Ir para conteúdo

Foto

Vermes em Peixes

• Por favor, faça o login para responder
30 respostas neste tópico

#1 RodrigoC

RodrigoC

começando a responder

• Pescadores
  • 860 posts
0
neutro
  • Nome Real:Rodrigo Silva Campanario
  • Estilo de Pesca:Bait

Postado 01 abril 2008 - 05:37

Pessoal, meu avô não comia corvina por nada, dizia que tinha muito verme, e nos meus tempos de pesca de praia, realmente peguei muitas que tinham esse verme...
Reparo que na grande maioria dos Dourados do mar, visto em bancas de peixe, tem esse verme e todos ficam no couro, com mais frequência na barriga...

Alguém sabe sobre isso? esse peixe pode comer?

obs: sei que o que ingerimos e não vemos é bem pior que isso.... eek.gif mas não custa perguntar né...

abração !!!!!

#2 Cap. Tuba

Cap. Tuba

Administrador

• Administrador Geral
  • 19.821 posts
276
Ótima
  • Nome Real:Antonio Amaral
  • Estilo de Pesca:Pirangueiro profissional :-)

Postado 01 abril 2008 - 06:40

bem cozido é proteina hihihiihi

#3 Cmte araujo

Cmte araujo

começando a responder

• Pescadores
  • 864 posts
0
neutro
  • Nome Real:Marco Araujo
  • Estilo de Pesca:profissional - linha

Postado 01 abril 2008 - 09:25

voce não viu uma barriga de espada infestada rotfl2.gif rotfl2.gif rotfl2.gif

um abraço

marco coolio.gif

#4 Domingos Bomediano

Domingos Bomediano

Cosquentão

• Administração
  • 21.210 posts
1.195
Ótima
  • Nome Real:Domingos F. Bomediano
  • Estilo de Pesca:Basses, tucunas e um montão de outros peixes

Postado 01 abril 2008 - 10:08

Segundo li numa matéria da antiga revista Aruanã, não há problema para a saúde, desde que o preparo seja através de altas temperaturas, ou algo assim, não me lembro muito bem. Assim, concluía o estudo publicado na saudosa revista - parece-me de cunho científico - que o peixe nestas condições pode ser consumido sem preocupação. E constatei isso nas vezes que fui até a maravilhosa região do Guaporé, onde presenciei o consumo contínuo de tucunarés assim contaminados sem que os consumidores passassem por qualquer problema de saúde, ainda que estivessem consumindo tais peixes nas mesmas condições por décadas.

Entretanto, resta saber se tais vermes são iguais, tanto os de água doce quanto de água salgada. coolio.gif

#5 Marco Antonio cbm

Marco Antonio cbm

Custom By Marco

• Usuário Comercial
  • 2.100 posts
1
neutro
  • Nome Real:Marco Marbele
  • Estilo de Pesca:pesca esportiva

Postado 02 abril 2008 - 01:43

Precisa ver os trairões do Rio Comandante Fontoura, Xingu, Arinos.... da medo, mas nuca tive problemas.
O Bomediano sitou bem.

#6 Manoel Dias

Manoel Dias

começando a responder

• Pescadores
  • 437 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:pesca esportiva com isca artificial

Postado 02 abril 2008 - 10:27

As traíras de Areado também tem, mas como nosso amigo Bomediano escreveu, sem problemas. ABS.

#7 Marcelo Lanzara

Marcelo Lanzara

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 5.217 posts
148
Ótima
  • Estilo de Pesca:na água...

Postado 02 abril 2008 - 10:48

Veja: http://revistaglobor...23-1489,00.html

http://www.abcdasaud.../artigo.php?604

CONSENSO: COZINHE E/OU FRITE BEM E PARTA PRO ABRAÇO!!!!!! tongue_smile.gif tongue_smile.gif

CUIDADO COM SASHIMI!!!!!! eek.gif eek.gif

#8 Marcelo Sorrocão

Marcelo Sorrocão

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 1.192 posts
0
neutro
  • Nome Real:Marcelo Nobrega de Araujo
  • Estilo de Pesca:baitcasting

Postado 02 abril 2008 - 11:22

Nessa ultima pescaria que fui ao Paracatu, pegamos algumas piranhas que tinham tal verme, eles ficavam enrolados tipo um ninho na carne.

