Ir para conteúdo

Foto
- - - - -

pescaria de jaú

• Por favor, faça o login para responder
13 respostas neste tópico

#1 Hiroshi

Hiroshi

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.189 posts
63
Ótima
  • Nome Real:Hiroshi
  • Estilo de Pesca:nenhum

Postado 05 maio 2008 - 12:24

Editado.

#2 Celio

Celio

Capitão Caroço

• Moderador
  • 5.238 posts
1
neutro
  • Nome Real:Celio Kelab
  • Estilo de Pesca:Vertical, bait e mosca

Postado 05 maio 2008 - 03:26

na minha opinião, ambos os molinetes são mais que suficientes para qualquer jau, pois são resistentes e têm drag na casa dos 15kg.

já peguei muitos jaus, mas nenhum acima de uns 25kg, e sempre usei mono não mais espesso que uns 0,47mm

Acredito que monofilamento tipo 0,60 ou 0,70mm já será suficiente para peixes maiores, especialmente se for resistente como os super raiglon, e com lider de pelo menos 1mm, pois o jaú vive nos poços e entre as pedras

Com multi, acho que entre 50 e 70lbs seja adequado, lembrando de usar um grande lider de mono ou fluor

#3 Hiroshi

Hiroshi

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.189 posts
63
Ótima

Postado 05 maio 2008 - 07:31

Editado.

#4 Leonardo Ken

Leonardo Ken

começando a responder

• Pescadores
  • 419 posts
5
neutro
  • Nome Real:Leonardo Ken Sato
  • Estilo de Pesca:esportiva

Postado 05 maio 2008 - 07:40

Hiroshi, Celio
E aquele molinete da MS que é bem mais barato, o Solara no tamanho 4000 e 5000 (os maiores). Será que não dá conta do recado?
Pelo menos no molinete está descrito o drag de 15kgs.

Abraços!

#5 Celio

Celio

Capitão Caroço

• Moderador
  • 5.238 posts
1
neutro

Postado 05 maio 2008 - 07:49

QUOTE(Hiroshi @ May 5 2008, 20:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Diz aí Celio, já que sei menos que zero da pescaria desse peixe, as varas aguentam? e a linha vc acha melhor multi ou nylon.....tb em relação ao método de pesca, me disseram que tem que pescar esses bichos como a "rodadinha" de piapara, isto é deixar o chumbo bater no fundo e esperar que a correnteza o arraste um pouco para liberar mais linha e ficar repetindo esse procedimento. Será verdade ou se só lagar a isca no fundo ele pega tb. O que conheço de pesca de jaú é daquela época do Pesca Brasil, c/ o Rubinho, que ele usava uns equipamentos absurdos e ficava pegando eles num poço no final de uma corredeira......muito estranho.......

opa, Hiroshi

Não é que tenha que pescar na rodada ... O problema é que em geral esses poços são no meio do rio ou em baías e o barco tem que ficar solto mesmo, mas não penso que seja obrigatório vc ficar rodando. Há poços bem profundos, alguns na casa dos 30, 40m ou mais ... Ele pega com a isca paradinha, sim, pelo menos com minhocuçu eu sei que pega. Tanto é assim que lá no taimaçu dá pra pegar uns monstrões de cima da balsa que faz a travessia. Ele pega nuns poços bem abaixo de umas quedas d'água. Aliás, o Rubinho gravou muitos programas lá. Eu mesmo nunca fiz essa pescaria lá. Só peguei jaús no Pantanal, no Rio São Lourenço, a maior parte entre 10 e 15kg e poucos perto de 25kg

Sinceramente, não sei o que é melhor entre nylon ou multi ... O que eu acho é que o nylon dá conta bem do recado e vc não precisa de tanta linha. Sei lá ... acho que dá pra pescar com os dois, se bem que com multi o arrasto será menor ... Com nylon, tem uns poços q vc precisa colocar uns 300g de chumbo pra chegar no fundo

Sobre as iscas, a mais efetiva que experimentei foi o minhocuçu, mas acho que pega bem nas iscas de peixe tb ...

