Ir para conteúdo

Foto

Peixe congelado

• Por favor, faça o login para responder
18 respostas neste tópico

#1 Julio Lopes

Julio Lopes

Já estou me enturmando!

• Dados Incompletos
  • 241 posts
0
neutro
  • Nome Real:Julio Cesar Lopes
  • Estilo de Pesca:Pesca esportiva

Postado 20 outubro 2010 - 10:18

AMIGOS,

DURANTE QUANTO TEMPO UM PEIXE JÁ LIMPO E EMBALADO PODE FICAR CONGELADO?

GRATO

JÚLIO LOPES

#2 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 15.616 posts
2.574
Ótima
  • Nome Real:Maurício Hu
  • Estilo de Pesca:pedra, praia, canal

Postado 20 outubro 2010 - 10:22

Me disseram até um mês. Depois ainda pode ser consumido, mas vai perdendo as características desejáveis.

#3 pleffer

pleffer

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.151 posts
118
Ótima
  • Nome Real:Tiago Pleffer
  • Estilo de Pesca:se tiver sal na água e ondas eu pesco...hehehhe

Postado 20 outubro 2010 - 11:10

Ja comí peixe de até 6 meses congelado... mas o gosto vai ficando parecido com estopa...

Na prática se vc pescar e comer sem congelar o sabor é 100 %...
Se congelar e consumir em até um mês , uns 70 %...
Depois para cada mes congelado vai perdendo 10 % do sabor...

minha resposta não tem embasamento científico, ela é baseada na experiência mesmo...

Abraço...
Pleffer.

#4 Fernando

Fernando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.342 posts
12
Boa
  • Nome Real:Fernando M Braga
  • Estilo de Pesca:Pesque Pague, Lagoa, Rio

Postado 20 outubro 2010 - 11:53

Pessoalmente,
não gosto de peixe congelado.
Perde muito do sabor e da textura.

Melhor pescar ou comprar um peixe fresco.
Ou, um quase fresco, num supermercado de confiança.

#5 cavalski

cavalski

Caiaqueiro

• Pescadores
  • 660 posts
0
neutro
  • Nome Real:Marcos Paulo Cavalieri
  • Estilo de Pesca:de peixe

Postado 20 outubro 2010 - 04:17

E se o peixe estiver fazendo aniversário no freezer? Imagem Postada

#6 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 15.616 posts
2.574
Ótima

Postado 20 outubro 2010 - 04:26

E se o peixe estiver fazendo aniversário no freezer? Imagem Postada

Acenda algumas velas...

#7 cavalski

cavalski

Caiaqueiro

• Pescadores
  • 660 posts
0
neutro

Postado 20 outubro 2010 - 04:28

Acenda algumas velas...

Só pra cantar "parabéns" ? Ou pra fazer alguma receita "à luz de velas" ?Imagem Postada

#8 Capt. Joe Novo

Capt. Joe Novo

Capt. Swordfish

• Colaboradores
  • 1.236 posts
1
neutro
  • Nome Real:Joe Novo
  • Estilo de Pesca:oceanica

Postado 20 outubro 2010 - 04:43

se for embalado a vacuo até 3 meses.... peixe fresco é o melhor porem alguns peixes nao perdem muito o sabor, principalmente se for descongelado corretamente... tire do congelador e ponha na geladeira na noite anterior.... :joia:

#9 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 15.616 posts
2.574
Ótima

Postado 20 outubro 2010 - 05:05

Só pra cantar "parabéns" ? Ou pra fazer alguma receita "à luz de velas" ?Imagem Postada

Para o enterro. Imagem Postada

#10 FredBittencourt

FredBittencourt

começando a responder

• Pescadores
  • 527 posts
22
Ótima
  • Nome Real:Frederico Bittencourt
  • Estilo de Pesca:embarcado

Postado 20 outubro 2010 - 05:18

A dica para o peixe ficar bom é...

Só leve para casa aquilo que for consumir no máximo até poucos dias depois da pescaria...
O resto, deixa no mar e traga depois...

#11 cavalski

cavalski

Caiaqueiro

• Pescadores
  • 660 posts
0
neutro

Postado 20 outubro 2010 - 05:47

Para o enterro. Imagem Postada

Imagem PostadaImagem PostadaImagem Postada

Tá certo...