Eu sinceramente nao tive coragem de comer. Um amigo traçou tudo até apelide-o de CABEÇA SECA.

Pra mim tem que ter fundamento científico ou médico para mudar minha opniao.

Ouvi falar o que transmite o verme são as fezes das garças. Nao sei se é verdade, mas geramente peixes de lagoas que tem esse

tipo de problema. Tucunaré, traira, piranha...

Abração,

Marcelo.

#9 RodrigoC

RodrigoC

começando a responder

• Pescadores
  • 860 posts
0
neutro
  • Nome Real:Rodrigo Silva Campanario
  • Estilo de Pesca:Bait

Postado 02 abril 2008 - 05:05

Boa Galera, realmente não há muito o que fazer...o lance é cozinhar bem mesmo !!!!
gostei muitos dos tópicos indicados...

porém eu que adoro um sashimi, ficarei (como sempre) mais atento...

Mas vejo que em alguns peixe a frequência é maior...

Nos dourados e nas corvinas é uma constante !!!

abração !!!!

#10 Amilcar Scarpita

Amilcar Scarpita

começando a responder

• Pescadores
  • 639 posts
1
neutro
  • Estilo de Pesca:esportiva

Postado 04 abril 2008 - 12:18

olá.

minha experiência é em água salgada.

foram várias bicudas e pescadas-cambucu.

sempre comi, bem fritas ,e nunca houve problema.

abs

#11 Dr Adauto Trute

Dr Adauto Trute

começando a responder

• Pescadores
  • 393 posts
48
Ótima
  • Nome Real:Adauto Trute
  • Estilo de Pesca:iscas artificiais e fly

Postado 08 agosto 2008 - 09:01

QUOTE(Amilcar Scarpita @ Apr 4 2008, 12:18 PM) <{POST_SNAPBACK}>
olá.

minha experiência é em água salgada.

foram várias bicudas e pescadas-cambucu.

sempre comi, bem fritas ,e nunca houve problema.

abs

Olá a todos: mesmo adepto do pesque-e-solte tambem gosto de comer peixe fresco, principalmente quando na pescaria mas nos meus tempos de pouco-pesque-e-nada solte observei que os peixes que eu deixava morrer ou agonizar lentamente dentro do viveiro, principalmente trairões e tucunarés da amazonia, havia com frequencia muitos vermes entranhados na carne.... creio que o habitat inicial desse vermes seria o tubo digestivo e anexos e quando o peixe morre lentamente ou agoniza dentro ou fora do viveiro há a migraçao para a carne, onde os encontraremos aos montes.... no Brasil desconheço ser o humano vetor final ou intermediario de qualquer doença transmitida por vermes ou larvas de peixes, o que não acontece em alguns paises da Asia. Quando não estava com paciencia para retirar os vermes entranhados na carnes eu metia o peixe direto na panela ou no braseiro e olha que esses peixes "temperados" com vermes vivos sempre tinham um sabor especial... já comi muito sashimi de tucunaré sem problema.... problema que eu comia demais já que era frequente que os desconfiados ou enojados não me ajudavam no aperitivo pré prandial. Caso pretenda ingerir o peixe, conforme me disseram alguns ribeirinhos do Rio Ronuro, MT, basta abater o peixe e eviscerar(limpar) logo apos o embarque.
um abraço, ADAUTO.

#12 Andre Iguti

Andre Iguti

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 2.046 posts
51
Ótima
  • Estilo de Pesca:artificial

Postado 11 agosto 2008 - 12:26

Os meus avós nunca comiam sashimi de peixe de água doce, nem de salmão por medo desses parasitas.