#6 Rogerio_mga

Rogerio_mga

Aventura Radical Team

• Pescaki V.I.P
  • 1.969 posts
10
Boa
  • Nome Real:Rogerio Luiz
  • Estilo de Pesca:Pesca com iscas artificiais

Postado 05 maio 2008 - 08:04

Dá conta sim Hiroshi tanto o Stella como o Saltiga, eu usaria linha de multifilamento para 50 libras e um leader de fluorcarbono com a mesma capacidade de tração porém com uma resistência maior a abrasão, o uso de multifilamentos que possuem um menor diâmetro que as monofilamentos para a mesma capacidade de tração te dará uma menor resistência à correnteza proporcionando uma pescaria com chumbo menor portanto mais confortável.
Já pesquei jaú no Rio Paraguai na bahia de albuquerque, em Porto Murtinho, no Rio Apa e no Rio Paraná, e digo se vc não colocar fluorcarbono no leader vai ter problemas de linha rompida por abrasão pois este tipo de peixe procura após a fisgada o abrigo das pedras, e é muito difícil segurar pois eles fisgam no fundo e a corrida é relativamente curta até a loca, e dependendo do tamanho, impossível de segurar.

Abraços

#7 Daniel Parra

Daniel Parra

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 17 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:esportiva (espera, artificial, praia)

Postado 05 maio 2008 - 09:52

QUOTE(Celio @ May 5 2008, 19:49 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Não é que tenha que pescar na rodada ... O problema é que em geral esses poços são no meio do rio ou em baías e o barco tem que ficar solto mesmo, mas não penso que seja obrigatório vc ficar rodando. Há poços bem profundos, alguns na casa dos 30, 40m ou mais ... Ele pega com a isca paradinha, sim, pelo menos com minhocuçu eu sei que pega. Tanto é assim que lá no taimaçu dá pra pegar uns monstrões de cima da balsa que faz a travessia. Ele pega nuns poços bem abaixo de umas quedas d'água. Aliás, o Rubinho gravou muitos programas lá. Eu mesmo nunca fiz essa pescaria lá. Só peguei jaús no Pantanal, no Rio São Lourenço, a maior parte entre 10 e 15kg e poucos perto de 25kg

Sinceramente, não sei o que é melhor entre nylon ou multi ... O que eu acho é que o nylon dá conta bem do recado e vc não precisa de tanta linha. Sei lá ... acho que dá pra pescar com os dois, se bem que com multi o arrasto será menor ... Com nylon, tem uns poços q vc precisa colocar uns 300g de chumbo pra chegar no fundo

Sobre as iscas, a mais efetiva que experimentei foi o minhocuçu, mas acho que pega bem nas iscas de peixe tb ...

Acabei de voltar da Thaimaçu, há menos de um mês. Lá se usa vara de 80lbs mínimo, recomendada 100lbs. Linha multi é roubada onde a quantidade de pedras é muito grande, ela estoura rapidinho quando roça na pedra. Justamente nesse ponto onde tem a balsa, agora desativada, eu engatei um Jaú de mais de 60kg brincando, mas não consegui tirar frusty.gif . O infeliz entocou e a linha 0,90 super raiglon não aguentou, roçou na pedra até estourar. A briga foi boa, tanto que tive que cortar mais de 20m de linha que ficou "desfiada" por causa da pedra.

Sobre isca, a mais eficiente, ao menos lá no São Benedito/Teles Pires, foi a isca branca mesmo. Esse do meu avatar pesou 40kg e entrou na posta de matrinchã. O que eu perdi foi na posta de piau. Saiu também outro jaú de 10kg e uma pirarara de 8-9kg, todos na isca branca. No minhocuçu só entrou jaú pequeno, de 3 a 6kg. Um monte, mas todos pequenos.

Mas, em se falando de equipamento: Pros jaús grandes (+de 50kg), uma vara de 100lbs, um molinete/carretilha com capacidade de uns 150m de linha 0,90 mono. Eu uso uma Tekota 800 da shimano. Sobre varas, se estiver meio curto de grana, a MS Giant Catfish é uma boa pedida - peca em qualidade de montagem e dos componentes, mas tem um blank excelente. Eu vi de perto também a Quantum Blue Runner, de 100lbs, e achei uma boa opção.

