Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

Carteira de pesca amadora

• Por favor, faça o login para responder
25 respostas neste tópico

#1 João Cecilio

João Cecilio

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 186 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Embarcado

Postado 03 dezembro 2010 - 12:16

Ao começar a refazer pelo MINISTÉRIO a nova autorização, achei estranho não conseguir a licença PROVISÓRIA no ato da inscrição visto que a mesma normalmente tem sua validade mediante a apresentação do boleto bancário. Ao solicitar a PROVISÓRIA o site informa que ela somente seria emitida após a compensação do boleto.

Pensei com meus botões qual seria necessidade de algo provisório em algo que só é emitido após compensação do boleto!
Como sou descendente de portugueses acreditei não ter raciocínio suficiente para a coisa e deixei pra lá.

Após 2 dias do pagamento do boleto saiu a minha carteira PROVISÓRIA. O site informava que somente apos 10 dias eu teria a DEFINITIVA sendo que a PROVISÓRIA teria a validade de 1 mês e a DEFINITIVA de 1 ANO (ou seja, definitiva de 1 ano, ai Jesuis).
Após 10 dias saiu a licença DEFINITIVA, mais bonitinha que a do IBAMA, e entendi que a emissão de uma mais bonitinha, cheia de penduricalhos impressos, seria para dar mais status à coisa.

Aí faltou-me raciocínio : ao final da DEFINITIVA vem escrito que só tem valor mediante apresentação do boleto bancário pago!!!!!!!!!!

Como pescador que se preze entra na água, lama etc... eu costumo plastificar a licença. Agora vou ter que plastificar o boleto? Se eu perder a carteira definitiva eu consigo imprimir outra. Mas, e se eu perder o boleto?

Estou confuso! Tive que votar com a carteira de motorista.
Há 2 anos atrás, pelo fato de ter trocado minha assinatura, não aceitaram meu RG com foto recente como documento para que eu tirasse um novo RG.

No meu pobre raciocínio uma carteira que exige comprovante de boleto tem que ser DEFINITIVA com uma única emissão. O boleto seria a comprovação do pagamento anual!!!!

Que pena que eu seja tão burro!!!!!!!

#2 Rafael Alves

Rafael Alves

começando a responder

• Pescadores
  • 880 posts
0
neutro
  • Nome Real:Rafael Francisco Alves
  • Estilo de Pesca:mar, pesqueiro, rio

Postado 03 dezembro 2010 - 03:07

É conterraneo, depois os orelhudos somos nós!!!!! rsrsrs

#3 Law Huei

Law Huei

**Casteando**

• Pescaki V.I.P
  • 3.017 posts
34
Ótima
  • Nome Real:Law Huei
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 03 dezembro 2010 - 03:14

Sim, é exatamente isso..a lei do mínimo esforço :assobiando:

#4 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.699 posts
386
Ótima
  • Nome Real:José Normando dos Santos
  • Estilo de Pesca:amadora

Postado 03 dezembro 2010 - 03:14

A licença emitida pelo IBAMA ou pela antiga SUDEPE funcionava da mesma maneira. A única diferença é que não existia "licença provisória", o boleto quitado tinha validade de trinta dias.
Uma recomendação, se fez o pagamento em caixa eletrônico, tira xerox porque o recibo original apaga rapidinho.

#5 Diego SM

Diego SM

->Pesca Evolution Team <-

• Pescaki V.I.P
  • 7.629 posts
138
Ótima
  • Nome Real:Diego da Silva Manoel
  • Estilo de Pesca:Fly Fishing, Tenkara, Bait Casting, Pesca Caipira

Postado 03 dezembro 2010 - 03:35

Sempre que preciso guardar boletos etc, faço um arquivamento no pc, e tiro uma cópia, é bom se caso perder sempre tem em mãos.

