Ir para conteúdo

Foto

Traira e isca viva

• Por favor, faça o login para responder
24 respostas neste tópico

#1 Claudio Berlin

Claudio Berlin

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 4 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:lago

Postado 16 junho 2008 - 01:30

No lago onde estou aprendendo a pescar em agua doce ( meu know how e de mar - sou inciante de agua doce ) estou tentando pescar trairas . ( lago circular de 15 metros de diametro e 1 metro de profundidade. )
Usei algumas dicas deste forum , e coloco tilapias de 3 cm fisgadas no anzol ; Pelo que li aqui , a traira e uma matadora , pegando qualquer coisa ; estou usando isca viva , e observo que que a traira pega a tilapia levando pra la e pra ca no lago , raramente atacando a isca com voracidade ; as vezes , a isca volta intacta , como se a traira pegasse a tilapia com " delecadeza " .Ja fisguei pela boca , pelo rabo , pelo dorso ; sempre os mesmos resultados , isca artificial ainda nao tentei ( imagino que se age assim com isca viva , com artificial sera pior )
A unica cosa que me passa pela cabeca , e que estao bem nutridas , atacando com menos voracidade - alguem pode me dar uma opiniao ?

#2 Eleandro

Eleandro

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 61 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:pesca em lagos e rios

Postado 16 junho 2008 - 04:18

Amigo,
Pelo aprendizado q tenho neste tipo de pesca acho muito importante considerarmos:
Horário de pesca(o melhor horario pra fazer testes com elas é a noite);
A isca(considero o lambari a melhor isca viva);

Hei, ja aconteceu muitas vezes isso comigo, se a sua intenção e pegar umas trairas pra consumo tente com
uma vara de 2,5m e bambú, com uns 2 metros de linha e coloque um lambari de isca e de algumas batidas com ele na agua
,deixe o lambari ir até o fundo e suba lentamente com ele, senao atacarem meu amigo devem estar muito bem alimentadas ou em periodo de desova.....

Espero ter ajudado, faça isso e nos conte depois.

boa sorte

#3 Claudio Berlin

Claudio Berlin

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 4 posts
0
neutro

Postado 16 junho 2008 - 07:28

Valeu Leandro - obrigado pela dica

#4 Alex Santin

Alex Santin

começando a responder

• Pescadores
  • 572 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Bait Casting

Postado 16 junho 2008 - 09:32

Pressumo que a temperatura seja alta, e não seja ela um empecilho para a pesca.
isca artificial ainda nao tentei ( imagino que se age assim com isca viva , com artificial sera pior )

É bem ao contrário, pense: Se vc isca uma Tilápia, por mais que ela esteja viva, ela fica um tanto imóvel, ou por mais que tente se mexer não será algo que chame tanto assim a atenção da Traíra, fazendo com que ela ataque com menos voracidade, afinal não é necessário.

Já nas artificiais, ela vai atacar com toda a força que tiver, pois a vítima está se mexendo, fazendo barulho, fugindo, irritando-a, etc. E isso vai fazer que mesmo ela estando sem fome, ataque a artifical.

Lógico, que ai cabe o trabalho do pescador, ser insistente, etc. Pois a Traíra é conhecida por saber muito bem medir o que ela pode e não fazer, calculando o ataque muito bem, e poucas vezes repetindo-o (apesar que eu já presenciei repetitivos ataques).

Só que isso vicía viu....

http://www.pescaki.c...?showtopic=6744

aqui tem uma isca artificial que vc pode usar, e é muito legal.

#5 Claudio Berlin

Claudio Berlin

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 4 posts
0
neutro

Postado 17 junho 2008 - 09:02

QUOTE(cbcb52 @ Jun 16 2008, 19:28 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Valeu Leandro - obrigado pela dica

Excelente post - Duvida : Ja vi pelos mensagens que circulam que cada um tem sua mania quanto
a profundidade da isca - Esta voce usou em superficie , meia agua , ou profundidade ?

#6 Marcelo Lanzara

Marcelo Lanzara

sou viciado nisso aqui

• Pescaki V.I.P
  • 5.206 posts
147
Ótima
  • Estilo de Pesca:na água...

