Ir para conteúdo

Foto

Transporte mais ágil do barco e acesso a mais pontos de pesca

• Por favor, faça o login para responder
20 respostas neste tópico

#1 Bergson Costa

Bergson Costa

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 16 posts
0
neutro
  • Nome Real:Bergson Costa
  • Estilo de Pesca:Todos

Postado 04 outubro 2011 - 02:53

Olá Amigos!

Esse é o meu primeiro contato com o fórum e hj gostaria de discutir algo que aprendi com o erro(relacionado às minhas opções de equipamento x estilo de pesca escolhido) motivo pelo qual achei interessante partilhar experiências e debater com todos os que estão ingressando nesse maravilhoso esporte e que, como eu, precisariam entender melhor a sua real necessidade de EMBARCAÇÃO, TRANSPORTE E MOTORIZAÇÃO, antes de fazer os primeiros desembolsos e escolhas.

Vamos lá:
Após ter comprado um barco usado de 4,30m e um motor mercury 15 super novo, comprei tbm um excelente reboque de madeira de lei.
Esse conjunto é facilmente rebocado por um veiculo 1,6 de passeio que tenho, não representando praticamente nenhum consumo extra de combustível.
Acontece que eu nao sabia que era tão complicado transitar nas ruas da cidade( principalmente fazer retornos com trafego intenso),além da dificuldade de acessar alguns pontos de pesca que tem estradas esburacadas.
Observei tbm que geralmente os melhores pontos de pesca em termos de produtividade são os de pior acesso, sendo praticamente inacessíveis para alguns, pois em trechos mais esburacados o reboque pesa muito e chaqualha demais, além da necessidade do uso excessivo da meia embreagem para passar lentamente nos piores buracos.
Uma outra dificuldade deste tipo de conjunto é o espaço necessário para se guardar o equipamento na nossa residência, além de manobra dentro de um condominio fechado.

Dai pensei em adquirir um veiculo maior que andasse melhor em ambientes de estrada ruim(tipo pick up 4x4) e me assustei com o preço do seguro, mesmo para um veículo usado)que as vezes chega a mais de 15% do valor do mesmo por ano.

Eis então que vi no youtube alguns videos de um amigo que analisou todos esses pontos e decidiu que, para o estilo de pesca dele, era mais funcional carregar o barco em cima do veículo, diminuindo que quase por completo todos os inconvenientes acima citados.

Então, dadas essas considerações, entendo que um kit ideal e barato para se iniciar na pesca esportiva seria uma pick-up strada ou similar (menos da metade do preço de uma pick up diesel), um barco de 3,5 metros( muitos dos quais podem ser motorizados ate c/ 15 hp a exemplo do KID 350 levefort e levar dois pescadores).
Obs:Numa pick up média funciona tbm(ver vídeo da Ranger)

A técnica de carregar o barco é a seguinte: utiliza-se uma barra de ferro tubular, revestida com borracha de câmara de ar para nao ficar ferro com ferro, com a largura do barco a transportar e embute essa barra no espaço existente na parte superior do porta escada da strada(modelo fire, working ou treeking).
Coloca-se um cavalete de ferro no fundo da caçamba(rente a porta traseira)para emborcar o barco em cima dele.
Os pontos de apoio serão a barra de ferro acima do gigante( que pode ter parafusos na extremidade para nao deixar o barco correr pros lados) e o cavalete já mencionado na extremidade traseira(que vai dar a altura para cortar o efeito para-quedas).
Utiliza-se fita catraca e cordas para fixar bem o barco no veiculo de forma que fique bem justo, sendo que a regra para o transporte rodoviário é que a carga não balance, nao ultrapasse a largura do veiculo nem o seu cumprimento.
A viagem fica bem tranquila, pois elimina-se o peso do reboque e evita-se o efeito para-quedas, já que o barco emborcado nao resiste ao vento. O motor e as tralhas são levados na própria carroceria.

Outra forma é mandar fazer suportes de ferro que elevem o barco na horizontal acima do gigante, que podem fixados e parafusados nas bordas da carroceria ou mesmo dentro dela, no assoalho do protetor de caçamba(Exemplo: Aqueles suportes tubulares usados em carros de empresas de energia e serviços pesados) o que é até melhor do ponto de vista da segurança.