#8 Celio

Celio

Capitão Caroço

• Moderador
  • 5.238 posts
1
neutro

Postado 05 maio 2008 - 10:31

QUOTE(Daniel Parra @ May 5 2008, 22:52 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Acabei de voltar da Thaimaçu, há menos de um mês. Lá se usa vara de 80lbs mínimo, recomendada 100lbs. Linha multi é roubada onde a quantidade de pedras é muito grande, ela estoura rapidinho quando roça na pedra. Justamente nesse ponto onde tem a balsa, agora desativada, eu engatei um Jaú de mais de 60kg brincando, mas não consegui tirar frusty.gif . O infeliz entocou e a linha 0,90 super raiglon não aguentou, roçou na pedra até estourar. A briga foi boa, tanto que tive que cortar mais de 20m de linha que ficou "desfiada" por causa da pedra.

Sobre isca, a mais eficiente, ao menos lá no São Benedito/Teles Pires, foi a isca branca mesmo. Esse do meu avatar pesou 40kg e entrou na posta de matrinchã. O que eu perdi foi na posta de piau. Saiu também outro jaú de 10kg e uma pirarara de 8-9kg, todos na isca branca. No minhocuçu só entrou jaú pequeno, de 3 a 6kg. Um monte, mas todos pequenos.

Mas, em se falando de equipamento: Pros jaús grandes (+de 50kg), uma vara de 100lbs, um molinete/carretilha com capacidade de uns 150m de linha 0,90 mono. Eu uso uma Tekota 800 da shimano. Sobre varas, se estiver meio curto de grana, a MS Giant Catfish é uma boa pedida - peca em qualidade de montagem e dos componentes, mas tem um blank excelente. Eu vi de perto também a Quantum Blue Runner, de 100lbs, e achei uma boa opção.

Legal o relato, Daniel

Ali no Taimaçu tem que usar equipamento ignorante, mesmo, pois vc não tá embarcado e o lugar é bem crítico, cheio de pedras. Já fui 3 vezes lá, mas nunca fiz essa pescaria de jaú

Por que a balsa tá desativada? O Carlão ainda não tá conseguindo levar grupos pro Cururu?

#9 Daniel Parra

Daniel Parra

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 17 posts
0
neutro

Postado 05 maio 2008 - 10:47

QUOTE(Celio @ May 5 2008, 22:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Legal o relato, Daniel

Ali no Taimaçu tem que usar equipamento ignorante, mesmo, pois vc não tá embarcado e o lugar é bem crítico, cheio de pedras. Já fui 3 vezes lá, mas nunca fiz essa pescaria de jaú

Por que a balsa tá desativada? O Carlão ainda não tá conseguindo levar grupos pro Cururu?

Infelizmente não, o Cururu ainda tava fechado na segunda semana de abril, quando estive lá... Ainda estão tendo problemas com os grileiros. Em compensação, eles terminaram o posto avançado no teles pires (sete quedas). Rústico, mas na boca dos gigantes. 3 semanas antes (início de março), saiu uma piraíba de 110kg. eek.gif Na semana que estava lá, um pescador de outro grupo conseguiu tirar um jaú de 80kg... O meu de 40kg também saiu lá. Todos os 3 a menos de 200 metros do porto onde os barcos ficam.

Em relação a ações, realmente não foi muito bom não. Teve manhã de não sair um peixe sequer (estávamos em 2 pescadores, eu e meu pai). Mas eu credito um pouco disso ao estilo de pescaria que nos candidatamos a fazer. Artificial era só pra pegar isca pros peixes de couro. O resto do tempo era uma vara de 120lbs e outra de 60lbs sempre na espera, as vezes no alarme, com isca branca numa e tuvira+minhocuçu na outra, ambas com anzol 12/0. Ou pegava algo bom, ou não pegava nada... tongue_smile.gif

Como vamos pescar na serra da mesa quando queremos brincar na artificial - meu pai é de brasília - nem tentamos lá na thaimaçu. Os tucunarés da serra da mesa são (ou ao menos eram) mais bem servidos.... yes.gif

#10 Leovaldo

Leovaldo

Pequi

• Pescaki V.I.P
  • 1.077 posts
1
neutro
  • Nome Real:Leovaldo Ramone
  • Estilo de Pesca:todas

Postado 05 maio 2008 - 11:20

cara, eu to comprando um molinete saltiga Z5000 justamente para esse tipo de pescaria!
logico q para jigar tb...
vai na fé q da conta tranquilooooo....
uma Trevala dessas novas tb monta um conjunto bacana...
eu acho legal a vara ser mais comprida do q essas pra jj normais....
tem uma trevala de 6'8" q eu acho massa pra essa pescaria!
mete um multi PE8 com um leader de 0.80mm de nylon transparente q vc tira qq subarino na água doce, ainda mais na região q naum tem mtas pedras.

grande abraço!!

