Ir para conteúdo

Foto

Pés x Capacidade de navegação

• Por favor, faça o login para responder
15 respostas neste tópico

#1 kyko

kyko

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 82 posts
1
neutro
  • Nome Real:Patrick
  • Estilo de Pesca:todas

Postado 03 março 2011 - 10:53

Gostaria de saber qual a relação entre pés e a navegação costeira,interna e as demais existentes pois hj entrei em contato com a brazilian boat para pedir um orçamento da 230 fishing e para que tipo de navegação ela esta habilitada e fui informado que e de navegação costeira ou ate 3 milhas da costa e qual é o tamanho minimo de uma embarcação para poder navegar para mais longe da costa, pois num outro topico acabamos comentando sobre a aquisição de uma sunshine19 e comentaram que esta estaria habilitada para navegação

e por curiosidade conhecendo a experiencia de vocês o que acham dos cascos fabricado por este estaleiro. especialmente o modelo citado acima.
http://www.brazilian...azilianboat.php

desde ja agradeço

#2 Leonardo

Leonardo

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.899 posts
40
Ótima
  • Nome Real:Leonardo Willrich
  • Estilo de Pesca:Iscas Artificiais - Plugs, JJ e Trolling

Postado 03 março 2011 - 11:41

Já vi na mídia essa lancha há um bom tempo, mas nunca vi em marina nenhuma nem ninguém dizer que tinha ou conhecia quem tinha uma lancha dessas.

Quanto a navegação habilitada da lancha, não é o tamanho que define isso. Podem existir lanchas de mais de 20 pés não habilitadas. Existem algumas regras, desde o laudo de engenheiro a partir da arqueadura do casco até equipamentos de segurança obrigatórios para navegação em mar aberto. Uma delas é ter uma cabine que permita ser habitada (não pode ser paiol), mas há exceções para essa regra, já vi lanchas como a Fishing 24 ser habilitada para navegação mar aberto e ela não ter cabine que de para se habitar.

#3 Paulo Nambuco

Paulo Nambuco

começando a responder

• Pescadores
  • 550 posts
0
neutro
  • Nome Real:Paulo Henrique Fortes Alves
  • Estilo de Pesca:pesquerio e embarcada

Postado 04 março 2011 - 06:50

Já vi na mídia essa lancha há um bom tempo, mas nunca vi em marina nenhuma nem ninguém dizer que tinha ou conhecia quem tinha uma lancha dessas.

Quanto a navegação habilitada da lancha, não é o tamanho que define isso. Podem existir lanchas de mais de 20 pés não habilitadas. Existem algumas regras, desde o laudo de engenheiro a partir da arqueadura do casco até equipamentos de segurança obrigatórios para navegação em mar aberto. Uma delas é ter uma cabine que permita ser habitada (não pode ser paiol), mas há exceções para essa regra, já vi lanchas como a Fishing 24 ser habilitada para navegação mar aberto e ela não ter cabine que de para se habitar.

Acho que cabine não é requisito para navegação em mar aberto pois a minha Sunshine 19 está habilitada para mar aberto. Pelo que me informaram na época que comprei, o importante é o laudo do engenheiro.

Se a própria Brazilian Boat está falando que a lancha deles não é homologada para mar aberto é porque o engenheiro classificou como mar abrigado e acho pouco provável que alguém consiga registrar esta lancha como mar aberto.

#4 kyko

kyko

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 82 posts
1
neutro

Postado 04 março 2011 - 07:52

Obrigado pelas informações por isso mesmo me bateu essa duvida Nambuco pq naquele tópico uqe você me indicou a sunshine 19 você comentou que a sua era homologada para mar aberto e sendo assim esta 230 fishing sendo maior que a 19 seria so homologada para navegação costeira???
Aprendendo e sempre

#5 Acrisio

Acrisio

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 219 posts
0
neutro
  • Nome Real:Acrisio Pozzatti Junior
  • Estilo de Pesca:pesca e mergulho esportivo