Seguem alguns links de videos de um amigo que utiliza essa modalidade de transporte no próprio veiculo e ao final um dos meus videos utilizando o reboque que comprei, que por sinal só utilizei 3 vezes em um ano desde que comprei, justamente pela dificuldade de ir e vir que desanima e muito:

Strada

Clique aqui

Clique aqui

Ranger

Clique aqui

este ultimo vídeo é meu:

Clique aqui

Vantagens:Esse tipo de conjunto(carro + barco pequeno) é uma boa opção para quem quer pescar com maior frequência e com pouco trabalho, em rios, lagos e ate pequenas lagoas, explorando totalmente a regiao em que vive, já que mesmo aqueles que moram em apartamentos podem manter um conjunto desses com pouco espaço disponivel,e ainda, economizar no valor do barco e do motor que podem ser menores.

Evidentemente essas sugestões são apenas para aqueles que pescam com deslocamentos médios de navegação, não servindo para os pescadores que querem transportar mais de 2 pessoas e percorrer longas distãncias,navegar em aguas agitadas, além de levar equipamentos e tralhas completos e pesados, pois precisarão de barcos muito maiores.

Espero ter contribuido de alguma forma e aceito criticas e sugestões!

Um forte abraço a todos!

Bergson.

#2 Elizandro Mello

Elizandro Mello

começando a responder

• Pescadores
  • 949 posts
68
Ótima
  • Nome Real:Elizandro Mello
  • Estilo de Pesca:Só com isca de mentirinha...

Postado 04 outubro 2011 - 03:17

Bergson, seja bem vindo.

Agradeço o seu post, pois me abriu os olhos para algo antes não pensado: A dificuldade de se manobrar um veículo com reboque em alguns locais.

Ainda não comprei a minha embarcação, mas agora vou considerar isso na hora da compra.

[]´s

#3 jr-sat

jr-sat

Posso pescar por aqui?

• Dados Incompletos
  • 46 posts
0
neutro
  • Nome Real:Eduardo
  • Estilo de Pesca:todas

Postado 04 outubro 2011 - 09:10

coloca umas fotos da engenhosidade

#4 zheng

zheng

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 60 posts
0
neutro
  • Nome Real:João Marcelo
  • Estilo de Pesca:Pesca Sub e Currico

Postado 04 outubro 2011 - 10:17

Com a mesma Strada e um bom reboque vc vai em qualquer lugar com um barquinho igual ao citado, sem falar
na facilidade de colocar e tirar da água......

#5 Bergson Costa

Bergson Costa

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 16 posts
0
neutro

Postado 05 outubro 2011 - 12:25

Amigos,obrigado pelas respostas!

Na verdade a minha motivação em tratar desse aspecto é evitar que alguém que está entrando no esporte ache que para pescar basta ter um veiculo de passeio e um reboque para transportar o barco, pois nao funcionou comigo. O meu prejuizo foi grande, pois comprei um carro novo que arrebentou o parachoque dianteiro e queimou a embreagem aos 5.000km, mesmo tendo o maior cuidado possível.

As vezes sempre rola um convite para pescar em algum pico e a pessoa nao sabe o estado da estrada que leva a esse ponto.
Além da perda com a desvalorização do veiculo e com o custo do reboque, vou ter que perder com a compra de outro carro que provavelmente será novo, pois ja pesquisei o mercado e quase todos os utilitários desse tipo(pick-up pequenas) não são bem conservados(foram usados no trabalho), podendo deixar vc na mão na hora mais incoveniente e no lugar mais distante de algum socorro.

Isso não quer dizer de modo algum que reboques não são uma boa idéia. São ótimos e tem a sua aplicação perfeita em alguns casos, mas se vc quer pescar com mais facilidade e menos trabalho em rios,lagos, represas, trafegando em vias estreitas, praias movimentadas e com muito trafego de turistas, etc) acho a ideia de transportar o barco no carro muito melhor.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Não tenho certeza se é permitido esse tipo de transporte, me informaram que não há problemas desde que não sejam ultrapassados a largura e o comprimento do veiculo. achei no site do DENATRAN(www.denatran.gov.br) a resolução nº 210 de 22/11/2006 que trata do assunto, mas acho prudente pesquisar um pouco mais antes de aderir a idéia.

Saúde a todos!

