Ir para conteúdo

Foto

Lancha para pesca em rio

• Por favor, faça o login para responder
26 respostas neste tópico

#1 Jose Guilherme

Jose Guilherme

começando a responder

• Pescadores
  • 964 posts
108
Ótima
  • Nome Real:José Guilherme Machado
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 23 julho 2013 - 11:49

Pessoal,

estou querendo comprar uma lancha para pescar em Rios (pesca de robalos por exemplo), mas não conheço nada sobre este assunto. Já achei várias lanchas de 5m com motor de 15 HP que acho que é o suficiente para mim. Mas não sei onde e como guardar a lancha, se precisa de licença para pilotar o barco. A principio queria guardar em algum lugar no litoral norte de SP, para pescar no Guaratiba ou Bertioga.

Se tiver algum site especifico para este tipo de lancha, por favor, me indiquem!!!!

Aguardo a ajuda dos amigos.

abraços,

#2 Eduardo l Regis

Eduardo l Regis

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 106 posts
11
Boa
  • Nome Real:Eduardo Linhares Regis
  • Estilo de Pesca:Artificial

Postado 23 julho 2013 - 12:56

obrigatoriamente tirar carteira de arraes amador na capitania dos portos de sua cidade pra pilotar o barco.

como não conheço a região, não posso opinar sobre o barco, mas acredito pelos relatos que li, um barco de aluminio de 5m com motor de 15 hp seria o suficiente em areas abrigadas.

pesco em mar com um de aluminio de 5 m com motor de 15 hp e vai tranquilo.

já peguei mar ruim e ele atendeu perfeitamente.

#3 Dado Miranda

Dado Miranda

começando a responder

• Pescadores
  • 791 posts
155
Ótima
  • Nome Real:Carlos Eduardo Miranda
  • Estilo de Pesca:Mar, embarcado

Postado 23 julho 2013 - 01:33

Compartilho da mesma opinião do Eduardo, acrescentando apenas que, para pescar em rios, seria muito interessante ter um motor elétrico na proa.

Uma vantagem extra do motor de 15hp é que o mesmo pode ser facilmente retirado e colocado no porta malas do carro, por apenas uma pessoa, além de ser econômico e muito confiável.

#4 Jose Guilherme

Jose Guilherme

começando a responder

• Pescadores
  • 964 posts
108
Ótima

Postado 23 julho 2013 - 03:13

obrigatoriamente tirar carteira de arraes amador na capitania dos portos de sua cidade pra pilotar o barco.

como não conheço a região, não posso opinar sobre o barco, mas acredito pelos relatos que li, um barco de aluminio de 5m com motor de 15 hp seria o suficiente em areas abrigadas.

pesco em mar com um de aluminio de 5 m com motor de 15 hp e vai tranquilo.

já peguei mar ruim e ele atendeu perfeitamente.

Muito obrigado pela resposta Eduardo...

É claro que não é uma decisão que tomarei do dia pra noite. TEnho que avaliar os prós e contra... como por exemplo, onde guardar o barco? mesmo sendo pequeno, nao tenho como guardar em casa, pois moro em apartamento...

Mas já vi que não é nenhum bicho de 7 cabeças... mas ainda vou pesquisar muito, só preciso saber por onde começar rsrs..

grande abraço,

#5 Jose Guilherme

Jose Guilherme

começando a responder

• Pescadores
  • 964 posts
108
Ótima

Postado 23 julho 2013 - 03:14

Compartilho da mesma opinião do Eduardo, acrescentando apenas que, para pescar em rios, seria muito interessante ter um motor elétrico na proa.

Uma vantagem extra do motor de 15hp é que o mesmo pode ser facilmente retirado e colocado no porta malas do carro, por apenas uma pessoa, além de ser econômico e muito confiável.

