Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

Orientação para evitar acidentes com peixes

• Por favor, faça o login para responder
15 respostas neste tópico

#1 Andre Iguti

Andre Iguti

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 1.991 posts
18
Boa
  • Estilo de Pesca:artificial

Postado 10 novembro 2010 - 02:30

Orientação para evitar acidentes com peixes
Agência Fapesp Acidentes com peixes

Professores e alunos da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), ligada à Unesp, produziram um folheto para alertar e orientar pescadores profissionais e esportivos a respeito de acidentes causados por peixes nos rios Paraná e Paranapanema, entre as divisas dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

O material será distribuído para as comunidades pesqueiras e para turistas na região e reúne informações sobre primeiros cuidados para ferimentos causados por arraias fluviais, mandis, bagres e outros peixes.

O material também orienta médicos sobre intervenções cirúrgicas nos casos mais graves.

O projeto é coordenado por Vidal Haddad Júnior, da FMB da Unesp, e envolve a participação de alunos de doutorado. Os estudantes entrevistaram pescadores das comunidades ribeirinhas da região do Alto Rio Paraná para conhecer as principais causas dos acidentes durante a pesca.

Mandis e piranhas

Segundo a Unesp, os folhetos, elaborados em linguagem simples, direta e ilustrada, podem contribuir decisivamente para a diminuição dos acidentes do tipo na região, sendo a iniciativa aplicável em toda a Bacia do Prata.

Nos últimos três meses, os alunos constataram a ocorrência de vários ferimentos feitos por peixes, como o grande número de acidentes múltiplos por mandis, que são peçonhentos e causam dor intensa.

Outro grande número de traumas está relacionado a peixes de valor comercial, como pintados, traíras, corvinas e piranhas, que ferem com suas estruturas corporais - eles apresentam raios de nadadeiras (corvinas e tucunarés) ou dentes (piranhas e traíras).

O material será entregue em pontos estratégicos das comunidades ribeirinhas. Para os demais interessados, o folheto estará disponível em formato PDF, no site www.fmb.unesp.br.

#2 mf cheque

mf cheque

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 41 posts
0
neutro
  • Nome Real:marcos fernando cheque
  • Estilo de Pesca:geral

Postado 10 novembro 2010 - 08:51

Boa vou baixar o meu:joia: :joia: :joia:

#3 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 14.731 posts
1.405
Ótima
  • Nome Real:Maurício Hu
  • Estilo de Pesca:pedra, praia, canal

Postado 10 novembro 2010 - 09:01

Quem nunca levou ferroada de bagre, que atire a primeira pedra!

#4 Diego SM

Diego SM

->Pesca Evolution Team <-

• Pescaki V.I.P
  • 7.563 posts
88
Ótima
  • Nome Real:Diego da Silva Manoel
  • Estilo de Pesca:Fly Fishing, Tenkara, Bait Casting, Pesca Caipira

Postado 10 novembro 2010 - 09:33

Pode escolher o lugar que você vai querer a pedrada ehaueaheuaheauea (se tive-se falado mordida de piranha teria tido mais sorte heauehuea)

#5 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 14.731 posts
1.405
Ótima
  • Nome Real:Maurício Hu
  • Estilo de Pesca:pedra, praia, canal

Postado 11 novembro 2010 - 06:41

Pode escolher o lugar que você vai querer a pedrada ehaueaheuaheauea (se tive-se falado mordida de piranha teria tido mais sorte heauehuea)

Imagem PostadaImagem PostadaImagem Postada

#6 Elizandro

Elizandro

começando a responder

• Pescadores
  • 654 posts
0
neutro
  • Nome Real:Elizandro
  • Estilo de Pesca:Só com isca de mentirinha...

Postado 27 janeiro 2011 - 08:42

o folheto estará disponível em formato PDF, no site www.fmb.unesp.br.

Alguém conseguiu baixar esse folheto?

Eu nem achei no site até hoje....

#7 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.578 posts
304
Ótima
  • Nome Real:José Normando dos Santos
  • Estilo de Pesca:amadora

Postado 27 janeiro 2011 - 08:48

Alguém conseguiu baixar esse folheto?

Eu nem achei no site até hoje....

Aqui você acha
http://www.googlesyn...search=unesp.br
Abraços!

#8 João Pescador Amador

João Pescador Amador

Vamô pescá?

• Pescaki V.I.P
  • 1.703 posts
21
Ótima
  • Nome Real:João Otávio Mochiuti
  • Estilo de Pesca:Pesque-solte, Pesque-pague, Esportiva

Postado 27 janeiro 2011 - 08:56

Mauricio :its_raining_shit: :its_raining_shit: :its_raining_shit:

Nunca recebi uma mordida de piranha :harhar:

#9 Elizandro

Elizandro

começando a responder

• Pescadores
  • 654 posts
0
neutro

Postado 27 janeiro 2011 - 09:11

Nunca recebi uma mordida de piranha :harhar:

Cara, quando a primeira te morder, você vai se apaixonar :wub: :wub: :wub: ....kkkk

#10 Elizandro

Elizandro

começando a responder

• Pescadores
  • 654 posts
0
neutro

Postado 27 janeiro 2011 - 09:14

Aqui você acha
http://www.googlesyn...search=unesp.br
Abraços!