Postado 17 junho 2008 - 09:10

Apesar de pescar no mar, às vezes pegava muita traíra quando criança após as enxurradas, pegava muitas até no meio da rua, acreditem...
Hoje vejo pescadores usando garrafas pet de 2L.
Amarram nylon grosso 0,90mm, anzol grande com um bom pedaço de sebo de carne e jogam nas lagoas ao entardecer para pegar pela manhã, as traíras fisgam-se sozinhas...
Não tem esportividade, mas é muito produtivo!
Abraço

#7 Domingos Bomediano

Domingos Bomediano

Cosquentão

• Administração
  • 21.115 posts
1.112
Ótima
  • Nome Real:Domingos F. Bomediano
  • Estilo de Pesca:Basses, tucunas e um montão de outros peixes

Postado 17 junho 2008 - 10:31

Olá Cláudio,

Nada contra o uso de isca viva para pescar as bocudas, mas se você estiver pescando por prazer, mais em razão do gosto pela pesca que pelo consumo de seu resultado, experimente usar iscas macias, quando então, sua pescaria estará incrementada por um fator a mais para valorizá-la, que é justamente sua capacidade de "enganar" o peixe! yes.gif

Depois, conte-nos o resultado aqui! coolio.gif

#8 Ricardo Padovan

Ricardo Padovan

BARRACUDA TEAM

• Pescadores
  • 723 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:BaitCasting com Caiaque

Postado 17 junho 2008 - 11:09

Concordo com o Domingos... Hoje eu fisgo muito mais traíra na artificial do que quando eu pescava com Lambari, e na minha opinião é um dos melhores peixes a serem pescados em agua doce, devido a málicia e experiência necessária, e que elas não se entregam fácil e brigam muito....

Abção...

#9 Claudio Berlin

Claudio Berlin

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 4 posts
0
neutro

Postado 17 junho 2008 - 12:39

Ola Domingos
Pesco por prazer e devolvo 99% para a natureza
Desculpe a ignorancia , mas meu aprendizado vem de pesca no mar ( corrico em mar azul - Sail Fish , Marlin , Dourado etc.)
Da para voce elaborar um pouco mais as " iscas macias " ? De borracha ? Por que sao mais competitivas ??
Abracos

QUOTE(Domingos Bomediano @ Jun 17 2008, 10:31 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Olá Cláudio,

Nada contra o uso de isca viva para pescar as bocudas, mas se você estiver pescando por prazer, mais em razão do gosto pela pesca que pelo consumo de seu resultado, experimente usar iscas macias, quando então, sua pescaria estará incrementada por um fator a mais para valorizá-la, que é justamente sua capacidade de "enganar" o peixe! yes.gif

Depois, conte-nos o resultado aqui! coolio.gif

#10 Mauricio.

Mauricio.

Arroz de pesca

• Pescaki V.I.P
  • 15.616 posts
2.574
Ótima
  • Nome Real:Maurício Hu
  • Estilo de Pesca:pedra, praia, canal

Postado 17 junho 2008 - 01:49

Quando morava em fazenda, eu deixava duas ou três varas armadas ao entardecer, iscadas com lambari cortado ao meio. No dia seguinte, pelo menos uma eu encontrava fisgada. Rendia para o almoço. rolleyes.gif

( Certa vez, em Peruíbe, adolescente, fui conhecer uma fazenda de plantação de bananas, comuns até hoje na região. Deixamos o carro, eu, meu pai, meu primo e um amigo da família. Chegamos de trole, que é uma plataforma que roda sobre trilhos, empurrada com varas por quem está de pé em cima. Fomos convidados a almoçar na casa do colono local, casa essa que ficava na beira da mata, exuberante à época. Só tinha arroz, feijão e peixe frito. Muito simples, porém, havia muito peixe na bandeja de cipó trançado, deitado em cima de palha que era para absorver o excesso de óleo da fritura. Entre eles haviam muitas traíras, capturadas com anzol e fojos de taquara nos riachos de águas escuras da região. Não eram traíras grandes, lembro, e estavam junto com bagres, lambaris, mandis, carás. Que delícia de almoço! )

#11 Paulo Grassmann

Paulo Grassmann

Cosquentão Duma Figa

• Moderador
  • 2.891 posts
8
neutro

Postado 17 junho 2008 - 02:06

Olá Claudio... tente com as artificiais.... tanto os plugs quanto as soft (minhocas e criaturas de material sintético, usadas para pescar Bass) com certeza darão ótimos resultados...

E se for usar isca viva... eu colocaria apenas uma isca no anzol... assim ela continua com bastante mobilidade... atraindo mais o predador.