#6 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 15.263 posts
2.068
Ótima
  • Nome Real:Maurício Hu
  • Estilo de Pesca:pedra, praia, canal

Postado 03 dezembro 2010 - 05:10

Eita! Imagem Postada

#7 FredBittencourt

FredBittencourt

começando a responder

• Pescadores
  • 518 posts
18
Boa
  • Nome Real:Frederico Bittencourt
  • Estilo de Pesca:embarcado

Postado 03 dezembro 2010 - 06:44

Eu fiz a minha primeira licença pelo MPA mês passado e não ocorreu isso. Assim que fiz, já estava disponível a provisória, válida com o boleto. Depois saiu a definitiva, que também exige o boleto. O jeito é botar nesse tipo de plástico porta documentos que não podem ser plastificados. na verdade, todos os meus documentos estão nesse tipo de plastificação.
Minha preocupação é com o risco do comprovante bancário apagar, pois esses papéis termo-sensíveis que os bancos usam apagam em meses...

#8 João Cecilio

João Cecilio

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 186 posts
0
neutro

Postado 03 dezembro 2010 - 07:44

A licença emitida pelo IBAMA ou pela antiga SUDEPE funcionava da mesma maneira. A única diferença é que não existia "licença provisória", o boleto quitado tinha validade de trinta dias.
Uma recomendação, se fez o pagamento em caixa eletrônico, tira xerox porque o recibo original apaga rapidinho.

Fala aí Normando!
A minha carteira definitiva anterior do Ibama não vinha escrito que era necessário apresentar o boleto.
Na verdade eu estou torcendo para ver se no Pescaki tem alguém com contato com alguém do MINISTÉRIO ( letras maiúsculas pela importância do órgão) para desfazer essa bobagem.
Um abraço.

#9 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.699 posts
386
Ótima

Postado 03 dezembro 2010 - 08:05

Fala aí Normando!
A minha carteira definitiva anterior do Ibama não vinha escrito que era necessário apresentar o boleto.
Na verdade eu estou torcendo para ver se no Pescaki tem alguém com contato com alguém do MINISTÉRIO ( letras maiúsculas pela importância do órgão) para desfazer essa bobagem.
Um abraço.

Pois é, amigo!
Não é que a minha carteira tinha escrito isso!
Imagem Postada

O problema é que vigora ainda para efeito da licença de pesca a portaria do IBAMA. Veja aqui no artigo 8.
http://www.ibama.gov...escaamadora.pdf
Agora, no documento que o Ministério publicou sobre o que sepretende fazer com relação a pesca amadora, tem um item especialmente dedicado à licença. O que se pretende é simplificar sua emissão etc...
Veja aqui...
http://www.pescaki.c...-pesca-amadora/

E finalmente, a legislação não fala em "carteira de pesca" e sim "Licença de Pesca Amadora" com validade de um ano. Os "penduricalhos" identificam o documento como emitidos pelo poder público. Estes "penduricalhos" estão impressos nas guias de IPTU, nos Alvarás, etc.

#10 Andre Iguti

Andre Iguti

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 2.031 posts
44
Ótima
  • Estilo de Pesca:artificial

Postado 03 dezembro 2010 - 10:23

Nao entendo se o comprovante serve para evitar falsificações (suponho!), se eu pagar na internet é super facil fazer uma gambi no ano seguinte e fazer um comprovante falso, entao, do que adianta o comprovante?

#11 Urias o Aprendiz

Urias o Aprendiz

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 87 posts
1
neutro
  • Nome Real:Urias da Silva Fernandes
  • Estilo de Pesca:Amadora, embarcado e costão

Postado 03 dezembro 2010 - 11:48

Êta ferro! Não entendi o que possa ter acontecido, pois tirei a minha e de alguns amigos, inclusive alguns isentos do pagamento da taxa de R$60,00 por serem aposentados. A única exigência foi a apresentção de um documento que comprovasse a situação de isento para os tais, e todos nós com a validade de um ano e sem a exigência de apresentar boleto junto, isso já no sítio do MPA. Inclusive, logo no início da mudança do IBAMA para o MPA, tentei tirar para um amigo que é aposentado e não consegui, não tinha o link necessário, apesar de o sítio dizer que era possível. Mandei uma mensagem por e-mail, uns 15~20 dias depois me responderam dizendo que já haviam habilitado o caminho necessário para tal, achei bom e pretimoso o serviço.
Bom, é isso. Espero que não tenham mais problemas.
Abraços

