Ir para conteúdo

Foto
* * * * * 1 votos

Considerações sobre a pesca de lambada

• Por favor, faça o login para responder
53 respostas neste tópico

#1 Mauricio Sass.

Mauricio Sass.

Membro da "Familia Pescaki"

• Pescaki V.I.P
  • 2.003 posts
14
Boa
  • Nome Real:Mauricio Sass
  • Estilo de Pesca:Esportiva,e "pa cume"

Postado 16 agosto 2013 - 06:48

Bom, ja vi algumas pessoas pescando de lambada, oque não achei nenhum pouco legal, e é proibido!

olhando no youtube alguns videos de pesca de Tilápia, vi que algumas pessoas, utiliza anzol normal(com isca), chumbo, e logo a baixo uma garateia pequena(sem isca) segundo os "ensinamentos" deles, rende mais facil a captura de exemplares.

Não achei muito legal, pois machuca o peixe também. não sei se é ilegal, oque o pessoal acha?

é ilegal assim como a famosa "lambada"?

#2 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 14.690 posts
1.374
Ótima
  • Nome Real:Maurício Hu
  • Estilo de Pesca:pedra, praia, canal

Postado 16 agosto 2013 - 07:10

Sim, é a lambada. Pagava-se sardinhas assim em Cabo Frio, na praia do forte, para a pesca posterior de bonitos, com duas garatéias e um chumbo. Bastava deixar descer e ficar fisgando, continuamente, até sentir o peixe preso.  Creio ser proibida sim. Acredito que porque muitas vezes os fere sem proporcionar captura. O anzol pega em qualquer parte do corpo do peixe. Pondero, nisso, que possivelmente um anzol na cartilagem da mandíbula deva machucar menos,  até proporcionar menos dor que o mesmo fisgado na carne. Porém, relembro dos inúmeros peixes em que o anzol fisgou na goela. Não tem jeito. Somos uns selvagens mesmo. 

#3 GabrielBSartin

GabrielBSartin

começando a responder

• Pescadores
  • 843 posts
50
Ótima
  • Nome Real:Gabriel de Barros Sartin
  • Estilo de Pesca:Baitcasting

Postado 16 agosto 2013 - 07:11

Pra falar a verdade, acho que todo tipo de pesca machuca o peixe, seja pouco ou muito. Mas acha que isso dai não deveria ser feito não...

#4 Willian Munhoz

Willian Munhoz

começando a responder

• Pescadores
  • 614 posts
58
Ótima
  • Nome Real:Willian Munhoz
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 16 agosto 2013 - 07:23

A cara depende do vc quer fazer como o mauricio disse ele usava a tecnica para pegar iscas, mas no caso da esportiva acho muita falta de respeito e etica.

#5 Paulo Prada

Paulo Prada

Vai Danado!

• Pescadores
  • 1.003 posts
89
Ótima
  • Nome Real:Paulo Prada
  • Estilo de Pesca:Caiaker

Postado 16 agosto 2013 - 09:01

Esse tipo de pesca é chamado também de pesca de batida. E não é proibido. É um tipo de pesca predatória. Se nem pescar de arpão não é proibido.
É bem utilizado por tilapeiros na pesca de represa.

Abraço.

#6 Christian

Christian

Tic, tic, tic, tic..Powwwww.. Vem tucuna...

• Pescaki V.I.P
  • 5.650 posts
372
Ótima
  • Nome Real:Christian Garcia
  • Estilo de Pesca:Amadora..

Postado 16 agosto 2013 - 09:33

Prefiro nem comentar esse tipo de pescaria...... :police:  :police:  :police:  :police:  :police:  :doubledown:  :doubledown: :doubledown:  :doubledown:  :doubledown:  :doubledown:  

#7 Leandro Merce

Leandro Merce

Cabuloso

• Pescaki V.I.P
  • 2.065 posts
32
Ótima
  • Nome Real:Leandro Merce
  • Estilo de Pesca:Pesqueiros

Postado 16 agosto 2013 - 10:03

O espírito não é esse. Mesmo que sejam peixes para consumo, tal método anula totalmente o prazer de uma pescaria e apreço pela natureza.

#8 guto pinto

guto pinto

VIP

• Pescadores
  • 1.029 posts
183
Ótima
  • Nome Real:Carlos Augusto Pinto
  • Estilo de Pesca:Todos peixe de Rio do Brasil

Postado 16 agosto 2013 - 10:15

Ano passado aqui no meu Rancho na cidade no rio Pardo tem uma grande corredeira em frente, eu observando a  vista quando vi um cardume enorme de Curimba na beirinha e dos grandes nunca tinha presenciado aqui, não tive duvida no outro dia tralha preparada armei umas 5 varas com td que é isca desde massa, Quibe( f.algodão com farinha), minhoca, e nada eles esbarravam na linha e não mordiam o anzol. E eu louco pra pegar uns, o instinto de pescador falou mais alto, peguei uma vara meti 5 garateias médias e jogava em cima deles, puts foi uma farra peguei mais de 12 e grandes, soltei tds exemplares pois os Curimbas daqui não tem jeito de comer de tão ruim, nenhum morreu e machucou muito pouco pois as escamas eram muito grossas, mas que dava dó dava.

Olha as fotos dos lazarentos na beira do rio:

7dl6.jpg

Os que pequei:

zfaw.jpgh6fn.jpg

#9 guto pinto

guto pinto

VIP

• Pescadores
  • 1.029 posts
183
Ótima

Postado 16 agosto 2013 - 10:30

Antes de que alguem critique nunca fui predador, e amassei as farpas das garateias antes de fazer isso, não acho a melhor maneira de se pescar,  mas no dia foi a unica que deu certo.  

#10 Mauricio Sass.

Mauricio Sass.