#12 Domingos Bomediano

Domingos Bomediano

Cosquentão

• Administração
  • 21.115 posts
1.112
Ótima
  • Nome Real:Domingos F. Bomediano
  • Estilo de Pesca:Basses, tucunas e um montão de outros peixes

Postado 17 junho 2008 - 02:21

QUOTE(Claudio Berlin @ Jun 17 2008, 12:39 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Ola Domingos
Pesco por prazer e devolvo 99% para a natureza
Desculpe a ignorancia , mas meu aprendizado vem de pesca no mar ( corrico em mar azul - Sail Fish , Marlin , Dourado etc.)
Da para voce elaborar um pouco mais as " iscas macias " ? De borracha ? Por que sao mais competitivas ??
Abracos

Grande Claudio,

Então, com a liberação de 99% não se justifica matar lambaris, ou outras espécies, para pescar traíras para soltar. O que quero dizer é, não se justifica matar um, para pescar outro que, por sua vez, será liberado! coolio.gif

Aí, é que entram as artificiais! E para traíras, eu sempre preferi as macias. Quando digo iscas macias, estou me referindo às iscas de silicone, tipo minhocas e criaturas, inicialmente desenhadas e desenvolvidas para a pesca do black-bass. Para conhecer melhor estas iscas, recomendo a leitura de nossos posts na seção black-bass. Lá tem até um tutorial para as montagens mais comuns de iscas. yes.gif

Para ver como pescar traíras com iscas macias, nesta seção de traíras, há vários posts, todos dedicados às iscas para sua captura. coolio.gif

Se ao final restarem dúvidas, para isso estamos! yes.gif

#13 Alex Santin

Alex Santin

começando a responder

• Pescadores
  • 572 posts
0
neutro
  • Estilo de Pesca:Bait Casting

Postado 17 junho 2008 - 06:18

QUOTE(Claudio Berlin @ Jun 17 2008, 09:02 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Excelente post - Duvida : Ja vi pelos mensagens que circulam que cada um tem sua mania quanto
a profundidade da isca - Esta voce usou em superficie , meia agua , ou profundidade ?

meia água

#14 Vando

Vando

começando a responder

• Pescadores
  • 513 posts
0
neutro
  • Nome Real:Vando Mocellin

Postado 17 junho 2008 - 07:25

Olá Cláudio !!!
Acho que a maioria do pessoal que pesca traíras com artificial como eu, já pescou com iscas vivas. Eu pesquei muito com essas vivas (ou naturais, pois nem todas eram vivas), já usei o famoso lambari, rã viva, filés de trairas pequenas, tripas de galinhas, coração de galinha (aqueles pra fazer no espeto) e fígado de galinha ou boi. Todas funcionam, mas a pescaria com artificiais é mais prazerosa, mais técnica eu diria !!! No uso de softs (minhocas principalmente) você pesca com mais atenção e a pescaria não é aquela de jogar a isca na água e esperar que o peixe morda a isca, você tem que atrair ele !!!

Grande abraço !!

OBS: depois que tu pescar com artificiais tu não larga mais !!! biggrin.gif biggrin.gif biggrin.gif biggrin.gif

#15 FabinhoBarbuy

FabinhoBarbuy

começando a responder

• Pescadores
  • 413 posts
0
neutro
  • Nome Real:Fabio Barbuy
  • Estilo de Pesca:Artificiais

Postado 18 junho 2008 - 02:13

Tenta com artificial...aquelas que fazem bastante barulho, ela vai pegar por irritação e vai bater bem forte!!!
O fato de elas não estarem pegando as vivas com vontade, provavelmente deve-se a estarem muito alimentadas, não tendo que fazer tanto esforço para achar um peixinho pra comer...o melhor seria reduzir o numero de forrageiros do lago, mas enquanto isso nao acontece, fique na artificial que dá resultado...

#16 Davilson Negrisoli

Davilson Negrisoli

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 6 posts
0
neutro
  • Nome Real:Davilson Negrisoli
  • Estilo de Pesca:Todos

Postado 13 novembro 2008 - 04:30

QUOTE(cbcb52 @ Jun 16 2008, 13:30 PM) <{POST_SNAPBACK}>
No lago onde estou aprendendo a pescar em agua doce ( meu know how e de mar - sou inciante de agua doce ) estou tentando pescar trairas . ( lago circular de 15 metros de diametro e 1 metro de profundidade. )
Usei algumas dicas deste forum , e coloco tilapias de 3 cm fisgadas no anzol ; Pelo que li aqui , a traira e uma matadora , pegando qualquer coisa ; estou usando isca viva , e observo que que a traira pega a tilapia levando pra la e pra ca no lago , raramente atacando a isca com voracidade ; as vezes , a isca volta intacta , como se a traira pegasse a tilapia com " delecadeza " .Ja fisguei pela boca , pelo rabo , pelo dorso ; sempre os mesmos resultados , isca artificial ainda nao tentei ( imagino que se age assim com isca viva , com artificial sera pior )
A unica cosa que me passa pela cabeca , e que estao bem nutridas , atacando com menos voracidade - alguem pode me dar uma opiniao ?

