Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

Montagem para isca artificial

• Por favor, faça o login para responder
14 respostas neste tópico

#1 Antonio Jorge

Antonio Jorge

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 10 posts
0
neutro

Postado 04 abril 2008 - 08:22

Olá a todos.
Sou novo no forum e gostaria de algumas dicas. Além de ser novo no forum, também sou novo no esporte. Pesco com isca natural mas de tanto ouvir bem sobre as iscas artificiais resolvi aprender a utilizá-las. Minha dúvida é simples: Como que eu monto o chicote pra utilizar uma isca artificial? Pra exemplificar melhor o meu caso, vou explicar o que eu quero pescar de início. Eu pesco sempre em Niterói - RJ, mais precisamente na praia de Itaipuaçu. Ouvi dizer que pescadores locais pescam espada arremessando jigs da areia da praia. Resolvi tentar também. Já li bastante coisa a respeito sobre marés, tipos de iscas, como trabalhar cada tipo de isca, qual isca devo utilizar, enfim, li e estou lendo a respeito. Todas elas muito interessantes mas a maioria não são utilizadas para o que eu quero, talvez um dia espero utilizá-las em alguma pescaria. Na verdade, estou tendo dificuldade para encontrar algum material escrito que possa me ajudar a resolver essa minha dúvida. Já comprei algumas iscas de meia-água e jigs, foi a que me indicaram para espada, variando as cores, snaps, bóia de arremesso, e outras coisas. Como eu monto o chicote para pescar na praia com isca artificial? É a configuração da estrutura do chicote que eu quero saber...primeiro se eu tenho que usar bóia de arremesso, ou é só por uma chumbada + leader + isca...entendem o que eu digo? A maioria dos lugares que eu procurei só falam que vc tem que ir lá no costão, por exemplo, e arremessar tal isca com tal trabalho e tal mas esquecem que, para o iniciante, é preciso explicar como eu monto o material, o chicote ( se é esse mesmo o nome), para depois começar a arremessar. Já vi explicações para a montagem do chicote para espada à noite, tudo bem com isso.
Desde já agradeço. Abraço a todos
Antonio Jorge.

#2 André Bete

André Bete

começando a responder

• Pescadores
  • 326 posts
0
neutro
  • Nome Real:André Bete
  • Estilo de Pesca:Artificial

Postado 04 abril 2008 - 09:04

Antonio, pra isca arificial não é necessário chumbo ...muito menos boia. É o peso da isca que proporciona o arremesso.Vc tem que estar com um conjunto de molinete ( ou carretilha ) e vara apropriado para o que vai arremessar.

O chicote é bem simples, vc emenda um pedaço de linha mais grossa ( + - 1,8 m ) de preferencia linha de nylon ( ou fluorcarbono ) transparente na ponta da linha principal ( esse pedaço de linha mais grosso na ponta se chama leader, lider ou empate ) ai vc coloca um snap e prende a isca no snap, o snap tem a função de tornar mais rápida a troca da isca. Eu uso assim sem girador, sem chumbo sem aço, só linha leader snap e isca.

Agora pra espada vc até pode fazer um leader mais curto de aço, mas para outros peixes eu não recomendo aço.

Cuidado que isso vicia, eu comecei igual a vc e ja to comprando mais uma caixa pra guardar as artificiais !!! yes.gif

#3 Sergio Monteiro

Sergio Monteiro

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 1.463 posts
1
neutro
  • Estilo de Pesca:Predador Insaciável

Postado 04 abril 2008 - 11:48

Antônio, beleza ???
A pescaria de Espada é muito boa !!! Ela morde qualquer isca artificial de meia-água !!!
... camarão DOA pega, mas acaba no primeiro ataque.
Agora, a isca matadora é o filé dela mesma !!! Peguei umas 20 na minha última pescaria com filés de 5 a 8 cm !!!
ARTIFICIAL ÓTIMA: Meia-água branca e cabeça vermelha !!!Abraxxx !!! cap.gif