#12 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.699 posts
386
Ótima

Postado 04 dezembro 2010 - 12:04

Nao entendo se o comprovante serve para evitar falsificações (suponho!), se eu pagar na internet é super facil fazer uma gambi no ano seguinte e fazer um comprovante falso, entao, do que adianta o comprovante?

hehehe....Depois a culpa é do Ministério, Governo ou Ibama, né? Quando reclamamos que nos países desenvolvidos a coisa funciona, esquecemos que lá a sociedade, o cidadão são os primeiros a fiscalizar, os primeiros a respeitar e fazer com que a lei seja cumprida. Nós aqui ficamos bolando como vamos burlar, como vamos sonegar, como iremos corromper. Depois cobramos do governo que faça a coisa certa(prá nós é claro). heheheh...

#13 Caio Múcio

Caio Múcio

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 188 posts
2
neutro
  • Nome Real:Caio Múcio
  • Estilo de Pesca:amador

Postado 04 dezembro 2010 - 05:09

SRS. a verdade é que eles nao fazem nenhuma fiscalização sobre essas carteiras - nao há controle algum!!! alguem ja foi barrado pela policia florestal/anbiental ou federal e esse policial pegou o radio e fez um questionario p. saber se estavam pagas as guias?? de jeito nenhum, maneira alguma!!! a obrigação do comprovante de pagamento é uma maneira de fazer o pescador comprovar q pagou (como nao há como garantir uma defesa por meio de serviço tecnológico avançado cobra-se pelo menos a impressao oq éfacilmente) AGORA, se vc falsifica um documentuuuzinho desse (dois - o comprovante e a carteira) vc nao pode ser reconhecido como pescador e sim um marginalzinho, querendo ou nao é documento publico, como se fosse identidade, cpf, carteira de motorista(CRIME)! o problema é q existem mtas pessoas capazes de fazer isso, oq me indigna - pq nao tem como fazer uma fiscalização em cima!!!!!

VEJA ASSIM: R$ 100,00 (no maximoo - nunca chega a isso , salvo engano é R$ 60,00) para poder pescar quase 8 meses, é oq? +ou- R$15 por mes? [nao quero fazer a conta agora!!!!] e nao existe aquela desculpa de que só vai pescar uma vez. seguro de carro se paga anualmente nao?? e se vc nao usar? problema é seu, sua grana paga já era!é praticamente a mesma coisa, só q um é tributo regulado pelo estado federal e o outro por novas civis!

#14 João Cecilio

João Cecilio

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 186 posts
0
neutro

Postado 04 dezembro 2010 - 01:34

Não possuo mais minha licença do Ibama pois a joguei fora. Como nosso colega Urias tinha uma licença diferente, a minha também podia estar diferente pois não exigia o porte do boleto.
De toda forma, não é essa a questão! O que se quer é ter um só documento que se possa plastificar. se eu cair dentro d'água que ele não se estrague. Se eu perder, possa tirar outro, sem ser xerox.
Tudo pode ser falsificado. Pesco em Santos-São Vicente, o mangue está repleto de redes e tarrafeiros em plena luz do dia (imaginem à noite). Logo à saída da bacia de São Vicente para a de Santos já há redes de fundo esticadas por KILÔMETROS como me explicou um barqueiro ex-pescador e em 3 anos de pesca vi uma única vez uma patrulha pedir documentos a um barco dentro do mangue que estava ao meu lado. Sequer vieram ao meu barco fazer a mesma coisa!!!!!!!!
Como tive minha vida dentro de fábrica, produção, iniciativa privada, altamente exigido e sempre sob pressão, criei um inconformismo com a falta de lógica das coisas em que o governo é dono (sic).
Apesar de tudo sempre seguirei possuindo os documentos exigidos.
Se algum dia eu esquecer um deles em casa até destroyer da marinha vai me abordar pedindo a licença de pesca e a minha carteira de mestre!!

#15 Guilherme Costa

Guilherme Costa

começando a responder

• Pescadores
  • 375 posts
2
neutro
  • Nome Real:Guilherme costa
  • Estilo de Pesca:pesca esportiva

Postado 04 dezembro 2010 - 01:41

Olá pessoal,td bem??/

aproveitando o tópico,eu gostaria de fazer uma perguntinha.

