Ir para conteúdo

Foto

Carteira de Arrais e Mestre Amador - Obtenção, renovação

• Por favor, faça o login para responder
198 respostas neste tópico

#101 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.690 posts
378
Ótima
  • Nome Real:José Normando dos Santos
  • Estilo de Pesca:amadora

Postado 23 janeiro 2012 - 10:58

Boa tarde pessoal!

Também estou para tirar a minha carteira em fevereiro, vi que no site mesmo tem um material para se estudar...

Porem gostaria de saber se apenas aquele material basta, e se para um leigo no assunto o nível da prova é difícil?

Obrigado

Se você não conseguiu baixar a apostila me mande seu email por MP que lhe encaminho. Ela é bem completa.

#102 Bruno Israel

Bruno Israel

pooow... " explosão na superfície "

• Pescaki V.I.P
  • 3.179 posts
137
Ótima
  • Nome Real:Bruno Israel Azevedo
  • Estilo de Pesca:Rios e Lagos

Postado 24 janeiro 2012 - 08:58

Pelo que vi ontem no Fantástico... a Marinha está planejando dificultar um pouco o acesso a Arrais Amador devido os acidentes comuns de verão...

É a hora certa para tirar a Arrais, pois depois vai ter que pagar xhoras de navegação assistida, participar de um cursinho estilo CFC...

É válido, mas vai ficar mais caro, né?!

De qualquer forma a prova atual consiste em 40 perguntas básicas de múltipla escolha, basta procurar no Google ou aqui no fórum que você vai achar muito material para estudar até mesmo aqui, já divulgado anteriormente.

Abs e boa sorte para quem vai prestar!

Fiquei sabendo deste plano da Marinha também e acho certo terem um pouco mais de rigor na retirada da carteira de Arrais Amador, teve gente aqui em minha cidade que fez a prova sem ao menos estudar nada e passou, agora não sei se é a tal da "facilitada" que tem em alguns lugares.

Abraço

#103 Bruno Israel

Bruno Israel

• Pescaki V.I.P
  • 3.179 posts
137
Ótima

Postado 24 janeiro 2012 - 08:59

Estude a Norman-03, Ripeam, Lesta, Carta 12000.
(balizamento, luzes e marcas, sinais sonoros e luminosos, regras de governo e navegação)
Boa sorte.

Vlw Carlos pela dica, foi estes assuntos mesmo que dei mais atenção.

:ok:

#104 carlos ivan

carlos ivan

Posso pescar por aqui?

• Dados Incompletos
  • 8 posts
0
neutro
  • Nome Real:Ivan Carlos

Postado 25 janeiro 2012 - 06:06

Vlw Carlos pela dica, foi estes assuntos mesmo que dei mais atenção.

:ok:

As matérias sobre primeiros socorros e combate a incendio tem muitas pegadinhas. São respostas muito
parecidas umas com as outras.

Quanto ao que o Gustavo façou sobre os problemas com os pilotos, acredito que dificultar as provas não
seria a solução. Tem que haver punição para as infrações, mas que sejam cumpridas.
A tolerancia é zero ao alcool no transito e nem porisso deixam de haver acidentes com motoristas bebados.
A razão são as leis, as punições brandas, o poder aquisitivo do transgressor e muitos outros fatores.
Vejo todos os dias nos noticiários que um motorista bebado causou um acidente de transito com vítimas fatais.
Vai preso, paga a fiança, vai pra casa curtir seu conforto junto a sua família. Enquanto isso a família da
vítima fatal fica com cara de otário, pois as leis e a justiça em nada irá beneficiá-los.
A família da vítima nunca mais verá seu parente e terá sempre na mente que aquela vida foi terminada por
causa de um irresponsável.
Precisamos fazer valer as leis e suas punições.

#105 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.690 posts
378
Ótima

Postado 25 janeiro 2012 - 08:20

Eu diria que obter Arrais hoje está mais fácil. Quando tirei minha carteira havia a prova escrita e a prova prática. Na prova prática você pilotava com um marinheiro a bordo e era obrigado a fazer algumas manobras como atracar e desatracar, além de responder algumas perguntas pertinentes ( uma espécie de prova oral). Vi muito camarada tomar pau nesta prova, além de cenas dignas de video cassetadas. Hoje é só prova teórica.

#106 Bruno Israel

Bruno Israel

• Pescaki V.I.P
  • 3.179 posts
137
Ótima

Postado 26 janeiro 2012 - 08:11

As matérias sobre primeiros socorros e combate a incendio tem muitas pegadinhas. São respostas muito
parecidas umas com as outras.

