Ir para conteúdo

Foto

Carpa Cabeçuda - Chuveirinho

• Por favor, faça o login para responder
52 respostas neste tópico

#1 Roberto Wolf

Roberto Wolf

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 183 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Pesqueiros e video-game. hehehe

Postado 09 abril 2008 - 11:56

Pessoal,

Nesses ultimos finais de semana tenho ido com meu pai ao pesqueiro Aquarium
Estamos tendo bons resultados com as carpa cabeçudas... Mas, sei lá o que acontece com a minha montagem (apenas uma bóia simples sem chumbo e o chuveirinho) que o vento leva a boia prum lado e pro outro... Em poucos minutos, minha bóia já está ali na margem.

O que eu posso fazer pra bóia parar de andar, se no chuveirinho não costuma-se utilizar chumbo?

O engraçado é que já tive o mesmo problema com outra montagem, que era com boia cevadeira (não era chuveirinho).
Do nada a boia seguia o vento e vinha pra beira do lago.

O unico jeito que consigo fazer ficar onde eu quero com a montagem pra fundo.. q vai sem bóia. ehhehehe

Agradeço aos amigos!

Um abraço!
Roberto.

#2 Celio

Celio

Capitão Caroço

• Moderador
  • 5.238 posts
2
neutro
  • Nome Real:Celio Kelab
  • Estilo de Pesca:Vertical, bait e mosca

Postado 09 abril 2008 - 11:59

aquelas boias que já vêm com um lastro na ponta devem arrastar menos ... Aquelas boias finas e compridas, tipo uns charutos, tb

Vc tá usando aquelas gordinhas em forma de pião?

#3 Leandro correia

Leandro correia

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 1 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:esportiva

Postado 10 abril 2008 - 12:34

Fala Roberto, tdb????
entaun, eu costumo pescar bastante carpa, e sempre uso um equipamento com chumbada, vc deve colocar a chumbada em 1º lugar.
Eu coloca uma boia liver na linha e regulo a altura com um nó de correr..

Qualquer duvida estarei a disposiçào no msn.....lcorreia9@hotmail.com

Abraços e boa pescaria........... coolio.gif

#4 Leonardo Ken

Leonardo Ken

começando a responder

• Pescadores
  • 419 posts
5
neutro
  • Nome Real:Leonardo Ken Sato

Postado 10 abril 2008 - 01:27

Grande Roberto
A chumbada deve vir na montagem, antes da bóia, na linha principal.
Ela tem a função de poita, pois não permitirá que a bóia se movimente.
Isto serve também para outras bóias (torpedo, bóia cevadeira).
O importante é utilizar o chumbo adequado p/ a montagem (nem tão leve, nem tão pesado) que faça a bóia parar no lugar.

Um abraço

#5 Roberto Wolf

Roberto Wolf

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 183 posts
0
neutro

Postado 10 abril 2008 - 08:37

QUOTE(Celio @ Apr 9 2008, 23:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
aquelas boias que já vêm com um lastro na ponta devem arrastar menos ... Aquelas boias finas e compridas, tipo uns charutos, tb

Vc tá usando aquelas gordinhas em forma de pião?

Bom dia Celio,
Isso, eu uso as em forma de pião com o chuveirinho.
Dizem que as boias chumbadas não sao boas pra montagem com o chuveirinho.
Eu uso estas com chumbo (torpedo, cevadeira) para outras montagens, mas pro incrivel que pareça tb arrastam..
hehehehe
Vou tentar as sugestões dadas pela turma e vamos ver os resultados.

QUOTE(Leandro correia @ Apr 10 2008, 00:34 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Fala Roberto, tdb????
entaun, eu costumo pescar bastante carpa, e sempre uso um equipamento com chumbada, vc deve colocar a chumbada em 1º lugar.
Eu coloca uma boia liver na linha e regulo a altura com um nó de correr..

Qualquer duvida estarei a disposiçào no msn.....lcorreia9@hotmail.com

Abraços e boa pescaria........... coolio.gif

Boa dica! Eu acho que é isso mesmo!
Fiz um teste no aquário de casa (sem o chuveirinho é claro.. hehehe)
Já vou testar isso no sábado! Obrigado!

QUOTE(Leonardo Ken @ Apr 10 2008, 01:27 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Grande Roberto
A chumbada deve vir na montagem, antes da bóia, na linha principal.
Ela tem a função de poita, pois não permitirá que a bóia se movimente.
Isto serve também para outras bóias (torpedo, bóia cevadeira).
O importante é utilizar o chumbo adequado p/ a montagem (nem tão leve, nem tão pesado) que faça a bóia parar no lugar.

Um abraço

Perfeito Leonardo!
Foi a dica unânime! hehehe
Mas, com a boia torpedo e cevadeira, onde eu colocaria o outro chumbo para fazer a poita? Na linha que vai pra boia cevadeira ou antes dela?

Um abraço!

#6 Fabio.

Fabio.

começando a responder

• Pescadores
  • 323 posts
0
neutro

Postado 10 abril 2008 - 11:30

Por coincidência, ontem eu tava fazendo um chuveirinho aqui. Nunca pesquei carpa.