Eu preciso da carteira de pesca amadora embarcada sendo que sou menor de 18??????eu não sei agora com o mpa,mas com o ibama ñ precisava + ñ tinha direito a cota de captura.

por favor,me responda,pois vou no fim do mes ao paranazão(castilho) e quero pegar uns tucunas(pesque e solte)com um tio meu e meu irmão de 10 anos...

agradeço desde já...

boas pescarias!!!!!

#16 Fernando

Fernando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.342 posts
11
Boa
  • Nome Real:Fernando M Braga
  • Estilo de Pesca:Pesque Pague, Lagoa, Rio

Postado 04 dezembro 2010 - 05:16

"Estão dispensados do porte de Licença para Pesca Amadora do Ibama os aposentados, os maiores de 65 anos (homem) ou 620 anos (mulher), os menores de 18 anos e aqueles que pescam desembarcado com linha de mão ou caniço, sem carretilha/molinete. Os menores de 18 anos se não tiverem a licença de pesca amadora não têm direito a cota de captura. Os estados que possuem licença de pesca podem ter regras diferentes."

Só não sei se pode-se confiar em uma informação que isenta mulheres "maiores de 620 anos".

#17 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.699 posts
386
Ótima

Postado 04 dezembro 2010 - 07:11

Não possuo mais minha licença do Ibama pois a joguei fora. Como nosso colega Urias tinha uma licença diferente, a minha também podia estar diferente pois não exigia o porte do boleto.
De toda forma, não é essa a questão! O que se quer é ter um só documento que se possa plastificar. se eu cair dentro d'água que ele não se estrague. Se eu perder, possa tirar outro, sem ser xerox.
Tudo pode ser falsificado. Pesco em Santos-São Vicente, o mangue está repleto de redes e tarrafeiros em plena luz do dia (imaginem à noite). Logo à saída da bacia de São Vicente para a de Santos já há redes de fundo esticadas por KILÔMETROS como me explicou um barqueiro ex-pescador e em 3 anos de pesca vi uma única vez uma patrulha pedir documentos a um barco dentro do mangue que estava ao meu lado. Sequer vieram ao meu barco fazer a mesma coisa!!!!!!!!
Como tive minha vida dentro de fábrica, produção, iniciativa privada, altamente exigido e sempre sob pressão, criei um inconformismo com a falta de lógica das coisas em que o governo é dono (sic).
Apesar de tudo sempre seguirei possuindo os documentos exigidos.
Se algum dia eu esquecer um deles em casa até destroyer da marinha vai me abordar pedindo a licença de pesca e a minha carteira de mestre!!

Olá amigo João! Você tem razão naquilo que coloca. Realmente há muita confusão,há muita injustiça, há muita burocracia. Mas eu prefiro não botar a culpa só no governo, mas principalmente em nós pescadores. Não existe governo bonzinho não, que vai adivinhar ou imaginar o que é melhor prá nós. Nos países mais desenvolvidos as leis levam em conta as exigências da sociedade, mas não é porque os governos de lá enxergam o que os daqui não enxergam.É que lá a sociedade discute, exige, cobra, participa. Aqui, na iniciativa privada ou mesmo nas estatais aquelas questões que possam influir diretamente numa classe profissional é discutida nos sindicatos, nas assembleias e muitas das vezes estas questões por pressão dos representantes das classes trabalhadoras acabam sendo ajustadas. Mesmo em unidades isoladas, como nas grandes fábricas itens importantes na relação patrão/trabalhador são decididas através de negociações entre os interessados. Agora eu te pergunto, que representação temos nós pescadores amadores? Quando nós como praticantes de uma atividade que reune milhares de pessoas, movimenta milhões de dólares e emprega direta e indiretamente milhares de trabalhadores já discutimos e levamos nossas sugestões áqueles que tem o poder de decisão? Agora foi criado o Ministério da Pesca e o mesmo pretende fazer o ordenamento da pesca amadora. Pois bem, prá isso foi realizado encontros, me parece que um simpósio ou congresso não sei, para colher subsídios para se criar as normas. Você sabia que isto estava acontecendo? Eu não! Dizem que havia representantes dos pescadores amadores. Quem? Embasados em que este ou estes representantes estavam falando em nosso nome? Neste forum aqui, que tem quase 14 mil pescadores foi publicado uma linha sequer a respeito do assunto? Agora saiu o documento final baseado no qual serão adotadas as regras que balizarão nosso esporte ou atividade. Eu o descobri por acaso em outro forum e o postei aqui. O documento trata de tudo, desde a pesca em si, como o comércio, industria, turismo, guias,navegação. Fala de questões importantes que podem afetar diretamente todos nós, como conflitos amador/profissional, regionalização de legislação pesqueira, tamanho mínimo e máximo, licença. E aí, o que nós fizemos? Nada, poucos demonstraram interesse pelo assunto. Mas de uma coisa você pode ter certeza, aqueles setores mais organizados, como a industria, o setor hoteleiro, os pescadores profissionais já devem estar se mobilizando e discutindo o que é melhor prá eles, para que possam fazer pressão na hora de se elaborar as leis. Vão olhar o nosso lado? Claro que não! Simplificando, do jeito que as coisas caminham, mais uma vez os pescadores amadores ficarão a mercê de uma legislação que atende apenas os interesses dos outros, por culpa exclusiva nossa.

