Ir para conteúdo

Foto

Resistência e Libragem

• Por favor, faça o login para responder
17 respostas neste tópico

#1 Mero Pescador

Mero Pescador

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 95 posts
18
Boa
  • Nome Real:Rogério Marinho
  • Estilo de Pesca:Baitcasting

Postado 16 dezembro 2013 - 06:26

Olá amigos pescadores, já tenho aprendido bastante com todos aqui no fórum mas ainda tenho uma dúvida com relação a equipamentos, por exemplo: uma vara de 15lb, uma carretilha de drag 10kg e uma linha de 40lb, separadamente cada material tem sua própria resistência já indicada, mas para pescar um determinado peixe soma-se todas essas resistências? Ou seja, todo este equipamento somado é que te dá uma base de até quantos quilos aguenta de um peixe?

Desde já, mais uma vez agradeço a ajuda de vocês ... abraço!

#2 Vini Campi

Vini Campi

Mais um Viciado na Pesca....

• Pescaki V.I.P
  • 2.972 posts
230
Ótima
  • Nome Real:Vinicius Campitelli
  • Estilo de Pesca:P&P

Postado 16 dezembro 2013 - 06:57

Amigão, ao meu ver a resposta seria NÃO! rsrs, não soma tudo.. pelo contrario...

O ideal é um equipamento equilibrado. no caso do equipamento que colocou acima seria o seguinte, se a vara aguenta menos que a linha, no caso de uma travada mais brusca, corre-se o risco que quebrar a vara (embora nunca presenciei isso por conta de corrida de peixe), sendo que o ideal é que a linha se quebre antes de afetar todo o restante do conjunto...

Mas sinceramente, acho tudo isso um pouco complexo... ex: Eu uso uma vara de 20/40lbs, linha de 50lbs (queria de 40lbs mas no dia nao tinha), e minha carreta deve dar umas 12lbs no maximo de drag.... ai chega no dia de pescar, nao adianta nada tudo isso, chega na hora, o peixe ta manhoso, ai se coloca linha fina anzol pequeno e pronto, podia ser linha de 20lbs que trabalharia da mesma forma, ou o peixe esta bem ativo, ai a brincadeira fica mais tranquila...

#3 Mero Pescador

Mero Pescador

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 95 posts
18
Boa

Postado 16 dezembro 2013 - 07:16

Acho que entendi Vini, o que deve ser levado em conta é o equilíbrio entre linha e vara e preferencialmente a vara precisa ser mais resistente que a linha correto? Foi muito esclarecedor seu comentário, valeu mesmo amigo ...

#4 Vini Campi

Vini Campi

Mais um Viciado na Pesca....

• Pescaki V.I.P
  • 2.972 posts
230
Ótima
  • Nome Real:Vinicius Campitelli
  • Estilo de Pesca:P&P

Postado 16 dezembro 2013 - 07:35

Acho que entendi Vini, o que deve ser levado em conta é o equilíbrio entre linha e vara e preferencialmente a vara precisa ser mais resistente que a linha correto? Foi muito esclarecedor seu comentário, valeu mesmo amigo ...

A parte do equilibrio sim.... quanto a vara ser mais resistente acho que não precisa necessariamente... seria ideal, mas nao é essencial.....rsrs na verdade para nossa modalidade de pesca (Cevadeira e Torpedo) a vara conta um pouco mais, na minha opinião por conta do desgaste de arremessar uma boia pesada constantemente... eu já usei vara de 17lbs com linha de 34lbs... o pior na minha opinião foi arremessar a boia com essa vara, com medo dela quebrar no meio...rsrs agora quanto a brincadeira com o peixe, foi "normal"... alias deu mais emoção por conta do equipamento mais leve....

#5 Mero Pescador

Mero Pescador

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 95 posts
18
Boa

Postado 16 dezembro 2013 - 07:41

A parte do equilibrio sim.... quanto a vara ser mais resistente acho que não precisa necessariamente... seria ideal, mas nao é essencial.....rsrs na verdade para nossa modalidade de pesca (Cevadeira e Torpedo) a vara conta um pouco mais, na minha opinião por conta do desgaste de arremessar uma boia pesada constantemente... eu já usei vara de 17lbs com linha de 34lbs... o pior na minha opinião foi arremessar a boia com essa vara, com medo dela quebrar no meio...rsrs agora quanto a brincadeira com o peixe, foi "normal"... alias deu mais emoção por conta do equipamento mais leve....