E ai Dado, muito bom saber que sozinho dá para carregar o motor de 15 HP... o motor eletrico com certeza estará na lista, para se aproximar a pesqueiros em silencio somente com ele mesmo..

grande abraço,

#6 Dado Miranda

Dado Miranda

começando a responder

• Pescadores
  • 791 posts
155
Ótima

Postado 23 julho 2013 - 03:26

José Guilherme,

Dependendo onde pretende pescar com a lancha, considere a possibilidade de comprar o motor e alugar a lancha. Acho esta uma opção bastante viável, já que não precisa rebocar, guardar, lavar, manter, investir em carreta rodoviária, investir em casco, etc, apenas pendurar o motor e sair. Estou pensando seriamente em fazer isso para pescar no rio guaraguaçu, aqui no paraná. Mantenho minha lancha na marina e compro um motor para navegar/pescar em rio estreito e cheio de galhadas. Outro ponto ao ser considerado é quantas vezes por mês você estima que irá pescar (isso o tempo colaborando, o que nem sempre acontece)? Para pescar 2, 3, até 4 vezes no mês, sem dúvida, o aluguel de casco é a opção mais viável, se houver a disponibilidade de cascos para locação.

Em tempo: com um motor 15, ainda ganho um backup para a lancha maior. Estou começando a gostar da ideia. Talvez até um bom motorzinho usado seja bastante interessante.

#7 Jose Guilherme

Jose Guilherme

começando a responder

• Pescadores
  • 964 posts
108
Ótima

Postado 23 julho 2013 - 05:12

José Guilherme,

Dependendo onde pretende pescar com a lancha, considere a possibilidade de comprar o motor e alugar a lancha. Acho esta uma opção bastante viável, já que não precisa rebocar, guardar, lavar, manter, investir em carreta rodoviária, investir em casco, etc, apenas pendurar o motor e sair. Estou pensando seriamente em fazer isso para pescar no rio guaraguaçu, aqui no paraná. Mantenho minha lancha na marina e compro um motor para navegar/pescar em rio estreito e cheio de galhadas. Outro ponto ao ser considerado é quantas vezes por mês você estima que irá pescar (isso o tempo colaborando, o que nem sempre acontece)? Para pescar 2, 3, até 4 vezes no mês, sem dúvida, o aluguel de casco é a opção mais viável, se houver a disponibilidade de cascos para locação.

Em tempo: com um motor 15, ainda ganho um backup para a lancha maior. Estou começando a gostar da ideia. Talvez até um bom motorzinho usado seja bastante interessante.

Dado, realmente vc deu uma ótima ideia.. a questão é saber quanto custa o aluguel de uma.. porque por exemplo, os guias nas regioes que quero pescar cobram 350 a 400 reais das 7 as 17h. Se não for muito menos que isso não vale a pena né!!

abraços,

#8 Dado Miranda

Dado Miranda

começando a responder

• Pescadores
  • 791 posts
155
Ótima

Postado 23 julho 2013 - 05:44

Não sei quanto custa o aluguel por ai.  Aqui no Paraná, sem guia, sem isca, sem motor, o casco de alumínio é alugado por R$ 40/R$ 60 por dia. Ótimo negócio. Um bom guia cobra algo entre R$ 170/R$ 200 por dia. Você não precisará de guia em todas as saídas. Leva um guia na primeira saída e vai marcando os pontos no gps.

A grande vantagem de se ter um motorzinho é que pode pescar em qualquer lugar que disponha de casco para aluguel, e não precisa viajar rebocando um trambolho que, além de perigoso, contribui muito no consumo de gasolina do carro e, muitas vezes, este custo ultrapassando o custo do próprio aluguel.

#9 Jose Guilherme

Jose Guilherme

começando a responder

• Pescadores
  • 964 posts
108
Ótima

Postado 24 julho 2013 - 04:06

Não sei quanto custa o aluguel por ai.  Aqui no Paraná, sem guia, sem isca, sem motor, o casco de alumínio é alugado por R$ 40/R$ 60 por dia. Ótimo negócio. Um bom guia cobra algo entre R$ 170/R$ 200 por dia. Você não precisará de guia em todas as saídas. Leva um guia na primeira saída e vai marcando os pontos no gps.