Quanto ao que o Gustavo façou sobre os problemas com os pilotos, acredito que dificultar as provas não
seria a solução. Tem que haver punição para as infrações, mas que sejam cumpridas.
A tolerancia é zero ao alcool no transito e nem porisso deixam de haver acidentes com motoristas bebados.
A razão são as leis, as punições brandas, o poder aquisitivo do transgressor e muitos outros fatores.
Vejo todos os dias nos noticiários que um motorista bebado causou um acidente de transito com vítimas fatais.
Vai preso, paga a fiança, vai pra casa curtir seu conforto junto a sua família. Enquanto isso a família da
vítima fatal fica com cara de otário, pois as leis e a justiça em nada irá beneficiá-los.
A família da vítima nunca mais verá seu parente e terá sempre na mente que aquela vida foi terminada por
causa de um irresponsável.
Precisamos fazer valer as leis e suas punições.

Só dificultar as provas também acho que não seria a solução mais ajudaria muito na formação do candidato na retirado do arrais amador como por exemplo uma melhor captação para pilotar e uma melhor noção do que esta fazendo.

Mas é isso mesmo precisamos fazer valer as leis e suas punições.
:bs-aplauder: :bs-aplauder:

#107 Bruno Israel

Bruno Israel

• Pescaki V.I.P
  • 3.179 posts
137
Ótima

Postado 26 janeiro 2012 - 08:16

Eu diria que obter Arrais hoje está mais fácil. Quando tirei minha carteira havia a prova escrita e a prova prática. Na prova prática você pilotava com um marinheiro a bordo e era obrigado a fazer algumas manobras como atracar e desatracar, além de responder algumas perguntas pertinentes ( uma espécie de prova oral). Vi muito camarada tomar pau nesta prova, além de cenas dignas de video cassetadas. Hoje é só prova teórica.

E acho que deveria ser deste jeito ainda Normando com provas práticas e teóricas.

Hoje só a prova teórica até quem nunca pilotou consegue tirar carteira com a maior facilidade e sem nenhuma burocracia.

#108 Gustavo Viude

Gustavo Viude

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 62 posts
0
neutro
  • Nome Real:Gustavo Viude
  • Estilo de Pesca:Embarcado, Água Salgada

Postado 26 janeiro 2012 - 11:20

Quando eu falei que iria dificultar, falei com ânimo, pq a imprudência é a principal causa dos acidentes náuticos... o problema disso tudo é o preço da habilitação que vai ficar mais cara, ou vocês acham que eles emprestarão um barco com instrutor para você ter as horas exigidas pela marinha?!

Tudo isso vai ser pago pelos interessados e, como disseram, a fiscalização continuará a mesma, ou seja, ineficiente (no mínimo).

#109 Bruno Israel

Bruno Israel

• Pescaki V.I.P
  • 3.179 posts
137
Ótima

Postado 27 janeiro 2012 - 08:17

Quando eu falei que iria dificultar, falei com ânimo, pq a imprudência é a principal causa dos acidentes náuticos... o problema disso tudo é o preço da habilitação que vai ficar mais cara, ou vocês acham que eles emprestarão um barco com instrutor para você ter as horas exigidas pela marinha?!

Tudo isso vai ser pago pelos interessados e, como disseram, a fiscalização continuará a mesma, ou seja, ineficiente (no mínimo).

Muito bem lembrado Gustavo.

E o que nos resta é continuar cobrando por melhorias que nunca acontecem.

#110 fsousas

fsousas

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 1 posts
0
neutro
  • Nome Real:Fernanda Sousas
  • Estilo de Pesca:submarina

Postado 06 fevereiro 2012 - 09:10

Meu amigo, como disse vou fazer prova também dia 4/02/12 e estudei basicamente estes materiais que encontrei aqui...

http://ziggi.uol.com...s/arrais-amador

http://www.4shared.c..._AMADOR_CO.html

e mais alguns encontrados na net.
Vendo e fazendo alguns simulados da pra se ter uma noção e creio que
não seja difícil até porque você precisa de 50% para aprovação. De 40 questões acertar 20.

É só estudar que dá:ok:

Bruno, como foi na prova? Eles já aceitaram a CNH ao invés do atestado médico? E pediram uma declaração de ter realizado um curso prático?

#111 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 15.233 posts
2.029
Ótima
  • Nome Real:Maurício Hu
  • Estilo de Pesca:pedra, praia, canal

Postado 06 fevereiro 2012 - 09:18

Já vi gente tentar atracar a favor da correnteza... :D se não fossem os pneus no píer, ia dar uma cacetada. E prendeu o cabo com uma laçada de sapato. :assobiando:

#112 Bruno Israel

Bruno Israel

• Pescaki V.I.P
  • 3.179 posts
137
Ótima

Postado 06 fevereiro 2012 - 09:40

Bruno, como foi na prova? Eles já aceitaram a CNH ao invés do atestado médico? E pediram uma declaração de ter realizado um curso prático?

