Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

Eu pensei que pescar era só jogar a isca na água.

• Por favor, faça o login para responder
12 respostas neste tópico

#1 Bruno Zorzaneli

Bruno Zorzaneli

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 22 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Pesca de praia amadora

Postado 22 janeiro 2008 - 05:11

Caros amigos. Eu já pesquei de muitas formas e sempre gostei, e ultimamente tenho me interessado por pesca de praia mesmo, nao sei usar os nomes tecnicos mas da pra entender.

O fato eh que preciso de uma certa ajuda pra começar a pegar alguma coisa, pois ou eu realmente pensei q pescar na praia fosse soh jogar a isca na agua, ou aki no ES realmente nao tem peixe, na regiao de vitoria e vila velha.

Eu sempre vejo meu pai e meu tio irem pescar (com uma certa experiencia já, nao tecnicamente, e ekipamentos bons pra praia), mas eu sinceramente nao me interessei nada por pesca de praia inicialmente, pq nunca se pega nada, ou pega, mas soh peixes minimos, menos de um palmo, pequeno mesmo. Raaaramente algum mais incrementado. Mas ainda assim, mediano.

Aih comecei a fuçar na internet, como de costume pra tudo que faço. Li muita coisa por aih, ateh chegar aki no forum, onde ja li mil coisas tb. E peço encarecidamente que alguem me ajude!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bom, comecei a olhar a lua e a maré, coisa que nao fazia. Olhei a maré do porto de tubarao, ja que eu fui pescar em camburi, que tem ate competiçao anual internacional de pesca (ou qq coisa assim). Cruzei os dados da maré, pra chegar la com ela enxendo e sair com ela começando a vazar ateh pq eu tinha que trabalhar e tb nao keria ficar torrando no sol. Cheguei as 6 da manha na praia.
Primeira surpresa: A maré ja estava descendo. Alguem pode me falar pq no site da marinha dizia, por exemplo que a maré ia estar cheia as 8 , e qnd eu cheguei, 3 horas a menos, ela ja estava vazando? (ja ajustado horario de verao e usando o porto correto). Inclusive o porto de tubarão eh muito proximo a praia de camburi.
O que será que aconteceu? como faço para olhar a tabela e acertar a maré? Posteriormente, fui pescar a noite, e segundo meus calculos, a maré estaria a frente da tabua 3 horas, e eu fiz esse ajuste por conta propria, acabei acertando mais ou menos, aih peguei ate uns pexinho razoavel, de uns 200 grama (emoçao pura kkkk), com a maré enchendo, pescando a noite.

Aí aprendi tb o tal do canal. Como eu fui a noite, nao consegui identificar exatamente o canal, mas eu ia testando varias posiçoes, ateh que numa tinha mais rendimento, mas sempre pexins de nada.

Li, reli, e vi que tem gente que prefere a maré enchendo, outros vazando, e até mesmo outros dizendo que na maré vazia mesmo, jogando lááá no fundão. Aprendi a entender a numeraçao da vara, molinete, etc etc etc.

Enfim, voces sempre pegam esses peixes das fotos? Ou ao menos, algum de meio kilo ou proximo disso? Ou a maioria das vezes nao se pega nada mesmo?
Os peixes sempre estao ali a nossa frente, nós é que devemos saber pescar???

Eu posso praticar a pesca com isca artificial mesmo em praia? toda praia tem esse tipo de peixe? como identificar?
Ja li sobre como pegar robalos. Só falta por em prática, assim que possivel!

Mas depois de escrever demais, resumidamente, alguem me diga: a tabua de mare funciona? Será que a maré que vejo não é a que o peixe vê?
Eu nao sei pescar, ou nao tem peixe nessas praias aki?
É normal sair e nao pegar nada? (soh miniaturas, uns 3 ou 4, quando se pega)

Ps: ainda nao colokei em pratica tudo que li no site, como lançamentos mais longos entrando na agua pra lançar em mares mais vazias, canais, etc etc.

Espero que alguem tenha paciencia pra ler isso e me ajudar, pq eu já to quase desistindo e indo pra peixaria mesmo comprar alguma coisa kkkkk

Um abraço a todos!!!

