Ir para conteúdo

Foto

Pantanal - Porto Jofre - Porto Cercado

• Por favor, faça o login para responder
64 respostas neste tópico

#1 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima
  • Nome Real:Elmiro Luiz da Silva Neto
  • Estilo de Pesca:Desembarcada, Isca Artificial

Postado 31 julho 2012 - 08:38

Pessoal, relato atrasado, mas antes tarde do que nunca.

Estive no Pantanal na primeira semana de maio. Saímos de Cuiabá com destino ao Porto Jofre, o que significa horas pela Transpantaneira. Já que era inevitável, o jeito era aproveitar a paisagem. Além da vegetação única e típica, a fauna diversificada é sempre presente. Em alguns casos não tive a oportunidade de tirar fotos, mas após pararmos em um Hotel que fica à beira da rodovia, às margens de um rio (esqueci o nome), comecei a fotografar os habitantes que se sentem bem à vontade com nossa presença.

Imagem Postada

Imagem Postada

Almoçamos e seguimos viagem. No caminho, frequentemente tínhamos que diminuir a velocidade (que já era baixa devido às condições precárias da rodovia) para esperar que animais saíssem da pista. Rebanhos de gado, grupos de capivaras, mas quando uma pequena manada de búfalos passou por nós, não perdi a chance de fotografar.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Depois de longas horas, chegamos ao Porto Jofre. O planejamento era pescarmos no Rio Piquiri e desembarcarmos no Porto Jofre mesmo, mas devido à experiência do primeiro dia, com poucas capturas, resolvemos subir o rio Cuiabá.

No primeiro dia, devido à hora que embarcamos, não tivemos tempo para pescar. Enquanto o barco subia o rio, fomos arrumando as tralhas.

Imagem Postada

Só os esfomeados que aproveitaram a Chalana apoitada durante a noite para começar a tirar o dedo. Eu, claro, era um deles.

Imagem Postada

Estava usando um equipamento médio/pesado, pois como era noite, tinha esperança de que saísse um grandão de couro. Usando tuvira como isca, as piranhas roubavam a isca facilmente. Resolvi trocar para o minhocossu e comecei a ter resultados. A primeira captura foi um peixe esquisito, que nunca tinha visto antes. Descobri que se tratava do botoado, uma praga por ali.

Imagem Postada

Depois desse, peguei alguns pequenos mandis e outros botoados menores. Resolvi voltar para a chalana, onde o pessoal estava engatado na bebida e moda de viola.

Imagem Postada

As horas foram passando e o pessoal ia se recolhendo, para acordar cedo e começar a pescaria bem cedo no dia seguinte. Como descobri que pescaria não se trata somente de peixe, aproveitei a farra e fiquei bebendo com o pessoal. Lá pelas 2 da manhã, quando só restava eu e mais dois, um deles deu a idéia de voltar a pescar. Recusei? Claro que não.

Imagem Postada

Resolvi usar Tuvira de novo, mas as piranhas não davam trégua. Consegui pegar essa pequenininha aí. Depois dela, voltei para o minhocussú. Assim, voltaram a sair os bagres. A próxima captura, outro peixe que não conhecia. O famoso Palmito, que é brigador e saltador e, inclusive, tem carne apreciada por lá.

Imagem Postada

Depois desse, outro botoado. Peixe feio! Parece jurássico!

Imagem Postada

Deu para divertir bastante e era um peixe atrás do outro. Em uma ocasião, um botoado encharutou o anzol e tive que buscar o alicate para cortar o cabo de aço. Quando volto, vejo um dos companheiros todo molhado e com cara de susto, pois tinha caído no rio. O outro companheiro que viu a cena disse que ele saiu da água mais rápido do que caiu. Ainda me questiono se ele caiu devido ao balanço dos barquinhos ou devido à bebedeira. Se foi por causa da bebedeira, sei que depois disso, ela passou na hora. hehhehe. Demos por encerrada a pescaria ali e fomos descansar um pouco, pois a promessa era de levantar as 6 para aproveitar bem o dia.

Por algum motivo, não acordei de ressaca e ainda acordei na hora. Então era hora de tomar um café da manhã reforçado e partir para a batalha.

Imagem Postada

O planejado era dois pescadores por barco, mas, devido a um imprevisto, ficamos sem um barco e dois tiveram que pescar com 3 pescadores. Fiquei em um deles, o que acabou tornando a pescaria bem agradável, pois eram 2 grandes amigos que estavam ali comigo. Mas isso interferiu um pouco na forma de pescar. Como pescávamos apoitado e fiquei na ponta do barco (pois queria pescar com artificiais eventualmente), devido à correnteza e a posição que o barco parava, minha linha se enroscava toda hora com a do pessoal. Quando não enroscava, acontecia alguma coisa que as piranhas ninjas conseguiam quebrar a linha, mesmo usando pelo menos uns 30cm de cabo de aço. Creio que a linha se enroscava com o cabo, próximo do anzol. Mas isso me motivou a ficar só nas artificiais. Quando estávamos pescando na rodada e passamos no encontro do rio São Lourenço com o Piquiri, pegávamos um trecho de corredeiras e me animei pois achei que ali iria sair meu dourado. Mas, para surpresa, o primeiro peixe que saiu na artificial foi uma piranha. Foi fotografada com a máquina de um dos meus amigos e não tive a oportunidade de pegar a foto. Mas foi legal porque eles já tinha tirado o dedo e eu ainda não tinha pegado nada e eles estavam descrentes com isca artificial, me zoando e dizendo que não iria pegar nada. Subimos o rio para descer rodando e, quando passamos pelo mesmo trecho de corredeira de novo, entra outra novidade, que devido as pulos que deu, fez a galera do barco se animar.

