Ir para conteúdo

Foto

Quais as melhores botas ou perneiras contra cobras?

• Por favor, faça o login para responder
13 respostas neste tópico

#1 Ilza

Ilza

Já estou me enturmando!

• Pescadoras
  • 174 posts
38
Ótima
  • Nome Real:Ilzete
  • Estilo de Pesca:Rara , mas diversos; migrando cada vez + p/ Fly

Postado 02 setembro 2011 - 11:57

Aos biólogos e Experientes no Campo :

Como tentativa de minimizar riscos de picada de cobras em geral,
Melhor bota ( quais tipos) ou perneira ? Altura desejável da borda da bota em relação aos joelhos; tipo ou espessura do couro, o que + tiverem a acrescentar.

No país em geral, ou mesmo por região, qual porcentagem de ataques x área do corpo atingida?

Se já houver tópico com o conteúdo, desculpo-me e peço o veto da moderação.
Abç

#2 Filipe Vieira

Filipe Vieira

começando a responder

• Pescadores
  • 444 posts
1
neutro
  • Nome Real:Filipe
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 03 setembro 2011 - 08:09

Aos biólogos e Experientes no Campo :

Como tentativa de minimizar riscos de picada de cobras em geral,
Melhor bota ( quais tipos) ou perneira ? Altura desejável da borda da bota em relação aos joelhos; tipo ou espessura do couro, o que + tiverem a acrescentar.

No país em geral, ou mesmo por região, qual porcentagem de ataques x área do corpo atingida?

Se já houver tópico com o conteúdo, desculpo-me e peço o veto da moderação.
Abç

Bom dia, Ilza!

Não sou biólogo, mas uso botas cano longo ou perneiras no meu trabalho por causa das normas de segurança do trabalho.
A princípio são indicados cano de 45 cm de altura, que dependendo da estatura da pessoa chega abaixo do joelho.
Agente usa destas: http://www.fourseg.c...o_ver.php&id=77

E botas são deste tipo: http://www.equipamen...-longo---bompel

Ambas oferecem a proteçao necessária para trabalho no meio rural.

Até!

#3 Ilza

Ilza

Já estou me enturmando!

• Pescadoras
  • 174 posts
38
Ótima

Postado 08 setembro 2011 - 11:44

Felipe,

Agradeço muito a indicação. Mais que registrada e anotada.
Aguardarei mais opções, antes da decisão final..
Mas reitero sincero agradecimento.

Hei, teu avatar é c um "agulhão" ? Caramba ?! Que bichão !!
Abç

#4 jair miguel

jair miguel

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 296 posts
0
neutro
  • Nome Real:jair
  • Estilo de Pesca:diversao

Postado 09 setembro 2011 - 08:52

eu uso botas de borracha,que alem de proteger contra picada de cobra,se for brejo nao se encharca as pernas,prefira as de canos longos tipo 7 leguas,agora se for em regiao seca as perneras citadas acima sao otimas,nao sou biologo,apenas gosto de fuçar no mato

#5 jair miguel

jair miguel

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 296 posts
0
neutro

Postado 09 setembro 2011 - 08:57

outro detalhe,geralmente a picada e na altura do tornozelo,canela,mas tome cuidado tbem qdo se pega o peixe e ele escapa e cai no chao
preste atençao antes de pega lo,principalmente em moitas de capim

#6 Ilza

Ilza

Já estou me enturmando!

• Pescadoras
  • 174 posts
38
Ótima

Postado 09 setembro 2011 - 01:23

Opa, Jair Miguel!

Vlw pelas dicas, incluindo lembrança de não abaixar-me sobre moitas pra pegar peixe ou qqer coisa.Se até pra ir ao mato já to me enchendo de cuidados....rsrsrs., nem pensar em catar coisas nas moitas...Imagem Postada
Quanto maioria de picadas na altura do tornozelo, também já li a respeito. Mas sabe como é, né? Se eu não pisar nela, e ela aparecer sei lá onde, pode cismar de dar um bote na minha canela...E pretendo me prevenir quanto a isto também.

eu uso botas de borracha,que alem de proteger contra picada de cobra,se for brejo nao se encharca as pernas,prefira as de canos longos tipo 7 leguas,agora se for em regiao seca as perneras citadas acima sao otimas,nao sou biologo,apenas gosto de fuçar no mato

Botinas de borracha reforçadas seriam ótimas; principalmente na pesca de traíras, já que impermeáveis ao brejo. Mas ainda tenho dúvidas quanto sua proteção contra picadas de certas espécies. Parte dos locais onde arriscar ( se é que terei coragem), tende-se a encontrar surucucús ; noutros, cascavéis; e na minha região atual, jararacas ( não pense que sou parlamentar do Planalto, ok ?Imagem Postada ). O legal seria uma Bota Impermeável e não penetrável pelas presas da maioria das espécies. Mas se proteger contra a maioria das cobras, já me contento...