Postado 10 março 2011 - 11:06

Gostaria de saber qual a relação entre pés e a navegação costeira,interna e as demais existentes pois hj entrei em contato com a brazilian boat para pedir um orçamento da 230 fishing e para que tipo de navegação ela esta habilitada e fui informado que e de navegação costeira ou ate 3 milhas da costa e qual é o tamanho minimo de uma embarcação para poder navegar para mais longe da costa, pois num outro topico acabamos comentando sobre a aquisição de uma sunshine19 e comentaram que esta estaria habilitada para navegação

e por curiosidade conhecendo a experiencia de vocês o que acham dos cascos fabricado por este estaleiro. especialmente o modelo citado acima.

desde ja agradeço

caro colega .

tenho uma sunshine 19, com etec 90hp
ela sai com dcto, para navegação costeira pedi a fabrica na epoca me enviou um laudo do engenheiro naval,e mudei o dcto para mar aberto.
pesco ate 25 milhas aqui no ES. e nunca tive problemas,ja peguei algumas ventanias na volta , mas nunca bebeu onda,e bem segura , so molha com vento lateral, todas abertas molham.

na bahia no verão vamos proxima a reserva de abrolhos 60km tranquilo.

agora o negoçio e selecionar bem os dias para sair,hoje com todos sites de previsões(surfguru,waves,cptec,windguru,etc...) e quase impossivel ser pego de surpresa por mal tempo.

ATENÇAO; se for comprar uma sunshine zero.

conversei semana passada com Leonardo, dono da Fibralux,um cara muito correto .ele me disse que vendeu o estaleiro fim do ano para um grupo de "estelionatarios" que não o pagaram e ainda venderam vinte e poucas lanchas no verão, pegaram entrada e desapareceram,sem entregar nenhuma e usaram o nome da fibralux, ele estava tentando judicialmente rever as formas e reabrir o estaleiro,provavelmente com novo nome.
se quizer passo o tel dele direto e pode saber se ja estão fabricando novamente.

abraço

#6 Gustavo Adelino

Gustavo Adelino

Guia de Pesca

• Parceiros
  • 1.635 posts
3
neutro
  • Nome Real:Gustavo
  • Estilo de Pesca:Oceânica - corrico e vertical

Postado 11 março 2011 - 10:09

Concordo com você Leonardo.
Embarcações com comprimento superior a 5 metros somente podem ser cadastradas para mar aberto (costeira e não oceânica) se possuírem cabine habitável.
Isso é o que estabelece o item 108, da NORMAM 3, transcrição abaixo.
Mas se existem embarcações com comprimento superior a 5m e SEM CABINE HABITÁVEL cadastradas para mar aberto, não passa de mera liberalidade dos órgão competentes, contrariando às normas legais e de segurança.

"Embarcação Miúda - Para aplicação dessa Norma são consideradas embarcações
miúdas aquelas:
a) Com comprimento inferior ou igual a cinco (5) metros; ou
b) Com comprimento superior a cinco (5) metros que apresentem as seguintes características:
convés aberto, convés fechado mas sem cabine habitável e sem propulsão
mecânica fixa e que, caso utilizem motor de popa, este não exceda 30 HP.
Considera-se cabine habitável aquela que possui condições de habitabilidade.
É vedada às embarcações miúdas a navegação em mar aberto, exceto as
embarcações de socorro.
"

#7 Leonardo

Leonardo

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.899 posts
40
Ótima

Postado 11 março 2011 - 11:44

Concordo com você Leonardo.
Embarcações com comprimento superior a 5 metros somente podem ser cadastradas para mar aberto (costeira e não oceânica) se possuírem cabine habitável.
Isso é o que estabelece o item 108, da NORMAM 3, transcrição abaixo.
Mas se existem embarcações com comprimento superior a 5m e SEM CABINE HABITÁVEL cadastradas para mar aberto, não passa de mera liberalidade dos órgão competentes, contrariando às normas legais e de segurança.

"Embarcação Miúda - Para aplicação dessa Norma são consideradas embarcações
miúdas aquelas:
a) Com comprimento inferior ou igual a cinco (5) metros; ou
b) Com comprimento superior a cinco (5) metros que apresentem as seguintes características:
convés aberto, convés fechado mas sem cabine habitável e sem propulsão
mecânica fixa e que, caso utilizem motor de popa, este não exceda 30 HP.
Considera-se cabine habitável aquela que possui condições de habitabilidade.
É vedada às embarcações miúdas a navegação em mar aberto, exceto as
embarcações de socorro.
"