#13 Oscar

Oscar

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.042 posts
0
neutro
  • Nome Real:Oscar Nolf
  • Estilo de Pesca:Onde tenha mato também. Artificiais quase sempre, linguiça de vez em quando.

Postado 11 agosto 2008 - 03:02

Este ano vi a presença desses vermes em duas cachorras lá no Xingu.

Uma delas ficou algumas horas no barco antes de ser lima - apresentou vermes na carne.

A outra, foi limpa dentro de 10 minutos depois de capturada - vermes também na carne.

Pra mim essa história de estarem nas visceras e depois passarem para a carne não condiz com o que observei.

Nos dois casos o piloteiro que abriu os peixes, chegou a dizer (agora vamos tirar os vermes"...e foi direto no ponto onde estavam. Questionei isso, ele disse que sempre ficam naquela parte e viramos uma delas do avesso atrás de outros, sem sinal deles.

Parecem parasitas com ponto certo de fixação.

#14 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima
  • Nome Real:Henry Harada
  • Estilo de Pesca:com vara

Postado 11 agosto 2008 - 07:06

Põe bastante wasabi pra dar uma desinfetada e tá tudo certo...

#15 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 15.736 posts
2.759
Ótima
  • Nome Real:Maurício Hu
  • Estilo de Pesca:pedra, praia, canal

Postado 11 agosto 2008 - 09:00

Os vermes acabam tendo alguma utilidade...

#16 Dr Adauto Trute

Dr Adauto Trute

começando a responder

• Pescadores
  • 393 posts
48
Ótima
  • Nome Real:Adauto Trute
  • Estilo de Pesca:iscas artificiais e fly

Postado 12 agosto 2008 - 06:09

QUOTE(Oscar @ Aug 11 2008, 15:02 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Este ano vi a presença desses vermes em duas cachorras lá no Xingu.

Uma delas ficou algumas horas no barco antes de ser lima - apresentou vermes na carne.

A outra, foi limpa dentro de 10 minutos depois de capturada - vermes também na carne.

Pra mim essa história de estarem nas visceras e depois passarem para a carne não condiz com o que observei.

Nos dois casos o piloteiro que abriu os peixes, chegou a dizer (agora vamos tirar os vermes"...e foi direto no ponto onde estavam. Questionei isso, ele disse que sempre ficam naquela parte e viramos uma delas do avesso atrás de outros, sem sinal deles.

Parecem parasitas com ponto certo de fixação.

Oscar: valeu!!!!!!!!!!!mais vale uma experiencia pessoal e vivida que ouvido de boca de terceiros.........
No final tudo vira energia e o que sobra via para o vaso sanitário mas restou experiencia e conhecimento.
Um abraço, ADAUTO.

#17 Guilherme Abreu

Guilherme Abreu

começando a responder

• Dados Incompletos
  • 395 posts
1
neutro
  • Nome Real:Guilherme Abreu
  • Estilo de Pesca:Esportiva embarcada em rios

Postado 14 dezembro 2008 - 06:12

SOU MÉDICO E PESCADOR

Já procurei matéria cientíca a respeito e não encontrei nada .

O que sei , é que todo mudo que come esta vivo até hoje .

Na minha cabeça , TEM UM REGULADOR DE ENTRADA , e limita algumas coisas para entrarem na minha boca , EX : Pesco no mar , e qdo pego corvina com minhoca , termo usado aqui , o REGULADOR FECHA A ENTRADA , ou seja : não consigo comer .

É questão só de preconceito , se algum dia alguem me der PEIXE PARA COMER , normalmente a gente não pergunta que peixe é com intuito de saber se tem minhoca ( verme ) ou não , daí posso até comer sem problema , mas se souber que é CORVINA , NÃO COMO .

Aqui em minha região , a corvina é o peixe mais comum que tem estes vermes ( minhoca ) 95 % deles tem , mas já foi encontrado aqui no SAIRÚ ( tipico daqui da região ) e traíras tb .