Terei bom tempo de pesquisa até a compra, permitindo-me aguardar e pesquisar possíveis outros informes da turma; mas estou anotando tudo e,
muito grata pelas dicas todas.
abç.

#7 Lukaum

Lukaum

começando a responder

• Pescadores
  • 679 posts
0
neutro
  • Nome Real:Lucas Rolleira
  • Estilo de Pesca:Doce, Salgada, Salobra, Esportiva.

Postado 09 setembro 2011 - 02:59

Vale lembrar, que quando se está em regiões rurais e de mais mato, a ação de escorpiões e aranhas é mais ativa, até pela quantidade ser consideravelmente maior.
Assim, quando se tira as botas, e ate mesmo tenis e sapatos, de suma importância verificar, antes de colocá-los novamente nos pés, se não há aranhas ou escorpiões dentro dos calçados.
O pé é uma area muito irrigada, e com veias e arterias importantes, de maneira que o veneno se espalharia rapidamente pelo corpo.

Mesmo não tendo muito a ver com o tópico, segue a dica. Segurança nunca é demais.

Abraços

#8 jair miguel

jair miguel

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 296 posts
0
neutro

Postado 09 setembro 2011 - 08:15

Ilza,sinceramente morei muitos anos em tocantins,onde meu pai mora ate hoje,municipio de paranã,e foram pouquissimos relatos de picadas de cobra,se nao pisar nela ou muito proximo,cobra nao faz nada a ninguem.nao deixe de se aventurar ,nos somos mais perigosos que ela. e so ver o jornal.segurança nunca e demais,ja nao basta termos que se trancar dentro de nossas proprias casas,ando muito pelos matos na regiao de mogi guaçu,em lugares que tem cascavel,outros jararacas e ate hoje vi apenas 2 jararacas,perca o medo e encare esse desafio

#9 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.834 posts
481
Ótima
  • Nome Real:José Normando dos Santos
  • Estilo de Pesca:amadora

Postado 09 setembro 2011 - 08:18

Segundo publicações, 80% das picadas acontecem do joelho prá baixo. Isto se explica porque a cobra não sai para atacar ela se defende. Na grande maioria das vezes as pessoas pisam ou tocam as mesmas desencadeando o ataque como forma de defesa do animal. Então a primeira regrinha básica para quem está no mato é prestar atenção onde se pisa. Por incrível que pareça, a grande maioria das serpentes são encontradas nas trilhas, principalmente nos lugares mais ensolarados na parte da manhã. Ao transpor monte de folhas, capim seco, etc é bom usar um bastão ou um pedaço de pau para verificar a possibilidade de uma cobra estar se escondendo ali. Nunca levantar tábuas, entulhos, árvores, telhas, tijolos sem examinar o que se encontra por baixo ou por perto. Na pesca, principalmente se o barco passar a noite apoitado na margem, é bom antes de sair para uma jornada, dar uma boa examinada,cobras podem ser atraídas por resto de iscas ou mesmo o cheiro de peixe. Ao se pescar de barranco, cuidados devem ser observados onde se coloca as iscas naturais e os peixes capturados, isto pode atrair cobras, inclusive algumas não venenosas como o "João do campo" ou Caninana que gostam de margens de rio e brejos e que apesar de não serem venenosas possuem grande tamanho e podem provocar acidentes.
Quanto à proteção, um par de botas sete léguas cano longo ou perneiras de couro que alcançam logo abaixo do joelho são suficientes.
devemos lembrar ainda que caminhadas no mato exigem um certo esforço físico, portanto os equipamentos de proteção individual devem oferecer um mínimo de conforto.
As botas sete léguas não são aconselhadas para grandes deslocamentos. Além de pesadas, podem causar bolhas e ferimentos naqueles que não estão muito acostumados.
Meu trabalho é no campo e meus hobbies são no campo(pescar, acampar), foram raras as vezes que observei uma serpente venenosa. Por experiência própria digo que os marimbondos, abelhas, carrapatos, mosquitos, aranhas e escorpião são perigos bem mais constantes e que podem estragar o nosso dia.

Aqui voce pode obter mais infromações

http://www.cnpm.embr...9_serpA5_vf.pdf

Abraços.

#10 Ilza

Ilza

Já estou me enturmando!