Imagem Postada

Minha primeira cachorra.

Continuamos rodando e não tinha muito sucesso nos outros trechos sem corredeira. O pessoal sim, pois estavam com Tuvira. Saíam Palmitos, barbadinhos, piranhas. E, como a cerveja não parava de descer, um dos amigos começou a confundir trancos que aconteciam devido a isca bater no fundo em alguma pedra ou toco. Era fisgada atrás de fisgada. Me matava de rir, pois sabia que não era peixe, mas ele não queria se convencer disso. Até uma hora que a linha dele ficou presa, aí ele acreditou. Então, surge o lema do barco: "O importante é ter prazer". Lema levado à sério nos dias seguintes, pois eles se divertiam bastante fisgando tocos e aguapés que desciam com a correnteza do rio. Resolvemos apoitar próximo a um poção, que inclusive tinha uma "fazendinha" à sua beira.

Imagem Postada

Será que quem mora ali se diverte? O pessoal que já tinha ido em anos passados disse que foi por ali que pegaram grandes pintados. Não tivemos a mesma sorte. Depois de um tempo apoitado e ninguém ter pego nada, resolvemos subir para pescar na rodada de novo, não sem antes parar na chalana para reabastecer o cooler, pois a cerveja já estava de final. Nessa hora passei pelo dono do barco, que estava fazendo um sashimi de piranha e nos deu para fazermos o lanchinho da manhã. Estava delicioso. Não sei se porque nunca tinha comido sashimi de peixe pescado na hora, fresquinho, mas foi o melhor sashimi que já comi. Reabastecimento feito, voltamos à pesca.

Ao passar pela corredeira do encontro dos rios de novo, quem sai novamente na artificial?

Imagem Postada

Vieram para mostrar que gostaram de mim e que me acompanhariam durante todo o restante da pescaria. :D

Não peguei mais nada na parte da manhã e meus amigos também não, com a excessão de um barbado de bom tamanho, que bateu enquanto um deles recolhia a isca para voltarmos para a chalana. Voltamos para o almoço e, conversando com os outros pescadores, constatamos que estava fraco de peixe. Assim, resolvemos subir em direção ao rio Cuiabá para desembarcarmos no Porto Cercado. Na parte da tarde não pesquei nada e meus amigos alguns pequenos barbados e mandis, mas também com a presença da praga dos botoados.

No segundo dia, saímos novamente e tentei pescar com o equipamento médio na espera, pois meu braço já dava sinais de cansaço, não só devido aos arremessos do dia anterior, mas aos desafios de queda de braço que rolavam, devido à mistura de bebedeira e coragem. hehehe
Mas não tinha como, minha linha se enrolava toda hora, então voltei para as artificiais. Assim, quem aparece?

Imagem Postada

Depois fomos procurar novos pontos e achamos um trecho de corredeira bem agitada. Pensei: "Agora não tem como, é aqui que sai o Dourado.". Mas o barco desapoitou e como meus amigos queriam pescar na rodada, assim foi feito. Saíram mais algumas cachorras, mas não tirei fotos. Subimos o rio novamente e, dessa vez, conseguimos uma poita no trecho de corredeira. Assim que o piloteiro desligou o motor, ouvi um bote próximo de nós. Em seguida outro e, no terceiro, no rebojo do água, vi que tanto procurava. O brilho dourado fez meus olhos arregalarem e logo quis colocar uma isca que seria fatal. Rapala X-RAP 10, na cor laranja do dorso preto. E foi! Primeiro arremesso, bote violento, mas perdi a fisgada. Minhas pernas começaram a tremer. No próximo arremesso, já arremessei próximo de onde foi o bote e, novamente, sinto a pancada, mas dessa vez já seguida de um salto fenomenal. O pessoal do barco foi à loucura. Minhas pernas tremiam mais ainda, mas no segundo salto ele escapou. Nisso, já falei para o pessoal que estava com tuvira: "Joga e vem recolhendo". Arremesso novamente na região dos ataques e e pancada se repete, seguida do salto. Fisgo bem e ele salta. A fricção estava solta, mas seguro no dedão para mostrar para ele que tem um adversário aqui que, apesar de estar com as pernas tremendo, está pronto para o duelo. Ele revida tomando linha e queimando o meu dedão. Seguimos no duelo, ele com incansáveis saltos, mas mesmo com equipamento leve, o trago para a borda do barco em pouco tempo. Na hora de tirá-lo, a tremedeira das pernas foi para os braços e meus amigos riam de mim. Estava sem alicate e tentava segurar a linha com a mão, o que rendeu um corte no dedo devido as pulos dele dentro do barco. Mas, finalmente saiu para a foto.

Imagem Postada

Olha o estrago que ele fez na isca

Imagem Postada

Tínhamos encontrado um cardume de dourados e era sensacional vê-los caçando. Algum cardume de lambaris deveria estar por ali, pois logo aparece uma velha conhecida.

