Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

Pescaria no Rio Paracatu

• Por favor, faça o login para responder
17 respostas neste tópico

#1 annymss

annymss

Posso pescar por aqui?

• Pescadoras
  • 8 posts
0
neutro
  • Nome Real:Anny Mss
  • Estilo de Pesca:Amadora/Esportiva

Postado 24 janeiro 2012 - 09:36

Já fui em Paracatu/MG umas 3x vezes pescar e até hoje não tive muita sorte.
Não sei se é o equipamento ou se de fato a região não é mais como era conhecida, uma região com muitos peixes.
Já vi diversos pescadores tbm voltando com dourado e piranhas bem grandes.

Sempre embarcada, levando tuvira/minhocuçu/isca artificial/coração de frango não consegui pescar UM, isso mesmo UM peixe nesse rio.
Tenho costumo de pesca esportiva e tenho minha tralhinha (coisa pouca). Realmente amadora, mais pela diversão mesmo.

O fato é que em fevereiro irei de novo tentar a sorte.
Dessa vez apelei e estou fazendo até isca pronta (pra bagres em geral).

Da última vez meu sogro conseguiu pegar um pacamâ mas quanto estavámos puxando pro barco ele soltou (só deu mesmo pra ver a cara dele pelo menos).
Não sei se é a época que vou ou se realmente esse rio tem que ter alguma manha (correnteza, isca, vara, local).

Sempre subimos ali pelo BCC e antes de chegar no local desligamos o barco e vamos devagarzinho até ancorar.
Tentamos o corguinho, barrancos e meio do rio.

Tenho mais costume de ir em clubes de pesca (pesca esportiva), realmente não conheço muito, além de clubes de pesca de vez em quanto tento a sorte no Lago Paranoóa já peguei alguns ótimos peixes.

Alguém pode dar algumas dicas?

#2 Pescador de Tamba

Pescador de Tamba

Já estou me enturmando!

• Dados Incompletos
  • 154 posts
0
neutro
  • Nome Real:João Pedro
  • Estilo de Pesca:Pesca Esportiva de grandes Tambas

Postado 24 janeiro 2012 - 11:04

Olha, tente ir numa correnteza fortinha e pesque de barranco com este material:
Vara: 10-20 libras ou até mesmo 17-25 libras para molinete ou carretilha
Molinete ou Carretilha: com 100 a 130 metros de 0,35mm
Linha:0,30mm a 0,37mm
Isca: Lambari Vivo, Tuvira, Queijo, Salsicha. Artificias: Inna 70 branca cabeça vermelha da Marine Sports, Rapala Magnum branca cabeça vermelha, Bomber Long A 16/17, X-Rap 10 e 12. Essas são matadeiras.

Conjunto preço x benefício:
Com Molinete:
VARA AMAZON MARINE SPORTS 2 PARTES 25 LBS
Clique aqui
MOLINETE FORCE 2000 MARINE SPORTS
Clique aqui
LINHA MONOFILAMENTO MAX FORCE DAYAMA 0,33MM
Clique aqui

É isso ai abraços (:

#3 annymss

annymss

Posso pescar por aqui?

• Pescadoras
  • 8 posts
0
neutro

Postado 24 janeiro 2012 - 11:39

Olha, tente ir numa correnteza fortinha e pesque de barranco com este material:
Vara: 10-20 libras ou até mesmo 17-25 libras para molinete ou carretilha
Molinete ou Carretilha: com 100 a 130 metros de 0,35mm
Linha:0,30mm a 0,37mm
Isca: Lambari Vivo, Tuvira, Queijo, Salsicha. Artificias: Inna 70 branca cabeça vermelha da Marine Sports, Rapala Magnum branca cabeça vermelha, Bomber Long A 16/17, X-Rap 10 e 12. Essas são matadeiras.

Conjunto preço x benefício:
Com Molinete:
VARA AMAZON MARINE SPORTS 2 PARTES 25 LBS
Clique aqui
MOLINETE FORCE 2000 MARINE SPORTS
Clique aqui
LINHA MONOFILAMENTO MAX FORCE DAYAMA 0,33MM
Clique aqui

É isso ai abraços (:

Nem vale a pena investir em multifilamento então não né? :smiley-sport041:
Eu ainda não comprei elas, estou usando linha normal forte.

Não tinha pensado na salsicha/queijo e na idéia de lambari vivo.
Irei tbm olhar essas artificiais.