#6 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.876 posts
509
Ótima
  • Nome Real:José Normando dos Santos
  • Estilo de Pesca:amadora

Postado 05 outubro 2011 - 12:44

A resolução que trata do assunto é esta

http://www.denatran....TRAN_349_10.pdf

Abraços.

#7 Bergson Costa

Bergson Costa

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 16 posts
0
neutro

Postado 05 outubro 2011 - 01:30

Excelente Contribuição Normando!!

Pela leitura que fiz, a única exigência é que a altura do barco(profundidade) não pode ultrapassar 50 cm acima do teto, conf. § 2º do artigo 5º da referida norma.Como o pontal da maioria dos barcos pequenos fica em torno de 0,40 cm, ainda sobram 10 cm para a distância entre o teto do veiculo e bagageiro.
Outra opção seria acondicionar o barco recuado na ponta do gigante ou no lastro estendendo-se o suporte para a parte de trás do veiculo, utilizando os 60% máximos do balanço traseiro(artigos 6º e 7º). Por exemplo, se a distância entre os eixos de um veiculo tiver 2,7 metros, a carga poderia exceder 1,62m a partir do meio da roda traseira,o que daria pelo menos 1 metro pra fora da caçamba, desde que devidamente sinalizada.
Outro exemplo: Se o proprietario tiver uma caminhonete de caçamba grande como as f250 ou similares,a carga que exceder será mínima, não necessitando de nenhum suporte adicional, devendo apenas amarrada com segurança.
Em todo caso é bom levar esta resolução impressa para mostrar aos guardas rodoviários que estivessem desinformados quanto ao assunto.

Estamos avançando :P !!!

#8 zheng

zheng

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 60 posts
0
neutro

Postado 05 outubro 2011 - 08:11

Amigão,

Reboque foi feito para rebocar e pode crer que é o jeito mais facil e barato...............para este nivel de embarcação um carro de passeio resolve o problema.

A embreagem normalmente da defeito devido a peçinha que fica entre o volante e o banco, o "parachoque" é para parar qualquer choque ou contato......não consigo ver como vc estragou o mesmo.

O melhor a fazer para entrar com o pé direito no esporte é procurar observar outros pescadores e tentar aprender. ( nunca vi ninguém trasportando barcos de 4 metros sobre carros pequenos)

Isso tudo salvo as condições da estrada que vc vai transitar com reboque ou o barco sobre o carro que é a mesma coisa.

Amigos,obrigado pelas respostas!

Na verdade a minha motivação em tratar desse aspecto é evitar que alguém que está entrando no esporte ache que para pescar basta ter um veiculo de passeio e um reboque para transportar o barco, pois nao funcionou comigo. O meu prejuizo foi grande, pois comprei um carro novo que arrebentou o parachoque dianteiro e queimou a embreagem aos 5.000km, mesmo tendo o maior cuidado possível.
As vezes sempre rola um convite para pescar em algum pico e a pessoa nao sabe o estado da estrada que leva a esse ponto.
Além da perda com a desvalorização do veiculo e com o custo do reboque, vou ter que perder com a compra de outro carro que provavelmente será novo, pois ja pesquisei o mercado e quase todos os utilitários desse tipo(pick-up pequenas) não são bem conservados(foram usados no trabalho), podendo deixar vc na mão na hora mais incoveniente e no lugar mais distante de algum socorro.
Isso não quer dizer de modo algum que reboques não são uma boa idéia. São ótimos e tem a sua aplicação perfeita em alguns casos, mas se vc quer pescar com mais facilidade e menos trabalho em rios,lagos, represas, trafegando em vias estreitas, praias movimentadas e com muito trafego de turistas, etc) acho a ideia de transportar o barco no carro muito melhor.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Não tenho certeza se é permitido esse tipo de transporte, me informaram que não há problemas desde que não sejam ultrapassados a largura e o comprimento do veiculo. achei no site do DENATRAN(www.denatran.gov.br) a resolução nº 210 de 22/11/2006 que trata do assunto, mas acho prudente pesquisar um pouco mais antes de aderir a idéia.

seguem alguns links de videos de um amigo que utiliza essa modalidade de transporte no próprio veiculo e ao final um dos meus videos utilizando o reboque que comprei, que por sinal só utilizei 3 vezes em um ano desde que comprei:

http://www.youtube.c...u/5/qYIz4Xym86Q

http://www.youtube.c...u/4/tVx_sTGRapA

http://www.youtube.c...u/2/97AAFR94-NY

este ultimo é meu:

Saúde a todos!