Amigo, a prova foi dentro do que eu achei que seria, teve algumas questões que chutei pois não tinha visto nada a respeito no material de estudo.

Mais no geral foi uma prova boa, fiz uma contagem na prova e as questões que eu tenho "certeza" :assobiando: de acertos deu umas 25.

Agora é esperar o resultado que sai acho que quinta-feira agora.

Apresentei o atestado médico e não me pediram nenhum tipo de declaração não.

Abraços

#113 Hiro sea bass hunter

Hiro sea bass hunter

Black flag!!!!

• Pescaki V.I.P
  • 1.414 posts
39
Ótima
  • Nome Real:Hiro
  • Estilo de Pesca:Iscas artificiais , sea Bass, black Bass, peacock Bass All Bass

Postado 06 fevereiro 2012 - 11:18

antigamente era muito mas dificil!!!!agora só ler o primeiro capitulo do livro Navegar é facil que acerta tudo!!!!abrçs!!

#114 Bruno Israel

Bruno Israel

• Pescaki V.I.P
  • 3.179 posts
137
Ótima

Postado 06 fevereiro 2012 - 12:23

É verdade Hiro. Disseram que vai ficar mais rigoroso pra tirar, vamos esperar pra ver se e quando isso vai acontecer.

#115 Celso Henrique

Celso Henrique

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 32 posts
0
neutro
  • Nome Real:Celso Filho
  • Estilo de Pesca:Pesque e Solte

Postado 08 fevereiro 2012 - 05:33

Amigo, a prova foi dentro do que eu achei que seria, teve algumas questões que chutei pois não tinha visto nada a respeito no material de estudo.

Mais no geral foi uma prova boa, fiz uma contagem na prova e as questões que eu tenho "certeza" :assobiando: de acertos deu umas 25.

Agora é esperar o resultado que sai acho que quinta-feira agora.

Apresentei o atestado médico e não me pediram nenhum tipo de declaração não.

Abraços

Bruno,
que tipo de médico faz o atestado? Você estudou pela apostila que tem aqui no tópico?
Abraços

#116 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.690 posts
378
Ótima

Postado 08 fevereiro 2012 - 07:56

Bruno,
que tipo de médico faz o atestado? Você estudou pela apostila que tem aqui no tópico?
Abraços

Baixe o atestado médico aqui

http://www.despachan...rais_amador.php

Qualquer médico pode preencher. Deve ser assinado e constar carimbo com número do CRM.

#117 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.690 posts
378
Ótima

Postado 08 fevereiro 2012 - 08:01

Já vi gente tentar atracar a favor da correnteza... :D se não fossem os pneus no píer, ia dar uma cacetada. E prendeu o cabo com uma laçada de sapato. :assobiando:

E a clássica saída do barco? Um pezinho dentro e o outro fora?Imagem PostadaImagem PostadaImagem Postada

#118 Bruno Israel

Bruno Israel

• Pescaki V.I.P
  • 3.179 posts
137
Ótima

Postado 09 fevereiro 2012 - 12:10

Bruno,que tipo de médico faz o atestado? Você estudou pela apostila que tem aqui no tópico?Abraços

Baixe o atestado médico aquihttp://www.despachantenauticolucas.com.br/habilitacao_arrais_amador.phpQualquer médico pode preencher. Deve ser assinado e constar carimbo com número do CRM.

O atestado é este mesmo que o Normando disse e qualquer médico pode preencher.

Estudei pela apostila, alguns simulados, inclusive o joguino que tem e também um dvd de um despachante.

#119 Bruno Israel

Bruno Israel

• Pescaki V.I.P
  • 3.179 posts
137
Ótima

Postado 23 fevereiro 2012 - 05:10

Consegui minha carteira de Arrais Amador galera :comemorando:

Fui notificado que tive um total de 32 acertos, 8 pontos. Essa pontuação foi um despachante que me disse, não tive acesso ao gabarito da prova.

Recebi a carteira ontem:

Imagem PostadaImagem Postada

E já fiz uma cópia autenticada pra carregar na maleta pesca. :D

Imagem PostadaImagem Postada

Alguns materiais de estudo que utilizei foram da internet que inclusive achei aqui no Pescaki:

http://ziggi.uol.com...s/arrais-amador

http://www.4shared.c...amador_co.html/

Também os documentos exigidos e o atestado médico podem ser encontrados aqui, inclusive um vídeo:

http://www.despachan...rais_amador.php

Fiz uma relação de algumas questões que caíram na prova que inclusive estavam na apostila de estudo, algumas não estão escritas exatamente como estava na prova mas era a mesma pergunta.