Mas dá dó desperdiçar, ainda mais porque foi "presente"....

Acho que vou acender a vela pro meu santo e pedir pra ele segurar a onda quando eu comer ele (o peixe) frito...

Forte abraço

#12 Diego SM

Diego SM

->Pesca Evolution Team <-

• Pescaki V.I.P
  • 7.667 posts
187
Ótima
  • Nome Real:Diego da Silva Manoel
  • Estilo de Pesca:Fly Fishing, Tenkara, Bait Casting, Spinning e Pesca Caipira

Postado 20 outubro 2010 - 11:34

Eu gosto de comer no dia ou no max até em 4 dias.

Prefiro trazer uma quantidade e comer, e depois ir pescar denovo..

#13 Caio Múcio

Caio Múcio

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 196 posts
6
neutro
  • Nome Real:Caio Múcio
  • Estilo de Pesca:amador

Postado 21 outubro 2010 - 06:50

Acenda algumas velas...

vela = instrumento utilizado p. começar o fogo na churrasqueira! SERIA MELHOR. e arroz! uhauahuahuahuhaua

#14 Caio Múcio

Caio Múcio

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 196 posts
6
neutro
  • Nome Real:Caio Múcio
  • Estilo de Pesca:amador

Postado 21 outubro 2010 - 06:56

agora falando serio. qualquer alimento congelado vai perder o sabor. o peixe (agua doce) perde o sabor, mas nao muito (meu ponto de vista). vejo como exemplo à carne. aqui temos o costume de vez em quando (festa grande) matar um boi de manha e churras no almoço - o sabor é totalmente diferente da carne embalada a vácuo, imagina entao, da carne congelada? enfim, se nao pode comer na hora, congele, vai perder um pouco do sabor, mas fazer oq???? fiz a 6 meses atras um pintado q estava uns 4 meses no freezer, usei um pouco mais de tempero, ninguem falou nada. só quem percebe é quem tem um gosto muito apurado. senao ninguem percebe. nao sei nada de peixe de agua salgada (são poucos os peixes de agua salgada q gosto e por isso nao palpito em nada de agua salgada)

#15 Diego SM

Diego SM

->Pesca Evolution Team <-

• Pescaki V.I.P
  • 7.667 posts
187
Ótima
  • Nome Real:Diego da Silva Manoel
  • Estilo de Pesca:Fly Fishing, Tenkara, Bait Casting, Spinning e Pesca Caipira

Postado 21 outubro 2010 - 10:04

PEixe congelado, se vc cortar ele na hora para tirar os filés etc, tudo bem, mas se ele perder um pouquinho o gelo você vê que a carne esta "esfarelando"

#16 Vizzinho_RJ

Vizzinho_RJ

começando a responder

• Pescadores
  • 599 posts
0
neutro
  • Nome Real:Rafael
  • Estilo de Pesca:Arremesso & Jumping Jig

Postado 29 outubro 2010 - 04:11

Depende de Como é Congelado ne !!
Eu aqui costumo congelar sempre evitando que o Gelo Entre em Contato com o Peixe.
Peixe Limpo e Bem Ensacado, passo uma Folha de Jornal Como se Estivesse Embalando, Ensaco Novamente, Etiqueta com Nome do Peixe e Data.

Não que eu faça estoque de Peixe, mais imagine ver somente pacotes no Freezer, ia ser complicado programar o almoço.

Pra Descongelar, Retiro o Primeiro Saco, O Jornal e deixo na Geladeira numa Bacia :)

Nao aprendi com Ninguem, apenas foi uma maneira que encontrei da Carne do Peixe nao Absorve o Gelo e Perde o Sabor, acho que assim o Peixe congela "A seco".

E Recomendo comer em no maxaximo ate tres meses, caso contrario reveja a quantidade de peixe que anda trazendo na pescaria.