• Pescaki V.I.P
  • 2.003 posts
14
Boa

Postado 16 agosto 2013 - 10:53

não quero que este tópico gere brigas ou algo necessariedade 

Antes que critiquem, creio que o amigo Guto Pinto não sabia que era errado. 

opniao cada um tem, oque eu acho errado, e vou cobrar se ver alguém fazendo isso, assim como no começo me auxiliaram a soltar, e não a Matar todos os peixes que eu pescava.

um abraço pessoal 

#11 guto pinto

guto pinto

VIP

• Pescadores
  • 1.029 posts
183
Ótima

Postado 16 agosto 2013 - 11:06

Mauricio essa pesca é proibida sim, mas é td questão de bom senso, não adianta o cara pescar com iscas artificiais, isca viva com anzol comum ou pesca Sub e matar uma tonelada de peixe, ou mesmo soltar todos os peixes e deixar um monte de lixo de beira do rio.

#12 lggianne

lggianne

começando a responder

• Pescadores
  • 329 posts
46
Ótima
  • Nome Real:Luiz Gustavo

Postado 17 agosto 2013 - 10:28

Quando estava em Jaboticabal, no lago da prefeitura, muitas pessoas pescavam dessa forma, pois no lago havia pacus e tambaquis de bom tamanho e grandes tilápias... Além de ser proibido é também muito perigoso, pois a maioria usava equipamentos mal "casados" (molinetes enormes e varas de 1,20m) e com cinco até mais garatéias na linha, o detalhe é em volta do lago há um espaço para as pessoas fazerem caminhadas...Graças a Deus, nunca vi alguém fisgado ali que não merecesse, só entre esses "pescadores" e espero que não tenham tirado a farpa nesse dia...

#13 Vinícius

Vinícius

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 226 posts
2
neutro
  • Nome Real:Vinícius C. Taddei
  • Estilo de Pesca:Todas

Postado 17 agosto 2013 - 01:33

Ano passado aqui no meu Rancho na cidade no rio Pardo tem uma grande corredeira em frente, eu observando a  vista quando vi um cardume enorme de Curimba na beirinha e dos grandes nunca tinha presenciado aqui, não tive duvida no outro dia tralha preparada armei umas 5 varas com td que é isca desde massa, Quibe( f.algodão com farinha), minhoca, e nada eles esbarravam na linha e não mordiam o anzol. E eu louco pra pegar uns, o instinto de pescador falou mais alto, peguei uma vara meti 5 garateias médias e jogava em cima deles, puts foi uma farra peguei mais de 12 e grandes, soltei tds exemplares pois os Curimbas daqui não tem jeito de comer de tão ruim, nenhum morreu e machucou muito pouco pois as escamas eram muito grossas, mas que dava dó dava.

Olha as fotos dos lazarentos na beira do rio:

7dl6.jpg

Os que pequei:

zfaw.jpgh6fn.jpg

Instinto de pescador, me desculpe, mas de que tipo de pescador?

#14 guto pinto

guto pinto

VIP

• Pescadores
  • 1.029 posts
183
Ótima

Postado 17 agosto 2013 - 02:25

Instinto de pescador daquele que quer pegar  um peixe, eu duvido que qualquer um que visse essa cena não teria feito o mesmo. Não estou dizendo em jogar tarrafa,  arpoar,capturar, matar ou me alimentar, meu instinto ali era sentir o bicho na linha, brigar e soltá-lo depois e foi o que fiz, sem grandes danos ao peixe. Se vc pensar que pode machucar o peixe, ninguém no mundo pescaria com iscas artificiais, eu pesco Tucunaré com iscas artificiais há mais de 15 anos, e digo que dependendo do jeito que ele bate na isca a chance de morrer é muito grande, principalmente quando se atinge as guelrras. Portanto como disse antes tudo é questão de bom senso.

#15 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.558 posts
290
Ótima
  • Nome Real:José Normando dos Santos
  • Estilo de Pesca:amadora

Postado 17 agosto 2013 - 03:09

A técnica de lambada era muito usada na época que iniciava a piracema. Como grandes cardumes se concentravam nas corredeiras e cachoeiras e em geral nestes locais os canais se estreitam, os pescadores munidos de varas de bambu ou similar e garateia simplesmente praticavam a "lambada", fisgando o peixe em diversas partes do corpo e ai eram arremessados para as margens. Esta modalidade é hoje proibida na pesca amadora e quem for autuado pescando desta forma terá o material e o pescado apreendido, será multado e conduzido a uma delegacia para lavratura do BCO que instruirá um processo por crime ambiental.

A lei que trata do assunto é esta, em especial os artigos 34 e 35.

LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998.

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências

http://www.planalto..../leis/l9605.htm

Na pesca amadora o uso de garateia é proibido, excetuando-se o seu uso nas iscas artificiais.  Também quem for apanhado sofrerá as punições que a legislação prevê. A norma federal que trata do assunto é esta:

http://servicos.ibam...ria_04_2009.pdf

Atenção para os artigos 3 I C e 4.

Embora existam normas recentes com relação à licença de pesca, a parte desta portaria que trata do equipamento permitido não foi revogada, portanto as regras continuam valendo.

Sem querer entrar no mérito do tópico, é importante lembrar que o cumprimento da legislação vigente é obrigação de todo pescador, independente

do seu ponto de vista pessoal sobre o assunto.

#16 Mikio Kushida

Mikio Kushida

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.145 posts
54
Ótima
  • Nome Real:Mikio Kushida
  • Estilo de Pesca:Pesca de rio

Postado 17 agosto 2013 - 03:14

Eu sempre me lembro de uma frase, que não tem nada a ver com pescadores nem pescarias.¨Todo ponto de vista é a vista de um ponto.¨ Ora dependendo do modo de pensar radical de muitos pescadores, iscas artificiais causam um grande dano. Mas os adeptos dessa modalidade acham legal. Causam tanto dano, que eu resolvi substituir as garatéias por anzóis, pois a meu ver machucam  menos. A produtividade é a mesma. Na verdade o fato de pescar, quer solte ou não, ja imprime sofrimento nos peixes.Mas cada um tem o seu ponto de vista, que vista do seu lugar, parece ser o melhor. Eu não recrimino nem vou aplaudir. Faço a minha parte e sei que estou errado segundo muitos pensam,  mas continuarei pescando e digo sempre que mato 3 a 4 exemplares para consumo próprio. Mas acho louvável aquele que chega e diz a verdade, mesmo sendo alvo de críticas. Garanto que tem muita gente que faz absurdos e diz aqui que é esportivo, e defende n coisas como se fossem conscientes. Isto ja foi denunciado aqui no Pescaki, portanto não são palavras minhas, somente.  Esse tema sempre aparecerá e será sempre polêmico.Mas reconhecer que o fato de pescar, é nocivo, deveria ser um pensamento unânime. Além do mais tem uma legislação que deve ser respeitada, indepemdemte de ter fiscais ou não. Me desculpem se fui grosseiro, mas penso assim.