#9 Aristeu Dorner

Aristeu Dorner

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 253 posts
0
neutro
  • Nome Real:Aristeu Dorner
  • Estilo de Pesca:embarcada e costão

Postado 05 outubro 2011 - 08:54

Acho legal sua ideia! mas só funciona com barcos até 3.5 mt pois daí pra frente já complica...
Quanto a pucha uma carreta com barco, o motorista deve estar ciente de que não esta dirigindo em condições normais...
Prevendo e antecipando suas ações...no verão de 2010 passei por uma praia super lotada, mas só passei por ali porque conhecia bem o local...
Sabia que não era possível andar de ré e difícil de manobrar, porem como como sabia que no final da rua tinha uma saída trafegamos sem qualquer problema...
Note que o carro que eu estava usando era um simples Corsa clasic 1.0 que puchou barco com carreta de 2007 até metade deste ano sem problemas.(nem embreagem)
O único problema que ocorreu, foi por barbeiragem minha...
No portão de minha casa tem uma pequena rampa, e eu quis entrar de ré, até aí beleza...só que eu fis um L carro carreta e forcou um pouco na subida...resultado; tive de fazer a geometria.
Veja que foi a única anomalia (por falha minha), o resto é só alegria...e claro uma garagem maior. rsrsrs

#10 Bergson Costa

Bergson Costa

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 16 posts
0
neutro

Postado 05 outubro 2011 - 10:22

Amigão,

Reboque foi feito para rebocar e pode crer que é o jeito mais facil e barato...............para este nivel de embarcação um carro de passeio resolve o problema.

A embreagem normalmente da defeito devido a peçinha que fica entre o volante e o banco, o "parachoque" é para parar qualquer choque ou contato......não consigo ver como vc estragou o mesmo.

O melhor a fazer para entrar com o pé direito no esporte é procurar observar outros pescadores e tentar aprender. ( nunca vi ninguém trasportando barcos de 4 metros sobre carros pequenos)

Isso tudo salvo as condições da estrada que vc vai transitar com reboque ou o barco sobre o carro que é a mesma coisa.

Caro Zheng,

Entendo a sua discordância,mas acontece que apesar de ter escrito muito nos posts anteriores, não pormenorizei os detalhes das minhas conclusões, pois ficaria insuportável para qlquer um ler. A título de exemplo, quando falei em queimar a embreagem, nao me referi a um evento futuro e certo que acontecerá com todos os amigos que usam reboque, mas no meu caso, isso aconteceu pq certa vez ao estacionar o conjunto(carro + reboque) à um beira de rio ingrime, nao tive condições de manobrar o veiculo p voltar, tampouco de desengatar o reboque devido ao peso que ele exercia no engate em direçao ao porta malas,já que estava em uma ladeira. resultado: tive que sair do pico de ré e de meia embreagem por uns 500 metros ida e mais 500 de volta( a estrada era estreitissima) para pegar as tralhas.ai fedeu a puro amianto queimado. Segundo, por mais que o sistema de embreagem de um veiculo de passeio seja feito para ser usado milhares de vezes, o peso do reboque, principalmete nas meias embreagens, é um fator negativo extra.nessas condiçoes nao dura muito tempo.

Em relação ao parachoque, ao voltar da pescaria tive que passar com certa velocidade numa poça pra não atolar, já que era final de tarde e estava sozinho numa area perigosa, ai bati num toco submerso.
Discordo da utilidade do para-choque á qual vc se referiu(mto hilário), pois custa caro conserta-lo e pintá-lo. Em suma, quis dizer que carro de passeio nao é uma boa pedida pra pescaria, pq na nossa gíria aqui "nao aguenta pau". Até mesmo uma pick up pequena tem que sofrer um up grade na suspensão, pelo menos aumentar de aro 14 p 15 e perfil alto, é isso que pretendo fazer quando trocar o meu veiculo.

Discordo tbm que seja a mesma coisa andar com ou sem reboque numa estrada ruim, pois pula e sacode mais, usamos mais a meia embreagem e atrasa mais a viagem.