#18 João Cecilio

João Cecilio

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 186 posts
0
neutro

Postado 04 dezembro 2010 - 08:39

Olá amigo João! Você tem razão naquilo que coloca. Realmente há muita confusão,há muita injustiça, há muita burocracia. Mas eu prefiro não botar a culpa só no governo, mas principalmente em nós pescadores. Não existe governo bonzinho não, que vai adivinhar ou imaginar o que é melhor prá nós. Nos países mais desenvolvidos as leis levam em conta as exigências da sociedade, mas não é porque os governos de lá enxergam o que os daqui não enxergam.É que lá a sociedade discute, exige, cobra, participa. Aqui, na iniciativa privada ou mesmo nas estatais aquelas questões que possam influir diretamente numa classe profissional é discutida nos sindicatos, nas assembleias e muitas das vezes estas questões por pressão dos representantes das classes trabalhadoras acabam sendo ajustadas. Mesmo em unidades isoladas, como nas grandes fábricas itens importantes na relação patrão/trabalhador são decididas através de negociações entre os interessados. Agora eu te pergunto, que representação temos nós pescadores amadores? Quando nós como praticantes de uma atividade que reune milhares de pessoas, movimenta milhões de dólares e emprega direta e indiretamente milhares de trabalhadores já discutimos e levamos nossas sugestões áqueles que tem o poder de decisão? Agora foi criado o Ministério da Pesca e o mesmo pretende fazer o ordenamento da pesca amadora. Pois bem, prá isso foi realizado encontros, me parece que um simpósio ou congresso não sei, para colher subsídios para se criar as normas. Você sabia que isto estava acontecendo? Eu não! Dizem que havia representantes dos pescadores amadores. Quem? Embasados em que este ou estes representantes estavam falando em nosso nome? Neste forum aqui, que tem quase 14 mil pescadores foi publicado uma linha sequer a respeito do assunto? Agora saiu o documento final baseado no qual serão adotadas as regras que balizarão nosso esporte ou atividade. Eu o descobri por acaso em outro forum e o postei aqui. O documento trata de tudo, desde a pesca em si, como o comércio, industria, turismo, guias,navegação. Fala de questões importantes que podem afetar diretamente todos nós, como conflitos amador/profissional, regionalização de legislação pesqueira, tamanho mínimo e máximo, licença. E aí, o que nós fizemos? Nada, poucos demonstraram interesse pelo assunto. Mas de uma coisa você pode ter certeza, aqueles setores mais organizados, como a industria, o setor hoteleiro, os pescadores profissionais já devem estar se mobilizando e discutindo o que é melhor prá eles, para que possam fazer pressão na hora de se elaborar as leis. Vão olhar o nosso lado? Claro que não! Simplificando, do jeito que as coisas caminham, mais uma vez os pescadores amadores ficarão a mercê de uma legislação que atende apenas os interesses dos outros, por culpa exclusiva nossa.

