Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

Pescaria em Itacuruçá - RJ

• Por favor, faça o login para responder
3 respostas neste tópico

#1 Laion

Laion

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 1 posts
0
neutro
  • Nome Real:Laion Fernandes de Oliveira
  • Estilo de Pesca:Pesca de Praia, ou Costeira

Postado 20 setembro 2010 - 12:18

Amigos, Este final de semana eu e mais 3 pessoas cometemos o erro de resolver ir pescar em uma ilha em itacuruçá (Mangaratiba - RJ), debaixo de muita chuva e vento forte, ficamos em um pequeno pier em uma ilha a esquerda da praia de itacuruçá, após sofrer muito, saiu o primeiro peixe, uma pequena cocoroca, logo depois veio 3 riscadinhos em outra linha e para finalizar veio um pescado até grandinho, eu fiquei o tempo todo pescando no corrico com um kit da marine sports (vara sensor + carretilha titan 10000 + linha 0.35 Spider) eu pesquei pela primeira vez com carretilha e notei que não é tão facil quanto parecia, eu usei uma isca artificial da marine tbm, eu não lembro o modelo, mas era feita para pescar bicuda, teve momentos da pescaria que eu notei que uma bicuda toda hora seguia a isca mas nunca fisgava, eu na esperança de pegar o bendito peixe fiquei horas no mesmo lugar tentando, embolando a linha váaaaaarias e várias vezes. Bem, gostaria de saber se tem algum método de uso melhor para o meu equipamento? a linha só embolava se eu aremesasse por cima da cabeça, caso joga-se de lado, ia numa boa. alguem sabe pq?

É isso ai, nada de pesca debaixo de chuva e vento forte!!!

Abraço.

#2 Carlos Zacca

Carlos Zacca

#NU STICKSSSS!

• Pescaki V.I.P
  • 1.074 posts
0
neutro
  • Nome Real:Antonio Carlos A Zacca
  • Estilo de Pesca:Bait & JJ

Postado 20 setembro 2010 - 12:22

Amigos, Este final de semana eu e mais 3 pessoas cometemos o erro de resolver ir pescar em uma ilha em itacuruçá (Mangaratiba - RJ), debaixo de muita chuva e vento forte, ficamos em um pequeno pier em uma ilha a esquerda da praia de itacuruçá, após sofrer muito, saiu o primeiro peixe, uma pequena cocoroca, logo depois veio 3 riscadinhos em outra linha e para finalizar veio um pescado até grandinho, eu fiquei o tempo todo pescando no corrico com um kit da marine sports (vara sensor + carretilha titan 10000 + linha 0.35 Spider) eu pesquei pela primeira vez com carretilha e notei que não é tão facil quanto parecia, eu usei uma isca artificial da marine tbm, eu não lembro o modelo, mas era feita para pescar bicuda, teve momentos da pescaria que eu notei que uma bicuda toda hora seguia a isca mas nunca fisgava, eu na esperança de pegar o bendito peixe fiquei horas no mesmo lugar tentando, embolando a linha váaaaaarias e várias vezes. Bem, gostaria de saber se tem algum método de uso melhor para o meu equipamento? a linha só embolava se eu aremesasse por cima da cabeça, caso joga-se de lado, ia numa boa. alguem sabe pq?

É isso ai, nada de pesca debaixo de chuva e vento forte!!!

Abraço.

Aumente o freio da sua carretilha depois quando acostumar vá diminuindo gradativamente...

#3 Amadeu

Amadeu

começando a responder

• Pescadores
  • 376 posts
4
neutro
  • Nome Real:José Amadeu de Bem Menezes Filho

Postado 21 setembro 2010 - 11:22

Laion,

bom dia.

Vou tentar ajudar um pouco.

Em primeiro lugar, usar carretilhas em dias de vento forte pode ser complicado, pois o vento altera a velocidade da isca no ar, mas não muda a velocidade com que o carretel da carretilha se move. Com isso, a linha embola no carretel, e forma as "cabeleiras". Isso acontece principalmente se vc arremessa CONTRA o vento. Se estiver a favor, não costuma dar problema. Ao arremessar sobre a cabeça, vc pode ter colocado a isca em maior altitude e pego maior corrente de vento do que qd arremessava de lado, e a isca viajava mais rente ao mar.

Solução mais fácil - usar molinete no lugar da carretilha. Como já falou o Zacca, tb dá pra tentar alterar a regulagem dos freios da carretilha (centrífugo e sintonia fina), mas pode alterar a distância do arremesso. Ah, e o peso da isca tb influencia. Em princípio, a gente deve regular a carretilha de novo se trocar de iscas com pesos muito diferentes.

A regulagem é assim: 1 - Segure a vara na horizontal, na altura do cotovelo e paralela ao chão. 2 - Solte a trava da carretilha. 3 - A sintonia fina (é uma "tampinha de rosca" menor, na lateral da carretilha) deve ser regulada de tal modo que a linha saia naturalmente da vara, só com o peso da isca, e pare assim que a isca tocar ao chão. Se a linha continuar saindo com a isca já no chão, a sintonia fina tá solta demais. Se a isca não conseguir puxar a linha com seu proprio peso, é porque a sintonia tá apertada em excesso...

Em relação a Itacuruçá: Em geral, a gente sai de barco para pescar com iscas artificiais. Já pesquei desembarcado em duas ilhas - siri-pestana e carapuça (nesta com resultados melhores), mas de barco é melhor. Tem dias em que vc pega bastante peixes num determinado lugar. Mas daqui a pouco você volta ao mesmo ponto e não acha mais nada. Com o barco, vc tem liberdade para correr vários locais a procura dos cardumes...

E tem dia (difícil, mas acontece) em que vc não acha peixe em lugar nenhum. E tem dia em que só os encontra em um determinado local, ou só de manhã cedo, ou só a tardinha...

Por fim, em relação ao tempo - algumas das melhores pescarias que já fiz em Itacuruça foram em dias de chuva ou nublados. O que atrapalha mais é mesmo o vento, pois este dificulta os arremessos e a navegação.

Qq coisa, estamos a disposição para ajudar.

Abs cariocas,

Amadeu

#4 Carlos Alexandre.

Carlos Alexandre.

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 170 posts
0
neutro
  • Nome Real:Carlos Alexandre Novaes Ferreira
  • Estilo de Pesca:Mar e Agua Doce

Postado 22 setembro 2010 - 12:59

Cara da uma olhada nesse video aqui do AlexBolt do Caterva
ele ensina como vc regular o freio centrifugo da carretilha
eu tbm sou novato nesse tipo de pesca
mais aprendi muito com esse video
depois q vi esse video nunca mais tive cabeleira:

agora esse ele ensina o Grip correto
Como fazer lançamentos
como segurar a carretilha pra trabalhar uma isca de superficie
e até a trabalhar uma Zara:

espero ter ajudado.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)