1. A temperatura necessária para que a reação química ocorra entre o combustível e o comburente, produzindo gases capazes de entrarem em combustão chama-se:
a) Ponto de fulgor
b) Temperatura de ebulição
c) Temperatura de explosão
d) Temperatura de ignição

2) Extintores utilizados em incêndios classe D são normalmente conhecidos como:
a) extintores a pó seco
b) extintores de agua
c) extintores de espuma
d) halon

3) O balizamento de canal preferencial tem as cores:
a) branca e encarnada
b) branca e preta
c) preta e encarnada
d) verde e encarnada

4) Durante o dia, observou-se uma haste em forma de pilar com duas esferas pretas na sua parte de cima. Nesse caso, estamos diante de:
a) um balizamento cego
b) um perigo isolado
c) uma baliza
d) uma bóia cônica

5) Conduzir uma embarcação em estado de embriaguez ou após uso de substância entorpecente ou tóxica, quando não constituir crime previsto em lei acarreta a suspensão do Certificado de Habilitação em até:
a) sessenta dias
b) noventa dias
c) cento e vinte dias
d) tinta dias

6) O que é amarra?
a) corrente ou cabo que serve para prender a ancora ao escovem da embarcação
b) corrente ou cabo que serve para prender a âncora ao paiol da amarra ou ao convés da embarcação
c) corrente ou cabo que serve para prender a ancora ao porão da amarra
d) corrente que servem para prender a ancora ao anete

7) No caso de afogamento, proceder do seguinte modo:
a) deite o afogado de barriga para cima, para ele poder respirar melhor e nunca lhe dê bebidas quentes
b) deite o afogado de lado e faça respiração boca a boca
c) deite o afogado de lado e faça-o vomitar, depois aqueça-o com um cobertor
d) deite o afogado de lado, para vomitar a água que bebeu, tire a roupa molhada e aqueça-o

8) O agente extintor dióxido de carbono (CO2) tem como funções principal e secundaria, respectivamente:
a) abafar e isolar
b) abafar e resfriar
c) resfriar e abafar
d) resfriar e isolar

9) Qual a finalidade do RIPEAM?
a) regulamentar as manobras, luzes de navegação e e condições especiais, em águas de jurisdição nacional
b) evitar o abalroamento no mar, utilizando-se regras internacionais de navegação, luzes e marcas e ainda sinais sonoros
c) evitar o abalroamento em águas nacionais através de regras de governo e navegação, luzes, marcas e sinais sonoros
d) evitar a colisão em mar aberto, em águas internacionais, através de regras de governo, luzes, marcas e sinais sonoros

10) Qual das correlações abaixo está correta?
a) boreste – lado direito da embarcação, bombordo – lado esquerdo da embarcação, avante – fica na frente, a ré – fica atrás
b) boreste – lado esquerdo da embarcação, bombordo – lado direito da embarcação, avante – fica na frente, a ré – fica atrás
c) través – ao lado da embarcação, a vante – parte da frente da embarcação, a ré – parte de trás da embarcação
d) través – bordo da embarcação, boreste – lado direito da embarcação, bombordo – lado esquerdo da embarcação

11) Com relação a preferência de manobra, uma embarcação à vela deverá manter-se fora do caminho de todas as listadas abaixo, exceto:
a) uma embarcação engajada na pesca
b) uma embarcação a motor
c) uma embarcação com capacidade de manobra restrita
d) uma embarcação sem governo

12) Estou na cabine de comando e começo a sentir cheiro de queimado vindo do motor. Qual o extintor portátil deverei pegar?
a) CO2
b) água
c) espuma
d) tanto faz

13) São combustíveis voláteis:
a) éter e benzina
b) óleo combustível e éter
c) óleo combustível e óleo de linhaça
d) óleo de linhaça e álcool

14) Numa atracação, com vento ou corrente perpendicular ao cais, com aproximação a barlavento, deverei me aproximar com a embarcação:
a) paralela ao cais, com muito seguimento
b) paralela ao cais, com pouco seguimento
c) com ângulo de 90° com o cais
d) com muito seguimento e pouca inclinação ao cais

15) Quando risco de mau tempo ou o fundeio for muito demorado, qual regra para se largar a amarra, com segurança da embarcação não sair da posição?
a) 8 vezes a profundidade local
b) 5 vezes a profundidade local
c) 6 vezes a profundidade local
d) no mínimo 8 vezes a profundidade local

16) A bóia circular deve ser presa:
a) no convés principal
b) num armário da cabine de comando
c) em local de fácil retirada
d) na proa e na popa da embarca

