Ir para conteúdo

Foto

Consumo de gasolina

• Por favor, faça o login para responder
13 respostas neste tópico

#1 Denisrocha

Denisrocha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 2 posts
0
neutro
  • Nome Real:Antonio Denis Rocha
  • Estilo de Pesca:Embarcado nos rios de Goiás

Postado 18 maio 2012 - 01:01

Os motores Yamaha de 15, 25 e 40 hp's vem com tanque de 24 litros. Isto significa que os mais potentes tem menor autonomia ou consomem menos? Acho muito esquisito, principalmente para o de 40 hp's. Alguem ai pode ajudar a responder?Grato Imagem Postada

#2 Mikio Kushida

Mikio Kushida

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.186 posts
65
Ótima
  • Nome Real:Mikio Kushida
  • Estilo de Pesca:Pesca de rio

Postado 18 maio 2012 - 04:16

Os motores Yamaha de 15, 25 e 40 hp's vem com tanque de 24 litros. Isto significa que os mais potentes tem menor autonomia ou consomem menos? Acho muito esquisito, principalmente para o de 40 hp's. Alguem ai pode ajudar a responder?Grato Imagem Postada

Amigo Denis Rocha. Eu coloquei aqui um post, mas aconteceu alguma falha na net e o post não foi ecaminhado.Vou tornar a escrever outro e tentar encaminhar.
Os motores de 15 hp, independente da marca são os mais econômicos. O vinte e cinco bebe mais que o quarenta se levarmos em conta o percurso feito. tenho um pouco de experiencia nisso pois ja tive oportunidade de comparar o consumo desses motores. Para vc ter uma idéia, para irmos ,no rio Miranda, do pesqueiro S Catarina ate um pouco pra cima da laranjinha, gastei ida e volta com um quarenta 22l. Um trinta gastou 27l e um quinze 20l. Acontece que no 40, vc quase não acelera pois se torna perigoso,enquanrto no 20 e 30 vc acelera tudo e ainda quer mais. O tempo de viajem tambem diminui drasticamente no 40. Para se ir do Porto Jofre ate a sepultura, o 15 gasta 1h e quarenta, o 25 uma hora e o 40, 35 minutos com meia aceleração.Segundo informações da susuki, o quarenta tem o melhor custo beneficio se comparado ao 25 ou 30. Dai, achoeu, os tanques serem os mesmos. Abraços

#3 Delgado

Delgado

Posso pescar por aqui?

• Pescaki V.I.P
  • 1.691 posts
17
Boa
  • Nome Real:Paulo E. Delgado
  • Estilo de Pesca:Barco, Caiaque, artificiais e aprendendo Fly

Postado 18 maio 2012 - 06:02

o motor de maior de potencia sempre vai gastar mais do que o de menor potencia, se forem construídos com a mesma tecnologia/características mecânicas, isso é matemática simples.

o que acontece que esta não é a única variável da equação, precisa avaliar o casco, peso entre outras coisas....

Imagine um exemplo grosseiro, mas para fins didáticos

Uma Ford Ecoesport tem um casco pesado e com motor 1.0!! vai constar na tabela do fabricante que gasta menos que uma 1.6, mas é óbvio que a tabela não está com o mesmo regime de velocidade e aceleração de trabalho da 1.6, se os dois (1.0 e 1.6) andassem iguais pelas ruas, se é que é possível fazer isso, a 1.0 gastaria muito mais que uma 1.6.
O motor 1.0 seria mais adequado/economico para um celta ou uno, pois sobrecarregariam menos o motor e desta forma renderiam mais em aceleração e velocidade final com o mesmo consumo de combustível.

A mesma coisa para barco, todo barco tem uma faixa de potencia mais otimizada (consumo x velocidade x distancia percorrida), não adianta colocar um 15 num barco de 7m com 2,10m de boca, ele vai até andar gastando os mesmos 7-9 litros por hora como se estivesse num barco pequeno, mas muito mais lento e consequentemente um maior consumo para percorrer a mesma distância dada a maior duração da viagem.

Depois que voce entender bem isso acima, ai voce vai ter dúvidas sobre curva de potencia, velocidade de cruzeiro, curva de consumo e tudo isso multiplicado pelos tipos diferentes de helices (diametro e passo), trim, 2T x 4T, peso do motor, tipo de combustivel, tipo de casco e peso da embarcação.