Este forum tem, logicamente pelos responsaveis do site, capacidade de mobilização. Pode, p.e. juntar os responsaveis de outros foruns, para sermos devidamente envolvidos.
Que tal, Tuba, Nakamura, Lusca, Hoffmann, Lester, revistas do ramo etc... se comunicarem?

#19 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.699 posts
386
Ótima

Postado 04 dezembro 2010 - 09:42

Analisem este tópico retirado do documento citado. O texto prá mim já é tendencioso, imaginem quem sairá perdendo se continuarmos a olhar apenas para nosso umbigo!
80.

Conflitos entre a pesca amadora e a pesca comercial
81.
Atualmente a expansão da pesca amadora tem potencializado o conflito entre seus praticantes e os pescadores profissionais, aqueles que têm na pesca sua fonte de renda.82.
Cabe ressaltar que tal conflito é gerado, sobretudo, pela falta de ordenamento ou pelo descumprimento deste. Em muitos casos, pescadores amadores atuam como profissionais, excedendo a cota permitida à pesca amadora, pescando em áreas e em períodos proibidos, ou ainda impossibilitando o acesso a alguns locais para os pescadores profissionais.
83.
Aqueles que praticam a pesca amadora, freqüentemente responsabilizam os pescadores profissionais pela redução dos estoques pesqueiros, causado, segundo os pescadores amadores, pelo excesso do esforço de pesca empregado.
84.
Em alguns locais, a pressão exercida pelos praticantes da pesca amadora junto aos órgãos governamentais tem gerado prejuízo às comunidades locais, pela limitação, ou mesmo proibição, da prática da pesca profissional.
85.

#20 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.699 posts
386
Ótima

Postado 04 dezembro 2010 - 10:03

Apenas pela nossa inércia e nossa desorganização já viramos motivo de piada.
A que ponto nós chegamos...somos peso morto!
http://www.politike....a-e-objeto.html

#21 Guilherme Costa

Guilherme Costa

começando a responder

• Pescadores
  • 375 posts
2
neutro

Postado 05 dezembro 2010 - 06:48

"Estão dispensados do porte de Licença para Pesca Amadora do Ibama os aposentados, os maiores de 65 anos (homem) ou 620 anos (mulher), os menores de 18 anos e aqueles que pescam desembarcado com linha de mão ou caniço, sem carretilha/molinete. Os menores de 18 anos se não tiverem a licença de pesca amadora não têm direito a cota de captura. Os estados que possuem licença de pesca podem ter regras diferentes."

Só não sei se pode-se confiar em uma informação que isenta mulheres "maiores de 620 anos".

valeu Fernando.
+ a do ibama continua igual a o mpa?

valeu pessoal..

#22 Guilherme Costa

Guilherme Costa

começando a responder

• Pescadores
  • 375 posts
2
neutro

Postado 05 dezembro 2010 - 06:49

Corrigindo:a do mpa continua igual a do ibama em relação aos menores?

valeu!!

#23 Urias o Aprendiz

Urias o Aprendiz

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 87 posts
1
neutro
  • Nome Real:Urias da Silva Fernandes
  • Estilo de Pesca:Amadora, embarcado e costão

Postado 05 dezembro 2010 - 08:09

Bom, vamos lá, acrescentar mais uma informaçãozinha.
A fiscalização é realmente precária (falta pessoal mesmo), mas temos nossas conciências e responsabilidade e podemos e devemos ajudar a manter nosso esporte saudável, inclusive combatendo, através do uso das autoridades competentes, como no caso dos "assassinos" de robalos que vimos aqui.
Ter a licença significa que estamos informando ao governo sobre a quantidade de pescadores e seus "modus operandis" (quando pescam, quanto pescam, onde pescam, etc).
Realmente, menores de 18 anos, homens maiores de 65 anos ou aposentados de qualquer idade e mulheres maiores de 60 anos ou aposentadas de qualquer são isentos de pagar a taxa, que é de R$60,00 para pesca embarcada. Outra modalidade isenta é a da pesca com caniço ou linha de mão e se embarcação (costão, praia, beira de rio, etc).
A licença somente é emitida pelo MPA, embora as emitidas pelo IBAMA ainda tenham validade.
O endereço do MPA é: http://www.mpa.gov.b...a-licenca-pesca
Se não conseguirem acessar pelo endereço acima, basta buscar pelo MPA>pesca>amadora, é fácil e rápido.
É isso, vamos todos ficar legais e cobrar mais do governo e de nós mesmos para que as coisas aconteçam.
Abraços.
:joia: :joia: :joia:

