Ir para conteúdo

Foto

Catamarã Prowler 34 pés

• Por favor, faça o login para responder
6 respostas neste tópico

#1 Nacim Gaze

Nacim Gaze

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 53 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Tudo relacionado com água salgada...desde Robalo no jig até olhete na Plataforma

Postado 13 setembro 2011 - 03:38

Me deparei Hj navegando pela net com um famoso designer de Catamarãs que projetou um Cat Trawler, mais ou menos nos moldes do Bwseacat, mas com uma abordagem bem menos "Workboat" que é uma das finalidades do Bwseacat. Este cat tem como foco o charter e o passeio na Nova Zelândia, mas já fiquei pensando aqui com meu botões algumas adaptações para pesca heheheheh. O cat, apesar de ter apenas 10,4 m possui acomodações para 6 pessoas dormirem (2 camas solteiro e duas casal) e dois banheiros. Além disso o Cat possui em termos de motorização, dois yamaha de 60 hp, o qual atinge 17 nós de Cruzeiro (4500 rpm)( se não me engano com 4000 rpm é 15 nós) e Top de 20 nós. O Consumo, de acordo com o site do fabricante, é de 1,0 Litros por Milha em Velocidade de Cruzeiro. Enfim, achei a proposta interessante para pescarias em longas distÂncias, apesar da motorização a Gasolina, essa embarcação se encaixaria como um Fast Trawler e poderia se enquadrar para realizar algumas pescarias de longas distâncias com um bom conforto e estrutura.

Links:

http://www.sail-worl...&refre=y&ntid=0
http://www.formulacr...orld-Review.pdf
http://www.prowler.c.../Prowler BNZ (1).pdf
http://www.prowler.c...onstruction.htm

E aí oq Acharam?

Abraços Nacim.

#2 Marcelo Lanzara

Marcelo Lanzara

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 5.236 posts
158
Ótima
  • Estilo de Pesca:na água...

Postado 14 setembro 2011 - 09:36

Como conforto é incomparável, mas pra pescar em locais distantes navegando a 15 nós, não vejo vantagem, pois uma traineira leva vc a 8 nós (dobro do tempo tá certo), mas gastando infinitamente menos por ter motor de centro diesel.
Mas gostei do conceito do barco :D

#3 RonaldoBraga

RonaldoBraga

começando a responder

• Pescador
  • 437 posts
2
neutro
  • Nome Real:Ronaldo Braga
  • Estilo de Pesca:Pesca Esportiva

Postado 14 setembro 2011 - 10:22

Não acredito nesta velocidade com dois 60.

#4 Nacim Gaze

Nacim Gaze

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 53 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Tudo relacionado com água salgada...desde Robalo no jig até olhete na Plataforma

Postado 14 setembro 2011 - 05:21

Marcelo, Realmente a questão do Diesel concordo com vc, o Diesel acaba sendo uma opção mais econômica para uma aplicação aonde o uso é mais constante como o caso de um fast trawler, e eu pensei a mesma coisa qndo vi este barco, mas depois li em uma das matérias que eu coloquei no tópico que a escolha pela gasolina se dá devido ao tamanho de um motor diesel da mesma potência, o que parece ser verdade, imaginemos um motor MWM 229-4 de , a largura do mesmo, segundo consta o site da MWM ( http://www.nav-inter...eries&idSerie=9 ) é de 72,1 cm, o que concerteza iria atrapalhar na manutenção do Barco. Esse mwm 229-4 é uma configuração bem robusta, sendo o motor aspirado, que se enquadraria para o uso continuo, agora imaginando um motor Yanmar (Pensei no volvo penta, mas o menor que encontrei no site é um D3-110 para aplicação Continúa) com quase a mesma potência, o mesmo tem 56 cm, sem contar com o alternador Link:

(http://www.yanmarmar...s/pdf/4JH5E.pdf)

Pensando na questão da Velocidade, imaginemos na seguinte situação:

Vamos Realizar uma Pescaria na Teta, que deve ser umas 75 milhas partindo de Ilhabela (Alguém me corrija se estiver errado pls), o Barco a 8 nós realmente toca na questão que vc mencionou, ele faria o mesmo trajeto em aproximadamente 9 horas e meia, agora o problema é que uma velocidade de 8 nós, pois teriamos que levar em conta a ida e a volta, que levaria 19 horas de navegação no Total, contra 10 horas de Navegação a 15 nós, a minha opinião ( e ela pode mto bem estar errada) é que uma pescaria na Teta como essa pode ser realizada em um dia se Formos a uma velocidade de 15 nós, pois navegariamos 10 horas e pescariamos 8 (isso pode variar), e se realizarmos uma pescaria a 8 nós o mesmo processo levaria 26 horas, o que inviabilizaria a pesca em um dia, portanto, como mta gente não dispõe de um fim de semana inteiro pra pescar ( As patroas que o digam), a opção a 15 nós seria mais interessante.