Imagem Postada

Corajosa, pois se meteu no meio dos dourados. Tive mais ataques de dourado, mas não consegui tirar mais nenhum da água. Já tinha perdido alguns que cortaram o leader, mas uma hora tive uma batida tão forte que fiquei só imaginando o tamanho que seria o peixe, pois arrebentou a linha multi, antes do nó. Depois disso, não usei leader durante a pescaria toda. Achei que não iria fazer diferença, mas em outras oportunidades posteriores, vi que teria feito. Subimos o rio e encontramos a chalana apoitada próxima à saída de um riozinho.

Imagem Postada

Fomos almoçar e encontramos com um pessoal que já havia pescado no riozinho e, usando carangueijo como isca, pegaram pacus e piaus bem grandes. Na parte da tarde, a pescaria foi só nesse riozinho ou no desemboque dele com o Cuiabá. Tentei várias iscas, mas as que davam resultado eram somente uns shads de silicone na cor vermelha. Mas não saiu nenhum peixe para a foto. Os shads logo voltavam destruidos, na maioria das vezes por piranhas. Uma cachorra deu bote também e chegou a saltar, mas conseguiu tirar o shad do jig-head. Já estava satisfeito neste dia e fiquei pescando só na espera. Saíram umas piranhas. Mas assim que caiu a noite já quis voltar para a chalana, pois estava com a sensação de dever cumprido. A pescaria poderia acabar ali. Então a noite foi só festa, regada a bebida e moda de viola.

No dia seguinte, saimos cedo, como sempre. Olha quem encontramos

Imagem Postada

Imagem Postada

Me impressionei com o tamanho, pois não sabia que era tão grande.

Subimos o rio e, sempre que apoitavamos, uma velha conhecida vinha dar as caras. Eram várias, por isso nem todas saíam para a foto.

Imagem Postada

Mudamos de ponto e vemos que nem só de vida animal vive o Pantanal

Imagem Postada

Imagem Postada

O curioso é que essas comunidades sempre ficavam em pontos onde o rio era largo e aparentemte bem fundo, gerando a impressão de um "poção". Descemos na rodada por ali e, devido à profundidade, achei que precisaria de uma isca que trabalhasse bem no fundo, então apelei para uma matadeira, que ainda não tinha usado pois só tenho (tinha) na cor prata e devido à água escura e barrenta do rio, só estava usando iscas escuras. Mas ela nunca decepciona. Até piranha veio na danada! Sumax Fusion Shad.

Imagem Postada

Subindo o rio, a presença humana já era mais notada, pois estávamos nos aproximando de porto cercado. O porto Jofre é bem isolado e quase não se vê traços de civilização. Aqui, um pescador muito mais experiente do que nós.

Imagem Postada

E corajoso, pois apesar dos piloteiros falarem que os jacarés não nos atacam e as sucuris também não, não teria coragem de remar em um barquinho desse nunca! Mais à frente, encontramos dois barcos do nosso grupo apoitados e bem animados. Estavam tirando peixe atrás do outro e era um trecho de corredeira. Juntou-se a isso o fato de ali ser um ponto onde a água de alguma lagoa vazava e encontrava com o rio, então era um banquete de lambaris sendo servido.

Imagem Postada

Resultado, festa geral! Era peixe atrás de peixe, sendo os mais frequentes cachorras e palmitos, mas foram ali onde saíram os maiores dourados da pescaria. Fisguei alguns, mas perdi, seja com linha arrebentada ou escapando no salto. Perdi umas 8 iscas neste ponto, inclusive a fusion shad. Também saíam piranhas. Nesse ponto, era arremessar a isca na água e tirar o peixe. O pessoal que estava com Tuvir podia optar por jogar e deixar na espera, podendo fisgar palmitos (os mais frequentes) ou jogar e vir recolhendo para pegar cachorras. Era tanta ação que ninguém queria parar para tirar foto. Tirei só uma de uma cachorra maiorzinha, mas como fui eu mesmo que tirei, não saiu muito boa.

Imagem Postada

Um fato engraçado que aconteceu foi que saía tanto peixe, que uma hora chegamos a cogitar que o mesmo peixe havia mordido a isca. Uma cachorra bateu na minha isca e saltou, mas, quando caiu na água, não continuou a brigar. Pranchou e veio sendo recolhida na superfície sem trabalho nenhum. Acho que já sabia que seria solta. hehehe

Nessa hora, a chalana já não apoitava mais, pois tinhamos que percorrer uma distância grande até o porto cercado. Então largamos esse ponto de pesca à contragosto. Mesmo cansados, ali a diversão era garantida. A parte da tarde foi curta, pois fomos almoçar tarde, então não saiu muita coisa. E nem precisava. Estávamos cansados de tanto pegar peixe (por mais contraditório que seja isso, sim, pescador cansa uma hora). Então o sol logo foi embora.

Imagem Postada

E antes mesmo dele ir, a Lua já estava majestosa. Mesmo com uma câmera ruim, pude captar com certa clareza essa imagem. Nessa época, aconteceu um fato raro. A Lua tinha atingido um dos pontos mais próximos da Terra. E realmente estava gigante.

Imagem Postada

Quando a noite caiu, na volta para a chalana, subimos um pedaço alagado para ver os jacarés (na verdade, seus olhos brilhando) e nesse trajeto, como eu estava na frente do barco, tomei uma mosquistada no olho. Aqui descobri a importância de óculos noturno. O olho ficou muito feio, mas com colirio durante a noite toda, estava melhor quando acordei. Assim, ainda deu tempo de dar a última pescadinha, antes de desembarcarmos ao meio dia. Mesmo cansado, continuei na artificial e sempre era saudado por elas

Imagem Postada

Foram mais algumas nesta manhã, inclusive meu amigo pegou uma grande

Imagem Postada

Os shads eram sucesso com elas. Levaram ou destruíram vários meus, mas uma delas se deu mal. O dente ficou na isca.