Normando, achei nesse link que postou, mas é o com animais marinhos (já baixei).

Esse do tópico era de água doce...

Mas obrigado pela dica.

[]´s

#11 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.578 posts
304
Ótima

Postado 27 janeiro 2011 - 09:16

Ferroada de bagre é sopro se comparada a uma de mandi!Imagine uma entre o polegar e o indicador, era uma vez uma pescaria heheheh...

#12 João Pescador Amador

João Pescador Amador

Vamô pescá?

• Pescaki V.I.P
  • 1.703 posts
21
Ótima

Postado 27 janeiro 2011 - 09:27

Cara, quando a primeira te morder, você vai se apaixonar :wub: :wub: :wub: ....kkkk

Ixi eu hein :blink:

#13 João Pescador Amador

João Pescador Amador

Vamô pescá?

• Pescaki V.I.P
  • 1.703 posts
21
Ótima

Postado 27 janeiro 2011 - 09:28

Ferroada de bagre é sopro se comparada a uma de mandi!Imagine uma entre o polegar e o indicador, era uma vez uma pescaria heheheh...

Por aqui eu chamo Mandi de bragre!

Não são todos os bagres que tem espinho?

#14 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.578 posts
304
Ótima

Postado 27 janeiro 2011 - 09:44

Por aqui eu chamo Mandi de bragre!

Não são todos os bagres que tem espinho?

Hehehee...Genericamente todos os peixes de couro são chamados de bagre, desde o bagrinho de córrego até as piraibas. Qunado eu mereferi ao bagre, quiz dizer do bagrinho de córrego ou mesmo rio, um peixe que ao lado do lambari iniciaram a vida da maior parte de nós pescadores mais velhos. Embora sua ferrada seja dolorosa, os ferrões são mais curtos enão possuem tanto veneno. Já os mandis(principalmente o amarelo e o açu), possuem ferrões bem desenvolvidos, serrilhados e com um potente veneno. Só o ato de retirar o ferrão já causa um trauma danado, porque as serras são voltadas prá trás(auxiliam na fisgada e saem rasgando, que nem fisga). O pior é o veneno. Uma ferrada na mão, em poucos segundos a dor se irradia por todo o braço. Daí a pouco vem uma íngua debaixo do braço, febre etc.. Ribeirinhos e pescadores mais antigos recomendam arrancar o olho do bicho e aplicar aquele líquido sobre o local da ferida. Em algumas das dezenas de vezes que fui vítima do infeliz, já testei a "simpatia", algumas vezes deu resultado outras não. A alguns anos descobri um santo remédio prá tirar a dor, colírio anestésico.

#15 Diego SM

Diego SM

->Pesca Evolution Team <-

• Pescaki V.I.P
  • 7.563 posts
88
Ótima
  • Nome Real:Diego da Silva Manoel
  • Estilo de Pesca:Fly Fishing, Tenkara, Bait Casting, Pesca Caipira

Postado 28 janeiro 2011 - 12:13

Hehehee...Genericamente todos os peixes de couro são chamados de bagre, desde o bagrinho de córrego até as piraibas. Qunado eu mereferi ao bagre, quiz dizer do bagrinho de córrego ou mesmo rio, um peixe que ao lado do lambari iniciaram a vida da maior parte de nós pescadores mais velhos. Embora sua ferrada seja dolorosa, os ferrões são mais curtos enão possuem tanto veneno. Já os mandis(principalmente o amarelo e o açu), possuem ferrões bem desenvolvidos, serrilhados e com um potente veneno. Só o ato de retirar o ferrão já causa um trauma danado, porque as serras são voltadas prá trás(auxiliam na fisgada e saem rasgando, que nem fisga). O pior é o veneno. Uma ferrada na mão, em poucos segundos a dor se irradia por todo o braço. Daí a pouco vem uma íngua debaixo do braço, febre etc.. Ribeirinhos e pescadores mais antigos recomendam arrancar o olho do bicho e aplicar aquele líquido sobre o local da ferida. Em algumas das dezenas de vezes que fui vítima do infeliz, já testei a "simpatia", algumas vezes deu resultado outras não. A alguns anos descobri um santo remédio prá tirar a dor, colírio anestésico.

Meu avô no Mato Grosso.

Mandi no chão se debateu, afincou no pé dele, bem na junção dos ossos da perna com o pé, na parte mole, quase "morreu" de tanta dor...

#16 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.578 posts
304
Ótima

Postado 28 janeiro 2011 - 12:34

Meu avô no Mato Grosso.

Mandi no chão se debateu, afincou no pé dele, bem na junção dos ossos da perna com o pé, na parte mole, quase "morreu" de tanta dor...

Por incrível que pareça, foi assim também minha estreia hehehe...Me pegou por baixo do dedão,uma pontinha quebrou lá dentro, ninguém notou. Daí a uns tres meses saiu tipo um furúnculo do lado de cima do dedão, minha mãe colocou azeite prá "vazar". Vazou e ficou um olhinho branco, minha mãe puxou e era a ponta do ferrão. A cicatriz existe até hoje.Isto aconteceu a 47 anos hehehehe....

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)