Olha o que eu fiz para testar. Boia de arremesso normal (forma de pião), tirei o chumbo da parte de baixo e coloquei em cima, no furo, aí o chumbo ficou preso. Só que ao colocar na água, ela vira de cabeça para baixo por causa do chumbo. Só que eu penso o seguinte, quando tiver a massa lá no chuveirinho, ela vai pesar, aí a bóia vai ficar na posição original. Mas tenho que testar ainda.

Ficou assim minha montagem:

Girador + bóia solta com o chumbo preso em cima + snap (para prender o chuveirinho). Não coloquei nó de correr, pois preferi fazer um tamanho fixo.

O que não entendo também é o seguinte, porquê a massa não faz a pôita? Já que fica pesada, quase sempre mais pesada que o chumbo?

#7 Davi

Davi

começando a responder

• Pescadores
  • 335 posts
6
neutro
  • Nome Real:Davi Fugimoto
  • Estilo de Pesca:mar

Postado 10 abril 2008 - 01:14

A "poita" é um chumbo oliva solto na linha antes da bóia.

A bóia cai na água e o chumbo corre pela linha principal até atingir o fundo.

Então vc tem a linha principal saindo da vara e indo em direção ao fundo, passa pelo chumbo e sobe em direção a bóia, que fica na posição correta, porém sem correr pelo lago.

Abraços

Davi

#8 Fabio.

Fabio.

começando a responder

• Pescadores
  • 323 posts
0
neutro

Postado 10 abril 2008 - 03:21

QUOTE(Davi @ Apr 10 2008, 13:14 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A "poita" é um chumbo oliva solto na linha antes da bóia.

A bóia cai na água e o chumbo corre pela linha principal até atingir o fundo.

Então vc tem a linha principal saindo da vara e indo em direção ao fundo, passa pelo chumbo e sobe em direção a bóia, que fica na posição correta, porém sem correr pelo lago.

Abraços

Davi

Mas nem a pau que vou fazer isso hauahuahauahauaaa............ Vai foder com meu multifilamento hauahuahauahuahaaa...

Só seu polir o chumbo por dentro ahuahauahauhaaa.....

#9 Leonardo Ken

Leonardo Ken

começando a responder

• Pescadores
  • 419 posts
5
neutro

Postado 10 abril 2008 - 08:47

QUOTE(Roberto Wolf @ Apr 10 2008, 08:37 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Bom dia Celio,
Isso, eu uso as em forma de pião com o chuveirinho.
Dizem que as boias chumbadas não sao boas pra montagem com o chuveirinho.
Eu uso estas com chumbo (torpedo, cevadeira) para outras montagens, mas pro incrivel que pareça tb arrastam..
hehehehe
Vou tentar as sugestões dadas pela turma e vamos ver os resultados.

Boa dica! Eu acho que é isso mesmo!
Fiz um teste no aquário de casa (sem o chuveirinho é claro.. hehehe)
Já vou testar isso no sábado! Obrigado!

Perfeito Leonardo!
Foi a dica unânime! hehehe
Mas, com a boia torpedo e cevadeira, onde eu colocaria o outro chumbo para fazer a poita? Na linha que vai pra boia cevadeira ou antes dela?

Um abraço!

Roberto
Acrescentando a explicação do Davi, imagine o que acontece com um saco plástico quando vem um vento mais forte. Ele é arrastado. Agora, se colocar um peso suficiente p/ segurar o saco plástico, este permanecerá no mesmo lugar. A idéia é essa. O chumbo, quando colocado antes da bóia, na linha principal, não permitirá que a bóia se movimente.
O chumbo oliva é o mais utilizado. Agora, o ideal é procurar aquelas chumbadas com o furo mais largo, pois ele percorrerá melhor na linha.
Portanto, o chumbo vem antes de tudo, na "linha do molinete", depois vem o sistema da bóia (linha com nó de correr, miçanga, bóia sem o chumbo, outra miçanga e o chuveirinho). Faça o mesmo com a bóia cevadeira e o torpedo, é só usar a chumbada com o peso ideal para cada bóia/ sistema.

Um abraço.

#10 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima
  • Nome Real:Henry Harada
  • Estilo de Pesca:com vara

Postado 10 abril 2008 - 09:59

QUOTE(Roberto Wolf @ Apr 10 2008, 00:56 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Mas, sei lá o que acontece com a minha montagem (apenas uma bóia simples sem chumbo e o chuveirinho) que o vento leva a boia prum lado e pro outro... Em poucos minutos, minha bóia já está ali na margem.
O que eu posso fazer pra bóia parar de andar, se no chuveirinho não costuma-se utilizar chumbo?
O engraçado é que já tive o mesmo problema com outra montagem, que era com boia cevadeira (não era chuveirinho).
O unico jeito que consigo fazer ficar onde eu quero com a montagem pra fundo.. q vai sem bóia. ehhehehe

Dizem que não é bom usar a bóia com chumbo pra chuveirinho porque a "coxinha" de massa já faz o papel de peso para o arremesso, mas também não tem problema nenhum, desde que o conjunto vara+linha esteja dimensionado para o peso total.