Comecei a achar que de tanto o povo jogar tarrafa lah tava realmente fraco.
Tinha a idéia que o melhor era ficar longe da correnteza... que coisa, o melhor então é a correnteza fortinha? Deve ser por isso então que nunca consegui pegar nada.

#4 Domingos Bomediano

Domingos Bomediano

Cosquentão

• Administração
  • 21.216 posts
1.202
Ótima
  • Nome Real:Domingos F. Bomediano
  • Estilo de Pesca:Basses, tucunas e um montão de outros peixes

Postado 24 janeiro 2012 - 11:40

Olá Anny,

Seja bem-vinda ao Pescaki! Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Por aqui já temos um bom time feminino! Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

A pesca é isso mesmo, um jogo de paciência, no qual precisamos entender que nem sempre as coisas resultam como queremos, mas que, enfim, pescar é muito mais que fisgar um peixe, quando então aproveitamos para um tempo de contemplação da Natureza buscando paz de espírito.

A pesca de dourados demanda ainda mais paciência, vez que este peixe costuma ficar em pontos específicos do rio e nem sempre se faz presente em quantidade suficiente para render grandes jornadas, quando então, a captura de um exemplar já vem coroar qualquer jornada de pesca. Já que pesca embarcada, busque os pontos de água mais rápida, sobretudo corredeiras e insista bastante nas iscas artificiais. Tente também as águas rápidas das barrancas mais profundas, sobretudo se nestes pontos estiverem algumas galhadas ou pedras. Neste caso, vá descendo o barco e arremessando nas margens, bem próximo a estas galhadas.

Assim sendo, vá ao rio desprendida da necessidade de fisgar um peixe! Assim estando, resultará com o espírito em paz, o que costuma trazer discernimento suficiente para ler o rio e as condições do dia, para talvez acertar enfim, o local, a isca e o peixe. Imagem Postada

#5 annymss

annymss

Posso pescar por aqui?

• Pescadoras
  • 8 posts
0
neutro

Postado 24 janeiro 2012 - 11:47

Obrigada pela recepção :comemorando:

Geralmente não sou agoniada não, mas essa é a terceira vez que vou lah...
Nas outras duas passei uma semana em barco e nada.
Ng que estava comigo andou tendo sorte tbm, menos mal, se não já ia achar que o problema é comigo.

Eu gosto de ficar contemplando a natureza e tomando uma heineken gelada (kkkkkkkk), mas depois de levantar todo dia cedo e voltar sem nada por duas vezes sendo como disse semana pescando e em viagens realmente comecei a me questionar sobre o volume de peixes que tem por lah.

Alguém sabe que espécies de peixes o Rio Paracatu têm além dessas mencionadas?
Agradeço a atenção as respostas.
Em fevereiro espero voltar com um relato melhorzinho.

#6 Pescador de Tamba

Pescador de Tamba

Já estou me enturmando!

• Dados Incompletos
  • 154 posts
0
neutro

Postado 24 janeiro 2012 - 11:56

Nem vale a pena investir em multifilamento então não né? :smiley-sport041:
Eu ainda não comprei elas, estou usando linha normal forte.

Não tinha pensado na salsicha/queijo e na idéia de lambari vivo.
Irei tbm olhar essas artificiais.

Comecei a achar que de tanto o povo jogar tarrafa lah tava realmente fraco.
Tinha a idéia que o melhor era ficar longe da correnteza... que coisa, o melhor então é a correnteza fortinha? Deve ser por isso então que nunca consegui pegar nada.

Eu não compraria multifilamento, compraria monofilamento. Esta que eu te indiquei tem um ótimo preço x benefício.Ela aguenta até 11kg (25 libras)
Salsicha e lambari/isca artificial na corredeira vai te proporcionar belas fisgadas e uma boa briga com um equipamento de ação média.
Por experiencia própria acho melhor corredeiras que rio parado. Corredeira dá uma briga maior, possivelmente peixes maiores e será realmente uma aventura. Pra rios que têm esses tipos de peixe gosto mais de pesca de barranco. E outra isca que tinha esquecido de falar: Figado de boi e de frango. Você pode tirar dourados e piranhas nessas iscas que eu disse.
Abraços, João Pedro.

#7 Pescador de Tamba

Pescador de Tamba

Já estou me enturmando!

