Ir para conteúdo

Foto

Vara de 6 a 12 lb.Até quanto suporta?

• Por favor, faça o login para responder
18 respostas neste tópico

#1 Renan Pescadô

Renan Pescadô

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 52 posts
0
neutro
  • Nome Real:Renan Daguano
  • Estilo de Pesca:amadora/ carretilha/molinete

Postado 22 junho 2011 - 09:27

Pessoal....Comprei uma varaa de 1,40m de 6 a 12 lb..

Vou utiliza-la em pesqueiros e na rodadinha para piaparas..

Fiz um bom negocio? até quanto suporta sem quebra-la??
è uma marine sport!!!!

Algueem sabee???????????

Valeuuuu!!!!!!!!!

#2 Shinn

Shinn

RedFish Team

• Pescaki V.I.P
  • 3.632 posts
275
Ótima
  • Nome Real:Clayton Brandão
  • Estilo de Pesca:Baitcasting / Jigging / Fly

Postado 22 junho 2011 - 09:49

Pessoal....Comprei uma varaa de 1,40m de 6 a 12 lb..

Vou utiliza-la em pesqueiros e na rodadinha para piaparas..

Fiz um bom negocio? até quanto suporta sem quebra-la??
è uma marine sport!!!!

Algueem sabee???????????

Valeuuuu!!!!!!!!!

Renan, tudo bem ?

Se souber trabalhar direitinho e não se afobar na briga, da pra tirar peixes de 3 a 4 kilos tranquilo. Mas vai depender do peixe também, um tucuna por exemplo que tem uma baita explosão talvez nçao aguente.

Abraços.

#3 Alessandro Bandeira

Alessandro Bandeira

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.069 posts
2
neutro
  • Nome Real:Alessandro Bandeira da Silva
  • Estilo de Pesca:A maioria, hehe!

Postado 22 junho 2011 - 10:07

Essa pergunta eh meio complicada para responder, nominalmente essa vara tem trabalhar com uma linha que suporte no maximo 12 lbs.
Pois subtende-se que em ensaios ela suportara a tensão sem quebrar, uma vez que obedecendo a libragem da linha ela agirá com um fusível, rompendo antes da vara.
Outro elemeneto amortizador eh o freio, ele estando bem regulado aliviara a exaustão da vara e da linha.
Tambem jah li relatos de pessoas aqui no Forum que jah capturaram robalos de 7kg com varas de libragem baixissima.
No demais eh isso, bota ela pra cantar depois vc fala o resultado.

#4 Renan Pescadô

Renan Pescadô

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 52 posts
0
neutro

Postado 22 junho 2011 - 10:13

Bom dia Galera...Shin e alessandro...vlww pelaas dicas e explicaçãoes...Fiquei mais aliviado agora..hahah

Sou meio inexperiente aindaa alessandro,e aproveitando seus conhecimentos uma linha de 30mm eh uito grossa pra essa vara neh??????

#5 Renan Pescadô

Renan Pescadô

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 52 posts
0
neutro

Postado 22 junho 2011 - 10:17

Vi o nome exato da vara aqui é uma Marine sports Evolution de 1,40m e 6 a 12lb!

Por ser marine sports acredito ser de boa qualidade né???
Apesar de ter pago barato nela,em torno dos 70,00 reais!!!!!

#6 Alexandre Campos

Alexandre Campos

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.067 posts
105
Ótima
  • Nome Real:Alexandre Campos
  • Estilo de Pesca:todas

Postado 22 junho 2011 - 11:08

Renan, vc tem que lembrar que a vara faz parte de um conjunto de pesca.
Se vc amarrar a linha direto no passador, ainda assim temos o anzol e a linha.
Assim com um conjunto de 12 lbs, vc pode pegar as piaparas na rodadinha, e tirar de 6, 7 kg, é só vc soltar o barco e não forçar.
Para pesqueiros, se não tiver estruturas onde a linha enrosque, vc pode aumentar o tamanho do peixe até 10/12 kg. Sabendo trabalhar o conjunto, vai tranquilo.

#7 Alessandro Bandeira

Alessandro Bandeira

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.069 posts
2
neutro

Postado 22 junho 2011 - 11:21

Bom dia Galera...Shin e alessandro...vlww pelaas dicas e explicaçãoes...Fiquei mais aliviado agora..hahah

Sou meio inexperiente aindaa alessandro,e aproveitando seus conhecimentos uma linha de 30mm eh uito grossa pra essa vara neh??????