Para uso de chuveirinho (que foi feito especificamente pra pesca de carpa), a melhor montagem é a do "nó de correr"

Vou tentar fazer o mesmo esquema da outra vez.

----n--C---m--B--m------xxxxxxx

n = nó de correr
C = chumbo de 35g
m = miçanga (mas não é a mesma que usa como isca de redondo)
B = bóia sem chumbo (se vc comprou a bóia inteligente, melhor ainda)
xxxxxxx = chuveirinho

observações:

1-
O nó de correr é um nó tipo oito, com umas 2 ou 3 voltas a mais.
Use uma linha mais fina que a linha principal.
Ele deve ser pequeno o suficiente para passar pelo buraco do chumbo.
Já vi pescador que até coloca ilhoses no buraco do chumbo, mas eu acho preciosismo.
Chumbo fundido é liso o suficiente. Só dá uma olhada pra ver se não tem nenhuma rebarba da fundição.

2-
O principio dessa montagem é que o nó de correr irá regular a altura da boia, e na hora do arremesso você tem um conjunto curto na ponta da vara.

3-
Essa montagem vai direto na linha principal.
Tem pescador que fica tenso de montar nó de correr em multifilamento. Alguns chegam a desmaiar só de pensar que o chumbo tá correndo na linha.
Se for o caso, é só fazer um leader um pouco maior que a medida da profundidade do local. Se o lago tiver 5 metros de profundidade, monta um leader com 6m ou 7m.

Isso tudo aqui na teoria parece que é o fim do mundo.
Quando você fizer, verá que é relativamente simples.

Se precisar de um help dá uma ligada.

Abraço

#11 Roberto Wolf

Roberto Wolf

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 183 posts
0
neutro

Postado 10 abril 2008 - 10:06

QUOTE(Henry Harada @ Apr 10 2008, 21:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Dizem que não é bom usar a bóia com chumbo pra chuveirinho porque a "coxinha" de massa já faz o papel de peso para o arremesso, mas também não tem problema nenhum, desde que o conjunto vara+linha esteja dimensionado para o peso total.

Para uso de chuveirinho (que foi feito especificamente pra pesca de carpa), a melhor montagem é a do "nó de correr"

Vou tentar fazer o mesmo esquema da outra vez.

----n--C---m--B--m------xxxxxxx

n = nó de correr
C = chumbo de 35g
m = miçanga (mas não é a mesma que usa como isca de redondo)
B = bóia sem chumbo (se vc comprou a bóia inteligente, melhor ainda)
xxxxxxx = chuveirinho

observações:

1-
O nó de correr é um nó tipo oito, com umas 2 ou 3 voltas a mais
Ele deve ser pequeno o suficiente para passar pelo buraco do chumbo.
Já vi pescador que até coloca ilhoses no buraco do chumbo, mas eu acho preciosismo.
Chumbo fundido é liso o suficiente. Só dá uma olhada pra ver se não tem nenhuma rebarba da fundição

2-
O principio dessa montagem é que o nó de correr irá regular a altura da boia, e na hora do arremesso você tem um conjunto curto na ponta da vara.

3-
Essa montagem é especialmente boa quando se usa linha monofilamento no molinete/carretilha., já que ela vai direo na linha principal.
Tem pescador que fica tenso de montar nó de correr em multifilamento. Alguns chegam a desmaiar só de pensar que o chumbo tá correndo na linha...
Se for o caso, é só fazer um leader um pouco maior que a medida da profundidade do local. Se o lago tiver 5 metros de profundidade, monta um leader com 6m ou 7m.

Isso tudo aqui na teoria parece que é o fim do mundo.
Quando você fizer, verá que é relativamente simples.

Se precisar de um help dá uma ligada.

Abraço

Grande Henry!
Sempre dando boa ajuda!
Hj eu vi na loja a boia inteligente.. Não comprei pq nunca tinha ouvido falar... O que é a lei de Murphy!!!!!! hehehehehehe

Consegui entender a montagem sim! Sei de qual miçanga vc tá falando.
Vou procurar algum modelo de nó de correr e tentar montá-lo! Obrigado pela ajuda novamente!

Grande abraço!

#12 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima

Postado 11 abril 2008 - 12:52

A boia é chamada de inteligente porque ela "mostra" se ainda tem massa no chuveirinho.
Com o peso da massa, a bóia fica em pé. Sem a massa, a boia fica deitada.
Sem ela, vc tem que recolher pra verificar. Só que a massa não aguentaria outro arremesso. thumbsup.gif thumbsup.gif thumbsup.gif

Detalhe que a bóia deve ir solta na montagem.
Se vc comprar a boia inteligente, ela virá com um girador.
Caso vc resolva montar com uma boia de isopor, use girador entao!!! biggrin.gif biggrin.gif biggrin.gif

Abs.