Boas pescarias.

#11 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 15.861 posts
2.916
Ótima
  • Nome Real:Maurício Hu
  • Estilo de Pesca:pedra, praia, canal

Postado 05 outubro 2011 - 10:25

Tem muita lógica. Imagem Postada

#12 Bergson Costa

Bergson Costa

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 16 posts
0
neutro

Postado 05 outubro 2011 - 10:29

Acho legal sua ideia! mas só funciona com barcos até 3.5 mt pois daí pra frente já complica...
Quanto a pucha uma carreta com barco, o motorista deve estar ciente de que não esta dirigindo em condições normais...
Prevendo e antecipando suas ações...no verão de 2010 passei por uma praia super lotada, mas só passei por ali porque conhecia bem o local...
Sabia que não era possível andar de ré e difícil de manobrar, porem como como sabia que no final da rua tinha uma saída trafegamos sem qualquer problema...
Note que o carro que eu estava usando era um simples Corsa clasic 1.0 que puchou barco com carreta de 2007 até metade deste ano sem problemas.(nem embreagem)
O único problema que ocorreu, foi por barbeiragem minha...
No portão de minha casa tem uma pequena rampa, e eu quis entrar de ré, até aí beleza...só que eu fis um L carro carreta e forcou um pouco na subida...resultado; tive de fazer a geometria.
Veja que foi a única anomalia (por falha minha), o resto é só alegria...e claro uma garagem maior. rsrsrs

Isso! Essa idéia só serve para barcos de 3,5 metros(a depender do tamanho do carro). Acima desse tamanho, concordo que o reboque é insubstituível, senão a unica opção!

Obrigado!!

#13 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 15.861 posts
2.916
Ótima
  • Nome Real:Maurício Hu
  • Estilo de Pesca:pedra, praia, canal

Postado 05 outubro 2011 - 10:49

Isso! Essa idéia só serve para barcos de 3,5 metros(a depender do tamanho do carro). Acima desse tamanho, concordo que o reboque é insubstituível, senão a unica opção!

Obrigado!!

O barco pode ser do comprimento do carro. Não deve exceder nem o comprimento nem a largura. Um barco de 4,5 m de alumínio ainda pesa pouco o bastante para ser colocado no rack por dois pescadores. Eu mesmo muitas vezes levei minha canadense no rack, e ela tem mais de 4 metros. Barco no rack é prático, mas só os leves.

#14 JR Fishing

JR Fishing

cAaPuà TeAm sPoRt FiShInG ><(((º>`·.¸¸.·´¯`·.¸.·´¯`·…¸

• Pescaki V.I.P
  • 1.519 posts
144
Ótima
  • Nome Real:José Mendes F. Júnior
  • Estilo de Pesca:Esportiva com bastante história de pescador (rs)

Postado 06 outubro 2011 - 09:11

hehehe pensando nisso fiz este projeto.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

#15 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.876 posts
509
Ótima
  • Nome Real:José Normando dos Santos
  • Estilo de Pesca:amadora

Postado 07 outubro 2011 - 12:08

Tem cinco anos que viajamos 1200 km nesta lacraia, pelo menos uma vez por ano. Leva a tralha, motor de 15, barco freezer e o acampamento.
Imagem Postada

Alem do asfalto tem mais 41 km de puro areial
Imagem Postada

Mais uns quatro km de trilhas dentro da caatinga
Imagem Postada

Até achar o "ninho"
Imagem Postada

O barco passa 60 cm do parachoque, daí a necessidade de uma boa sinalização
Imagem Postada

Até hoje só gastamos gasolina.

#16 JR Fishing

JR Fishing

cAaPuà TeAm sPoRt FiShInG ><(((º>`·.¸¸.·´¯`·.¸.·´¯`·…¸

• Pescaki V.I.P
  • 1.519 posts
144
Ótima
  • Nome Real:José Mendes F. Júnior
  • Estilo de Pesca:Esportiva com bastante história de pescador (rs)

Postado 07 outubro 2011 - 05:53

Tem cinco anos que viajamos 1200 km nesta lacraia, pelo menos uma vez por ano. Leva a tralha, motor de 15, barco freezer e o acampamento.