#4 Mikio Kushida

Mikio Kushida

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.186 posts
65
Ótima
  • Nome Real:Mikio Kushida
  • Estilo de Pesca:Pesca de rio

Postado 19 maio 2012 - 09:47

o motor de maior de potencia sempre vai gastar mais do que o de menor potencia, se forem construídos com a mesma tecnologia/características mecânicas, isso é matemática simples.

o que acontece que esta não é a única variável da equação, precisa avaliar o casco, peso entre outras coisas....

Imagine um exemplo grosseiro, mas para fins didáticos

Uma Ford Ecoesport tem um casco pesado e com motor 1.0!! vai constar na tabela do fabricante que gasta menos que uma 1.6, mas é óbvio que a tabela não está com o mesmo regime de velocidade e aceleração de trabalho da 1.6, se os dois (1.0 e 1.6) andassem iguais pelas ruas, se é que é possível fazer isso, a 1.0 gastaria muito mais que uma 1.6.
O motor 1.0 seria mais adequado/economico para um celta ou uno, pois sobrecarregariam menos o motor e desta forma renderiam mais em aceleração e velocidade final com o mesmo consumo de combustível.

A mesma coisa para barco, todo barco tem uma faixa de potencia mais otimizada (consumo x velocidade x distancia percorrida), não adianta colocar um 15 num barco de 7m com 2,10m de boca, ele vai até andar gastando os mesmos 7-9 litros por hora como se estivesse num barco pequeno, mas muito mais lento e consequentemente um maior consumo para percorrer a mesma distância dada a maior duração da viagem.

Depois que voce entender bem isso acima, ai voce vai ter dúvidas sobre curva de potencia, velocidade de cruzeiro, curva de consumo e tudo isso multiplicado pelos tipos diferentes de helices (diametro e passo), trim, 2T x 4T, peso do motor, tipo de combustivel, tipo de casco e peso da embarcação.

Delgado, bomdia!
Isso que eu postei, foram coisas que aconteceram na prática. O tipo de casco, peso tipo de hélice tudo influi. Ms no meu caso, o que citei, foi baseado em fato concreto. No caso do quinze foi um barco apropriado para o quinze com tres pessoas e mais apetrechos de pesca. No caso do 25,e 40 tambem um barco apropriado com a potencia do motor,com tres pessoas e apetrechos. Se vc usar um quinze num barco que pede 40, estara fora do equacionamento, óbviamente.
O exemplo dos carros que vc citou, esta correto. Mas eu quero ver na prática. Nem tudo que o fabricante dfiz corresponde com o que acontece na prática.
Ano passado pesquei no rio teles pires com um suzuki de 40. Esse ano levei um quinze. Fizemos mais ou menos os mesmos trajetos e mesmo periodo de dias o consumo do quinze foi um pouco menor.
Os motores mais potentes gastam mais.É indiscutivel. Mas como vc acelera menos e gasta menos tempo acaba se tornando econômicos.Porem os de de 50 hp para cima a coisa muda de figura, pelo que me informaram.Isso na troca de ideias que tive com pescadores no Porto jofre. E tudo isso na prática, nada teórico.

#5 guto pinto

guto pinto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.956 posts
558
Ótima
  • Nome Real:Carlos Augusto Pinto
  • Estilo de Pesca:Todos peixe de Rio do Brasil

Postado 19 maio 2012 - 07:27

Na minha opinião a escolha entre potencia de 15hp,25hp e 40hp depende do tipo de barco, do pique de carregar um motor que pode variar de 35 a 70kg e principalmente da distancia que normalmente se vai percorrer, o consumo de um motor de popa se mede em litros/h normalmente um 15hp faz 8L/H, o 25hp 12L/H e o 40 17L/H, se for fazer o consumo por km/l a diferença é minima. Por isso não compensa comprar um 40hp pra andar um percurso em que o 15hp faz em 30min. ou comprar um 15hp pra andar 2h até chegar no pesqueiro. Lembrando tb se vc andar com 75% da aceleração o 25hp gastará igual ao 15 e o 40 igual ao 25hp. Por exemplo num percurso de 30km com barcos iguais e 3 pescadores, em média o 15hp fará em 1h(30km/h) e gastará 8 litros, um 25hp(40km/h) fará em 45 min. e gastará 9 litros e o 40hp(50km/h) fará em 35min e gastará uns 10 litros. Por isso os tanques são iguais.