Obrigado Gustavo, já estava querendo catar isso dentro da NORMAM mas a preguiça não estava deixando... :assobiando:

Para completar então, lista de equipamentos obrigatórios para embarcações de mar aberto, citado do NORMAN, capítulo 4, seção VI:

0437 - EMBARCAÇÕES QUANDO EM NAVEGAÇÃO OCEÂNICA
A tabela abaixo discrimina resumidamente os itens obrigatórios para as embarcações
quando empreendendo navegação oceânica.
ITEM DISCRIMINAÇÃO REFERÊNCIA EMBARCAÇÕES DE MEDIO
PORTE IATE
01 AGULHA MAGNÉTICA 0419 OBRIGATÓRIO
OBRIGATÓRIA
(Compensada ou curva de desvio,
válido por 2 anos)
02
ÂNCORA
(com no mínimo 20 m
de cabo ou amarra
0418 OBRIGATÓRIO OBRIGATÓRIO
03 APITO 0418 OBRIGATÓRIO OBRIGATÓRIO
- 4-17 - NORMAM-03/DPC
Mod 10
04 ARTEFATOS
PIROTÉCNICOS 0417
OBRIGATÓRIO
04 foguetes manuais estrela vermelha
c/pára-quedas;
04 fachos manuais luz vermelha;
04 sinais fumígeno flutuante laranja
OBRIGATÓRIO
04 foguetes manuais estrela vermelha
c/pára-quedas;
04 fachos manuais luz vermelha;
04 sinais fumígeno flutuante laranja
05 BALSA SALVA-VIDAS 0413
OBRIGATÓRIO
(ver referência)
OBRIGATÓRIO
(ver referência)
06 BANDEIRA NACIONAL 0402 OBRIGATÓRIO OBRIGATÓRIO
07
BILHETE DE SEGURO
OBRIGATÓRIO -
DPEM
0206 OBRIGATÓRIO OBRIGATÓRIO
08
BÓIA SALVA VIDAS
Circular ou Ferradura
(classe I ou II)
0415
OBRIGATÓRIO
(emb. menor de 12m: 01 unidade
emb. >12m: 02 unidades.
Pelo menos uma c/retinida flutuante.
Todas c/dispositivo de iluminação
automático)
OBRIGATÓRIO
(02 unidades. Pelo menos uma
c/retinida flutuante. Todas c/dispositivo
de iluminação
automático)
09
BOMBA DE ESGOTO
(ver detalhes, inclusive
vazão mínima, no item
0429)
0429
OBRIGATÓRIA
(emb. menor de 12m: 01 unidade;
emb. >12m: 01 manual e 02 elétricas
ou acoplada ao motor)
OBRIGATÓRIA
(03 unidades, uma delas com
acionamento não
manual)
10
CERTIFICADO OU
NOTAS DE
ARQUEAÇÃO
0329 DISPENSADO OBRIGATÓRIO
11 COLETES SALVA VIDAS
0414 OBRIGATÓRIO
(classe I)
OBRIGATÓRIO
(classe I)
12 EPIRB
406 MHz 0424 OBRIGATÓRIO
(a partir de 01/07/2006) OBRIGATÓRIO
13 EXTINTORES DE
INCÊNDIO 0427 OBRIGATÓRIO
(ver referência e item 0438)
OBRIGATÓRIO
(ver referência e item 0438)
14 GPS 419 OBRIGATÓRIO
(02 unidades)
OBRIGATÓRIO
(02 unidades)
15
HABILITAÇÃO
(mínima)
0503 Capitão Amador Capitão Amador
16
MATERIAIS E
MEDICAMENTOS DE
PRIMEIROS
SOCORROS
0422
OBRIGATÓRIO
(a partir de 15 ou mais pessoas a
bordo)
OBRIGATÓRIO
(a partir de 15 ou mais pessoas
a bordo)
17 QUADROS 0421 OBRIGATÓRIO
(ver referência)
OBRIGATÓRIO
(ver referência)
18 REFLETOR RADAR 0418 OBRIGATÓRIO OBRIGATÓRIO
19 RADIO HF SSB 0424 OBRIGATÓRIO OBRIGATÓRIO
20 RADIO VHF 0424 OBRIGATÓRIO
(fixo)
OBRIGATÓRIO
(fixo)
21
RADIO TRANSMISSOR
RADAR
(TRANSPONDER)
0424 DISPENSADO OBRIGATÓRIO
22 SINO ou BUZINA MANUAL
0418 OBRIGATÓRIO OBRIGATÓRIO
- 4-18 - NORMAM-03/DPC
Mod 10
23 TERMO DE
RESPONSABILIDADE
0340 OBRIGATÓRIO OBRIGATÓRIO
24 TÍTULO DE INSCRIÇÃO
0202 OBRIGATÓRIO
OBRIGATÓRIO
(emb. AB igual ou maior de 100,
deverão possuir PRPM)
24 VISTORIA INICIAL 0333
OBRIGATÓRIA
(isenta caso cumpra disposto
item 0333)
OBRIGATÓRIA
(isenta caso cumpra disposto
item 0333)

