Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

criaçao de tuvira

• Por favor, faça o login para responder
37 respostas neste tópico

#1 locato

locato

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 18 posts
0
neutro
  • Nome Real:rodrigo cesar locato
  • Estilo de Pesca:amadora

Postado 24 setembro 2012 - 10:25

gente alguem sabe como criar tuvira em uma caixa de agua? e quais equipamentos sao necessario? é pq gosto de pescar trairas e quero criar minha propias iscas.

#2 Ricardo Bonino

Ricardo Bonino

começando a responder

• Pescadores
  • 368 posts
18
Boa
  • Nome Real:Ricardo
  • Estilo de Pesca:Praias e Mangues

Postado 25 setembro 2012 - 10:37

Você vai precisar ter uns conhecimentos básicos de aquarismos.. Vai precisar saber monitorar e controlar os níveis de Ph, amônia, nitrito, nitrato e oxigenação da água.

A tuvira gosta de temperatura média de 24 graus, então creio que por morar em fortaleza não vai precisar de aquecedor. Este peixe também não necessita de águas muito oxigenadas, então também não serão necessários oxigenadores.

Este peixe é muito fácil de criar e manter, bastando ter valores estáveis de Ph e dureza da água, e evitar surtos de amônia, nitrito e nitrato, para isso, basta construir um filtro (pode usar PVC, lã de vidro e cerâmicas de filtro de aquário) e usar uma bomba para movimentar a água.

Segue um bom material sobre o assunto: http://www.cpap.embr...nline/DOC74.pdf

Abraços,

#3 locato

locato

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 18 posts
0
neutro

Postado 25 setembro 2012 - 07:55

muito obrigado Ricardo

#4 Eduardostz

Eduardostz

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.301 posts
4
neutro
  • Nome Real:Eduardo M. Turini

Postado 26 setembro 2012 - 09:30

mas pelo que entendi você quer que elas desovem nessa caixa d'agua? creio que isso não é possível..

#5 locato

locato

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 18 posts
0
neutro

Postado 26 setembro 2012 - 11:37

mas pelo que entendi você quer que elas desovem nessa caixa d'agua? creio que isso não é possível..

a minha ideia era comprar os alevinos para criar só.

#6 locato

locato

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 18 posts
0
neutro

Postado 26 setembro 2012 - 11:42

tava pensando em criar os lambari mais como eles sao mais frágeis eu to desistindo e preferindo a tuvira mais nem sei c tem algum lugar aqui perto na cidade visinha q vende os filhotes poderia ser tilapias tbm.

#7 Ricardo Bonino

Ricardo Bonino

começando a responder

• Pescadores
  • 368 posts
18
Boa

Postado 27 setembro 2012 - 10:59

É até possível sim estimular a reprodução desse tipo de peixe. Porém é um processo um pouco mais complicado, pois dependerá do aquarista simular as estações do ano do Pantanal. Será um processo muito complicado, com poucas chances de sucesso, mas sempre é possível. Assim como nos neons, já há relatos de alguns aquaristas que conseguiram procriá-los em cativeiro.

No caso das Tuviras, elas se reproduzem nas épocas alagadas, para isso, basta o aquarista deixar o aquário com água mais quente e pouco oxigenada durante o ano, e no período que deseja a reprodução, aumentar o nível da água, diminuir a temperatura e aumentar a quantidade de oxigênio dissolvido na água.

Outro detalhe importante, é tentar capturar algumas fêmeas maduras que já desovaram, assim elas terão a chance de desovar no aquário, já gerando peixes adaptados ao ambiente, facilitando as reproduções futuras..

Sei lá, esse é só um pensamento.. Pois sou viciado em aquário e já consegui reproduzir muitas espécies. Hoje só possuo um casal de tartarugas :)

#8 Eduardostz

Eduardostz

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.301 posts
4
neutro

Postado 27 setembro 2012 - 11:02

É até possível sim estimular a reprodução desse tipo de peixe. Porém é um processo um pouco mais complicado, pois dependerá do aquarista simular as estações do ano do Pantanal. Será um processo muito complicado, com poucas chances de sucesso, mas sempre é possível. Assim como nos neons, já há relatos de alguns aquaristas que conseguiram procriá-los em cativeiro.