Renan, se for mono 0,30mm tah bom, o bom eh vc olhar a libragem da linha.
Geralmente eu pesco com linhas de linhagem acima da vara, mais eu alivio no freio.
Eu seu essas varinhas são maciças e bem lentas, dificilmente vc vai conseguir quebra-la.
No P&P a briga eh limpa.
Abraxxxxx.

#8 Fernando

Fernando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.342 posts
12
Boa
  • Nome Real:Fernando M Braga
  • Estilo de Pesca:Pesque Pague, Lagoa, Rio

Postado 22 junho 2011 - 12:00

Por incrível que pareça, a "libragem" da vara não está relacionada com a resistência da mesma, mas sim com os diâmetros de linha mono recomendadas para ela.

Segue um texto do Johnny Hoffmann explicando isso:

O USO DE LINHAS MULTI FILAMENTOS E MUITO MAIS RECENTE QUE O USO DE NYLON A MUITO MAIS TEMPO NO MERCADO.
95% OU MAIS DAS PESSOAS(PESCADORES) ACHAM QUE A LIBRAGEM DA VARA ,QUER DIZER O QUE ELA AGUENTA ,GRANDE ENGANO,NAO E BEM ASSIM.
AS ESPECIFICAÇOES TECNICAS DE LIBRAGENS DAS VARAS INDICAM E SUGEREM AO PESCADOR QUAL ESPESSURA DE LINHA A SER USADA QUE DEIXARA O EQUIPAMENTO MAIS EQUILIBRADO.(NAS BOAS VARAS E ASSIM)
E NAO ESQUEÇAM QUE MUITA GENTE QUE COMPRA UMA VARA ,ESTA FAZENDO PELA PRIMEIRA VEZ E NAO TEM NOÇAO E EXPERIENCIA PARA SOZINHO SABER DESTINGUIR DADOS TECNICOS.
POIS BEM, ENTAO QUANDO VC COMPRA UMA VARA DE 8 A 17 LIBRAS ,SIGNIFICA QUE A ESPESSURA IDEAL PARA ELA SERIA DE 0,24 A 0,35MM (ESTAMOS FALANDO DAS VARAS QUE SO VEM COM ESTA DESCRIÇAO TECNICA DE NYLON, E QUASE TODAS SAO ASSIM)
MAIS HOJE AS PESSOAS PEGAM ESTA MESMA VARA DE 17 LIBRAS E COLOCAM LINHAS DE MULTI 0,35MM ,CONTINUO IGUAL ? MAIS OU MENOS, POIS UMA LINHA DE 0,35MM DE MULTI REPRESENTA 40 OU MAIS LIBRAS DE RESISTENCIA ENQUANTO QUE UM MESMA ESPESSURA DE NYLON NAO ULTRAPASSA 20 LIBRAS.
A PERGUNTA QUE MAIS VEJO NAS LOJAS ,ERRADA,POR PARTE DOS PESCADORES E DOS VENDEDORES E : PRA QUANTOS QUILOS E ESSA VARA????? ISSO NAO E A INFORMAÇAO TOTALMENTE CORRETA ,COM UMA VARA DE 17 LIBRAS VC PODE PEGAR UM PEIXE DE ATE 20 QUILOS OU MAIS, POREM EXIGE QUE O PESCADOR TENHA MUITA EXPERIENCIA PARA TIRAR O PEIXE DA AGUA.
NESTA HORA TEMOS QUE TER BOM SENSO, TAMBEM NAO VAMOS SAIR COMPRANDO VARAS DE 17 LIBRAS PARA BRIGAR COM PEIXES MUITO GRANDES COMO PEIXES DE COURO OU ATE MESMO TUCUNARES AÇU, NAO DA PARA USAR?? DA SIM, POREM NAO E O IDEAL, PARA PEIXES COMO ESSES AÇUS UMA VARA DE 20 A 30 LIBRAS VAI BEM MELHOR,POIS A CASOS QUE TEMOS QUE SEGURAR OS PEIXES NA "MARRA" E SEGURAR UM PEIXE COM VARA DE 17 LIBRAS USANDO UMA LINHA MULTI DE 40 OU 50 FATALMENTE PODERA CAUSAR A QUEBRA DA VARA.ALEM DO QUE USAMOS ISCAS PESADAS O QUE TAMBEM DEVE SER RESPEITADO NAS ESPECIFICAÇOES DAS VARAS ,IMAGINEM ARREMESSAR UMA ISCA DE HELICE DE 45 GRAMAS COM VARINHAS DE 17 LIBRAS???

