Ir para conteúdo

Foto

Passo de Hélice

• Por favor, faça o login para responder
21 respostas neste tópico

#1 Acrisio

Acrisio

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 219 posts
0
neutro
  • Nome Real:Acrisio Pozzatti Junior
  • Estilo de Pesca:pesca e mergulho esportivo

Postado 01 setembro 2010 - 11:25

Tenho casco sunshine 19 com etec 90,veio com helice passo 17,atinge max 5000.rpm e 40 nos em aguas abrigadas,sera que e o ideal. gostaria de testar uma passo 19 ou 15 .quanto ao consumo de comb, ando mais com a lancha vazia 1 ou 2 e tamque cheio .qual passo teria melhor economia ??

#2 HelcioLima

HelcioLima

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 215 posts
1
neutro
  • Nome Real:Helcio Lima
  • Estilo de Pesca:aquário...

Postado 02 setembro 2010 - 12:45

http://www.nautibras...e/texto-007.htm

Continuação

http://www.nautibras...e/texto-008.htm

#3 JorgeParagon

JorgeParagon

começando a responder

• Pescadores
  • 345 posts
5
neutro
  • Nome Real:Jorge Aragão
  • Estilo de Pesca:todos

Postado 02 setembro 2010 - 03:10

http://www.nautibras...e/texto-007.htm

Continuação

http://www.nautibras...e/texto-008.htm

A placa de cavitação está alinhada com o fundo do barco?

Abraços

#4 Squalo

Squalo

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 87 posts
0
neutro
  • Nome Real:Luiz Eduardo
  • Estilo de Pesca:submarina

Postado 02 setembro 2010 - 03:23

esse tópico me interessa muito.... tb estou de olho nas respostas!

#5 Papaleguas

Papaleguas

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 923 posts
15
Boa
  • Nome Real:Wlad
  • Estilo de Pesca:Embarcada

Postado 02 setembro 2010 - 03:24

Se 5000 rpm é o limite de rotação do motor está perfeito, se não tem que diminuir o passo do hélice....

#6 JorgeParagon

JorgeParagon

começando a responder

• Pescadores
  • 345 posts
5
neutro

Postado 02 setembro 2010 - 03:33

Se 5000 rpm é o limite de rotação do motor está perfeito, se não tem que diminuir o passo do hélice....

Não ,o motor tem que rodar por volta de 5500 RPMs , mas só recomendaria trocar por um passo 15 se o motor não estiver enterrado, não conheço o casco ,nem conheço o seu teste só tenho a ficha tecnica que diz o peso de 500 KG sem motor ,se o motor ja passou do periodo de amaciamento (2 horas acima de 2000 RPM) eu tentaria levantar o motor e ver como se comporta o trim ,caso não tenha muito recurso de trim ,ai sim trocaria por um passo menor .

Abrindo um parentesis ,acho que os estaleiros tem obrigação de saber qual o helice e altura ideal do motor em seus cascos ,muitas vezes são entregues a pessoas que furam a popa sem o gabarito e impedem que se mexa na altura do motor ,na minha opinião os barcos ja deveriam sair de fabrica com as popas furadas.

Abraços

#7 EdmundoSouto

EdmundoSouto

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 67 posts
0
neutro
  • Nome Real:EdmundoSouto
  • Estilo de Pesca:CaçaSub

Postado 02 setembro 2010 - 03:46

Não ,o motor tem que rodar por volta de 5500 RPMs , mas só recomendaria trocar por um passo 15 se o motor não estiver enterrado, não conheço o casco ,nem conheço o seu teste só tenho a ficha tecnica que diz o peso de 500 KG sem motor ,se o motor ja passou do periodo de amaciamento (2 horas acima de 2000 RPM) eu tentaria levantar o motor e ver como se comporta o trim ,caso não tenha muito recurso de trim ,ai sim trocaria por um passo menor .