Amigo, morei no sítio a vida toda e pescava traira quase todo dia em lagos e açudes. 3cm é muita isca para o tamanho da boca da traíra que vc deve estar tentando pegar, rsrsrs,

Olha uma DICA: vai no açougue, compra meio quilo de toucinho de porco, corta em quadradinho como se fosse fazer um espetinho de churrasco um pouco menor.... use de isca... faça uma linha de 1 metro, com uma vara comprida e forte, de preferencia de bambu, fique batendo a chumbada na superficie , com o anzol uns 10 cm abaixo da água e vc vai pegar muitas trairas.

Abraços

Davilson - negrisoli_davilson@hotmail.com

tongue_smile.gif

#17 Luiz Felipefish

Luiz Felipefish

Luiz Felipe

• Pescaki V.I.P
  • 1.208 posts
0
neutro
  • Nome Real:Luiz Felipe Michelini
  • Estilo de Pesca:Pesca esportiva com isca artificial

Postado 13 novembro 2008 - 09:17

amigo

como o proprio bome disse... n justifica matar um para pegar outro.. q por vez sera devolvido.....

de todo jeito... pesca com isca artificial e bem mais produtiva, emocionante e n causa dano a alguma especie (no caso o lambari ou tilapia como isca)...

te garanto q com artificial, vc vai epgar muitas

a 1 traira que peguei com artificial foi com uma isca SOFT...um shad em forma de peixe na cor laranja.... sao faceis de trabalhar...e so vir recolhendo devagar..... o unico problema e que as trairas as danificam rapidamente.....

outra isca muito boa para trairas e a INNA70 da Marine Sports.... custa barato e e resistente aos "dentes" das trairas por ser de fibra....... e uma isca de meia agua q desce ate 80cm de profundidade..... o seu modo de trabalho e simples..... recolhimento continuo alternando velocidade ou recolhimento com toques com a ponta da vara....vc da um toque... a isca afunda... recolhe o excesso de linha e da outro toque....e assim vai.... elas nao resistem!!!

abraço

#18 Normando

Normando

VIP

• Pescaki V.I.P
  • 3.834 posts
481
Ótima
  • Nome Real:José Normando dos Santos
  • Estilo de Pesca:amadora

Postado 13 novembro 2008 - 11:06

Tilápia(ou mesmo acará) é péssima isca p/ traíra! A nadadeira dorsal da tilápia é constituída de uns tipos de "espinhos"(leva a mão boba prá ver o que acontece); quando estão fisgadas por instinto de defesa abrem aquele leque e a traíra quando entra acaba se ferindo. Já na natureza, a presa é capturada de surpresa e não dá tempo de se defender. Para usar tilápia como isca viva, corte a nadadeira dorsal com uma tesourinha, verá que a produtividade aumenta, ou use lambari. A sugestão dos colegas quanto a iscas artificiais também é uma boa opção.

#19 Leonardo Martelli

Leonardo Martelli

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 286 posts
0
neutro
  • Nome Real:Leonardo Martelli
  • Estilo de Pesca: Pesca Esportiva - Baitcasting

Postado 14 novembro 2008 - 09:23

oi Claudio!
tudo bem???

então use as iscas artificiais pra pegar traira ............. pois a partir do momento que vc tiver a ação e pegar na artificial vc irá se apaixonar por esse tipo de pesca ....................

tente as iscas "duras" ................... de superficie e barulhentas ........................ assim como colheres e as iscas soft .......... nas montagens que vc irá encontrar aqui no site ........ (que o Bomediano indicou) ...........................

será show ..........
vc vai realmente gostar e nunca mais irá sacrificar em espécie pra tentar outra .....................

obrigado

att
Leo

ps: pessoal vamos praticar o pesque e solte ........... só assim a preservação e futuras pescarias estarão garantidas

#20 Erick (Pesca Esportiva )

Erick (Pesca Esportiva )

Posso pescar por aqui?

• Pescadores
  • 15 posts
0
neutro
  • Nome Real:Erick Hickmann
  • Estilo de Pesca:esportiva

Postado 13 maio 2009 - 09:19

NAO É.