Muito bom Vini, ajudou demais rs ... valeu pela ajuda!

#6 Korch

Korch

Apaixonado por pescaria!

• Pescaki V.I.P
  • 3.922 posts
463
Ótima
  • Nome Real:Rodolfo
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 16 dezembro 2013 - 07:52

Aproveitando o gancho, eu pergunto: http://www.pescaki.c...teste-de-forca/

#7 Eduardo l Regis

Eduardo l Regis

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 107 posts
12
Boa
  • Nome Real:Eduardo Linhares Regis
  • Estilo de Pesca:Artificial

Postado 16 dezembro 2013 - 08:24

Bom dia amigos pescadores:

No meu ver:

citando o exemplo que o amigo deu, se a vara é de 15 lbs, a linha teria que ser no maximo de 15 lbs, o drag da carretilha não influenciaria tanto, pois caso um peixao, ou trancasse em uma pedra e desse o sacão, quem arrebentaria seria a linha e não a vara.

porém, se o pescador sabe trabalhar o material, pode-se usar uma linha 40 lbs numa vara de 17 lbs, sem problemas.

pois deixasse o freio da carretilha meio aberto e caso tenha uma corrida de peixe ou a isca estaja trancada numa estrutura a vara não quebrará por causa que a linha vai correr antes de quebrar a vara.

o pescador terá que saber trabalhar o peixe pra não forçar a vara mais do que ela aguenta.

eu uso varas de 17 lbs com linhas de 20 a 40 lbs, e nunca quebrei uma vara.

espero que tenha ajudado

#8 Mero Pescador

Mero Pescador

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 95 posts
18
Boa

Postado 16 dezembro 2013 - 10:07

Bom dia amigos pescadores:

No meu ver:

citando o exemplo que o amigo deu, se a vara é de 15 lbs, a linha teria que ser no maximo de 15 lbs, o drag da carretilha não influenciaria tanto, pois caso um peixao, ou trancasse em uma pedra e desse o sacão, quem arrebentaria seria a linha e não a vara.

porém, se o pescador sabe trabalhar o material, pode-se usar uma linha 40 lbs numa vara de 17 lbs, sem problemas.

pois deixasse o freio da carretilha meio aberto e caso tenha uma corrida de peixe ou a isca estaja trancada numa estrutura a vara não quebrará por causa que a linha vai correr antes de quebrar a vara.

o pescador terá que saber trabalhar o peixe pra não forçar a vara mais do que ela aguenta.

eu uso varas de 17 lbs com linhas de 20 a 40 lbs, e nunca quebrei uma vara.

espero que tenha ajudado

Muito bom Eduardo, normalmente as varas já vem com a indicação das linhas mais adequadas a ela, só não pode fugir muito daquilo que é proposto, valeu pela sua dica, abraço

#9 Pedro Martins

Pedro Martins

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.137 posts
100
Ótima
  • Nome Real:Pedro Martins
  • Estilo de Pesca:Baitcasting-Traíra-Tucunaré-Tabarana-Dourado

Postado 16 dezembro 2013 - 11:17

O equilibro do conjunto é importante, mas não é regra. Utilizar uma linha compatível evita de se quebrar a vara e aumenta muito a performance nos arremessos.

Porém, ha algumas situações nas quais se usa linha de libragem superior à recomendada para a vara para compensar o desgaste excessivo sofrido pela linha.

Na pesca dos tucunarés açus, por exemplo, utiliza-se varas de 25 libras com linhas de 40 libras ou mais. O importante nesses casos para preservar o equipamento é a fricção estar bem regulada, para liberar linha antes de quebrar a vara.

O que recomendo é, busque sempre o equilíbrio, mas fique sempre atento às peculiaridades presentes no seu estilo de pesca.

#10 Gus Oide

Gus Oide

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 287 posts
4
neutro
  • Nome Real:Gustavo Oide Nakabayashi
  • Estilo de Pesca:Pesqueiros e tentando pescar com IA

Postado 16 dezembro 2013 - 11:49

Eu estava lendo o post do Korch (http://www.pescaki.c...teste-de-forca/) e vim olhar este também, realmente é complexo esse negócio de conjunto balanceado... comecei a usar multi há pouco tempo e sempre me pergunto se não está muito exagerado para o conjunto... mas acho que Deus ajuda os inocentes e nunca quebrei uma vara (ainda), rrsrsrs.