#13 Roberto Wolf

Roberto Wolf

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 183 posts
0
neutro

Postado 11 abril 2008 - 01:18

QUOTE(Henry Harada @ Apr 11 2008, 12:52 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A boia é chamada de inteligente porque ela "mostra" se ainda tem massa no chuveirinho.
Com o peso da massa, a bóia fica em pé. Sem a massa, a boia fica deitada.
Sem ela, vc tem que recolher pra verificar. Só que a massa não aguentaria outro arremesso. thumbsup.gif thumbsup.gif thumbsup.gif

Detalhe que a bóia deve ir solta na montagem.
Se vc comprar a boia inteligente, ela virá com um girador.
Caso vc resolva montar com uma boia de isopor, use girador entao!!! biggrin.gif biggrin.gif biggrin.gif

Abs.

Vou passar na loja hoje e comprar uma bóia inteligente! Gostei!
A gente sempre monta 2 varas pras cabeçudas, então vou deixar uma com a bóia inteligente e outra com a de isopor.
Muito obrigado pela dica!

#14 Roberto Wolf

Roberto Wolf

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 183 posts
0
neutro

Postado 28 abril 2008 - 09:44

Comprei a bóia inteligente e realmente é muito legal.
Só não é melhor pq não pesca sozinha. hahahaha

Mas, com a poita tive problemas.
Na verdade não com a poita, mas sim com meu pai insistindo que a poita era besteira e estava estragando a montagem.

Qdo me distraí, o safado arrancou a poita. hehehehe
Não deu outra, a bóia ficou passeando pelo lago.. E mesmo assim ele não deu o braço a torcer.
heheheh

Abraço a todos.

#15 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.869 posts
506
Ótima
  • Nome Real:José Normando dos Santos
  • Estilo de Pesca:amadora

Postado 28 abril 2008 - 09:50

QUOTE(Binhofish @ Apr 10 2008, 15:21 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Mas nem a pau que vou fazer isso hauahuahauahauaaa............ Vai foder com meu multifilamento hauahuahauahuahaaa...

Só seu polir o chumbo por dentro ahuahauahauhaaa.....

fábio, não vejo este problema. Costumo usar chumbada oliva solta na linha com linha multi em rios. Nunca tive problema com a linha.

#16 Daniel Mirrha

Daniel Mirrha

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 123 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 29 abril 2008 - 11:35

Aproveitando o bonde de vocês, vou pescar em Ibiúna em algumas semanas no Xiko Karpa, e vi muitas fotos de carpas cabeçudas lá, logo, vou tentar pesca-las biggrin.gif. Pelo que entendi posso colocar um chumbo oliva na linha principal (como sempre faço quando pesco com boia), uma boia inteligente e o chuveirinho na ponta, isto esta correto? qual deve ser a distância entre a boia e o chuveirinho? Alguma dica de massa?
Quando ao uso de chumbo como poita depois que aprendi nunca mais tive problemas com boias, mesmo em linha mono...

Abs

#17 Fabio.

Fabio.

começando a responder

• Pescadores
  • 323 posts
0
neutro

Postado 29 abril 2008 - 11:41

QUOTE(Normando @ Apr 28 2008, 21:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>
fábio, não vejo este problema. Costumo usar chumbada oliva solta na linha com linha multi em rios. Nunca tive problema com a linha.

Sei lá, eu não tenho coragem ehehheheheee......

Eu fiz a montagem umas semanas atrás, pouco depois deste tópico, usei um molinete com mono mesmo.

O problema é que os peixes pequenos não deixam a massa lá, ficam sapeando até acabar. VAmos ver agora no frio se eles dão um tempo hehehehehee.....

#18 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima

Postado 29 abril 2008 - 12:16

QUOTE(Daniel Mirrha @ Apr 29 2008, 12:35 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pelo que entendi posso colocar um chumbo oliva na linha principal (como sempre faço quando pesco com boia), uma boia inteligente e o chuveirinho na ponta, isto esta correto? qual deve ser a distância entre a boia e o chuveirinho? Alguma dica de massa?
Quando ao uso de chumbo como poita depois que aprendi nunca mais tive problemas com boias, mesmo em linha mono...

Pra uso da bóia inteligente + chuveirinho, você terá um melhor aproveitamento se utilizar a montagem conhecida como nó de correr.

Nas mensagens anteriores tem uma tentativa de esquematização dessa montagem.

A distância entre a bóia e o chuveirinho vai depender dos peixes.

Se eles estiverem comendo perto da superfície, a distancia é menor. Logo, se estiverem mais pro fundo, a distancia é maior.

Como descobrir a altura certa é parte do trabalho do pescador, a montagem do "nó de correr" acaba sendo muito prática por permitir essa regulagem de maneira rápida, bastando deslocar o nó para a posição desejada.

#19 Bel

Bel

Pescadora

• Pescadoras
  • 2.010 posts
1
neutro
  • Nome Real:Isabel C P Pellizzer
  • Estilo de Pesca:pesca esportiva com isca artificial

Postado 29 abril 2008 - 12:55

QUOTE(Roberto Wolf @ Apr 9 2008, 23:56 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pessoal,

Nesses ultimos finais de semana tenho ido com meu pai ao pesqueiro Aquarium
Estamos tendo bons resultados com as carpa cabeçudas... Mas, sei lá o que acontece com a minha montagem (apenas uma bóia simples sem chumbo e o chuveirinho) que o vento leva a boia prum lado e pro outro... Em poucos minutos, minha bóia já está ali na margem.