Outra coisa que penso é que 8 nós é uma velocidade baixa no seguinte sentido: se aumentarmos essa velocidade para 12 nós, que mostra um aumento de apenas 4 nós, estariamos 50% mais rápido , chegariamos na Teta qse 3 horas antes, que, considerando a ida e a volta daria 6 horas, e não seria necessário mta potência. O ponto é que, qndo aumentamos de velocidade,e essa velocidade é baixa, o tempo de percurso melhora mto, porém, estes 50% de melhoria em apenas 4 nós ( de 8 para 12) não seriam compensatórios se quisermos aumentar em 50% uma velocidade de 20 nós de um barco, pois nesse caso para aumentarmos 10 nós, seria mto mais difícil, devido a velocidade que o barco já se encontra, seria necessário mto mais potência.E a minha última opinião, é que se estamos em um barco a 8 nós , imaginemos uma corrente contrária de 1 nó, o tempo de viagem aumentaria em uma hora e meia em Relação às 9 horas e meia (75 mihas), e se tivermos uma corrente contrária de dois nós, esse tempo de viagem aumentaria em 3 horas e pouco. Esse é problema da velocidade baixa pra quem está preocupado com o tempo de pescaria, por mais que o tempo de trajeto seja grande, sempre pode aumentar devido a fatores não tão relevantes qndo estamos em um barco mais rápido, num Barco a 15 nós, a corrente contrária de dois nós atrasaria o trajeto de 75 milhas em 45 minutos.

Marcelo, antes de mais nada, essa é só minha opinião em um caso aonde estamos pensando em tempo, aonde nós dias de hoje, considerando familía e filhos, trabalho e bla bla bla, está mais escasso. Realmente um Barco desse a diesel a 8 nós seria mais econômico, até gostaria de saber o quanto ( vou fazer essa continha outro dia), mas a questão do tempo eu acho ela reelevante.Não pense que sou um amante da velocidade, pois ja naveguei a 25 nós mesmo em um barco de 30 pés a navegação já fica comprometida em dias de tempo ruim. 15 nós é a velocidade que vc consegue navegar grande parte do tempo, e com um bom conforto.

Ronaldo, não acho que uma revista iria comprometer sua reputação divulgando números falsos, não estou defendendo ngm aqui, mas
outro cat que tbm está tendo um desempenho parecido, considerando o peso e motorização é o Bw sea cat eles conseguiram um cruzeiro de 15 nós com um cat de 36 pés com dois diesel de 115hp, vc pode entrar no site e ver o desempenho destes catamarãs, além disso o design do Cat deste tópico é da Schionning Design, que é um escritório de design famoso por desenhar catamarãs com desenho inovador. Esse Cat é Baseado na "Slender Body Theory" ou teoria do corpo esbelto ( http://en.wikipedia....der-body_theory) que afirma que um corpo pode ganhar em hidrodinâmica na água tendo um formato esbelto se visto da perspectiva de cima. Além disso os projetistas da Bw sea Cat explicaram algo parecido neste Link :
http://www.bwseacat....les/Page427.htm , por fim Derek Kelsal, que é outro projetista de Catamarã especializado ( e famoso no meio ), demonstra neste link ( http://www.kelsall.c...allFormulas.pdf) algumas fórmulas que podemos utilizar para calcular o desempenho de catamarã, mas tomando a ressalva de que os resultados podem variar. Entre essas fórmulas está a da velocidade de cruzeiro do catamarã sobre a potência que consiste na seguinte fórmula: Raiz de : Comprimento da linha dágua em pés X Potência (hp) /Deslocamento em Toneladas , eu fiz a conta aqui a no caso do catamarã prowler de 34 pés , aplicando a fórmula Raiz de (10,1*120/4) dá 303 que aplicando a Raiz dá 17,4 nós.

Desculpe por ser longo, se não consegui ser esclarecedor por favor avisem.

#5 RonaldoBraga

RonaldoBraga

começando a responder

• Pescador
  • 437 posts
2
neutro
  • Nome Real:Ronaldo Braga
  • Estilo de Pesca:Pesca Esportiva

Postado 14 setembro 2011 - 07:49

Dê 60 para 115 hp é muita diferança, voce pode vêr o pessoal com um cat de 18 pés com dois de 60 com velocidade top de 22 mph é uma droga, os cat´s são semi planantes,agora eu acho que uma velocidade cruzeiro boa é de 20 mph e este cat ficaria muito bom com dois diesel de 4 cil com 80 hp aspirado para ser um motor sem tralha (turbo-interculer etc)e duravel economico e seguro.

#6 Nacim Gaze

Nacim Gaze

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 53 posts
0
neutro

Postado 14 setembro 2011 - 07:59

Dê 60 para 115 hp é muita diferança, voce pode vêr o pessoal com um cat de 18 pés com dois de 60 com velocidade top de 22 mph é uma droga, os cat´s são semi planantes,agora eu acho que uma velocidade cruzeiro boa é de 20 mph e este cat ficaria muito bom com dois diesel de 4 cil com 80 hp aspirado para ser um motor sem tralha (turbo-interculer etc)e duravel economico e seguro.