No caso das Tuviras, elas se reproduzem nas épocas alagadas, para isso, basta o aquarista deixar o aquário com água mais quente e pouco oxigenada durante o ano, e no período que deseja a reprodução, aumentar o nível da água, diminuir a temperatura e aumentar a quantidade de oxigênio dissolvido na água.

Outro detalhe importante, é tentar capturar algumas fêmeas maduras que já desovaram, assim elas terão a chance de desovar no aquário, já gerando peixes adaptados ao ambiente, facilitando as reproduções futuras..

Sei lá, esse é só um pensamento.. Pois sou viciado em aquário e já consegui reproduzir muitas espécies. Hoje só possuo um casal de tartarugas :)

Hum legal! eu tinha pensado em não ser possível devido ao tamanho do ''aquário'', mas pelo visto eu estava errado... mesmo assim acho que compensa mais criar os alevinos, já que serão mortos depois .Creio que a desova não vá suprir a demanda, se ocorrer... tenho vontade de ter um aquári, já tive antigamente um com pintados e uma pirarara, era bem legal! :D
quais espécies você conseguir reproduzir?

#9 Eduardostz

Eduardostz

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.301 posts
4
neutro

Postado 27 setembro 2012 - 11:09

tava pensando em criar os lambari mais como eles sao mais frágeis eu to desistindo e preferindo a tuvira mais nem sei c tem algum lugar aqui perto na cidade visinha q vende os filhotes poderia ser tilapias tbm.

entendi... então, faz esse esquema que o ricardo falou, ou então compra uma bombinha de oxigenio boa, coloca pedras e algumas plantas (nem que forem de plastico, apenas pra ter estruturas pros peixes se abrigarem, principalmente se forem tuviras) e troca a agua de vez em quando (tem que ser filtrada e sem cloro, obviamente)... nao manjo nada de aquarismo, a pouca noção que tenho é essa, o que acha ricardo?

#10 Ricardo Bonino

Ricardo Bonino

começando a responder

• Pescadores
  • 368 posts
18
Boa

Postado 27 setembro 2012 - 11:38

Isso aí. Para criação básica é bom ter:

1) Movimentação da água (bombas para movimentar e oxigenar a água). Não sei se a tuvira gosta de águas rápidas ou mais calmas. Isso precisa ser analisado.
2) Qualidade da água (filtros e plantas). Filtros e plantas irão manter a qualidade da água. Segue um tópico antigo que fiz um passo a passo de como construir um filtro barato. Pena que as fotos já se foram: http://www.aquaonlin...hp?f=10&t=22643
3) Tocas. (pedras e plantas). As pedras e plantas irão fornecer tocas e manter os peixes menos nervosos. Para plantas recomendo valisnelia (acho que á assim que escreve) e alface dágua. São plantas fáceis de manter.
4) Iluminação. Pode ser iluminação natural (cuidado com as algas). E iluminação controlada por lâmpadas próprias (mais fácil controlar as algas).
5) Água sempre sem cloro e na mesma temperatura do aquário. Use removedores de cloro para isso. Não adianta mais deixar o cloro evaporar, pois hoje em dia é usado cloramina, que não evapora.

* Importante. Evite ao máximo variações bruscas de Ph e temperatura, sob o risco de perder todos os seus peixes. Compre testes para ph, amônia, nitrito, pois no início é normal a variação e você terá que controlar esses níveis. Pois qualquer pico de amônia e nitrito (principalmente nitrito) irá matar todos os peixes. Porém a tuvira é bem resistente a qualidade da água, mas mesmo assim, é bom não arriscar.