A grande vantagem de se ter um motorzinho é que pode pescar em qualquer lugar que disponha de casco para aluguel, e não precisa viajar rebocando um trambolho que, além de perigoso, contribui muito no consumo de gasolina do carro e, muitas vezes, este custo ultrapassando o custo do próprio aluguel.

Nossa Carlos, nesse valor realmente dá pra pensar bastante a respeito... e o que falou é vdd, dá pra levar o motor e pescar em qq lugar que se alugue o casco...

Aqui em SP os guias estao cobrando 350/400 reais.

abraçso,

#10 Veteran-pescador

Veteran-pescador

começando a responder

• Pescadores
  • 812 posts
50
Ótima
  • Nome Real:Rodrigo Vasconcellos (Digao)
  • Estilo de Pesca:Embarcado, praia - Isca Artificial

Postado 24 julho 2013 - 05:48

Realmente é uma ótima alternativa Dado, aqui no Rio os preços sobem cada vez mais nos serviços prestados por guias e manter uma lancha em marina é muito complicado devida ao custo alto. Valew a idéia. :bs-aplauder: :bs-aplauder:

#11 Gaeta

Gaeta

começando a responder

• Dados Incompletos
  • 433 posts
12
Boa
  • Nome Real:Ronnie Gaeta
  • Estilo de Pesca:Embarcado, caiaque, arremesso

Postado 24 julho 2013 - 08:52

Comprar um motor e alugar um barco..utilizando o seu motor,isso não é viável e a fiscalização seja da Marinha ou qualquer outra não permite. Barco e motor tem que estar no mesmo documento da embarcação ( Registrado ). Ou alugue o barco e motor numa marina. Mas tem que ter carteira de arrais amador. Pescarias sempre é bom em dupla ainda mais em barco, sozinho não é bom, pense em sempre antecipando suas pescarias ver clima, vento, tabuas de marés e carregando as tralhas com um amigo! Boa sorte e boas pescarias!

#12 Dado Miranda

Dado Miranda

começando a responder

• Pescadores
  • 791 posts
155
Ótima

Postado 25 julho 2013 - 05:48

Barco e motor tem que estar no mesmo documento da embarcação ( Registrado ).

Amigo,

Sua informação está equivocada. Embarcações miúdas não tem motor registrado no documento, se este for inferior a 50hp. É necessário portar doc da embarcação e NFiscal do motor e "todos os recibos com firmas reconhecidas" até chegar no nome do atual dono do motor.

https://www.mar.mil..../inscricao.html

Embarcações de Esporte e Recreio com comprimento igual ou menor que 12 metros

...

- Prova de propriedade do motor (exceto para motores de popa com potência menor que 50 HP) ) (Nota Fiscal ou Recibo de Venda de Motor).

*** A fiscalização da CP pede, conforme disse acima, NF original do motor mais os recibos subsequentes de venda do mesmo.

Pelo exposto, é sim legalmente possível navegar com casco alugado (embarcação miúda) e motor de propriedade do locatário do casco, devidamente habilitado com, no mínimo, arrais amador.

#13 Gaeta

Gaeta

começando a responder

• Dados Incompletos
  • 433 posts
12
Boa

Postado 25 julho 2013 - 06:57

Então eu tenho um barco de alumínio 5,83 mts com motor de 15 hp não precisava registrar a embarcação? então posso pegar um motor 40 Hp colocar na minha embarcação, navegar e a fiscalização não vai me pertubar? nenhum problema?

#14 Dado Miranda

Dado Miranda

começando a responder

• Pescadores
  • 791 posts
155
Ótima

Postado 25 julho 2013 - 07:26

O registro da embarcação é obrigatório. Portar os documentos do motor é também obrigatório. O motor não será  registrado, ou seja, anotado, no documento da embarcação, se este tiver menos de 50hp.

Em tempo: um casco de 5,83m, que esteja devidamente registrado na CP e este tiver motor até 50hp, não deverá ter o motor anotado no documento, logo poderá trocar de motor  (até 50hp) a hora que desejar, desde que atenda ao requisito de portar os documentos do motor (NFiscal e Recibos).