• Dados Incompletos
  • 154 posts
0
neutro

Postado 24 janeiro 2012 - 12:01

Ng que estava comigo andou tendo sorte tbm, menos mal, se não já ia achar que o problema é comigo.

Eu gosto de ficar contemplando a natureza e tomando uma heineken gelada (kkkkkkkk), mas depois de levantar todo dia cedo e voltar sem nada por duas vezes sendo como disse semana pescando e em viagens realmente comecei a me questionar sobre o volume de peixes que tem por lah.

Olá de novo (:
Achei um link que mostra que esse rio parece ser realmente muito bom, tem uns dourados brutos.
Fotos, dicas e informações sobre Rio Paracatu aqui
Neste link mostra quase tudo que você precisa saber sobre o rio.
Espero ter ajudado.
Abraços, João Pedro.

#8 Fernando Ehlers

Fernando Ehlers

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 164 posts
17
Boa
  • Nome Real:Fernando Ehlers
  • Estilo de Pesca:esportiva

Postado 24 janeiro 2012 - 12:32

Atente para as leis de defeso(piracema) para essa região,na minha região só se pode pescar apartir de março.
Se for pescar com artificiais use multifilamento(30 a 40lbs) com um lider de mono ou fluorcarbono do tamanho da vara,com vara bem rapida(dura) e carretilha perfil baixo de recolhimento rapido tbm,não gosto de usar cabo de aço,atrapalha o trabalho da isca e diminui muito o numero de ataques,mas é uma questão de local e gosto,gosto muito das iscas da marine sport inna 135,branca da cabeça vermelha,são baratas e muito produtivas.
Se for pescar de rodada pode usar mono mesmo,mesma vara com carretilha de perfil alto,pois cabe mais linha,anzol 7/0 ou 8/0 com cabo de aço e uma isca boa seria a tuvira(morenita)
Com artificiais de preferencia para águas rapidas,cabeça de pedras e estruturas nas margens do rio,o resto os amigos já falaram tudo.

Abraços e boa pescaria

#9 Bruno Israel

Bruno Israel

pooow... " explosão na superfície "

• Pescaki V.I.P
  • 3.306 posts
176
Ótima
  • Nome Real:Bruno Israel Azevedo
  • Estilo de Pesca:Rios e Lagos

Postado 24 janeiro 2012 - 03:35

Primeiramente seja bem vinda ao Pescaki :by:

O rio Paracatu é um afluente do Rio São Francisco e nele você encontra espécies que encontra no São Francisco.
Desde um pequeno lambari até um surubim passando por pacus, piranhas, piaus,corvinas, curimbas, matrinxãs, dourado, varias espécies de bagre, traíras e muitas outras.

Sou de MG e já pesquei no rio Paracatu, a cada dia o rio vem sendo mais e mais assoreado e como o São Francisco sofre muito com a pesca predatória como redes, tarrafas, espinheis, anzol de galho e outros.

Ultimamente em alguns trechos vem sendo fiscalizado e espero que continuem nele todo.

Hoje ainda se consegue pegar o tão cobiçado dourado mineiro que já ouve histórias de pegarem uns de 15kg a 20kg e enormes surubins,
mais já não se encontram eles como antes.

A pescaria praticado no rio tem varias modalidades diferentes, para os dourados procure corredeiras, lajes de pedras, entradas e saídas de poços, arvores caídas dentro d-água, caída de corregos no rio mais lembre-se isso não é regra, procure sempre adaptar-se ao local de pesca, use como isca tuviva, iscas brancas encontradas no rio, pedaços de peixes e as artificiais no pincho.

Mas procure-se informar direito porque a pesca no Rio Paracatu esta fachada por causa da piracema e só abre em março.
:ok:
Abraço

#10 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.852 posts
496
Ótima
  • Nome Real:José Normando dos Santos
  • Estilo de Pesca:amadora

Postado 24 janeiro 2012 - 07:14

Até 28 de fevereiro vale as regras da Piracema 2011/2012 da Bacia do Rio São Francisco. A pesca de espécies nativas é proibido nesta época.
Para saber o que é permitido e proibido até 28 de fevereiro dê uma lida nesta portaria.

http://www.ief.mg.go...taria_n_154.pdf

#11 annymss

annymss

Posso pescar por aqui?