Abrindo um parentesis ,acho que os estaleiros tem obrigação de saber qual o helice e altura ideal do motor em seus cascos ,muitas vezes são entregues a pessoas que furam a popa sem o gabarito e impedem que se mexa na altura do motor ,na minha opinião os barcos ja deveriam sair de fabrica com as popas furadas.

Abraços

Jorge,

Este link ativa um programa que poderá calcular o passo exato que será necessario(só que tem que saber um pouquinho de ingles)

http://www.go-fast.c..._Calculator.htm

Att ED

#8 JorgeParagon

JorgeParagon

começando a responder

• Pescadores
  • 345 posts
5
neutro

Postado 02 setembro 2010 - 04:30

Jorge,

Este link ativa um programa que poderá calcular o passo exato que será necessario(só que tem que saber um pouquinho de ingles)

http://www.go-fast.c..._Calculator.htm

Att ED

Grande ED

Valeu!, porem o programa parte da premissa de que a altura do motor é a ideal!,no caso da Victory 26 ,onde os motores tem que funcionar ligeiramente enterrados,ja que se trata de um barco para pesca em alto mar ,a altura e o passo de helice ja são determinados no ato da compra ,então não tem este tipo de desgaste/aporrinhação/etc.
Por isso é que eu digo tem estaleiros e estaleiros....

Abraços
PS
Va em recomendaçoes / helice
http://www.paragon-t...m.br/index1.htm

#9 Acrisio

Acrisio

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 219 posts
0
neutro

Postado 16 setembro 2010 - 08:31

Abraços

CARO JORGE

A PLACA DE CAVITAÇAO DEVE SER O MESMO QUE PLACA ANTI VENTILAÇAO,AQUELA ASINHA TIPO AEROFOLIO EM CIMA DO HELICE.

A MINHA ESTA +- 2 POL.ACIMA DO FUNDO.

#10 Acrisio

Acrisio

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 219 posts
0
neutro

Postado 16 setembro 2010 - 08:34

esse tópico me interessa muito.... tb estou de olho nas respostas!

SQUALO VCE QUE E FERA EM INGLES DECIFRA AQUELE SITE DE CAUCULO DE PASSO EM INGLES QUE O EDMUNDO POSTOU,
AI QUEM SABE TE LEVO PRA PEGAR UNS OBS NO MEU NINHO. :joia: HEHE

#11 Acrisio

Acrisio

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 219 posts
0
neutro

Postado 16 setembro 2010 - 08:47

[quote name='JorgeParagon' date='02 September 2010 - 04:10 PM' timestamp='1283451031' post='337987']

Abraços
[/quote

Caro Jorge, pelo que entendi, nos topicos da nautibras ,se o motor atingir max 5500rpm o helice ta correto, se o motor passar deste rpm devo aumentar o passo, se não atingir esse giro devo diminuir o passo.

a minha atinge 5000 a 5500+- passo 17 , ando sempre com tamque cheio e lancha vazia 1 ou 2 passageirosno max,gostaria de colocar uma inox ,devo manter esse passo ? e a troca de aluminio por inox realmente compensa , em desempenho e economia ? e onde acho helices inox com otimo preço e qualidade ??

#12 Alexandre Campos

Alexandre Campos

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.071 posts
105
Ótima
  • Nome Real:Alexandre Campos
  • Estilo de Pesca:todas

Postado 16 setembro 2010 - 09:21

Acrisio, se vc treocar por um helice de inox, vai ter um pequeno ganho em velocidade final e economia, visto a baixa deformação que o inox sofre em comprarção ao alumínio.
Se eu fosse vc tentaria importar direto, sai bem mais barato.

#13 JorgeParagon

JorgeParagon

começando a responder

• Pescadores
  • 345 posts
5
neutro

Postado 16 setembro 2010 - 09:53

Se a embarcação está atingindo 5500 RPM's com helice aluminio passo 17 eu passaria para aço passo 17 ,se o uso é em alto mar e voce não tem o habito de passar com o barco em cima das pedras a lancha ficará mais economica e melhorará o desempenho ,quanto a qualidade ,acho que qualquer uma da BRP é de ótima qualidade e com relação a preço ,a internet está ai para isto mesmo.