Até hoje só gastamos gasolina.

ai sim, que vida boa..... :bs-aplauder: :assobiando: :assobiando:

#17 Bergson Costa

Bergson Costa

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 16 posts
0
neutro

Postado 08 outubro 2011 - 12:39

:D otimo programa!!!

#18 Guilherme Abreu

Guilherme Abreu

começando a responder

• Dados Incompletos
  • 395 posts
1
neutro
  • Nome Real:Guilherme Abreu
  • Estilo de Pesca:Esportiva embarcada em rios

Postado 23 outubro 2011 - 07:21

:D otimo programa!!!

Caro Bergson Costa

Foi uma boa contribuição , mas para quem já passou de ser pescador iniciante , não suporta mais pescar em barcos de 3,5 metros , ainda mais com os já 58 anos e 116kg nas costas . Este barco ou qualquer barco de alumínio de 3,5 metros é muito instável , perigoso e muito desconfortável .

Barcos para pescarias na maioria dos locais teriam que ter no mínimo 4,20 metros até 4,00 metros , o ideal seria 5 metros , o meu tem 5,16 metros .

Minha opinião e solução para seu caso embora vc more em apto , seria um carro 4x4 como eu tenho , tenho até dois a díesel , um é uma SW4 93 que esta na faixa dos R$28.000,00 , ninguem quer roubar nunca paguei seguro , estou com ela ha 11 anos e nunca me deixou na mão , é TOYOTA né , tem tração 4x4 + reduzida , em locais difíceis como vc citou onde queimou sua embreagem , sairia em 4x4 reduzida em marcha lenta sem judiar da embreagem , vou em qualquer local de pescaria por mais difícil que seja , outro carro é um jipe ENGESA com motor MWM 2.8 capota de fibra + ar cond . + dir. hidr. tb com tração nas 4 rodas + reduzida , comprei ele por R$5.000,00 e gastei um troco pra colocar díesel e uso no dia a dia e nas pescarias tb , logo tenho veículos 4x4 a díesel de baixo custo de aquisição , quase sem manutenção e muita durabilidade , e vai em qualquer local e ninguem quer roubar .

Qto as manobras ????? Em pouco tempo vc acostuma e pega a manha . Antes destes dois 4x4 que tenho hoje , tinha uma VARIANT 1972 que usei por longos 20 anos , era tb pau pra toda obra e nunca me deixou na mão tb , inclusive ajudava muitos outros com carros mais modernos em lamaçais que estes carros novos não passavam por causa da tração dianteira , reboquei muita gente com minha VARIANT , o pessoal qdo me via no local da pescaria ficavam até tranquilos em dias de chuva .

Hoje vc esta satisfeito , mas num amanhã tenho certeza que vc optará pela mesma opção que seguí .

Com certeza absoluta com este seu conjunto vc não vai a todos os locais que eu vou com o meu mesmo estando puxando um reboque , pois vc só tem tração 4x2 , concordo plenamente que seu conjunto é bem mais prático , mas é limitado aos locais de difícil acesso como rampas íngremes , lamaçais , areais e tantos outros por aí .

Abração e boas pescarias .

#19 Bergson Costa

Bergson Costa

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 16 posts
0
neutro

Postado 24 outubro 2011 - 10:21

Sr. Guilherme!

Primeiramente agradeço a sua disposição em tentar ajudar com suas sábias palavras, já que são fruto de muitos anos de experiência. Obrigado!!

Por que não postar as fotos das belas máquinas? afinal muitos aqui gostam de carros como os que o senhor tem, além de ter tudo a ver com o que estamos discutindo.

Tens razão quando afirma em outras palavras que um bom carro 4x4 é um fator primordial para a evolução de um pescador, senão essencial, com a ressalva de que deve-se ter muito conhecimento e experiência para adquirir um carro desse tipo com mais de 10 anos de uso( nao pela durabilidade que é excepcional, mas pela possibilidade de defeito oculto), o que infelizmente ainda não é o meu caso. Tirei essa conclusão pesquisando em alguns fóruns off-road, onde citam muitos problemas escondidos nos diferenciais da tração, intercoolers,módulos elétricos,bombas injetoras,etc.

Eu por exemplo sou um apaixonado por carros a diesel tbm, e quando me referi as dificuldades e custos elevados a eles associados não foi pra desaconselhá-los, e sim, pq era importante para o tópico discutir aspectos sobre custos de aquisição e dificuldades para que iniciantes comecem a pescar desde já, mesmo com menos recursos financeiros.

