Ir para conteúdo

Foto

Qual garatéia ideal para Fishing 22?

• Por favor, faça o login para responder
6 respostas neste tópico

#1 Andre_pim

Andre_pim

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 31 posts
0
neutro
  • Nome Real:andre Pimentel
  • Estilo de Pesca:pesca embarcada

Postado 28 março 2011 - 08:18

Olá, companheiros mais experientes...
Gostaria que me ajudassem.. Tenho uma FISCHING 22, gostaria de saber o peso ideal da GARATÉIA, para usar na minha lancha, pois as vezes não consigo zerar a posição que quero pescar... Eu uso atualmente uma Garatéia de 7,5 kgs mais uma corrente de 4 mm, aço galvanizado, (5 metros, mas mesmo assim as vezes ela não "unha" o fundo... quem poder me dar alguma dica obrigado... :blink: :blink: :blink:

#2 Luciano

Luciano

...

• Pescaki V.I.P
  • 1.245 posts
38
Ótima
  • Nome Real:Luciano Monari José
  • Estilo de Pesca:Agua Salgada Embarcada

Postado 28 março 2011 - 08:53

Olá, companheiros mais experientes...
Gostaria que me ajudassem.. Tenho uma FISCHING 22, gostaria de saber o peso ideal da GARATÉIA, para usar na minha lancha, pois as vezes não consigo zerar a posição que quero pescar... Eu uso atualmente uma Garatéia de 7,5 kgs mais uma corrente de 4 mm, aço galvanizado, (5 metros, mas mesmo assim as vezes ela não "unha" o fundo... quem poder me dar alguma dica obrigado... :blink: :blink: :blink:

Garatéia é ancora somente para pedra. Não precisa ser pesada pois ela é feita para enroscar nas pedras, voce deve primeiro identificar o tipo do fundo pela sonda, aí soltar o ferro e com o cabo na mão ir dando puxadas até sentir que travou. Para retirar voce gira o barco e vai movimentando o cabo que normalmente solta, se não soltar amarra em algum cunho (de preferencia um cunho que aguente o esforço) e engata o barco que ela abre as patas e sai, depois é só desentortar.
Para todos os outros tipos de fundo voce deve usar uma ancora bruce, danforth e etc...

#3 Andre_pim

Andre_pim

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 31 posts
0
neutro
  • Nome Real:andre Pimentel
  • Estilo de Pesca:pesca embarcada

Postado 28 março 2011 - 10:59

Garatéia é ancora somente para pedra. Não precisa ser pesada pois ela é feita para enroscar nas pedras, voce deve primeiro identificar o tipo do fundo pela sonda, aí soltar o ferro e com o cabo na mão ir dando puxadas até sentir que travou. Para retirar voce gira o barco e vai movimentando o cabo que normalmente solta, se não soltar amarra em algum cunho (de preferencia um cunho que aguente o esforço) e engata o barco que ela abre as patas e sai, depois é só desentortar.
Para todos os outros tipos de fundo voce deve usar uma ancora bruce, danforth e etc...

Olá Luciano, eu sei, mas antes de chegar no "cabeço", acredito ter areia, e não sei o peso da Garatéia, acredito ser importante, para que tenhamos um mínimo de controle onde a lancha vai ficar,, esta relação peso da Garatéia, e peso da lancha , que não sei ...

#4 Domingos Bomediano

Domingos Bomediano

Cosquentão

• Administração
  • 21.064 posts
1.092
Ótima
  • Nome Real:Domingos F. Bomediano
  • Estilo de Pesca:Basses, tucunas e um montão de outros peixes

Postado 28 março 2011 - 11:19

Por favor, André, não escreva em maiúsculas, sobretudo títulos! :coolio:

#5 Luciano

Luciano

...

• Pescaki V.I.P
  • 1.245 posts
38
Ótima
  • Nome Real:Luciano Monari José
  • Estilo de Pesca:Agua Salgada Embarcada

Postado 28 março 2011 - 11:35

Olá Luciano, eu sei, mas antes de chegar no "cabeço", acredito ter areia, e não sei o peso da Garatéia, acredito ser importante, para que tenhamos um mínimo de controle onde a lancha vai ficar,, esta relação peso da Garatéia, e peso da lancha , que não sei ...

O que voce tem certamente é suficiente para seu barco, uso uma do mesmo tamanho na minha 32.
O peso dela só serve para chegar no fundo e encravar na rocha, mais nada. E na areia ou mesmo lodo, não tem jeito que arrasta mesmo...

#6 Gustavo Adelino

Gustavo Adelino

Guia de Pesca

• Parceiros
  • 1.635 posts
3
neutro
  • Nome Real:Gustavo
  • Estilo de Pesca:Oceânica - corrico e vertical

Postado 29 março 2011 - 08:06

André, se você pretende pescar fundeado em mar aberto a âncora adequada é mesmo uma garatéia, com pernas de ferro liso de meia polegada para que possa abrir e soltar da rocha com a força do barco, como já dito acima. Aço inox é muito duro, mas dá pra usar...

Se você usar uma garatéia com o peso ideal para sua lancha e a quantidade de cabo com no mínimo 2/3 da profundidade, ela vai segurar em qualquer tipo de fundo, como cascalho, areia, lama...

As âncoras tipo danforth e bruce, se não colocar bóia de arinque, dificilmente não vão soltar do fundo rochoso e você correrá o risco de perdê-las juntamente com alguns metros de cabo.

É que muitas vezes o pesqueiro, de fundo rochoso ou de coral, é muito grande e não tem como fundear fora dele, em local de areia, lama ou cascalho.

Acredito que uma garatéia de 12/13 kgs vai segurar legal seu barco.

Eu uso uma de 15 kgs num barco de 27 pés e segura muito bem até em altas profundidades e fundo de cascalho, mas tive que adaptar uma calha ao lado da original, adequada para bruce de 7,5kgs. veja foto. Abs...

Imagem Postada

#7 Marcelo Lanzara

Marcelo Lanzara

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 5.202 posts
145
Ótima
  • Estilo de Pesca:na água...

Postado 29 março 2011 - 09:54

Se o local que quiser fundear for uma laje, sem muitas pedras soltas, esqueça, NENHUMA âncora vai segurar. Nesse caso fundeie antes da laje, na areia e dê a quantidade de cabo suficiente pra chegar no cabeço.
Já teve vez de largar quase 130m de cabo numa profundidade de 27m até ficar sobre o cabeço da laje (onde estavam as anchovas)
Abraço.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)