#8 pleffer

pleffer

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.151 posts
119
Ótima
  • Nome Real:Tiago Pleffer
  • Estilo de Pesca:se tiver sal na água e ondas eu pesco...hehehhe

Postado 12 março 2011 - 07:43

desde ja agradeço

só uma questão , navegação costeira não é até 3 milhas da costa (como te informaram) , pelo que pesquisei (e sei até hoje) é :

"Navegação costeira: Inclui a navegação interior mais a costa do mar, no limite de visão, aproximadamente 20 milhas ou 35km da costa."

Abraço...
Pleffer.

#9 kyko

kyko

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 82 posts
1
neutro

Postado 13 março 2011 - 03:14

aqui esta o trecho do email que recebi informando sobre a liberação de navegação

"Esta lancha é liberada para a navegação costeira de até 3 milhas.

Conforme solicitaste, encaminho, em anexo, novo orçamento, configurado com motor ETEC 150 HP, pois o modelo que se aproximaria do 135 HP, que solicitaste, é o de 130 HP, potência, esta, que não se adéqua ao mínimo para esta embarcação."

#10 Ricardo Lima

Ricardo Lima

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 1.252 posts
17
Boa
  • Nome Real:Ricardo Lima
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 13 março 2011 - 06:25

caro colega .

tenho uma sunshine 19, com etec 90hp
ela sai com dcto, para navegação costeira pedi a fabrica na epoca me enviou um laudo do engenheiro naval,e mudei o dcto para mar aberto.
pesco ate 25 milhas aqui no ES. e nunca tive problemas,ja peguei algumas ventanias na volta , mas nunca bebeu onda,e bem segura , so molha com vento lateral, todas abertas molham.

na bahia no verão vamos proxima a reserva de abrolhos 60km tranquilo.

agora o negoçio e selecionar bem os dias para sair,hoje com todos sites de previsões(surfguru,waves,cptec,windguru,etc...) e quase impossivel ser pego de surpresa por mal tempo.

ATENÇAO; se for comprar uma sunshine zero.

conversei semana passada com Leonardo, dono da Fibralux,um cara muito correto .ele me disse que vendeu o estaleiro fim do ano para um grupo de "estelionatarios" que não o pagaram e ainda venderam vinte e poucas lanchas no verão, pegaram entrada e desapareceram,sem entregar nenhuma e usaram o nome da fibralux, ele estava tentando judicialmente rever as formas e reabrir o estaleiro,provavelmente com novo nome.
se quizer passo o tel dele direto e pode saber se ja estão fabricando novamente.

abraço

#11 Ricardo Lima

Ricardo Lima

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 1.252 posts
17
Boa
  • Nome Real:Ricardo Lima
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 13 março 2011 - 06:29

Aviso aos navegantes ou aos que estão tentando: a situação parece ser grave. Vi isto aqui em em outro forum http://www.nautica.c...edc909&start=30
Certamente requer muito cuidado na hora de fechar qualquer negocio. Abs

#12 pleffer

pleffer

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.151 posts
119
Ótima
  • Nome Real:Tiago Pleffer
  • Estilo de Pesca:se tiver sal na água e ondas eu pesco...hehehhe

Postado 13 março 2011 - 09:38

aqui esta o trecho do email que recebi informando sobre a liberação de navegação

"Esta lancha é liberada para a navegação costeira de até 3 milhas.

Conforme solicitaste, encaminho, em anexo, novo orçamento, configurado com motor ETEC 150 HP, pois o modelo que se aproximaria do 135 HP, que solicitaste, é o de 130 HP, potência, esta, que não se adéqua ao mínimo para esta embarcação."