Agora se deseja tentar a reprodução, você deverá ter tudo controlado a risca:
1) Temperatura (termostatos)
2) Química da água. Ph, Kh, Gh, Amônia, Nitrito, Nitrato, oxigênio e gas carbonico dissolvido.
3) Iluminação
4) Nível e movimentação da água

Outra coisa muito importante, é que você deverá montar seu aquário e iniciar o processo de ciclagem por uns 30 dias antes de adicionar qualquer animal. Isso serve para estabilizar a água antes de adicionar os seres vivos, que devem ser adicionados aos poucos em intervalos de pelo menos 1 semana.

Seguem os links dos meus antigos aquários que ainda estão na net:
Ciclídeos africanos: http://www.aquaonlin...pic.php?t=24010
Água salgada: http://www.aquaonlin...php?f=4&t=24817

Qualquer coisa é só gritar.

#11 locato

locato

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 18 posts
0
neutro

Postado 28 setembro 2012 - 08:49

hum legal obrigado aos colegas ai pelo esclarecimento sobre o assunto forum ta de parabens

#12 dinhok

dinhok

começando a responder

• Dados Incompletos
  • 394 posts
5
neutro
  • Nome Real:Dinho
  • Estilo de Pesca:PCV

Postado 28 setembro 2012 - 03:08

Vi que você falou em tilapias, sendo o mais fácil entre os três citados, além de ser barato e um tipo de praga!!!

#13 Eduardostz

Eduardostz

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.301 posts
4
neutro

Postado 28 setembro 2012 - 03:25

1) Movimentação da água (bombas para movimentar e oxigenar a água). Não sei se a tuvira gosta de águas rápidas ou mais calmas

ricardo, a tuvira gosta de locais de agua mais calma e suja, mas acho que pela caixa ser pequena e o numero de peixes alto, nao dê para dispensar a bombinha..creio eu que seria melhor colocar uma mais fraca se fosse criá-las..

#14 Fabio Nascimento

Fabio Nascimento

começando a responder

• Pescadores
  • 316 posts
7
neutro
  • Nome Real:Fabio Junior do Nascimento
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 28 setembro 2012 - 03:26

quando crianças eu criava tuvira em cativeira apenas por diversão... e agora que cresci e viciei em pesco não crio ¬¬

mas creio q pela ajuda acima vc ja consiga ter um bom desenvolvimento

#15 locato

locato

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 18 posts
0
neutro

Postado 28 setembro 2012 - 03:54

boa tarde galera ja tenho aqui a caixa a bombinha e o filtro sera q posso deixar tilapinhas tbm junto com as tuvira ou ela vai devoralas? eo q dou pra tuviras comerem sera q elas aseita raçao?

#16 favalinho

favalinho

começando a responder

• Pescadores
  • 314 posts
3
neutro
  • Nome Real:Christian Favali
  • Estilo de Pesca:Esportiva!!!!

Postado 28 setembro 2012 - 06:18

boa tarde galera ja tenho aqui a caixa a bombinha e o filtro sera q posso deixar tilapinhas tbm junto com as tuvira ou ela vai devoralas? eo q dou pra tuviras comerem sera q elas aseita raçao?

Se eu não me engano vc pode dar pequenos insetos tipo aleluia....agora qto a ração eu não sei....mas mande noticias pq eu tbm estou querendo cria-las em cativeiro...pois estou abrindo uma loja de iscas vivas....se puder me mandar uma MP agradeço!!!
A minha intenção é fazer um "laguinho" no fundo da casa do meu futuro socio...pequeno tipo 1 metro e meio de profundidade...e mais ou menos uns 4 metro....
vamos ver se da certo!!!
valeu!!!!