Imagem Postada

Desacelerando no ritmo, o jeito foi aproveitar a paisagem.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Edward Mãos de Tesoura também esteve presente na pescaria

E foi isso. Desembarcamos no porto cercado cansados, mas felizes. Sol escaldante de 42º (no termometro do micro-onibus). Chegando em casa, alma lavada, mas não pude faltar com uma obrigação

Imagem Postada

Relato longo mas, acreditem, é apenas um resumo das várias emoções que foram essa pescaria.

Abraços, pessoal

#2 giba_cunha

giba_cunha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 76 posts
2
neutro
  • Nome Real:Gilberto Cunha Filho
  • Estilo de Pesca:Todas

Postado 31 julho 2012 - 09:49

Nossa.. cara.. legal msm o relato.. mez fez lembrar das minhas pescarias por ali... sempre no mes de Março....

Esse ano peguei mto dourado na barra do Piquiri... cada rodada saiam pelo menos dois, todos de bom tamanho variando entre 70 e 50cm... se desse tempo pegava mais... pois era só um pequeno ponto da barra q eles estavam batendo... e foi ali que perdi o dourado da pescaria.. que provavelmente seria o maior peixe q teria pego com artificial....

mais como eu tava com equipamento leve(17lb) não foi bem fisgado por causa do tamanho... e no segundo salto do lado do barco.. ele escapou... calculamos que daria mais de 7kg..

agora os outros anos sempre saiu mto pintado.. todos de bom tamanho... o maior que pegamos foi um de 22kg... e alguns jaus... e mto barbado!

Cara.. esse lugar é show... ainda mais na seca.. essa época q vc foi!.... se vê mtos bichos e aves... lugar lindo msm!!!...

Parabéns pelo relato... e sempre q puder.. volte pra lá!! heheh

#3 Edmur Martelozo

Edmur Martelozo

Artificial ate em poça d agua!!!!

• Pescaki V.I.P
  • 2.746 posts
1
neutro
  • Nome Real:Edmur Martelozo
  • Estilo de Pesca:bait casting

Postado 31 julho 2012 - 10:06

Imagem PostadaImagem PostadaImagem PostadaImagem PostadaImagem PostadaImagem PostadaImagem Postada

#4 Domingos Bomediano

Domingos Bomediano

Cosquentão

• Administração
  • 20.903 posts
963
Ótima
  • Nome Real:Domingos F. Bomediano
  • Estilo de Pesca:Basses, tucunas e um montão de outros peixes

Postado 31 julho 2012 - 01:03

Relato maravilhoso, sobretudo por mostrar uma região do Pantanal à qual conheço muito bem! Parabéns pela jornada e pelas fotos! Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada A saudade bate firme nestas horas! Mas não tardarei em retornar para lá. Imagem Postada

#5 Mikio Kushida

Mikio Kushida

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.146 posts
55
Ótima
  • Nome Real:Mikio Kushida
  • Estilo de Pesca:Pesca de rio

Postado 31 julho 2012 - 01:47

Dá mesmo saudades! Tudo lá e muito bonito e ainda mais com muitos peixes. O amigo foi premiado com o cirrudo? É o azar do pescador rsrsrsrs. Mas faz parte! Parabéns pela bela pescaria que rendeu esse bonito relato.

#6 Marco A Prado

Marco A Prado

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.157 posts
42
Ótima
  • Nome Real:Marco A Prado
  • Estilo de Pesca:Rio

Postado 31 julho 2012 - 02:35

Maravilha! :bs-aplauder:

#7 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 15.435 posts
2.289
Ótima
  • Nome Real:Maurício Hu
  • Estilo de Pesca:pedra, praia, canal

Postado 31 julho 2012 - 03:50

Eita, relato bom! :bs-aplauder: :bs-aplauder: Lembrei dos tempos de Pantanal também. Aquele "botoado", era conhecido por "armau" no rio Paraguai. E saíam uns bem grandes.

#8 imbe

imbe

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 43 posts
0
neutro
  • Nome Real:luciano
  • Estilo de Pesca:embarcada

Postado 31 julho 2012 - 05:53

parabéns, relato sensacional

#9 Vinicius Sotello

Vinicius Sotello

começando a responder

• Pescadores
  • 690 posts
3
neutro
  • Nome Real:Vinicius Sotello
  • Estilo de Pesca:artificiais e cevadeira

Postado 31 julho 2012 - 06:00

relato muito legal,com muitas imagens!,parabéns pelas capturas!!

abraço

#10 Mauricio de Souza.

Mauricio de Souza.

começando a responder

• Pescadores
  • 770 posts
23
Ótima
  • Nome Real:Mauricio Ribeiro de Souza
  • Estilo de Pesca:Pesco até na poça d'agua!!!