Estranho amigo , acho que eles devem estar enganados... uma lancha de 23 pés para ir até 3 milhas é muito esquisito...

Aqui em sp vejo o pessoal ir até o montão de trigo por exemplo que fica a mais ou menos 5 milhas da costa , utilizando barcos de alumínio e motor de 25 hp... , somente com arrais amador...

e o pessoal que é mestre amador e tem lanchas de 19 pés ou até 16 as vezes , costuma ir até a queimada grande e alcatrazes (aproximadamente 15 milhas) sem nenhum problema teórico com a fiscalização... inclusive fazem isso profissionalmente (barcos de empresas cadastradas)

quem de fato precisa do capitão amador e ter barcos para mar aberto por aqui , é o pessoal que vai lá pro parcel da teta , plataforma da merluza... (90 milhas)

mas confesso que agora fiquei cabreiro , será que precisa de um barco homologado para mar aberto para ir além de 3 milhas (aprox. 6 km) ?

Abraços...
Pleffer.

#13 kyko

kyko

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 82 posts
1
neutro

Postado 13 março 2011 - 10:34

é isso que achei engraçado estou aprendendendo agora sobre navegação e meio nautico e sobre a navegação sabia que tinha em aguas abrigadas ate 20 milhas e apartir dai por isso estranhei so ate 3 milhas

#14 Paulo Nambuco

Paulo Nambuco

começando a responder

• Pescadores
  • 550 posts
0
neutro
  • Nome Real:Paulo Henrique Fortes Alves
  • Estilo de Pesca:pesquerio e embarcada

Postado 14 março 2011 - 08:57

Também fiquei confuso com estas definições e fiz algumas pesquisas.

A lancha pode ser homologada para navegação interior ou mar aberto. Navegação interior está dentro do limite do Arrais (cada capitania define este limite, tem ligação com distância de um porto, não só distância da costa). Mar aberto é mar aberto, sem limite.

A navegação de mar aberto, para efeito de equipamentos de segurança, é dividido entre navegação costeira (até 20 milhas) e navegação oceânica (sem limites).

Resumindo:

-> Para navegar dentro das áreas de navegação interior (ver definição em São Paulo no link) sua lancha pode ser homologada para navegação interior ou mar aberto e ter habilitação de Arrias ou superior

-> Para navegar até 20 milhas da costa (navegação costeira) sua lancha tem que estar homologada para mar aberto e ter habilitação de Mestre ou Capitão.

-> Para navegar além das 20 milhas (navegação oceânica) sua lancha tem que estar homologada para mar aberto e ter habilitação de Capitão.

Espero ter ajudado.

Abs,

#15 Leonardo

Leonardo

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.899 posts
40
Ótima

Postado 14 março 2011 - 09:00

Também fiquei confuso com estas definições e fiz algumas pesquisas.

A lancha pode ser homologada para navegação interior ou mar aberto. Navegação interior está dentro do limite do Arrais (cada capitania define este limite, tem ligação com distância de um porto, não só distância da costa). Mar aberto é mar aberto, sem limite.

A navegação de mar aberto, para efeito de equipamentos de segurança, é dividido entre navegação costeira (até 20 milhas) e navegação oceânica (sem limites).

Resumindo:

-> Para navegar dentro das áreas de navegação interior (ver definição em São Paulo no link) sua lancha pode ser homologada para navegação interior ou mar aberto e ter habilitação de Arrias ou superior

-> Para navegar até 20 milhas da costa (navegação costeira) sua lancha tem que estar homologada para mar aberto e ter habilitação de Mestre ou Capitão.

-> Para navegar além das 20 milhas (navegação oceânica) sua lancha tem que estar homologada para mar aberto e ter habilitação de Capitão.

Espero ter ajudado.

Abs,

:bs-aplauder:

#16 kyko

kyko

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 82 posts
1
neutro

Postado 23 março 2011 - 04:08

Boa tarde a todos hoje recebi um e-mail da brazilian boat a respeito da fishing 230 onde me informaram que esta embarcação estaria homologada até 3 milhas , a empresa pediu desculpa pelo equivoco e informo que ela está homologada até 20 milhas

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)