#4 Antonio Jorge

Antonio Jorge

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 10 posts
0
neutro

Postado 05 abril 2008 - 01:17

Fala ae pessoal!
Poxa cara, nem fui pescar com artificial mas já to com uma vontade enorme!! hehe
Eu já estou viciado em isca natural, o meu futuro é certo já...
Entendi o que vc disse, mas é o seguinte: eu pensei que o peso da própria isca não seria suficiente para arremessá-la tão longe, porque na praia aonde vou pescar é uma praia de tombo, como dizem, e tem que jogar mais longe um pouco. Pensei que usaria uma bóia de arremesso ou uma chumbada azeitona pra melhorar um pouco na hora de arremessar. Eu já ouvi a respeito sobre usar bóia de arremesso pra pescar robalo, pensei que se poderia usar o mesmo método com espada...é certo isso? Usar bóia de arremesso na montagem pra robalo? Outra coisa, eu uso molinete...se eu não usar giradores a linha não vai ficar ruim? Quer dizer, se eu fizer o que vc falou, de por direto o snap no líder sem giradores...tenho receio de que vá embolar, sei lá...vou tentar fazer da forma que vc falou.
André, valeu pela ajuda!! smile.gif

#5 Antonio Jorge

Antonio Jorge

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 10 posts
0
neutro

Postado 05 abril 2008 - 01:25

QUOTE(Sergio Monteiro @ Apr 4 2008, 23:48 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Antônio, beleza ???
A pescaria de Espada é muito boa !!! Ela morde qualquer isca artificial de meia-água !!!
... camarão DOA pega, mas acaba no primeiro ataque.
Agora, a isca matadora é o filé dela mesma !!! Peguei umas 20 na minha última pescaria com filés de 5 a 8 cm !!!
ARTIFICIAL ÓTIMA: Meia-água branca e cabeça vermelha !!!Abraxxx !!! cap.gif

Tudo ótimo Sergio!
Eu pego espada com bóia luminosa, é muito bom realmente...
Pois é, depois que um amigo meu conversou com um morador local da praia e ele lhe disse que pega muita espada com jigs e que um monte de gente fica lá e não pesca nada com isca natural, eu resolvi mudar pra experimentar a artificial. Procurei muita na net sobre informações e gostei muito deste forum, o pessoal é bem atencioso e legal nos comentários, além, é claro, de sacar muito do assunto...resolvi tentar fazer parte desta família. Valeu pela recepção sua e do André.
Vou seguir o teu conselho e tentar a isca dela mesma. Por coincidência, comprei uma dessa cor...vai ser a primeira que irei testar!!
Abração!

#6 Sergio Monteiro

Sergio Monteiro

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 1.463 posts
1
neutro

Postado 05 abril 2008 - 09:39

QUOTE(Antonio Jorge @ Apr 5 2008, 02:25 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Tudo ótimo Sergio!
Eu pego espada com bóia luminosa, é muito bom realmente...
Pois é, depois que um amigo meu conversou com um morador local da praia e ele lhe disse que pega muita espada com jigs e que um monte de gente fica lá e não pesca nada com isca natural, eu resolvi mudar pra experimentar a artificial. Procurei muita na net sobre informações e gostei muito deste forum, o pessoal é bem atencioso e legal nos comentários, além, é claro, de sacar muito do assunto...resolvi tentar fazer parte desta família. Valeu pela recepção sua e do André.
Vou seguir o teu conselho e tentar a isca dela mesma. Por coincidência, comprei uma dessa cor...vai ser a primeira que irei testar!!
Abração!

Corta um filezinho comprido com pele ( 1,5cm x 6,0cm ) e embute no anzól, use 3 carnadas desta e aguarde !!! coolio.gif Não esqueça do aço !!!
Eu peguei várias com a mesma isca, porque a carne dela é firme e não sai fácil do anzól !!!
Lembre-se que a Espada gosta de ficar na meia-água. yes.gif

#7 Armando Ito

Armando Ito

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 4.977 posts
947
Ótima
  • Nome Real:Armando
  • Estilo de Pesca:.