Aliás, fiz algumas correções no post inicial para que os amigos entendam a real intenção desse tópico que é "propor uma forma barata e prática para que esse esporte seja franqueado a todos" :comemorando: :D :comemorando:
P.S Lembrei que esperei quase 10 anos para que tivesse condições de comprar todo meu equipamento, haja paciência, rsss!!

Só a título de exemplo,fiz uns cálculos e cheguei a conclusão que eu poderia ter economizado uns R$ 7.500,00 na compra dos meus equipamentos para atender a minha necessidade atual(2.000 no motor + 1.500 no barco e + 4.000 no reboque). Isso seria quase uma fortuna no tempo que eu era um jovem estagiário de graduação e sonhava com meu primeiro barquinho e motor de popa, rsss!!

Peço compreensão aos usuários mais avançados para que entendam o real espirito de toda essa discussão, pois por mais óbvia que aparentem ser algumas afirmações,podem ser utéis para alguns.

Por fim, não classifico essa opção mais simples de equipamento como " apenas para iniciantes", mas sim, como mais uma pção, até pq entendo que cada estilo e tipo de àgua tem o seu equipamento adequado, sendo ideal ter mais de uma embarcação, um bom veiculo 4x4, reboque rodoviário e alguns motores de popa diferentes, etc.

Muita coisa interessante já foi escrita aqui neste tópico, cada um com o seu entendimento e contribuição.Nada melhor do que os fóruns de discussão para trocarmos experiências! Obrigado a todos!!!

#20 zheng

zheng

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 60 posts
0
neutro

Postado 24 outubro 2011 - 11:38

:bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :D

Sr. Guilherme!

Primeiramente agradeço a sua disposição em tentar ajudar com suas sábias palavras, já que são fruto de muitos anos de experiência. Obrigado!!

Por que não postar as fotos das belas máquinas? afinal muitos aqui gostam de carros como os que o senhor tem, além de ter tudo a ver com o que estamos discutindo.

Tens razão quando afirma em outras palavras que um bom carro 4x4 é um fator primordial para a evolução de um pescador, senão essencial, com a ressalva de que deve-se ter muito conhecimento e experiência para adquirir um carro desse tipo com mais de 10 anos de uso( nao pela durabilidade que é excepcional, mas pela possibilidade de defeito oculto), o que infelizmente ainda não é o meu caso. Tirei essa conclusão pesquisando em alguns fóruns off-road, onde citam muitos problemas escondidos nos diferenciais da tração, intercoolers,módulos elétricos,bombas injetoras,etc.

Eu por exemplo sou um apaixonado por carros a diesel tbm, e quando me referi as dificuldades e custos elevados a eles associados não foi pra desaconselhá-los, e sim, pq era importante para o tópico discutir aspectos sobre custos de aquisição e dificuldades para que iniciantes comecem a pescar desde já, mesmo com menos recursos financeiros.

Aliás, fiz algumas correções no post inicial para que os amigos entendam a real intenção desse tópico que é "propor uma forma barata e prática para que esse esporte seja franqueado a todos" :comemorando: :D :comemorando:
P.S Lembrei que esperei quase 10 anos para que tivesse condições de comprar todo meu equipamento, haja paciência, rsss!!

Só a título de exemplo,fiz uns cálculos e cheguei a conclusão que eu poderia ter economizado uns R$ 7.500,00 na compra dos meus equipamentos para atender a minha necessidade atual(2.000 no motor + 1.500 no barco e + 4.000 no reboque). Isso seria quase uma fortuna no tempo que eu era um jovem estagiário de graduação e sonhava com meu primeiro barquinho e motor de popa, rsss!!

Peço compreensão aos usuários mais avançados para que entendam o real espirito de toda essa discussão, pois por mais óbvia que aparentem ser algumas afirmações,podem ser utéis para alguns.

Por fim, não classifico essa opção mais simples de equipamento como " apenas para iniciantes", mas sim, como mais uma pção, até pq entendo que cada estilo e tipo de àgua tem o seu equipamento adequado, sendo ideal ter mais de uma embarcação, um bom veiculo 4x4, reboque rodoviário e alguns motores de popa diferentes, etc.