Postado 31 julho 2012 - 06:35

Bela viagem...parabéns aos pescadores

#11 jonas wandscheer

jonas wandscheer

começando a responder

• Pescadores
  • 417 posts
26
Ótima
  • Nome Real:jonas wandscheer
  • Estilo de Pesca:esportiva

Postado 31 julho 2012 - 07:00

ótimo relato , pantanal é tudo de bom :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

#12 Ricardo Valim

Ricardo Valim

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 4.912 posts
102
Ótima
  • Nome Real:Ricardo
  • Estilo de Pesca:Pesca Esportiva "BaitCasting"

Postado 31 julho 2012 - 07:46

Puxa que baita jornada!

Com Belos peixes :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

#13 Luis Pastana

Luis Pastana

Quero Pescar !

• Pescaki V.I.P
  • 1.150 posts
30
Ótima
  • Nome Real:Luis Gustavo Pastana
  • Estilo de Pesca:Embarcada - Natural - Artificial

Postado 31 julho 2012 - 10:08

Quase fui pescar ai esses dias mais segundo contatos que eu tinha proximo de lá, disseram que so tava dando cachorra, dai fui para outro lugar que deu pelo menos para pegar uns pacus mais so deu cachoora, os rios do sul do mato grosso estão infestados desses peixes pois ninguem gosta de comer elas e comecaram a virar praga, as vezes quando voce pesca com 1 pirangueiro esperiente se voce pegar 1 cachorra ele nao deixa soltar o peixe, ele joga no barranco para outros animais comerem mais nao deixa voltar para a agua.

Acho que nesse meio do ano peguei mais de 80 cachorras se brincar, e outra coisa, aprendi como limpar elas corretamente coisa que poucas pessoas conhecem é muito estranho a tecnica , tive tambem a oportunidade de provar esse peixe e posso dizer que é muito saboroso.

#14 VictorEdson

VictorEdson

Pesca de Praia é paixão, dedicação e evolução !

• Pescaki V.I.P
  • 4.512 posts
103
Ótima
  • Nome Real:Victor Edson Stadinicki
  • Estilo de Pesca:Pesca de Praia

Postado 31 julho 2012 - 10:15

É uma pescaria inesquecível :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

#15 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 01 agosto 2012 - 12:37

Nossa.. cara.. legal msm o relato.. mez fez lembrar das minhas pescarias por ali... sempre no mes de Março....

Esse ano peguei mto dourado na barra do Piquiri... cada rodada saiam pelo menos dois, todos de bom tamanho variando entre 70 e 50cm... se desse tempo pegava mais... pois era só um pequeno ponto da barra q eles estavam batendo... e foi ali que perdi o dourado da pescaria.. que provavelmente seria o maior peixe q teria pego com artificial....

mais como eu tava com equipamento leve(17lb) não foi bem fisgado por causa do tamanho... e no segundo salto do lado do barco.. ele escapou... calculamos que daria mais de 7kg..

agora os outros anos sempre saiu mto pintado.. todos de bom tamanho... o maior que pegamos foi um de 22kg... e alguns jaus... e mto barbado!

Cara.. esse lugar é show... ainda mais na seca.. essa época q vc foi!.... se vê mtos bichos e aves... lugar lindo msm!!!...

Parabéns pelo relato... e sempre q puder.. volte pra lá!! heheh

pois é. o pessoal que tinha ido nas outras vezes estava reclamando que saiu pouco peixe e de tamanho pequeno. mas, como pescador compreensivo, sei que isso pode acontecer devido a vários fatores, então não me importei. me diverti com o que saiu.

eu também estava com um equipamento leve ... inclusive esqueci de mencionar qual era o equipamento. a vara tbm era 17 lbs e a linha uma multi 15 lbs. garantiu a esportividade pois o que mais saiu foram cachorras, mas quando batia dourado maior, não tinha como. por isso só saiu um para a foto. mas pelo menos uns 4 renderam uma briga boa, escapando no salto. os que calculo que foram os maiores, arrebentaram a linha antes mesmo do primeiro pulo.

pintado saiu pouco. um amigo do nosso barco pegou um abaixo da medida e os outros grupos tbm pegaram abaixo da medida.

eu gostei muito. certamente voltarei. hehehe

abraços

#16 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 01 agosto 2012 - 12:38

Relato maravilhoso, sobretudo por mostrar uma região do Pantanal à qual conheço muito bem! Parabéns pela jornada e pelas fotos! Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada A saudade bate firme nestas horas! Mas não tardarei em retornar para lá. Imagem Postada

Obrigado, mestre Bomediano. também espero voltar logo.

abraços

#17 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 01 agosto 2012 - 12:39

Dá mesmo saudades! Tudo lá e muito bonito e ainda mais com muitos peixes. O amigo foi premiado com o cirrudo? É o azar do pescador rsrsrsrs. Mas faz parte! Parabéns pela bela pescaria que rendeu esse bonito relato.

realmente deixa saudade. esses dias estava no aeroporto e um grupo de pescadores que estava embarcando para cuiabá estava por perto, fazendo farra. ai as lembramças foram inevitáveis, tanto da pescaria quanto da farra. hehehe

cirrudo? hehehe

abraços

#18 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 01 agosto 2012 - 12:40

Maravilha! :bs-aplauder:

valeu :D

#19 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 01 agosto 2012 - 12:44

Eita, relato bom! :bs-aplauder: :bs-aplauder: Lembrei dos tempos de Pantanal também. Aquele "botoado", era conhecido por "armau" no rio Paraguai. E saíam uns bem grandes.

valeu, Mauricio.

realmente saíam uns grandes de vez em qdo. esse era o nome que o pessoal falou, mas eu nunca tinha ouvido falar. assustei quando vi o primeiro. hehehe

outra curiosidade que bateu foi sobre um outro peixe que vez ou outra aparecia no meio das tuviras. o nosso piloteiro falou que o nome era "juju", mas pesquisei e não achei nada sobre isso. ele era uma mistura de tuvira com traira. alguém conhece?