Ronaldo concordo plenamente! um mwm 229 4 com 80 cv aspirado ia ser o melhor dos mundos, motor confiavel, aspirado e de manutencao pratica e barata ....as pecas desse motor vc encontra ate na farmacia!
abracos Nacim

#7 Marcelo Lanzara

Marcelo Lanzara

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 5.236 posts
158
Ótima
  • Estilo de Pesca:na água...

Postado 15 setembro 2011 - 09:33

Marcelo, Realmente a questão do Diesel concordo com vc, o Diesel acaba sendo uma opção mais econômica para uma aplicação aonde o uso é mais constante como o caso de um fast trawler, e eu pensei a mesma coisa qndo vi este barco, mas depois li em uma das matérias que eu coloquei no tópico que a escolha pela gasolina se dá devido ao tamanho de um motor diesel da mesma potência, o que parece ser verdade, imaginemos um motor MWM 229-4 de , a largura do mesmo, segundo consta o site da MWM ( http://www.nav-inter...eries&idSerie=9 ) é de 72,1 cm, o que concerteza iria atrapalhar na manutenção do Barco. Esse mwm 229-4 é uma configuração bem robusta, sendo o motor aspirado, que se enquadraria para o uso continuo, agora imaginando um motor Yanmar (Pensei no volvo penta, mas o menor que encontrei no site é um D3-110 para aplicação Continúa) com quase a mesma potência, o mesmo tem 56 cm, sem contar com o alternador Link:

(http://www.yanmarmar...s/pdf/4JH5E.pdf)

Pensando na questão da Velocidade, imaginemos na seguinte situação:

Vamos Realizar uma Pescaria na Teta, que deve ser umas 75 milhas partindo de Ilhabela (Alguém me corrija se estiver errado pls), o Barco a 8 nós realmente toca na questão que vc mencionou, ele faria o mesmo trajeto em aproximadamente 9 horas e meia, agora o problema é que uma velocidade de 8 nós, pois teriamos que levar em conta a ida e a volta, que levaria 19 horas de navegação no Total, contra 10 horas de Navegação a 15 nós, a minha opinião ( e ela pode mto bem estar errada) é que uma pescaria na Teta como essa pode ser realizada em um dia se Formos a uma velocidade de 15 nós, pois navegariamos 10 horas e pescariamos 8 (isso pode variar), e se realizarmos uma pescaria a 8 nós o mesmo processo levaria 26 horas, o que inviabilizaria a pesca em um dia, portanto, como mta gente não dispõe de um fim de semana inteiro pra pescar ( As patroas que o digam), a opção a 15 nós seria mais interessante.

Outra coisa que penso é que 8 nós é uma velocidade baixa no seguinte sentido: se aumentarmos essa velocidade para 12 nós, que mostra um aumento de apenas 4 nós, estariamos 50% mais rápido , chegariamos na Teta qse 3 horas antes, que, considerando a ida e a volta daria 6 horas, e não seria necessário mta potência. O ponto é que, qndo aumentamos de velocidade,e essa velocidade é baixa, o tempo de percurso melhora mto, porém, estes 50% de melhoria em apenas 4 nós ( de 8 para 12) não seriam compensatórios se quisermos aumentar em 50% uma velocidade de 20 nós de um barco, pois nesse caso para aumentarmos 10 nós, seria mto mais difícil, devido a velocidade que o barco já se encontra, seria necessário mto mais potência.E a minha última opinião, é que se estamos em um barco a 8 nós , imaginemos uma corrente contrária de 1 nó, o tempo de viagem aumentaria em uma hora e meia em Relação às 9 horas e meia (75 mihas), e se tivermos uma corrente contrária de dois nós, esse tempo de viagem aumentaria em 3 horas e pouco. Esse é problema da velocidade baixa pra quem está preocupado com o tempo de pescaria, por mais que o tempo de trajeto seja grande, sempre pode aumentar devido a fatores não tão relevantes qndo estamos em um barco mais rápido, num Barco a 15 nós, a corrente contrária de dois nós atrasaria o trajeto de 75 milhas em 45 minutos.

Marcelo, antes de mais nada, essa é só minha opinião em um caso aonde estamos pensando em tempo, aonde nós dias de hoje, considerando familía e filhos, trabalho e bla bla bla, está mais escasso. Realmente um Barco desse a diesel a 8 nós seria mais econômico, até gostaria de saber o quanto ( vou fazer essa continha outro dia), mas a questão do tempo eu acho ela reelevante.Não pense que sou um amante da velocidade, pois ja naveguei a 25 nós mesmo em um barco de 30 pés a navegação já fica comprometida em dias de tempo ruim. 15 nós é a velocidade que vc consegue navegar grande parte do tempo, e com um bom conforto.

Está certíssimo em gênero, número e "degrau" :D
Por isso mesmo digo que quem tem condições de bancar o consumo e o absurdo preço da gasolina em nosso país, estará com um barcão, velocidade boa de cruzeiro, seguro, navegação macia e um maracanã por dentro.
Em tempo, se for pra Teta, me chame :assobiando:
Abraço. :by:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)