Ir para conteúdo

Foto

Equipamento básico para pesca de robalos

• Por favor, faça o login para responder
12 respostas neste tópico

#1 Edgar.

Edgar.

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 19 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Pesca em pesqueiro

Postado 27 maio 2008 - 12:06

Olá pessoal, meu nome é Edgar e pretendo pescar robalos. Gostaria de algumas dicas dos colegas que tem experiência na pesca de robalos em Bertioga. Eu quero comprar algumas iscas artificiais para pinchar no mangue. Quais são as mais usadas? E o material? Eu já tenho equipamento e gostaria de saber qual é o mais adequado para esta pescaria. Tenho 2 Scorpion Bantam Metanium XT, 1 curado 200 BSF, uma scorpion 1000 e uma citica 100 DSV. Varas tenho uma Fleming apache lll de 14 lb e uma Rapala Bronze de 17 lb. Vale a pena investir em outra vara? Qual?
Qual a época do ano mais produtiva?
Desde já agradeço a atenção e desejo a todos boas pescarias!!

#2 Melinger

Melinger

Fischer Salzwasser

• Pescaki V.I.P
  • 8.559 posts
230
Ótima
  • Nome Real:Marcello Melinger
  • Estilo de Pesca:Esportiva com Artificiais

Postado 27 maio 2008 - 12:49

QUOTE(Edgar. @ May 27 2008, 00:06 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Olá pessoal, meu nome é Edgar e pretendo pescar robalos. Gostaria de algumas dicas dos colegas que tem experiência na pesca de robalos em Bertioga. Eu quero comprar algumas iscas artificiais para pinchar no mangue. Quais são as mais usadas? E o material? Eu já tenho equipamento e gostaria de saber qual é o mais adequado para esta pescaria. Tenho 2 Scorpion Bantam Metanium XT, 1 curado 200 BSF, uma scorpion 1000 e uma citica 100 DSV. Varas tenho uma Fleming apache lll de 14 lb e uma Rapala Bronze de 17 lb. Vale a pena investir em outra vara? Qual?
Qual a época do ano mais produtiva?
Desde já agradeço a atenção e desejo a todos boas pescarias!!

Beleza Edgar?

As varas que você possui são legais para iniciar com artificiais para robalo. Utilize a citica 100 dsv (pode ser a curado)com a Fleming.

Adquira uma linha multi 0,18mm (pode ser a Rapala Thermic Braid), com um leader de fluoro 0,41mm. Snap Capela pequeno.

Iscas artificiais existem inúmeras. Vai do gosto de cada pescador. Particularmente, compraria todas as cores da Bomber 13A, Lampejo 75 nas cores verde-limão, transparente, branca com cabeça vermelha, transperente com rosa e toda transparente. Também as Rapala X-RAP, e os camarões de silicone da DOA, Reptide, Maré etc. As C'ultiva Sp branca com transparente também é ótima.

O material que você possui está bom. Invista nas iscas artificiais.

Robalo pesca-se o ano todo. O importante é escolher a melhor maré.

Dê uma pesquisada no fórum que vc encontrará muita informação sobre material nós e técnicas para a pesca deste peixe.

Um abraço. thumbsup.gif

#3 Osmir Yukitaka

Osmir Yukitaka

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 204 posts
0
neutro
  • Nome Real:Osmir
  • Estilo de Pesca:pesca esportiva

Postado 27 maio 2008 - 08:01

Olá Edgar, acho que com o material que você tem já dá para começar a pinchar.
sobre as iscas visite este tópico:

http://www.pescaki.c...?showtopic=6888

o pessoal me deram boas dicas sobre quais iscas usar.

Abraços

Osmir

#4 Edgar.

Edgar.

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 19 posts
0
neutro

Postado 28 maio 2008 - 01:08

Valeu pelas Dicas amigo... vou investir nas iscas que você recomendou. Até mais!!!!

#5 Edgar.

Edgar.

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 19 posts
0
neutro

Postado 28 maio 2008 - 01:11

Obrigado amigo... vou procurar as iscas que recomendaram os colegas para implementar meu arsenal... Até mais e boas pescarias!!!