#17 Mauricio Nago

Mauricio Nago

Estou chegando

• Pescaki V.I.P
  • 1.136 posts
114
Ótima
  • Nome Real:Mauricio Cristian Nago
  • Estilo de Pesca:Todos os estilos

Postado 17 agosto 2013 - 03:32

não acho que seja a melhor pescaria, pq o que conta é a expectativa da boia afundando e vc tentando fisgar o peixe, não dessa forma

#18 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 14.690 posts
1.374
Ótima

Postado 17 agosto 2013 - 07:53

Não é incomum, na pesca com iscas artificiais, a mesma enganchar em lugares diversos da mandíbula do peixe, geralmente na cara. Mas é comum também fisgarem nos olhos. Pesco com Jumping Jig há anos, e para cada peixe que o anzol fisga na mandíbula, em uns três o anzol fisga em qualquer lugar, até na cauda. 

Jack-Underwater.jpg

#19 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima
  • Nome Real:Henry Harada
  • Estilo de Pesca:com vara

Postado 17 agosto 2013 - 10:15

estou de olho.

discussões técnicas, ok!?

não vou trancar o tópico, pois o assunto é pertinente e merece ser discutido.

aliás, qdo eu tiver tempo, operação praia-limpa!

#20 Mauricio Sass.

Mauricio Sass.

• Pescaki V.I.P
  • 2.003 posts
14
Boa

Postado 17 agosto 2013 - 11:02

Henry, obrigada, eu ja tinha enviado uma PM a o Bome...

mas, certamente, algo desce gênero vai continuar, pois o nosso amigo Guto, tinha e não tinha culpa a o mesmo tempo segundo ele.

Brigadao.

Abraço

#21 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.558 posts
290
Ótima

Postado 17 agosto 2013 - 11:49

Esse tipo de pesca é chamado também de pesca de batida. E não é proibido. É um tipo de pesca predatória. Se nem pescar de arpão não é proibido.
É bem utilizado por tilapeiros na pesca de represa.

Abraço.

Em Minas Gerais é proibido!

http://www.siam.mg.g...pdf?idNorma=145

Realizar atos de pesca com técnicas ou métodos não  autorizados, e em especial:

a. com artes de cerco.

b. com técnicas de arrasto, utilizando-se tarrafas, redes e outros instrumentos de emalhar, que vão de encontro ao peixe.

c. com arte ou técnica de ferir, excluído o uso do "bicheiro" para a retirada do peixe d' água, desde que assim comprovado.

d. com técnicas de estupefação.

e. com a técnica de lambada empregando-se anzóis múltiplos ou do tipo garatéia.

f. com outras técnicas não autorizadas.

Multa:

de R$300,00 a R$1.000,00 por técnica não autorizada.

Outras sanções:

- apreensão, perda ou destruição de todos os  aparelhos utilizados na pesca.

- apreensão e perda de todo o pescado.

-

ERP no valor de R$3,00 por kg de pescado apreendido.

Aqui uma notícia de autuação em Corumbá(MS) de pescadores usando a modalidade de lambada.

http://www.amambaino...no-rio-paraguai

#22 Nelson Jr

Nelson Jr

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 84 posts
30
Ótima
  • Nome Real:Nelson Junior
  • Estilo de Pesca:Todos possiveis!

Postado 18 agosto 2013 - 01:48

Eu não acho uma pescaria justa essa de lambada, assim como não acho um outro tipo de pescaria justa: não sei se vocês já viram como se pesca de corrico na argentina, coloca-se uma isca artificial com uma barbela enorme e duas baita garatéias, então o barco vai acelerando e a isca vem "lambendo" o fundo do rio e acaba enganchando nos pintados que estão no fundo, pega na boca, na barriga, no rabo, e etc. Agora me digam se isso não pode ser considerado como lambada? Pra mim da na mesma, mais la é o tipo de pesca mais praticado por pegar os maiores peixes. Então em tudo temos que ter bom senso.

Abraços.

#23 Ângelo Inoue

Ângelo Inoue

começando a responder

• Pescadores
  • 910 posts
87
Ótima
  • Nome Real:Ângelo
  • Estilo de Pesca:Onde tiver água

Postado 18 agosto 2013 - 12:08

Eu não acho uma pescaria justa essa de lambada, assim como não acho um outro tipo de pescaria justa: não sei se vocês já viram como se pesca de corrico na argentina, coloca-se uma isca artificial com uma barbela enorme e duas baita garatéias, então o barco vai acelerando e a isca vem "lambendo" o fundo do rio e acaba enganchando nos pintados que estão no fundo, pega na boca, na barriga, no rabo, e etc. Agora me digam se isso não pode ser considerado como lambada? Pra mim da na mesma, mais la é o tipo de pesca mais praticado por pegar os maiores peixes. Então em tudo temos que ter bom senso.

Abraços.

Pois é esse tipo de pescaria é muito praticado la, ja vi pegarem na boca, mas a maioria é enroscado...

Uma vez , pescando com um amigo meu num lago aqui perto, tinha um pintado nadando na superficie, entao, jogamos a artificial, um pouco pra frente dele, pra ver se ele pegava e nao enroscava, só q o peixe deve ter dado uma acelerada e acabou enroscado..