VOLTAMOS O ASSUNTO DAS 2 LIBRAGENS COMPOSTA NAS HUNTER FISH.
PELA PRIMEIRA VEZ NO MERCADO EXISTE UMA VARA QUE MOSTRA AO PESCADOR COM MENOS EXPERIENCIA QUE TIPO DE LINHA ELE DEVERA USAR EM SUA VARA , TANTO SE ELE FOR USAR NYLON OU MULTI. ISSO FOI UMA PREUCUPAÇAO MINHA QUE DE TANDO OUVIR INFORMAÇOES ERRADAS RESOLVI COLOCAR NAS ESPECIFICAÇOES TECNICAS DAS HUNTER FISH ( CARBONO SOLIDO)
VEJA BEM AI TEMOS MAIS UMA VANTAGEM DE UMA VARA COMO A HUNTER ,POR ELA SER SOLIDA ,UMA VARA QUE APARENTEMENTE TEM UM BLANK BEM MAIS FINO QUE UMA TUBULAR E QUE PARECE SER MAIS FRAGIL A VISAO DO LEIGO, NA VERDADE PERMITE USAR LINHAS BEM MAIS RESISTENTES QUE AS VARAS DE IGUAL ESPECIFICAÇAO TECNICA TUBULAR ,SEM FALAR QUE TEM MAIOR TOLERENCIA A ARREMESSAR ISCAS MAIS PESADAS .

USAR LINHAS DE MULTI ACIMA DE 50 LIBRAS PARA TUCUNARES ,COM VARAS TUBULARES (20 -25 libras)TRAVANDO TOTALMENTE A FRICÇAO DIFICILMENTE QUEBRA A VARA ,POIS LEMBRENSE QUE A MAIORIA DAS FRICÇOES SAO DE 4 A 6 QUILOS.(ENTAO QUANDO SE ATINGE 12 LIBRAS DE PRESAO A LINHA COMEÇA A SAIR DO CARRETEL ,ISTO ESTA AINDA BEM ABAIXO DA RESISTENCIA DA VARA )O QUE PODE QUEBRAR UMA VARA E METER O DEDAO E TRAVAR NA MARRA AI SIM VC ESTA FAZENDO UMA PRESSAO BEM ACIMA DA RESISTENCIA DA VARA

ENTAO E MUITO SIMPLES , AS HUNTER FISH TEM AS DUAS OPÇOES CLARAS PARA O PESCADOR ,EM NYLON E MULTI.

E POR SEREM DE CARBONO SOLIDO, PERMITEM PESCAR COM UMA MESMA VARA UM TUCUNARE DO CENTRO OESTE (1 QUILO)E UM AÇU DA AMAZONIA COM TOTAL SEGURANÇA E NAO PERDENDO ESPORTIVIDADE QUANDO PESCANDO PEIXES PEQUENOS.

COM UMA VARA HUNTER VC FAZ ISSO, E UMA VARA MUITO MAIS POLIVALENTE.
MUITO SE FALA EM VARAS ESPECIFICAS PARA ISCAS DE HELICE, VEJO COMENTAREM DE VARAS DE 400 A 800 REAIS, COM TODO O RESPEITO AO GOSTO E AO BOLSO DOS AMIGOS PESCADORES, SUJIRO QUE QUANDO POSSA EXPERIMENTEN UMA VARA DE 5,3 DE 30 LIBRAS NYLON E 50 MULTI, QUE IRAO SE SURPREENDER O QUE UMA VARA DE 140 REIAS FAZ.
AS VEZES ERRAMOS A PENSAR QUE COISA BOA E EFICIENTE TEM QUE SER CARA, ISTO NAO E REGRA .

E APROVEITO PARA AVISAR AOS AMIGOS QUE AS NOVAS HUNTER FISH Z, TUBULAR COM IM10 E PASSADORES FUJI K ESTAO EM TESTES FINAIS, E ESTE ANO ESTARAM NO MERCADO, ASSIM NOSSO OBJETIVO SERA TOTALMENTE ALCANÇADO EM NOSSA META , JA TEMOS A MELHOR VARA DE CARBONO SOLIDO DO MERCADO, E AGORA VAMOS ATRAS DE FAZER O MESMO COM VARAS DE CARBONO TUBULAR.
ESTA PROMETO AOS AMIGOS TERA INOVAÇOES EXCLUSIVAS ,COMO JA VEM ACONTECEDO A MUITO TEMPO COM PRODUTOS CLASSE A DA MS.