Obrigado pelas dicas.

#11 Lammarr

Lammarr

Hamiotae

• Pescaki V.I.P
  • 2.980 posts
343
Ótima
  • Nome Real:Lamartine Xavier Júnior
  • Estilo de Pesca:Rios, pesqueiros, barzinhos, piscinas, aquários...

Postado 16 dezembro 2013 - 12:03

Tem que se estar atento pro tipo de pescaria, pro tipo de peixe e a técnica que se vai usar. Pescar uma traíra, por exemplo, com vara de 14lbs é comum e dá mais esportividade, mas se o lugar tiver muito enrosco é bem possível de se quebrar a vara. No caso da pesca de tambas em pesqueiros usa-se varas maiores, com libragem de até 50, 60 lbs, mais em função do arremesso, pois usam-se boias que podem pesar até mais de 100g com a ração, além de se precisar alcançar uma boa distância. Mesmo assim, dependendo, ela pode sim quebrar.

Quanto ao conjunto, não vejo problema uma vara de 14lbs, uma linha de 40lb (multi, que seria 0,32), mas uma carretilha com 10kg de drag seria muito pesada para esse conjunto. As de perfil baixo vão no máximo a 7kg e se utiliza no máximo uns 4,5kg na hora da briga e isso não quebraria a vara. Mas além de tudo isso, para o equilíbrio do equipamento, ainda tem o anzol e o nó, que devem ser considerados.

Enfim, tudo é questão de equilíbrio como disseram ou, o equipamento certo para dada técnica de pesca. :joia:

#12 Mero Pescador

Mero Pescador

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 95 posts
18
Boa

Postado 16 dezembro 2013 - 03:27

Tem que se estar atento pro tipo de pescaria, pro tipo de peixe e a técnica que se vai usar. Pescar uma traíra, por exemplo, com vara de 14lbs é comum e dá mais esportividade, mas se o lugar tiver muito enrosco é bem possível de se quebrar a vara. No caso da pesca de tambas em pesqueiros usa-se varas maiores, com libragem de até 50, 60 lbs, mais em função do arremesso, pois usam-se boias que podem pesar até mais de 100g com a ração, além de se precisar alcançar uma boa distância. Mesmo assim, dependendo, ela pode sim quebrar.

Quanto ao conjunto, não vejo problema uma vara de 14lbs, uma linha de 40lb (multi, que seria 0,32), mas uma carretilha com 10kg de drag seria muito pesada para esse conjunto. As de perfil baixo vão no máximo a 7kg e se utiliza no máximo uns 4,5kg na hora da briga e isso não quebraria a vara. Mas além de tudo isso, para o equilíbrio do equipamento, ainda tem o anzol e o nó, que devem ser considerados.

Enfim, tudo é questão de equilíbrio como disseram ou, o equipamento certo para dada técnica de pesca. :joia:

Sábias palavras amigo Lammar, valeu pelas dicas :)

#13 guto pinto

guto pinto

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.898 posts
528
Ótima
  • Nome Real:Carlos Augusto Pinto
  • Estilo de Pesca:Todos peixe de Rio do Brasil

Postado 16 dezembro 2013 - 03:46

Como dissemos no outro tópico as libragens das varas se dá pela espessura média das linhas de monofilamento que onde ela terá sua maior perfeição em arremesso e tração .  Por exemplo uma vara de até 17lbs é pra monofilamento até 0.35mm. mas pode se usar uma multi 40lbs(0.32mm) sem problemas, agora se usar uma mono 40lbs que equivale a 0,60mm vc não conseguirá arremessar.  Portanto uma vara de 15lbs é pra usar linhas mono até 0,30mm ou multi por volta de 25-30lbs.  Quanto ao Drag de 10kg, existem carretilhas hj de perfil baixo que possuem Drags altos como as Orions, mas não necessita tudo isso pra pesca de peixes médios.,Pros Tucunas Traíras aki do Sudeste, Serra da Mesa não necessita de Drag maior que 4kg. Agora pros Dourados,  Açus da AM o Drag maior é importante, mas vc terá que ter uma vara e uma linha compatível, pois só Drag não adianta nada.