#20 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 01 agosto 2012 - 12:45

parabéns, relato sensacional

obrigado

abraços

#21 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 01 agosto 2012 - 12:46

relato muito legal,com muitas imagens!,parabéns pelas capturas!!

abraço

obrigado. as fotos foram feitas usando uma câmera à prova d'água que carrego sempre. é prática e não tem o risco de estragar com umidade e um eventual banho, mas a qualidade deixa à desejar um pouco. tinha um pessoal com câmeras semi-profissionais. vou ver se pego as fotos.

abraços

#22 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 01 agosto 2012 - 12:47

Bela viagem...parabéns aos pescadores

obrigado. abraços

#23 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 01 agosto 2012 - 12:47

ótimo relato , pantanal é tudo de bom :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

realmente, lugar sensacional.

obrigado

abraços

#24 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 01 agosto 2012 - 12:48

Puxa que baita jornada!

Com Belos peixes :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

valeu, companheiro. abraços

#25 Moises Frez

Moises Frez

começando a responder

• Pescadores
  • 629 posts
55
Ótima
  • Nome Real:Moises Frez
  • Estilo de Pesca:Oceanica e rios e onde mais tiver peixe

Postado 01 agosto 2012 - 12:49

vou pro mesmo destino q o seu em março de 2013, espero fazer boas capturas la no rio piquiri!! incluindo alguns dourados malvados.. hehe :comemorando:

parabens pelo post!

#26 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 01 agosto 2012 - 12:51

Quase fui pescar ai esses dias mais segundo contatos que eu tinha proximo de lá, disseram que so tava dando cachorra, dai fui para outro lugar que deu pelo menos para pegar uns pacus mais so deu cachoora, os rios do sul do mato grosso estão infestados desses peixes pois ninguem gosta de comer elas e comecaram a virar praga, as vezes quando voce pesca com 1 pirangueiro esperiente se voce pegar 1 cachorra ele nao deixa soltar o peixe, ele joga no barranco para outros animais comerem mais nao deixa voltar para a agua.

Acho que nesse meio do ano peguei mais de 80 cachorras se brincar, e outra coisa, aprendi como limpar elas corretamente coisa que poucas pessoas conhecem é muito estranho a tecnica , tive tambem a oportunidade de provar esse peixe e posso dizer que é muito saboroso.

realmente dá muita cachorra. como eu nunca tinha pescado e estava com material leve, garantiu minha diversão. o pirangueiro realmente desmerecia o peixe, acho que por não valorizarem a carne. eu lá todo feliz em pegar um peixe esportivo e ele nem ai ... preferindo as piranhas. hauahuha
no ponto ali onde tinha agua da lagoa escorrendo para o rio também devo ter pego mais de 30 cachorras em umas 3 horas que fiquei por ali. chegou uma hora que o braço doia muito, mas não queria parar pq sabe-se la qdo ia ter outra oportunidade daquela. hhuahauhauha. pescador fominha é fogo!

#27 Rodrigo Bezerra.

Rodrigo Bezerra.

Traira Fishing

• Pescaki V.I.P
  • 2.706 posts
97
Ótima
  • Nome Real:Rodrigo Miguel Bezerra
  • Estilo de Pesca:Bait casting

Postado 01 agosto 2012 - 12:52

:bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: execelente aventura show de pesca parabens !!!!! :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

#28 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 01 agosto 2012 - 12:52

É uma pescaria inesquecível :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

realmente. deixou saudade :D

#29 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 01 agosto 2012 - 12:53

vou pro mesmo destino q o seu em março de 2013, espero fazer boas capturas la no rio piquiri!! incluindo alguns dourados malvados.. hehe :comemorando:

parabens pelo post!

tomara que tenha sorte. se achar o cardume dos dourados, vai ser diversão garantida. mas vai se preparando e sem preconceito com as cachorras, pq viu que nao falta, ne? hehehe

abraços

#30 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 01 agosto 2012 - 12:54

:bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: execelente aventura show de pesca parabens !!!!! :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

valeu, companheiro.

abraços

#31 Alexandre. Pereira

Alexandre. Pereira

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.200 posts
108
Ótima
  • Nome Real:Alexandre Pereira de Souza
  • Estilo de Pesca:variadas

Postado 01 agosto 2012 - 01:06

bela pescaria amigo,lugar dos sonhos de qualquer pescador :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: .

#32 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 01 agosto 2012 - 01:13

pessoal,

só acrescentando algumas informações que lembrei depois ...

- sobre as fotos, outra cena que deve ter sido lindo, mas não vi e foi relatada por amigos de outro barco, é que cruzaram com uma onça atravessando o rio. aproximaram para tirar foto, mas um deles cagou de medo. vou ver se consigo a foto. essa cena deve ter sido indescritível

- em um outro momento onde íamos apoitar, o pirangueiro apontou no rumo de uma moita, mas ali era uma "prainha" escondida pelas plantas. quando o barco subiu na areia, todos levam um baita susto com um barulho de algo se debatendo contra a lateral do barquinho. era um jacaré enorme que estava ali e saiu correndo. após ele se afastar, comecei a pescar, mas um dos amigos estava morrendo de medo e tivemos que sair dali.