• Pescadoras
  • 8 posts
0
neutro

Postado 24 janeiro 2012 - 08:26

Na verdade eu realmente pesco e solto.
Muito raro levar peixe pra casa, ainda mais viajando.
Se a vontade for muita fazemos um ou dois no máximo pra comer ali mesmo.
Tem 2 peixes dos permitidos abaixo que eu inclusive tenho no meu aquário (catfish e apaiari).
Não ando com mais que uma vara tb... a verdade eh que eu vou mais pra lah pra pescar pq o povo vai mais eh pra beber e eu bebo muito socialmente, por isso prefiro ficar pescando e na natureza, onde me sinto muito bem.

As espécies autorizadas para captura nesta Portaria são:
I - Alóctones:
Tucunaré (Cicla spp.), Tambaqui (Colossoma macropomum), Apaiari (Astronotus ocellatus), Pescada do Piauí (Plagioscion squamosissimus), Caranha Amarela ou Pacu (Piaractus mesopotamicus), Caranha Preta ou Pirapitinga ou Pacu (Piaractus brachypomus), Cachara (Pseudoplatystoma fasciatum), Trairão (Hoplias lacerdae), Piranha Vermelha (Pygocentrus nattereri), Piranha Preta (Serrassalmus rhombeus)
II - Exóticas:
Tilápias (Oreochromis niloticus e Tilapia rendalli), Bagre Africano (Clarias gariepinus), Catfish (Ictalurus punctatus), Carpa Comum (Cyprinus carpio), Carpa Espelho (Cyprinus carpio specularis), Carpa Capim (Ctenopharyngodon idella), Carpa Prateada (Hypophtalmichthys molitrix), Carpa Cabeçuda (Anstichtys nobilis), Black Bass (Micropterus salmoides);
III - Híbridos:
Tambacu - Tambaqui X Pacu (Colossoma macropomum X Piaractus masopotamicus) Ponto e Vírgula ou Pintachara - Pintado X Cachara (Pseudoplatystoma corruscans X Pseudoplatystoma fasciatum);
IV - Autóctones:
Piranha (Pygocentrus piraya), Pirambeba (Serrasalmus branditii), Camboge ou Tamoatá (Hoplosternum sp e Callichthys callichthys).

#12 annymss

annymss

Posso pescar por aqui?

• Pescadoras
  • 8 posts
0
neutro

Postado 25 janeiro 2012 - 02:39

Agradecendo novamente a atenção dos que responderam e com mais algumas dúvidas.
Estou tão "obcecada" em dessa vez dar certo a pescaria que estou em dúvida com relação as iscas. :heh:

Nesse rio quando usei tuvira ou ela não teve utilidade (ficou o dia todo na água, algumas até morreram) ou piranha comia pela rabo, deixava só a cabeça espetada. (isso que a tuvira aqui ta uma fortuna, sai muito caro ficar comprando uma dúzia por quase 100,00 - meu sogro que compra, eu não tenho coragem de pagar isso não kkkk).

Pois bem, o rio é chato e eu sei disso, ainda mais por estar acostumada mais com Pesque-Pagues de Brasília do que com rio e pesca embarcada.

Quais seriam então as melhores iscas que dá pra levar de boa sem o namorado dar xilique por causa do cheiro e do trabalho? :47_47:

Andei separando aqui algumas idéias de:

• fígado e coração de boi/frango
  • pão de queijo dormido
  • minhocuçu
  • queijo mussarela
  • goiabada
  • mortadela

A dúvida é: salsicha funcionaria nesse rio? Bem espetada com macarrão...
Ou salsicha eh coisa só de pesque e pague?

Seria bom cevar com 1/2kg de milho triturado ou ração de coelho?

Agradeço quem puder me ajudar.
Se dessa vez não tiver sorte vou pra Serra da Mesa. :2guns:

#13 Fernando MS

Fernando MS

Esperando próximo FDS

• Pescaki V.I.P
  • 1.409 posts
49
Ótima
  • Nome Real:Fernando Bastos de Rezende
  • Estilo de Pesca:Bait e natural em rios.

Postado 25 janeiro 2012 - 03:59

Eu sempre vejo uns videos de um cara pescando piau 3 pintas no rio paracatu não sei se é o mesmo que voce vai , mais no que ele pesca parece ter está espécie em abundancia oque é muito legal pois pescar piau 3 pintas com material Ultra Lght é melhor coisa que tem, ta ai o video entra no canal dele que tem mais

#14 Pescador de Tamba

Pescador de Tamba

Já estou me enturmando!