#24 Diego Romanny

Diego Romanny

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 130 posts
1
neutro
  • Nome Real:Diego Romanny
  • Estilo de Pesca:Esportiva em Água-Doce

Postado 06 dezembro 2010 - 09:52

(...)
Minha preocupação é com o risco do comprovante bancário apagar, pois esses papéis termo-sensíveis que os bancos usam apagam em meses...

:excl: A título de informação a plastificação do papel termosenssível pode antecipar seu apagamento, pois na maioria dos casos este procedimento é feito em maquinário que faz uso do calor para selar o plástico, fazendo com que o papel fique totalmente preto. :excl:

:specool: Mas existe uma luz no fim do túnel: Caso o pagamento seja feito através dos terminais de AutoAtendimento do Banco do Brasil, o comprovante pode ser reimpresso (segunda via) em até cinco anos após a data do pagamento. ;)

#25 Clóvão

Clóvão

Peixe Doido Fishing Team

• Pescaki V.I.P
  • 2.033 posts
2
neutro
  • Nome Real:Clóvis dos Reis
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 06 dezembro 2010 - 11:18

Pessoal, nem entro mais nessa discusão pois acho que é gastar "saliva" a toa, mas deixo claro minha opinião; infelizmente a licença de pesca é conversa pra boi dormir. Na boa pessoal, oque comprove esse "papelzinho" e comprovante de pagamento??? é só pra falar que tem!!! :doubledown:
Tenho a minha porque é LEI e acho que o exemplo começa comigo.Não posso cobrar nada de ninguem se não dou exemplo certo? :coolio:

Gostaria que os pescadores devessem passar por algum tipo de instrição minima para poder tirar sua licença e que os orgão competetes fiscalizassem de forma correta!!!
espero um dia poder e orgulhar de possuir uma licença...

#26 FredBittencourt

FredBittencourt

começando a responder

• Pescadores
  • 518 posts
18
Boa
  • Nome Real:Frederico Bittencourt
  • Estilo de Pesca:embarcado

Postado 07 dezembro 2010 - 12:04

Bom, vamos lá, acrescentar mais uma informaçãozinha.
A fiscalização é realmente precária (falta pessoal mesmo), mas temos nossas conciências e responsabilidade e podemos e devemos ajudar a manter nosso esporte saudável, inclusive combatendo, através do uso das autoridades competentes, como no caso dos "assassinos" de robalos que vimos aqui.
Ter a licença significa que estamos informando ao governo sobre a quantidade de pescadores e seus "modus operandis" (quando pescam, quanto pescam, onde pescam, etc).
Realmente, menores de 18 anos, homens maiores de 65 anos ou aposentados de qualquer idade e mulheres maiores de 60 anos ou aposentadas de qualquer são isentos de pagar a taxa, que é de R$60,00 para pesca embarcada. Outra modalidade isenta é a da pesca com caniço ou linha de mão e se embarcação (costão, praia, beira de rio, etc).
A licença somente é emitida pelo MPA, embora as emitidas pelo IBAMA ainda tenham validade.
O endereço do MPA é: http://www.mpa.gov.b...a-licenca-pesca
Se não conseguirem acessar pelo endereço acima, basta buscar pelo MPA>pesca>amadora, é fácil e rápido.
É isso, vamos todos ficar legais e cobrar mais do governo e de nós mesmos para que as coisas aconteçam.
Abraços.
:joia: :joia: :joia:

O Aprendiz foi professor. Destaco o trecho: "e cobrar mais do governo e de nós mesmos para que as coisas aconteçam"

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)