#17 favalinho

favalinho

começando a responder

• Pescadores
  • 314 posts
3
neutro

Postado 28 setembro 2012 - 06:18

Se eu não me engano vc pode dar pequenos insetos tipo aleluia....agora qto a ração eu não sei....mas mande noticias pq eu tbm estou querendo cria-las em cativeiro...pois estou abrindo uma loja de iscas vivas....se puder me mandar uma MP agradeço!!!
A minha intenção é fazer um "laguinho" no fundo da casa do meu futuro socio...pequeno tipo 1 metro e meio de profundidade...e mais ou menos uns 4 metro....
vamos ver se da certo!!!
valeu!!!!

#18 Eduardostz

Eduardostz

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.301 posts
4
neutro

Postado 28 setembro 2012 - 09:29

depende do tamanho dos peixes.. se as tilapias couberem na boca delas creio que elas comem sim! tente colocar uma lampada para atrair insetos, jogar carne, pedaços de peixe, etc.. tilapias ração

#19 locato

locato

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 18 posts
0
neutro

Postado 29 setembro 2012 - 12:19

depende do tamanho dos peixes.. se as tilapias couberem na boca delas creio que elas comem sim! tente colocar uma lampada para atrair insetos, jogar carne, pedaços de peixe, etc.. tilapias ração

boa ideia Eduardostz essa lampada vai atrair muito insetos *--* vlw

#20 Eduardostz

Eduardostz

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.301 posts
4
neutro

Postado 30 setembro 2012 - 07:53

boa ideia Eduardostz essa lampada vai atrair muito insetos *--* vlw

já li isso em algum lugar heheh, deve funcionar! porém só deixe ligada por um tempo pois as tuviras odeiam luz!

#21 Thiago Fabrette

Thiago Fabrette

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.415 posts
11
Boa
  • Estilo de Pesca:todas, menos praia, que acho um saco

Postado 01 outubro 2012 - 05:59

as tuviras são territoriais, em locais confinados, se mordem, se machucam, até morrerem de infecções oportunistas, não pode ter população grande delas na caixa...

a tilápia sozinha seria a melhor opção,

eu já as tive em uma caixa, se reproduzem mesmo,

aí, depois de um tempo com a mãe, alguns dias só até o saco vitelino sumir e a mãe parar de tomar conta, separe-os em um aqua menor para crescimento

com 5 cm, já pode devolve-los pra caixa principal

gente, criar tuvira é um processo complicadíssimo, ainda não há, pelo que me recordo do que li, um processo caseiro de faze-lo..

mante-las pode ser viável, criá-las é muito difícil

#22 Eduardostz

Eduardostz

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.301 posts
4
neutro

Postado 01 outubro 2012 - 06:22

as tuviras são territoriais, em locais confinados, se mordem, se machucam, até morrerem de infecções oportunistas, não pode ter população grande delas na caixa...

a tilápia sozinha seria a melhor opção,

eu já as tive em uma caixa, se reproduzem mesmo,

aí, depois de um tempo com a mãe, alguns dias só até o saco vitelino sumir e a mãe parar de tomar conta, separe-os em um aqua menor para crescimento

com 5 cm, já pode devolve-los pra caixa principal

gente, criar tuvira é um processo complicadíssimo, ainda não há, pelo que me recordo do que li, um processo caseiro de faze-lo..

mante-las pode ser viável, criá-las é muito difícil

verdade, tinha esquecido que elas são territorialistas! elas sempre se mordem quando estão em um balde por exemplo..

#23 Ricardo Bonino

Ricardo Bonino

começando a responder

• Pescadores
  • 368 posts
18
Boa

Postado 02 outubro 2012 - 11:32

Nesse caso, terá que ter muitas tocas para amenizar o territorialismo..

Mas como falaram acima, porque não cria a Tilapia, é mais fácil, e também serve como isca.

A Tuvira, será um desafio interessante, mas se seu objetivo não for o aquarismo, acho que vai ficar frustado com as dificuldades.