• Dados Incompletos
  • 154 posts
0
neutro

Postado 25 janeiro 2012 - 05:59

Estou tão "obcecada" em dessa vez dar certo a pescaria que estou em dúvida com relação as iscas. :heh:

Nesse rio quando usei tuvira ou ela não teve utilidade (ficou o dia todo na água, algumas até morreram) ou piranha comia pela rabo, deixava só a cabeça espetada. (isso que a tuvira aqui ta uma fortuna, sai muito caro ficar comprando uma dúzia por quase 100,00 - meu sogro que compra, eu não tenho coragem de pagar isso não kkkk).

Pois bem, o rio é chato e eu sei disso, ainda mais por estar acostumada mais com Pesque-Pagues de Brasília do que com rio e pesca embarcada.

Quais seriam então as melhores iscas que dá pra levar de boa sem o namorado dar xilique por causa do cheiro e do trabalho? :47_47:

• pão de queijo dormido
  • minhocuçu
  • queijo mussarela
  • goiabada
  • mortadela

Olá! Compre:
  • Figado de boi/frango
  • Salsicha
  • Queijo Minas Fresco e Queijo Mussarela
  • Minhocoçu
  • Tuvira
  • Lambari
Jogue bastante ceva, sem miséria. Muita mesmo. (milho ou qualquer outra coisa de sua preferência)
Abraços e espero ter ajudado.
João Pedro.

#15 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.852 posts
496
Ótima
  • Nome Real:José Normando dos Santos
  • Estilo de Pesca:amadora

Postado 25 janeiro 2012 - 08:39

• pão de queijo dormido
  • minhocuçu
  • queijo mussarela
  • goiabada
  • mortadela

No rio basta o coração de boi e o minhocuçu que são iscas bem ecléticas.
Queijo mussarela, goiabada e salsicha podem ser levados para se fazer um lanchinho.......Imagem PostadaImagem PostadaImagem Postada

#16 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 15.749 posts
2.780
Ótima
  • Nome Real:Maurício Hu
  • Estilo de Pesca:pedra, praia, canal

Postado 25 janeiro 2012 - 08:55

No rio basta o coração de boi e o minhocuçu que são iscas bem ecléticas.
Queijo mussarela, goiabada e salsicha podem ser levados para se fazer um lanchinho.......Imagem PostadaImagem PostadaImagem Postada

Imagem PostadaImagem PostadaImagem PostadaImagem Postada

#17 Bruno Israel

Bruno Israel

pooow... " explosão na superfície "

• Pescaki V.I.P
  • 3.306 posts
176
Ótima
  • Nome Real:Bruno Israel Azevedo
  • Estilo de Pesca:Rios e Lagos

Postado 26 janeiro 2012 - 08:03

As melhores no caso então Anny seriam as universais, o minhocuçu ou minhoca e as iscas brancas(Lambari ou outro semelhante) pegas no rio. A tuvira entra nessa também se tiver como levar leve.

Se quiser levar e tiver como levar, o figado ou o coração e também a tripa de galinha são boas iscas também.

Agora não precisa levar pão de queijo, salsicha e mortadela como isca não como te disseram leve como tiragosto. :D

Abraço

#18 annymss

annymss

Posso pescar por aqui?

• Pescadoras
  • 8 posts
0
neutro

Postado 06 fevereiro 2012 - 09:07

Agradeço a ajuda de todos. :bs-aplauder:
Já estou fazendo os preparativos aqui pra viajar dia 17.
Depois posto as fotos de como foi.

Esse fds fiz duas pescas:
Uma no sábado no Lago Paranoá em Bsb no deck novo no final da asa norte.
Não peguei nada... tinha muito pescador e até vi uns tirando piabas e ou tilápias minúsculas, mas não sei se era isca errada (estava só com salsicha) não peguei nada. Tbm só fiquei no máximo duas hs, notei que ali não iria dar em nada e fui embora.

Já ontem, domingo, 05/02 frustrada com o dia anterior, decidir ir para o Clube Pescar relativamente perto aqui (Luziânia/GO).
Pesquei uns 9 peixes dentre Pirarara, Pacu e Piau (Pesca Esportiva).

Depois mais tarde abro um novo tópico e coloco as fotos de lah pra não bagunçar o assunto desse.
Estou no trabalho e quase tudo aqui é bloqueado.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)