#6 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima
  • Nome Real:Henry Harada
  • Estilo de Pesca:com vara

Postado 28 maio 2008 - 01:24

Todas as suas carretilhas são boas para robalo.

Eu, particularmente, usaria as 2 metanium XT pois são as mais "refinadas".
Linha de 20lb a 30lb é o ideal. Não usaria linhas mais leves para não comprometer a possibilidade do bitelo e nem linhas mais pesadas para não prejudicar o arremesso.

Qto as varas estou imaginando que a Fleming Apache de 14lb tenha 5'3" de comprimento e a Rapala Bronze 17lb tenha 5'6" o que forma um belo par para pesca no mangue com artificiais.

Para pesca no mangue de dentro do barco, varas entre 5'1" e 5'6" são a pedida.

Sugestão de iscas existem váaaarias, mas as BBB são as iscas do Nelson Nakamura.
Borá 7,5 e Magic Stick 8,0 em cores variadas são perfeitas e foram feitas especialmente para robalos.
Voce pode experimentar essas mesmas iscas em versões maiores (10, 12cm)

Em Bertioga, a época boa é no calor. De agosto a março, sendo que de dezembro e janeiro são os melhores meses.

A regra da lua de quarto (quarto crescente e quarto minguante) funcionam bem por lá, apesar de eu ter tirado os maiores robalos em lua cheia.

Com a maré "vazando", a correnteza arrasta os pequenos peixes e outras criaturas, e quando elas passam em frente do robalo tocaiado é quando acontecem os ataques.

Por isso, além da lua correta você deve ir no horário correto para aumentar as chances de sucesso.

Normalmente eu procuro chegar no ponto de pesca ANTES da maré começar a vazar.

Consulte a tábua de marés para saber qual é o horário do início e o reponto (quando para de vazer para começa a encher de novo).

Abs

#7 Cleverson

Cleverson

começando a responder

• Pescadores
  • 452 posts
1
neutro
  • Nome Real:Cleverson Bel
  • Estilo de Pesca:Esportiva Bait

Postado 28 maio 2008 - 01:53

Vamos la,

Eu levaria as duas usaria a Fleming como titular e a Rapala na reserva, as vezes enroscamos e não podemos perder o pesqueiro deixa uma de lado e manda brasa com a outra. quanto a carretilha, sinceramente todas são boas veja a que melhor vc se adapta no seu arremesso e manda bala. Tem amigo que usa alphas de reserva e scorpion de titular, ai é gosto.

Quanto a isca sou suspeito pra falar, porque eu gosto de tentar iscas novas não tem o costume de ficar na mesma sempre, mas a dica da galera ai ta show só isca boa. Maas uma barata que não pode faltar pois ta pegando muito é a Inna pro 70 e 90. e por enquanto com preços acessíveis, e lampejo tambem é isca que pega bem, e de tudo.

#8 Edgar.

Edgar.

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 19 posts
0
neutro

Postado 28 maio 2008 - 10:59

Obrigado pela atenção e pelas dicas amigo... vou comprar algumas iscas já que é o que está faltando. Valeu!!!

#9 Edgar.

Edgar.

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 19 posts
0
neutro

Postado 28 maio 2008 - 11:07

Obrigado por todas as dicas. Futuramente pretendo investir em mais uma vara para pesca de robalos. Qual você recomendaria? Agradeceria uma orientação já que você falou sobre os tamanhos das varas mas não de uma marca específica. A fleming eu gosto mas como ainda não pesquei Robalos gostaria de saber se há outra vara mais adequada. Quem sabe eu a compre antes de eu ir pescar. Minha intenção é me tornar pescador de Robalos em mangue.
Abraços e obrigado mais uma vez

#10 Henry Harada

Henry Harada

Pescaki

• Moderador
  • 2.929 posts
23
Ótima
  • Nome Real:Henry Harada
  • Estilo de Pesca:com vara

Postado 29 maio 2008 - 01:03

Pra robalo, eu procuro sempre o equipamento mais leve possível.