Ja ouvi falarem tb q o pintado dá uma rabada na presa antes de pegar, a fim de atordoa-la, e por isso q enrosca tanto, mas nao sei se é verdade

Abraço

#24 guto pinto

guto pinto

VIP

• Pescadores
  • 1.029 posts
183
Ótima

Postado 18 agosto 2013 - 04:03

Só se for Pintado São paulino que se defende com o rabo, hehehehehe,  já ouvi isso tb, mas duvido muito, acho que o peixe tá quieto lá no fundo que é tipico do pintado vem o barco com 3 curricos em cima e as iscas pegam no lombo do bicho.

#25 Armando Ito

Armando Ito

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 4.433 posts
642
Ótima
  • Nome Real:Armando
  • Estilo de Pesca:.

Postado 18 agosto 2013 - 04:07

Eu sempre me lembro de uma frase, que não tem nada a ver com pescadores nem pescarias.¨Todo ponto de vista é a vista de um ponto.¨....  Mas acho louvável aquele que chega e diz a verdade, mesmo sendo alvo de críticas. Garanto que tem muita gente que faz absurdos e diz aqui que é esportivo, e defende n coisas como se fossem conscientes. ..

Mikio ... vce é "o cara" ... :bs-aplauder:

#26 ThiagoBG

ThiagoBG

começando a responder

• Pescadores
  • 341 posts
44
Ótima
  • Nome Real:Thiago

Postado 18 agosto 2013 - 04:21

Abraços.

Sinceramente, não vejo muita diferença entre isso e arpoar o peixe...

#27 Nelson Jr

Nelson Jr

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 84 posts
30
Ótima

Postado 18 agosto 2013 - 04:50

Sinceramente, não vejo muita diferença entre isso e arpoar o peixe...

Pois é depois vem os caras e dizem que pesca com arpão é seletiva, consiente e blablabla....  kkkkkkkkkkkk

#28 Domingos Bomediano

Domingos Bomediano

Cosquentão

• Administração
  • 20.311 posts
629
Ótima
  • Nome Real:Domingos F. Bomediano
  • Estilo de Pesca:Basses, tucunas e um montão de outros peixes

Postado 18 agosto 2013 - 04:59

Estive fora desde ontem até há pouco e somente agora percebo este tópico em razão da MP de Mauricio Sass, que lá me pede que feche o tópico porque se preocupa com o rumo que isso pode tomar. :ok:

Entretanto, não vejo necessidade de trancar o tópico, vez que vou na mesma linha de raciocínio que o Japharada. :ok:

É bom que todos se lembrem que tal como Mikio lembra mais acima, "todo ponto de vista é visto à partir de um ponto", não há necessidade de ficar apregoando que a pesca de lambada é "errada" ou "certa", vez que sendo pescador que use uma isca artificial, já está pescando de forma a ferir o peixe de maneira muito parecida com este tipo pesca. As iscas artificiais causam igual dano aos peixes, de sorte que se for para comparar não há muita diferença. Então, porque uma forma é errada e a outra é certa? Não há isso.

Contudo, é preciso buscar de onde saiu esta idéia de que se pode pescar com artificiais munidas de garatéias, mas não se pode pescar de "lambada" já que o resultado é muito parecido, restando bastante incoerente a permissão de uma forma e proibição da outra. Mas quem já viu uma piracema em andamento no Pantanal e viu pescadores pescando de lambada no meio dos cardumes consegue entender porque a legislação proíbe uma forma e a outra não. Primeiro, que se fosse mantida a permissão este tipo de ataque aos cardumes seguiria ocorrendo. E é isso que a legislação quer impedir. Eu me lembro de quando este tipo de pesca foi proibido e na época a legislação foi muito criticada. Logo depois sobreveio uma confusão na legislação, pelo que, as autoridades chegaram a impedir a pesca com iscas artificiais, que na época ainda eram pouco conhecidas no Pantanal, chegando a apreender todo o material dos pescadores que eram surpreendidos pescando com este tipo de isca. E o argumento era de que estavam pescanco com garatéias, proibidas pela legislação. Entretanto, algum tempo depois as autoridades deixaram de penalizar estes pescadores, vez que a reação foi bastante dura, com muitos casos indo parar na justiça. A legislação não falava em iscas artificiais, mas falava em garatéia e, por curiosa analogia, as autoridades entendiam como pesca de lambada a pesca com artificiais.

Em 1996 estive fazendo uma matéria para a extinta revista Troféu Pesca no Porto Cercado, no Rio Cuiabá e fui interpelado pela Polícia Ambiental. Foi a única intervenção que tive em toda minha vida de pescador que já passa de cinquenta anos.Tendo visto que usava artificiais, fizeram-me saber que estava proibido, pelo que retruquei que não estava praticando pesca de "lambada", não usando exclusivamente garatéias e, portanto, dentro da lei, argumentando, inclusive, que estavam me propiciando uma boa discussão na matéria para a revista, resultando que não mais me incomodaram e por aquela semana toda, não só este servidor como mais alguns poucos que as usavam, pudemos pescar sem aborrecimentos.

Enfim, penso que o lobby das indústrias e comércio de iscas artificiais acabou fazendo valer-se e, para nós, pescadores com estes maravilhosos artefatos saímos ganhando e hoje praticamos a pesca, que embora não seja de "lambada" acaba por ferir o peixe de forma muito parecida.

Então, não vejo porque costumam sobrevir discussões e desentendimentos sobre este tipo de pesca, salvo se for praticada em cardumes em piracema. :ok:

Por fim, que todos venham ao tópico para opinar, estando à vontade para isso, mas que jamais venham para opinar no sentido de querer que os demais os sigam obrigatoriamente em seu entendimento. :ok:

#29 Christian

Christian

• Pescaki V.I.P
  • 5.650 posts
372
Ótima

Postado 18 agosto 2013 - 06:17

Acho que a pesca de lambada se diferencia da pesca com IAs em alguns pontos, de acordo com meu ponto de vista:

1 - na pesca com IAs o objetivo é e sempre foi fisgar o peixe pela boca, uma quantidade muito reduzida de vezes isso acontece por outro local do corpo por acidente e não por objetivo, ao contrário da pesca de lambada;

2 - na pesca com IAs há toda uma magia de se dar vida a um pedaço de plástico/madeira/metal e não simplesmente jogar um anzol para fincar nos peixes;

3 - pesca com IAs é conhecimento, prática, batalha, insistência, planejamento. Lambada é .......lambada......