ESPERO TER ESCLARECIDO AS DUVIDAS.

#9 Maquart

Maquart

Paixão pela Pesca

• Pescaki V.I.P
  • 2.779 posts
53
Ótima
  • Nome Real:Renato Maquarte
  • Estilo de Pesca:Pesca de praia e artificiais

Postado 22 junho 2011 - 01:08

Por incrível que pareça, a "libragem" da vara não está relacionada com a resistência da mesma, mas sim com os diâmetros de linha mono recomendadas para ela.

Segue um texto do Johnny Hoffmann explicando isso:

95% OU MAIS DAS PESSOAS(PESCADORES) ACHAM QUE A LIBRAGEM DA VARA ,QUER DIZER O QUE ELA AGUENTA ,GRANDE ENGANO,NAO E BEM ASSIM.

A PERGUNTA QUE MAIS VEJO NAS LOJAS ,ERRADA,POR PARTE DOS PESCADORES E DOS VENDEDORES E : PRA QUANTOS QUILOS E ESSA VARA????? ISSO NAO E A INFORMAÇAO TOTALMENTE CORRETA ,COM UMA VARA DE 17 LIBRAS VC PODE PEGAR UM PEIXE DE ATE 20 QUILOS OU MAIS, POREM EXIGE QUE O PESCADOR TENHA MUITA EXPERIENCIA PARA TIRAR O PEIXE DA AGUA.
NESTA HORA TEMOS QUE TER BOM SENSO, TAMBEM NAO VAMOS SAIR COMPRANDO VARAS DE 17 LIBRAS PARA BRIGAR COM PEIXES MUITO GRANDES COMO PEIXES DE COURO OU ATE MESMO TUCUNARES AÇU, NAO DA PARA USAR?? DA SIM, POREM NAO E O IDEAL, PARA PEIXES COMO ESSES AÇUS UMA VARA DE 20 A 30 LIBRAS VAI BEM MELHOR,POIS A CASOS QUE TEMOS QUE SEGURAR OS PEIXES NA "MARRA" E SEGURAR UM PEIXE COM VARA DE 17 LIBRAS USANDO UMA LINHA MULTI DE 40 OU 50 FATALMENTE PODERA CAUSAR A QUEBRA DA VARA.ALEM DO QUE USAMOS ISCAS PESADAS O QUE TAMBEM DEVE SER RESPEITADO NAS ESPECIFICAÇOES DAS VARAS ,IMAGINEM ARREMESSAR UMA ISCA DE HELICE DE 45 GRAMAS COM VARINHAS DE 17 LIBRAS???

ta aí um assunto que sempre tenho duvidas:

A libragem de uma vara é em relação a resistencia (peso do peixe) ou em relação a resistencia no arremesso (peso da isca).
Outra duvida que tenho ... qual vara TEORICAMENTE arremessa melhor uma isca leve ??? (uma 17lbs ação lenta / media ou uma 10lbs ação extra rapida / rapida) ???

#10 Renan Pescadô

Renan Pescadô

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 52 posts
0
neutro

Postado 22 junho 2011 - 01:45

Orraaaa pessoal...ótimas explicaçõess...
Minhas dúvidas foram sanadas..hahah
Amanha estarei estreiando a vara num Pesque E solte aqui da regiao,com muita variedade de peixe,pacu,tambas,matrinxã,traira,e até tucunarés..então vai ter pra ter noção realmente de como ela se porta em diferentes fisgadas....e com toda certeza posterei os detalhes da mesma aqui!

Vlwww moçadaaaa!!!! Grande abraçoo e boas pescarias pra todos!!!!!