Primeiro pq vc arremessa muito. (dizem que chega a 500 pinchos no dia. nunca contei, mas cansa de doer o braço)
Depois porque a pesca de robalo requer a maior precisão no arremesso. Assim, qto menos o braço do arremesso estiver cansado, melhor será.

Normalmente as varas mais leves são mais caras.

As varas da Rapala são uma ótima referência pois além de possuir modelos mais acessíveis até os top, a classificação é bem intuitiva.
Compare os modelos com a mesma especificação - 5'3"- 17lb

Bronze - 120,00
Silver - 220,00
Gold - 380,00
Platinum - 560,00
Palladium - 740,00

Basicamente a diferença entre elas é o peso e a qualidade dos componentes (reel seat e passadores). Mesmo pq, não sobra mais nada na vara.

Eu acredito num equilíbrio de qualidade entre a carretilha e a vara. Por isso, sugiro algo na faixa da Gold e da Platinum, pois digamos que hoje você tem carretilhas que são muito melhores que as suas varas.

Fica difícil indicar alguma marca específica pois são muitos modelos e fabricantes e a diferença entre elas começa a fazer sentido a partir do momento que vc adquire mais experiência, chegando ao ponto de partir para as custom por não achar no mercado a vara do jeito que você quer.
Pode basear-se no preço pois ele é um fator de comparação bem confiável.

Masssss...se você quiser a minha preferência, eu gosto muito das varas da Fenwick, pois elas tem uma relação custo/benefício muito boa. São varas leves, de alta qualidade, com um custo muito atraente. Digamos que é quase uma Rapala Platinum a preço de uma Gold.

Outra marca que eu sempre penso em comprar são as Fleming Carbonick. Seriam perfeitas se o reel seat (o lugar que engata a carretilha) não fosse de qualidade tão inferior.

A melhor mesmo é você levar as carretilhas numa loja como a Rei da Pesca ou Marbele, e comparar as varas com elas montadas.

Essas lojas, além de ter todos esses modelos, são parceiras do Pescaki e tem um excelente atendimento de pescador pra pescador e periga de ter alguma promoção que a gente só fica sabendo quando tá lá.

Depois é só fotografar o peixe e postar aqui.

#11 Delgado

Delgado

Posso pescar por aqui?

• Pescaki V.I.P
  • 1.691 posts
17
Boa
  • Nome Real:Paulo E. Delgado
  • Estilo de Pesca:Barco, Caiaque, artificiais e aprendendo Fly

Postado 04 julho 2010 - 09:57

foram pelo menos uma meia dúzia de caiqueiros ontem para Bertioga, estou esperando o relato deles! na última vez que fui, foi muito ruim de peixe ou fui eu que não acertei a mão.

#12 João Pedro Reichert

João Pedro Reichert

começando a responder

• Pescadores
  • 357 posts
0
neutro
  • Nome Real:João Pedro Reichert
  • Estilo de Pesca:Pesca Esportiva

Postado 25 setembro 2010 - 01:14

Grande Edgar
Sempre quando vou atraz dos robalos eu uso o seguinte material:
Vara Fleming® Apache II 5'3" 14lb
Carret. Yume® Water's 10000 SS direita
Linha Mult Power 0,20mm/0,25mm
E uma grande variedade de iscas e mta insistência
Abs

#13 Leonardo

Leonardo

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 1.896 posts
39
Ótima
  • Nome Real:Leonardo Willrich
  • Estilo de Pesca:Iscas Artificiais - Plugs, JJ e Trolling

Postado 25 setembro 2010 - 08:51

Sem brincadeira:

Vara de bambu, daquela bem selecionada no bambuzal
Linha 0,60 de monofilamento transparente
Bóia pequena
Anzol para robalo (pode ser gamatzu)
E um pequeno chumbo só para fazer uma pequena pressão e dar direção para a bóia...

Depois é só comprar uns camarões vivo, achar uma boa barra de rio e se divertir... Vejo muita gente pegando robalo assim, muito mais do que eu, rsrsrsrs...

Valeu!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)