17) Qual o formato e a cor do tope da bóia de águas seguras:
a) um triangulo verde
b) um triangulo encarnado
c) uma esfera branca
d) uma esfera encarnada

18) No balizamento de uma hidrovia observou-se um sinal “ + ” numa placa no rio, que significa:
a) seguir meio do canal
b) trocar de margem
c) perigo
d) bifurcação de canal

19) No caso de fratura de antebraço, podemos imobilizá-lo com:
a) tábua, papelão ou jornal grosso
b) material flexível
c) material de borracha sintética
d) tiras de pano amarradas no pescoço

20) O que é usado pelo naufrago para uma sinalização diurna:
a) apito
b) foquete
c) luzes
d) fumígeno

Gabarito:

1: A --- 11: B
2: A --- 12: C
3: D --- 13: A
4: B --- 14: B
5: C --- 15: B
6: B --- 16: C
7: D --- 17: D
8: B --- 18: C
9: B --- 19: A
10: A --- 20: D

É isso aí galera. Espero que gostem.

ps: Desculpe-me pelo tamanho do tópico. :assobiando: :D

Abaço e Inté :ok:

#120 Delgado

Delgado

Posso pescar por aqui?

• Pescaki V.I.P
  • 1.691 posts
16
Boa
  • Nome Real:Paulo E. Delgado
  • Estilo de Pesca:Barco, Caiaque, artificiais e aprendendo Fly

Postado 23 fevereiro 2012 - 07:22

parabéns!!

eu acertei 33!! fiquei esperando a correção que ocorreu logo após a prova!

#121 Alexandre Campos

Alexandre Campos

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.993 posts
93
Ótima
  • Nome Real:Alexandre Campos
  • Estilo de Pesca:todas

Postado 23 fevereiro 2012 - 09:48

Eu, quando tirei a minha, como veleiro ainda (16 anos) acertei tudo.
Mas li as perguntas acima e não lembro de mais nada...

#122 Bruno Israel

Bruno Israel

• Pescaki V.I.P
  • 3.179 posts
137
Ótima

Postado 27 fevereiro 2012 - 10:08

parabéns!!

eu acertei 33!! fiquei esperando a correção que ocorreu logo após a prova!

Valeu Delgado. :ok:

Parabéns pela carteira também amigo.

Abraço

#123 Bruno Israel

Bruno Israel

• Pescaki V.I.P
  • 3.179 posts
137
Ótima

Postado 27 fevereiro 2012 - 10:11

Eu, quando tirei a minha, como veleiro ainda (16 anos) acertei tudo.
Mas li as perguntas acima e não lembro de mais nada...

Alexandre parabéns pela pontuação total na época que por sinal era ainda mais difícil do que hoje.

Abraço :ok:

#124 Domingos Bomediano

Domingos Bomediano

Cosquentão

• Administração
  • 20.670 posts
834
Ótima
  • Nome Real:Domingos F. Bomediano
  • Estilo de Pesca:Basses, tucunas e um montão de outros peixes

Postado 27 fevereiro 2012 - 11:06

Pensei ter já respondido este tópico, mas percebo que fiz alguma coisa errada e não figurou, de sorte que ficam meus parabéns para Bruno e votos de que venham muitas alegrias com sua conquista! Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

#125 Bruno Israel

Bruno Israel

• Pescaki V.I.P
  • 3.179 posts
137
Ótima

Postado 28 fevereiro 2012 - 09:10

Pensei ter já respondido este tópico, mas percebo que fiz alguma coisa errada e não figurou, de sorte que ficam meus parabéns para Bruno e votos de que venham muitas alegrias com sua conquista! Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Valeu grande Mestre Bome! :ok:

Abração

#126 Petito

Petito

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 261 posts
0
neutro
  • Nome Real:Diego Petito
  • Estilo de Pesca:peixe na linha!

Postado 28 fevereiro 2012 - 02:12

rapaz eu nem lembro de nada , sei que fui fazer a prova sem estudar no rio boat show e passei !
rsrsrs

eu acho que deveria ser mais rigorosa a avaliação e ter algum tipo de aula prática

#127 Edson Marq.

Edson Marq.

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 285 posts
0
neutro
  • Nome Real:Edson Marques
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 03 março 2012 - 01:36

Cara parabéns.

Onde vc fez a prova?
Alguém sabe de alguma prova sem ser a de Sete Lagoas e Viçosa? Estas serão em datas qu tenho prova da facul e não poderei ir.

Abraços!

#128 Rafael Alves

Rafael Alves

começando a responder

• Pescadores
  • 880 posts
0
neutro
  • Nome Real:Rafael Francisco Alves
  • Estilo de Pesca:mar, pesqueiro, rio

Postado 03 março 2012 - 03:16

Parabens !!!!