#6 Alexandre Campos

Alexandre Campos

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.110 posts
117
Ótima
  • Nome Real:Alexandre Campos
  • Estilo de Pesca:todas

Postado 20 maio 2012 - 07:58

Denis, isso que vc pergunta é muito relativo. O consumo dos motores, é como o pessoal aí de trás te falou.
Vamos supor que todos os motores por vc citados sejam colocados num mesmo casco, um squalus 6m, que é o tipo de barco mais comum eu acho.
O 15 vai consumir 7,5 litros por hora em velocidade máxima, que neste barco, com dois pescadores deve ficar em torno de 30/35 km/h. (dados do site Yamaha)
0 25 vai consumir mais, 10,7 litros/h, mais vai andar a 40/45 km/h;
O 40 vai consumir 20 litros/h, mais vai andar a 50/55 km/h;

Então é mais ou menos o que o pessoal falou. a questão da autonomia depende da distancia e da velocidade que vc vai andar, a final o objetivo é a PESCARIA, certo?

#7 Edmur Martelozo

Edmur Martelozo

Artificial ate em poça d agua!!!!

• Pescaki V.I.P
  • 2.746 posts
2
neutro
  • Nome Real:Edmur Martelozo
  • Estilo de Pesca:bait casting

Postado 20 maio 2012 - 08:04

E tambem vai da vontade d acelerar,acelerou?+mais consumo e vice-versa.

#8 Guilherme Abreu

Guilherme Abreu

começando a responder

• Dados Incompletos
  • 395 posts
1
neutro
  • Nome Real:Guilherme Abreu
  • Estilo de Pesca:Esportiva embarcada em rios

Postado 21 maio 2012 - 09:32

Hoje acabei de fazer o 1º uso do motor Tohatsu 18 hp 0k , fiz a recomendação do fabricante qto ao uso no amaciamento do motor .

Andei no mesmo barco que tenho e usava um Yamaha de 15hp .

O barco é um semichato que mandei fazer sob medida , ficou com 5,16 metros de comprimento , fundo de 1,0 metro , boca 1,45 metros , peso 110kg .

Com o Yamaha 15hp gastava em torno de 7 litros por pescaria percorrendo uma distancia em torno de 40km ida e volta .

Hoje com o Tohatsu 18 hp andando a meio acelerador subí o rio em torno de 35km , subí por 1:30hs e descí no mesmo tempo , ou seja devo ter andado uns 70km e andei por 3 horas seguidas .

Ao chegar não aguentei e reabastecí o tanque e gastei " apenas 9,6 litros de gasolina " , estou encantado com o consumo deste motor , mas tendo a ressalva que fui sozinho e com metade da aceleragem e pescando normalmente vou com meu parceiro e aceleragem no máximo , vou ter que aguardar o motor ser amaciado e andar como antes para a conclusão final , acredito que não irei precisar de acelerar no máximo com este motor pq me pareceu bem mais potente do que o Yamaha de 15 hp .

#9 Papaleguas

Papaleguas

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 955 posts
27
Ótima
  • Nome Real:Wlad
  • Estilo de Pesca:Embarcada

Postado 22 maio 2012 - 03:18

Alguém sabe quanto gasta um 8 HP por hora ???

#10 guto pinto

guto pinto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.956 posts
558
Ótima
  • Nome Real:Carlos Augusto Pinto
  • Estilo de Pesca:Todos peixe de Rio do Brasil

Postado 22 maio 2012 - 10:26

Alguém sabe quanto gasta um 8 HP por hora ???

Meu primeiro motor foi um Mercury 7.5hp, ganhei qdo tinha 9 anos do véio, uma vez no Guaporé em 2 pessoas numa chata de 5m ele fazia em torno de 6 litros/h, portanto é por aí.

#11 Delgado

Delgado

Posso pescar por aqui?

• Pescaki V.I.P
  • 1.691 posts
17
Boa
  • Nome Real:Paulo E. Delgado
  • Estilo de Pesca:Barco, Caiaque, artificiais e aprendendo Fly

Postado 23 maio 2012 - 07:04

Hoje acabei de fazer o 1º uso do motor Tohatsu 18 hp 0k , fiz a recomendação do fabricante qto ao uso no amaciamento do motor .

Andei no mesmo barco que tenho e usava um Yamaha de 15hp .

O barco é um semichato que mandei fazer sob medida , ficou com 5,16 metros de comprimento , fundo de 1,0 metro , boca 1,45 metros , peso 110kg .