Falaram que na corvina dependia da época do ano , já peguei corvina de janeiro a janeiro e quase todas elas tinham este verme , DESISTÍ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ABRAÇOS

#18 Mello

Mello

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 82 posts
0
neutro
  • Nome Real:Reginaldo Mello
  • Estilo de Pesca:Embarcada/Todas

Postado 14 dezembro 2008 - 10:20

Adoro comida japonesa.
Sushi, Sashimi só como de Salmão.
Já aconteceu comigo de almoçar, com amigos do trabalho, em restaurante muito conceituado no RJ e pedimos um daqueles barcões com muita variedade e de repente vimos uma minhoquinha se mexendo num sashimi de carne branca, provavelmente de corvina.
Nunca mais comi sashimi ou sushi de carne branca.

Agora frito ou cozido, como disse o Tuba é proteína. Mando pra dentro.

#19 Prof. Elias

Prof. Elias

começando a responder

• Pescadores
  • 589 posts
0
neutro
  • Nome Real:Elias Dionisio
  • Estilo de Pesca:varias

Postado 16 dezembro 2008 - 06:37

QUOTE(RodrigoC @ Apr 1 2008, 18:37 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pessoal, meu avô não comia corvina por nada, dizia que tinha muito verme, e nos meus tempos de pesca de praia, realmente peguei muitas que tinham esse verme...
Reparo que na grande maioria dos Dourados do mar, visto em bancas de peixe, tem esse verme e todos ficam no couro, com mais frequência na barriga...

Alguém sabe sobre isso? esse peixe pode comer?

obs: sei que o que ingerimos e não vemos é bem pior que isso.... eek.gif mas não custa perguntar né...

abração !!!!!

Os peixes, assim como quase todos animais possuem parasitas. Existem os endoparasitas(internos) e os exoparasitas|(externos). Esses que vc relata na pele do peixe podem ser lerneas(comuns em peixes do mar). A maioria desses parasitas sao inofensivos para o peixe e para o homem. O perigo estao em alguns peixes que são hospedeiros intermediarios de um tipo de verme parecido com a tênia. Esses podem passar para o homem quando o peixe é ingerido cru. Um aviso: Não comam sashimi de tainha ou parati. a grande maioria deles sao hospedeiros desse verme. de outro modo é como diz o ditado: Bicho de goiaba, goiaba é... kkkkkk

#20 Diego SM

Diego SM

->Pesca Evolution Team <-

• Pescaki V.I.P
  • 7.667 posts
187
Ótima
  • Nome Real:Diego da Silva Manoel
  • Estilo de Pesca:Fly Fishing, Tenkara, Bait Casting, Spinning e Pesca Caipira

Postado 09 janeiro 2009 - 09:51

tp galera, uma coisa que me deixa com a pulga atras da orelha
eu as vezes costumo ir em alguns tanques de fazenda pescar umas piranhas e traíras
otimo mas a questão é o seguinte, quando vc limpa elas, dentro delas, tem tipo uns cistos os quais vc abre e sai um verme
faz anos que vejo isso
anos atras até foi levado um no posto de saude a a mulher falou que era normal etc, e era so fritar q ele morria
eu queria sabe
se mais alguem que pesca piranha/tráíra em fazendas, tbm ja viu isso

#21 Domingos Bomediano

Domingos Bomediano

Cosquentão

• Administração
  • 21.210 posts
1.195
Ótima
  • Nome Real:Domingos F. Bomediano
  • Estilo de Pesca:Basses, tucunas e um montão de outros peixes

Postado 09 janeiro 2009 - 10:09

Olá Diego,

Isso já foi bastante discutido aqui, neste post! Em razão disso, mais tarde vou mesclar os dois para o assunto não restar disperso. thumbsup.gif

#22 Diego SM

Diego SM

->Pesca Evolution Team <-

• Pescaki V.I.P
  • 7.667 posts
187
Ótima
  • Nome Real:Diego da Silva Manoel
  • Estilo de Pesca:Fly Fishing, Tenkara, Bait Casting, Spinning e Pesca Caipira