Questão 12: resposta D

#129 Bruno Israel

Bruno Israel

• Pescaki V.I.P
  • 3.179 posts
137
Ótima

Postado 05 março 2012 - 08:58

rapaz eu nem lembro de nada , sei que fui fazer a prova sem estudar no rio boat show e passei !
rsrsrs

eu acho que deveria ser mais rigorosa a avaliação e ter algum tipo de aula prática

Tão falando que vão mudar essa avaliação e torna-lá mais rigorosa, vamos esperar pra ver.

Abraço :ok:

#130 Bruno Israel

Bruno Israel

• Pescaki V.I.P
  • 3.179 posts
137
Ótima

Postado 05 março 2012 - 09:00

Cara parabéns.

Onde vc fez a prova?
Alguém sabe de alguma prova sem ser a de Sete Lagoas e Viçosa? Estas serão em datas qu tenho prova da facul e não poderei ir.

Abraços!

Vlw amigo :ok:

Fiz a prova em Sete Lagoas. Fiquei sabendo que em Pirapora tem toda última sexta-feira do mês.

Abraço

#131 Bruno Israel

Bruno Israel

• Pescaki V.I.P
  • 3.179 posts
137
Ótima

Postado 05 março 2012 - 09:17

Parabens !!!!

Questão 12: resposta D

Obrigado Rafael :ok:

A reposta que está na apostila é a alternativa C, extintor de espuma. Inclusive caiu na prova e marquei a letra C.

COMBATE A INCÊNDIO

169)Se estiver na cabine de comando e sentir cheiro de queimado vindo do motor. O extintor portátil que deverá pegar deve ser o de Espuma.

Abraço

#132 Paulo A. Ferreira

Paulo A. Ferreira

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 150 posts
3
neutro
  • Nome Real:Paulo A. Ferreira
  • Estilo de Pesca:Embarcada , praia , costão

Postado 07 março 2012 - 03:02

Olá companheiros , minha habilitação de mestre amador está vencida desde julho de 2011 , inclusive nem a tenho mais pois foi furtada , para renovar será que existe algum tipo de prova ou é só pagar a taxa no banco e apresentar cópia dos documentos mais o atestado médico. Grande abraço a todos.

#133 carlos ivan

carlos ivan

Posso pescar por aqui?

• Dados Incompletos
  • 8 posts
0
neutro

Postado 12 março 2012 - 12:53

Galera, abaixo estão 3 links com material suficiente para a prova de Arrais Amador.

SISTEMA DE BALIZAMENTO MARÍTIMO
Clique aqui

APOSTILA ARRAIS AMADOR
Clique aqui

Simulado com 244 questões para Arrais Amador
Clique aqui

Baixem, estudem e boa sorte a todos.

#134 Paulo A. Ferreira

Paulo A. Ferreira

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 150 posts
3
neutro

Postado 17 março 2012 - 09:06

Olá pescadores , as provas para amadores estão suspensas na capitania da cidade do Rio de Janeiro , só a partir do dia 17 de abril estarão abertas as inscrições , sei por que estive lá ontem dando entrada na renovação da minha habilitação de mestre amador e havia um cartaz informando a data mencionada aqui no post. A galera vai ter que esperar exatamente um mês contando a partir de hoje dia 17 de março para pder se inscrever para fazer a prova. E as habilitações profissionais de marinha mercante (aquaviários) chamadas de CIR (cadernetas de incrição e registro) nem tem data prevista para acontecer, estão suspensas em ãmbito nacional , o que está afligindo uma grande parte de pessoas ávidas por conseguir essa caderneta para poder ingressar no mercado trabalho do setor naval onde a demanda por tripulantes de navios e plataformas está crescendo de sobremaneira com o fomento a industria naval e a exploração do hidrocarbonetos.
Esse o Brasil que vivemos tudo emperrado e parado , infelizmente.

#135 Felipe_vdk

Felipe_vdk

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 14 posts
0
neutro
  • Nome Real:Felipe van Dyck Lopes
  • Estilo de Pesca:todas

Postado 22 março 2012 - 05:36

Em sao sebastiao ta lotado até julho, pois agora o pessoal da louco pra tirar devido a alteração na arrais amador com o de motonauta que entrerá em vigor em julho.

#136 Paulo A. Ferreira

Paulo A. Ferreira

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 150 posts
3
neutro

Postado 22 março 2012 - 06:35

Em sao sebastiao ta lotado até julho, pois agora o pessoal da louco pra tirar devido a alteração na arrais amador com o de motonauta que entrerá em vigor em julho.