Abraços,

#24 locato

locato

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 18 posts
0
neutro

Postado 02 outubro 2012 - 12:28

bom fui em uma pescada aqui eu e meu irmao pra nossa surpresa tinha um cardume de alevinos de tilapia *--* peguei uns 500 com o passagua
vamos ver c da tudo certo,agora as tuvira eu nao sei onde tem os alevinos pra comprar mais nao vo desisti nao tem um lugar q vende iscas vivas,
bom pra pelo menos manter elas vivas pro proximo final de semana acho q vai da certo.mais uma vez obrigado a todos.

#25 dinhok

dinhok

começando a responder

• Dados Incompletos
  • 394 posts
5
neutro
  • Nome Real:Dinho
  • Estilo de Pesca:PCV

Postado 02 outubro 2012 - 01:55

Apesar de tudo acredito que se for para as tilapias elas precisam de água oxigenada em!!!!
O bom que se crescerem de mais da para fazer isca para comer e usar a guelra para pescar rss.

#26 locato

locato

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 18 posts
0
neutro

Postado 02 outubro 2012 - 11:16

Apesar de tudo acredito que se for para as tilapias elas precisam de água oxigenada em!!!!
O bom que se crescerem de mais da para fazer isca para comer e usar a guelra para pescar rss.

sim agente acaba nao resistindo e comemdo tbm ^^

#27 Vitão!

Vitão!

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.005 posts
71
Ótima
  • Nome Real:Victor Hugo Robim Dutra
  • Estilo de Pesca:Arremesso com iscas artificiais

Postado 03 outubro 2012 - 10:58

Usar carne e pedaços de peixe para alimentação de peixes de aquário é bem problemático pois qualquer sobra de alimento pode comprometer a qualidade da água.
Que eu me lembre Tuviras aceitam bem ração em flocos e granuladas. Acho que é a melhor opção e não é muito caro se usar marcas nacionais como Alcon e Poytara.

[]´s
Vitão

#28 Sinval Júnior

Sinval Júnior

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 21 posts
0
neutro
  • Nome Real:Sinval Rodrigues de Carvalho Júnior
  • Estilo de Pesca:pescaria pesada

Postado 03 outubro 2012 - 11:55

O DIA QUE ALGUEM CONSEGUIR CRIAR TURVIRA EM UMA CAIXA DAGUA TERÁ DESCOBERTO UMA MINA DE OURO. JÁ CONSEGUI QUE ELAS REPRODUZISSEM EM UMA REPRESA COM ALGUMAS PLANTAS DE SUPERFICIE, MESMO ASSIM COM MUITA LENTIDAO. DETALHE NAO PODE TER OU DIMINUIR LAMBARI E TILAPIA POIS ELES COMEM AS LARVAS DA TURVIRA

#29 Ricardo Bonino

Ricardo Bonino

começando a responder

• Pescadores
  • 368 posts
18
Boa

Postado 05 outubro 2012 - 03:05

Agora fiquei curioso quanto a criação de Tuviras.. Se a patroa permitir eu vou criar mais um aquário só para elas e tentar a reprodução hehehehehe..

Será que dar para ganhar um trocado com isso???

#30 Leandro Merce

Leandro Merce

Cabuloso

• Pescaki V.I.P
  • 2.068 posts
34
Ótima
  • Nome Real:Leandro Merce
  • Estilo de Pesca:Pesqueiros

Postado 05 outubro 2012 - 03:15

Tenho duas no meu aquário que sobraram de uma pescaria de pirarara. Só comem peixe vivo, dou em média 15 lips por semana e fazem uma bagunça danada durante a noite pra caçar. Mas essas já estão comprometidas, em dezembro vão parar na ponta do anzol!

#31 Vitão!

Vitão!

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.005 posts
71
Ótima
  • Nome Real:Victor Hugo Robim Dutra
  • Estilo de Pesca:Arremesso com iscas artificiais

Postado 05 outubro 2012 - 05:58

Tenho duas no meu aquário que sobraram de uma pescaria de pirarara. Só comem peixe vivo, dou em média 15 lips por semana e fazem uma bagunça danada durante a noite pra caçar. Mas essas já estão comprometidas, em dezembro vão parar na ponta do anzol!