USE UM LAMBARI OU TILAPIA BEM PEQUENO E VEJA SE MELHORA

#21 Luiz Felipefish

Luiz Felipefish

Luiz Felipe

• Pescaki V.I.P
  • 1.208 posts
0
neutro
  • Nome Real:Luiz Felipe Michelini
  • Estilo de Pesca:Pesca esportiva com isca artificial

Postado 15 maio 2009 - 04:54

use artificial
biggrin.gif

e mto mais divertido, e ainda salva 1 lambari (ou varios) biggrin.gif

#22 André S. Ribeiro

André S. Ribeiro

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 134 posts
0
neutro
  • Nome Real:André Ribeiro
  • Estilo de Pesca:Esportiva

Postado 01 junho 2009 - 08:25

Acho o lambari ou a artificial uma opção melhor.

1 abraço!

#23 Estanislau Jaworski Junior

Estanislau Jaworski Junior

começando a responder

• Pescadores
  • 580 posts
0
neutro
  • Nome Real:Estanislau Jaworski Junior
  • Estilo de Pesca:Pesca de Arremesso em água doce.

Postado 09 junho 2009 - 04:57

acho que artificiais rola mais..se se quer gastar pouco...ai vai uma dica que é infalível, e ate minha namorada q nao eh pescadora ja capturou uma traira de 2.5kg com isso

pegue uns metro de linha..bom seria 0.40 pra nao corta seus dedos...pega uns 10 metro de linha ta bom
um empate....sem chumbada e anzol. Isque um pedaço de carne de musculo de boi mesmo. Jogue nas beradas.....sempre sem fazer muito barulho, e venha recolhendo a linha devagar..e dando toques
tipo recolhe da umas puxada, e solta...dexa a isca subir...descer..qdo ta descendo..da mais umas puxadas e solta..e ai fazendo assim, pra mim, é a maneira mais infalível de se pegar traira.....

#24 EvandroMG

EvandroMG

Já estou me enturmando!

• Pescadores
  • 117 posts
1
neutro
  • Nome Real:Evandro
  • Estilo de Pesca:traira, tucunare, dourado, etc

Postado 13 janeiro 2010 - 11:34

Isca viva boa pra voce pescar traira meu amigão seria o lambari e artificial que eu uso e são fantasticas são os spinners, muito bom tbm ! !

#25 robertohq

robertohq

começando a responder

• Pescadores
  • 622 posts
1
neutro
  • Nome Real:Roberto de Melo Soares
  • Estilo de Pesca:artificial, natural e técnicas de professor pardal!

Postado 20 janeiro 2010 - 03:09

Bom nem li todas as repostas mas aí vai o que eu penso..
Se o lago que você disse tem 1m de profundodade dá pra bater isca de superfície tranquilo, aí os ataques serão agressivos! Se você não fizer questão de ver água pelos ares aí tem uma variedade grande de iscas que pode ser usada, Uma boa dica são as crack baits prateadas que imitam lambari, (alimento as traíras já estão acostumadas).

Se você quer continhuar usando isca natural (o que acho também bem divertido) prefira sempre o lambari e não carás e tilapinhas, elas tem espinhos duros nas nadadeiras e acredito que crie algum "receio" por parte das traíras em atacá-las com segurança.

O que o Alex Santin disse deve ser considerado, os peixes realmente tendem a ficar imóveis quando iscados vivos e lançados na água (apesar de que muitas vezes somente o movimento da boca abrindo e fechando para respirar já seja suficiente para a traíra atacar).

Então uma dica para o lambari não ficar imóvel.
O melhor método para se pescar tabaranas no rio (Dentre todos os quais já pude experimentar) é o seguinte:
Use uma boa vara de bambu ou telescópica e nela ate mais ou menos 2 metros de linha e não mais, use nela um empate de aço de uns 5 cm (Principalmente se for para as tabaranas) e um anzol robaleiro, aí isque ali um lambari vivo (que não deverá ser grande demais) introduzindo a ponta do anzol pelas narinas e finque a vara no barranco em poços onde não haja correnteza (Sei que lugar de tabarana é na correnteza, porém este método se apresenta tão bom que é capaz de atrair as tabaranas para a armadilha) de forma que a isca não tenha contato com o fundo do rio, ou melhor, que a isca fique a mais ou menos 20 cm da superfície.

Detalhe: a vara deve ser comprida o suficiente para que o lambari não alcance o barranco e assim não possa se enrroscar.

Usando este método você notará que em muito pouco tempo o lámbari começará a nadar em circulo não ficando imóvel, mas é muito importante que o local escolhido seja mesmo sem correnteza.

Como tenho prefirido iscas artificiais para as traíras nunca testei isso em açude mas com certeza também funciona!

Abraço! :ok:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)