#15 pleffer

pleffer

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.143 posts
113
Ótima
  • Nome Real:Tiago Pleffer
  • Estilo de Pesca:se tiver sal na água e ondas eu pesco...hehehhe

Postado 25 julho 2013 - 07:36

José algumas sugestões sobre a região :

guaratuba, um 15 hp é perfeito... mas vc pode sim locar um barco, o  local onde vai sair com o hideki (Aracy) aluga por 60 reais a Diária... caso queira ali também pode guardar o barco por 80,00 por mês...

bertioga, vai sofrer um pouquinho com o 15 e precisaŕa de masi habilidade em pilotar... lá tem muita lancha grande que faz marola enorme e os pontos também são longe...

Tem o poço do robalo, sandro (local mais barato) aluga casco a 60,00 a diária e guarda por 300,00 por mês (sim é bem mais caro) em bertioga sai peixe maior, mas vai gastar bem mais gazolina nas pescarias e terá que lidar com as lanchas...

A fiscalização pega pesado em  bertioga, então é bom estar portando arrais e o barco precisará sim ser registrado... mas o processo é simples !

Se vc pesca sempre em 2 e tem porta malas... melhor ja comprar logo um 25 Hp, ai ja serve muito bem pra bertioga, iguape, cananeia, pres epitácio, o proprio guaratuba... sinceramente motor de 15 normalmente vc sente falta de algo mais... rsrsrsr

E ja ví muita gente trocando 15 por 25 depois de um tempo... ;)

Abração...

Pleffer.

#16 Gaeta

Gaeta

começando a responder

• Dados Incompletos
  • 433 posts
12
Boa

Postado 26 julho 2013 - 11:57

Dado Miranda... :iCo01:  Obrigado!!

#17 Dado Miranda

Dado Miranda

começando a responder

• Pescadores
  • 791 posts
155
Ótima

Postado 26 julho 2013 - 01:45

guaratuba, um 15 hp é perfeito... mas vc pode sim locar um barco, o  local onde vai sair com o hideki (Aracy) aluga por 60 reais a Diária... caso queira ali também pode guardar o barco por 80,00 por mês...

bertioga, vai sofrer um pouquinho com o 15 e precisaŕa de masi habilidade em pilotar... lá tem muita lancha grande que faz marola enorme e os pontos também são longe...

Tem o poço do robalo, sandro (local mais barato) aluga casco a 60,00 a diária e guarda por 300,00 por mês (sim é bem mais caro) em bertioga sai peixe maior, mas vai gastar bem mais gazolina nas pescarias e terá que lidar com as lanchas...

A fiscalização pega pesado em  bertioga, então é bom estar portando arrais e o barco precisará sim ser registrado... mas o processo é simples !

Se vc pesca sempre em 2 e tem porta malas... melhor ja comprar logo um 25 Hp, ai ja serve muito bem pra bertioga, iguape, cananeia, pres epitácio, o proprio guaratuba... sinceramente motor de 15 normalmente vc sente falta de algo mais... rsrsrsr

Abração...

Pleffer.

Pleffer,

Concordo plenamente consigo quanto ao motor de 25hp, porém, o colega disse que seria apenas para RIO, sem barra ou coisa que requer mais motor. Sendo APENAS para rios, acredito que um motor de 15hp atenda plenamente, esteja o colega com mais 1 ou 2 abordo, desde que não queira planar um barco de 5m de alumínio.

#18 Jose Guilherme

Jose Guilherme

começando a responder

• Pescadores
  • 964 posts
108
Ótima

Postado 09 agosto 2013 - 10:43

Abração...

Pleffer.

Plefer, muito obrigado pelas infos.. foram show de bola e foi exatamente nas questoes que estou buscando...

Não tem perigo deixar o barco onde o Hideki deixa? Achei o lugar bem tranquilo...

Mas acho que um motor de 25 hp seria melhor mesmo... e nao custa mto mais caro...

a questão do aluguel realmente é uma boa.. coloco o motor no porta malas e ja era... ai posso levar para qualquer lugar e não ficar limitado somente ao Guaratuba.. até porque é legal ir a outros locais para buscar peixes maiores e diferentes..

grande abraço,

#19 pleffer

pleffer

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.143 posts
113
Ótima

Postado 09 agosto 2013 - 08:01

Plefer, muito obrigado pelas infos.. foram show de bola e foi exatamente nas questoes que estou buscando...