Agradeço aos amigos!

Um abraço!
Roberto.

Olá Roberto, ainda não li tudo do tópico, mas vou ler - parece estar bem interessante e desculpe se falar alguma besteira, mas neste seu caso será que resolveria ficar numa posição no pesqueiro em que os arremessos fossem feitos a favor do vento e não de lado e nem contra - assim a bóia não ficaria mais paradinha e se o vento mudar de direção você também muda de posição

#20 Daniel Mirrha

Daniel Mirrha

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 123 posts
0
neutro

Postado 29 abril 2008 - 01:12

Obrigado Henry, agora so preciso aprender o tal nó...rs..
Abs

#21 Bel

Bel

Pescadora

• Pescadoras
  • 2.010 posts
1
neutro

Postado 29 abril 2008 - 01:21

QUOTE(Daniel Mirrha @ Apr 29 2008, 13:12 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Obrigado Henry, agora so preciso aprender o tal nó...rs..
Abs

Daniel, acho que este nó de correr é feito com o chamado nó único ou básico.
não vai demorar e alguém colocar o passo-a-passo e você vai saber qual é

#22 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima

Postado 29 abril 2008 - 01:57

Nó de Correr.

Fácil.

#23 Daniel Mirrha

Daniel Mirrha

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 123 posts
0
neutro

Postado 29 abril 2008 - 02:08

Maravilha, agora é so por em pratica la... Obrigado!

#24 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.869 posts
506
Ótima
  • Nome Real:José Normando dos Santos
  • Estilo de Pesca:amadora

Postado 29 abril 2008 - 10:01

QUOTE(Bel @ Apr 29 2008, 12:55 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Olá Roberto, ainda não li tudo do tópico, mas vou ler - parece estar bem interessante e desculpe se falar alguma besteira, mas neste seu caso será que resolveria ficar numa posição no pesqueiro em que os arremessos fossem feitos a favor do vento e não de lado e nem contra - assim a bóia não ficaria mais paradinha e se o vento mudar de direção você também muda de posição

O problema Bel, é que o que faz a boia se movimentar é o movimento da água, a ação do vento aí é indireta.
sweatdrop.gif sweatdrop.gif sweatdrop.gif

#25 Roberto Wolf

Roberto Wolf

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 183 posts
0
neutro

Postado 29 abril 2008 - 10:09

QUOTE(Normando @ Apr 29 2008, 22:01 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O problema Bel, é que o que faz a boia se movimentar é o movimento da água, a ação do vento aí é indireta.
sweatdrop.gif sweatdrop.gif sweatdrop.gif

É... Fora os peixinhos pequenos que ficam beijando a isca, e a boia vai dançando.. ehheheh

#26 Bel

Bel

Pescadora

• Pescadoras
  • 2.010 posts
1
neutro

Postado 29 abril 2008 - 11:01

Hum..., então vai ter que usar peso mesmo e entrar num acordo com seu pai
ou pescar quando a agua estiver lisinha, sem ondas

#27 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima

Postado 30 abril 2008 - 05:37

Olha a montagem aí:

Pra entender melhor, é assim que deve ficar dentro d'água:

Espero que assim fique mais fácil de entender a função do nó de correr.
Ele recebe este nome simplesmente porque "corre" na linha com a força dos dedos, mas a bóia não tem força pra tirá-la do lugar.
Assim é que funciona a regulagem da profundidade do chuveirinho.

As miçangas devem ser maiores que o buraco do chumbo e o buraco do girador da bóia.
Elas servem para manter a montagem nessa ordem e também para servirem de stop para o nó de correr.

Alguns pescadores colocam + 2 miçangas menores além das 2 grandes que é para "proteger" o nó de impactos diretos.
Como eu uso sem, fiz o desenho assimmesmo....(haha)

Na minha opinião é a montagem mais inteligente que eu já vi.
Fico admirado de ver como ela funciona.
E quando pega peixe, fica melhor ainda!!!

Divirtam-se

#28 Bel

Bel

Pescadora

• Pescadoras
  • 2.010 posts
1
neutro

Postado 30 abril 2008 - 05:59

Oi Henry Harada, muito diligente, como sempre. yes.gif
acho que este sistema pode servir para qualquer pesca em pesqueiro com bóia em dia de vento.
e aí é só mudar o chuveirinho por um anzol, não é mesmo?

#29 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima

Postado 30 abril 2008 - 06:03

QUOTE(Bel @ Apr 30 2008, 17:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
acho que este sistema pode servir para qualquer pesca em pesqueiro com bóia em dia de vento.
e aí é só mudar o chuveirinho por um anzol, não é mesmo?

Desde que a isca no anzol seja suficientemente pesada pra puxar a linha.