Postado 09 janeiro 2009 - 10:23

aff, desculpa faltou até da minha cabeça procurar o topico
( é que to meio entretido dando manutenção nas carretilhas^^ aqui)

#23 EvandroMG

EvandroMG

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 117 posts
1
neutro
  • Nome Real:Evandro
  • Estilo de Pesca:traira, tucunare, dourado, etc

Postado 21 janeiro 2010 - 05:14

É perguntei o pessoal aqui e me falaram desses tais vermes, que ja viram presentes em trairas, mas pelo que eu saiba ninguem comeu peixe com verme hahahha

#24 Vizzinho_RJ

Vizzinho_RJ

começando a responder

• Pescadores
  • 599 posts
0
neutro
  • Nome Real:Rafael
  • Estilo de Pesca:Arremesso & Jumping Jig

Postado 26 janeiro 2010 - 08:39

Triste de um Bicho que o outro engole :)

#25 EvandroMG

EvandroMG

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 117 posts
1
neutro
  • Nome Real:Evandro
  • Estilo de Pesca:traira, tucunare, dourado, etc

Postado 26 janeiro 2010 - 03:46

LEIAM ISSO AQUI :

Peixes também sofrem com vermes

Ernesto de Souza
Globo Rural/Globo Rural
Peixes com vermes podem causar sérios problemas à saúde se consumidos crus ou mal cozidos

“Pesquei alguns peixes na represa de Presidente Epitácio, interior paulista, mas ao limpá-los percebi que apresentavam um ponto escuro no meio da carne, que lembrava um pequeno grão de feijão. Ao retirá-lo, vi que se tratava de uma cápsula e que, dentro dela, havia um verme de uns 4 centímetros. O consumo desses peixes traz riscos para a saúde?”

Arthur Perrucci Júnior, Bragança Paulista, SP

Existem certos vermes que parasitam peixes ou têm neles seus hospedeiros, que podem trazer riscos à saúde humana, às vezes até bem sérios, se os peixes forem consumidos crus ou mal cozidos. As informações fornecidas não são suficientes para conhecer os riscos da ingestão. Saber qual espécie foi infestada, assim como ter amostras do parasita para identificá-lo, seria fundamental para responder à dúvida do leitor com o devido rigor.

Os peixes são normalmente portadores sadios. Os parasitas precisam de um hospedeiro para sobreviver. Quem consumir o peixe contaminado – seja um outro peixe, uma ave, um mamífero ou eventualmente o homem – passa a ser o hospedeiro definitivo. O parasita pode se alojar, por exemplo, no intestino humano.

Na consulta, o parasita pode ser um nematóide. No caso de o homem ter comido peixe cru parasitado por tremátodas (classe à qual pertencem os parasitas com aparelho digestivo incompleto e corpo geralmente foliáceo, assegmentado e desprovido de cílios, como o esquistossomo), esses vermes irão se alojar no intestino humano, liberando muitos ovos, que podem ser absorvidos e se fixarem em áreas problemáticas como o cérebro, o miocárdio, chegando a causar a morte do hospedeiro.

CONTÁGIO Há duas maneiras de esse parasita se hospedar no peixe: por ingestão ou pelas brânquias. Após se desenvolver num primeiro hospedeiro, geralmente um caramujo, num dia ensolarado o nematóide deixa esse organismo e nada à procura de um peixe para se instalar, penetrando em sua pele pelas brânquias. Uma vez instalado, o verme se encapsula esperando ser rompido quando for ingerido por um indivíduo de sangue quente e passa a parasitar esse novo ser. A outra forma de infestação, e mais comum, é o nematóide ser engolido pelo peixe junto com o caramujo.

Se o parasita é do tipo que permanece no peixe isolado por uma cápsula, não há perigo de encontrarmos fora desse cisto outros vestígios do verme. Retirado o cisto, o peixe poderia ser consumido sem problemas. A restrição que se faz, e isso se aplica a qualquer organismo aquático, de água doce ou salgada, cuja procedência não é conhecida, é não consumir sua carne crua ou mal cozida. Além desses parasitas, há outros que podem viver e até se reproduzir dentro do peixe, causando ou não problemas ao homem.