#17 Chico Andrade

Chico Andrade

começando a responder

• Pescadores
  • 322 posts
4
neutro
  • Nome Real:Francisco Andrade
  • Estilo de Pesca:Corrico

Postado 05 novembro 2010 - 07:32

Existem varias tecnicas de congelamento, algumas delas proporcionam um tempo muito longo de conservacao, teoricamente de mais de um ano, no entanto o Ministerio da agricultura nao permite congelados com mais de um ano de validade. O problema de "perder sabor", "carne esfarelando", etc ocorre quando o peixe nao 'e congelado corretamente. Na industria, que conta com equipamentos adequados, o processo correto 'e resfriar os files ate proximos de 0 grau e entao passa-los num tunel de congelamento que congela as pecas de forma muito rapida, evitando a formacao de cristais de gelo grandes dentro das celulas. Apos congelado o produto ainda recebe uma fina camada de gelo num processo chamado "glazing" ou vidramento, que protege o file e evita que ele seque no frio. Depois do congelamento o produto pode ser acondicionado em embalagens com atmosfera modificada (Gas carbonico e nitrogenio), desta forma 'e impossivel o produto estragar, desde que a cadeia de frio nao tenha sido quebrada. Quando o file 'e congelado lentamente se formam longos cristais de gelo dentro das celulas que perfuram a parede celular e quando o file 'e descongelado parte do conteudo da celula 'e perdido, por isso a perda de sabor.
Domesticamente uma solucao 'e processar o peixe (filetar, fazer postas ou eviscerar), acondicionar as porcoes em embalagens plasticas (sacos proprios para alimento) e colocar no freezer sobre as placas de congelamento, para congelar o mais rapido possivel. Se for possivel utilizar vacuo, 'e otimo, se nao tiver a maquina de vacuo uma solucao que quebra o galho 'e utilizar sacos tipo ziplock, fechar o saco quase todo e submergir o file num recipiente com agua ate proximo da boca do saco, isso ira retirar quase todo o ar, entao 'e so terminar de fechar o saco.
[]'s
chico

#18 Estevan Charles

Estevan Charles

começando a responder

• Pescadores
  • 432 posts
1
neutro
  • Estilo de Pesca:Iscas Artificiais e Naturais

Postado 29 novembro 2010 - 04:34

O ideal sempre é o consumo imediato, ou o mais proximo disso. O congelamento por si só vai tirando o gosto (sabor) dos alimentos, já comi peixe com aproximadamente 2 meses de congelamento, mas como foi preparado com vinagrete no forno não deu pra perceber muito a perda do gosto.

#19 Orlei

Orlei

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 4 posts
0
neutro
  • Nome Real:Orlei Cabrine
  • Estilo de Pesca:embarcada com iscas naturais

Postado 22 dezembro 2010 - 09:46

Existem varias tecnicas de congelamento, algumas delas proporcionam um tempo muito longo de conservacao, teoricamente de mais de um ano, no entanto o Ministerio da agricultura nao permite congelados com mais de um ano de validade. O problema de "perder sabor", "carne esfarelando", etc ocorre quando o peixe nao 'e congelado corretamente. Na industria, que conta com equipamentos adequados, o processo correto 'e resfriar os files ate proximos de 0 grau e entao passa-los num tunel de congelamento que congela as pecas de forma muito rapida, evitando a formacao de cristais de gelo grandes dentro das celulas. Apos congelado o produto ainda recebe uma fina camada de gelo num processo chamado "glazing" ou vidramento, que protege o file e evita que ele seque no frio. Depois do congelamento o produto pode ser acondicionado em embalagens com atmosfera modificada (Gas carbonico e nitrogenio), desta forma 'e impossivel o produto estragar, desde que a cadeia de frio nao tenha sido quebrada. Quando o file 'e congelado lentamente se formam longos cristais de gelo dentro das celulas que perfuram a parede celular e quando o file 'e descongelado parte do conteudo da celula 'e perdido, por isso a perda de sabor.
Domesticamente uma solucao 'e processar o peixe (filetar, fazer postas ou eviscerar), acondicionar as porcoes em embalagens plasticas (sacos proprios para alimento) e colocar no freezer sobre as placas de congelamento, para congelar o mais rapido possivel. Se for possivel utilizar vacuo, 'e otimo, se nao tiver a maquina de vacuo uma solucao que quebra o galho 'e utilizar sacos tipo ziplock, fechar o saco quase todo e submergir o file num recipiente com agua ate proximo da boca do saco, isso ira retirar quase todo o ar, entao 'e so terminar de fechar o saco.
[]'s
chico

> valeu a explicação, mais um ensinamento sobre congelamento.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)