4 - na pesca com IAs até mesmo se salva vidas pois não usamos iscas vivas e assim não há sacrifício de um peixe para se fisgar outro;

5 - não podemos ser perfeitos, machucamos os peixes sim isso é verdade, mas ele raramente vai pra panela;

Resumindo uma modalidade é uma arte, e causa seus danos colaterais a outra só causa danos colaterais....

Mas essa é só minha opinião e respeito a de todos os outros pescadores daqui.... 

abraço.

#30 Mauricio Sass.

Mauricio Sass.

• Pescaki V.I.P
  • 2.003 posts
14
Boa

Postado 18 agosto 2013 - 06:34

Só complementando, do que adianta ''condenar'' a lambada e matar todos os peixes que pega na IA? (Não to falando que é o caso do pessoal do tópico, mas tem alguns no forum)

Só mente meu ponto de vista nada de mais.

abraço

#31 Christian

Christian

• Pescaki V.I.P
  • 5.650 posts
372
Ótima

Postado 18 agosto 2013 - 06:42

Só complementando, do que adianta ''condenar'' a lambada e matar todos os peixes que pega na IA? (Não to falando que é o caso do pessoal do tópico, mas tem alguns no forum)

Só mente meu ponto de vista nada de mais.

abraço

Então Mauricio a questão pode passar por isso também.. Quantos pescadores que usam IAs matam TODOS os peixes que pescam você conhece e quantos que praticam a lambada soltam pelo menos UM?

#32 Mauricio Sass.

Mauricio Sass.

• Pescaki V.I.P
  • 2.003 posts
14
Boa

Postado 18 agosto 2013 - 06:52

Então Mauricio a questão pode passar por isso também.. Quantos pescadores que usam IAs matam TODOS os peixes que pescam você conhece e quantos que praticam a lambada soltam pelo menos UM?

então esse também é o caso, mas IA vicia kkk, se o cara tiver consciência ele vai pegar na lambada, pra se alimentar assim como nas IA, ou haverá alguns sempre que vai ser daquele sistema  um pra hje pra amanham  pra semana pro vizinho tio e ai vai  :police:

#33 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.558 posts
290
Ótima

Postado 18 agosto 2013 - 07:03

Mas o "problema", se é que existe, é que não adianta discutir se tal método ou modalidade é certo ou errado, se é anti esportivo ou não, se é cruel ou não. O certo é que a legislação proibe a modalidade de lambada e o uso de garateia que não seja em isca artificial. Por mais bem intencionado que seja, o pescador flagrado pescando em desacordo com a lei será penalizado. Do ponto de vista "legal", vejo a discussão inócua, se é para discutir o impacto da pesca como causa de sofrimento e morte dos peixes, aí o assunto é vasto, polêmico e pelo que vi até hoje, não se chega a nenhuma conclusão.

#34 Leandro Merce

Leandro Merce

Cabuloso

• Pescaki V.I.P
  • 2.065 posts
32
Ótima

Postado 19 agosto 2013 - 08:56

Acho que a pesca de lambada se diferencia da pesca com IAs em alguns pontos, de acordo com meu ponto de vista:

1 - na pesca com IAs o objetivo é e sempre foi fisgar o peixe pela boca, uma quantidade muito reduzida de vezes isso acontece por outro local do corpo por acidente e não por objetivo, ao contrário da pesca de lambada;

2 - na pesca com IAs há toda uma magia de se dar vida a um pedaço de plástico/madeira/metal e não simplesmente jogar um anzol para fincar nos peixes;

3 - pesca com IAs é conhecimento, prática, batalha, insistência, planejamento. Lambada é .......lambada......

4 - na pesca com IAs até mesmo se salva vidas pois não usamos iscas vivas e assim não há sacrifício de um peixe para se fisgar outro;

5 - não podemos ser perfeitos, machucamos os peixes sim isso é verdade, mas ele raramente vai pra panela;

Resumindo uma modalidade é uma arte, e causa seus danos colaterais a outra só causa danos colaterais....

Mas essa é só minha opinião e respeito a de todos os outros pescadores daqui.... 

abraço.

Perfeito!! Sem mais.

#35 Mauricio Sass.

Mauricio Sass.

• Pescaki V.I.P
  • 2.003 posts
14
Boa

Postado 19 agosto 2013 - 10:50

Terminando minha participação neste tópico. 

Sobre MINHA visão a o assunto:

UM peixe pra se alimentar, eu ainda não julgo tao errado(mas é errado ) 

assim vem e consciência, matar um peixe de qualquer modo como matar vários peixes de ambos os jeitos.

Agradeço o pessoal que participou, deu sua opinião, apoiou e criticou, certamente me ajudou e ajudou mais algumas pessoas.

minha conclusão   de tudo isto no meu ponto de vista é.  A consciência do pescador

Abraço

#36 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 14.690 posts
1.374
Ótima

Postado 19 agosto 2013 - 10:52

Terminando minha participação neste tópico. 

Sobre MINHA visão a o assunto:

UM peixe pra se alimentar, eu ainda não julgo tao errado(mas é errado ) 

assim vem e consciência, matar um peixe de qualquer modo como matar vários peixes de ambos os jeitos.

Agradeço o pessoal que participou, deu sua opinião, apoiou e criticou, certamente me ajudou e ajudou mais algumas pessoas.

minha conclusão   de tudo isto no meu ponto de vista é.  A consciência do pescador

Abraço

:joia: :joia:

#37 Leandro Merce

Leandro Merce

Cabuloso

• Pescaki V.I.P
  • 2.065 posts
32
Ótima

Postado 19 agosto 2013 - 01:43

Isso mesmo. Consciência cada um tem a sua, e o importante é estar com ela limpa, independente do que os outros acham.