Com salsicha, ração ou miçanga acho que não funcionaria.

Já pensei na possibilidade dessa montagem com isca leve + chumbo, mas daí eu pensei um pouco e concluí que é mais prático fazer uma montagem simples de fundo.

Em todo caso, acho que vale a tentativa.

#30 Bel

Bel

Pescadora

• Pescadoras
  • 2.010 posts
1
neutro

Postado 30 abril 2008 - 06:22

QUOTE(Henry Harada @ Apr 30 2008, 19:03 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Desde que a isca no anzol seja suficientemente pesada pra puxar a linha.

Com salsicha, ração ou miçanga acho que não funcionaria.

Já pensei na possibilidade dessa montagem com isca leve + chumbo, mas daí eu pensei um pouco e concluí que é mais prático fazer uma montagem simples de fundo.

Em todo caso, acho que vale a tentativa.

Mas aí nesta montagem simples de fundo a isca não vai ficar no fundo também e neste sistema ilustrado acima ela pode ficar na meia-água.
um terço da salsicha não tem um bom peso? pelo menos pra arremessar só ela no anzol de haste longa o arremesso vai bem longe.

#31 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima

Postado 30 abril 2008 - 06:30

QUOTE(Bel @ Apr 30 2008, 18:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Mas aí nesta montagem simples de fundo a isca não vai ficar no fundo também e neste sistema ilustrado acima ela pode ficar na meia-água.
um terço da salsicha não tem um bom peso? pelo menos pra arremessar só ela no anzol de haste longa o arremesso vai bem longe.

Você pode usar uma bóia torpedo com um chicote mais comprido.

Nunca usei salsicha nessa montagem, apesar de já ter pensado nisso.

Como a salsicha bóia, acho mais prático fazer uma montagem de fundo do jeito que se faz em pesca de praia, com o chumbo apoitado na ponta e o(s) anzol(s) em cima.

Aí fica uma montagem de meia-água de baixo para cima. coolio.gif

Particularmente acho que ela não tem peso pra isso, mas vou tentar na próxima pescaria e conto como foi.

#32 Leonardo Ken

Leonardo Ken

começando a responder

• Pescadores
  • 419 posts
5
neutro

Postado 30 abril 2008 - 07:21

É isso aí, Harada. bs-aplauder.gif
Agora com a ilustração fica bem mais fácil o entendimento do sistema. (A legenda do peixe foi demais, hehe) biggrin.gif
O sistema que eu conheço é basicamente o mesmo, o que diferencia é a bóia vazada entre as miçangas.

Abraços !

#33 Fabio.

Fabio.

começando a responder

• Pescadores
  • 323 posts
0
neutro

Postado 30 abril 2008 - 07:46

Para o chuveirinho descer tem que ser pesado com muita massa, se não ele não desce. Falo isso de experiência própria.

Outro detalhe, o cojunto fica pesado demais. Tomem cuidado com a vara. Penso que o certo seria ter uma só para isso.

#34 Bel

Bel

Pescadora

• Pescadoras
  • 2.010 posts
1
neutro

Postado 30 abril 2008 - 09:27

QUOTE(Henry Harada @ Apr 30 2008, 18:30 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Como a salsicha bóia, acho mais prático fazer uma montagem de fundo do jeito que se faz em pesca de praia, com o chumbo apoitado na ponta e o(s) anzol(s) em cima.

Aí fica uma montagem de meia-água de baixo para cima. coolio.gif

Ah entendi, você tem razão yes.gif e assim não precisar usar essa montagem

Você pode usar uma bóia torpedo com um chicote mais comprido

é que o centro da questão era fazer com que a bóia não saísse do lugar, lembra?

Nunca usei salsicha nessa montagem, apesar de já ter pensado nisso.
Particularmente acho que ela não tem peso pra isso, mas vou tentar na próxima pescaria e conto como foi.

Isso mesmo, conte pra gente

#35 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima

Postado 01 maio 2008 - 09:15

QUOTE(Fabio. @ Apr 30 2008, 19:46 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Para o chuveirinho descer tem que ser pesado com muita massa, se não ele não desce. Falo isso de experiência própria.
Outro detalhe, o cojunto fica pesado demais. Tomem cuidado com a vara. Penso que o certo seria ter uma só para isso.

Teve uma ocasião que eu usei uma massa tão densa que o conjunto todo deveria estar pesando por volta de 250gr.

Agora imagina isso numa vara de 6 pés com casting para iscas de 42gr (1,5oz)...não vai dar muito certo.

Mesmo porque, uma bóia de arremesso simples pesa por volta de 55gr e uma cevadeira de grande capacidade e cheia de ração pode chegar a 90gr.

Não é incomum você encontrar gente usando equipamento de jig pesado. (vara de 200lb, molinete com 300m PE6). (eu mesmo levo um...haha)

Com a possibilidade de alguns peixes com + de 20kg, é bom estar prevenido mesmo.

Abs.