Muita coisa interessante já foi escrita aqui neste tópico, cada um com o seu entendimento e contribuição.Nada melhor do que os fóruns de discussão para trocarmos experiências! Obrigado a todos!!!

#21 Guilherme Abreu

Guilherme Abreu

começando a responder

• Dados Incompletos
  • 395 posts
1
neutro
  • Nome Real:Guilherme Abreu
  • Estilo de Pesca:Esportiva embarcada em rios

Postado 05 novembro 2011 - 10:02

Sr. Guilherme!

Caro amigo Bergson

Este forum aqui é maravilhoso por ísto mesmo , aqui normalmente damos opiniões para ajudar , contribuir para que outros amigos economizem em seus sonhos , eu mesmo qdo ainda era mais jovem e sem grana estudando e sem grana , fiz o meu primeiro barco em casa , foi uma chata feita em compensado naval parafusado com parafusos de latão e colado com araudite , tinha 4 metros de comprimento x 1,40m de largura x 55cm de borda , qdo eu passava , falavam vai lá o Guilherme com o seu caixão , nunca liguei para as gozações , o que importava é que que eu estava pescando embarcado , pensava em usar remo mas não deu pq o barco na correnteza ficava muito pesado para remar daí comprei um motor velho Honda de 10hp que comprei baratino dividido em 4x , mas pesquei por 10 anos com este barco , usava uma velha amiga variant 72 que ficou comigo por longos 16 anos , até hoje esta na família , reboquei muitas Paratís , Logus , Santanas , de atoleiros com ela , depois de formado e já com uma condição melhor partí para o díesel e 4x4 e encontrei esta SW4 93 a díesel como falei , de baixo custo de aquisição e baixíssima manutenção , como falei tb , as peças são caras , só que não da defeito , estou com ela ha 11 anos e só agora que tive que gastar com buchas da balança coifa da homocinética , comprei com 143.000 km e hoje esta com 317.000 km só de alegria , nenhum outro carro nacional 0k rodaria , aguentaria fazendo o que faço com ela tanto tempo com quase nenhum custo de manutenção como este carro , se vc visitar o forum www.4x4brasil.com.br vc verá os meus relatos e de tantos outros por lá , este carro é considerado o melhor 4x4 já feito até hoje no mundo , estas destes anos mais velhos são Japonesas , não tem nada de eletronica , é tudo mecanica , não quebra e não da defeito , só para vc ter uma idéia , nestes 11 anos de uso , só em janeiro deste ano que fui trocar as primeiras lampadas , da luz de placa e lanterna traseira . Tanto é que vc encontra lá e em outros locais de pessoas querendo comprar estas Japinhas e ninguem quer vender , pois quem tem não vende ou só trocam por outras mais novas , eu por exemplo vou morrer velho com a minha . Vou tirar fotos dela para postar pra vcs , esta com pintura toda original ainda e funciona tudo . Como vc falou " diferencial com problema ? " , nunca tive nenhum problema , só troquei o óleo 1x , pelo simples motivo de ter muito tempo de uso , estava no nível e nenhum vazamento , falei tanto pq com esta grana de R$30.000,00 pra vc comprar uma picapinha nacional 0k , eu compraria uma SW4 Japonesa ( de 1993 a 1995 ) com pedigree e teria a certeza que vc terá um carro 4x4 e díesel por muitos anos de uso sem dor de cabeça .

Hoje , sou médico com 33 anos de formado , estudei com muita dificuldade , eu paguei meus estudos , sei da dificuldade que temos para termos os nossos sonhos realizados ( em pescaria ) , mostrei com meu exemplo que qdo gostamos de pescar e queremos pescar , mesmo com muita dificuldade conseguimos ter o sonho realizado ( barco feito em casa por mim mesmo + Variant 1972 ), poderia hoje ter uma SW4 das novas , mas não deixo a minha SW4 93 Japinha de jeito nenhum .

Sua exposição foi fantástica e entendí perfeitamente , sei que foi para uma contribuição positiva para este maravilhoso e melhor forum de pesca do Brasil .

Desculpe pela delonga , mas é uma informação muito importante para quem quer um veículo versátil e de baixíssima manutenção para podermos fazer pescarias em qualquer lugar de difícil acesso .

Abração

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)