Não tem perigo deixar o barco onde o Hideki deixa? Achei o lugar bem tranquilo...

Mas acho que um motor de 25 hp seria melhor mesmo... e nao custa mto mais caro...

a questão do aluguel realmente é uma boa.. coloco o motor no porta malas e ja era... ai posso levar para qualquer lugar e não ficar limitado somente ao Guaratuba.. até porque é legal ir a outros locais para buscar peixes maiores e diferentes..

grande abraço,

Por nada amigo... 

Onde o hideki deixa é muito sussa, a Aracy e o Nascimento cuidam muito bem... tem perigo não...  :joia:

pois eh eu ja tive motor de 15... acabava forçando o coitado, porque quando coloca 3 num casco ele vai bem devagar... rsrsr pra transportar e poder pescar em todo lugar eu acho o 25 perfeito ! 

Ele é o mais coringa de todos, só da uma moleza na hora de tirar os 52 kgs do porta malas... mas fora isso... rsrs

quando você aluga barco pro 25 eles são maiores (mais boca) e isso se traduz em mais conforto, segurança, menos balanço e bem menos dor nas costas na pescaria ! rsrsr

Eu costumo sempre reservar o maior barco possível onde eu alugo... eh muito melhor pescar em barco com mais espaço...  :ok:

Abração...

Pleffer.

#20 Dado Miranda

Dado Miranda

começando a responder

• Pescadores
  • 791 posts
155
Ótima

Postado 09 agosto 2013 - 08:07

Eu costumo sempre reservar o maior barco possível onde eu alugo... eh muito melhor pescar em barco com mais espaço...  :ok:

Ótima dica. Se tem motor, o barco maior é sempre melhor em todos os quesitos.

#21 Jose Guilherme

Jose Guilherme

começando a responder

• Pescadores
  • 964 posts
108
Ótima

Postado 09 agosto 2013 - 09:34

Por nada amigo... 

Onde o hideki deixa é muito sussa, a Aracy e o Nascimento cuidam muito bem... tem perigo não...  :joia:

pois eh eu ja tive motor de 15... acabava forçando o coitado, porque quando coloca 3 num casco ele vai bem devagar... rsrsr pra transportar e poder pescar em todo lugar eu acho o 25 perfeito ! 

Ele é o mais coringa de todos, só da uma moleza na hora de tirar os 52 kgs do porta malas... mas fora isso... rsrs
quando você aluga barco pro 25 eles são maiores (mais boca) e isso se traduz em mais conforto, segurança, menos balanço e bem menos dor nas costas na pescaria ! rsrsr

Abração...
Pleffer.

Velho, muito obrigado pelas infos!!!! Eu acho que farei isso mesmo..
O tanque de gasolina fica dentro do motor msm ou eh separado???

Abracao

#22 pleffer

pleffer

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.143 posts
113
Ótima

Postado 10 agosto 2013 - 12:50

Velho, muito obrigado pelas infos!!!! Eu acho que farei isso mesmo..
O tanque de gasolina fica dentro do motor msm ou eh separado???

Abracao

O tanque é separado... ;)

os motores de 15 ou 25 vem com um tanque original de 24 litros, mas que da pra abastecer com segurança uns 20...

Eu particularmente tenho os meus guardados, não gosto do tanque original... é escuro e não da pra ver o nível direito... nas lojas de náutica (guidon, sugoi náutica, regata, maresias) eles tem uns tanques de 28 litros brancos, que vc abastece com segurança 25... eu gosto muito desses, são brancos e vc ve o tempo todo o nível... recomendo comprar 2 ! acredite tem locais que 25 litros é bem pouco... e é sempre bom seguir a regra do terço na navegação :

exemplo

Se eu vou num lugar com 10 litros (com o google earth e um pouco de prática vc consegue calcular, tem uma régua lá pra medir distância no mar ou represas) o certo é ter 30 litros... um terço a mais que o necessário pra ida e volta... ja vi muita gente ficar por pane seca...rsrs

Esses tanques custam na faixa de 80 reais... ;) ai vc guarda e conserva o original...