#11 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.639 posts
393
Ótima
  • Nome Real:Elmiro Luiz da Silva Neto
  • Estilo de Pesca:Desembarcada, Isca Artificial

Postado 22 junho 2011 - 01:47

A libragem de uma vara é em relação a resistencia (peso do peixe) ou em relação a resistencia no arremesso (peso da isca).
Outra duvida que tenho ... qual vara TEORICAMENTE arremessa melhor uma isca leve ??? (uma 17lbs ação lenta / media ou uma 10lbs ação extra rapida / rapida) ???

a libragem da vara está relacionada com a tensão de uma linha mono que a mesma aguenta. uma vara de 17 lbs tem como limite a tensão de uma linha mono de 17 lbs. dependendo de vários fatores, a vara pode aguentar mais ou menos.

sobre o arremesso e peso da isca, é outra variável a ser considerada ... nas varas tem a indicação LURE WEIGHT. essas medidas geralmente vem indicadas em Onças (oz) 1 onça = 28,35 g ... se a vara tem um LURE WEIGHT de 1/4 oz a 1 oz, quer dizer que ela arremessa bem iscas de 7,09 g a 28,35 g.

outra coisa a ser analisada no arremesso é a espessura da linha. geralmente se arremessa melhor com linhas mais finas ...

uma vara 10 lbs com uma linha 10 lbs pode arremessar tanto quanto uma vara 17 lbs com uma linha 10 lbs.

abraços

#12 Fernando

Fernando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.342 posts
12
Boa

Postado 22 junho 2011 - 01:59

"A libragem de uma vara ..."
tem a ver com o diâmetro da linha mono padrão (ve lá no post).
Nada a ver com o peso do peixe e nem da isca.
O peso da isca tem a ver com o casting da vara: mas não é só o peso da isca, mas tudo que está na linha principal - chumbada, anzol, bóia, e o diabo a quatro.

"... qual vara TEORICAMENTE arremessa melhor uma isca leve???"
Comprida, baixa libragem, lenta, linha fina.
Para iscas mais pesadas, maior libragem da vara e diâmetro compatível (mas o menor possível), talvez lenta/média pelo peso adicional (ai já não tenho certeza).

#13 Fernando

Fernando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.342 posts
12
Boa

Postado 22 junho 2011 - 02:14

a libragem da vara está relacionada com a tensão de uma linha mono que a mesma aguenta. uma vara de 17 lbs tem como limite a tensão de uma linha mono de 17 lbs. dependendo de vários fatores, a vara pode aguentar mais ou menos.
sobre o arremesso e peso da isca, é outra variável a ser considerada ... nas varas tem a indicação LURE WEIGHT. essas medidas geralmente vem indicadas em Onças (oz) 1 onça = 28,35 g ... se a vara tem um LURE WEIGHT de 1/4 oz a 1 oz, quer dizer que ela arremessa bem iscas de 7,09 g a 28,35 g.
outra coisa a ser analisada no arremesso é a espessura da linha. geralmente se arremessa melhor com linhas mais finas ...
uma vara 10 lbs com uma linha 10 lbs pode arremessar tanto quanto uma vara 17 lbs com uma linha 10 lbs.
abraços

"a libragem da vara está relacionada com a tensão ..."
Eu também pensava assim, mas pelo que JH diz (e tem outros experts advogando isto) é só o diâmetro, tanto que cabe multi de maior resistência e por ser quase inelástica, coloca uma tensão maior na vara.
Juro que para mim não é racional, mas ... eles entendem muito mais do que eu.
Para mim, foi criado no passado um "parâmetro" inadequado (para os dias atuais) e por tradição continua.
Quer ver outro caso? Carretilhas e molinetes aonde a capacidade é definida para linhas em lb e não em mm!!!
O Naclinho apresenta no site dele uma explicação excelente sobre isto.
Novamente é um parâmetro do passado.

#14 Yan Paixão

Yan Paixão

Snook's Fisher.

• Pescaki V.I.P
  • 2.341 posts
0
neutro
  • Nome Real:Yan Matheus Paixão de Souto
  • Estilo de Pesca:Bait Casting.

Postado 22 junho 2011 - 02:40

diâmetro, tanto que cabe multi de maior resistência e por ser quase inelástica, coloca uma tensão maior na vara.

Esse é o caso, ele quis dizer que se você botar 1 linha 40 lb numa 17 vai ser muita tensão, causando a quebra da vara. Assino embaixo da dica do Johnny!