Tive uma no meu aquário que comia ração em flocos! Mas peguei ela bem pequena!
Mas bastou ela crescer um pouco para tentar colocar qualquer peixe menor que ela na boca :D .
Acabei passando ela para um amigo que tinha um tanque em um sitio.

[]´s
Vitão.

#32 Leandro Merce

Leandro Merce

Cabuloso

• Pescaki V.I.P
  • 2.068 posts
34
Ótima
  • Nome Real:Leandro Merce
  • Estilo de Pesca:Pesqueiros

Postado 10 outubro 2012 - 03:32

Tive uma no meu aquário que comia ração em flocos! Mas peguei ela bem pequena!
Mas bastou ela crescer um pouco para tentar colocar qualquer peixe menor que ela na boca :D .
Acabei passando ela para um amigo que tinha um tanque em um sitio.

[]´s
Vitão.

Quando acaba os lips elas dão umas investidas no danio que é bem grande pra elas. Sempre de noite, uma baita bagunça no aquário que chega a espirrar água pra fora.

#33 Henrique Sat

Henrique Sat

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 231 posts
3
neutro
  • Nome Real:Henrique Satkunas
  • Estilo de Pesca:Jig & Popping

Postado 10 outubro 2012 - 03:56

Não querendo desanimar a criação de Tuvira ou deturbar o tópico, mas para Trairas um caixinha de plástico com sapinhos de borrcha, uns 2 sticks, uns 2 poppers e umas minhocas/criaturas seriam mais barato, mais fácil e mais emocionante de pescar !!!!

Boa sorte.

Abs

#34 locato

locato

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 18 posts
0
neutro

Postado 10 outubro 2012 - 09:23

Não querendo desanimar a criação de Tuvira ou deturbar o tópico, mas para Trairas um caixinha de plástico com sapinhos de borrcha, uns 2 sticks, uns 2 poppers e umas minhocas/criaturas seriam mais barato, mais fácil e mais emocionante de pescar !!!!

Boa sorte.

Abs

é q minha pesca é de barranco e de espera o lugar nao é muito bom intao é muito dificil pegar nas articial,to criando aqui uns alevinos de tilapia mais paresse q demora muito crescer ,ai to pensando em ir em represas q tem muitas tilapias pequenas capituralas e estocar na caixa de agua pra quando for pescar ja tenho as iscas mais as tuviras aqui deu um resultado muito bom na pesca nao desisti ainda nao.

#35 locato

locato

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 18 posts
0
neutro

Postado 10 outubro 2012 - 09:28

nessa lagoa q eu vo tbm tem tilapias grandes mais nao vem uma no anzol,alguem tem alguma ideia pra pescar elas onde eu pesco na beira é muito razo e elas paresse ser muito ariscas alguem tem uma ideia ai?

#36 favalinho

favalinho

começando a responder

• Pescadores
  • 314 posts
3
neutro

Postado 26 fevereiro 2013 - 01:42

Boa sorte.

Abs

rsrsrsrs.....bem mais facil mesmo!!!!...
O bom da criação/reprodução da tuvira em cativeiro é que hj em dia nos pesqueiros são mto usadas....e se desse certo o criador disto ganharia mta grana $$$ !!!!!

#37 wilsoncongonhas

wilsoncongonhas

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 14 posts
0
neutro
  • Nome Real:Wilson
  • Estilo de Pesca:Amadora

Postado 15 maio 2013 - 03:52

Amigão e com relação a criar mussum, sabe alguma coisa?

#38 Mario Gonda

Mario Gonda

Já estou me enturmando!

• Dados Incompletos
  • 144 posts
7
neutro
  • Nome Real:Mario Gonda
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 15 maio 2013 - 06:29

Contrato aquele que conseguir fazer tuviras em ambiente artificial.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)