Bruno Zorzaneli

#2 Auro

Auro

começando a responder

• Pescadores
  • 961 posts
38
Ótima
  • Nome Real:Auro Nakatani
  • Estilo de Pesca:praia

Postado 22 janeiro 2008 - 07:24

Bruno o ideal é vc ir pescar com alguém que já conheça. Eles poderão te orientar mais sobre o material mais adequado para sua região, os horários, marés e iscas.

Sobre a questão das marés, é importante algumas informações. As tábuas de marés são uma referência, mas não funcionam como um relógio. Outra coisa é ver se a marcação de maré que vc tem é do porto (que fica dentro de uma baía, ou na praia), podem ter variações de amplitude e horário, mesmo estando perto.
A amplitude das marés pode variar por ventos e tempestades no oceano, ficando "estufada" e não baixando até o ponto correto. Outra coisa é que a maré não é linear, embora nas tábuas de maré pareçam que elas vazam ou enchem com uma mesma velocidade o que acontece é ela encher, vazar um pouco, tornar a encher com mais força e assim gradativamente até atingir o ponto previsto pela tábua de maré.

Sobre se os peixes vêem a maré como você vê. Eu te diria que os peixes vêem comida. Quando a maré sobe ou desce, ela desenterra organismos que estão na areia, e os peixes vem comer os corruptos, moluscos, poliquetas, que a maré desenterrou.

Sobre os peixes, às vezes não tem nada. Mas aprendendo mais, você consegue reconhecer antes de jogar a linha na água, se o dia é favorável a pegar um bom peixe.

Pescar com artificais na praia é possível sim. Robalos, salteiras, pampos, betaras, anchovetas são alguns dos peixes que já consegui pegar com artificiais na praia.

Se você vai pescar sempre na praia do Camburi, e não pega nada, vc provavelmente ainda não aprendeu todas as lições de pesca de praia. Mas isto não significa que vc não pssa aprender...

Tem vários pescadores de Vitória no Guia Pesca de Praia, entra lá e faça contato com eles, tenho certeza que eles terão prazer de lhe ensinar.

Auro

#3 Domingos Bomediano

Domingos Bomediano

Cosquentão

• Administração
  • 21.115 posts
1.114
Ótima
  • Nome Real:Domingos F. Bomediano
  • Estilo de Pesca:Basses, tucunas e um montão de outros peixes

Postado 22 janeiro 2008 - 08:19

Olá Bruno,

Como pode ver, Auro já vem com um bocado de preciosas informações para você. Aqui no Pescaki temos outros pescadores de praia que certamente não deixarão de te ajudar também. O emérito Paizão, é um deles!

Seja muito bem-vindo ao Pescaki! joia.gif

#4 Eduardo A. Adami

Eduardo A. Adami

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.246 posts
10
Boa
  • Estilo de Pesca:Arremesso, corrico, JJ, embarcada no mar.

Postado 22 janeiro 2008 - 08:53

Não desanime amigo, o legal é vc ir aprendendo aos poucos e também aos poucos começar a ir pegando seus trófeus.

Eu não costumo pescar na praia, mas posso te dizer que mesmo embarcado com o mar todo pra voce navegar e escolher o melhor lugar, mesmo assim há dias que não se pega quase nada, como há dias que voce arrebenta de tanto pegar.

O pior de tudo é quando voce tem um monte de recursos a bordo como por exemplo sonda e voce sabe que tem peixes na água só que eles não querem pegar. Isso é de matar !!!!!

Mas pescaria é assim mesmo, e também é um assunto muito vasto e é por isso que é gostoso.