#36 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima

Postado 01 maio 2008 - 09:24

QUOTE(Leonardo Ken @ Apr 30 2008, 19:21 PM) <{POST_SNAPBACK}>
É isso aí, Harada. bs-aplauder.gif
Agora com a ilustração fica bem mais fácil o entendimento do sistema. (A legenda do peixe foi demais, hehe) biggrin.gif
O sistema que eu conheço é basicamente o mesmo, o que diferencia é a bóia vazada entre as miçangas.

De fato esse sistema tem muitas variações.

Eu fiz o desenho do jeito que eu uso. O mais simples possível. Chuveirinho comprado e bóia de isopor.

Meu companheiro de pesca faz uma montagem tão chique que eu fico admirado só de ver.

O chumbo tem que ser carambola e é todo trabalhado com ilhós nas pontas e passador internos,
O chuveirinho dele é feito sob medida, com mola de acelerador de fusca e linha de spectra, girador com rolamento e por aí vai.
A bóia é milimetricamente calculada de acordo com o tipo de massa que ele vai usar.
Pra isso ele montou um esquema de 3 bóias diferentes engatadas no girador com snap.
A linha dele fica com tanta miçanga que parece uma guia de pai-de santo.

E o mais interessante é que ele costuma ter mais sucesso do que eu.

Vai saber se não é o temperinho da mão dele que mistura a massa...

Abs.

#37 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima

Postado 01 maio 2008 - 09:30

QUOTE(Bel @ Apr 30 2008, 21:27 PM) <{POST_SNAPBACK}>
é que o centro da questão era fazer com que a bóia não saísse do lugar, lembra?

Tem uma montagem com chumbo solto na linha ANTES da bóia de arremesso que o povo usa pra apoitar em dia de muito vento.

Parece a montagem de nó de correr, sem o nó de correr, claro.

Funciona também. Mas eu mesmo nunca usei.

Abs.

#38 Bel

Bel

Pescadora

• Pescadoras
  • 2.010 posts
1
neutro

Postado 01 maio 2008 - 09:46

QUOTE(Henry Harada @ May 1 2008, 09:30 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Tem uma montagem com chumbo solto na linha ANTES da bóia de arremesso que o povo usa pra apoitar em dia de muito vento.

Parece a montagem de nó de correr, sem o nó de correr, claro.

Funciona também. Mas eu mesmo nunca usei.

Abs.

Oi Henry, neste caso não vejo muito a necessidade do uso da bóia.

No pesqueiro que fui, no castelinho, os peixes estão velhacos e só atacavam as iscas sem bóias e por sorte eles só estavam comendo na superficie e aí não precisei da bóia. Mas pensei, que se fosse preciso usar a bóia, em suja-la naquela parte branca do isopor e assim talvez eles não a enxergassem, será? ou agora depois de suas explicações usar o sistema de chumbo solto com salsicha que bóia. yes.gif

#39 Roberto Wolf

Roberto Wolf

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 183 posts
0
neutro

Postado 01 maio 2008 - 09:47

QUOTE(Henry Harada @ May 1 2008, 09:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Eu fiz o desenho do jeito que eu uso. O mais simples possível. Chuveirinho comprado e bóia de isopor.

Meu companheiro de pesca faz uma montagem tão chique que eu fico admirado só de ver.

O chumbo tem que ser carambola e é todo trabalhado com ilhós nas pontas e passador internos,
O chuveirinho dele é feito sob medida, com mola de acelerador de fusca e linha de spectra, girador com rolamento e por aí vai.
A bóia é milimetricamente calculada de acordo com o tipo de massa que ele vai usar.
Pra isso ele montou um esquema de 3 bóias diferentes engatadas no girador com snap.

Abs.

Montar um leader pai-de-santo é perigoso pq pode pegar um galinha preta ao invés de uma capa cabeçuda....
hehehe

#40 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima

Postado 01 maio 2008 - 10:08

QUOTE(Bel @ May 1 2008, 10:46 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Oi Henry, neste caso não vejo muito a necessidade do uso da bóia.
No pesqueiro que fui, no castelinho, os peixes estão velhacos e só atacavam as iscas sem bóias e por sorte eles só estavam comendo na superficie e aí não precisei da bóia. Mas pensei, que se fosse preciso usar a bóia, em suja-la naquela parte branca do isopor e assim talvez eles não a enxergassem, será? ou agora depois de suas explicações usar o sistema de chumbo solto com salsicha que bóia. yes.gif

A bóia de arremesso serve só pra arremessar mais longe, que muitas vezes nem é tão necessário.

Eu tenho razões pra acreditar que eles refugam é o anzol com linha e não a bóia em si.

Já pesquei em lugares onde os peixes associavam a queda da bóia com comida e mesmo assim eles não atacavam o anzol com a MESMA ração.

Nesses casos, a solução foi fazer um chicote mais comprido, linha transparente mais fina e anzol menor.

Abs.

