superfície, embora com menos ações e com o índice de perdas aumentado. Para iscas de superfície a melhor época e aquela em que elas sobem para desova. Iscas usadas: pequenos poppers, pequenos sticks, e até hélices pequenas (dica dele: Teeny torpedo).
Também pretendo tentar com iscas de superfície esse ano.
Acho estranho que só se usem iscas de meia água para tabaranas quando por aqui vejo as bichas fazerem rebojos gigantes caçando à flor d'água.

Grande abraço.

#20 Polones

Polones

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 196 posts
7
neutro
  • Nome Real:Erik
  • Estilo de Pesca:Barranco com muita quiçaça

Postado 17 agosto 2010 - 12:29

Olá,

Aqui no interior de Sampa tb pega bem a tabarana.
Quando começei a pescar a mesma lá por 1993 com meu pai, pescavamos com vara de bambu com lambari ou tuvira.
Com o passar dos anos tivemos contato com o molinete, depois a carretilha e finalmente as iscas artificiais.

Hoje em dia usamos na maioria das vezes isca artificial, sempre usamos isca de meia-agua na faixa de seus 7 cm ou menores.
Como desde de 2002 se não me engano é proibido matar este tipo de peixe no estado de São Paulo(multa 2500 UFIRS e processo por crime ambiental), apenas pegamos e soltamos.

Semana retrasada fui pescar com uns amigos e pegamos algumas, em media sempre medinto na faixa de 35cm, as maiores raramente entram nas iscas artificiais, somente em lambari e pequenas turivas.

Segue algumas fotos antigas de VHS e algumas novas.
A maior tabarana que pegamos até hoje mediu 52 cm e quando ao peso não sabemos, a tabarana no caso é a antepenultima foto.

Imagem Postada Imagem Postada

Hoje em dia como pescador esportivo são raros os peixes que não soltamos.

#21 Ricardo Valim

Ricardo Valim

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 4.899 posts
99
Ótima
  • Nome Real:Ricardo
  • Estilo de Pesca:Pesca Esportiva "BaitCasting"

Postado 17 agosto 2010 - 02:32

Alem de todas iscas que nossos amigos mencionaram tbm pode adicionar a lista as colheres pequenas que são uma boa !

#22 Valter Moraes

Valter Moraes

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 225 posts
6
neutro

Postado 17 agosto 2010 - 06:57

Olá,

Aqui no interior de Sampa tb pega bem a tabarana.
Quando começei a pescar a mesma lá por 1993 com meu pai, pescavamos com vara de bambu com lambari ou tuvira.
Com o passar dos anos tivemos contato com o molinete, depois a carretilha e finalmente as iscas artificiais.

Hoje em dia usamos na maioria das vezes isca artificial, sempre usamos isca de meia-agua na faixa de seus 7 cm ou menores.
Como desde de 2002 se não me engano é proibido matar este tipo de peixe no estado de São Paulo(multa 2500 UFIRS e processo por crime ambiental), apenas pegamos e soltamos.

Semana retrasada fui pescar com uns amigos e pegamos algumas, em media sempre medinto na faixa de 35cm, as maiores raramente entram nas iscas artificiais, somente em lambari e pequenas turivas.

Segue algumas fotos antigas de VHS e algumas novas.
A maior tabarana que pegamos até hoje mediu 52 cm e quando ao peso não sabemos, a tabarana no caso é a antepenultima foto.

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Hoje em dia como pescador esportivo são raros os peixes que não soltamos.

Este peixe nao deve ser matar na minha opniao... ela leva quase de 10 anos para atingir sua maturidade 30 ou 35cm... e esta ou esteve em extinçao. uma pena vc ter matado belos exemplares assim.

abração

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)