#38 Lammarr

Lammarr

Hamiotae

• Pescaki V.I.P
  • 2.921 posts
285
Ótima
  • Nome Real:Lamartine Xavier Júnior
  • Estilo de Pesca:Rios, pesqueiros, barzinhos, piscinas, aquários...

Postado 19 agosto 2013 - 10:47

Maurício Sass parabéns garoto, você tem uma cabeça bacana!

Eu já tinha dito algo assim por aí, mas o simples fato de sermos pescadores já significa que não somos lá tão amigos dos peixes assim. Acho que esse assunto é relativo, depende do contexto. Não dá pra generalizar e conseguir um único conceito, ou definição. Como diz o ditado, cada espetada é uma espetada.  :smiley-violent084:

#39 Antônio Martins-Costa

Antônio Martins-Costa

começando a responder

• Pescadores
  • 499 posts
34
Ótima
  • Nome Real:Antônio Goya de Almeida Martins-Costa

Postado 20 agosto 2013 - 12:36

abraço.

Concordo plenamente com o teu ponto n.º 1!

É muito grande a diferença. Objetivamente, o dano pode, eventualmente, ser o mesmo (quando a garateia da isca artificial pega por acidente no corpo do peixe), mas a pesca com I.A. não tem por finalidade pegar o peixe pelo corpo. O mesmo ocorre com o corrico na Argentina, ninguém corrica querendo pegar um surubim pelo rabo, mas buscando um ataque de um dourado à isca artificial, razão pela qual considero a comparação com a lambada indevida.

É sabido por todos que a pesca sempre causa danos nos peixes, mas existem danos maiores e menores. E uma ferida no corpo do peixe tem grande probabilidade de ser uma porta de entrada para fungos e bactérias. Embora o peixe solto pelo amigo guto pinto estivesse bem no momento da sua devolução à água, as sua chances de sobrevivências eram muito baixas. Por isso, considero errada a "pesca esportiva" (entre muitas aspas)  com lambada, como feita pelo colega pescador.

Agora, se a pesca for predatória, e o peixe vai ser morto de qualquer forma, não vejo motivo para reprovarmos esta pescaria, desde que respeitadas a medida, a cota e a época da piracema (nesta situação acredito que nem mesmo uma lei - muito menos uma portaria - poderia proibir a lambada, pois independentemente da modalidade o peixe será abatido).

#40 Ângelo Inoue

Ângelo Inoue

começando a responder

• Pescadores
  • 910 posts
87
Ótima
  • Nome Real:Ângelo
  • Estilo de Pesca:Onde tiver água

Postado 20 agosto 2013 - 05:29

Concordo plenamente com o teu ponto n.º 1!

É muito grande a diferença. Objetivamente, o dano pode, eventualmente, ser o mesmo (quando a garateia da isca artificial pega por acidente no corpo do peixe), mas a pesca com I.A. não tem por finalidade pegar o peixe pelo corpo. O mesmo ocorre com o corrico na Argentina, ninguém corrica querendo pegar um surubim pelo rabo, mas buscando um ataque de um dourado à isca artificial, razão pela qual considero a comparação com a lambada indevida.

É sabido por todos que a pesca sempre causa danos nos peixes, mas existem danos maiores e menores. E uma ferida no corpo do peixe tem grande probabilidade de ser uma porta de entrada para fungos e bactérias. Embora o peixe solto pelo amigo guto pinto estivesse bem no momento da sua devolução à água, as sua chances de sobrevivências eram muito baixas. Por isso, considero errada a "pesca esportiva" (entre muitas aspas)  com lambada, como feita pelo colega pescador.

Agora, se a pesca for predatória, e o peixe vai ser morto de qualquer forma, não vejo motivo para reprovarmos esta pescaria, desde que respeitadas a medida, a cota e a época da piracema (nesta situação acredito que nem mesmo uma lei - muito menos uma portaria - poderia proibir a lambada, pois independentemente da modalidade o peixe será abatido).

Concordo concordo, menos com a parte da Argentina

Existe a pesca de Dourados na artificial e a de Pintados

Na de Pintados, se pesca em locais distintos e é mais dificil do peixe atacar a isca, nao q seja impossivel mais ou menos a cada 10 capturas 2 ou 3 sao pela boca, o resto é no corpo.

Quando fui la só saiu fisgado pelo corpo

Abraço

#41 Nelson Jr

Nelson Jr

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 84 posts
30
Ótima

Postado 20 agosto 2013 - 06:42

Conversei com quem já foi pra argentina, todos na verdade sabem que o pintado pega mesmo, na verdade, enroscado, até os piloteiros sabem, e é essa finalidade da pesca de corrico do pintado com iscas grandes e garatéias grandes, que como você disse são feitas em locais distintos dos dourados. Então isso de "esperar um dourado pela boca" na verdade acho que é apenas uma desculpa para pessoa pescar sem culpa.

Lembro que é apenas minha opnião.

Abraços.

Concordo concordo, menos com a parte da Argentina

Existe a pesca de Dourados na artificial e a de Pintados

Na de Pintados, se pesca em locais distintos e é mais dificil do peixe atacar a isca, nao q seja impossivel mais ou menos a cada 10 capturas 2 ou 3 sao pela boca, o resto é no corpo.

Quando fui la só saiu fisgado pelo corpo

Abraço

#42 pleffer

pleffer

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.112 posts
94
Ótima
  • Nome Real:Tiago Pleffer
  • Estilo de Pesca:se tiver sal na água e ondas eu pesco...hehehhe

Postado 20 agosto 2013 - 06:59

tópico interessante...

Só pra lembrar o peixe comprado na plateleria de supermercado ou feira em 90 % das vezes gerou muito mais impacto ambiental do que qquer umas dessas técnicas ai ! Pesquisem no youtube por "parelha" vcs vão ver o que é destruição e judiação...