Abraço

#15 Renan Pescadô

Renan Pescadô

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 52 posts
0
neutro

Postado 22 junho 2011 - 02:48

Ótimas explicações galera...
amo esse forum.. hahahah

:D :comemorando:

#16 Shinn

Shinn

RedFish Team

• Pescaki V.I.P
  • 3.632 posts
275
Ótima
  • Nome Real:Clayton Brandão
  • Estilo de Pesca:Baitcasting / Jigging / Fly

Postado 22 junho 2011 - 03:18

Renan, vc tem que lembrar que a vara faz parte de um conjunto de pesca.
Se vc amarrar a linha direto no passador, ainda assim temos o anzol e a linha.
Assim com um conjunto de 12 lbs, vc pode pegar as piaparas na rodadinha, e tirar de 6, 7 kg, é só vc soltar o barco e não forçar.
Para pesqueiros, se não tiver estruturas onde a linha enrosque, vc pode aumentar o tamanho do peixe até 10/12 kg. Sabendo trabalhar o conjunto, vai tranquilo.

Alexadvo, 10/12 kilos... sei não hein, se ele pegar um tamba com essa vara, dificilmente vai conseguir tirar da agua. Além do mais, estamos falando de um conjunto, pra ele pegar um peixe de 10 12 kilos, vai precisar de uma linha bem mais resistente, sendo incompativel com o conjunto.

A pesca é basica.

Vara Leve (Pesca Leve)
Vara média (Pesca Média)
Vara Hard (Pesca Pesada)

Se ele pegar um OB de 4 kilos com essa vara, nem no sonho ele tira esse peixe da agua.

#17 Maquart

Maquart

Paixão pela Pesca

• Pescaki V.I.P
  • 2.779 posts
53
Ótima
  • Nome Real:Renato Maquarte
  • Estilo de Pesca:Pesca de praia e artificiais

Postado 22 junho 2011 - 04:19

Juro que para mim não é racional

Chegou onde eu queria :ok:
A gente talvez aceite, mas entender ..... :assobiando: :chuvaa:

#18 Alessandro Bandeira

Alessandro Bandeira

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.069 posts
2
neutro

Postado 22 junho 2011 - 07:12

Cara esse lance de diametro não quer cair a ficha, pois como pode ser diametro se podemos pegar dezenas de linhas com a mesma libragem e diametros muito diferente e vice verça.
Outra coisa porque a referencia eh para mono, se eu pegar um cabo de aço com resistencia de 12 lbs e um fio de cabelo tambem com 12 lbs, ambos terão a mesma resistencia.
To meio perdido agora,sera que tudo que sempre achei que fosse certo tah errado?

#19 Fernando

Fernando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.342 posts
12
Boa

Postado 22 junho 2011 - 08:49

Pessoal,
primeiro quero reafirmar que na minha opinião, isto é um verdadeiro "Samba do Crioulo Doido".

Mas, como dizia o canibal (ou foi Jack, o Estripador?), vamos por partes.
Vamos pelo mais simples e fácil: a capacidade de linha de uma carretilha ou molinete, gravados no corpo ou constante na caixa ou no manual.

SHIMANO SEDONA 1000FD: 270yd de linha 2lb, ou 140yd de 4lb, ou 110yd de 6lb.
Não tem nenhuma especificação de metros (ou mesmo jardas) por mm (ou mesmo polegada)!!!
Veja nos seus molinetes e carretilhas ... (alguns tem m por mm, ufa!).

E agora?
Como "raios" vou calcular quanto de linha cabe naquele "reel"?
Olho para as linhas que tenho e para iguais libragens, tenho linhas com diferentes diâmetros.
Olhe nas suas ... é diferente?

O caso da resistência da vara estar ligado a diâmetro de linha mono ... é apenas o mesmo "Samba do Crioulo Doido" em outro ritmo.

Tudo o que postei acima foi para simplificar, pois existe realmente uma relação entre os parâmetros, mas envolvem padrões históricos na indústria, mas são "idiotas para efeito práticos" para nós pescadores esportivos amadores.
Envolve marcas e modelos padrões antigos, abordagens americanas e japonesas, ... e diabos a 4.

E agora? (de novo).
Faço questão de pesquisar, entender e analisar (faz parte do meu prazer de pescar).
Ai ...
aplico isto na minha realidade .

Sou pescador esportivo amador e este esporte tem sido o meu hobby.
Assumi que
- em uma vara que se quebrar, não vai doer meu bolso, vou para o maior limite, usar as outras características da vara, a fricção, o trabalho, ...
- em uma vara que se quebrar, vai doer, uso tudo isto, mas com menor margem para a resistência da linha.

Ah! mais uma coisa, e mais importante: pescar não é ciência ... É Arte!

Pessoal,
seria muito bom trocarmos idéias sobre tudo isso.

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

1 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)