#26 paulinhabzs

paulinhabzs

Posso pescar por aqui?

• Pescadoras
  • 32 posts
0
neutro
  • Nome Real:Paula
  • Estilo de Pesca:Pesca de praia

Postado 01 abril 2010 - 08:04

:eek: :eek: :eek:

#27 Andrelp

Andrelp

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 287 posts
10
Boa
  • Nome Real:André Luiz Panoch
  • Estilo de Pesca:Tudo um pouco

Postado 08 novembro 2010 - 05:48

o maior come o menor..
oq nao mata engorda, e oq faz mal sai no banheiro dps..rsrs

#28 Ademar Couto

Ademar Couto

Posso pescar por aqui?

• Pescaki V.I.P
  • 1.399 posts
9
neutro
  • Nome Real:Ademar Couto
  • Estilo de Pesca:Quando tem peixe tá bom.

Postado 08 novembro 2010 - 01:10

SOU MÉDICO E PESCADOR

Já procurei matéria cientíca a respeito e não encontrei nada .

O que sei , é que todo mudo que come esta vivo até hoje .

Na minha cabeça , TEM UM REGULADOR DE ENTRADA , e limita algumas coisas para entrarem na minha boca , EX : Pesco no mar , e qdo pego corvina com minhoca , termo usado aqui , o REGULADOR FECHA A ENTRADA , ou seja : não consigo comer .

É questão só de preconceito , se algum dia alguem me der PEIXE PARA COMER , normalmente a gente não pergunta que peixe é com intuito de saber se tem minhoca ( verme ) ou não , daí posso até comer sem problema , mas se souber que é CORVINA , NÃO COMO .

Aqui em minha região , a corvina é o peixe mais comum que tem estes vermes ( minhoca ) 95 % deles tem , mas já foi encontrado aqui no SAIRÚ ( tipico daqui da região ) e traíras tb .

Falaram que na corvina dependia da época do ano , já peguei corvina de janeiro a janeiro e quase todas elas tinham este verme , DESISTÍ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ABRAÇOS

qual é o remédio pra tratamento de difilobotríase, afinal?

um vermífugo como albendazol serve?

#29 Tamaki

Tamaki

Pescador

• Pescaki V.I.P
  • 5.745 posts
711
Ótima
  • Nome Real:Yasuharu Tamaki
  • Estilo de Pesca:P&P

Postado 09 novembro 2010 - 09:14

Putz, eu estou lendo receitas de alguns colegas para fazer peixada e alguem ressuscita este topico.... :bangin: :offtopic: :4: :furious: :smiley-violent069: :smiley-violent069: :bravo: :bravo:

#30 Alexandre Joanelli

Alexandre Joanelli

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 77 posts
0
neutro
  • Nome Real:Alexandre Joanelli
  • Estilo de Pesca:Todas

Postado 10 novembro 2010 - 07:33

Putz, eu estou lendo receitas de alguns colegas para fazer peixada e alguem ressuscita este topico.... :bangin: :offtopic: :4: :furious: :smiley-violent069: :smiley-violent069: :bravo: :bravo:

KKKK!!! Eu estava fazendo o mesmo!!! E pior... estava buscando opções para fazer uma CORVINA!!!
Baralho... pq fui ler esse post... :smiley-angry020:

#31 mf cheque

mf cheque

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 41 posts
0
neutro
  • Nome Real:marcos fernando cheque
  • Estilo de Pesca:geral

Postado 21 novembro 2010 - 01:57

KKKK!!! Eu estava fazendo o mesmo!!! E pior... estava buscando opções para fazer uma CORVINA!!!
Baralho... pq fui ler esse post... :smiley-angry020:

Naõ esquenta depois de frito um copo de caipirinha e umas cervejas não a verme que resista.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)