#11 Celio

Celio

Capitão Caroço

• Moderador
  • 5.238 posts
1
neutro

Postado 05 maio 2008 - 11:25

QUOTE(Daniel Parra @ May 5 2008, 23:47 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Infelizmente não, o Cururu ainda tava fechado na segunda semana de abril, quando estive lá... Ainda estão tendo problemas com os grileiros. Em compensação, eles terminaram o posto avançado no teles pires (sete quedas). Rústico, mas na boca dos gigantes. 3 semanas antes (início de março), saiu uma piraíba de 110kg. eek.gif Na semana que estava lá, um pescador de outro grupo conseguiu tirar um jaú de 80kg... O meu de 40kg também saiu lá. Todos os 3 a menos de 200 metros do porto onde os barcos ficam.

Em relação a ações, realmente não foi muito bom não. Teve manhã de não sair um peixe sequer (estávamos em 2 pescadores, eu e meu pai). Mas eu credito um pouco disso ao estilo de pescaria que nos candidatamos a fazer. Artificial era só pra pegar isca pros peixes de couro. O resto do tempo era uma vara de 120lbs e outra de 60lbs sempre na espera, as vezes no alarme, com isca branca numa e tuvira+minhocuçu na outra, ambas com anzol 12/0. Ou pegava algo bom, ou não pegava nada... tongue_smile.gif

Como vamos pescar na serra da mesa quando queremos brincar na artificial - meu pai é de brasília - nem tentamos lá na thaimaçu. Os tucunarés da serra da mesa são (ou ao menos eram) mais bem servidos.... yes.gif

valeu pelo esclarecimento, Daniel

Sempre que fui pro Thaimaçu pesquei 95% do tempo com artificiais, atrás dos tucunarés, cachorras, bicudas, trairões e, especialmente, matrinxãs, que lá são gigantes ... Os 5% restantes foram atrás de pacus, jundiás, cacharas/apaiaris e piaus campineiros, estes pegos com talo de capim ... Show de bola essa pesca do piau

Nunca fui em Serra da Mesa ... Uma grande vantagem de lá é que tem os azuis

abraço

#12 Daniel Parra

Daniel Parra

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 17 posts
0
neutro

Postado 06 maio 2008 - 09:58

QUOTE(Celio @ May 5 2008, 23:25 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Sempre que fui pro Thaimaçu pesquei 95% do tempo com artificiais, atrás dos tucunarés, cachorras, bicudas, trairões e, especialmente, matrinxãs, que lá são gigantes ...

Sem querer desviar o assunto do tópico mas já desviando assobiando.gif , realmente as matrinxãs lá são gigantes. E relativamente fáceis de pegar na colher. Fiquei abismado com o tamanho das que saíram, nunca tinha visto..... Muito esportivo esse peixe, ainda mais pesando seus 5kg, que se quisesse pegava uma atrás da outra... As cachorras também são muito bem servidas por lá, não sendo difícil pegar uma com mais de 10 kg.

#13 Hiroshi

Hiroshi

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.189 posts
63
Ótima

Postado 06 maio 2008 - 10:20

Editado.

#14 Emilio

Emilio

começando a responder

• Pescadores
  • 627 posts
0
neutro
  • Nome Real:José Emilio
  • Estilo de Pesca:Pesca com isca artificial e natural em rios, lagos e mar.

Postado 06 maio 2008 - 04:18

E aí Hiroshi...meu pitaco é o sequinte...
Com o equipamento que você definiu para levar....
você tira qualquer jáu pantaneiro que aparecer na sua linha...
um pouco mais de calma com uns do que com outros... mas... thumbsup.gif
Sobre isca...minhoçu...pedaço de piranha ,piraputanga,tuviras grandes...
mas mortal mesmo é ...
Pirambóia... ...parece uma cobra cega, e é 10....
vale a pena forçar a barra prá consequir ...

Emílio.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)