Eu ja ví tirarem rede em bertioga com mais de 2000 filhotes(bem filhotes mesmo) de cação mortos... rede pra pegar as corvinas que vendem nas feiras ! quantos aqui ja viram tartaruga morta presa em rede ? Sabem como os profissionais contam os peixes de uma temporada ? em toneladas !

Quer fazer o maior bem de todos aos peixes ? boicotem o supermercado e feira, não compre peixe !! Eu tenho feito isso e orientado muita gente a fazer... ;)

A pesca de linha deve ser seletiva e soltar exemplares abaixo da medida ou que estão sofrendo maior pressão de pesca... mas me desculpe, soltar espada de medida e comprar Robalo no mercado, ai é complicado né ?

Sobre a lambada além de ser proíbida ela pode pegar peixes não pretendidos e ferí-los por isso não sou muito favorável... mas não creio que devamos olhar nesse momento, pra lambada, pro pequeno tarrafeiro ou pro amador que mata-tudo, isso seria olhar pra formiga e deixar o elefante passar !!

Temos que nos unir em prol da proibição da parelha por exemplo, isso sim fará uma diferença enorme ! ou ainda tentar precionar as autoridades pra diminuir a farra dos "atravesadores" - sim o profissional que mata tudo não é um criminoso, é um pai de familia que cada dia mais tem dificuldade em sustentar seus filhos , devido ao modelo de pesca que paga a ele 1 real o kilo e revende por 20...

#43 Antônio Martins-Costa

Antônio Martins-Costa

começando a responder

• Pescadores
  • 499 posts
34
Ótima

Postado 20 agosto 2013 - 07:17

Conversei com quem já foi pra argentina, todos na verdade sabem que o pintado pega mesmo, na verdade, enroscado, até os piloteiros sabem, e é essa finalidade da pesca de corrico do pintado com iscas grandes e garatéias grandes, que como você disse são feitas em locais distintos dos dourados. Então isso de "esperar um dourado pela boca" na verdade acho que é apenas uma desculpa para pessoa pescar sem culpa.

Lembro que é apenas minha opnião.

Abraços.

Não sabia disso. Só conheço quem foi para lá em busca de dourados mesmo.

#44 jbcardoso

jbcardoso

começando a responder

• Dados Incompletos
  • 393 posts
24
Ótima
  • Nome Real:jurandir cardoso
  • Estilo de Pesca:Preferencia: Onde tiver peixes e der pra pescar com IA

Postado 20 agosto 2013 - 08:13

É por essas e outras que sempre troco as garatéias das minhas iscas artificiais por anzóis comuns, desde então só tenho pêgo peixes pela boca, quando usava as ditas garaéias não raro vinho o peixe fesgado por qualquer lugar do corpo foi quando vi uma tilápia com uma enorme ferida no lombo, ai optei para troca das garatéias por anzóis. (sem farpas).

Não querendo levantar polemica, mas existe a pesca com o tal de JJ que não deixa de ser parecida com a famosa Lambada, muito embora alguém discorde disso.

Eu particulamente nunca pesquei nem nunca pescarei com essas duas formas.

Se somos pescadores esportivos nossa obrigação é dar chances aos peixes, não é não?

#45 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.558 posts
290
Ótima

Postado 20 agosto 2013 - 08:25

............................................................................................................................................................................................

Dentro de seu ponto de vista, já que é para abater vale tudo? Mesmo que seja pesca predatória?

Ou eu não entendo mais nada ou a grande maioria aqui nunca viu pesca de lambada, que diga-se de passagem não e apenas substituir o anzol comum por garateia ou incluir uma no conjunto. Lambada não é corrico, não é praticada com equipamento de arremesso, não tem nada a ver com pesca usando isca artificial. Isca artificial você atrai o peixe, lambada você "bate" no cardume e tira no "foguete", Você não fisga, pega em qualquer lugar e joga pra fora. Se as condições forem propícias em pouco tempo captura centenas de peixes e fere outro tanto.  

Também não é pesca de batida, que é uma modalidade para pesca de pacu e outros peixes que se alimentam de frutas, onde o "lançamento" procura imitar um frutinho caindo nágua.

#46 Armando Ito

Armando Ito

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 4.433 posts
642
Ótima
  • Nome Real:Armando
  • Estilo de Pesca:.

Postado 20 agosto 2013 - 08:30

Não querendo levantar polemica, mas existe a pesca com o tal de JJ que não deixa de ser parecida com a famosa Lambada, muito embora alguém discorde disso.

Eu particulamente nunca pesquei nem nunca pescarei com essas duas formas.

desculpe ....

vce pega nesse tal de Jumping Jig .... no que difere o JJ com um assist hook (anzol) à isca artificial (2 garateias) ???? (sabendo que vce os retira)

#47 slaterfla

slaterfla

começando a responder

• Pescadores
  • 388 posts
35
Ótima
  • Nome Real:Ronan Azevedo
  • Estilo de Pesca:Pesca de caiaque 70% light jigging 30% corrico. Sou viciado em água salgada!

Postado 20 agosto 2013 - 09:15

O ponto positivo que tenho visto desse tópico é que, só o fato de estarmos simplesmente "discutindo", mostra a preocupação de todos com a preservação. E de pensar que há pouco tempo  esse era um tema que passava ao largo em qualquer roda de conversa sobre pesca. Acho saudável e tenho aprendido bastante com pontos de vista tão diferentes, sempre defendidos, na maioria das vezes, com ótimos argumentos. Parabéns aos moderadores por não terem encerrado o tópico!

#48 Antônio Martins-Costa

Antônio Martins-Costa

começando a responder

• Pescadores
  • 499 posts
34
Ótima

Postado 20 agosto 2013 - 09:59

Dentro de seu ponto de vista, já que é para abater vale tudo? Mesmo que seja pesca predatória?