- no ponto da corredeira onde tinha água da lagoa escorrendo, cheguei a fisgar uma piraputanga. um peixe que achei muito esportivo. não era grande e nem daria medida, mas deu emoção e inclusive achei que salta mais alto do que os dourados. escapou em um salto que saiu meio que na diagonal da água e voou uns 5 metros de distância. um amigo do mesmo braco chegou a pegar uma de medida e no começo da briga chegamos a achar que era dourado.

- sobre o equipamento que utilizei:
. vara fleming solid power 17 lbs, carretilha quantum smoke, linha power pro 15 lbs. leader super raiglon 0,37 (não usei leader na pescaria toda). essa era para as iscas artificiais. as iscas que mais tiveram resultado foram as rapala x-rap 10 e shad rap, sumax fusion shad e shads de silicone na cor vermelha. em geral eram as iscas mais escuras de meia água.
. vara marine sports sensor 40 lbs, carretilha shimano curado 301, linha power pro 30 lbs.

abraços

#33 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 01 agosto 2012 - 01:14

bela pescaria amigo,lugar dos sonhos de qualquer pescador :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: .

valeu, amigo. realmente o lugar é muito bonito.

abraços

#34 Keiter Oliver

Keiter Oliver

Praticando a Robaloterapia

• Pescaki V.I.P
  • 1.360 posts
90
Ótima
  • Nome Real:Keiter Oliver
  • Estilo de Pesca:Amadora em rios e costões com artificial e caiaque

Postado 01 agosto 2012 - 11:44

Que massa o relato!!!! Parabéns amigo!!!! Esse tal de botoado é estranho mesmo!!!

#35 Beto Toledo

Beto Toledo

começando a responder

• Pescadores
  • 547 posts
21
Ótima
  • Nome Real:Roberto Toledo
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 02 agosto 2012 - 11:32

Fala pco...
Também estive no porto jofre em maio, na 1a semana hehehehehe!!!
Por pouco não nos encontramos por lá.

Não saiu nenhum pintado???

Abcss...

#36 Moises Frez

Moises Frez

começando a responder

• Pescadores
  • 629 posts
55
Ótima

Postado 02 agosto 2012 - 12:26

tomara que tenha sorte. se achar o cardume dos dourados, vai ser diversão garantida. mas vai se preparando e sem preconceito com as cachorras, pq viu que nao falta, ne? hehehe

abraços

Grande elmiro, preconceito com cachorra eu não tenho não, pelo contrario ate gosto bem delas... vou ate tirar uma duvida com você.

como li no post vocÊ foi pela transpantaneira, eu tbm vou, e meu companheiro de pesca é um Linguiceiro, vai querer pescar parado, com linha de fundo...
eu to pensando em levar uns equipamentos de artificiais, pra enquanto agente fica parado, tentando os de couro, picha um pouco, pela sua experiencia, se axa q eu tenho chances de pegar uns peixinhos? e nesses cantos parados, invisto mais nas iscas de superfice ou as de meia agua fundo?

#37 LGuilherme

LGuilherme

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 62 posts
0
neutro
  • Nome Real:Luís Guilherme
  • Estilo de Pesca:Fly

Postado 02 agosto 2012 - 07:53

Bem bacana seu relato.
Parabéns pela viagem.

#38 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 03 agosto 2012 - 02:03

Que massa o relato!!!! Parabéns amigo!!!! Esse tal de botoado é estranho mesmo!!!

obrigado. realmente é muito feio. hauhauauha

abraços

#39 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 03 agosto 2012 - 02:05

Fala pco...
Também estive no porto jofre em maio, na 1a semana hehehehehe!!!
Por pouco não nos encontramos por lá.

Não saiu nenhum pintado???

Abcss...

e ai, Beto. blz?

pois é, eu lembro de vc falando que ia, ai fiquei esperando o relato p/ saber como estava por la, mas pelo jeito, fomos quase na mesma epoca. hehehe

eu não peguei nenhum. um amigo no nosso barco pegou um, mas não deu medida. dos outros grupos, fiquei sabendo de um, mas tbm não deu medida.

bem diferente dos brutos que você pegou. hehehe

abraços

#40 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 03 agosto 2012 - 02:14

Grande elmiro, preconceito com cachorra eu não tenho não, pelo contrario ate gosto bem delas... vou ate tirar uma duvida com você.

como li no post vocÊ foi pela transpantaneira, eu tbm vou, e meu companheiro de pesca é um Linguiceiro, vai querer pescar parado, com linha de fundo...
eu to pensando em levar uns equipamentos de artificiais, pra enquanto agente fica parado, tentando os de couro, picha um pouco, pela sua experiencia, se axa q eu tenho chances de pegar uns peixinhos? e nesses cantos parados, invisto mais nas iscas de superfice ou as de meia agua fundo?

o que eu fiz foi isso que você tá pretendendo. deixar uma vara na espera, com Tuvira e pinchar com as artificiais enquanto isso.

mesmo em trechos onde não tem corredeira, sai bastante cachorra e piranha. pode acontecer de sair algum outro tbm. invista nas iscas de meia água e, se possível, umas de fundo. cores escuras foram as com mais resultado. laranja com dorso preto, vermelha, prata com dorso preto ...
as que eu tive mais resultado foram as de meia água com barbela bem comprida, p/ atingir uma profundidade maior.