Saudações

#5 Celio

Celio

Capitão Caroço

• Moderador
  • 5.238 posts
2
neutro
  • Nome Real:Celio Kelab
  • Estilo de Pesca:Vertical, bait e mosca

Postado 22 janeiro 2008 - 09:16

pescaria de praia é, atualmente, uma das modalidades mais técnicas na minha opinião ... De fato, há uns 15 ou mais anos, o material "top" aqui na minha região (zona sul do RJ) consistia em vara Esportex ou até uma boa de Bambu com um Sofi K2 de 1 rolamento abastecido com linha grilon 0,40, chumbada pirâmide de 100g e chicote de 3 anzóis ... Era só arremessar uns 50 metros na "orelhada", sem nem pensar onde o chumbo iria parar, que não demorava a fisgar um bom peixe ... Claro que já existia muita gente com extrema técnica na modalidade, mas, sinceramente, qualquer pescador de primeira pescaria já não saía no dedo ...

mas as praias foram destruídas (acho que pelo arrasto) e agora vc tem que suar muito pra tirar um peixinho, o que não deixa de tornar a modalidade mais interessante ainda ...

A propósito, às vezes acontecem uns fenômenos que antes eram regra ... Na semana passada apareceram em várias praias daqui em grande quantidade uns papa-terras pretos e bem grandes, daqueles encontrados em grandes baías ... Fiquei me coçando pra ir matar a saudade da ferrada nervosa desse peixe, mas não consegui ir ...

#6 Manoel Dias

Manoel Dias

começando a responder

• Pescadores
  • 437 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:pesca esportiva com isca artificial

Postado 23 janeiro 2008 - 06:09

Calma Bruno, a arte da pesca se aprende devagar mesmo, tenha paciência para aprender.
Depois que você pegar o gosto aí não vai ter paciência de ficar sem ir pescar. Converse e veja aqui, muitos fóruns de pesca de praia com pessoas experientes no assunto.Faça o que o Auro escreveu acima, vai dar certo.Abraço.

#7 VisitanteEduardo Rollo_*

VisitanteEduardo Rollo_*
  • Convidado

Postado 23 janeiro 2008 - 12:28

Bruno,

Minha opinião vai na linha da do Célio, atualmente está dificil mesmo pegar qualquer coisa nas praias...Não sei se no Brasil todo, posso falar apenas por parte do litoral de SP...

Faz uns 6 meses que não pesco na praia e das ultimas vezes que fui devo confessar que não foi nada produtivo, com excessão de algumas arraias bem grandes que batem até com certa frequencia... Mas quem gosta de pescar não se importa tanto com isso e curte a "pescaria" assim mesmo, é uma terapia...Basta olhar a quantidade de pescadores versus peixes que são pescados.

[]s

Eduardo

#8 Bruno Zorzaneli

Bruno Zorzaneli

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 22 posts
0
neutro

Postado 23 janeiro 2008 - 01:01

Então pessoal...

é claro que eu nao to desesperado pra pescar sempre o mais grandioso peixe, mas tb pegar nada, só beré, aí ja eh sacanagem tb neh kkk

Claro que nao vou deixar de ir pescar pq nao se pega nada. A gente vai pra distrair, a hora passa a mil por segundo!
Vi todas as informaçoes que vcs me passaram, e claro vo continuar aprendendo. Infelizmente nao posso ir com alguem que ja pesque muito em praia pq meu horario nao eh tao disponivel assim, e tb nao conheço ninguem. tb nao sou taaaaaao iniciante, axo que ta faltando mesmo essa sintonia fina, os detalhes para uma pescaria melhor.

Sobre a tabua da mare, o porto nao eh assim tao longe, fica de frente, mas eu pensei mesmo que fosse a risca que se podia olhar a tabua e a pratica seria real de subida e descida da mare.

Vou comprar alguns itens pra tornar a pescaria melhor, e tb fazer um teste com isca artificial pra ver o que acontece.

Eu estava pescando com xumbo de 65 gramas enquanto que na vara tem discriminado que pode usar entre 100 e 200. sera que se eu usar um de 130, ajuda no lançamento melho? irei tentar!!!!

Agora que o peixe tem faltado cada vez mais, isso eh fato. Como minha pescaria é apenas passa tempo, nao tem problema. Mas vejo os pescadores reclamando que os peixes estao sumindo. nao sei nessa hora se rio ou se choro, pq os kra soh podem ta de brincadeira. Metem akeles arrastoes, redes kilometricas, acabam com tudo, e depois vem reclamar que o peixe sumindo?????????????????