Com o Yamaha 15hp gastava em torno de 7 litros por pescaria percorrendo uma distancia em torno de 40km ida e volta .

Hoje com o Tohatsu 18 hp andando a meio acelerador subí o rio em torno de 35km , subí por 1:30hs e descí no mesmo tempo , ou seja devo ter andado uns 70km e andei por 3 horas seguidas .

Ao chegar não aguentei e reabastecí o tanque e gastei " apenas 9,6 litros de gasolina " , estou encantado com o consumo deste motor , mas tendo a ressalva que fui sozinho e com metade da aceleragem e pescando normalmente vou com meu parceiro e aceleragem no máximo , vou ter que aguardar o motor ser amaciado e andar como antes para a conclusão final , acredito que não irei precisar de acelerar no máximo com este motor pq me pareceu bem mais potente do que o Yamaha de 15 hp .

testa com o mesmo peso que voce andava no Yamaha, depois posta o resultado, mas a diferença não vai ser tão diferente assim entre eles.

#12 Alexandre Campos

Alexandre Campos

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.110 posts
117
Ótima
  • Nome Real:Alexandre Campos
  • Estilo de Pesca:todas

Postado 23 maio 2012 - 01:43

testa com o mesmo peso que voce andava no Yamaha, depois posta o resultado, mas a diferença não vai ser tão diferente assim entre eles.

Delgado, vai me desculpar, mas a diferença é grande sim. Tanto em VELOCIDADE quanto em CONSUMO.
Aliás, como ANDA MAIS, se gastar o mesmo já tá bom, imagina ANDANDO MAIS e GASTANDO MENOS?

#13 Guilherme Abreu

Guilherme Abreu

começando a responder

• Dados Incompletos
  • 395 posts
1
neutro
  • Nome Real:Guilherme Abreu
  • Estilo de Pesca:Esportiva embarcada em rios

Postado 23 maio 2012 - 08:44

Caro Delgado

Como fui bem claro que as condições não foram as mesmas que eu faço o uso , menos uma pessoa , aceleragem até o meio , mas pela disposição acho que terá alguma diferença a favor da economia e andar mais , como disse o Alexandre Campos , só em andar mais e se for a mesma economia já valeu a pena .

Mas tenho que aguardar mais ainda em finalizar o amaciamento que nas próximas 6 horas não devo passar de 3/4 de aceleração , mas assim que estiver amaciado e pescando como antes , postarei aqui a minha impressão .

OBS : Qdo estava amaciando , encontrei com um amigo parceiro de pesca pescando com outro amigo e este me relatou que havia comprado um motor deste Tohatsu em 2008 e vendeu ano passado pq se apertou $$$$$$ , e falou que o motor é bem mais economico do que o Yamaha de 15hp , só resta esperar para que eu tire minhas próprias conclusões , mesmo sabendo que não tem como aferir com muita exatidão , mas vou postar o resultado final .

Acho que estou ainda meio empolgado pela nova compra e posso estar dando uma de tendencioso , o que nunca fui .

#14 Allison fernando nunes

Allison fernando nunes

Já estou me enturmando!

• Usuário Comercial
  • 111 posts
8
neutro
  • Nome Real:Allison
  • Estilo de Pesca:Pesca embarcada

Postado 10 agosto 2013 - 07:42

Caro Delgado

Como fui bem claro que as condições não foram as mesmas que eu faço o uso , menos uma pessoa , aceleragem até o meio , mas pela disposição acho que terá alguma diferença a favor da economia e andar mais , como disse o Alexandre Campos , só em andar mais e se for a mesma economia já valeu a pena .

Mas tenho que aguardar mais ainda em finalizar o amaciamento que nas próximas 6 horas não devo passar de 3/4 de aceleração , mas assim que estiver amaciado e pescando como antes , postarei aqui a minha impressão .

OBS : Qdo estava amaciando , encontrei com um amigo parceiro de pesca pescando com outro amigo e este me relatou que havia comprado um motor deste Tohatsu em 2008 e vendeu ano passado pq se apertou $$$$$$ , e falou que o motor é bem mais economico do que o Yamaha de 15hp , só resta esperar para que eu tire minhas próprias conclusões , mesmo sabendo que não tem como aferir com muita exatidão , mas vou postar o resultado final .

Acho que estou ainda meio empolgado pela nova compra e posso estar dando uma de tendencioso , o que nunca fui .

Eu tenho um Tohatsu 2011 e te garanto que bebe a metade do Yamaha.

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)