• Pescadoras
  • 174 posts
38
Ótima

Postado 09 setembro 2011 - 09:40

Lukaum, nenhuma dica pró segurança, ainda + neste contexto, seria d+ ou fora do tópico. Grata pelos alertas. Se entendi, calçados e bolsas pendurados,longe do solo; e se possível investigados antes do re-uso. Ampliando, talvez seja até vantajoso ensacar bolsas em sacos plásticos ( não entra nem sai nada delas Imagem Postada). Já nos calçados não arriscaria isso; ainda mais em turma; pois se não morrer de picada, morrere-se pelo "perfume"Imagem PostadaImagem Postada, ao se tentar calça-los namanhã seguinte Imagem Postada.. Contra abelhas, até nova dica + indicada, sempre no bolsoum saco plástico gde, semi transparente, de cor azul ( cf leitura antiga) sepossível, com o qual tentar proteger rosto e olhos, enquanto procurar entrar naágua. Mais pra diante partirei p/ uma montagem criteriosa dos 1ºs socorros ao alcancede leigas. Grata pela atenção!

Jair Miguel, como avanço da idade, experiências e responsabilidades ( filhos, etc), o medo cresce; mas contra ele, os cuidados. Tenho mais receios Imagem Postada de caminhar é na 25 de março/SP. Ou perto do Planalto Imagem Postada.
Na minha terra natal, no No /Nordeste Fluminense, apareciam umas surucucús meio grandinhas. Tentarei proteger-me até prox ao joelho. E o treco servirá pra outras localidades também. Vlw pelas dicas e incentivos!

Normando :"...Na pesca, principalmente se o barco passar a noite apoitado na margem, é bom antes de sair para uma jornada, dar uma boa examinada,cobras podem ser atraídas porresto de iscas ou mesmo o cheiro de peixe..." Este é umdetalhe em que não havia pensado. E nem sempre podemos contar com vigilãncia alheia. Colaborar, ainda mais nestes casos, me parece ótimo.Imagem Postada

Legais também as dicas extras; algumas inéditas e outras que bem relembraste,que prontamente copiei pra arquivo específico. Gostei do link enviado. Outro dia lerei c/ + calma. Mt grata.

A todos, minha gratidão e abç.

#11 Filipe Vieira

Filipe Vieira

começando a responder

• Pescadores
  • 444 posts
1
neutro
  • Nome Real:Filipe
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 10 setembro 2011 - 07:51

Felipe,

Agradeço muito a indicação. Mais que registrada e anotada.
Aguardarei mais opções, antes da decisão final..
Mas reitero sincero agradecimento.

Hei, teu avatar é c um "agulhão" ? Caramba ?! Que bichão !!
Abç

Sempre às ordens!

Esse foi um agulhão de águas baianas.

Abç!

#12 Di Padilha

Di Padilha

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 182 posts
8
neutro
  • Nome Real:Wlademir
  • Estilo de Pesca:Bait Casting

Postado 15 setembro 2011 - 09:05

Assim como o Jair Miguel uso bota de borracha tipo sete leguas com calça jeans quando desço os igarapés atras de matrinxas, aqui na regiao de Manaus também há muita incidencia de surucucu ou jararaca, mas nao dou uns tres passos sem olhar para onde piso. Desta forma me sinto bem protegido, sem resseio.

Sds,

Di.

#13 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 15.616 posts
2.574
Ótima
  • Nome Real:Maurício Hu
  • Estilo de Pesca:pedra, praia, canal

Postado 15 setembro 2011 - 09:17

Quando trabalhava no Pará na década de 80, ao passar rápido por uma trilha pisei em um monte de folhas secas. Não notei o que estava enrodilhada nela. Uma jararaca marrom, de uns 70 centímetros. Ela desferiu um ataque, já que praticamente pisei nela. Usava botina comum de elástico, e a picada não foi acima disso. Naquele tempo eu jovem e pouco informado e infelizmente a ocorrência não foi feliz à cobra. Hoje, pensaria diferente. Creio que tive sorte.

#14 Ilza

Ilza

Já estou me enturmando!

• Pescadoras
  • 174 posts
38
Ótima

Postado 15 setembro 2011 - 09:49

Di Padilha , indicação de olhar onde se pisa é fundamental. Mas as danadas as vezes se camuflam e surpreendem. Vlw a dica, e testemunho ref a Bota, que espero pesquisar +.

Maurício, ainda estou tentando aprender sobre o tema. Mas parece que quando a gente pisa numa cobra pequena ou média, a tendência é ela tentar picar até + ou - tornozelo. Mas se passamos numa trilha e, por algum motivo, ela resolver "trocar o óleo" ( peçonha), pode pegar bem + acimaImagem Postada...Boa Pisada!Imagem Postada

Receios Imagem Postada? Imagem PostadaImagem PostadaImagem Postada !!!!!. Mas buscando conhecimento e cuidados, como hora faço, agente faz nossa parte, arrisca só um pouco; e deixa o resto com "O Cara lá de Cima", né?

Grata pelos informes!
Abç

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)