Ou eu não entendo mais nada ou a grande maioria aqui nunca viu pesca de lambada, que diga-se de passagem não e apenas substituir o anzol comum por garateia ou incluir uma no conjunto. Lambada não é corrico, não é praticada com equipamento de arremesso, não tem nada a ver com pesca usando isca artificial. Isca artificial você atrai o peixe, lambada você "bate" no cardume e tira no "foguete", Você não fisga, pega em qualquer lugar e joga pra fora. Se as condições forem propícias em pouco tempo captura centenas de peixes e fere outro tanto.  

Também não é pesca de batida, que é uma modalidade para pesca de pacu e outros peixes que se alimentam de frutas, onde o "lançamento" procura imitar um frutinho caindo nágua.

Sim, respeitando a medida, a cota e a época da piracema.

#49 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 14.690 posts
1.374
Ótima

Postado 23 agosto 2013 - 11:36

Interessante sempre são essas discussões éticas  a respeito de soltar ou não soltar o peixe. De certa forma, elas são muito úteis se ao final, cada um de nós fizermos uma reflexão profunda sobre o ato objeto da dúvida, chegando-se às raízes do comportamento. Não entrarei aqui na discussão da pegada ecológica que causamos somente nos preparativos e transporte que precisamos para praticar a pesca, como as centenas de litros de diesel/gasolina gastos, iscas capturadas de forma pouco sustentável, poluição do ar e água, etc.

Creio que todos já sabemos que a ética é a constante busca do ser humano pelo bem, pelo belo e pelo edificantemente superior. Claro está que sempre em uma dimensão humana, não podemos aqui falar da ética de uma árvore ou de um frango, pois não temos como saber as suas exatas percepções do mundo. Mas vamos à nossa mentalização do dia:  A pesca em si, como nós praticamos, consiste em sua essência de enganar um animal e, contra sua vontade, tirá-lo de seu ambiente. Nesse processo, o sofrimento e desespero do animal é evidente, podendo ser equiparado à tortura, sendo que por algum motivo nos convencemos que devido ao fato do peixe não ter o mesmo tipo de cérebro que o nosso, o sofrimento dele é irrelevante diante de nosso divertimento sádico.

A pesca levando-se o peixe para casa teria ao menos a desculpa ética de que nós somos animais carnívoros também, e precisamos levar para nossas famílias/grupo humano alimento que seja saudável e seguro, pois temos a função de provedores. Dessa forma, o bem não estaria na captura do animal, mas na provisão alimentar de entes queridos, que precisam ser protegidos. A tortura seria um efeito secundário indesejável mas inevitável.

A pesca soltando-se o peixe seria comparável a uma farra do boi em que não se mata o boi ao final, mas o liberta para, talvez, fazermos novamente a mesma coisa com ele ou sua descendência no futuro se tivermos a chance.

Pensemos assim para mais fácil compreensão: captura-se uma pessoa na rua e a torturamos por prazer com cordas, ganchos e um saco plástico na cabeça. Após, antes da mesma morrer sufocada com o saco, a soltamos de novo na rua, mesmo ferida, e ainda dizemos aos amigos que gostaríamos de fazer isso de novo no futuro com ela ou com os filhos dela. Os amigos sorriem e concordam.

Infelizmente, se formos pensar eticamente, uma ética correta, a pesca esportiva nunca existiria porque é indigna com outros viventes de nosso planeta.

#50 pleffer

pleffer

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.112 posts
94
Ótima
  • Nome Real:Tiago Pleffer
  • Estilo de Pesca:se tiver sal na água e ondas eu pesco...hehehhe

Postado 23 agosto 2013 - 04:01

Interessante sempre são essas discussões éticas  a respeito de soltar ou não soltar o peixe. De certa forma, elas são muito úteis se ao final, cada um de nós fizermos uma reflexão profunda sobre o ato objeto da dúvida, chegando-se às raízes do comportamento. Não entrarei aqui na discussão da pegada ecológica que causamos somente nos preparativos e transporte que precisamos para praticar a pesca, como as centenas de litros de diesel/gasolina gastos, iscas capturadas de forma pouco sustentável, poluição do ar e água, etc.

Creio que todos já sabemos que a ética é a constante busca do ser humano pelo bem, pelo belo e pelo edificantemente superior. Claro está que sempre em uma dimensão humana, não podemos aqui falar da ética de uma árvore ou de um frango, pois não temos como saber as suas exatas percepções do mundo. Mas vamos à nossa mentalização do dia:  A pesca em si, como nós praticamos, consiste em sua essência de enganar um animal e, contra sua vontade, tirá-lo de seu ambiente. Nesse processo, o sofrimento e desespero do animal é evidente, podendo ser equiparado à tortura, sendo que por algum motivo nos convencemos que devido ao fato do peixe não ter o mesmo tipo de cérebro que o nosso, o sofrimento dele é irrelevante diante de nosso divertimento sádico.

A pesca levando-se o peixe para casa teria ao menos a desculpa ética de que nós somos animais carnívoros também, e precisamos levar para nossas famílias/grupo humano alimento que seja saudável e seguro, pois temos a função de provedores. Dessa forma, o bem não estaria na captura do animal, mas na provisão alimentar de entes queridos, que precisam ser protegidos. A tortura seria um efeito secundário indesejável mas inevitável.

A pesca soltando-se o peixe seria comparável a uma farra do boi em que não se mata o boi ao final, mas o liberta para, talvez, fazermos novamente a mesma coisa com ele ou sua descendência no futuro se tivermos a chance.

Pensemos assim para mais fácil compreensão: captura-se uma pessoa na rua e a torturamos por prazer com cordas, ganchos e um saco plástico na cabeça. Após, antes da mesma morrer sufocada com o saco, a soltamos de novo na rua, mesmo ferida, e ainda dizemos aos amigos que gostaríamos de fazer isso de novo no futuro com ela ou com os filhos dela. Os amigos sorriem e concordam.

Infelizmente, se formos pensar eticamente, uma ética correta, a pesca esportiva nunca existiria porque é indigna com outros viventes de nosso planeta.

:bs-aplauder:  :bs-aplauder:  :bs-aplauder:  :bs-aplauder: 

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)