abraços

#41 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 03 agosto 2012 - 02:14

Bem bacana seu relato.
Parabéns pela viagem.

obrigado, companheiro.

abraços

#42 Moises Frez

Moises Frez

começando a responder

• Pescadores
  • 629 posts
55
Ótima

Postado 03 agosto 2012 - 02:22

o que eu fiz foi isso que você tá pretendendo. deixar uma vara na espera, com Tuvira e pinchar com as artificiais enquanto isso.

mesmo em trechos onde não tem corredeira, sai bastante cachorra e piranha. pode acontecer de sair algum outro tbm. invista nas iscas de meia água e, se possível, umas de fundo. cores escuras foram as com mais resultado. laranja com dorso preto, vermelha, prata com dorso preto ...
as que eu tive mais resultado foram as de meia água com barbela bem comprida, p/ atingir uma profundidade maior.

abraços

Vlw elmiro, obrigado pela dica, e você me animou mais uns 50% de ir... pq só depois q paguei a viagem q meu colega falo q ia linguiça... e eu axo meio chato ficar parado esperando o peixe! sendo assim... meus estojos de iscas, varas e carretilhas vão em peso! :D

#43 giba_cunha

giba_cunha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 76 posts
2
neutro

Postado 03 agosto 2012 - 08:23

pois é. o pessoal que tinha ido nas outras vezes estava reclamando que saiu pouco peixe e de tamanho pequeno. mas, como pescador compreensivo, sei que isso pode acontecer devido a vários fatores, então não me importei. me diverti com o que saiu.

eu também estava com um equipamento leve ... inclusive esqueci de mencionar qual era o equipamento. a vara tbm era 17 lbs e a linha uma multi 15 lbs. garantiu a esportividade pois o que mais saiu foram cachorras, mas quando batia dourado maior, não tinha como. por isso só saiu um para a foto. mas pelo menos uns 4 renderam uma briga boa, escapando no salto. os que calculo que foram os maiores, arrebentaram a linha antes mesmo do primeiro pulo.

pintado saiu pouco. um amigo do nosso barco pegou um abaixo da medida e os outros grupos tbm pegaram abaixo da medida.

eu gostei muito. certamente voltarei. hehehe

abraços

legal heim cara!!.. esse ano tb pra gente não saiu nenhum pintado bom... foram pouco e todos abaixo da medida!!

valeu!!

#44 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 04 agosto 2012 - 08:36

Vlw elmiro, obrigado pela dica, e você me animou mais uns 50% de ir... pq só depois q paguei a viagem q meu colega falo q ia linguiça... e eu axo meio chato ficar parado esperando o peixe! sendo assim... meus estojos de iscas, varas e carretilhas vão em peso! :D

pode levar mesmo, pq lá, como em poucos lugares, vi a importância de variar as iscas. geralmente, quando acho uma que está acertando, pesco com ela até o final do dia. lá, quando mudávamos de ponto, questão de uma ou duas curvas do rio p/ cima, a mesma isca já não rendia os mesmos resultados. fora a quantidade que perdi (com prazer).

boa sorte lá na pescaria

abraços

#45 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 04 agosto 2012 - 08:39

legal heim cara!!.. esse ano tb pra gente não saiu nenhum pintado bom... foram pouco e todos abaixo da medida!!

valeu!!

às vezes falta sorte, o dia não é propício, mas é visível o quanto a pesca descontrolada influencia ... os próprios piloteiros falavam que os peixes tem diminuido a cada ano...

abraços

#46 giba_cunha

giba_cunha

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 76 posts
2
neutro

Postado 05 agosto 2012 - 01:56

às vezes falta sorte, o dia não é propício, mas é visível o quanto a pesca descontrolada influencia ... os próprios piloteiros falavam que os peixes tem diminuido a cada ano...

abraços

é verdade cara.. vamos ver se com alie nova isso muda!!

#47 Diego SM

Diego SM

->Pesca Evolution Team <-

• Pescaki V.I.P
  • 7.665 posts
185
Ótima
  • Nome Real:Diego da Silva Manoel
  • Estilo de Pesca:Fly Fishing, Tenkara, Bait Casting, Spinning e Pesca Caipira

Postado 05 agosto 2012 - 04:48

Show de bola o local

muito 10

:bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

#48 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 06 agosto 2012 - 12:46

é verdade cara.. vamos ver se com alie nova isso muda!!

tomara!

#49 Elmiro Neto

Elmiro Neto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.586 posts
347
Ótima

Postado 06 agosto 2012 - 12:48

Show de bola o local

muito 10

:bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

realmente é muito 10! nem com câmera profissional dá para retratar a beleza que é presenciar tudo ao vivo

abraços

#50 Moises Frez

Moises Frez

começando a responder

• Pescadores
  • 629 posts
55
Ótima

Postado 07 agosto 2012 - 03:55

pode levar mesmo, pq lá, como em poucos lugares, vi a importância de variar as iscas. geralmente, quando acho uma que está acertando, pesco com ela até o final do dia. lá, quando mudávamos de ponto, questão de uma ou duas curvas do rio p/ cima, a mesma isca já não rendia os mesmos resultados. fora a quantidade que perdi (com prazer).

boa sorte lá na pescaria

abraços

Elmiro vou levar bastante isca, concerteza.... deixa eu te fazer outra pergunta: Você chegou a usar empate de aço? se usou qual foi?

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)