A escolha da linha depende muito do tipo de peixe, tipo de pesca e local onde vc vai pescar. Eu já tirei Pacu aqui no Rio Pardo de 6kg com mono 0,30( 15lbs) e esse ano na SM deve 2 Tucunas de uns 4kg que arrebentaram multi de 40lbs que estava usando

#14 Nelson Estêvão

Nelson Estêvão

Gaúcho

• Pescaki V.I.P
  • 1.357 posts
85
Ótima
  • Nome Real:Nelson Estêvão
  • Estilo de Pesca:Esportiva com iscas artificiais

Postado 18 dezembro 2013 - 07:54

Fala pescador...

Em um outro tópico postei uma resposta que acredito que te ajudará muito.

Link do topico: http://www.pescaki.c...teste-de-forca/

Da uma olhada la...

Abração.

#15 Mero Pescador

Mero Pescador

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 95 posts
18
Boa

Postado 18 dezembro 2013 - 08:22

Fala pescador...

Em um outro tópico postei uma resposta que acredito que te ajudará muito.

Link do topico: http://www.pescaki.c...teste-de-forca/

Da uma olhada la...

Abração.

Valeu Nelsão ...

#16 Mero Pescador

Mero Pescador

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 95 posts
18
Boa

Postado 18 dezembro 2013 - 08:26

Como dissemos no outro tópico as libragens das varas se dá pela espessura média das linhas de monofilamento que onde ela terá sua maior perfeição em arremesso e tração .  Por exemplo uma vara de até 17lbs é pra monofilamento até 0.35mm. mas pode se usar uma multi 40lbs(0.32mm) sem problemas, agora se usar uma mono 40lbs que equivale a 0,60mm vc não conseguirá arremessar.  Portanto uma vara de 15lbs é pra usar linhas mono até 0,30mm ou multi por volta de 25-30lbs.  Quanto ao Drag de 10kg, existem carretilhas hj de perfil baixo que possuem Drags altos como as Orions, mas não necessita tudo isso pra pesca de peixes médios.,Pros Tucunas Traíras aki do Sudeste, Serra da Mesa não necessita de Drag maior que 4kg. Agora pros Dourados,  Açus da AM o Drag maior é importante, mas vc terá que ter uma vara e uma linha compatível, pois só Drag não adianta nada.

A escolha da linha depende muito do tipo de peixe, tipo de pesca e local onde vc vai pescar. Eu já tirei Pacu aqui no Rio Pardo de 6kg com mono 0,30( 15lbs) e esse ano na SM deve 2 Tucunas de uns 4kg que arrebentaram multi de 40lbs que estava usando

Realmente Guto, é uma questão muito relativa e que abrange vários conceitos mas estou pegando o jeito da coisa rsrs valeu

#17 Law Huei

Law Huei

**Casteando**

• Pescaki V.I.P
  • 3.031 posts
42
Ótima
  • Nome Real:Law Huei
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 18 dezembro 2013 - 09:21