Postado 05 abril 2008 - 10:32

Oi Antonio...

Se vc pesca á noite, usa uma meia agua glow...grande, de uns 15 cm...
Antes de arremessar, mire o foco de uma lanterna nela por uns instantes...
O bicho fica acesão!

Abraço!

#8 Marcos JM

Marcos JM

Pescador

• Parceiros
  • 1.189 posts
15
Boa
  • Nome Real:Marcos Mizrahi
  • Estilo de Pesca:artificiais no mar

Postado 05 abril 2008 - 10:55

Oi Antonio.

Experimente arremessar jumping jigs de 40 a 60 gramas da areia. Ponha uma garatéia grande neles e mais nada.
Já peguei uma quantidade imensa de espadas na praia com artificiais como plugs, mas no seu caso o j jig seria melhor para arremessar.
Trabalhe a isca com a ponta da vara para cima. Não tem erro!
Espero ter ajudado.
Abraço, Marcos.

#9 Antonio Jorge

Antonio Jorge

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 10 posts
0
neutro

Postado 05 abril 2008 - 12:23

QUOTE(Armando Ito @ Apr 5 2008, 10:32 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Oi Antonio...

Se vc pesca á noite, usa uma meia agua glow...grande, de uns 15 cm...
Antes de arremessar, mire o foco de uma lanterna nela por uns instantes...
O bicho fica acesão!

Abraço!

Eu pesco à noite mas com boia luminosa...eu ia começar a pescar com artificial de dia, não sabia que podia usar à noite. Valeu pela dica, to anotando tudo o que vcs estão falando!! hehe
Abraço

#10 Antonio Jorge

Antonio Jorge

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 10 posts
0
neutro

Postado 05 abril 2008 - 12:24

QUOTE(Marcos JM @ Apr 5 2008, 10:55 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Oi Antonio.

Experimente arremessar jumping jigs de 40 a 60 gramas da areia. Ponha uma garatéia grande neles e mais nada.
Já peguei uma quantidade imensa de espadas na praia com artificiais como plugs, mas no seu caso o j jig seria melhor para arremessar.
Espero ter ajudado.
Abraço, Marcos.

Fala ae Marcos!
Eu não tenho nenhuma j jigs...vai ser minha próxima aquisição...o peso delas me parece ser bom para arremessar da areia, minha grande dificuldade foi essa mesma de achar uma isca pra arremessar da AREIA, não de costão e etc, e acho que com esse peso não tem erro. A dica da vara na vertical tá anotada!!
Obrigado pela ajuda! Abração smile.gif

#11 Antonio Jorge

Antonio Jorge

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 10 posts
0
neutro

Postado 05 abril 2008 - 12:57

Então pessoal, deixa eu fazer um pequeno resumo do que aprendi...
Faço um leader, como vou pescar Espada eu posso por um empate de cabo de aço daqueles flexivel ou um anzol encastoado e na ponta um snap com girador para trocar rapidamente a isca...o próprio peso da isca serve para o arremesso, ou seja, não preciso de chumbada na montagem...nem de bóia...posso pescar a noite com a glow, como o Ito disse, e com pedaços da própria Espada que o Sergio falou que é ótimo, mas nesse caso eu uso a montagem da bóia luminosa né? Ao invés de usar sardinha eu uso o filé de espada? É isso? TEm tbm a opção do j jigs que o Marcos falou, eu não tenho essa isca...AINDA...por isso vou testá-la após as outras opções que o pessoal me falou...mas tá valendo!