Alguém sabe qual será a alteração que está por vir , pois eu até então não tenho conhecimento sobre o assuunto

#137 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.690 posts
378
Ótima

Postado 22 março 2012 - 07:36

Alguém sabe qual será a alteração que está por vir , pois eu até então não tenho conhecimento sobre o assuunto

Veja aqui
http://www.despachan...om.br/index.php
abraços.

#138 carlos ivan

carlos ivan

Posso pescar por aqui?

• Dados Incompletos
  • 8 posts
0
neutro

Postado 23 março 2012 - 12:23

A partir de julho/2012 será obrigatório apresentar documento comprovando aulas práticas em jet-ski.

Quem tiver a arrais anterior à julho/2012 poderá pilotar jet-ski sem problemas, devendo no momento
da renovação, apresentar o documento comprovando as aulas práticas.

Mas existem muitas polêmicas, pois quem já possui arrais tem o seu direito garantido por lei quanto à
não necessidade de comprovação de aulas práticas, vez que no momento em que se submeteu às provas nada
era exigido.

O arrais que for proprietário de jet-ski e já faz uso do mesmo, por que apresentar comprovação de aulas práticas????

Muitos pontos serão modificados sobre o assunto.

Visite: www.costanautica.com.br

#139 imbe

imbe

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 43 posts
0
neutro
  • Nome Real:luciano
  • Estilo de Pesca:embarcada

Postado 27 março 2012 - 06:47

Buenas colegas pescadores, acabei de fazer minha carteira de arrais amador para águas interiores, no momento os documentos necessários solicitados pela Agência da Capitania dos Portos foram apenas cópia e original de comprovante de residência, CNH mais uma taxa de R$ 40,00.
Fiz a prova teórica de 40 questões onde precisaria de no mínimo 50%,o resultado saiu no mesmo dia, ficando habilitado por 10 anos.
Bom, o oficial da marinha que ministrou a prova informou que a partir do dia 02 de junho de 2012 para a aprovação na mesma categoria o interressado vai precisar de além dos requisitos anteriores mais aula teórica e prática, juntamente com prova prática. Ficando a mesma mais demorada e com o custo mais alto, sendo que, quem desejar pilotar motoaquática não será habilitado a barco de esporte e recreio.
Esta informação que ele tinha até o momento, então caros colegas, se tiverem interesse em se habilitar agora é uma boa hora.

obs.: material para estudo encontrei na internet com provas simuladas. Só colocar em um site de pesquisa que aparece várias opções.

#140 Braccini

Braccini

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 32 posts
0
neutro
  • Nome Real:Vinícius Braccini
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 01 abril 2012 - 10:52

... Mas dá pra colar tranquilo (eu era bom nisso...)...

:rotfl2: Quem não cola não sai da escola!

Em breve terei que fazer a prova também!

Gostei da dica! :rotfl2:

#141 Celso Henrique

Celso Henrique

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 32 posts
0
neutro
  • Nome Real:Celso Filho
  • Estilo de Pesca:Pesque e Solte

Postado 20 abril 2012 - 10:32

Fiz a prova ontém e consegui ser aprovado.
Gostaria de agradecer a ajuda de todos e deixar a dica, para quem for fazer as provas, que estudei apenas pelo material indicado aqui no fórum e o material é muito bom. As questões dos simulados são bem próximas senão iguais as que cairam na minha prova.
Abraços

#142 Johnny Peron

Johnny Peron

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.409 posts
38
Ótima
  • Nome Real:Johnny Alexander Schatzmann Peron
  • Estilo de Pesca:Pesca esportiva - Mar.

Postado 03 maio 2012 - 12:47

Pessoal... tive a informação de que querem trazer as provas práticas novamente ao teste.
Será que a informação procede?
Isso seria para o segundo semestre deste ano.... será? :blink: :blink:

#143 Thaydinho

Thaydinho

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 19 posts
0
neutro
  • Nome Real:Athayde Gomes
  • Estilo de Pesca:vertical

Postado 09 maio 2012 - 03:01

Boa tarde nobres pescadores, venho solicitar ajuda dos amigos universitários do mundo da pesca. Quero fazer a prova de arrais amador e pesquisei na net e com alguns amigos e o que me indicaram pra estudo foi o livro Navegar é fácil o que achei grande em conteudo segundo relatos na net, porém ainda não comprei e gostaria então da indicação de material didatico pra este vestibular do mar que irei prestar desde já agradeço aos amigos colaboradores e aguardo sugestões.th
Boa pesca a todos.
Athayde "Thaydinho" Gomes de Lucena
athaydegomes@gmail.com
rio de janeiro RJ

#144 Marco A. Ribeiro

Marco A. Ribeiro

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.564 posts
232
Ótima
  • Nome Real:Marco A. Ribeiro
  • Estilo de Pesca:Baitcasting / Praia / E onde tiver peixe!