Mas eh isso aih, ao menos me conforto em saber que nao eh soh eu que saio pra pegar e muitas vezes nao pego nada kkkk

Alguem aki sempre pega um bom peixe quando pesca na praia???????????

Abraços,

Bruno Zorzaneli

#9 Bruno Correa

Bruno Correa

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 297 posts
0
neutro
  • Nome Real:Bruno Correa
  • Estilo de Pesca:Pesca com Mosca

Postado 26 janeiro 2008 - 12:58

Bruno,

No Espirito Santo tem muitas áreas de manguezais. Esses locais costumam ser berçários de várias espécies e fartos em peixes como Robalo, Xaréus, Pescadas, Ubaranas, Guaiviras, bagres, etc. Eu sei que isso foge um pouco de sua praia, que é a pesca de praia srsrsr, mas que certamente você deve voltar um pouco sua atenção. Se quiseres pescar peixe grande terá mais chances de encontrá-lo na pesca embarcado. Seja em mangues, ou em baías, ou em mar aberto, não descarte essa opção. Com relação a Tábua da Maré há uma certa margem de erro sim, e o melhor a fazer foi o que você fez, tentar identificar mais ou menos seus horários de reponto e daí calcular umas 6h para o próximo reponto (claro que isso não é uma regra, mas serve como um parâmetro básico). Existem também fatores climáticos que influenciam e muito a atividade dos peixes, aos poucos você vai identificando-os. Na pesca de praia é preciso acertar os canais onde os peixes estão se alimentando e dê preferência ao uso iscas do próprio local. Depois experimente entrar para o mundo mágico das iscas artificiais com alguém que possa lhe passar alguma experiência e você provavelmente não irá querer saber de outra coisa!!

Espero ter contribuido um pouco,

Abs! Seu Xará!

#10 Bruno Zorzaneli

Bruno Zorzaneli

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 22 posts
0
neutro

Postado 27 janeiro 2008 - 11:20

entao xará.

aki tem mesmo isso tudo que vc falou, mas nao da pra eu ir embarcado. ja fui muito, quando era mais moleque, meu pai tinha um bote e tal, motorzim 15HP, a gente rodava um poco. mas aih houve um buraco na linha do tempo da pescaria, soh pesquei a noite com akeles fachos, saca? peguei muita lagosta com a mao. Cada uma enorme!!! e peixe tb... nao sei se eh valido isso, mas o mar a noite e bonito demais!!!!!! com a maré lá em baixo....

mas agora nao da mais pra isso. soh pesca de praia mesmo, pq tempo nao deixa, e quanto a pesca de praia, to aprendendo mesmo!!!

ontem fui pescar com isca artificial. Rodei todas as lojas aki, peguei mil informaçoes. Comprei uma isca Deconto, e fomos pro píer em camburi. Eu e um amigo.

Chegamos la tinha turistas rapaz, minha nossa e a gente chegando soh com uma vara e um peixe rosa quase que aceso kkkkk

Aih ficamos: pesca voce!! e o kra q tava comigo: eu nao pesca voce! kkkk a vergonha tomou conta!!

Enfim começamos a usar a isca! Tinha muitos pescadores la!!!

No fim, só a gente conseguiu sair com um espada de lá!!! Emoçao demais kkkkkkkkkk

Pensei que tivesse agarrado em alguma coisa quanto o bixo bateu!!! De tanta força que fez! kkkk

A gente foi soh pra testar, num canal que sai desses mangues aih eu axo e vem se misturando no caminho, e chega ali onde a gente tava e vai direto ao mar! Imagino que deve ser bom ali mesmo! Vamos voltar la de novo!!!!

Agora devo ir novamente a beira da praia, colocar em pratica o que me ajudaram aki!!! aih eu conto depois como foi blz!!!!!!!!!!!!!

Grande abraço!!!!!!!!!!!!!!

#11 Leonardo Correia

Leonardo Correia

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 132 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Bait e Pesca de Praia

Postado 29 janeiro 2008 - 08:51

Boa noite Bruno,

Como ja colocaram, hoje em dia devido a pesca indiscriminada os peixes grandes na pesca de praia ficaram mais dificeis de serem fisgados, mas nao e tao impossivel.