Tá errado alguma coisa? Se vcs quiserem acrescentar mais alguma coisa tbm...fiquem à vontade. hehe
Abração a todos! smile.gif

#12 Sergio Monteiro

Sergio Monteiro

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 1.463 posts
1
neutro

Postado 05 abril 2008 - 04:59

QUOTE(Antonio Jorge @ Apr 5 2008, 13:57 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Então pessoal, deixa eu fazer um pequeno resumo do que aprendi...
Faço um leader, como vou pescar Espada eu posso por um empate de cabo de aço daqueles flexivel ou um anzol encastoado e na ponta um snap com girador para trocar rapidamente a isca...o próprio peso da isca serve para o arremesso, ou seja, não preciso de chumbada na montagem...nem de bóia...posso pescar a noite com a glow, como o Ito disse, e com pedaços da própria Espada que o Sergio falou que é ótimo, mas nesse caso eu uso a montagem da bóia luminosa né? Ao invés de usar sardinha eu uso o filé de espada? É isso? TEm tbm a opção do j jigs que o Marcos falou, eu não tenho essa isca...AINDA...por isso vou testá-la após as outras opções que o pessoal me falou...mas tá valendo!

Tá errado alguma coisa? Se vcs quiserem acrescentar mais alguma coisa tbm...fiquem à vontade. hehe
Abração a todos! smile.gif

Vai lá !!! Não deixe de fotografar !!! coolio.gif

#13 Celio

Celio

Capitão Caroço

• Moderador
  • 5.238 posts
2
neutro
  • Nome Real:Celio Kelab
  • Estilo de Pesca:Vertical, bait e mosca

Postado 05 abril 2008 - 05:31

pode usar aquelas colheres de inox conhecidas como Zig-Zag, nos tamanhos 3 ou 4, pois têm ótimo arremesso e são, tipicamente, matadeiras de espadas, além de enchovas ... Use em empate de aço, preferencialmente daqueles encapados, com uns 15 ou 20cm

várias vezes fui tentar pescar robalos na praia assim e na maioria das vezes o que eu tirei foram as espadas sweatdrop.gif

#14 André Bete

André Bete

começando a responder

• Pescadores
  • 326 posts
0
neutro
  • Nome Real:André Bete
  • Estilo de Pesca:Artificial

Postado 05 abril 2008 - 09:26

QUOTE(Marcos JM @ Apr 5 2008, 10:55 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Oi Antonio.

Espero ter ajudado.
Abraço, Marcos.

Jumping Jig na praia !!! yes.gif ta aí uma coisa que eu não usei ainda, amanhã mesmo eu vou tentar, se entrar alguma coisa eu fotografo.

Ahhh pra ascender as iscas glow eu dou um flash com uma maquina fotografica em cima da isca, a bixa ascende de uma maneira incrível !!! Só que eu fico com um monte de foto de isca na máquina eheheh tongue_smile.gif

#15 Antonio Jorge

Antonio Jorge

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 10 posts
0
neutro

Postado 06 abril 2008 - 12:37

QUOTE(Celio @ Apr 5 2008, 18:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>
pode usar aquelas colheres de inox conhecidas como Zig-Zag, nos tamanhos 3 ou 4, pois têm ótimo arremesso e são, tipicamente, matadeiras de espadas, além de enchovas ... Use em empate de aço, preferencialmente daqueles encapados, com uns 15 ou 20cm

várias vezes fui tentar pescar robalos na praia assim e na maioria das vezes o que eu tirei foram as espadas sweatdrop.gif

Fala Celio!
Tá anotada a sua dica, não tenho ainda as colheres de inox mas vou compra-las...mais uma opção...e espero ter a sua sorte quando foi pescar robalo e trouxe espada...e o contrário tbm quando eu for pescar espada e trazer robalo...hehe
Valeu!!

haha essa do flash da máquina em andré!! Várias fotos da isca...melhor seria se tivesse um peixe nelas né!! Boa sorte na tentativa das j jigs!!

Já peguei o esquema com vcs...agora é só postar as fotos da pescaria!!
Abrçaõ a todos!!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)