#41 Bel

Bel

Pescadora

• Pescadoras
  • 2.010 posts
1
neutro

Postado 01 maio 2008 - 10:20

Valeu Henry! e obrigada por todas as explicações e atenção yes.gif

#42 Leonardo Ken

Leonardo Ken

começando a responder

• Pescadores
  • 419 posts
5
neutro

Postado 01 maio 2008 - 02:23

QUOTE(Henry Harada @ May 1 2008, 10:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Abs.

hehehe!
Esses pescadores de carpa são "chiques". Já vi esses chumbos todo trabalhado p/ evitar qualquer atrito com a linha.
Harada, vendo o comentário a respeito da salsicha nesse sistema, a minha opinião é que não vira, não acho que seja a melhor escolha. O ideal seria montar o sistema de chumbo solto e com torpedo, o mais tradicional mesmo.
Eu costumo a fazer isso quando vou pescar com material de surfcasting p/ mandar o torpedo a uns 70m de distância.
Funciona legal, até porque o casting destas varas é de 100, 120gr.
Um torpedo de 60gr com uma chumbada de 20gr dá resultado com esse material utilizado.

Abraços !

#43 Alex Santin

Alex Santin

começando a responder

• Pescadores
  • 572 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Bait Casting

Postado 06 maio 2008 - 10:46

Tava numa dificuldade de aprende essa montagem, esse desenho foi simplesmente DEMAIS...

Vlw, mas vlw mesmo...

#44 Roberto Wolf

Roberto Wolf

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 183 posts
0
neutro

Postado 09 maio 2008 - 12:45

QUOTE(Alex Santin @ May 6 2008, 22:46 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Tava numa dificuldade de aprende essa montagem, esse desenho foi simplesmente DEMAIS...

Vlw, mas vlw mesmo...

Este Henry Harada é o bixo!
Eu voto nele pra Presidente do Brasil. heheheheh

#45 Bel

Bel

Pescadora

• Pescadoras
  • 2.010 posts
1
neutro

Postado 09 maio 2008 - 01:01

QUOTE(Roberto Wolf @ May 9 2008, 13:45 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Este Henry Harada é o bixo!
Eu voto nele pra Presidente do Brasil. heheheheh

Isso mesmo yes.gif , apoiado! bs-aplauder.gif
Henry, Henry,...

#46 Alex Santin

Alex Santin

começando a responder

• Pescadores
  • 572 posts
0
neutro

Postado 12 maio 2008 - 11:02

Agora a pergunta é de matar... mas,

Será que dá para montar uma boia cevadeira nesse sistema... porque estava lendo outro topico, aquele que o Fred mostra um sistema que usa no Canadá http://www.pescaki.c...?showtopic=4326 e ele diz para jogar milho no local onde esta o conjunto, que digamos é um algo mais... portanto se montar esse conjunto que esta descrito acima com uma boia cevadeira, cheia de milho cozido, será q seria exagero ou válido?

Porém, como a boia cevadeira tem o girador para cima, será q vai funcionar como deve, ou a boia vai virar e fazar uma bagunça...

#47 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima

Postado 12 maio 2008 - 11:32

Hehe.
Chega o inverno e sai todo mundo atrás das carpas.

Como essa montagem do Fred é para fundo, você pode usar com cevadeira.

É só fazer a mesma montagem dele e colocar a cevadeira junto, solta na linha.

Não precisa do nó de correr.

#48 Alex Santin

Alex Santin

começando a responder

• Pescadores
  • 572 posts
0
neutro

Postado 13 maio 2008 - 06:41

Ainda mais morando no sul que é mais frio... hehehe

Mas eu estava pensando em usar a cevadeira com esse conjunto ai mesmo, no lugar da boia normal, e até já previ algumas modificações, veja se estou +/- correto.

Tirar o chumbo da cevadeira, pq vai ser desnecessário, e amarrar a linha com o girador na parte de baixo, então ela vai ter um funcionamento como qqr outra bóia, porém "cevando"

Ai me toquei q a cevadeira leva ração e ração bóia, porém milho, creio que não boie, mas como fica dentro do copo na água, e o chumbo vai apoitar o conjunto, acho q de vez em qdo tenho q dar uns "puxões" ná linha para mexer no copinho e ai o milho vai saindo aos poucos...

Agora, será q tudo isso ajuda, ou em Carpa de rio, alagado, vai influenciar pouco essa ceva?

#49 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima

Postado 14 maio 2008 - 08:53

QUOTE(Alex Santin @ May 13 2008, 19:41 PM) <{POST_SNAPBACK}>
(...)Ai me toquei q a cevadeira leva ração e ração bóia, porém milho, creio que não boie, mas como fica dentro do copo na água, e o chumbo vai apoitar o conjunto, acho q de vez em qdo tenho q dar uns "puxões" ná linha para mexer no copinho e ai o milho vai saindo aos poucos...

Agora, será q tudo isso ajuda, ou em Carpa de rio, alagado, vai influenciar pouco essa ceva?

Acho que a melhor maneira de descobrirmos se funciona é qdo vc experimentar e contar pra gente como foi.

Boa Sorte!!!

#50 Roberto Wolf

Roberto Wolf

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 183 posts
0
neutro

Postado 03 junho 2008 - 10:05

Pessoal,

Aqui tem um vídeo com umas dicas de montagem pra pesca de Cabeçuda:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)