Quando comecei tambem achei bem dificil pegar algum peixe, mas entrei em alguns foruns sobre o assunto e tambem conheci inumeros companheiros de pesca que me fizeram mudar completamente sobre o assunto. Hoje em dia so pesco na praia, antes era de bait. Hoje costumo dar de presentes as minhas iscas pois nao tenho a menor vontade de pescar com artificiais.

A pesca de praia realmente me envolveu pela sua grandiosidade de tecnicas, peixes, apetrechos,etc me fez viciar.

Acho que vale a pena dar umas lidas em alguns sites e com boas conversas com pescadores voce ira encontrar os peixoes que tanto cobicamos na PDP.

Aqui onde moro(Natal-RN) ainda consseguimos tirar exemplares grandes, mas em seu estado tambem e possivel.

Se desejar, me manda uma MP que te passo alguns foruns que te ajudarao.

Ps. Nao coloquei os foruns aqui pois nao sei se o forum permite.

#12 Cleverson

Cleverson

começando a responder

• Pescadores
  • 452 posts
1
neutro
  • Nome Real:Cleverson Bel
  • Estilo de Pesca:Esportiva Bait

Postado 30 janeiro 2008 - 10:15

Dae Bruno, bom eu vou tentar algumas dicas, pois sou um cara que adora pescar de praia e quanto a voltar dedão faz tempo que não acontece comigo, mas tive uma maré de sair 8 vezes seguidas sem nenhum, mas vamos lá:

1° Isca - Utilize vários tipos de isca (minhoca, corrupto, tatuíra, camarão tente todas as espécies, branco , 7 barbas e ai vai), tente observar quando chegar na praia cavoucando a areia a isca do dia, é importante pra tentar um grande.

2° Maré - O importante na minha opinião é a linha não correr para isso utiliza a chumbada ideal conforme a força da maré, não muito pesada e nem leve demais.

3° Arremesso - procure no primeiro arremesso ir o mais longe possível depois vai recolhendo aos poucos procurando algum canal posso ali vai tar o bicho.

4º Anzol - Procure utilizar anzol maiores pra não ficar pegando lombriguinha, eu utilizo anzol pra robalo acho bem eficiente. Obs.: Leve vários tamanhos de anzol as vezes é necessário pra salvar a pescaria.

5° e mais importante SORTE MUITA SORTE. Heheheh

#13 Melinger

Melinger

Fischer Salzwasser

• Pescaki V.I.P
  • 8.546 posts
225
Ótima
  • Nome Real:Marcello Melinger
  • Estilo de Pesca:Esportiva com Artificiais

Postado 31 janeiro 2008 - 12:18

Amigo Bruno,

Pescar na praia é uma modalidade bastante técnica e com muitos detalhes, no qual ficaria horas escrevendo sobre o assunto. Entretanto vou colocar alguns pontos básico pra te ajudar.

Primeiro o equipamento tem que ser equilibrado; um molinete ou carretilha long cast (lançamentos longos), com linha fina (em torno de 0,20 ou 0,23mm). Na praia não precisa linha grossa. Um pouco mais grossa a linha do leader (onde vão as pernadas dos anzóis e a chumbada - 50 a 70 gramas).

Anzóis tipo marusseigo (nº 12 a 18); depende do peixe que se pretende pescar.

Varas devem se de no mínimo 3 metros de comprimento, para que você possa arremessar e atingir o canal onde costumam transitar os peixes..

Iscas de preferência a do local onde se está pescando (camarões sempre descascados, corruptos, minhocas de praia, sarnambis, filés de parati e até as tatuíras, se houver.

Procure pescar em praias de tombo (com areia grossa, arrebentação das ondas próximas - geralmente são mais profundas)

Dê preferências em dias de lua grande (cheia e nova), do 3º ao 6º dia, pois costumo ter mais sucesso. (ISTO NÃO É UMA REGRA).

A melhor corrida é na enchente, os últimos 40 minutos até a preamar e no final da vazante até a parada. Se não fisgar alguns neste período o outro horário é bem mais difícil.

Espero ter contribuído e reúna estas e todas as informações postadas dos amigos e ponha em prática.

Boa pescaria!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)