Antes de analisar questões de resistência e limite, pensem sempre no equilíbrio e peixe a ser pescado.
Existem equipamentos mais apropriados para cada modalidade, cada escolha feita resulta em maior produtividade e melhor ergonomia,
Veja que: Vara mais longa= Maior alavanca na briga com peixe e arremessos mais longos, mas para trabalho de isca artificial e pincho pode ser impraticável
Linha mais fina= Menos atrito na água e no passador = melhor performance de arremesso e sensibilidade, porém menor resistência,
Linha mais grossa é inverso da linha mais fina, porém ao utilizar linha muito grossa em vara de baixa libragem a vara poderá quebrar, lembrando que no conjunto, quebra sempre no elo mais fraco,
Freio de carretilha, quando mais travado, cansa o peixe mais rápido, mas quando mal utilizado pode estourar a linha, a vara ou danificar a coroa/pinhão da carreta,
Veja que se você tentar pescar de pincho com vara de 30 libras, mesmo que ela seja curta no tamanho certo, poderá não conseguir arremessar as iscas, principalmente as mais leves, e mesmo se conseguir irá se cansar muito mais rápido do que um pescador que pesca com conjunto mais leve e equilibrado.
Creio que a sua dúvida se refere a pesca em pesqueiros, de se entrar um peixe muito grande no equipamento leve se vai conseguir tirar o peixe.
Vai depender da experiência do pescador, conhecer o limite do equipamento e sorte e paciência, mas sim, é perfeitamente possível, mas como já comentaram, vai demorar e quando o peixe chegar ele estará tão cansado que dependendo da fadiga poderá não se recuperar.
No geral dificilmente usa-se freio com mais de 5 kilos, geralmente pesco com uns 2/3 kilos, é mais do que suficiente para pescar a maioria dos peixes e na maioria das modalidades, exclui-se grande peixes de couro, peixes de alto mar etc..que exigem um equipamento muito específico.
Veja que mesmo na pesca dos grandes Marlins, se usa linha considerada fina, sendo normal libragens de 50 a 100 lbs, então usa se grande capacidade de linha e lider reforçado.
Em pesqueiros não tem muito segredo, uma vez que a pesca poderá ser de fundo ou torpedo/cevadeira, use varas longas se necessitar de grandes distancias no arremesso, lembrando que se usar boias pesadas, varas com casting apropriado (capacidade de arremesso elevado, sob risco de quebrar a vara até mesmo no arremesso).10z=28,35 gramas
Qualquer carretilha ou molinete pode ser utilizado, porém existe sempre o considerado ideal, e já tem vários posts discutindo este assunto.

Abraços

#18 Mero Pescador

Mero Pescador

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 95 posts
18
Boa

Postado 18 dezembro 2013 - 11:37

Antes de analisar questões de resistência e limite, pensem sempre no equilíbrio e peixe a ser pescado.
Existem equipamentos mais apropriados para cada modalidade, cada escolha feita resulta em maior produtividade e melhor ergonomia,
Veja que: Vara mais longa= Maior alavanca na briga com peixe e arremessos mais longos, mas para trabalho de isca artificial e pincho pode ser impraticável
Linha mais fina= Menos atrito na água e no passador = melhor performance de arremesso e sensibilidade, porém menor resistência,
Linha mais grossa é inverso da linha mais fina, porém ao utilizar linha muito grossa em vara de baixa libragem a vara poderá quebrar, lembrando que no conjunto, quebra sempre no elo mais fraco,
Freio de carretilha, quando mais travado, cansa o peixe mais rápido, mas quando mal utilizado pode estourar a linha, a vara ou danificar a coroa/pinhão da carreta,
Veja que se você tentar pescar de pincho com vara de 30 libras, mesmo que ela seja curta no tamanho certo, poderá não conseguir arremessar as iscas, principalmente as mais leves, e mesmo se conseguir irá se cansar muito mais rápido do que um pescador que pesca com conjunto mais leve e equilibrado.
Creio que a sua dúvida se refere a pesca em pesqueiros, de se entrar um peixe muito grande no equipamento leve se vai conseguir tirar o peixe.
Vai depender da experiência do pescador, conhecer o limite do equipamento e sorte e paciência, mas sim, é perfeitamente possível, mas como já comentaram, vai demorar e quando o peixe chegar ele estará tão cansado que dependendo da fadiga poderá não se recuperar.
No geral dificilmente usa-se freio com mais de 5 kilos, geralmente pesco com uns 2/3 kilos, é mais do que suficiente para pescar a maioria dos peixes e na maioria das modalidades, exclui-se grande peixes de couro, peixes de alto mar etc..que exigem um equipamento muito específico.
Veja que mesmo na pesca dos grandes Marlins, se usa linha considerada fina, sendo normal libragens de 50 a 100 lbs, então usa se grande capacidade de linha e lider reforçado.
Em pesqueiros não tem muito segredo, uma vez que a pesca poderá ser de fundo ou torpedo/cevadeira, use varas longas se necessitar de grandes distancias no arremesso, lembrando que se usar boias pesadas, varas com casting apropriado (capacidade de arremesso elevado, sob risco de quebrar a vara até mesmo no arremesso).10z=28,35 gramas
Qualquer carretilha ou molinete pode ser utilizado, porém existe sempre o considerado ideal, e já tem vários posts discutindo este assunto.

Abraços

Fantástico Law  :bs-aplauder:  me tirou muitas dúvidas, muito obrigado ....

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)