Abraços

#14 Squalo

Squalo

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 87 posts
0
neutro
  • Nome Real:Luiz Eduardo
  • Estilo de Pesca:submarina

Postado 17 setembro 2010 - 01:57

SQUALO VCE QUE E FERA EM INGLES DECIFRA AQUELE SITE DE CAUCULO DE PASSO EM INGLES QUE O EDMUNDO POSTOU,
AI QUEM SABE TE LEVO PRA PEGAR UNS OBS NO MEU NINHO. :joia: HEHE

kkkkkkkkk..... Fazemos qualquer negócio!!
Brincadeiras a parte... vamos marcar um dia para que vc venha aqui em casa que eu te ajudo com a tradução.
Quanto ao seu ninho de OBs... prometo que vou de olhos fechados e gps desligado!! Mas eu prefiro que vc evoque alguma entidade e faça esse vento parar!! Se conseguir isso, até de ensino inglês!!

abração

#15 Elder

Elder

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 277 posts
1
neutro
  • Nome Real:Elder Ivan Perez Brun
  • Estilo de Pesca:esportiva embarcado mar e costão

Postado 17 setembro 2010 - 07:41

Poxa, que feira de barganhas.........
Ta certo, cada um oferece o que TEM para poder conseguir o que QUER...KKKKKKKKKKKK
Big abração

#16 *alemao*

*alemao*

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 29 posts
0
neutro
  • Nome Real:victor
  • Estilo de Pesca:linha jig caça sub

Postado 17 dezembro 2010 - 07:41

OLÁ AMIGOS.

gostaria de uma juda.

tenho uma fly fish 19 com e-tec 130 hp. o hélice é de aluminio original, de 13.25 x 17 e a placa de ventilação esta alinhada com o fundo do barco , a rotação máxima do motor é 5700 rpm e faz 43 m/h o casco esta planando a 2700 rpm com 15 mn. geralmente navego com o tanque cheio com 4 adultos , navego em cruzeiro com 3500 rpm a 21 mn. , existe algum tipo de hélice tanto passo , como diametro , material de fabricação da hélice , ou qualquer coisa que possa melhorar ainda mais?

estava pensando em pedir uma inox de 13 1/2 x 17 , será que vai alterar algo ?

obrigado

#17 Cap. Tuba

Cap. Tuba

Administrador

• Administrador Geral
  • 19.821 posts
276
Ótima
  • Nome Real:Antonio Amaral
  • Estilo de Pesca:Pirangueiro profissional :-)

Postado 17 dezembro 2010 - 06:33

OLÁ AMIGOS.

gostaria de uma juda.

tenho uma fly fish 19 com e-tec 130 hp. o hélice é de aluminio original, de 13.12 x 17 e a placa de ventilação esta alinhada com o fundo do barco , a rotação máxima do motor é 5700 rpm e faz 43 m/h o casco esta planando a 2700 rpm com 15 mn. geralmente navego com o tanque cheio com 4 adultos , navego em cruzeiro com 3500 rpm a 21 mn. , existe algum tipo de hélice tanto passo , como diametro , material de fabricação da hélice , ou qualquer coisa que possa melhorar ainda mais?

obrigado

eleva a placa de cavitação uma polegada antes de pensar em trocar o hélice, para mim seu helice está ótimo

#18 Alexandre Campos

Alexandre Campos

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.071 posts
105
Ótima
  • Nome Real:Alexandre Campos
  • Estilo de Pesca:todas

Postado 17 dezembro 2010 - 09:22

OLÁ AMIGOS.

gostaria de uma juda.

tenho uma fly fish 19 com e-tec 130 hp. o hélice é de aluminio original, de 13.12 x 17 e a placa de ventilação esta alinhada com o fundo do barco , a rotação máxima do motor é 5700 rpm e faz 43 m/h o casco esta planando a 2700 rpm com 15 mn. geralmente navego com o tanque cheio com 4 adultos , navego em cruzeiro com 3500 rpm a 21 mn. , existe algum tipo de hélice tanto passo , como diametro , material de fabricação da hélice , ou qualquer coisa que possa melhorar ainda mais?

obrigado

Vide minha resposta acima, vale pra vc tbm.