Postado 09 maio 2012 - 03:09

Acho que tudo o que vc precisa saber sobre arrais, vc vai encontrar nesse tópico:

http://www.pescaki.c...das-e-apostila/

Abraçoo

#145 Thaydinho

Thaydinho

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 19 posts
0
neutro

Postado 09 maio 2012 - 03:27

Acho que tudo o que vc precisa saber sobre arrais, vc vai encontrar nesse tópico:

http://www.pescaki.c...das-e-apostila/

Abraçoo

Marcos esta parte eu tenho porém o materal pra estudo que ainda não mas de qualquer forma muito obrigado e boas pescas.

#146 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.690 posts
378
Ótima

Postado 09 maio 2012 - 07:47

Marcos esta parte eu tenho porém o materal pra estudo que ainda não mas de qualquer forma muito obrigado e boas pescas.

Me mande seu email por MP que lhe encaminho a apostila em PDF.
Abraços.

#147 Thaydinho

Thaydinho

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 19 posts
0
neutro

Postado 11 maio 2012 - 12:43

Muito bom

#148 José L

José L

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 215 posts
10
Boa
  • Nome Real:jose luiz rodrigues
  • Estilo de Pesca:pesca com jig

Postado 13 maio 2012 - 05:29

OLA!
EMCOMENDEI UMA LANCHA PARA PESCA COSTEIRA E ESTOU PROCURANDO INFORMAÇÕES PARA TIRAR MINHA CARTEIRA DE MESTRE AMADOR, POREM ESTOU COM DIFICULDADES DE ACHAR MATERIAL PARA ESTUDAR.
ME FALARAM QUE O DVD DO ODIM CURSOS NAUTICOS É BOM POREM O PREÇO É SALGADO (220,00).
ALGUEM TEM ALGUM MATERIAL PARA ME FORNECER?
TEVE UM FORUM PASSADO QUE TEM PARTE DO MATERIAL MAIS NÃO ESTA COMLETO.

Editado por Domingos Bomediano, 13 maio 2012 - 05:52 .
Post movido! Perguntas sobre este mesmo assunto devem ser feitas neste tópico!

#149 Gilmar B. Prestes Neu

Gilmar B. Prestes Neu

começando a responder

• Pescadores
  • 450 posts
4
neutro
  • Nome Real:Gilmar Barbosa Prestes Neu
  • Estilo de Pesca:Bait Cast

Postado 15 maio 2012 - 10:38

Acabei de fazer minha inscrição para tirar a carteira de arrais amador.

Vou realizar a prova dia 04 de fevereiro, lembrando que este tópico vai ser de grande ajuda.

Já baixei a apostila e as informações e agora é só estudar. :D :D

Valeu Normando pela ajuda.

Abração :ok:

Fala Pescador,

Nos conte como foi a prova? A minha é dia 03/06/2012.

Abraços,

Gilmar

#150 carlos ivan

carlos ivan

Posso pescar por aqui?

• Dados Incompletos
  • 8 posts
0
neutro

Postado 31 maio 2012 - 10:10

Muitas coisas mudarão a partir de julho/2012.
Aulas práticas e quem poderá ministrá-las. A discussão será boa.
Estou aguardando resposta da Marinha para saber se o Amador poderá ministrar aulas práticas de jet-ski, em princípio parece que sim, estando o instrutor uma categoria acima.
Ocorrerão muitos Mandados de Segurança por conta das normas editadas.

A Portaria nº 263 de dez/2011, que alterou a NORMAM-3, no item 0504 - “PROCEDIMENTOS PARA HABILITAÇÃO”:

8) Para a categoria de Arrais-Amador, o interessado deverá apresentar à CP/DL/AG declaração de marina, de entidade desportiva náutica, de associação náutica, de clube náutico ou de escola náutica cadastradas, ou ainda de Amador, atestando que possui, no mínimo dez horas de embarque, acompanhado de pessoal qualificado, em embarcações de esporte e/ou recreio. O modelo de declaração consta do Anexo 5-F.”;

A Portaria não menciona a ministração das aulas práticas para Jet-ski, se poderão ser ministradas pelos habilitados como Arrais-Amador.

Quanto ao Anexo 5F, consta que o habilitado, pessoa física, poderá atestar as aulas.

Visitem o site: http://www.costanautica.com.br/portal lá tem muitas informações.

Visitem o blog: http://costanautica.com.br/blog e participem. É um blog novo.

Sigam-nos no Twitter: @nauticabr

Vlw.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)