Abração...

Pleffer.

#23 Jose Guilherme

Jose Guilherme

começando a responder

• Pescadores
  • 964 posts
108
Ótima

Postado 10 agosto 2013 - 01:47

O tanque é separado... ;)

os motores de 15 ou 25 vem com um tanque original de 24 litros, mas que da pra abastecer com segurança uns 20...
Eu particularmente tenho os meus guardados, não gosto do tanque original... é escuro e não da pra ver o nível direito... nas lojas de náutica (guidon, sugoi náutica, regata, maresias) eles tem uns tanques de 28 litros brancos, que vc abastece com segurança 25... eu gosto muito desses, são brancos e vc ve o tempo todo o nível... recomendo comprar 2 ! acredite tem locais que 25 litros é bem pouco... e é sempre bom seguir a regra do terço na navegação :
exemplo
Se eu vou num lugar com 10 litros (com o google earth e um pouco de prática vc consegue calcular, tem uma régua lá pra medir distância no mar ou represas) o certo é ter 30 litros... um terço a mais que o necessário pra ida e volta... ja vi muita gente ficar por pane seca...rsrs
Esses tanques custam na faixa de 80 reais... ;) ai vc guarda e conserva o original...

Abração...
Pleffer.

Um show de aula Pleffer!!!
Sobre o tanque, entao o certo eh levar 3 vezes mais??
Mas estou bastante inclinado.. Mas antes disso vou tirar o Arrais e mais pro final do ano eu compro um..
Mais uma vez obrigado pela aula!!

Grande abraco

#24 pleffer

pleffer

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.143 posts
113
Ótima

Postado 10 agosto 2013 - 01:52

Um show de aula Pleffer!!!
Sobre o tanque, entao o certo eh levar 3 vezes mais??
Mas estou bastante inclinado.. Mas antes disso vou tirar o Arrais e mais pro final do ano eu compro um..
Mais uma vez obrigado pela aula!!

Grande abraco

por nada guilherme ! só compartilhando um pouquinho que aprendi nesse tempo que tenho barco...rsrs

na verdade é um terço a mais ;) pra prever qquer eventualidade... como mais vento contra, correnteza, ondas ou coisa do gênero...

Se gasta 10 litros pra ir, e 10 pra voltar... leva 30 ! e não 20 ou 22...

Essa é a "regra do terço" ! tem esse nome e cai na prova do arrais... rsrsrs 

Abração...

Pleffer.

#25 Dado Miranda

Dado Miranda

começando a responder

• Pescadores
  • 791 posts
155
Ótima

Postado 10 agosto 2013 - 07:25

Tão importante quanto ter 1/3 a mais do que se estima gastar de combustível, é ÁGUA. No mar, mesmo com tanta água, a desidratação ainda causa muitos problemas e até morte. Ter muita água é essencial. Meu cálculo para água é de 4 garrafinhas por pessoa para se pescar durante o dia todo. Lembre-se que cerveja, embora líquida, desidrata.

#26 Mirandinha Macedo

Mirandinha Macedo

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 94 posts
3
neutro
  • Nome Real:Altamirando Macedo
  • Estilo de Pesca:Esportiva/embarcado

Postado 27 agosto 2013 - 02:49

Boas dicas. Também estou aprendendo. Principalmente pescaria em água salgada.

#27 Alexandre Campos

Alexandre Campos

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 2.993 posts
93
Ótima
  • Nome Real:Alexandre Campos
  • Estilo de Pesca:todas

Postado 27 agosto 2013 - 03:03

Eu ao invéd de comprar 2 de 28 litros, comprei um de 50, assim levo m só a bordo e ocupa menos espaço.

olha ele completo aí:

http://produto.merca...e-mangueira-_JM

Pior que já indiquei e vendi uns 6 dele.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)