#19 *alemao*

*alemao*

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 29 posts
0
neutro

Postado 20 dezembro 2010 - 07:42

CAP. TUBA.

JA TINHA PENSADO NESSA POSSIBILIDADE , MAS EU ACHAVA QUE IA FICAR COM POUCO TRIM PARA TRABALHAR , ISSO NÃO INFLUENCIA ?

OUTRA COISA.

PERCEBO QUE MEU BARCO NAVEGA COM A PROA MUITO ALTA MESMO COM O TRIM TODO ABAIXADO , ISSO COM O MAR UM POUCO MAIS GROSSO FAZ BATER MUITO , ESTAVA PENSANDO EM POR UMA CUNHA DE MADEIRA OU PVC ENTRE O MOTOR E O ESPELHO DE POPA PARA DAR MAIS ANGULO NO MOTOR, O QUE ACHAM ? SERÁ QUE ISSO VAI FAZER BAIXAR MAIS A PROA ?

OBRIGADO

#20 *alemao*

*alemao*

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 29 posts
0
neutro

Postado 22 dezembro 2010 - 10:00

eleva a placa de cavitação uma polegada antes de pensar em trocar o hélice, para mim seu helice está ótimo

CAP. TUBA,

ONTEM FUI NA MARINA E INSTALEI UMA CUNHA DE IPÊ COM 3CM NA PARTE DE CIMA E 1CM NA PARTE DE BAIXO , A INSTALAÇÃO FICOU BOA E REPAREI QUE ESTAVA ENGANADO QUANTO A ALTURA DO MOTOR POIS A PLACA DE CAVITAÇÃO JA ESTAVA 1 POL ACIMA DO FUNDO DO BARCO, E MANTIVE A MESMA ALTURA.

TESTEI O BARCO E REALMENTE A PROA DO BARCO FICOU MAIS BAIXA E MELHOROU MUITO A NAVEGAÇÃO COM O MAR GROSSO E O TRIM TODO ENTERRADO MAS O QUE PERCEBI É QUE DÁ A IMPRESSÃO DE QUE A CABEÇA DO MOTOR FICA MAIS FUNDA QUANDO O BARCO COMEÇA A ANDAR.

VALE A PENA COLOCAR O HÉLICE DE MESMO PASSO PORÉM AO INVES DE 13.25 DE DIAMETRO PASSAR PARA 13.5 , O QUE VAI MUDAR?
E O INOX PEÇO COM O TAMANHO DE 13.25 OU 13.5 ?

OBRIGADO

#21 *alemao*

*alemao*

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 29 posts
0
neutro

Postado 22 dezembro 2010 - 10:04

Vide minha resposta acima, vale pra vc tbm.

ALEX

QUAL SUA OPNIÃO QUANDO A PERGUNTA QUE FIZ AO CAP. TUBA?

OBRIGADO

#22 *alemao*

*alemao*

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 29 posts
0
neutro

Postado 16 dezembro 2011 - 09:29

boas pessoal,

após 1 anos usando o barco, troquei o hélice de aluminio original por um da sorabo com as mesmas dimensões da original, porém percebi que a velocidade final caiu de 43 para 38 mn e a de cruzeiro tenho que aumentar em 500 giros para manter a mesma velocidade que tinha antes, ja decidi trocar por uma de inox, qual diametro e passo pego? , ví umas hélices de 4 pás e umas hélices de 6 pás 3 que giram para um lado e 3 que giram para o lado oposto, será que vale a pena ????

obrigado

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)